Anda di halaman 1dari 5

92

M.F. GOMES FILHO et al.


Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, v.4, n.1, p.92-96, 2000 Campina Grande, PB, DEAg/UFPB

INFLUNCIA DO TIPO DA COBERTURA VEGETAL SOBRE A EROSO NO SEMI-RIDO PARAIBANO


Celso Augusto Guimares Santos1, Koichi Suzuki2, Masahiro Watanabe3 & Vajapeyam S. Srinivasan4

RESUMO
O tipo de cobertura vegetal, presente numa rea, tem grande influncia sobre o escoamento superficial e a produo de sedimentos. O objetivo do presente trabalho estabelecer uma relao entre o tipo da cobertura vegetal e a eroso do solo nu, mediante uma equao emprica da perda de solo. A equao proposta foi calibrada usando-se dados sintticos gerados por um modelo fsico hidrossedimentolgico, cujos parmetros de eroso foram determinados como valores representativos de uma rea desmatada do semi-rido paraibano. Apresenta-se uma comparao entre os valores calculados pela equao e os dados observados em vrias parcelas de eroso, as quais apresentavam condies de cobertura vegetal e declividade distintas, localizadas na Bacia Experimental de Sum, PB. Esta comparao permitiu uma avaliao da influncia do tipo de cobertura vegetal sobre a eroso do solo. Palavras-chave: cobertura vegetal, modelo de eroso, semi-rido, produo de sedimentos

INFLUENCE OF THE TYPE OF VEGETAL COVER ON SEDIMENT YIELD IN THE SEMIARID REGION OF PARABA STATE ABSTRACT
The type of vegetation cover present in an area, greatly influences the surface runoff as well as the sediment yield. The objective of this paper is to establish a relationship between the type of vegetal cover and erosion by means of an empirical equation for soil loss. The proposed equation was calibrated using synthetic data obtained from a physically-based runoff-erosion model in which the erosion parameter values are representative of a cleared bare-land surface in the semiarid area of Paraba State. A comparison between the values obtained from the equation and the observed data collected from several erosion plots in the Sum Experimental Watershed with different conditions of vegetal cover and slope is presented as an evaluation of the influence of the vegetation cover on soil erosion. Key words: vegetation cover, erosion model, semiarid region, sediment yield

Recebido em 16/11/1999, Protocolo 127/99 1 Professor Adjunto, Dr., Department of Civil and Environmental Engineering, Ehime University, 3-Bunkyo-cho, Matsuyama, Ehime, 790-8577, Japo, Tel./Fax (+81)89-927-9831. E-mail: celso@dpc.ehime-u.ac.jp 2 Professor Titular, Dr., Department of Civil and Environmental Engineering, Ehime University. E-mail: ksuzuki@dpc.ehime-u.ac.jp 3 Professor Adjunto, Dr., Department of Civil and Environmental Engineering, Ehime University. E-mail: nabemasa@dpc.ehime-u.ac.jp 4 Professor Titular, Dr., Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal da Paraba, Av. Aprgio Veloso 882, Campina Grande, Paraba, CEP 58109 - 970, Fax: (0xx83) 310 1388. E-mail: srinivas@rechid.ufpb.br
R. Bras. Eng. Agrc. Ambiental, Campina Grande, v.4, n.1, p.xx-xx, 2000

INFLUNCIA DO TIPO DA COBERTURA VEGETAL SOBRE A EROSO

93

INTRODUO
A cobertura vegetal das bacias hidrogrficas sofre vrias modificaes quer sejam naturais ou artificiais, e estas modificaes produzem os mais variados impactos no meio ambiente. O escoamento superficial um dos primeiros fatores a serem alterados quando a cobertura vegetal da bacia modificada e, conseqentemente, a produo de sedimentos. Para poder explicar a variao na produo de sedimentos com o tipo de cobertura vegetal, foi desenvolvida uma equao de eroso laminar do tipo da equao proposta por Musgrave (1947). No entanto, difcil de se dispor da quantidade de dados necessrios para o desenvolvimento de uma equao desse tipo, razo por que dados sintticos produzidos atravs do modelo fsico hidrossedimentolgico WESP (Watershed Erosion Simulation Program) desenvolvido por Lopes (1987) foram utilizados. Santos et al. (1994) haviam calibrado o citado modelo para uma microbacia desmatada localizada na Bacia Experimental de Sum. Dessa forma, a equao pode ser considerada representativa para uma regio desmatada do semi-rido paraibano. Utilizando-se esses valores como referncia, pode-se fazer comparaes com os dados observados em vrias parcelas de eroso da mesma bacia experimental, as quais apresentam condies de cobertura vegetal e declividade distintas, para uma avaliao da influncia da cobertura vegetal sobre a produo de sedimentos. Apresentam-se, a seguir, o modelo fsico de eroso e escoamento, a gerao dos dados sintticos, a calibrao da equao emprica, os dados observados nas parcelas experimentais de eroso, e finalmente a avaliao comparativa entre os valores previstos pela equao desenvolvida para reas desmatadas e os dados observados em diferentes parcelas de eroso, com diversos tipos de cobertura vegetal.

considerada igual declividade do plano (S f = S 0). Esta aproximao vlida quando os efeitos da gravidade e de atrito dominam sobre os outros fatores na equao da quantidade de movimento, resultando numa relao simples entre a velocidade e a profundidade do fluxo, na forma: u = hm-1 (2)

onde h a espessura da lmina de fluxo (m), um parmetro de rugosidade da superfcie e m um parmetro geomtrico. A combinao da Eq. (2) com a equao de Manning para escoamento turbulento sobre planos de grande largura resulta em: = (1/n) S01/2 m = 5/3 (3a) (3b)

A produo de sedimentos igual eroso menos a deposio. A eroso por sua vez devido ao impacto das gotas da chuva e devido fora de cisalhamento do escoamento. Dessa forma, o fluxo de sedimento pode ser expresso por: = e1 + eR - d (4)

onde eI a taxa de desprendimento de sedimentos pelo impacto da chuva, eR a taxa de desprendimento de sedimentos pela fora de cisalhamento, e d a taxa de deposio de sedimentos. A taxa de desprendimento eI (kg m-2 s-1) dada por: e1 = K1 Ire (5)

MATERIAL E MTODOS
O modelo hidrodinmico O modelo escolhido a ser aplicado neste trabalho foi o modelo WESP, pois o mesmo foi desenvolvido para simular a resposta hidrossedimentolgica de pequenas bacias e j foi calibrado com sucesso para uma regio semi-rida nordestina. O modelo, sendo do tipo hidrodinmico, oferece a possibilidade de sucesso quando aplicado a uma ampla faixa de condies e ajuda na compreenso dos processos naturais possibilitando, assim, uma ponte entre a teoria e a aplicao hidrolgica (Lopes & Lane, 1987). O modelo usa a equao de Green-Ampt modificada por Mein & Larson (1973) para modelar a infiltrao. Esta equao fornece, para a taxa de infiltrao, a expresso (Lopes, 1987):
NS (1) f (t) = K S 1 + F( t ) onde f(t) a taxa de infiltrao (m s-1), KS a condutividade hidrulica do solo (m s-1), NS o parmetro do potencial de capilaridade na frente de molhamento (m), F(t) a altura acumulada de gua infiltrada (m) e t a varivel tempo (s). O fluxo superficial considerado variado e unidimensional e a equao para a velocidade do escoamento superficial nos planos pode ser obtida a partir da aproximao da onda cinemtica, em que a declividade da linha de energia

onde KI um parmetro de destacamento do solo pelo impacto da chuva (kg s m-4), I a intensidade da chuva (m s-1), e re a intensidade de chuva efetiva (m s -1). A taxa de eroso eR (kg m-2 s -1) expressa por: eR = KR 1.5 (6)

onde KR um fator de destacamento pela tenso de cisalhamento do escoamento (kg m N-1.5 s-1) e a tenso de cisalhamento efetiva (N m-2) dada por: = RH Sf (7)

onde o peso especfico da gua (N m-3) e RH o raio hidrulico do fluxo igual profundidade do fluxo, para grandes larguras. Finalmente, a taxa de deposio de sedimentos d (kg m-2 s-1) dada por: d = Vs c (8)

onde um coeficiente que depende das propriedades do solo e fluido admitido ser igual a 0,5 para planos (Lopes, 1987), c(x,t) a concentrao de sedimentos em transporte (kg m-3), e Vs a velocidade de queda da partcula (m s-1) calculada pela equao de Rubey (Raudikivi, 1976):
R. Bras. Eng. Agrc. Ambiental, Campina Grande, v.4, n.1, p.92-96, 2000

94

C.A.G. SANTOS et al.

Vs = Fo

( s )

gd s

(9)

na qual
Fo = 2 + 3 36 2 36 2 s s gd 3 gd 3 s s 1 1

(10)

onde s o peso especfico do sedimento (N m-3), a viscosidade cinemtica da gua (m2 s-1), ds o dimetro mdio do sedimento (m) e g a acelerao da gravidade (m s-2). Dados sintticos Os dados sintticos de eroso foram gerados admitindo-se chuvas de intensidades diferentes sobre parcelas hipotticas de um metro de largura, de comprimentos de 30, 100 e 300 m e com declividades de 4%, 10% e 20%, perfazendo um conjunto de nove parcelas. As intensidades das chuvas aplicadas nessas parcelas foram de 10, 20 e 50 mm h-1 e os valores da produo de sedimentos em cada parcela, quando submetida s diversas intensidades das chuvas, foram calculados pelo modelo WESP, exposto no subitem anterior. Os parmetros de eroso foram aqueles calibrados para a regio semi-rida paraibana, que constituem o parmetro de destacamento do solo pelo impacto da chuva KI, presente na Eq. (5), e o parmetro de destacamento pela tenso de cisalhamento do escoamento KR, na Eq. (6). Santos et al. (1994) determinaram os valores mdios para esses parmetros (KI e KR), como sendo 5,1 108 kg s m-4 e 2,1 kg m N-1,5 s-1, respectivamente. Estes valores foram obtidos mediante calibrao do modelo para uma microbacia desmatada da Bacia Experimental de Sum de rea igual a 0,48 ha, permetro de 302 m, declividade igual a 7,1% e dimetro mdio dos sedimentos igual a 0,50 mm. Para os parmetros de infiltrao foi admitido o valor de 5 mm h-1 para a condutividade hidrulica saturada do solo KS (Eq. 1) baseado em testes de campo, e o valor zero para o parmetro do potencial de capilaridade na frente de molhamento
I S0 4
10 20 50 10 20

NS, na Eq. (1) para o estado de saturao. Outro valor que deve ser mencionado aqui o coeficiente de rugosidade da equao de Manning, n, assumido igual a 0,02, baseado no tipo do solo, tamanho dos sedimentos e caracterstica da superfcie. Uma vez tendo-se as dimenses das parcelas, intensidades das chuvas e valores dos parmetros de eroso, o programa WESP foi utilizado para obter os valores da produo de sedimentos E. A Figura 1 (A, B, C) apresenta os valores simulados pelo modelo WESP para as diversas condies de comprimento da parcela, intensidade de chuva e declividade da parcela. Calibrao da equao emprica Musgrave (1947) sintetizou os resultados de anlises de medies da perda de solo sob diversas condies e expressou a taxa de perda de solo E por uma equao emprica: E = L1 I2 S03 (11)

onde um parmetro de cobertura e erodibilidade inerente do solo, 1, 2 e 3 so expoentes constantes, L o comprimento da rampa, S0 a declividade, e I a intensidade da chuva, conforme descritos anteriormente. Para se determinar os expoentes e o parmetro desta equao, se faria necessrio a coleta de um nmero muito grande de dados observados para a rea desejada, o que s vezes se torna uma tarefa impossvel ou fora da realidade de vrias regies, principalmente nos pases em desenvolvimento, devido ao alto custo de coleta de dados de campo. Com o intuito de simplificar tal tarefa, dados sintticos foram gerados baseados nos processos e propriedades fsicas, apresentados no subitem O modelo hidrodinmico. Os expoentes da equao foram ento determinados atravs do ajustamento da Eq. (11) aos dados sintticos obtidos atravs da simulao usando o modelo WESP, conforme apresentado na Figura 1A, B e C. Os expoentes 1, 2 e 3 so as declividades das linhas retas obtidas na Figura 1 e a equao final obtida foi:

(A)

(a)

S0 4

10 20

102 10 Produo de Sedimentos E0 (kg m-2 h-1)

30 100 300

(B)

(b)

10 20 50

30 100 300

(C)

(c)

10 10

0 0

10 10 1 101 10

-2 2

10 10

2 2

10

1 101

10 10

1 1

Comprimento L (m)

Intensidade de Chuva re (mm h-1)

Declividade S0 (%)

Figura 1. Relao entre a produo de sedimentos simulada e comprimento de rampa L (A), intensidade da chuva efetiva re (B), declividade S0 (C)
R. Bras. Eng. Agrc. Ambiental, Campina Grande, v.4, n.1, p.92-96, 2000

INFLUNCIA DO TIPO DA COBERTURA VEGETAL SOBRE A EROSO

95

E = 1,91 10-5 L0,9 re1,91 S01,04

(12)

Escoamento L0 (mm)

10

onde E est em kg m-2 h-1, L em m, S0 em percentagem, e re a intensidade da chuva efetiva em mm h-1, dada por re = I KS, sendo KS = 5 mm h-1, o que a taxa final de infiltrao ou condutividade hidrulica efetiva do solo saturado. De forma alternativa, a Eq. (12) pode ser expressa em termos da intensidade da chuva total I (mm h-1) como: E = 1,19 10 L I
-6 0,9 2,59

mxima. Tanto a vegetao nativa (caatinga) quanto a cobertura morta, mostram-se eficientes para controlar a eroso superficial. (A)
10
1
Parcela 2 Parcela 3 Parcela 5 Parcela 6 Parcela 7 Parcela 9

(B)
10 )
1 Parcela 1 Parcela 4 Parcela 8

10

1,04 0

(13)

10

10
2

Produo de Sedimentos E0 (kg)m-2 h-1) ( g

Parcelas experimentais As parcelas experimentais foram instaladas na Bacia Experimental de Sum localizada no Estado da Paraba, operada pela SUDENE, ORSTOM e UFPB (Cadier et al., 1983). As parcelas tm 100 m2, sendo 4,55 m de largura e 22,5 m de comprimento. As declividades, os anos de instalao e tipos de cobertura das parcelas esto apresentados na Tabela 1. O mesmo tipo de manejo e vegetao foram mantidos entre as parcelas 1 e 4, parcelas 2 e 3, e posteriormente parcelas 5 e 9 a fim de permitir uma comparao dos resultados para diferentes declividades. Encontram-se tambm, nesta bacia experimental, 4 microbacias com reas em torno de 0,5 ha, sendo duas totalmente desmatadas e outras duas com caatinga nativa; o tipo do solo encontrado na bacia experimental Bruno no Clcico-Vrtico. Tabela 1. Caractersticas das parcelas de eroso
Parcela 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Declividade Mdia (%) 3,8 3,9 7,2 7,0 9,5 4,0 4,0 4,0 4,0 Cobertura Vegetal Desmatada Cobertura morta Cobertura morta Desmatada Caatinga nativa Palma morro abaixo Palma em contorno Desmatada e revolvida Caatinga nova (1981) Ano de Instalao 1982 1982 1982 1982 1982 1983 1983 1986 1986

10

10 10
2

10

10

10

10

10

10

10

Altura da Chuva R0 (mm) Altura da Chuva R0 (mm) Figura 2. Relao entre o escoamento observado Lo e a altura de chuva observada Ro para as parcelas com cobertura vegetal (A), solo nu (B) (A)
Parcela 2 3 5 6 7 9 Observados Estimados para as parcelas para reas com vegetao desmatadas

(B)
Parcela Observado Estimado 1 4 8

10

10

10

10

10
6

10

10

10

10

10

Intensidade da Chuva re (mm h-1)

Intensidade da Chuva re (mm h-1)

Figura 3. Relao entre a produo de sedimento observada Eo e a intensidade efetiva da chuva r e para as parcelas com cobertura vegetal (A), solo nu (B)

Nas parcelas desmatadas (parcelas 1 e 4), a vegetao era removida quando estava atingindo 5 cm, ao passo que nas parcelas com cobertura morta (parcelas 2 e 3) a vegetao era cortada quando estava atingindo 20 a 25 cm, mas deixada na prpria parcela; a parcela 8 foi mantida sem vegetao e seu solo revolvido freqentemente. As parcelas 6 e 7, com palmas, foram limpas quando a vegetao estava chegando a 5 cm de altura. A parcela 5 com vegetao nativa no sofreu interveno alguma, e a parcela 9 tambm no sofreu mais interveno a partir de 1981. Baseando-se na experincia de um trabalho anterior (Santos et al., 1994) vrios eventos foram escolhidos entre 1987 e 1988. As relaes observadas entre o escoamento e a chuva encontram-se na Figura 2A e B para as parcelas com e sem vegetao, respectivamente, pode-se observar que apesar das tendncias semelhantes entre os dois casos, as parcelas providas de vegetao apresentam um maior nmero de eventos com pequeno escoamento, isto , menos que 0,1 mm. A Figura 3A e B mostram a relao entre a produo de sedimentos observados Eo e a intensidade da chuva I, tambm para as parcelas com e sem vegetao, de onde pode-se observar que quando a proteo do solo mnima, a eroso

RESULTADOS E DISCUSSO
Por ser uma equao emprica desenvolvida usando-se dados obtidos atravs de um modelo cujos parmetros foram calibrados para uma regio semi-rida nordestina desmatada, ela pode ser considerada representativa para tal rea. Dessa forma, o uso da mesma para comparao com dados observados em nove parcelas experimentais de Sum permitiria uma avaliao da influncia da cobertura vegetal sobre a eroso. As simulaes feitas usando a Eq. (12) esto representadas pelas linhas retas na Figura 3A e B. Nas figuras, as retas se distinguem pela declividade da parcela, pois o comprimento do plano o mesmo para todas as parcelas. Pela Figura 3B fica evidente que existe uma boa conformidade entre os valores observados e os calculados para as parcelas sem vegetao, apesar de uma notvel disperso. A disperso dos pontos em torno das retas pode ser explicada pelo fato de que a Eq. (12) considera uma chuva efetiva de intensidade uniforme igual intensidade mdia do evento e, na prtica, a variao da intensidade durante a chuva provoca uma variao da produo dos sedimentos ao longo do evento. Pode-se observar que a
R. Bras. Eng. Agrc. Ambiental, Campina Grande, v.4, n.1, p.92-96, 2000

96

C.A.G. SANTOS et al.

declividade maior da parcela 4 (7%) promove maior eroso em relao parcela 1 (3,8%) enquanto a parcela 8 (4%) produz tanto quanto a parcela 4, devido ao manejo da parcela 8, em que o solo foi periodicamente revolvido (arado). Assim, o aumento da eroso pela alta disponibilidade de sedimentos desprendidos compensado pela diminuio do transporte, devido menor declividade da parcela 8. Entretanto, observa-se que na Figura 3A, para as parcelas com cobertura vegetal, os dados de algumas parcelas tambm se aproximam da condio da parcela 1 (desmatada) como o caso da parcela 6 com palma. Isto significa que alguns tipos de cobertura vegetal so ineficientes em proteger o solo contra a eroso. Assim, pode ser observado que as palmas plantadas morro abaixo, o qual um tipo de cultivo muito praticado no nordeste brasileiro, no protege o solo; por outro lado, o melhor tipo de cobertura vegetal, entre os estudados, mostra-se ser a vegetao nativa, a caatinga, outro ponto importante de ser observado que um decrscimo significativo na produo de sedimentos pode ser, de uma forma geral, obtido quando o solo est protegido pela cobertura morta. O parmetro serve para uma avaliao comparativa. Este, alm de ser um parmetro de erodibilidade inerente do solo, serve tambm, para caracterizar o tipo de cobertura do solo. A Figura 4 mostra a relao entre o parmetro e o tipo de vegetao, e dela pode-se observar que para as parcelas desmatadas tal parmetro varia entre 10 -6 e 10-8 enquanto para as parcelas com vegetao nativa o mesmo varia entre 10 -8 e 10-10. As parcelas com palmas mostram uma variao similar s das parcelas desmatadas, mas a parcela com palmas em contorno apresenta uma pequena diminuio no valor do mesmo. As parcelas 4 e 8 so ambas desmatadas, porm de diferentes declividades. A parcela 8 teve seu solo revolvido, enquanto a parcela 4 era apenas desmatada, mas com maior declividade do que da parcela 8. As duas parcelas ficaram caracterizadas pelo mesmo valor de . As parcelas com cobertura morta e as com caatinga mostram, apesar das diferenas de declividades, variaes da eroso muito pequenas e apresentam valores do parmetro bastante prximos. Desta forma, o valor mdio ou a faixa da Parmetro de Cobertura e Erodibilidade Inerente ao Solo
Parcela 1 Parcela 4 Parcela 8 Parcela 6 Parcala 7 Parcela 2 Parcela 3 Parcela 5 Parcela 9

variao de serve como bom indicador do efeito da influncia da cobertura vegetal sobre a eroso ou a produo de sedimentos.

CONCLUSES
1. A equao para predizer a taxa de eroso laminar E (kg m-2 h-1) para uma regio semi-rida paraibana pode ser expressa pela seguinte equao: E = 1,91 x 10-5 L0,9 re 1,91 S01,04 onde L o comprimento da rampa (m), S0 a declividade (%), e re a intensidade da chuva efetiva (mm h-1). 2. Quando o solo semi-rido paraibano est protegido pela vegetao nativa ou pela cobertura morta, a produo de sedimentos diminui significativamente. A efetividade da palma para proteger o solo contra a eroso, porm, insignificante. 3. A prtica de cultivo morro abaixo danosa e aumenta a eroso do solo. 4. O valor do parmetro de cobertura e erodibilidade para as parcelas desmatadas ficou entre 10-6 e 10-8, mas para as parcelas com vegetao seu valor variou entre 10-8 e 10-10, indicando uma grande influncia do desmatamento sobre o processo de eroso do solo.

AGRADECIMENTOS
O trabalho de campo includo neste trabalho foi realizado pela SUDENE, UFPB e ORSTOM (Frana). Agradecimentos tambm vo ao Professor Dr. Vicente L. Lopes da Universidade do Arizona (EUA) por fornecer o programa WESP.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CADIER, E.; FREITAS, B.J.; LEPRUN, J.C. Bacia experimental de Sum, instalao e primeiros resultados. Recife: SUDENE, Srie Hidrologia, v. 16, 1983. 88p. LOPES, V.L. A numerical model of watershed erosion and sediment yield. Tucson: University of Arizona, 1987. 148p. Ph.D. Thesis LOPES, V.L.; LANE, L.J. Um modelo computacional de simulao hidrolgica. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HDRICOS, 7, v. 2, 1987, Salvador. Anais Salvador: Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 1987. p. 481494. MEIN, R.G.; LARSON, C.L. Modeling infiltration during a steady rain. Water Resources Research, Washington, v. 9, n. 2, p. 384-394, 1973. MUSGRAVE, G.W. The quantitative evaluation of factors in water erosion: A first approximation. Journal Soil Water Conservation, Iowa, v. 2, n. 3, p. 133-138, 1947. RAUDIKIVI, A.J. Loose boundary hydraulics. 2.ed. Oxford: Pergamon Press, 1976. 397p. SANTOS, C.A.G.; SUZUKI, K.; WATANABE, M.; SRINIVASAN, V.S. Optimization of coefficients in runofferosion modeling by Standardized Powell method. Journal of Hydroscience and Hydraulic Engineering, JSCE, Tokyo, v. 12, n. 1, p. 67-78, 1994.

10 10

-6 6

10 10

-8 8

1010

-10 10

Com palmas

Figura 4. Relao entre o parmetro de cobertura e erodibilidade inerente ao solo e tipo de cobertura vegetal
R. Bras. Eng. Agrc. Ambiental, Campina Grande, v.4, n.1, p.92-96, 2000

Desmatada

Desmatada e revolvida

Cobertura morta

Caatinga

Anda mungkin juga menyukai