Anda di halaman 1dari 18

A Aplicao das Ferramentas da Qualidade Como Melhoria da Produo: um Estudo de Caso numa Confeco.

Amanda Gomes de Assis amandinhagomesdeassis@hotmail.com Anicleide de Oliveira Paiva any_odb@hotmail.com Roberta Nayhane Lima roberta_nayhane@msn.com Vanessa Nogueira Ribeiro gueguerita@hotmail.com Resumo A qualidade um requisito fundamental para que qualquer empresa sobreviva num mercado altamente competitivo, sendo possvel controlar essa varivel atravs da aplicao de suas ferramentas. O objetivo do trabalho consistena aplicao das ferramentas da qualidade estratificao, folha de verificao, diagrama de

Pareto,diagrama de causa-efeito, diagrama de disperso e grfico de controle de maneira simples e objetiva a fim de melhorar os indicadores de produo da empresa analisada na busca da excelncia daqualidade. Atravs da aplicao de algumas ferramentas da qualidade em um produto da empresa foi possvel identificar problemas e sugerir solues. Palavras-chave: competitividade, ferramentas da qualidade, excelncia. 1. Introduo Aglobalizao da economia est derrubando fronteiras, os lderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econmica de suas naes, enquanto os lderes das grandes organizaes se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada. O mundo da globalizao oferece de um lado oportunidades inditas de prosperidade econmica e por outro lado extremamente exigente no preparo dos outros pases para usufruir das novas oportunidades. Devido um mercado to competitivo importante estabelecer padres de qualidade e o controle desses padres para que a empresa possa manter uma vantagem competitiva em longo prazo atendendo os requisitos do consumidor e melhorando continuamente para superar as expectativas em relao ao seu produto ou servio.

O controle de qualidade garante que as atividades do programa ocorram conforme planejado. As atividades de controle da qualidade tambm podero descobrir falhas no projeto e, assim, indicar mudanas que poderiam melhorar a qualidade. possvel controlar os padres de qualidade estabelecidos na empresa atravs das sete ferramentas da qualidade que so um conjunto de ferramentas estatsticas de uso consagrado para melhoria da qualidade de produtos, servios e processos, essas ferramentas so:estratificao, folha de verificao, diagrama de Pareto, diagramas de causa-efeito, histograma, diagrama de disperso e grfico de controle. O objetivo do presente trabalho explanar sobre algumas das ferramentas da qualidade tais como: Estratificao, Folha de Verificao, Diagrama de Pareto, Diagrama de causa e efeito, Diagrama de Disperso e o Grfico de Controle, e assim atravs da analise dos mesmos, poder propor melhorias para a empresa a fim de torna-la cada vez mais competitiva. 2. Referencial Terico

2.1. Controle estatstico do processo

Montgomery (1985), define qualidade como o conjunto de atributos que tornam um bem ou servio plenamente adequado ao uso para o qual foi concebido. Juran (1991), diz que a funo da qualidade o conjunto das atividades atravs das quais atingimos a adequao ao uso, no importando em que parte da organizao essas atividades so executadas. Betersfield (1986), complementa que a qualidade por ser descrita como um conjunto de caractersticas de um bem ou servio que contribui para a satisfao dos clientes. Satisfao esta que envolve preo, segurana, disponibilidade, durabilidade e usabilidade. A nfase para buscar melhorias da qualidade deve ser concentrada em melhoramentos contnuos, atitudes que, promovidas continuamente, permitam reconhecer os problemas, priorizar aes corretivas, implant-las e dar seqncia a postura pr-ativa, agindo corretamente (SILVA, 1999). O controle estatstico do processo (CEP) usualmente o mtodo preferido para controlar a qualidade, porque a qualidade est sendo construda no processo em vez de ser inspecionada no final. (SLACK 1997). Dessa forma, sabendo-se que um processo

possui entradas (inputs) que sofrem transformaes gerando as sadas (outputs), Ramos (2000) ressalta que para se agir de forma a controlar essas variaes necessrio que as entradas e no apenas as sadas do processo sejam controladas. Isso quer dizer que preciso agir sobre os fatores de produo e no sobre os produtos acabados. Assim, o controle estatstico de processo extremamente til, j que uma poderosa coleo de ferramentas para a coleta, anlise e interpretao de dados, com o objetivo de melhorar a qualidade atravs da eliminao de causas especiais de variao, podendo ser utilizado para a maioria dos processos (MONTGOMERY, 2004).

2.2. As ferramentas da qualidade

A aplicao das ferramentas da qualidade deve ser um trabalho contnuo e crescente que, aplicados no dia a dia, permitem a organizao alcanar um alto nvel de eficincia A estatstica desempenha um papel fundamental no gerenciamento da qualidade e da produtividade, por uma razo muito simples: no existem dois produtos exatamente iguais ou dois servios prestados da mesma maneira, com as mesmas caractersticas. necessrio, ento, ter domnio sobre estas variaes. A estatstica oferece o suporte necessrio para coletar, tabular, analisar e apresentar estes dados.

2.2.1.

Folha de verificao

Consiste em uma ferramenta utilizada para coletar dados e verificar resultados de trabalhos. Para Kume (1993) uma Folha de Verificao um formulrio de papel no qual os itens a serem verificados j esto impressos, de modo que os dados possam ser coletados de forma fcil e concisa. Rossato (1996) ressalta que as Folhas de Verificao so formulrios planejados com os quais os dados coletados so preenchidos de forma fcil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo rpida percepo da realidade e a imediata interpretao da situao, ajudando a diminuir erros e confuses. Segundo Marshall (2010) folha de verificao uma ferramenta usada para quantificar a frequncia com que certos eventos ocorrem num certo perodo de tempo. J segundo

Oakland (1994) ela constitui uma ferramenta para reunir dados e tambm um ponto lgico para iniciar a maioria dos controles de processo ou dos esforos para soluo de problemas. Ainda segundo Kume (1993), os objetivos da coleta de dados para o controle de qualidade so: Controle e acompanhamento do processo de produo; Anlise de no-conformidades; Inspeo.
2.2.2.

Fluxograma

O fluxograma consiste em uma ferramenta utilizada para representar graficamente cada passo de um processo produtivo. Serve para descrever e estudar um processo (atual ou ideal) ou planejar as etapas de um novo (MALIK e SCHIESARI, 1998). Rossato (1996), descreve Fluxograma como uma ferramenta fundamental, tanto para o planejamento (elaborao do processo) como para o aperfeioamento (anlise, crtica e alteraes) do processo. Para Oliveira (2005), o fluxograma possibilita a identificao mais fcil e rpida dos pontos fortes e fracos do mtodo administrativo. Para melhor visualizao, a figura 1 apresenta a simbologia ANSI (American National Standards Institute) utilizada na representao de um fluxograma.

Figura 1. Simbologia ASNI

2.2.3.

Diagrama de disperso

Segundo Vieira (1999) o diagrama de disperso um grfico utilizado para visualizao do tipo de relacionamento existente entre duas variveis. O entendimento dos tipos de relaes existentes entre duas variveis associadas a um processo, contribui para aumentar a eficincia dos mtodos de controle do processo, para facilitar a deteco de possveis problemas e para o planejamento das aes de melhoria a serem adotadas. O diagrama de disperso uma ferramenta muito simples que permite o estudo de algumas destas relaes, e por esse motivo ele amplamente utilizado. O Diagrama de Disperso um diagrama cartesiano bidimensional onde, sua simples observao j nos d uma idia bastante boa de como duas variveis quantitativas se correlacionam, isto , qual a tendncia de variao conjunta que apresentam (COSTA NETO, 2002).
2.2.4.

Grfico de Pareto

Atualmente as perdas constituem uma grande preocupao de quem procura gerir um processo produtivo. Dessa forma, para que seja possvel melhorar qualquer sistema ou processo necessrio antes dispor de uma ferramenta que permita entender o que est realmente ocorrendo (COSTA, 2006).

Para Cortivo (2005), um Diagrama de Pareto uma descrio grfica de dados em ordem decrescente de freqncia, para que, com a presente informao, se possam concentrar os esforos de melhoria nos pontos onde os maiores ganhos podem ser obtidos. Para complementar Werkema (1995), diz que o grfico de Pareto apresenta os problemas, de maneira que seja visvel qual o maior problema e as causas desse problema, e ento, sendo possvel visualizar a maior causa do problema em questo e classific-los em muito triviais ou pouco vitais (pouco nmero de problemas).

Figura 2. Grfico de Pareto por itens defeituosos

2.2.5.

Grfico de controle

O grfico de controle um mtodo de deteco das causas assinalveis, ou seja, causas incomuns que, agindo no processo, provocam alta variabilidade na sada (resultado do processo). Por meio do grfico de controle possvel a avaliao de tendncias, padres de no-aleatoriedade e instabilidades do processo, permitindo a sua interrupo e a ao corretiva antes que se produzam itens fora dos limites de especificao (MONTGOMERY, 1997). Existem dois tipos bsicos de grficos de controle (GALUCH, 2002):

a) Grficos por atributos: so grficos para controle de nmeros e propores, como nmero de defeitos ou nmeros de defeituosos. Exigem somente uma classificao de medies descontnuas como conformes ou no-conformes; b) Grficos por variveis: so grficos para controle de caractersticas como peso, comprimento, densidade e concentrao. Exigem medies em uma escala contnua. Dados variveis contm mais informaes que atributos e por isso os grficos por variveis so os preferidos, pois facilitam o diagnstico das causas que afetam a estabilidade do processo. 2.2.6. Diagrama de causa-efeito O diagrama causa-efeito mostra sistematicamente as relaes entre problemas no trabalho e suas causas. O sucesso no controle de qualidade depende, em grande parte, do sucesso que se tem no uso dessa ferramenta. Segundo Oakland (1994) uma maneira til de analisar os inputs que afetam a qualidade o diagrama de causa e efeito, tambm conhecido como diagrama de Ishikawa ou diagrama de espinha de peixe. O efeito ou incidente que est sendo investigado aparece na ponta de uma flecha horizontal. As causas potenciais so mostradas como setas identificadas que se prolongam at a seta da causa principal. Na percepo do autor Marshall (2010) o diagrama de causa e efeito, tambm conhecido como diagrama de Ishikawa ou diagrama de espinha de peixe, uma ferramenta de representao das possveis causas que levam a um determinado efeito. As causas so agrupadas por categorias e semelhanas previamente estabelecidas ou percebidas durante o processo de classificao. A grande vantagem que se pode autuar de modo mais especifico e direcionado no detalhamento das causas possveis. Ainda segundo os autores, temos as seguintes etapas de elaborao do diagrama de causa e efeito: - Discusso do assunto a ser analisado pelo grupo, contemplando o seu processo, como ocorre, onde ocorre, reas envolvidas e escopo; - Descrio do efeito (problema ou condio especifica) no lado direito do diagrama; - Levantamento das possveis causas e seu agrupamento por categorias no diagrama;

- Anlise do diagrama elaborado e coleta de dados para determinar a freqncia de ocorrncia das diferentes causas.

3. Metodologia A metodologia utilizada foi o estudo de caso que uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas cincias biomdicas e sociais. Consiste no estudo profundo e exaustivo de um oupoucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefapraticamente impossvel mediante outros delineamentos j considerados. (GIL, 2002). A utilizao do estudo de caso no mbito dessas cincias atua em diferentes propsitos, tais como: explorar situaes da vida real cujos limites no esto claramente definidos; preservar o carter unitrio do objeto estudado; descrever a situao do contexto em que est sendo feita determinada investigao; formular hipteses ou desenvolver teorias; e explicar as variveis causais de determinado fenmeno em situaes muito complexas que no possibilitam a utilizao de levantamentos e experimentos.

O estudo de caso foi realizado numa empresa de fardamentos e bordados em Mossor, na qual foram realizadas duas visitas, sendo nestas visitas feitas observaes dos produtos e dos processos para a aplicao de algumas das ferramentas da qualidade que so: Estratificao, Folha de Verificao, Diagrama de Pareto, Diagrama de causa e efeito, Diagrama de Disperso e o Grfico de Controlee para complementar um fluxograma do processo.

Figura 3. Etapas da metodologia

4. Aplicao das ferramentas No presente estudo foram utilizadas as seguintes ferramentas: estratificao, Folha de Verificao, Diagrama de Pareto, Diagrama de causa e efeito, Diagrama de Disperso e Grficos de Controle. Tambm foram utilizadas outras ferramentas de apoio para auxiliar na aplicao das ferramentas da qualidade, como o fluxograma. Na coleta de dados foram obtidas vinte amostras de tamanhos variados e analisados os defeitos encontrados nelas, foram considerados apenas os defeitos presentes que so comuns a todos os modelos de camisas. Para a quantificao dos defeitos foi utilizada a folha de verificao, que mostra a quantidade de defeitos de acordo com cada tipo. O fluxograma do processo est descrito a seguir:

Figura 4. Fluxograma do processo

O processo produtivo da empresa inicia-se com a chegada do pedido (1). Depois ele repassado para as costureiras (2), ficando armazenado (3) at ser feito o corte (4). Sendo feita essa etapa sempre inspecionando (5) para ver se esse corte foi efetuado com sucesso (6), se no o tecido vai ser descartado (7), se sim o tecido vai seguir para a prxima etapa que a costura da camisa (9). Aps executar essa fase, novamente vo ser inspecionadas as peas (10), verificando e tomando a deciso (11), ento se a costura no for realizada com sucesso e a pea no puder ser refeita ela vai ser doada (12), se a costura for realizada com xito a pea ser enviada para o passo seguinte (13). O ultimo processo a ser desenvolvido o de pintura e bordado (14), que vai variar de acordo com o pedido. Em seguida a amostra vai ser inspecionada (15) e tomada a deciso (16), se estiver com defeito ser rejeitada (17) e sem defeito ser entregue ao mercado (18).

Tipo de Defeito Casa do boto Etiqueta Defeitos na Gola Defeitos na barra Regulagem do ponto da mquina Defeitos na manga Travete Total

Quantidade Total de Defeitos Acumulado 52 49 41 34 52 101 142 176

Percentagem Percentagem do Total Acumulada Geral (%) (%) 21,85 21,85 20,59 42,44 17,23 14,29 59,67 73,96

27

203

11,34

85,3

22 13 238

225 238

9,24 5,46 100

94,54 100

Tabela 1. Folha de verificao

Com os dados da Folha de verificao o Grfico de Pareto foi construdo.

Figura 5. Grfico de Pareto

Como observado no grfico, duas inconformidades apontam com um maior ndice de incidncia, casa do boto e a etiqueta. O defeito casa do boto de sentido de

dimenso, ou seja, ela se apresenta maior ou menor que o desejado. Quanto ao defeito da etiqueta concerne na afixao da mesma com indicao de tamanho diferente da camisa. Identificados os defeitos de maior significncia, importante investigar as possveis causas dos mesmos para serem aplicadas mediadas de correo. Para tal foi construdo diagramas de causa e efeito.

Mtodos
Inspeo ineficiente

Etiqueta
Falta de qualificao de algumas costureiras

Falta de ateno

Mo de obra
Figura 6. Diagrama de Ishikawa da etiqueta

Observa-se que os defeitos so inerentes a ao humana, pois no dependem de mquina ou outros fatores, s dependendo da ateno,

Mquinas
regulagem

Material
Tamanho inadequado da navalha Deficincia na formao acadmica dos profissionais

Casa do boto
Falta de qualificao de algumas costureiras Inspeo ineficiente Falta de compromisso de algumas costureiras Falha na comunicao Falta de ateno

Mtodos

Mo de obra
Figura 7. Diagrama de Ishikawa da casa do boto

Atravs da aplicao do diagrama de Ishikawa detectou-se diversas causas do defeito da casa do boto relacionados a mo-de-obra, mtodos, mquinas e material, sendo as causas mais frequentes relacionadas a mo-de-obra. Para minimizar ou eliminar as causas da ocorrncia do defeito pode-se procurar mo-de-obra qualificada e treinar a j contratada atravs de cursos, palestras e outros evnetos relacionados a rea e verificar e eficcia desse treinamento.

Para analisar a correlao entre as variveis tamanho da amostra e nmero de defeitos foi construdo um diagrama de disperso, onde os dados para tal apresentam-se em tabela abaixo. O intuito da utilizao desta ferramenta avaliar se o nmero de defeitos condicionado pelo tamanho das amostras.
N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Amostra 207 129 111 181 196 182 89 176 143 127 102 125 159 176 87 335 218 211 165 112 Defeitos 13 20 5 9 29 10 0 25 22 6 4 19 18 10 2 17 9 7 13 0

Tabela 2. Amostra com defeitos

Diagrama de Disperso
35 Nmero de defeitos 30 25 20 15 10 5 0 0 50 100 150 200 250 300 350 400 Tamanho das amostras

Figura 8. Diagrama de disperso

O coeficiente de Pearson foi calculado e obtido um valor de 0.4, isto significa uma baixa correlao. Deste modo, o nmero de defeitos independe do tamanho da amostra. Para avaliao do controle estatstico do processo foi construdo um Grfico de Controle com os mesmos dados. O grfico utilizado para este controle foi o Grfico para atributos U, que monitora o nmero mdio de defeitos por unidade de fabricao em amostras de tamanhos variveis (e tambm no variveis).

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Amostra 207 129 111 181 196 182 89 176 143 127 102 125 159 176 87 335 218 211 165 112

Defeitos 13 20 5 9 29 10 0 25 22 6 4 19 18 10 2 17 9 7 13 0

Ui 0,062802 0,155039 0,045045 0,049724 0,147959 0,054945 0 0,142045 0,153846 0,047244 0,039216 0,152 0,113208 0,056818 0,022989 0,050746 0,041284 0,033175 0,078788 0

0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661 0,073661

LSC 0,130254 0,145349 0,150943 0,134181 0,131819 0,134015 0,159968 0,135035 0,141749 0,145911 0,15428 0,146487 0,138233 0,135035 0,160954 0,118146 0,128807 0,129714 0,137048 0,150597

LIC 0,017069 0,001973 -0,00362 0,013141 0,015503 0,013307 -0,01265 0,012287 0,005573 0,001411 -0,00696 0,000835 0,009089 0,012287 -0,01363 0,029176 0,018515 0,017608 0,010274 -0,00328

Tabela 3. Dados para o grfico de controle

Com os limites calculados, superior, inferior e mdio, e as propores foi construdo o grfico de controle.

Grfico U
0.18 Nmero de defitos por unidade 0.16 0.14 0.12 0.1 0.08 0.06 0.04 0.02 0 0 5 10 Amostras 15 20 LSC LIC Ui

Figura 9. Grfico de controle

Como observado existem trs pontos fora dos limites de controle o que indica que o processo no est sob controle. Uma possvel causa para os pontos fora de controle seria a confeco de camisas de modelos mais complexos, que propiciam um maior ndice de erros por parte das operadoras e a carga de trabalho excessiva, pois o cansao tambm propicia o erro por parte das operadoras. 5. Consideraes finais Devido a aplicao de algumas das ferramentas da qualidade na empresa de confeco, identificou-se que o maior problema na fabricao dos produtos est relacionado a mo-de-obra. Deste modo, as melhorias propostas giram em torno dos aspectos que envolvem as operrias. propicio a prtica de pequenos intervalos de descanso, pois, o cansao pode ocasionar falhas. Outra proposta o investimento em treinamentos. Logo, perceptvel que as ferramentas da qualidade podem ser utilizadas como elementos de suporte para a melhoria de processos produtivos e de produtos, alm de serem aplicadas em qualquer tipo de empreendimeto. As ferramentas da qualidade, quando usadas de forma adequada, so capazes de dar condies de se localizar as fontes dos principais problemas existentes em um setor produtivo uma vez que contribuem para uma melhor anlise dos mesmos e conseqentemente auxiliar na busca contnua de melhorias. Estando uma pequena

empresa inserida em um mercado competitivo de fundamental importncia que a mesma conquiste a cada dia novos clientes tendo em mente a preocupao de lhes oferecer um atendimento satisfatrio e capaz de torn-los fiis. Um atendimento de qualidade poder ser um diferencial capaz de auxiliar no crescimento da mesma. Referncias BETERSFIELD, D.H (1986) Qualidade e seus processos produtivos. COSTA, A. F., Avaliao Processo de Gesto da Qualidade de Fornecedores. 107 f. Dissertao de Mestrado - Taubat-SP, 2006. COSTA NETO, P. L de O., Estatstica. Edgard Blucher, 266p, 2002. CORTIVO, Z. D. Aplicao do Controle Estatstico de Processo em Seqncias Curtas de Produo e Anlise Estatstica de Processo atravs do Planejamento Econmico. 163 f. Dissertao de Mestrado - Programa de Ps-Graduao em Mtodos Numricos em Engenharia, Universidade Federal do Paran, Curitiba,2005. GALUCH, L. Modelo para Implementao das Ferramentas Bsicas do Controle Estatstico de Processo. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, Florianpolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. JURAN, J.M., Juran planejando para a qualidade. So Paulo: Editora Pioneira,1990. KUME, H., Mtodos Estatsticos para Melhoria da Qualidade. So Paulo, Editora Gente, 245p. 1993. LGTI. Disponvel em: <http://www.lgti.ufsc.br/o&m/aulas/aula5/aula5.pdf> Acesso em: 23 de novembro de 2011.

MONTGOMERY, D. C. Introduction to Statistical Quality Control. 3rd ed. New York: JW, 1997. ROSSATO, I. F., Uma Metodologia para a Anlise e Soluo de Problemas. Dissertao de Mestrado Curso de Ps-Graduao em Engenharia de Produo e Sistema, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1996. MALIK, A. M., SCHIESARI, L. M., Qualidade na Gesto Local de Servios de Sade. So Paulo, Editora Fundao Petrpolis LTDA, 241p. 1998. MOTGOMERY, D.C (1985) Introduo ao controle estatstico de qualidade. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Sistemas, organizao e mtodos: uma abordagem gerencial. 15 ed. So Paulo: Atlas, 2005. RAMOS, A.W. (2000) CEP para processos contnuos e em bateladas. 1 Edio. So Paulo: Edgard Blucher. SLACK. (1997) Administrao da Produo. Editora Atlas. So Paulo. SILVA. LSCV. Aplicao do controle estatstico de processos na indstria de laticnios Lacatoplasa: um estudo de caso. [Dissertao]. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1999. VIEIRA, Sonia. Estatstica para a qualidade. Editora campus, 1999. WERKEMA, M.C.C. Ferramentas Estatsticas bsicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte, MG: Fundao Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995.

Anda mungkin juga menyukai