Anda di halaman 1dari 3

Colegio Renovao Curso - Eletromecanica Professora Karina Rocha Materia Eletrotecnica ll Aluno Genilson Dos Santos Pereira Atividade

ade - Lista de Exercicios

Turma c2 Data-07/02/2014

1- Sob que condicao de operacao um circuito eletrico considerado sobrecarregado? Quando o fluxo de corrente atraves desse elo maior que a corrente nominal do fusivel a fita de metal derreter, fazendo com que se abra o circuito. 2-Indique trs cenarios que poderiam sobrecarregar um circuito. Ao ligar ou religar qualquer tipo de circuito, quando a fiao do circuito conectada pela primeira vez, fios desencapados ou expostos. 3- De exemplos de sobrecargas temporarias inofensivas que normalmente ocorrem em circuitos. Quando muitas lampadas estao ligadas e aparelhos estao conectados em um mesmo circuito, ocorrem na partida de motores ou na energizao de transformadores. 4-O que acontece quando os condutores so forcados a conduzir, mas corrente do que aquela que eles foram seguramente especificados para conduzir? Eles se fundem e os disjuntores desarmam 5-D a definio geral de curto-circuito:
um fenmeno produzido no momento que a corrente eltrica mais forte passa por um circuito que sofre uma queda e cria uma descarga eltrica que pode danificar o mesmo circuito eltrico.

6- (a) O que e um curto-circuito atravez da fonte de tenso? uma das falhas mais perigosas em curto-circuito devido ao valor da corrente que flui atravez do circuito. (b) Por que esse considerado o tipo, mas perigoso de curto-circuito? Por que se nao for interrompido em questo de alguns milessimos de segundos danos e destruio pode ocorrer.

7- Quais so as duas formas de foras danificadoras associadas a corrente de curto-circuito? Aparecem sob forma de foras termicas (calor) e magneticas. 8-Como os fusiveis e disjuntores so conectados com relacao aos circuitos que eles protegem? Os dois sero ligados em serie com o circuito a ser protegido. 9-Qual a resistencia de um fusivel ou disjuntor com relao resistencia da carga? Muito baixa e quase sempre corresponde a uma parte insignificante da resistencia total do circuito. 10- Cite quatro funes de um dispositivo de proteo? - Nao ter efeito sobre a operacao normal do circuito. - Detectar um curto-circuito ou uma sobrecarga. -Interroper condies de sobrecorrente antes que danos sejasm causados aos condutores, e a outros componentes eletricos conectados. -Nao abrir desnecessariamente. 11- Em geral em que ponto do circuito os dispositivos de sobrecargas devem ser instalados? Ele deve ser istalado no ponto onde o condutor sendo protegido recebe sua alimentao. 12- Por que devemos tentar localizar e corrigir o problema antes de substituir um fusivel ou reamar um disjuntor? A fiao e forcada a conduzir uma corrente maior do que ela pode suportar com segurana, os fusiveis fundirao ou os disjuntores desarmarao. Essas aes abrem o circuito desligando a alimentao de eletricidade, mas normalmente nao corrigem o problema. 13- E xplique o que significa cada uma dessas expresses de fusivel e disjuntor: (a) Corrente nominal Representa a maxima corrente que o dispositivo conduzir sem fundir ou desarmar e abrir o circuito. (b) Tensao nominal a maior tenso na qual ele e projetado para interromper a corrente com segurana.

(c) Capacidade de interrupo normal


ICN - Capacidade mxima que o disjuntor pode interromper sobre determinadas tenses e condies de uso. Geralmente entre 3 KA 5 KA.

(d) Capacidade de limitao de corrente


IN - Corrente Nominal do disjuntor, est usada para o dimensionamento em um circuito, expressa em Amperes.

(e) Caracteristicas tempo-corrente


Chamada de Curva de Disparo Instantneo, este um valor que determina a relao aos picos de corrente. Seria um momento rpido cujo valor da correte alta (corrente de partida), e que o disjuntor deve aceitar sem afetar o mesmo e garantir a segurana do circuito.

14- A corrente nominal de um fusivel ou disjuntor deve ser igual a que parmetro do circuito a ser protegido? Ela nao deve exceder a capacidade de conduo do circuito. 15- Normalmente quanto tempo um fusivel sendo percorrido em uma corrente de curto-circuito demora a abrir o cuircuito?
Cada fusvel tem uma curva diferente, tem fusveis rpidos e retardados.

16- Descreva as principais diferencas entre as correntes de sobrecarga e de curto-circuito: A corrente de sobrecarga, em termos gerais, pode ser considerada como uma corrente eltrica acima da corrente nominal projetada para um determinado circuito. E a corrente de Curto circuito um caminho que em geral no passa pelos equipamentos eltricos 17-Cite trs exigencias do NEC dos Estados Unidos com relao aos caminhos de corrente de falta: -Tenha uma impendanciasuficientente baixa para facilitar a operacao e sensibilizacaodos dispositivos de protecao.
- Sejam permanentes e eletricamente continuos

-Sejam capazes de conduzir com seguranca a maxima de falta

Anda mungkin juga menyukai