Anda di halaman 1dari 2

Princpio da Precauo Estabelece a vedao de intervenes no meio ambiente, salvo se houver a certeza que as alteraes no causaram reaes adversas,

j que nem sempre a cincia pode oferecer sociedade respostas conclusivas sobre a inocuidade de determinados procedimentos. Graas a esse Princpio, a disponibilizao de certos produtos por muitas vezes criticada pelos vrios segmentos sociais e o prprio Poder Pblico, como aconteceu no recente episdio dos transgncios, j que no foi feito o EPIA (Estudo Prvio de Impacto Ambiental), exigncia constitucional que busca avaliar os efeitos e a viabilidade da implementao de determinado projeto que possa causar alguma implicao ambiental. Princpio da Preveno muito semelhante ao Princpio da Precauo, mas com este no se confunde. Sua aplicao se d nos casos em que os impactos ambientais j so conhecidos, restando certo a obrigatoriedade do licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental (EIA), estes uns dos principais instrumentos de proteo ao meio ambiente.
2.4 Princpio da preveno ou precauo e da obrigatoriedade da avaliao prvia em obras potencialmente danosas ao meio ambiente Devido dificuldade, impossibilidade ou, at mesmo, irreversibilidade de alguns danos ambientais, prefervel que tais danos no ocorram. Portanto imprescindvel que haja a sua preveno. Vrias so as formas de preveno, por exemplo: o artigo 225, 1, IV da Constituio Federal exige o Estudo de Impacto ambiental (EIA); em Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, se defendeu que De modo a proteger o meio ambiente, o princpio da precauo deve ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com as suas necessidades, assim, quando houver ameaa de danos srios ou irreversveis, a ausncia de absoluta certeza cientfica no deve ser utilizada como razo para postergar medidas eficazes e economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. Respaldado no princpio da precauo, o princpio da obrigatoriedade da avaliao prvia em obras potencialmente danosa ao meio ambiente surgiu com o escopo de limitar as obras que iro degradar de qualquer forma o meio ambiente, permitindo somente a efetivao daqueles empreendimentos essenciais para o desenvolvimento econmico e social da coletividade e que no comprometam demasiadamente o meio ambiente, seja por ter menor impacto ambiental ou porque o empreendedor ir adotar medidas que iro compensar tal degradao. Principio da indisponibilidade:

Ensina Lus Roberto Barroso: (...) Assenta-se o Princpio da Indisponibilidade do Direito ao Meio Ambiente Sadio no caput do

artigo 225 da C.F./88, que outorga ao ambiente ecologicamente equilibrado a natureza de bem de uso comum do povo. Demais disso, o Princpio do Direito Humano Fundamental ao Ambiente Sadio, norteador da aplicao de todos os demais Princpios, tambm conduz idia de indisponibilidade. O Princpio enunciado por lvaro Luiz Valery Mirra, como Princpio da indisponibilidade do interesse pblico na proteo do Meio Ambiente. Para ilustrar o Princpio, formula-se a hiptese de uma comunidade que, pela unanimidade de seus membros, firme com uma empresa poluidora contrato no qual, mediante recompensa financeira, todos aceitam que a empresa polua ligeiramente acima dos nveis tolerados. Na hiptese, qualquer dos contratantes poder desistir do pactuado, e exigir o imediato cumprimento dos nveis tolerados de emisso. Alm disso, o contrato no poder ser oposto ao Poder Pblico, que no pode dispor, ou tolerar que se disponha, do direito ao meio ambiente sadio.(...) (Grifo nosso)

Anda mungkin juga menyukai