Anda di halaman 1dari 1

UM ESTUDO DA GESTO DE ESTOQUE DE MATERIAL DE CONSUMO NA GERNCIA EXECUTIVA DO INSS DE SOBRAL CEAR

Autor: Francisco Cleiton Felix Ferreira - Graduando em Administrao pela UVA Co- Autores:Maria Lauziane do Nascimento Vasconcelos - Graduanda em Administrao pela UVA Irislane do Nascimento Souza - Graduanda em Cincias Contbeis pela UVA Orientadora: Helena Mara Oliveira Lima - Mestre em Controladoria pela UFC Centro de Cincias Sociais Aplicadas

INTRODUO
Atualmente observa-se a necessidade de uma boa gesto no que diz respeito ao estoque de materiais de consumo, principalmente no contexto da administrao pblica do INSS. Por material de consumo entende-se aquele que utilizado nos processos dirios da organizao como: papel A4; caneta esferogrfica transparente, lpis, grampo, tonner, gua mineral, livros, envelopes, copos descartveis, cartuchos, pastas para arquivo, acar e caf em p. Em razo do seu uso corrente e pela definio da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, perde normalmente sua identidade fsica e/ou tem sua utilizao limitada a 2 (dois) anos. O trabalho apresenta uma contextualizao da administrao geral do INSS, incluindo a descrio do planejamento, misso, viso e valores da instituio. Aborda, tambm, os aspectos conceituais de logstica e gesto de estoques. Palavras-chave: INSS, Estoque, Consumo.

RESULTADOS
De acordo com a pesquisa feita na instituio,verifica-se que a logstica busca manter a gesto de estoque, atravs de processos que atendam s atividades de aquisio, armazenagem, controle e distribuio, aliada ao consumo econmico e eficiente, no sentido de atender todos os interessados.

CONSIDERAES FINAIS
Com a realizao do trabalho foi possvel verificar, atravs de observaes ao sistema de Controle de Material de Consumo (CMC), que necessrio o desenvolvimento de um novo programa de desempenho e monitoramento que possa auxiliar no s a gesto de estoques da parte fsica, mas tambm o processo de tomada de deciso que possibilite um melhor dimensionamento dos custos.

REFERNCIAS
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Manual de procedimentos e rotinas de suprimentos e servios gerais / Instituto Nacional do Seguro Social. Braslia, 2010, disponvel em: <http://wwwsrnordeste/portalsr/gexsob/logistica >. Acesso em:15 de ago. 2013. FLEURY, P.F. Logstica empresarial: a perspectiva brasileira. Atlas. So Paulo, 2000. MOURA, R.A. Manual de logstica: armazenagem e distribuio fsica. IMAN. 2a Edio. So Paulo, 1997. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; HARLAND, Christine. Administrao da produo. Ed. Atlas S.A. So Paulo, 1997. PALUDO, Augustinho Vicente. Administrao pblica: teoria e questes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. BRASIL, Lei, no 4.320, de 17 maro de 1964. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 23 mar 1964. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320compi lado.htm >. Acesso em 16 de ago.2013.

OBJETIVO
O artigo tem o propsito de verificar se o processo de gesto de estoque dos materiais de consumo na gerncia executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Sobral atinge os nveis de consumo desejados atravs das atividades de aquisio, armazenamento, controle e distribuio.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
A pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com a responsvel pelo setor de logstica da instituio.Tambm foram obtidas informaes no banco de dados e dos manuais digitais pertencentes ao site do INSS.

Anda mungkin juga menyukai