Anda di halaman 1dari 9

PPP propriamente dita (regula-se pela pena abstratamente prevista) 1) Tcio, com 20 anos de idade, sem qualquer antecedente

criminal, trabalhador e estudante, mandou um bilhete para Mvio, com expresses difamat rias contra !aio" !onsumado o crime do art" 1#$, !%&, !aio requereu ' (utoridade %olicial a apura)*o dos fatos atravs de inqurito policial, mas a %olcia demorou 1 ano e + meses para saber quem era o autor do delito" ,nt*o, !aio, dois meses depois da descoberta da autoria, promoveu a a)*o penal de iniciativa privada, sendo que a queixa-crime foi recebida um m.s depois do seu protocolo em /u0o" (nalise eventual incid.ncia da prescri)*o e da decad.ncia, explicando"

PPP superveniente ou intercorrente (110 par. 1 )


$) ,m um processo-crime, o ru restou condenado a 1 meses de deten)*o" 2 Ministrio %3blico, intimado da senten)a, deixou transcorrer 4in albis5 o pra0o recursal" 2 ru somente foi locali0ado e intimado 10 meses depois, apelando ent*o" 6uando o Tribunal 7ul8ou a apela)*o 9 e lhe ne8ou provimento 9 7: haviam transcorrido mais de dois anos da data da publica)*o da senten)a" 2 ac rd*o transitou em 7ul8ado" ;ouve a extin)*o da punibilidade<

O tempo decorrido entre a publicao da sentena condenatria e o julgamento da apelao da defesa suficiente para a prescrio com base na pena concreta (109, VI !

PPP propriamente dita (regula-se pela pena abstratamente prevista) 2) =o =atal de 2002, (lberico teve furtada >!%, 1??, 4caput5) a bicicleta herdada do pai e que esquecera defronte sua mercearia" 2ntem, ao efetuar uma entre8a, reconheceu na casa de um cliente a sua bicicleta, da qual possua, inclusive, a numera)*o de quadro" @nda8a-seA possvel, ainda, a ado)*o de al8uma medida policial ou 7udicial< %or qu.< "ranscorreram desde a data do fato at o ac#ado da $res furti%a& ' anos, 10 meses e 1( dias! )ou%e prescrio (*+, 109, IV , ' anos

PPP retroativa #) Bm crime de amea)a >!%, 1C+) ocorreu em 1$-0C-2001" ,m 1+-0+-2001 foi recebida a den3ncia" ,m 2?-0$-2011 foi publicada a senten)a 9 que condenou o autor a dois meses de deten)*o 9 a qual transitou em 7ul8ado para a acusa)*o em 0?-10-2011" ;ouve prescri)*o< Ocorreu a prescrio retroati%a, tomando-se por base a pena concreta, %isto .ue, entre a data do recebimento da den/ncia e a publicao da sentena, transcorreram mais de dois anos (*+, 109, VI !

PPP retroativa (antes da denncia !) C) ( autoria de um crime de inc.ndio >!%, 2?0, 4caput5) s foi descoberta $ anos ap s sua ocorr.ncia" Tr.s meses depois, foi recebida a den3ncia, oferecida com base no inqurito policial" 2utros 10 meses depois, foi prolatada senten)a que condenou o autor a tr.s anos de reclus*o" @ntimado, apelou o Ministrio %3blico, visando ao aumento da pena, mas o recurso acabou improvido, em 7ul8amento reali0ado ap s mais seis meses, tornando-se definitiva a decis*o" 2correu a prescri)*o< *omo se obser%a, entre o fato e o recebimento da den/ncia, transcorreram mais de ' anos, tempo superior ao pre%isto no art! 109, IV, tendo em %ista a pena concreta! *om a reforma de 0010, toda%ia, no se opera a prescrio retroati%a!

Causas impeditivas da prescrio CP! 11" #corr$ncia da PPP superveniente ou intercorrente em ra%o da menoridade do r&u ?) Bm ano depois de instaurada uma a)*o penal por crime de bi8amia >!%, 2#?), o /ui0 determinou o seu sobrestamento, em ra0*o de notcia, vinda aos autos, de exist.ncia de a)*o no /u0o !vel visando ' declara)*o de nulidade do primeiro casamento do acusado, Dlorindo &ele0a, de 20 anos de idade" 2n0e meses depois, passa em 7ul8ado a senten)a do /u0o !vel, declarando improcedente a a)*o e, consequentemente, v:lido o primeiro casamento" 2 processo penal retoma o seu curso e, decorridos mais um ano e um m.s, publicada senten)a que condena Dlorindo a dois anos de reclus*o" Eomente a defesa apelou, visando ' absolvi)*o" *om o tr1nsito em julgado da sentena para a acusao, surge a possibilidade de %erificar-se a prescrio retroati%a, com base na pena concreta! O pra2o de prescrio, relati%o 3 pena de dois anos, de 4 anos (*+, 109, VI ! 5lorindo 6ele2a, toda%ia, menor de 01 anos, o .ue determina a reduo desse pra2o pela metade (*+, 117 ! 8omando-se os per9odos decorridos entre o recebimento da den/ncia e o sobrestamento da ao pena (1 ano , e entre o tr1nsito em julgado da sentena do ju92o c9%el e a publicao da sentena condenatria .ue transitou em julgado para a acusao (1a1m c#ega-se ao total de 0a1m, suficiente para a +++ (retroati%a !

PPP retroativa operante (a sentena absolut'ria no interrompeu o pra%o) F) Bm autor de les*o corporal leve foi denunciado e, 1 ano e 2 meses depois, viu-se absolvido em primeira instGncia" ,m conseqH.ncia de recurso da acusa)*o, o Tribunal de /usti)a reformou a senten)a, 2 anos depois, condenando o ru ' pena mnima cominada no art" 12$, !%&" ;ouve prescri)*o< Ocorreu a prescrio retroati%a uma %e2 .ue a sentena absolutria recorr9%el no causa interrupti%a do pra2o prescricional!

PP( (tempo restante da pena) +) %olicarpo, condenado a F meses de reclus*o, reincidente, de 21 anos de idade, fu8iu em 2#-0?-200C, ap s ter cumprido 2 anos e 1 m.s de sua pena" Doi locali0ado pela %olcia apenas em 1#-0F-2011" :a ocasio da fuga, falta%a a +olicarpo cumprir ( anos e 11 meses de sua pena! O tempo de prescrio correspondente de ' anos (*+, 109, IV , .ue #; #a%iam transcorrido .uando aconteceu a recaptura! "ratando-se, porm, de condenado reincidente, o lapso prescricional de%e ser acrescido de um tero (0 anos e ' meses ! :o esta%a, destarte, e<tinta a punibilidade!

)o decad$ncia! mas sim prescrio 1) Eemana passada, ,merentina soube que o autor de uma in73ria feita p3blica em seu perfil do stio eletrInico do 42rJut5, no m.s de 7aneiro de 2001, fora uma ex-cole8a de trabalho, a qual ali inscrevera ad7etiva)*o desairosa ' ofendida >48orda, fedida e encalhada5), dentre outros eptetos" %ode ela exercer, ainda, seu direito de queixa< %or qu.<

Anda mungkin juga menyukai