Anda di halaman 1dari 9

1

Questo 01

Um exame franco mas judicioso do avano e estabelecimento do cristianismo pode ser considerado parte deveras essencial da histria do imprio romano. Enquanto esse grande organismo era invadido pela violncia sem freios ou minado pela lenta decadncia, uma religio pura e humilde se foi brandamente insinuando na mente dos homens, crescendo no silncio e na obscuridade; da oposio, tirou ela novo vigor para finalmente erguer a bandeira triunfante da Cruz por sobre as runas do Capitlio.
GIBBON, Edward. Declnio e queda do imprio romano. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.194.

Como no exemplo do texto de Gibbon, toda uma linhagem da historiografia estabeleceu estreitas ligaes entre o declnio do imprio romano e a ascenso da religio crist. Sobre esta relao, responda s perguntas: a) quais prticas do cristianismo, no sculo I, eram vistas pelo imprio romano como uma ameaa ordem poltica? b) quais mudanas criaram, no sculo IV, as condies para a oficializao do cristianismo no imprio romano?

Questo 02

Empunhando Durendal, a cortante, O rei tirou-a da bainha, enxugou-lhe a lmina Depois cingiu-a em seu sobrinho Rolando E ento o papa a benzeu. O rei disse-lhe docemente rindo: Cinjo-te com ela, desejando Que Deus te d coragem e ousadia, Fora, vigor e grande bravura E grande vitria sobre os infiis. E Rolando diz, o corao em jbilo: Deus mo conceda, pelo seu digno comando. Agora que o rei cingiu a lmina de ao, O duque Naimes vai se ajoelhar E calar em Rolando sua espora direita. A esquerda cabe ao bom dinamarqus Ogier.
La Chanson d Aspremont. In DUBY, Georges. A Europa na Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1988. p.13.

O texto acima refere-se sagrao de um cavaleiro no sculo XII. Considerando os costumes da elite medieval, descreva a) os princpios e prticas da cavalaria, instituio que representava os valores da aristocracia feudal. b) as relaes de suserania e vassalagem que se constituram em base da organizao poltica da Europa Medieval.

Questo 03 Leia com ateno o trecho a seguir: queles que pretendem que os ndios so brbaros, responderemos que essas pessoas tm aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem poltica que, em alguns reinos, melhor que a nossa [...] Esses povos igualavam ou at superavam muitas naes e uma ordem poltica que, em alguns reinos, melhor que a nossa [...] Esses povos igualavam ou at superavam muitas naes do mundo conhecidas como policiadas e razoveis, no eram inferiores a nenhuma delas.
Bartolom De Las Casas. In: LAPLANTINE, Franois. Aprender antropologia. So Paulo: Brasiliense, 1987. p.38-9.

O trecho acima parte do debate realizado por volta de 1550 e 1551, na cidade de Valladolid, na Espanha. Nesse momento, defrontaram-se Bartolom de Las Casas, um frei dominicano, e Juan Gins Seplveda, um jurista espanhol. O debate tinha como objetivo esclarecer especialmente dois pontos: 1) se eram os ndios brbaros ou no; 2) se era a guerra um meio justo para a propagao do cristianismo em terras americanas. A polmica travada entre essas duas importantes figuras revelava posturas diferenciadas quanto s estratgias para a colonizao espanhola na Amrica. Com base no exposto, a) analise os argumentos utilizados por Las Casas para a defesa da cultura indgena. b) discuta o papel da Igreja Catlica na colonizao espanhola do Novo Mundo.

Questo 04 A casa pobre. Mandrio de saias velhas da minha bisav. Recortadas, costuradas para mim. Timo de restos de baeta. Vida sedentria. Orgulho e pobreza do passado.
CORALINA, Cora. O cntico de Aninha. In: ______Vintm de cobre. Meias confisses de Aninha. So Paulo: Global, 1995. p.45.

Cora Coralina (1889-1985) transforma o passado vivido em poesia. A dureza das antigas regras de educao, as moedas de cobre, roupas velhas (mandrio) costuradas, remendadas. Nas imagens da poetisa goiana, h o registro de expresses de um mundo ainda ligado poca em que os escravos usavam casacos (timo) de um tipo de pano empregado para reter o ouro (baeta). A poesia de Cora Coralina registra, embora em um tempo posterior, as marcas do empobrecimento da regio no final do sculo XVIII. Gois e Minas Gerais enfrentaram, de forma diversa, a dura tarefa de adaptar-se ao mundo longe da sombra do rico minrio. Explique como a economia goiana e a mineira reagiram crise da minerao.

Questo 05 O ltimo decnio do Imprio de completa decomposio [...]. Quando Ouro Preto pensou em galvanizar o imprio moribundo com seu imenso programa de reformas, era tarde: ele j agonizava. Uma simples passeata militar foi suficiente para lhe arrancar o ltimo suspiro...
PRADO JR., Caio. Evoluo poltica do Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1957. p.94.

O Imprio aqui descrito como um organismo doente, moribundo e incapaz de reagir aos ataques dos oposicionistas. Com base no exposto, a) identifique os fatores que abalaram a sade do organismo imperial na segunda metade do sculo XIX. b) analise um desses fatores.

Questo 06

Nosso Sculo. So Paulo: Abril Cultural, 1980, v. 4.

As eleies para presidncia da repblica no Brasil, em 1960, tinham como candidatos principais Jnio Quadros (UDN e partidos coligados) e o Marechal Henrique Teixeira Lott (PSD, PTB e partidos coligados). O outdoor acima parte do material de campanha do candidato da coligao dirigida pelo PTB e PSD. Observe as imagens e responda s perguntas: a) De que modo podem-se relacionar as imagens do outdoor com os projetos de ocupao do territrio brasileiro? b) Quais as diferenas entre os projetos de desenvolvimento nacional dos presidentes Getlio Vargas e Juscelino Kubitschek? Questo 07 A base do governo popular em revoluo ao mesmo tempo a virtude e o terror; a virtude, sem a qual o terror funesto, o terror, sem o qual a virtude impotente.
Maximilien de Robespierre, em discurso Conveno, em 05/02/1794. In: MOTA, Carlos Guilherme. A Revoluo Francesa, 1789-1799. So Paulo: tica, 1989. p.125.

O perodo da Conveno Jacobina (02/06/1793 a 28/07/1794) foi, certamente, dramtico. A situao francesa interna e externa padecia de muitos problemas. Das vrias tendncias polticas que ocuparam o poder no decorrer da Revoluo Francesa (1789-1799), o jacobinismo tomou como seu objetivo a radicalizao dos ideais da revoluo. Numa perspectiva conservadora, tal momento histrico foi denominado como a Era do Terror. Com base no exposto, a) descreva o contexto que levou os jacobinos ao poder. b) caracterize o projeto poltico jacobino. Questo 08 Realidades histricas milenares, traadas pelos prprios ocupantes, foram assim ignoradas por fronteiras artificiais, e o resultado foi a transformao do Oriente Mdio num barril de plvora sob permanente risco de exploso.
ARBEX, Jos. Nacionalismo: o desafio nova ordem ps-socialista. So Paulo: Scipione, 1993. p.15.

Os problemas no Oriente Mdio remontam ao fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com o esfacelamento do Imprio Turco-Otomano. Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o conflito na regio assumiu uma maior proporo. Os problemas prolongam-se at os dias de hoje e no se consegue vislumbrar facilmente uma sada poltica para a paz na regio. Posto isso, analise os conflitos polticos no Oriente Mdio, decorrentes da criao do Estado de Israel em 1948.

Questo 09 A determinao dos nveis de presso decorrentes das atividades humanas na regio do cerrado e pantanal teve como base a sobreposio de dados provenientes do ndice de Presso Antrpica (IPA), que considera a economia predominante e a demografia. Observe o mapa resultante desse levantamento e faa o que se pede:

Ministrio do Meio Ambiente, Funatura, Conservation International - Fundao Biodiversitas Universidade de Braslia. Braslia-DF, julho de 1999.

a) cite 4 unidades da Federao onde a presso antrpica mais acentuada. b) apresente um fator socioeconmico relacionado alta presso antrpica.

Questo 10 O clima de um lugar caracterizado mediante a observao continuada da dinmica dos estados atmosfricos ao longo de um certo perodo de tempo, normalmente superior a trs dcadas. Considerando-se tal dinmica, faa o que se pede: a) escolha dois elementos da dinmica atmosfrica mostrados a seguir e explique como eles se relacionam:
insolao precipitao atmosfrica massas de ar presso atmosfrica temperatura

b) apresente uma conseqncia da interferncia antrpica nessa dinmica.

Questo 11 A questo cultural, na maioria das vezes, pouco considerada nas anlises inclusive as geogrficas do mundo em que vivemos, que privilegiam os aspectos polticos e econmicos. Mas a eliminao das barreiras geogrficas promovidas pela modernizao capitalista torna inevitveis os choques culturais, como conflitos armados entre etnias diversas, intolerncia racial e nacionalismos extremistas, tornando indispensvel a considerao dos aspectos culturais. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geogrfica da questo cultural, faa o que se pede: a) identifique e denomine uma das reas e/ou pases, numerados no mapa do continente europeu, onde a presena de aspectos culturais distintos associa-se a conflitos poltico-territoriais.

Adaptado de FERREIRA, Graa M. L. e MARTINELLI, Marcello. Geografia em mapas. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1994. v.3, p.91.

b) apresente um elemento cultural constitutivo do conflito escolhido.

Questo 12 Leia o texto O inferno so os outros. Para o intelectual palestino Edward Said, a confuso entre a nao rabe e a religio muulmana associa-se imagem negativa que ambas possuem no imaginrio do Ocidente. Nos filmes e na televiso, o rabe associado libidinagem ou desonestidade sedenta de sangue. Aparece como um degenerado supersexuado, capaz, claro, de intrigas astutamente tortuosas, mas essencialmente sdico, traioeiro, baixo. Traficante de escravos, cameleiro, cambista, trapaceiro pitoresco: esses so alguns dos papis tradicionais do rabe no cinema.[...] A maior parte das imagens apresenta massas enraivecidas ou miserveis, ou gestos irracionais (logo, desesperadoramente excntricos). espreita, por trs de todas essas imagens, est a ameaa da jihad. Resultado: um temor de que os muulmanos (ou rabes) tomem conta do mundo.
MAGNOLI, Demtrio e ARAJO, Regina. A nova geografia: estudos de geografia geral. So Paulo: Moderna, 1995. 2.ed. p.265.

Com base na interpretao do texto e nos conhecimentos sobre o assunto, faa o que se pede: a) explique o motivo da freqente [...] confuso entre a nao rabe e a religio muulmana [...]. b) cite um fator de ordem geopoltica que esclarea o [...] temor de que os muulmanos (ou rabes) tomem conta do mundo.

Questo 13 No Censo Demogrfico de 1991, o Governo do Brasil, representado pelo I.B.G.E., considerou alfabetizada a pessoa capaz de escrever um bilhete simples. Mesmo com este baixo nvel de exigncia, a taxa de analfabetismo no Brasil alta e a situao do ensino, em geral, e dos investimentos em pesquisa cientfica crtica, conforme atestam os movimentos grevistas de professores das escolas pblicas e os dados abaixo:
TAXA DE ANALFABETISMO E NDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) EM ALGUNS PASES DO SUL PAS Argentina Chile Coria do Sul Cuba Uruguai Brasil % ANALFABETISMO 3,5 4,8 2,8 4,1 2,5 16
(1)

IDH 0,827 0,844 0,852 0,765 0,826 0,739

(2)

(1) Percentual de analfabetos em relao populao adulta. (2) ndice que varia entre 0 (pior qualidade de vida) e 1 (melhor qualidade de vida). Adaptado de VESENTINI, J. W. Sociedade e espao: geografia geral e do Brasil. 42.ed. So Paulo: tica, 2000. p.54-5.

Considerando os dados acima, faa o que se pede: a) estabelea uma relao entre o nvel de escolaridade da populao brasileira e a situao do Brasil na economia mundial. b) aponte a importncia do ensino e da escolaridade da mo-de-obra no contexto da Terceira Revoluo Industrial.

Questo 14 A Terra possui uma dinmica complexa que envolve vrios sistemas, como a atmosfera, a litosfera e a biosfera, em constante permuta de energia e matria. Isso tem permitido o processo evolutivo nas feies do planeta, que resulta na diversidade de paisagens. O ser humano, embora seja partcipe desse processo h pouqussimo tempo, tem hoje um papel significativo na transformao dos espaos terrestres. Com base nessa idia, apresente a) uma paisagem natural na frica semelhante a outra na Amrica e explique a correlao entre elas. b) duas formas de interveno humana no domnio dos mares de morros.

Questo 15 As migraes pelo territrio brasileiro ocorrem por motivos de ordem econmica, social, poltica, cultural ou religiosa, que impelem a populao a se deslocar pelo espao de forma permanente ou temporria. Dentre os movimentos migratrios que existem, cabe destacar a migrao pendular e a transumncia. Caracterize esses dois movimentos da populao: a) Migrao pendular b) Transumncia

Questo 16 Leia o texto Nacionalismo judaico, em que o pai da Teoria da Relatividade distingue Estado, nao e nacionalismo e faa o que se pede: Em 1938, o fsico judeu Albert Einstein expressou seus temores diante do crescimento do nacionalismo judaico. Eu queria muito mais ver um acordo de paz com os rabes na base de uma vida em comum em paz do que a criao de um Estado judeu. Fora consideraes prticas, meu conhecimento da natureza essencial do judasmo resiste idia de um Estado judeu, com fronteiras, Exrcito e uma certa quantidade de poder temporal, no importa quo modesto. Estou temeroso dos danos internos que o judasmo sofrer, especialmente os provenientes do desenvolvimento de um estreito nacionalismo dentro do Estado judeu. J no somos mais os judeus do perodo macabeu! O retorno a uma nao no sentido poltico da palavra seria equivalente a voltar as costas espiritualizao de nossa comunidade, a qual devemos ao gnio de nossos profetas.
MAGNOLI, Demtrio e ARAJO, Regina. A nova geografia: estudos de geografia geral. So Paulo: Moderna, 1996. p.260.

a) localize e pinte, no mapa, o Estado judeu mencionado. (Pinte no mapa que est no Caderno de Respostas)

Adaptado de FERREIRA, Graa M. L. e MARTINELLI, Marcello. Geografia em mapas. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1994. v.3, p.94.

b) estabelea a diferena entre nao e nacionalismo, mencionada no texto.

Questo 17 Um supermercado vende a lata de leo de 900 mL por R$ 1,49 e fez uma promoo vendendo o mesmo leo, em embalagem de 2500 mL, por R$ 4,39. Calcule o preo do litro (1000 mL) de leo em cada caso.

Questo 18 Dados os nmeros a1, a2, ... an e considerando a mdia aritmtica M(x) dos n nmeros (a1 x)2, (a2 x)2, ..., (an x)2, onde x um nmero real qualquer. Assim, a) determine x de modo que a mdia M(x) seja mnima. b) determine o valor mnimo da mdia M(x), que chamado de varincia de a1, a2, ... an . Questo 19 Diz a lenda que, em 429 a.C., uma delegao foi enviada ao orculo de Apolo em Delos, na Grcia, para perguntar como a peste que assolava Atenas poderia ser combatida, tendo o orculo respondido que o altar de Apolo, na forma de um cubo, deveria ser duplicado. Ao que se diz, os Atenienses dobraram as dimenses do altar, o que no adiantou para afastar a peste. Resolva o seguinte problema (conhecido como a duplicao do cubo): Dado um cubo, de aresta a, determine o valor da aresta de um outro cubo que tenha volume igual ao dobro do volume do primeiro cubo.

Questo 20 Considere um retngulo ABCD inscrito em uma circunferncia de raio R = 10, e E um ponto qualquer sobre a circunferncia, diferente de A e de C, conforme a figura:

E A D
Assim, determine a) a rea do tringulo AEC como funo da altura relativa ao lado AC e d o domnio dessa funo. b) as medidas dos lados AE e EC para que o tringulo AEC tenha rea mxima.

B C

Questo 21 Em um time de futebol, o jogador mais velho, dentre os onze titulares, foi substitudo por um jogador de 16 anos. Isso fez com que a mdia de idade dos 11 jogadores diminusse 2 anos. Calcule a idade do jogador mais velho, que foi substitudo.

Questo 22 O sr. Joaquim comprou 4 kg de picanha e 3 kg de alcatra no aougue, gastando R$ 39,50. Por achar o preo baixo, ele voltou ao aougue no dia seguinte e, constatando que o preo era o mesmo do dia anterior, comprou mais 5 kg de picanha e 4 kg de alcatra, pagando R$ 50,50. Calcule o preo do kg da picanha e da alcatra.

Anda mungkin juga menyukai