Anda di halaman 1dari 12

Revoluo e (crtica do) progresso: a atualidade ecosocialista de Walter Benjamin*

Fabio Mascaro Querido**


O conceito de progresso deve ser fundamentado na idia de catstrofe. Que as coisas continuem assim, eis a catstrofe. Walter Benjamin (2006b: 515).
Resumo: A partir de meados da dcada de 1970, a emergncia da crise ecolgica imps novos desafios ao marxismo. Desde ento, a construo de uma perspectiva socialista e ecolgica vinculou-se necessidade de um revigoramento da crtica marxista do progresso e do modelo civilizatrio capitalista-moderno. Partindo dessa premissa bsica, o objetivo deste artigo destacar a importncia de Walter Benjamin especialmente de sua crtica radical do progresso e da modernidade e de sua concepo da revoluo social como interrupo da continuidade histrica para a constituio contempornea de uma perspectiva marxista-ecolgica, ou melhor, ecosocialista.
Palavras-chave: Walter Benjamin. Crtica do progresso. Eco-socialismo.

O capitalismo e a emergncia da crise ecolgica Desde meados da dcada de 1970, a reorganizao dos parmetros de acumulao e de reproduo ampliada do capital anunciou a emergncia de uma crise ecolgica sem precedentes, revelando o mpeto destrutivo que preside a lgica capitalista. Do crescimento exponencial da poluio do ar, da gua potvel e do meio ambiente, destruio vertiginosa das florestas tropicais e da biodiversidade, do esgotamento e desertificao do solo drstica reduo da biodiversidade pela extino de milhares de espcies, so vrios os exemplos do carter destrutivo do modelo civilizatrio capitalista.

Uma verso preliminar deste texto foi apresentada sob o ttulo La importancia de Walter Benjamin para una perspectiva eco-socialista en el siglo XXI no Colquio Internacional Walter Benjamin/ Siegfried Kracauer: Teorias Materialistas de la Historia, realizado em Buenos Aires entre os dias 9 e 11 de novembro de 2009.
* **

Mestrando em Sociologia pela Unesp/Araraquara. End. eletrnico: fabiomascaro@yahoo.com.br

68 Lutas Sociais So n.23,de p.68-79, 2o sem. 2009. Recebido em ,11 dePaulo, novembro 2009. Aceito em 8 de dezembro de 2009.

Desde ento, as ameaas contra as condies fsicas de reproduo da vida atingiram, em numerosos pases e at em regies inteiras, uma dimenso muito mais trgica que no incio do sculo XX (Chesnais & Serfati, 2003: 68). Se at ento os defensores do progresso capitalista ainda podiam louvar seu poder de destruio produtiva, agora, mais do que nunca, o aspecto predominante o da produo destrutiva cada vez maior e mais irremedivel (Mszros, 2002: 267), ativando a possibilidade de eliminao das condies de reproduo sciometablica do capital (Mszros, 2002). O quadro sugere, portanto, a ecloso de uma verdadeira crise civilizatria, caracterizada pelo esgotamento do modelo de organizao econmica, produtiva e social, com suas respectivas expresses no mbito ideolgico, simblico e cultural (Vega Cantos, 2009: 31). Mais do que uma crise cclica de tipo clssico, tratar-seia de uma crise global da civilizao capitalista, cuja expresso mais dramtica a degradao absolutamente destrutiva do eco-sistema, indispensvel para a sustentao dos absurdos ndices de consumo dos pases mais ricos. No por acaso, hoje em dia, por trs de palavras como ecologia e meio-ambiente escondem-se nada menos do que a perenidade das condies de reproduo social de certas classes, de certos povos e, at mesmo, de certos pases (Chesnais & Serfati, 2003: 39). Os desafios do marxismo contemporneo: o eco-socialismo e a crtica da civilizao moderna Nesse contexto, o surgimento da crise ecolgica imps novos desafios ao pensamento marxista. Para Michael Lwy, a compreenso marxista da problemtica ecolgica vincula-se exigncia de uma ruptura radical com a ideologia do progresso linear e com o paradigma tecnolgico e econmico da civilizao industrial moderna (Lwy, 2005b, p. 43). Diante dos novos desafios estabelecidos pelo carter destrutivo do progresso capitalista nos tempos contemporneos, o marxismo [...] precisa, para enfrentar os problemas atuais, radicalizar sua crtica da modernidade, do paradigma da civilizao moderna/burguesa (Lwy, 2000: 242). Em um contexto de crise civilizatria da qual a crise ecolgica a sua expresso mais sintomtica o marxismo necessita romper com su inveterado culto ao progreso, a las fuerzas productivas y a los artefatos tecnolgicos generados por el capitalismo (Vega Cantor, 2009: 49). A constituio terica de uma perspectiva eco-socialista depende diretamente dessa capacidade do marxismo de realizar uma reviso crtica profunda da concepo tradicional das foras produtivas1. Almejando incorporar, desde uma perspectiva marxista, algumas das aquisies contemporneas dos movimentos ecolgicos, a
Em virtude dos altos nveis de degradao ecolgica na ex-URSS um dos argumentos centrais das crticas ecologistas ao marxismo , a questo ecolgica tornou-se, no sculo XXI, um dos grandes desafios para a renovao do marxismo. A este respeito, consultar Lwy (2005), Foladori (1997, 2005), dentre muitos outros.
1

Revoluo e (crtica do) progresso: a atualidade eco-socialista...

Querido, F. M.

69

construo de um iderio terico e poltica eco-socialista exige a redefinio da luta anticapitalista e do projeto socialista a partir das necessidades e das possibilidades do presente. Se, como se sabe, o capitalismo necessariamente destrutivo e, portanto, insustentvel do ponto de vista ecolgico, o socialismo mantm-se como a utopia concreta revolucionria apontada para o futuro. Porm, atualizando-se, trata-se de um socialismo em ruptura com o progresso, no qual es imprescindible el componente ecosocial, que requiere uma nueva forma de entender y asumir las relaciones no slo entre los seres humanos sino entre stos y la naturaleza (Vega Cantor, 1998/1999: 33)2. Do ponto de vista do marxismo preciso, portanto, retomar e impulsionar uma crtica anticapitalista do progresso e da converso das foras produtivas em foras destrutivas. Produtivas do ponto de vista do capital, essas foras revelam-se destrutivas em relao ao porvir da humanidade. Por isso, a idia de uma transformao das foras potencialmente produtivas em foras efetivamente destrutivas, num outro registro temporal, sem dvida mais fecunda do que o esquema mecanicista da oposio entre o desenvolvimento das foras produtivas e as relaes sociais de produo que a entravam (Bensad, 1999: 485). Segundo Aldo Casas (2005), a crtica do mpeto destrutivo do desenvolvimento das foras produtivas no capitalismo deve conduzir a: 1) Uma reinterpretao histrica do capitalismo a partir da resistncia de distintas foras ao progresso destrutivo. 2) Uma reinterpretao das relaes entre sociedade e natureza. 3) Uma concepo da revoluo social como momento de ruptura com um desenvolvimento histrico que leva catstrofe. 4) Uma diferenciao entre o progresso humano e moral e o progresso econmico e/ou tecnolgico e moral. A revoluo contra o progresso: a atualidade de Walter Benjamin No mbito do marxismo, Walter Benjamin foi um dos primeiros tericos a refletir sobre essas questes, acentuando o mpeto destrutivo e potencialmente brbaro do progresso capitalista3. O filsofo alemo antecipou muitos aspectos que, hoje, so decisivos para a constituio de uma perspectiva socialista e ecolgica, capaz
Acompanhando o despertar da conscincia ecolgica ocorrido na dcada de 1970, o eco-socialismo se desenvolveu sobretudo nas ltimas trs dcadas, graas aos trabalhos de vrios intelectuais, dentre os quais se pode destacar os precursores Manuel Sacristan, Raymond Williams, Ren Dumont Andr Gorz, assim como as contribuies mais contemporneas de James OConnor, Barry Commoner, John Bellamy Foster e Joel Kovel nos EUA, Francisco Fernandez Buey, Jorge Riechman e Juan Martinez-Allier na Espanha, Michael Lwy, Jean-Paul Dlage e Jean Marie Harribey na Frana, Elmar Altvater e Frieder Otto Wolf na Alemanha, dentre muitos outros. Para uma exposio mais detalhada dos argumentos ecosocialistas, cf. El inimigo de la naturaleza, de Joel Kovel (2005), especialmente a terceira parte (Hacia el ecosocialismo), pp.157-261.
2

Antes de Benjamin, Rosa Luxemburgo j havia assinalado a dimenso eminentemente destrutiva do capitalismo, cuja reproduo ampliada impe a necessidade da anexao e destruio violenta, se preciso das comunidades pr-capitalistas. Ver, por exemplo: A acumulao do capital (1985) e Introduo economia poltica (1979). Sem falar, claro, no prprio Marx, cuja crtica radical do capitalismo revela alguns traos de uma sensibilidade ecolgica avant la lettre. A tal respeito, ver Bellamy Foster (2005).
3

70 Lutas Sociais, So Paulo, n.23, p.68-79, 2o sem. 2009.

de oferecer uma alternativa concreta ao modelo civilizatrio capitalista-moderno. Esses aspectos podem ser visualizados principalmente na arguta crtica de Benjamin s ideologias do progresso e temporalidade linear e abstrata que lhe acompanha, crtica constituda sobretudo (mas no s) em seus textos dos anos 1936-1940 (Lwy, 2005). No projeto das Passagens, Benjamin (2006b: 502) afirma a necessidade de se demonstrar um materialismo histrico que aniquilou em si a idia de progresso [...] Seu conceito fundamental no o progresso e sim a atualizao. Segundo ele, a apresentao materialista da histria traz consigo uma crtica imanente do conceito de progresso (Benjamin, 2006b: 502). Benjamin aprofunda assim a recomendao de Marx nos Grundrisse, que alertava para a necessidade de no se tomar o conceito de progresso em sua forma habitual (Bensad, 1999). Nostlgico do passado que sonha com o futuro, o autor alemo recusa a crena em um progresso que resulta necessariamente das descobertas tcnicas, do desenvolvimento das foras produtivas e da dominao crescente sobre a natureza. Contra a iluso nefasta de nadar no sentido da corrente comum social-democracia e ao stalinismo Benjamin contrape sua alegoria do progresso como tempestade e como catstrofe permanente. No por acaso, a revoluo social no se apresenta, em Benjamin, como o resultado natural ou inevitvel do progresso tcnico e econmico, mas sim como a interrupo de uma continuidade histrica reificada que leva catstrofe. A sociedade sem classes no o objetivo final do progresso na histria, e sim sua interrupo muitas vezes fracassada e finalmente alcanada (Benjamin, 2006: 30). Na XV tese sobre o conceito de histria, Benjamin afirma: A conscincia de fazer explodir o contnuo da histria prpria das classes revolucionrias no instante de sua ao. Exatamente por isso, como bem sugere Michael Lwy (2002: 200), o aspecto que mais interessa a Benjamin e que vai aclarar com uma luz nova sua viso do processo histrico no o materialismo abstrato e/ou as leis de desenvolvimento histrico, mas sim a luta de classes. Mais do que o progresso em abstrato, a luta de classes a luz que ilumina o presente, o passado e o futuro. ela que subscreve a possibilidade de realizao do conhecimento histrico cujo sujeito a prpria classe oprimida, a classe combatente, conforme afirmou Benjamin na tese XII. Na prxis revolucionria das classes subalternas encontra-se, pois, a prpria possibilidade de realizao do conhecimento terico, tal como j haviam assinalado Marx (2007) nas Teses sobre Feuerbach e Lukcs (2003) em Histria e Conscincia de Classe. A luta de classes do presente define as possibilidades de interrupo messinica e revolucionria do curso do mundo e de redeno dos vencidos do passado. A ao revolucionria do presente introduz o passado no tempo-de-agora. A histria do passado funda-se, ento, na atualidade, e sua redeno vincula-se s possibilidades da prxis real do proletariado e das classes subalternas do presente. No limite, o olhar histrico no se dirige mais para trs, do presente em direo histria, e sim
Revoluo e (crtica do) progresso: a atualidade eco-socialista... Querido, F. M. 71

parte dela, para a frente, em direo ao presente (Tiedemann, 2006: 27). O presente, enquanto tempo-de-agora, torna-se ento um momento de seleo dos possveis, sob o qual se encontram as possibilidades de rememorao do passado e de despertar para um novo futuro. Momento em que a poltica passa frente da histria, a revoluo no presente despertar do sonho da histria reaproxima o passado, arrancando a tradio do conformismo que dela busca se apoderar. Reaberto, o passado convocado rememorao no presente, de tal forma que a emancipao do agora manifesta uma dupla libertao: dos vencidos do passado e do presente. Os oprimidos do passado e do presente resistem mercantilizao e quantificao da vida social e da natureza, algo que se pode notar na prpria histria da Amrica Latina. Em conseqncia, Benjamin atribui nas Teses sobre o conceito de histria - ao materialismo histrico a necessidade de se escrever a histria a contrapelo, ou seja, do ponto de vista dos vencidos, na contramo da historiografia contemplativa, identificada afetivamente com as classes dominantes como ele diz na VII tese. Escovar a histria a contrapelo significa, antes de tudo, compreender a histria a partir da resistncia das classes dominadas do passado ao progresso destrutivo tal como fez o historiador britnico E. P. Thompson (1989, 1998a) algumas dcadas mais tarde. Assim, o que mais interessa a Benjamin no passado no o desenvolvimento das foras produtivas em suas contradies com as relaes de produo, seno a luta at a morte entre opressores e oprimidos, exploradores e explorados, dominantes e dominados. O passado se apresenta ento como um permanente cortejo triunfal dos vencedores, reproduzido contemplativamente pela histria oficial que ignora as lutas de resistncia ao progresso destrutivo. Para Benjamin (1994b: 226), a tradio dos oprimidos nos ensina que o estado de exceo em que vivemos na verdade a regra geral. Precisamos de um conceito de histria que corresponda a essa verdade. Nesse momento, perceberemos que nossa tarefa originar um verdadeiro estado de exceo. Tempo e trabalho abstrato na modernidade: morte e destruio A recusa categrica do progresso fundamenta-se, na obra de Benjamin, em uma crtica radical da modernidade, que se manifestou especialmente em seus ltimos anos de atividade (1935-1940), caracterizados pelo Trabalho das Passagens. Nesse perodo, Benjamin intensifica a crtica temporalidade abstrata do capitalismo, cujas relaes sociais refletem o fetichismo imanente produo e circulao das mercadorias. No capitalismo, a universalizao da forma-mercadoria coincide com o processo de abstrao do trabalho, que agora mensurado e igualado formalmente conforme os imperativos da acumulao de capital condio indispensvel para o estabelecimento da troca mercantil. Usurpado em sua dimenso humanamente concreta, o trabalho aparece ele tambm como uma abstrao, como uma fora social subjugada
72 Lutas Sociais, So Paulo, n.23, p.68-79, 2o sem. 2009.

maquina, ou, como diria Marx, como um apndice da mquina4. Nesse processo, as mercadorias produzidas assumem uma objetividade fantasmagrica uma relao entre coisas , que oculta todo trao de seu contedo fundamental: a relao entre os homens (Lukcs, 2003: 194). Momento fundamental da idealizao do valor de troca, a mercadoria em geral apresenta-se, ento, como uma fantasmagoria a que o homem entrega para divertir-se, segundo afirma Benjamin (2006a) em seu Expos de 1935 (Paris, capital do sculo XIX). Muito alm de uma objetividade ilusria restrita esfera da produo em que a mercadoria produzida aparece ao produtor como algo que lhe estranho, como uma objetividade de aparncia independente -, a generalizao da estrutura mercantil incide sobre o conjunto da vida social, buscando remodel-lo sua prpria imagem, como diria Lukcs (2003: 196), em Histria e Conscincia de Classe influncia decisiva na crtica da modernidade efetuada por Benjamin. A reificao penetra em todas as esferas objetivas e subjetivas da realidade social, transformando o ritmo da produo e da circulao de mercadorias e de capital na temporalidade que governa a vida social em seu conjunto. No capitalismo moderno, a mensurao do trabalho industrial implica, igualmente, uma mensurao do tempo. A separao radical entre a atividade mecnica realizada pelos trabalhadores e o comando global da atividade produtiva estabelece a necessidade de uma racionalizao abstrata do tempo, ou seja, de uma mecanizao quantitativa da temporalidade, cuja autonomia aparente impe-se aos homens como algo que lhe exterior (Tischler, 2004)5. Em palavras de Lukcs (2003: 205):
O tempo perde, assim, o seu carter qualitativo, mutvel e fludo: ele se fixa num continuum delimitado com preciso, quantitativamente mensurvel, pleno de coisas quantitativamente mensurveis (os trabalhos realizados pelo trabalhador, reificados, mecanicamente objetivados, minuciosamente separados do conjunto da personalidade humana).

Transformando-se em uma mercadoria em um tempo-mercadoria, segundo Guy Debord (1997) , o tempo tambm apropriado como uma fantasmagoria, cujo carter quantitativo e irreversvel to-somente exprime a reproduo do continuum da histria dos vencedores. O fetiche do novo, que move a fantasmagoria mercantil muito bem representada pela moda , condiciona a constituio de um tempo que, na verdade, aparece como o eterno retorno do sempreigual. Essa aparncia do novo se reflete, como um espelho no outro, na aparncia
Jos Carlos Maritegui tambm denunciou em Sete ensaios de interpretao da realidade peruana o carter desumano da mecanizao do trabalho no capitalismo moderno: La esclavizacin del hombre por la mquina y la destruccin de sus habilidades por la industrializacin han distorsionado el sentido y el propsito del trabajo [...]. El trabajo se h vuelto odioso porque la mecanizacin y especialmente el taylorismo lo han degradado robndole su creatividad (apud Lwy, 1998/1999: 127).
4

A propsito, vale mencionar o excelente estudo de E. P. Thompson: Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial. Ver Thompson (1998b).
5

Revoluo e (crtica do) progresso: a atualidade eco-socialista...

Querido, F. M.

73

da repetio do sempre-igual (Benjamin, 2006a: 48). A novidade das mercadorias recobre, portanto, a ao de uma temporalidade mortfera que se impe abstratamente aos homens, nas mltiplas dimenses de sua vida. Para Benjamin, essa ao corrosiva do tempo vazio e homogneo (Benjamin, 1994b) transforma o trabalhador e o homem modernos em autmatos, seja nos gestos repetitivos, vazios de sentido e mecnicos dos trabalhadores diante da mquina (como j havia mostrado Marx), seja no carter reativo dos passantes da multido, descritos por Edgar Alan Poe e/ou E. T. Hoffmann (Lwy, 1990b: 194). Sob o predomnio do objeto morto, que vampiriza o elemento vivo (seguindo a expresso de Marx nO Capital), a modernidade assemelha-se a um inferno. A alegoria da modernidade como catstrofe em permanncia e como repetio desesperante do sempre-igual traduz, para Benjamin, um mundo marcado pelo declnio da experincia autntica, fundada em uma temporalidade qualitativa, concreta (Benjamin, 1994a; Lwy, 1990a, 1990b). No por acaso, o fetichismo mercantil, constitudo sob a mensurao abstrata do trabalho e do tempo, revela as potencialidades destrutivas subjacentes aos intentos da reproduo sempre ampliada, como diria Rosa Luxemburgo do capital. Impulsionado pela lgica imediatista que lhe inevitvel, a racionalidade capitalista submete em nveis crescente a prpria natureza condio de mercadoria. De acordo com Daniel Bensad (1999: 435): o fetichismo da mercadoria no se contenta em mudar as relaes humanas em coisas: ela degrada igualmente o natural condio de bestial. A temporalidade ecolgica especfica da natureza subordinada, assim, ao tempo fetichizado do capital, razo pela qual o capitalismo necessariamente destrutivo em sua relao com o eco-sistema, constatao bsica que, hoje, confirmada cada vez mais pelos fatos. por isso que uma ecologia que ignora ou negligencia o marxismo e sua crtica do fetichismo da mercadoria est condenada a no ser mais do que uma correo dos excessos do produtivismo capitalista (Lwy, 2005b: 38). Sensvel dimenso potencialmente brbara do progresso capitalista, Walter Benjamin questionou diretamente a propenso destrutiva da dominao capitalista da natureza, assim como a concepo de trabalho (e de tempo) que lhe acompanha, que s reafirma a quantificao abstrata prpria do capital. Nas teses sobre o conceito de histria, Benjamin (1994b: 228) critica o conceito de trabalho que s quer se aperceber dos progressos da dominao da natureza, mas no dos retrocessos da sociedade, afirmando, por contraste ao marxismo vulgar - de inspirao tecnocrtica e positivista -, a necessidade de um novo pacto entre os seres humanos e seu meio ambiente. Em A Rua de Mo nica, igualmente, Benjamin (1987: 69) condena como um ensino imperialista a idia da dominao da natureza, propondo um novo conceito de tcnica como dominao da relao entre natureza e humanidade. Para o filsofo alemo, a exaltao do trabalho e da indstria significa, ao mesmo tempo, o culto ao
74 Lutas Sociais, So Paulo, n.23, p.68-79, 2o sem. 2009.

progresso tcnico, que reduz a natureza a uma matria-prima da indstria, a uma mercadoria gratuita, a um objeto de explorao ilimitada, conforme afirma Michael Lwy (2005a: 105). Benjamin criticou duramente a ideologia do trabalho na social-democracia alem, cuja crena no desenvolvimento tecnolgico tornou-a incapaz de reconhecer a dimenso destrutiva desse progresso. Em seu ensaio sobre Eduard Fuchs, o filsofo alemo sustenta que a crena no desenvolvimento tcnico ignora o fato de que esse progresso foi condicionado, de maneira determinante, pelo capitalismo, desconhecendo assim o aspecto destrutivo desse desenvolvimento (Benjamin, 2000: 184). Para ele, nada foi mais corruptor para a classe operria alem que a opinio de que ela nadava com a corrente. O desenvolvimento tcnico era visto como o declive da corrente, na qual supunha estar nadando (Benjamin, 1994b: 227). Contra a secularizao do culto protestante do trabalho alienado, Walter Benjamin retoma os sonhos fantsticos de Fourier, nos quais ele vislumbra indcios de uma outra relao com a natureza, de um trabalho cujo esprito, constitudo pela brincadeira, no mais orientado para a produo de valores, mas para uma natureza aperfeioada conforme ele mesmo afirma nas Passagens , ou ainda, como diz nas teses sobre o conceito de histria, de um tipo de trabalho que, longe de explorar a natureza, libera as criaes que dormem, como virtualidades, em seu ventre (Benjamin, 1994b: 228). Interromper o curso do mundo: eco-socialismo ou barbrie Como se pde ver, a crtica benjaminiana do culto sonolento do progresso (Bensad, 1999) e da modernidade anuncia elementos decisivos para a revitalizao de uma perspectiva a um s tempo socialista e ecolgica. A insistncia de Benjamin no carter potencialmente destrutivo e desumano do progresso tcnico reafirma a necessidade essencial para um projeto eco-socialista de uma transformao qualitativa do aparelho produtivo e tecnolgico e da racionalidade instrumental que lhe d sustentao tal como tambm assinalou Herbert Marcuse mais tarde. Mais alm da temporalidade abstrata do capital, um eco-socialismo envolveria, portanto, a construo de uma temporalidade adequada s necessidades humanas e ecolgicas, que leve em conta a longa temporalidade dos ciclos naturais. Na contramo do tempo homogneo, vazio e quantitativo das representaes do progresso, uma perspectiva eco-socialista contempornea pressupe a reconquista da dimenso qualitativa do tempo, exigindo a superao do trabalho abstrato e das relaes sociais do capitalismo moderno. Na Amrica Latina, especialmente, a crtica benjaminiana das doutrinas do progresso e da modernizao possibilita o resgate e a rememorao de uma frtil tradio dos oprimidos, cujas lutas e sonhos de emancipao assumem agora uma dimenso ainda mais urgente. Resistindo destrutividade do progresso imperialista
Revoluo e (crtica do) progresso: a atualidade eco-socialista... Querido, F. M. 75

na regio, as lutas sociais na Amrica Latina manifestam o imperativo benjaminiano de reabertura da histria, visualizando no passado no a necessidade irredutvel daquilo que realmente ocorreu, mas, sobretudo, as mltiplas outras possibilidades que, ainda hoje, aguardam alguma resoluo. A ruptura do tempo reificado das ideologias do progresso permite vislumbrar as lutas dos oprimidos do passado como interrupes da continuidade histrica, ou seja, como momentos de resistncia e de insubordinao que podem servir de combustvel utpico concreto para as lutas sociais de hoje, tal como se pode atestar no neozapatismo de Chiapas6 ou mesmo no MST brasileiro. A reabertura (e releitura) do passado orienta-se, ento, a partir das necessidades das lutas sociais do presente, do tempo-de-agora. Mesmo porque, como diria o prprio Benjamin, o presente que polariza o acontecimento em histria anterior e histria posterior (Benjamin, 2006b: 513). Assim, em um contexto marcado pelo esgotamento histrico do modelo civilizatrio capitalista-moderno, a crtica de Benjamin s ideologias do progresso assume novas dimenses. A crise dos paradigmas da modernidade possibilita a revitalizao em novos termos da memria e das utopias dos vencidos do passado, que, atualizados no presente, servem como fonte de inspirao inesgotvel para o despertar histrico em direo a um novo futuro. O agora da cognoscibilidade o momento do despertar (Benjamin, 2006b: p.518), dizia Benjamin, convocando os elementos utpicos do passado para auxiliar, no presente, a luta por sua redeno no futuro. Como bem destaca Hector Alimonda (2007: 81):
Si lo decisivo en los orgenes del capitalismo es la transformacin de seres humanos y naturaleza em mercaderias ficticias, las luchas de resistencia contra estos procesos de mercantilizacin pasan a adquirir una nueva dimensin trascendental. Ya no se trata de resistencias em nombre de la negacin del progreso, como pretendi la hegemonia del iluminismo liberal y del marxismo normatizado. Es posible leerlas ahora como formas de resistencia basadas en la defensa de formas tradicionales de organizacin social para el uso y disposicin de los recursos humanos y naturales, frente a los embates de la mercantilizacin.

A rememorao das lutas sociais do passado permite a construo de uma utopia concreta em ruptura radical com a concepo teleolgica do progresso histrico. Afinal, como diria Daniel Bensad (1999: 43), a histria no um rio tranqilo. O progresso tcnico tem o seu reverso de regresso social (ou ecolgica). Aqui progresso, ali regresso. Elo dbil do desenvolvimento desigual e combinado do capital, a histria da Amrica Latina desmistifica concretamente o fatalismo linear imanente aposta na modernizao como o caminho necessrio ao progresso. Por isso o socialismo aqui na Amrica Latina deve se constituir, como bem disse Maritegui, no uma
Sobre a relao do Exrcito Zapatista de Libertao Nacional (EZLN) com as lutas e resistncias do passado, consultar o interessantssimo estudo de Fernando Matamoros (2009).
6

76 Lutas Sociais, So Paulo, n.23, p.68-79, 2o sem. 2009.

imitao ou cpia dos modelos europeus, mas uma criao herica adaptada s singularidades da histria e da tradio dos oprimidos da regio. O socialismo, nesse caso, mais do que um novo modo de produo que sucede evolutivamente o capitalismo, compreendido antes de tudo como uma aposta (que no pode ser cientificamente comprovada) na possibilidade de uma nova civilizao, em ruptura com a reificao capitalista do homem e da sua relao com a natureza. Trata-se da superao no s do capitalismo, seno tambm da civilizao industrial em sua totalidade (Vega Cantor, 1998/1999). No limite, trata-se de uma revoluo total, como diria Henri Lefebvre, capaz de gestar um novo homem, uma nova sociabilidade. Enfim, como bem observa Michael Lwy (2003: 22): o eco-socialismo implica uma radicalizao da ruptura com a civilizao material capitalista. Nessa perspectiva, o projeto socialista visa no somente uma nova sociedade e um novo modo de produo, mas tambm um novo paradigma de civilizao, que requer uma nova forma de relao entre os seres humanos e entre esses e a natureza. Walter Benjamin fornece importantes subsdios para essa reconstruo da crtica marxista do discurso filosfico da modernidade7, assim como para a recusa da diluio psmoderna da prxis histrica. Em Benjamin, a rejeio da temporalidade linear e abstrata das filosofias do progresso significa, ao mesmo tempo, uma crtica da temporalidade sem sujeito e a-histrica, hoje generalizada pelas concepes ps-modernas. Ele comprova, portanto, que a crtica da metafsica ocidental e das crenas otimistas no poder e na astcia da histria no precisa, necessariamente, implicar na sujeio sabotagem ps-moderna, cuja emancipao meramente lingstica e virtual jamais poderia corresponder necessidade concreta de superao do capitalismo, condio cada vez mais indispensvel para a prpria sobrevivncia da humanidade8. Por essas e por outras razes, a grande recusa de Benjamin das filosofias do progresso para as quais a crise ecolgica contempornea seria um subproduto inevitvel do progresso constitui um dos pontos de partida possveis para a reconstituio de uma crtica marxista do mpeto destrutivo do capitalismo, que hoje comea a ameaar as prprias condies de vida humana na Terra. Elaboradas sob um quadro histrico determinado, muitos aspectos da obra de Walter Benjamin possuem, hoje em dia, uma atualidade ainda mais dramtica. A sua nfase na constelao de perigos do progresso e na revoluo como interrupo revolucionria da histria da dominao parece ainda mais atual em um momento em que a catstrofe ameaa instalar-se em definitivo. No seria exagero, assim, consider-lo um precursor da ecologia anticapitalista, como sugere Michael Lwy (1990a: 213), j que a sua aposta
Para Jrgen Habermas (1990), o discurso filosfico da modernidade caracteriza-se pelo pressentimento de que algo est prestes a acontecer, ou seja, pela aposta na razo e na possibilidade de progresso ilimitado.
7

Com efeito, o pensamento de Benjamin no [...] nem moderno (no sentido habermasiano) nem ps-moderno (no sentido de Lyotard). Antes de tudo, trata-se de uma crtica moderna modernidade (capitalista/industrial), inspirada em referncias culturais e histricas pr-capitalistas (Lwy, 2005a: 15).
8

Revoluo e (crtica do) progresso: a atualidade eco-socialista...

Querido, F. M.

77

na prxis poltica das classes subalternas permite comprovar que, na histria real, o vencido no est forosamente errado, e o vencedor no est necessariamente com a razo (Bensad, 1999: 57). Bibliografia: ALIMONDA, H. (2007). La ecologia poltica de Maritegui. Buscando una herencia en Lima. En publicacion: Tareas, n. 125. CELA, Centro de Estudios Latinoamericanos Justo Arosemena: Panama. BENJAMIN, W. (2006a). Paris, capital do sculo XX. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo. __________. (2006b). Teoria do conhecimento, teoria do progresso. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo. __________. (2000). Eduard Fuchs, collectionneur et historien. In: Oeuvres III. Paris: ditions Gallimard. __________. (1994a). O Narrador. Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e tcnica, arte e poltica. Obras Escolhidas I. So Paulo: Brasiliense. __________. (1994b). Teses sobre o conceito da histria. In: Magia e Tcnica, Arte e Poltica. Obras Escolhidas I. So Paulo: Brasiliense. __________. (1987). Rua de mo nica. In: Obras Escolhidas II. So Paulo: Brasiliense. BENSAD, D. (1999). Marx intempestivo: grandezas e misrias de uma aventura crtica. So Paulo: Civilizao Brasileira. CASAS, A. (2005). Terricidio o socialismo. Herramienta, Buenos Aires, n.29. CHESNAIS, F.; SERFATI, C. (2003). Ecologia e condies fsicas de reproduo social: alguns fios condutores marxistas. Crtica Marxista, So Paulo, n.16. DEBORD, G. (1997). A sociedade do espetculo. Comentrios sobre a sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto. FOLADORI, G. (1997). A questo ambiental em Marx. Crtica Marxista, n. 4, So Paulo. __________. (2005). Degradao ambiental no capitalismo e no socialismo. Outubro: Revista de Estudos Socialistas, So Paulo, n.13. FOSTER, J. B. (2005). A ecologia de Marx: materialismo e natureza. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. HABERMAS, J. (1990). O discurso filosfico da modernidade. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. LWY, M. (2005a). Alarme de incndio: uma leitura das teses sobre o conceito de histria. So Paulo: Boitempo Editorial. _________. (2002). A filosofia da histria de Walter Benjamin. Estudos avanados, So Paulo, vol.16, n.45.
78 Lutas Sociais, So Paulo, n.23, p.68-79, 2o sem. 2009.

_________. (2005b). Ecologia e socialismo. So Paulo: Cortez Editora. _________. (2000). Marxismo: resistncia e utopia. In: LWY, M. & BENSAD, D. Marxismo, modernidade e utopia. So Paulo: Xam. _________. (1998/1999). Marxismo y romanticismo en la obra de Jos Carlos Maritegui. Herramienta, Buenos Aires, n.8. _________. (2003). Progrs destructif. Marx, Engels et lcologie. In: LWY, M. & HARRIBEY, J-M. Capital contre nature. Paris: PUF. _________. (1990a). Alarme de incndio: a crtica da tecnologia em Walter Benjamin. In: Romantismo e messianismo. So Paulo: Edusp, Perspectiva. _________. (1990b). Walter Benjamin crtico do progresso: procura da experincia perdida. In: Romantismo e messianismo. So Paulo: Edusp, Perspectiva. LUKCS, G. (2003). Histria e conscincia de classe. So Paulo: Martins Fontes. LUXEMBURGO, R. (1985). A acumulao do capital: contribuio ao estudo econmico do imperialismo. So Paulo: Nova Cultural. __________. (1979). Que s la economa? In: Rosa Luxemburgo: obras escogidas. Tomo II. Bogot: Editora Pluma. KOVEL, J. (2005). El enemigo de la naturaleza. El fin del capitalismo o el fin del mundo? Buenos Aires: Associacin Civil. Tesis 11. MARX, K. & ENGELS, F. (2007). A ideologia alem. So Paulo: Boitempo Editorial. MATAMOROS PONCE, F. (2009). Memria y utopa en Mxico. Imaginrios en la gnesis del neozapatismo. Buenos Aires: Herramienta Ediciones. MSZROS, I. (2002). Para alm do capital. Campinas: Unicamp; So Paulo: Boitempo Editorial. TIEDMANN, R. (2006). Introduo edio alem. In: BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo. TISCHLER, S. (2004). Tiempo de la reificacin y tiempo de la insubordinacin. Herramienta, Buenos Aires, n.25. THOMPSON, E. P. (1998a). Costumes em comum. So Paulo: Companhia das Letras. __________. (1998b). Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial. In: Costumes em Comum. So Paulo: Companhia das Letras. __________. (1989). Tradicin, revuelta y consciencia de clase: estudios sobre la crisis de la sociedad preindustrial. Barcelona: Editorial Crtica. VEGA CANTOR, R. (2009). Crisis civilizatoria. Herramienta, Buenos Aires, n. 42. __________. (1998/1999). El Manifiesto Comunista y la urgncia de emprender una crtica marxista del progreso. Herramienta, Buenos Aires, n. 8.
Revoluo e (crtica do) progresso: a atualidade eco-socialista... Querido, F. M. 79

Anda mungkin juga menyukai