Anda di halaman 1dari 24

Espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles*

Luciana Teixeira de Andrade Juliana Gonzaga Jayme Rachel de Castro Almeida

Resumo A bibliograa que trata das mudanas nos espaos pblicos das grandes cidades aponta para o seu declnio e para a caracterizao da contemporaneidade como dominada por um individualismo exacerbado que prioriza a vida entre iguais em espaos vigiados e privatizados ou nos chamados espaos semipblicos, como os shopping centers. No entanto, um olhar mais atento sobre a cidade pode contrariar essas teo rias. Este artigo reete sobre essa discusso a partir de uma pesquisa que abordou as formas de sociabilidade em algumas praas de Belo Horizonte, constatando que h transformaes signicativas na forma de interagir nos espaos pblicos das cidades, por exemplo, uma busca cada vez maior pela convivncia entre iguais o que revela que a segregao socioespacial que se observa na cidade reproduzida nos seus espaos pblicos. Apesar dessas mudanas, porm, percebeu-se que esses espaos ainda possuem grande vitalidade. Palavras-chave : espaos pblicos; cidades; praas; sociabilidade; segregao socioespacial.

Abstract The bibliography that deals with changes in the public spaces of great cities points to their decline and to the characterization of contemporaneity as dominated by a great individualism that prioritizes life among equals in watched and privatized spaces or in spaces known as semi-public, such as shopping malls. However, a closer look at the city might contradict these theories. This article reects on this discussion, starting from a survey that approached the sociability forms in some squares in the city of Belo Horizonte, showing that there are signicant transformations of the way of interacting in the public spaces of cities; for instance, an increasing search for conviviality among equals which reveals that the social-spatial segregation that is observed in the city is reproduced in its public spaces. Despite these changes, however, it was observed that these spaces still have great vitality. Keywords: public spaces; cities; squares; sociability; social-spatial segregation.

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

132

A literatura que trata das recentes mudanas nos espaos pblicos das grandes cidades aponta para vrias transformaes, que incluem desde os casos extremos de privatizao de ruas e praas, como ocorre nos condomnios fechados (Caldeira, 2000; Andrade, 2003) e nas favelas e bairros dominados pelo trco de drogas (Souza, 2000), bem como o uso de gradis no permetro de praa como estratgia para a vedao e possibilidade de cerceamento desses espaos (Serpa, 2003) at uma retrao do convvio nos principais espaos pblicos da cidade em troca da convivncia em espaos semipblicos, como os shopping centers. Essas mudanas tm gerado diversas interpretaes. Uma delas, talvez a mais difundida, detecta o declnio dos espaos pblicos e o domnio do tempo presente por um individualismo exacerbado que prioriza a vida entre iguais em espaos vigiados e privatizados (Sennett, 1988; Davis, 1993; Aug, 1994; Serpa, 2003 e 2007). Algumas pesquisas empricas sobre a convivncia nos espaos pblicos das grandes cidades, porm, revelam realidades mais complexas.1 E, ainda que as formas de usufruir e interagir nos espaos pblicos tenham sofrido signicativas alteraes em grande parte decorrentes de um generalizado sentimento de insegurana , possvel armar que alguns espaos pblicos mantm grande vitalidade. A partir de uma pesquisa em praas de Belo Horizonte, percebeu-se uma mudana nas formas de sociabilidade nos espaos pblicos, motivada principalmente por um forte sentimento de insegurana e uma alterao na sociabilidade cotidiana decorrente dos modos de vida urbana contemporneos.

Alm disso, a apropriao desses espaos difere conforme os grupos sociais. Os estratos mais altos optaram pela vigilncia constante dos espaos pblicos prximos s suas residncias, por meio da contratao de segurana privada e de presso sobre o executivo municipal para a tomada de medidas destinadas a dicultar a presena dos mais pobres e a desvalorizao imobiliria do local. Tambm adotaram comportamentos mais vigilantes nos espaos pblicos e privilegiaram os semipblicos. Os grupos de menor poder aquisitivo continuam frequentando os espaos pblicos tradicionais, como os do centro da cidade, e os espaos prximos s suas residncias, em geral mal cuidados pelo poder pblico e abandonados at mesmo pela polcia, fato que muitas vezes os transforma em ponto de consumo e trco de drogas, especialmente noite. Durante o dia, continuam a abrigar uma sociabilidade tpica dos bairros populares, como o encontroentre vizinhos, sejam jovens, crianas ou adultos. Este artigo focaliza os espaos pblicos, mais do que a esfera pblica, entendida como espao de representao. comum que esses termos apaream como intercambiveis, mas a distino necessria para os objetivos deste trabalho. Interessa aqui o espao pblico como espao fsico da cidade (e estamos tratando aqui especicamente de praas) em que ocorrem interaes de um determinado tipo, diferente das interaes que tm lugar nos espaos privados. Rogrio Proena Leite, por exemplo, diferencia espao urbano de espao pblico, armando, com Habermas e Arendt, que o espao urbano s se torna pblico quando investido de signicao.

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

Quando as aes atribuem sentidos de lugar e pertencimento a certos espaos urbanos, e, de outro modo, essas espacialidades incidem igualmente na construo de sentidos para as aes, os espaos urbanos podem se constituir como espaos pblicos: locais onde as diferenas se publicizam e se confrontam politicamente (Leite, 2002, p. 116).

absoluta, especialmente no Brasil, antes, deveria ser pensada dinmica e relativamente. Em suas palavras:
[...] na gramaticidade dos espaos brasileiros, rua e casa se reproduzem mutuamente, posto que h espaos na rua que podem ser fechados ou apropriados por um grupo, categoria social ou pessoas, tornando-se sua casa ou seu ponto. (Ibid.)

Assim, o espao pblico vai alm da rua, porque s se torna pblico a partir das aes que do sentido a determinados espaos e tambm so inuenciadas por eles. A reflexo feita aqui, ento, no se volta para a dimenso da esfera pblica como espao no necessariamente fsico de expresso da vida pblica, prprio de uma sociedade democrtica, como as cmaras e assemblias, os conselhos, as associaes e os movimentos populares. Embora essa distino preliminar seja importante, cabe registrar que tais dimenses no so excludentes, at porque o espao pblico mantm suas qualidades de esfera pblica. Mas trata-se aqui de priorizar a investigao dos tipos de sociabilidade e de controle existentes nos espaos pblicos da cidade, onde se desenrola a vida cotidiana de seus cidados. A vida pblica e a intimidade no podem ser pensadas de forma esttica, j que mudam consoante o contexto. De acordo com Sennett (1998), os domnios pblico e privado devem ser vistos como fenmenos evolutivos, na medida em que modificam com o tempo. Assim, vida pblica e intimidade no devem ser vistas necessariamente como contraditrias, mas como complementares e, alm disso, como aponta Matta (1997, p. 55), tal oposio tambm no

Para as Cincias Sociais, os espaos pblicos interessam como lugares que propiciam certo tipo de interao em princpio diferente das interaes observadas nos espaos privados.2 Neles se espera um tipo especco de interao e uma disposio a se submeter a determinadas situaes sociais, como expor-se a diferentes pessoas (uma vez que se trata de um espao aberto a todos) e a certas convenes, como respeitar o direito do outro ao uso desse mesmo espao. Nos espaos pblicos, as diferenas sociais e as hierarquias so temporrias e relativamente suspensas, porque ali todos tm direitos iguais no que se refere ao uso e apropriao do espao. Enm, os espaos pblicos, como compreendidos pelos cientistas sociais, so lugares de convivncia que expressam estilos de vida (Giddens, 1997), relaes de poder (Lofland, 1985, Hansen, 2002) e formas de apropriao por distintos grupos sociais, sendo, portanto, lugares segmentados e identitrios. So ainda lugares representativos da vida e da histria das cidades, lugares simblicos, caracterstica essa mais explcita nos espaos das reas centrais. O que melhor dene esses espaos a sua natureza de abertos a todos. Denio

133

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

134

tpico-ideal no sentido weberiano, uma vez que os espaos das cidades contemporneas possibilitam vrias situaes intermedirias, como os shopping centers, as ruas controladas por segurana privada, os parques pblicos que cobram a entrada, entre outras. Alm disso, por meio de pesquisas empricas possvel notar as restries sociais a essa dimenso tpico-ideal, na medida em que elas revelam como os encontros nos espaos pblicos so mediados por relaes de poder, estilos de vida, segmentaes e, em muitos casos, segregaes (Kaztman, 2001) e que o encontro entre estranhos nem sempre desejado (Loand, 1985). A questo mais relevante, porm, que todo espao pblico construdo socialmente. Essa dimenso j fora destacada por Simmel (1939) em sua sociologia do espao, pois as formas de sociabilidade e de apropriao dos espaos pblicos, alm de se transformarem constantemente, expressam processos sociais mais gerais de uma sociedade em um determinado tempo e lugar. Como espao construdo socialmente, tambm lugar de conitos entre os diferentes grupos sociais, alm de espao de poder, de armao de um grupo sobre outro (Hansen, 2002). Suas formas de apropriao evidenciam restries que, apesar de no formais, so to ou mais ecazes. Um espao ocupado preferencialmente por um grupo de alto poder econmico e simblico, por exemplo, constrange a permanncia de pessoas de baixa renda. Espaos ocupados preferencialmente por jovens no so muito convidativos aos idosos e vice-versa. Esses exemplos demonstram que a abordagem dos espaos pblicos pelo foco das interaes e apropriaes pelos diferentes grupos revela tenses e conitos que no
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

se restringem simples separao entre o pblico e o privado. A abordagem do conflito e do poder inerentes s apropriaes sociais dos espaos pblicos remete a outra questo relevante no estudo das praas: at que ponto a segregao residencial existente na cidade se repete nos espaos pblicos? E, ainda, segue uma mesma lgica ou aponta para conitos de outra natureza? As praas so os espaos pblicos escolhidos para essa abordagem uma vez que esto mais intimamente ligadas vida cotidiana, o que permite apreender a diversidade social caracterstica das grandes cidades. Os encontros nas praas e a sua intensidade no se do por acaso. O planejamento desses espaos, seus equipamentos e sua manuteno pelo poder pblico ou pelos moradores so elementos que precisam ser considerados, assim como a natureza da praa, se lugar histrico e simblico da cidade, se praa de bairro ou mesmo simples rotatria para carros. Este texto tem como objetivo discutir as formas de sociabilidade nos espaos pblicos, a partir de uma pesquisa realizada na cidade de Belo Horizonte durante os anos de 2004 e 2005 sobre as sociabilidades, os conitos e as formas de apropriao das praas. No se trata de um conjunto homogneo de lugares e sociabilidades. H as praas de bairros, com uma sociabilidade bastante local. H as dos espaos centrais, lugares de passagem para um grande nmero de pessoas, mas tambm de sobrevivncia para outros. Suas rotinas alteram-se segundo as horas do dia e os dias da semana. Os usos nos ns de semana so, na maioria delas, bastante distintos dos usos nos dias de semana, assim como o pblico. A interveno

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

do poder pblico e das associaes de moradores so tambm fatores que inuenciam os seus usos e apropriaes.

Praas de Belo Horizonte


Belo Horizonte uma cidade planejada, cujo projeto foi elaborado por uma equipe, coordenada pelo engenheiro Aaro Reis. Seguindo uma concepo higienista, o projeto adota um modelo de cidade fechada, denida pelo desenho e com extrema importncia dada circulao, especialmente de veculos (Guimares, 1991). As praas tiveram um papel importante no planejamento de Belo Horizonte. Marcam os cruzamentos das principais avenidas e ruas, assim como suas extremidades. Algumas, como a Praa da Liberdade, tiveram seu lugar cuidadosamente escolhido. Essa praa, construda a partir de elaborado projeto urbanstico e paisagstico, situa-se no ponto mais alto da cidade planejada e cercada pelo palcio do governo e suas secretarias. Fora da rea planejada e em bairros mais tradicionais, as praas continuaram a ocupar um lugar central, muitas vezes na frente de uma igreja. Mas, na maioria dos bairros, principalmente nos mais novos, elas deixaram de ocupar os espaos nobres e centrais. Nesses bairros, comum encontrar praas que so simples rotatrias ou se situam em partes ngremes e de difcil aproveitamento. A regional Centro Sul que compreende a rea planejada da cidade mais os bairros do seu entorno a mais nobre e concentra o maior nmero de praas. Em Belo Horizonte, aps a descentralizao da administrao municipal, as praas passaram

a ser administradas pelas regionais, que se dividem em nove. Alm da maior concentrao de praas na regional Centro Sul, as diferenas entre reas centrais e perifricas tambm aparecem quando se comparam os equipamentos e a manuteno. As praas da regional Centro Sul so as mais bem cuidadas e tambm as que mais contam com adoo por empresas,3 o que contribui para seu melhor estado de conservao. Segundo dados de maro de 2002, 321 praas eram adotadas. Entre essas, 128 (40%) se localizavam na regional Centro Sul. Na dcada de 1990, foram projetadas e construdas em Belo Horizonte duas grandes praas Praa JK e Praa da Barragem Santa Lcia em lugares bastante significativos socialmente, pois fronteiras entre bairros de classe mdia alta e favelas. Considerando os seus projetos, ambas recuperam a tradio, ainda que modicada, das primeiras praas da cidade: so lugares amplos, com projetos bem elaborados e que contemplam diversos usos. Diferem das praas originais principalmente por seus usos atuais. Se antes as praas eram lugares de contemplao, de footing e de encontros, hoje, as mais frequentadas, como no caso dessas duas praas, so as que possuem pistas para caminhadas e/ou equipamentos para exerccios fsicos. Outra peculiaridade dessas duas praas que, situadas em reas de transio entre a populao de alta renda e a residente em favelas, seus projetos previram atividades que atendem s demandas socioculturais desses dois grupos. Quatro praas foram escolhidas para anlise neste artigo: a Praa JK, situada no bairro Sion e a Praa Lagoa Seca, localizada no bairro Belvedere, ambas na regional
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

135

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

136

Centro Sul, uma terceira situada em um bairro de classe mdia baixa na regional Norte, aqui denominada Praa X4 e a mais recente de todas, denominada ocialmente rea de Esporte e Lazer da Via Expressa, que se localiza no bairro Corao Eucarstico, na regional Noroeste. Todas essas quatro praas so bem posteriores origem da cidade, e se localizam no anel externo rea planejada, no interior da Avenida do Contorno. No so, portanto, praas centrais, mas todas so muito utilizadas pelos moradores. As duas primeiras com capacidade de atrair no apenas os moradores da sua proximidade, mas tambm dos bairros vizinhos, j as outras duas tm como pblico os moradores do seu entorno.5 A Tabela 1 apresenta uma classicao mais precisa da condio socioeconmica dos moradores dos bairros no entorno das praas pela unidade do IBGE denominada rea de Ponderao ou AED (rea de Expanso

Demogrca),6 que rene um conjunto contguo de bairros. A Praa JK situa-se na AED Cruzeiro/ Anchieta e Sion, onde tambm se localiza a Vila Acaba Mundo, com 1.295 habitantes ou 3% da populao total da AED. J a Praa da Lagoa Seca est localizada na AED Mangabeiras/So Bento/Papagaio, em que a populao do Aglomerado do Morro do Papagaio (um conjunto de favelas) representa 43,45% dos domiclios dessa AED. Essa informao importante para a interpretao dos dados, pois, enquanto na AED da Praa JK mais de 70% das famlias tm rendimento mdio superior a dez salrios mnimos, na AED Belvedere h uma concentrao nos extremos, ou seja, uma maior desigualdade, pois 36,58% das famlias recebem menos de dois salrios mnimos mensais, enquanto 41,47% tm rendimento mdio mensal superior a dez salrios mnimos. Na AED correspondente ao bairro onde se situa a Praa X, 76,57% das famlias

Tabela 1 Percentual de famlias por classe de renda mensal do responsvel em salrios mnimos
AED/Bairros7 Cruzeiro/Anchieta/Sion (Acaba Mundo) Mangabeiras/So Bento/Papagaio (Belvedere) Joo Pinheiro Dom Cabral Corao Eucarstico Bairros no identicados Regional/Praa Centro Sul (Praa JK) Centro Sul (Praa Lagoa Seca) Noroeste (rea de Esporte e Lazer da Via Expressa) Norte (Praa no identicada) At 2 SM 4,54 36,58 Entre 2 e 5 SM 7,11 15,49 Entre 5 e 10 SM 16,40 6,45 Acima de 10 SM 71,95 41,47 Total 100 100

26,11 41,77

22,87 34,80

23,72 16,65

27,30 6,79

100 100

Fonte: IBGE, Censo de 2000, dados trabalhados pelo Observatrio das Metrpoles, Metrodata, http://web. observatoriodasmetropoles.net/

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

tm rendimento mensal menor do que cinco salrios mnimos. Nesse sentido, enquanto para a Praa JK 70% dos responsveis tm rendimento mdio mensal acima de dez salrios mnimos, na Praa X menos de 7% dos responsveis atingem esse patamar de rendimento. Na AED Joo Pinheiro-Dom Cabral, onde se localiza a rea de Esporte e Lazer Via Expressa, h uma distribuio mais uniforme entre os rendimentos mdios mensais. Para chegar a essas quatro praas foi realizada uma pesquisa emprica em uma amostra das praas de Belo Horizonte em trs regionais, selecionadas a partir da anlise do ndice de Vulnerabilidade Social/IVS.8 A escolha dessas trs regionais se deu pela constatao de que a partir delas possvel se obter uma boa amostra da situao do municpio. A Regional Centro-Sul possui UPs com o menor ndice de vulnerabilidade social, mas tambm apresenta grande desigualdade. A Regional Norte revela-se, em geral, como uma rea de alto ndice de vulnerabilidade social e a Regional Noroeste apresentaria a maior heterogeneidade, j que h quase todas as faixas do IVS com exceo da menor, abundante na CentroSul em suas Unidades de Planejamento. O primeiro passo da pesquisa consistiu em um mapeamento, por meio de um trabalho de campo, em todas as praas dessas trs regionais. O objetivo desse mapeamento foi conhecer as condies fsicas da praa, seus usurios, assim como os seus usos mais freqentes. J os estudos de caso consistiram em observaes e entrevistas com seus usurios, buscando conhecer os usos e apropriaes desses espaos, assim como os conitos e as possibilidades de interao entre os conhecidos e estranhos.

A Praa JK
A Praa JK, ocialmente denominada Parque JK,9 situa-se entre os bairros Sion e a Vila Acaba Mundo.10 Ali era um crrego que foi aterrado no nal da dcada de 1980. No incio da dcada de 1990, foi elaborado um projeto para a construo de uma praa no local, mas sua execuo iniciou-se apenas na segunda metade dessa dcada. Nesse intervalo, o espao foi apropriado e cuidado pelos moradores da Vila Acaba Mundo em associao com uma moradora do Sion. No nal da dcada de 1990, o projeto da praa, depois de apresentado s comunidades de moradores do bairro Sion e da Vila Acaba Mundo, foi executado. A praa conta com equipamentos de ginstica, amplos espaos para lazer e duas pistas para caminhada. Seus jardins esto constantemente floridos e so cuidados por uma empresa privada que participa do programa Adote o Verde da Prefeitura Municipal e, em troca, faz sua propaganda no local. Seus frequentadores so os moradores do Sion e da Favela Acaba Mundo e moradores de outros bairros especialmente da zona sul pois, alm das muitas possibilidades de lazer para crianas e adultos, o local oferece, frequentemente, diversos eventos culturais. A Avenida Bandeirantes, que d acesso praa para os moradores do Sion e para os que vm dos outros bairros, uma das principais vias da regio, com trnsito intenso e comrcio variado. A Praa JK ainda contornada por uma via de trnsito local, que permite o acesso favela. Nas suas duas laterais h residncias com alto padro de acabamento (casas de um lado e prdios de outro).
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

137

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

138

Ao fundo v-se a favela e, atrs da favela, a Serra do Curral. Entre os equipamentos da Praa JK destacam-se as duas pistas de caminhada, aparelhos para ginstica, um campo de futebol, uma piscina de areia e vrias reas livres em forma de crculos. Essas qualidades permitem que nela se renam pessoas de diferentes estratos sociais e idades. A diversidade social garantida pela presena da favela, pois os outros frequentadores so dos bairros prximos, todos de classe mdia. As crianas de classe mdia, sempre acompanhadas de babs ou de parentes mais velhos, cam, as mais novas, em um crculo menor da praa, situado no centro e, as mais velhas, no crculo maior prximo Avenida Bandeirantes. Ali andam de bicicleta, patins ou jogam bola. As crianas residentes no Acaba Mundo usam principalmente a parte da praa mais prxima de suas casas. Em geral esto desacompanhadas. Os meninos brincam no campo de futebol e as meninas preferem as barras de ginstica do crculo prximo favela, onde fazem malabarismos. Ao contrrio das crianas de classe mdia que levam brinquedos para as praas, as crianas da favela raramente o fazem. Elas caminham pela praa, brincam nas barras de ginstica e algumas pedem dinheiro perto da barraca de cocos ou se oferecem para vigiar os carros. Na viso da presidente da associao dos moradores da Vila Acaba Mundo, a falta de brinquedos na praa limita o seu uso pelas crianas da Vila:
[Deveria ter] um balano, um escorregador para as crianas usarem, porque s tem barras de ferro para fazer ginstica, musculao (...) a criana tem

que ter o brinquedo para utilizar o espao, quando a criana no tem, ela no brinca, brincar de qu? (Entrevista, agosto de 2004).

A presena de adolescentes e jovens mais rarefeita, a no ser prximo s barras, fazendo ginstica. O grupo maior composto por adultos e idosos que fazem caminhadas em duas pistas paralelas, uma no sentido horrio e outra no sentido anti-horrio, o que possibilita vrios encontros. Esse grupo formado exclusivamente pelos estratos mdios. O lugar mais frequentado pelos adultos da favela uma escada que d acesso praa e se localiza bem em frente vila. Alguns usam tambm o campo de futebol. No m de semana possvel v-los com seus lhos em brincadeiras, mas na escada que se concentram e de l observam o movimento da praa. Atrs dessa escada, entre a favela e a praa, e no ponto mais alto desta, comum ver um policial. Segundo alguns entrevistados, ele oferece uma sensao de segurana para os que caminham na praa. Outros dois policiais costumam rondar a praa a cavalo. As entrevistas realizadas com os usurios da praa revelaram diferentes percepes da segurana. Os moradores da Vila se mostram menos preocupados, at porque circulam diariamente pela praa, o que favorece a intimidade com o local. As pessoas mais inseguras so os moradores do Sion e de outros bairros que se sentem ameaadas pela presena da favela e dos seus moradores na praa, como relatou uma ex-usuria, agora freqentadora da Praa da Lagoa Seca. Ela costumava caminhar na Avenida Bandeirantes, mas no na Praa JK, por temer

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

a favela. Outros tm uma opinio oposta e reagem ao que consideram estigmatizao da populao favelada. O mais recorrente, porm, um comportamento controlado. As pessoas sabem da ocorrncia de alguns crimes, porque presenciaram ou ouviram falar e, por isso, tomam certas precaues, como no carregar bolsas e celulares e evitar determinados horrios em que a praa ca mais vazia e sem policiamento. Segundo dados da Polcia Militar, em 2003 foram registrados vinte crimes na praa, conforme a Tabela 2. O medo e a distncia social perpassam as relaes entre os moradores da Vila e os do Sion e de outros bairros. Ambos os grupos frequentam a praa, mas em espaos separados. As duas reas mais prximas favela o campo de futebol e um dos crculos com barras de ginstica so de uso quase exclusivo dos seus moradores. J a parte mais prxima Avenida Bandeirantes trs grandes crculos, um deles contendo outro conjunto de barras de ginstica ocupada predominantemente pelos estratos mdios, assim como as pistas de

caminhada. O que se observa que a praa divide-se em duas, com predominncia dos usurios dos estratos mdios. Esse connamento dos moradores da Vila na parte da praa mais prxima s suas moradias se estende a uma pequena praa, da Carioca, que divide em dois braos a rua que d acesso favela. Durante as frias de julho de 2004, essa rua era intensamente utilizada pelos moradores para um improvisado jogo de basebol com pedaos de pau e garrafas pet. Jogadores e pblico se concentravam num espao de seu uso exclusivo, em contraste com o lazer das crianas de classe mdia, que inclui brinquedos fabricados e raramente envolve vrias crianas. Sobre as relaes dos moradores do Acaba Mundo com a praa e com os outros usurios, as entrevistas no revelam integrao. H o argumento de que a praa deles, anal foram eles que inicialmente cuidaram da praa. E, como disse uma garota, eu moro quase aqui dentro. A Tia Magda, uma moradora do Sion, uma importante mediadora entre os moradores da Vila e os do Sion e outros bairros. Quando do plantio

139

Tabela 2 Ocorrncias registradas pela Polcia Militar na Praa JK durante o ano de 2003
Tipo de crime Roubo a mo armada consumado a transeunte Roubo consumado a transeunte Roubo tentado a transeunte Homicdio consumado Homicdio tentado Total Fonte: Crisp/PMMG. Manh (6 s 12h) 2 3 5 Tarde Noite Madrugada (entre 12 e 18h) (entre 18 e 24h) (entre 24 e 5h) 4 1 1 1 7 5 1 6 2 2 Total 7 10 1 1 1 20

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

de rvores com as crianas da Vila, ela tentava incutir-lhes o sentimento de que aquele lugar tambm lhes pertencia, como forma de enfrentar o preconceito dos outros moradores. Segundo seu depoimento,
[...] quando iniciaram o plantio das rvores os moradores do Sion tratavam de forma preconceituosa os moradores da Vila, achavam que eles no tinham mais do que a obrigao de cuidar da praa,

so elas que propiciam a aproximao entre os frequentadores, mas nesse caso o que chama a ateno justamente a recusa dos moradores dos outros bairros em interagir de forma igualitria com as crianas que, em princpio, no deveriam ameaar os frequentadores dos bairros. No que no exista interao, mas o seu contedo de recusa ou de distanciamento, como mostra o depoimento da presidente da associao da Vila Acaba Mundo.
Eu acho que os ricos olham muito para os moradores da Vila com cara de d, de medo. Vem um menino sujo, j pensam: tm que dar as coisas (...). Eu acho que deveria mais procurar conhecer a histria, saber um pouco, conversar e at sentar com a criana, bater um papo com ela, perguntar alguma coisa sobre a vida dela, dos pais delas, assim tentar ajudar. (Entrevista, agosto de 2004)

140

ideia que se vinculava tradio do trabalho manual por despossudos. Mas dessa iniciativa cou a percepo de que a praa um espao que lhes pertence. Desse movimento surgiu o Projeto Querubins, cujas ocinas de arte e esportes msica, capoeira, futebol etc. atendem a 160 crianas e jovens entre seis e 18 anos. Segundo o depoimento de um voluntrio do Querubins, o projeto nasceu na praa. No possvel saber como seriam as relaes dos moradores da Vila com a praa sem essa mediao, mas, mesmo considerando que ela contribuiu para o sentimento de que a praa deles, suas relaes com os outros usurios so apenas de copresena no espao ou ento de prestao de servios.11 Uma moradora da Vila descreve assim os moradores do Sion:
Muita gente sem educao, a gente traz os meninos para brincar e os ricos puxam as crianas deles para no brincar com as nossas, tem muito preconceito.

Ao dar seus brinquedos aos moradores da Vila, os do Sion reafirmam a distncia que os separa. Uma situao rara e interessante registrada pela pesquisa foi o encontro entre trs crianas: Leandro, Victor e Rhavi, que brincavam na praa. Reproduzimos aqui o relato da pesquisadora que abordou essas crianas:
Parei para conversar com trs garotos que brincavam, dois com aparncia mais humilde, um se chamava Victor e o outro Leandro e disseram morar no Acaba Mundo. O Leandro era bem tmido, j o outro era mais falante. O mais arrumado se chamava Rhavi e disse morar nos EUA. Quando vem ao Brasil, duas vezes por ano, fica num apartamento

As crianas aparecem em vrios depoimentos porque, em muitas situaes, geralmente em contextos sociais mais igualitrios,
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

em frente praa. Perguntei a idade dos garotos. Rhavi tinha 13 anos, os outros dois 12 anos. Perguntei se responderiam a um questionrio, mas s Leandro e Rhavi aceitaram. O outro cou inseguro, pois achava que teria que escrever. Os dois garotos que moram no Acaba Mundo esto cursando a 4 srie e Rhavi est na 8. A desigualdade no impedia esses garotos de brincarem. Rhavi andava de patins e os outros corriam. Mas os trs riam muito juntos. Isso me chamou a ateno porque pela primeira vez vejo uma interao entre moradores da favela e um morador do Sion. Rhavi parecia gostar muito das brincadeiras e me disse ter acabado de conhecer os dois garotos. (Dirio de campo, 9 de agosto de 2004)

todolado e a praa aberta, mas acha que a praa importante para a cidade porque um lugar que tem rvore e aberto. As respostas de Leandro, diferentemente, se concentravam nos aspectos sociais e da sobrevivncia. Para ele a praa no tem a cara do bairro (ele pensa na Vila) porque no parece nada com a Vila. E acha importante a praa para Belo Horizonte porque aqui a gente acha garrafa e vendemos.

Praa da Lagoa Seca


A Praa da Lagoa Seca localiza-se, como a Praa JK, na regional Centro Sul, mas no bairro Belvedere III, uma terceira e polmica etapa do loteamento de uma rea localizada na divisa do municpio de Belo Horizonte com o municpio de Nova Lima, junto Serra do Curral. O Belvedere I e II, exclusivamente residenciais e unifamiliares, correspondem s duas primeiras etapas desse loteamento iniciado em 1979 com a subdiviso de uma rea em 900 lotes. Neste mesmo ano, inaugurou-se o primeiro shopping center da cidade, o BH Shopping, nas proximidades do bairro. Fugindo aos parmetros convencionais de aprovao de loteamentos pelo poder pblico municipal, o Belvedere III teve seu projeto aprovado na Justia, um pouco antes da promulgao da nova Lei de Uso e de Ocupao do Solo de Belo Horizonte. O principal interesse dos loteadores e das construtoras era conseguir para esse ltimo parcelamento parmetros de ocupao mais permissivos. Nessa dcada, o Belvedere I e II j estavam praticamente ocupados, sendo considerados, juntamente com a regio da

Alm da diferena de escolaridade, as respostas dos dois entrevista contrastam no contedo e na uncia. Rhavi, que raramente frequenta a praa, tem muito mais uncia e argumentos. J as frases de Lean dro so sempre curtas. Quando perguntados sobre quais espaos da praa mais frequentam, Leandro respondeu a quadra de futebol e Rhavi as duas primeiras reas (as mais prximas da Avenida Bandeirantes). E quando perguntados sobre as partes que no frequentam, as respostas novamente se opuseram: Rhavi disse no frequentar a quadra porque sempre tem gente jogando e Leandro no frequenta a primeira parte da praa. pergunta se a praa tinha a cara do bairro e se era importante para Belo Horizonte, Rhavi se concentrou nos aspectos espaciais. Acha que a praa no tem a cara do bairro (ele pensa no Sion) porque o bairro muito fechado, h prdios por

141

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

142

Pampulha e o bairro Mangabeiras, os bairros de residncias unifamiliares mais nobres da cidade. Paralelamente, o BH Shopping se rmava como o principal shopping da cidade e cresciam, no municpio vizinho de Nova Lima, os condomnios fechados. Ou seja, a implantao do Belvedere III ocorreu num perodo de extrema valorizao da regio e os interesses imobilirios conseguiram se sobrepor ao poder pblico municipal e rea o contrria da sociedade, desencadea da pelos moradores do Belvedere I e II, pelos ambientalistas e demais associaes envolvidas no planejamento da cidade (Rodrigues, 2001). Atualmente, o que se v um cenrio contrastante. Numa parte do bairro, um conjunto de residncias tem a Serra do Curral ao fundo e, na outra parte, ergue-se um paliteiro de torres e s por suas frestas cada vez mais estreitas pode-se ver a serra, tombada pelo Patrimnio Histrico do Municpio de Belo Horizonte. O que predomina so os edifcios residenciais, mas h tambm os comerciais, com salas e pequenos shopping centers voltados para as ruas. Seus moradores tm alto poder aquisitivo. Segundo dados da Cmara de Mercado Imobilirio (CMI), o Belvedere o bairro com o preo do metro quadrado mais alto da cidade: O preo mdio do metro quadrado para apartamentos prontos no Belvedere de 3 mil reais. Para empreendimentos comerciais, o valor de 1,5 mil reais e, quando o assunto casa, o custo do metro quadrado chega a 350 reais (Especial Encontro, Mercado Imobilirio, junho de 2004). Em decorrncia de sua aprovao peculiar, no foi destinada ao bairro nenhuma rea pblica de lazer e de encontro. A soluo encontrada pelos loteadores e construtoras
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

foi o aproveitamento de uma rea denominada Lagoa Seca, entre as ruas Juvenal de Melo Senra, Elza Brando Rodarte e Vicente Guimares. Em dois de seus lados, a praa rodeada por edifcios exclusivamente residenciais, em outro lado por edifcios com lojas para a rua e, na quarta lateral, separada por um jardim em aclive, uma pista de rolamento e pelo BH Shopping. Suas dimenses e forma so de um quarteiro, s que no ocupado. A inteno dos seus criadores era de que essa rea contribusse positivamente para a valorizao do bairro e dos imveis. Mas, como o bairro, essa uma praa atpica. Sua rea permanece como privada, mas seu uso pblico, ainda que bastante seletivo. Quem a planejou, executou e atualmente cuida da sua manuteno a Associao dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB).12 A rea livre e til da antiga Lagoa Seca consiste apenas em uma pista de aproximadamente trs metros de largura. No seu interior h um grande espao livre, mas sem condies de uso, seja pela declividade do terreno, seja pelo crrego de gua poluda. Na temporada de chuva essa rea inundada. Resume-se, portanto, a uma pista de caminhada em volta de uma rea mais baixa e livre. Na pista no h bancos nem outros equipamentos de lazer. Durante os dias da semana, suas pistas so intensamente ocupadas por pessoas que fazem caminhadas. Alguns se exercitam acompanhados por um personal trainer. O grupo que caminha e corre abrange vrias faixas etrias. A maioria dessas pessoas est acompanhada, raras so as que andam ou correm sozinhas. Trata-se, portanto, de um exerccio fsico, mas tambm de uma forma de sociabilidade. Os horrios de pico so os do incio da manh e do nal da tarde. No

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

domingo, uma das ruas que contorna a praa fechada, o que permite que tambm as crianas usufruam desse espao com patins, bicicletas, velotrol ou skate. Trata-se de um grupo muito homogneo socialmente: todos so brancos, vestem-se com roupas prprias para caminhada e, pela aparncia, so pessoas dos estratos altos, o que condiz com o perl dos moradores do bairro. No se nota a presena de pessoas de outros estratos sociais. Como se pode ver, um lugar bastante seletivo em relao aos usos e estilos de comportamento. Uma usuria, moradora do bairro vizinho de Buritis, vem a essa praa porque a considera mais segura e mais bem frequentada, e descreve seu pblico como pessoas que gostam de se mostrar com roupas de ginstica (...) h um desle de corpo e de moda, alm de ser um ponto de encontro para outros programas.13 Um aspecto importante para a compreenso dos signicados dos espaos pblicos contemporneos a participao das associaes de bairro, principalmente de bairros de classe alta. No Belvedere, as associaes so muito ativas, a ponto de uma delas ter denido e executado o projeto da praa e atualmente cuidar da sua manuteno. a associao que contrata os cinco funcionrios que cuidam do jardim interno e da limpeza das caladas e tambm ela que arca com os custos da iluminao da praa, conforme o depoimento do presidente da Associao dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB):
Ns que fizemos tudo, a era um buraco. Tudo que voc est vendo no Belvedere fomos ns que zemos, a associao do bairro, o plantio de todas as rvores, ns aterramos a praa, ns

plantamos a grama em volta dela, fizemos o passeio, zemos a iluminao de bolas externas, que diferente da Cemig, o dela de poste de concreto, os nossos so de ferro, aquelas bolas mais charmosas, e pagamos a conta de luz tambm. (Entrevista, setembro de 2004)

Uma moradora explicou a ausncia de bancos na praa como uma tentativa de evitar a permanncia de pessoas indesejveis, o que o presidente da associao conrmou:
A ausncia de bancos foi uma deciso nossa. Ela partiu do princpio: a praa vai ser uma praa de lazer, para criana andar no sbado e domingo, de velocpede, brincar e as pessoas andarem. Porque o primeiro banco que ns colocamos, no domingo veio uma famlia, infelizmente de uma menor posio social no pas, veio da favela com sete mulheres e dez meninos, trouxeram cachaa, deu polcia e j deu confuso. A associao partiu de uma premissa: ou o nosso espao ou o espao que ns no vamos ser donos, e o banco vai nos tirar o direito de dizer: Aqui a nossa convivncia, o nosso encontro. Todo mundo se conhece a, se encontra, ento foi nesse ponto a que ns no colocamos bancos (...) cada um tem o seu limite de car em p ou sentado no meio-o, ento cada um encerra o seu limite e vai embora. (Entrevista, setembro de 2004)

143

O estatuto ambguo de praa propriedade privada e uso pblico tambm se faz presente na forma como a associao assumiu a sua manuteno. O que inicialmente
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

poderia ser visto como uma participao da associao na gesto dos bens pblicos, na verdade, vai bem alm, uma vez que a associao se sente proprietria desse espao, como se constata na fala do seu presidente. Da a ambiguidade: culpa-se o poder pblico por sua ausncia, mas essa ausncia que permite, como nos condomnios fechados (Andrade, 2001), uma gesto privada dos espaos pblicos. Por outro lado, o poder pblico, que h tempos vem transferindo para o setor privado a gesto e manuteno de diversos bens pblicos, exime-se de interveno nos processos de privatizao de bens pblicos.
Ela [a associao] dona da praa. Ela quem faz tudo, ela quem manda, ela quem limpa, ela quem a administra, por ausncia do poder pblico (...). A omisso deles nos leva a fazer tudo, e eles sabendo que a omisso deles e o nosso trabalho importante para eles, um bom relacionamento, eles no falam nada e ns fazemos a nossa parte. como se fosse uma subprefeitura, com autonomia completa. Ns plantamos o que a gente quer, tudo do jeito que ns queremos, plantamos a grama como plantamos as reas verdes. (Entrevista, presidente da associao, setembro de 2004, grifo nosso).

valorizao do bairro, como argumenta o presidente da associao:


Se isso fosse um buraco, como voc vende os prdios da praa? A Lder [construtora] vendeu todas as unidades dela ali rapidinho (...). Eles investem numa publicidade muito barata. (Entrevista, setembro de 2004)

144

As associaes investem ainda na segurana pblica e privada do bairro e da praa. A AMBB construiu o posto policial do bairro e as outras duas associaes Associao dos Comerciantes e dos Amigos do Belvedere doaram para a polcia um carro e uma moto. Alm disso, toda mudana que cause impacto no bairro modicao no sentido do trnsito para realizao de uma obra, instalao de um hipermercado, construo de um conjunto de prdios, entre outras conta com a participao ativa da associao. Certas atividades comerciais consideradas indesejveis tambm so evitadas. Segundo o presidente da associao:
Ns no deixamos colocar uma faixa no bairro. Se voc quiser vender alguma coisa por a, em cinco minutos ns cortamos as faixas, porque proibido por lei. Ns no deixamos camel aqui dentro. No deixamos o cara vir vender jornal, revista na praa, camisa no bairro, roupa. A associao vai, interfere, chama a polcia e briga pelo direito. (Entrevista, setembro de 2004)

Uma grande preocupao dessas associaes a manuteno do valor dos imveis do bairro, o que est intimamente ligado conservao de uma alta qualidade de vida no local, traduzida, atualmente, pela segurana e exclusividade. A praa, alm ser um bem raro na cidade, muito utilizada para as atividades fsicas, o que concorre para a

Assim as associaes garantem que o bairro, apesar do adensamento e dos problemas de trnsito, mantenha o preo mais alto do metro quadrado da cidade. Esse tipo

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

de associativismo recebeu de Emilio Duhau a denominao comunitarismo defensivo e o seu resultado a condominizao da cidade:
De este modo, por una parte se observa el despliegue de un seudo comunitarismo defensivo (y as veces muy agresivo) que en las reas de clase media se expresa a travs de reivindicaciones en torno de la defensa del entorno urbano inmediato, buscando la proteccin del valor de la propiedad, el control de las externalidades urbanas y la exclusividad de los espacios residenciales en tanto que dispositivo de distincin, a travs de instrumentos como los planes de usos del suelo, y de lo que podramos denominar como creciente condominizacin de la ciudad. (Duhau, 2001)

recente campanha publicitria, lanou o seguinte slogan para o bairro: Voc vai descobrir o que viver com estilo.

Praa X
A Praa X localiza-se na regional Norte, em um bairro com caractersticas populares. Conforme a Tabela 1, 41,77% de seus moradores ganha at dois salrios mnimos. Sua forma triangular e com desnveis que conformam trs ambientes distintos. O nvel mais baixo a rea mais sombreada da praa, com rvores altas. Ali h um pequeno teatro de arena e bancos em forma semicircular e em s. Tambm nesse nvel h uma cabine de apoio da Superintendncia de Limpeza Urbana SLU do municpio. Apesar dessa cabine, no h lixeiras na praa. No nvel intermedirio h uma quadra poliesportiva com arquibancadas e cercada por um alambrado. Durante as observaes, os frequentadores a usavam apenas para jogar futebol. No nvel mais alto h trs mesas para jogos com tabuleiros de dama e xadrez pintados , bancos ao redor das mesas, um banco semicircular e alguns canteiros com rvores mdias. Entre os desnveis h escadas. As observaes mostraram que a praa muito mal conservada. A grama no podada, a tela do alambrado est arrebentada em vrias partes e o lixo se espalha pelo cho em toda a sua extenso. A m conservao da praa parece no ter relao com aes de vandalismo, mas com o desgaste devido ao uso ao longo do tempo. O nico sinal de vandalismo foi encontrado nas pichaes, principalmente nos bancos.
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

Se a apropriao da Praa da Lagoa Seca como local de caminhada visa ao cuidado com o corpo e com a sade, tambm pode ser percebida como a celebrao de um estilo de vida e a manuteno de contatos sociais. Essas prticas revelam que tanto a praa como espao pblico, quanto o cuidar do corpo, no podem ser pensados isoladamente, fazem parte de um complexo de relaes sociais em que lugar, estilo de vida, formas de sociabilidade e controles sociais se denem de modo bastante especco. O que se percebe que no se caminha em qualquer lugar, tampouco se caminha de qualquer maneira, h uma preparao para isso que inclui o investimento em roupas, tnis e demais acessrios, smbolos trocados durante as caminhadas e nos pontos de encontro. Esse estilo de vida reforado pela Associao dos Amigos do Belvedere, que, em

145

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

146

A praa contornada por trs ruas, com alguns estabelecimentos comerciais fechados, exceto uma sorveteria e uma ocina. As casas, como os bancos da praa, esto pichadas. Seus frequentadores so os moradores do bairro e o que eles procuram o que se pode chamar de lazer na praa. As crianas soltam pipa e correm, os adolescentes jogam futebol, h casais de namorados e muita gente ca ali apenas conversando. No h nenhum comrcio no interior da praa. Outro aspecto particular nesse espao so pessoas que cam nas caladas em frente praa na porta de suas casas , conversando, brincando ou apenas observando. comum encontrar um senhor que coloca uma cadeira diante de sua casa e ca ali observando a praa. Vez por outra ele toca saxofone, o que d a impresso de que as caladas tambm fazem parte da praa. Enfim, a praa e seus arredores abrigam um tipo de sociabilidade mais tradicional, tpica de bairros com relaes de vizinhana mais consolidadas. Um aspecto que chamou a ateno nessa praa foi a presena constante de um grupo de adolescentes predominantemente homens , que normalmente se senta em torno das mesas de jogos para conversar, jogar baralho e, principalmente, fumar maconha. Esses jovens frequentam a praa h aproximadamente dois anos14 e a maior parte deles est desempregada e no estuda. Foram entrevistados dez jovens, entre os quais apenas dois estudam e trs trabalham, em todos os casos no emprego informal. Um ajuda o pai, que pedreiro, quando h servio; outro catador de papel e vigia carros; e outro trabalha com o tio num bar: Meu tio tem um bar (...) e eu co l ajudando ele. Todos so moradores da regio
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

e o fato de ali fumarem maconha no causa grande reao nos outros frequentadores. Apenas uma entrevistada reclamou, j os outros frequentam a praa sem se importarem com a presena desses jovens. Em geral esses jovens vo ali apenas durante o dia, porque dizem que noite a praa muito perigosa. Como afirma um entrevistado: Eu venho s de tarde e venho de noite s vezes. (...) fica mais cheio, os caras mais barra pesada. Em todo o pero do de observao no se viu nenhum policial na praa. Uma senhora que a frequenta relatou-nos que, embora nunca tenha sofrido ou presenciado qualquer tipo de violncia ali, no se sentia segura, j que no havia a presena da polcia. Sobre isso dois adolescentes respondem: Segurana no tem aqui no, eu nunca vi polcia aqui. Eu nunca vi polcia aqui. Ouvi falar uma vez que veio polcia noite, mas os caras circulou. O mal estado de conservao e a ausncia de ocorrncias policiais (durante o ano de 2003, no foi registrada nenhuma ocorrncia na praa) so indicadores da ausncia do poder pblico, que, na perspectiva dos adolescentes, um aspecto positivo, pois torna a praa segura para fumar um. Mas, para a maioria dos moradores, inclusive o grupo de adolescentes, torna a praa inacessvel, porque perigosa no perodo noturno. Como se percebe, as estratgias de controle dessa praa so inteiramente diferentes das duas primeiras. A Praa JK vigiada por policiais militares e a Praa da Lagoa Seca, por segurana privada, alm de gerida por associaes de moradores. Na praa da regio Norte, diferentemente, no h controle pelo poder pblico, tampouco por segurana privada. Os prprios usurios evitam a praa quando est muito vazia e,

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

principalmente, no perodo noturno, quando ocupada por um grupo que os moradores, provavelmente por medo, no identicam bem, mas dizem ser perigoso.

rea de Lazer e Esporte Via Expressa


Inaugurada em 27 de junho de 2004, a rea de Lazer da Via Expressa conhecida pelos seus frequentadores como Praa da Via Expressa ou Praa dos Skatistas. Situada no canteiro central da Via Expressa, avenida de intenso uxo de carros, seu formato triangular e, antes de ser praa, havia ali um lote vago. Fechada por uma cerca de aproximadamente dois metros de altura, seu acesso se d por um grande porto situado num dos vrtices do tringulo. Paralela cerca, uma pista de cooper asfaltada contorna a praa. Mais internamente, num dos lados do tringulo, h uma pista de bicicross de areia e com uma elevao circundada por uma rea gramada. No lado oposto dessa pista, ocupando todo um lado do tringulo, h uma pista de skate, com rampas de concreto e barras de ferro, que tambm servem para a prtica do esporte. H outra pista de skate, de concreto, em formato abaulado. H ainda bancos em semicrculo, um bebedouro e aparelhos de ginstica. A histria dessa praa, embora recente, emblemtica para a reexo sobre os usos de espaos pblicos na contemporaneidade, entre outros motivos por ser gradea da e fechada ao pblico durante a noite. A praa abre s seis da manh e fecha s dez da noite.

Situada na regional Noroeste e prxima a uma vila Vila So Vicente e a trs bairros Corao Eucarstico, Minas Brasil, Padre Eustquio a Praa da Via Expressa um espao pblico cuja gerncia cabe no s prefeitura de Belo Horizonte, mas tambm ao Conselho Permanente de Usu rios CPU composto por 13 entidades, entre associaes de moradores do bairro Corao Eucarstico e da Vila So Vicente , de skatistas e de comerciantes. Percebe-se aqui o associativismo, como na Praa da Lagoa Seca, mas numa parceria formal com o poder municipal e, nesse caso, a distncia em relao Praa da Lagoa Seca grande, j que esta um espao privado com uso pblico e mantido por associaes de bairro. Aqui, diferentemente, trata-se de um espao pblico mantido pela prefeitura em parceria com entidades abrigadas num conselho. Na portaria que formaliza a gesto da rea de Lazer, essa parceria torna-se clara:
O Secretrio Municipal de Esportes (...) resolve: Artigo 1 O Equipamento Esportivo ser gerenciado de forma compartilhada entre a Secretaria Municipal de Esportes, a Secretaria Municipal da Coordenao de Gesto Regional Noroeste e o Conselho Permanente de Usurios CPU, cujos membros sero eleitos por votao em assemblia e que ter a funo de organizar e fiscalizar o agendamento das atividades a serem realizadas no local, atravs da normatizao assinada pelas partes. (Portaria 003/2004. In: Belo Horizonte, 2004).

147

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

148

Embora haja uma gesto compartilhada, as entrevistas com alguns usurios da praa revelaram que eles desconhecem esse fato. Perguntados se sabiam quem cuidava da praa, alguns diziam que no sabiam e outros armavam ser a prefeitura. Nas pistas de skate h grates e pichaes e numa delas se l: Its just skate, but I like it. Os grates foram executados com a permisso da prefeitura com o objetivo de evitar as pichaes, uma vez que os pichadores no costumam pichar sobre grates. No entanto, nos outros espaos no gratados havia pichaes. Constatou-se a existncia de dois grupos muito distintos de usurios da praa. De um lado, os skatistas, jovens entre 14 e 18 anos, predominantemente homens (vez ou outra possvel ver uma ou duas meninas, na mesma faixa etria, andando de skate) e, em geral, de classe baixa, dado que a maioria dos jovens entrevistados em dias de semana residia na favela prxima praa. De outro lado, adultos homens e mulheres que usam a pista de cooper e parecem, ao menos pela forma de vestir, pertencer a um estrato social mais elevado. Nos ns de semana h tambm crianas acompanhadas de adultos, que levam bicicleta, patins ou skate e, nos dias de semana, adolescentes com uniforme escolar. Nos dias de semana, a praa frequen tada majoritariamente por moradores dos bairros vizinhos e, nos fins de semana, por pessoas de diferentes regies de Belo Hori zonte e Contagem. Em conversa com os usu rios de bairros mais distantes, percebeu-se que estavam ali porque passaram pela avenida em outra ocasio e viram a praa ou porque caram sabendo de uma nova praa em Belo Horizonte com equipamentos para a prtica do skate.
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

Quando os pesquisadores de campo15 iniciaram a observao nessa praa, havia uma faixa em que os moradores da Vila So Vicente agradeciam ao prefeito e a uma vereadora a construo da praa. Embora a faixa iniciasse com os moradores da Vila So Vicente, a assinatura era: Skatistas da regio. A vereadora revelou-nos, em conversa por telefone, que o projeto surgira de demandas de diferentes grupos da regio, entre os quais os skatistas, algumas associaes de moradores e de comerciantes. Ainda segundo ela, o fechamento teria sido deciso dos usurios representados pelo Comit Permanente de Usurios (CPU). A maioria dos usurios entrevistados desconhecia o motivo do fechamento da praa, mas imaginava que seria uma estratgia contra a ao de vndalos. Um funcionrio da prefeitura relatou-nos que os moradores pediram que a praa fosse fechada para evitar esse tipo de ao. O que nos parece, entretanto, que o fechamento da praa, anlogo ausncia de bancos na Praa da Lagoa Seca, seria uma estratgia para evitar a presena de pessoas indesejveis. Outra hiptese que ofereceria proteo para brinquedos como bolas ou mesmo skates no carem na via pblica. Mas essa proteo no justica o fechamento noite. Portanto, a hiptese que nos pareceu mais plausvel a de evitar que os moradores de rua, que se concentram na Via Expressa e nos seus viadutos, faam da praa um local de moradia ou pelo menos de pernoite. Tanto a Praa X como a Praa da Via Expressa tm a presena marcante de jovens. Ainda que os desta ltima sejam mais jovens, com idade variando entre 14 e 18 anos e todos os entrevistados estudam e alguns j trabalham. Diferenciam-se tambm

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

por apresentarem um perl mais reivindicativo e participativo.

Consideraes nais
Como dito no incio deste artigo, o modo de apropriao de algumas praas em Belo Horizonte parece sugerir que as reexes recentes que apontam para a morte do espao pblico devem ser relativizadas. Entretanto, h que se considerar signicativas mudanas nas formas de apropriao dos espaos pblicos e de sociabilidade entre seus usurios. As praas so hoje muito mais utilizadas para os exerccios fsicos, ainda que certos valores e estilos de vida sejam explicitados por meio desses usos. No se trata, portanto, de simples voyeurismo ou de participao passiva, como disse Sennett (1988). Outro aspecto dessas recentes transformaes o cuidado com a segurana, presente no comportamento dos usurios, nas aes das associaes de bairro, do poder pblico, das empresas privadas e dos grupos de usu rios. Nota-se tambm um comportamento mais segregacionista. As praas so bastante frequentadas, mas busca-se cada vez mais a convivncia entre iguais e a segregao socioespacial que se observa na cidade reproduzida nos seus espaos pblicos. Ou seja, no h uma recusa praa, mas uma recusa em interagir com as diferenas. Dessa forma, uma das qualidades dos espaos pblicos, a possibilidade do encontro com o diferente, vem sendo evitada pelos novos usurios dos espaos pblicos. Por m, interessante analisar a ao do poder pblico nessas quatro praas. Na Praa JK, o projeto elaborado pelo poder

pblico tentou contemplar o uso, ainda que segmentado, dos diferentes frequentadores, o que garante hoje a presena ainda que com poucas possibilidades de interao dos dois grupos, os de classe mdia e os moradores da favela. Na Praa X, o que se nota o abandono por parte do poder pblico. Essa praa carece de cuidados mnimos, como limpeza, colocao de lixeiras e at mesmo a ao da polcia. Apesar das insistentes armaes de que no um lugar seguro noite, nenhuma ocorrncia foi registrada no local, durante todo o ano de 2003. Isso contrasta com as duas outras praas da regional Centro Sul Praa JK e da Lagoa Seca onde a presena da polcia (pblica ou privada) mais efetiva. Nessa ltima, a situao atpica: trata-se de um espao de uso pblico, mas cuja gesto privada. Em consequn cia, um lugar extremamente segregado. J no caso da rea de Lazer e Esportes Via Expressa, o poder pblico, pressionado pelas demandas dos moradores, opta pelo fechamento do espao pblico. E, ainda que sua constituio tenha contado com a participao de vrias entidades, ele desaa uma outra dimenso to cara aos espaos pblicos: a natureza de espao aberto a todos. De todo modo, o que se constatou que as quatro praas investigadas so muito frequentadas. Assim, como pensar em morte ou renncia aos espaos pblicos? evidente, como revelado em todo o texto, que, num contexto de exacerbao da criminalidade urbana nas grandes cidades, h, por um lado, maior controle da frequncia e das interaes nos espaos pblicos e, por outro lado, a intensicao das interaes entre iguais, mas as pessoas continuam se apropriando e interagindo nos espaos pblicos das grandes cidades.
cadernos metrpole 21 pp. 131-153 10 sem. 2009

149

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

Luciana Teixeira de Andrade Sociloga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Ps-Graduao e do Departamento de Cincias Sociais da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (Minas Gerais, Brasil). landrade@pucminas.br Juliana Gonzaga Jayme Cientista Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Antropologia e Doutora em Cincias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais e dos cursos de Publicidade e Propaganda e Servio Social (Minas Gerais, Brasil) julianajayme@pucminas.br Rachel de Castro Almeida Arquiteta Urbanista pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Doutoranda e Mestre em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Professora de Sociologia da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Coordenadora da equipe de tutoria da Associao Internacional de Educao Continuada (Minas Gerais, Brasil) rachelalmeida@terra.com.br

150

Notas
(*) Uma primeira verso deste artigo foi apresentada no XXVIII Encontro Anual da Anpocs, no grupo de trabalho Metrpoles: segmentao, sociabilidade e cidadania. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi financiada pelo Fundo de Incentivo Pesquisa da PUC Minas e o trabalho de campo contou com a decisiva participao de Helosa Helena de Souza e Jeremias Farias Abbud, alunos do Curso de Cincias Sociais da PUC Minas. (1) Ver o trabalho de Leite (2004) sobre o histrico bairro do Recife. Sobre os usos do espao pblico em Belo Horizonte, ver Almeida (2001); Teixeira (2003); Gois (2003). (2) Alguns grupos fazem dos espaos pblicos espaos da privacidade, quando, por exemplo, os transformam em local de moradia, como aponta Arajo (2004, p. 10): A construo de moradias improvisadas explicita (...) a presena da esfera privada em locais pblicos, trazendo um novo recorte para pensarmos as fronteiras entre pblico e privado. (3) Trata-se do Programa Adote o Verde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Parceria entre a administrao municipal e a iniciativa privada e a comunidade em geral, com o objetivo de viabilizar a implantao e, principalmente, a manuteno de parques, praas, jardins, canteiros centrais de avenidas e demais reas verdes pblicas da cidade. responsvel, hoje, pela manuteno de cerca de 300 espaos verdes do municpio (site da PBH, acessado em agosto de 2004). (4) Nessa praa um grupo de jovens consome regularmente maconha. Eles participaram da pesquisa com a condio, proposta por ns, de que no seriam identificados. Por isso o bairro e a localizao precisa da praa no so revelados e a denominamos Praa X.

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

(5) Sobre as praas centrais e suas relaes com o plano original da cidade ver Arroyo (2004). (6) Cada AED tambm denominada rea de ponderao compreende um conjunto de bairros cujo nmero varia segundo as suas respectivas densidades populacionais. (7) A identificao dos bairros que compem cada AED privilegiou os nomes dos bairros maiores e mais conhecidos, como forma de facilitar a sua identificao. Ver Metrodata, Observatrio das Metrpoles. http://web.observatoriodasmetropoles.net/ (8) Optamos por utilizar o ndice de Vulnerabilidade Social para a escolha das Regionais a serem pesquisadas por permitir identificar espacialmente as reas de maior e menor vulnerabilidade social em Belo Horizonte (Nahas, 2002). (9) Devido sua dimenso, a prefeitura a classifica como parque, mas aqui considerada como praa por ter forma e usos similares s praas, e, especialmente, porque seus frequentadores a chamam de praa. (10) Em Belo Horizonte, as favelas so denominadas vilas pelo poder pblico e em muitos lugares essa denominao tambm empregada pelos moradores, que a preferem devido s conotaes negativas do termo favela. Neste texto usaremos ora uma, ora outra denominao. (11) Alm de vigiarem os carros, em alguns eventos os moradores da Vila so contratados como seguranas. Sobre as difceis relaes entre estratos sociais diferentes, mas que vivem prximos, ver Ribeiro et al. (2004). (12) Na regio existem trs associaes. A mais antiga a Associao dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), que rene os moradores do Belvedere I e II. Com a aprovao do Belvedere III surgiram mais duas associaes: a Associao dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) e a Associao dos Comerciantes do Belvedere. (13) Como esse espao no existe oficialmente como praa, at porque praa um espao de domnio pblico, no foi possvel, nos registros de crimes da Polcia Militar, isolar aqueles referentes ao local. O que se tem so registros dos crimes ocorridos nas ruas que contornam a praa. Segundo esses dados, em 2003 foram registrados a trs crimes: um roubo mo armada de veculoautomotor, um roubo mo armada a transeunte e um roubo a transeunte. (14) Todos os garotos entrevistados disseram na poca (2004) frequentar a praa h um ou dois anos. Numa pesquisa anterior nessa mesma praa, durante o ano de 2000, no foi registrada a presena desse grupo. (15) Jeremias Abbud, estudante do curso de Cincias Sociais e Jlia Guimares Mendes, estudante do curso de Jornalismo, ambos da PUC Minas.

151

Referncias
ALMEIDA, R. de C. (2001). Espao pblico e paisagem urbana: um estudo sobre duas praas de Belo Horizonte. Dissertao de Mestrado Belo Horizonte, PUC Minas. ANDRADE, L. T. de. (2001). Condomnios fechados da Regio Metropolitana de Belo Horizonte: novas e velhas experincias. Anais do IX Encontro Nacional da Anpur, Rio de Janeiro, 28 de maio e 1 de junho, v. 2, pp. 936-943.

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

luciana teixeira de andrade, juliana gonzaga jayme e rachel de castro almeida

ANDRADE, L. T. de. (2003). Segregao socioespacial e construo de identidades urbanas. In: MENDONA, J. G. de e GODINHO, M. H. de L. (orgs.). Populao, espao e gesto na metrpole. Belo Horizonte, PUC-Minas. ARAJO, W. M. de. (2004). Populao de rua em Belo Horizonte: a reinveno de espaos domsticos no improviso da moradia. Dissertao de Mestrado. Belo Horizonte, PUC Minas (mimeo). ARROYO, M. A.(2004). Reabilitao urbana integrada e a centralidade da Praa da Estao. Dissertao de Mestrado. Belo Horizonte, PUC Minas. AUG, M. (1994). No lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, Papirus. BELO HORIZONTE (2004). Dirio Oficial do Municpio. Belo Horizonte, Ano X, no 2172, mar. CALDEIRA, T. P. do R. (2000). Cidade de muros: crime, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo, Edusp. DAVIS, M. (1993). Cidade de quartzo: escavando o futuro em Los Angeles. So Paulo, Scritta. DUHAU, E. (2001). Las metrpolis latinoamericanas en el siglo XXI: de la modernidad inconclusa a la crisis del espacio pblico. Cadernos Ippur, v. XV, n. 1, jan./jul, pp. 41-68. GIDDENS, A. (1997). Modernidade e identidade pessoal. Oeiras, Celta. GOIS, A. J. (2003). Parque Municipal de Belo Horizonte: pblico, apropriaes e significaes. Dissertao de Mestrado. Belo Horizonte. PUC Minas. GUIMARES, B. M. (1991). Cafus, barracos e barraces: Belo Horizonte, cidade planejada. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, Iuperj.

152

HANSEN, R. S. (2002). El espacio pblico en el debate actual: una reflexin crtica sobre el urbanismo post-moderno. Eure, Santiago, v. 28, n. 84. KAZTMAN, R. (2001). Seducidos y abandonados: el aislamento social de los pobres urbanos. Revista de La Cepal, n. 75. LEITE, R. P. (2002). Contra-usos e espao pblico: notas sobre a construo social dos lugares na Manguetown.Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, v. 17, n. 49, pp. 115-134. ________ (2004). Contra-usos da cidade: lugares e espao pblico na experincia urbana contempornea. Campinas, Editora Unicamp/UFS. LOFLAND, L. H. (1985). A world of strangers: order and action in urban public space. Ilinois, Waveland Press. MATTA, R. da (1997). Espao-casa, rua e o outro mundo: o caso do Brasil. In: A Casa e a Rua: espao, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco. NAHAS, M. I. P. (2002). Mapeando a excluso social em Belo Horizonte. Disponvel em: http://www. pucminas.br/idhs REVISTA ENCONTRO, Especial Mercado Imobilirio, Belo Horizonte, junho de 2004. RIBEIRO, L. C. de Q.; CRUZ, G. dos R. e MABERLA, J. E. C. Proximidade e distncia social: reflexes sobre o efeito do lugar a partir de um enclave urbano. A cruzada de So Sebastio no Rio de Janeiro. Disponvel em http://web.observatoriodasmetropoles.net/. Acesso em agosto de 2004. RODRIGUES, M. G. (2001). Zona de fronteira: os limites da gesto urbana. Dissertao de Mestrado em Cincias Sociais. Belo Horizonte, PUC MInas.

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

espaos pblicos: novas sociabilidades, novos controles

SENNETT, R. (1988). O declnio do homem pblico: as tiranias da intimidade. So Paulo, Cia. das Letras. SERPA, A. S. P. (2003). Apropriao social versus requalificao dos parques e praas na capital baiana. In: ESTEVES JR., M. e URIARTE, U. M. (orgs.). Panoramas urbanos: reflexes sobre a cidade. Salvador, EDUFBA. ________ (2007). O espao pblico na cidade contempornea. So Paulo/Salvador, UFBA/Contexto. SIMMEL, G. (1939). Sociologia: estudios sobre las formas de socializacin. Buenos Aires, Espasa-Calpe. SOUZA, M. L. de (2000). O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemtica scio-espacial nas metrpoles brasileiras. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil. TEIXEIRA, A. E. (2003). Territrios homoerticos em Belo Horizonte: um estudo sobre interaes sociais nos espaos urbanos da cidade. Dissertao de Mestrado. Belo Horizonte, PUC Minas.

Recebido em dez/2008 Aprovado em mar/2009

153

cadernos metrpole 21

pp. 131-153

10 sem. 2009

Anda mungkin juga menyukai