Anda di halaman 1dari 3

Redistribuio dos rendimentos

Todos reconhecem que existem desigualdades na distribuio dos rendimentos, da que a correco desta situao deva ser uma preocupao dos economistas e, mais particularmente, daqueles que tm responsabilidades nos nossos governos. Estas desigualdades na distribuio dos rendimentos, geradas pelo livre funcionamento dos mercados, criam, normalmente, situaes desequilibradas que podem conduzir a graves problemas sociais. Para evitar estas situaes, os governos optam por intervir na economia, alternado a repartio primria do rendimento com vista melhoria das condies mais desfavorecidas, como, por exemplo, os idosos, os doentes, as crianas, os desempregados, entre outros. O Estado alarga a sua funo social, focalizando naqueles que mais prximo se encontram de situaes de excluso social. Redistribuio dos rendimentos: consiste na aplicao de mtodos e tcnicas com o objectivo de alterar a repartio primria dos rendimentos. O objectivo desta operao reduzir a disparidade e disperso dos rendimentos. O Estado desenvolve, assim, uma funo social. Para tal, o Estado tem ao seu dispor algumas ferramentas das quais se socorre: os impostos, as quotizaes sociais e o pagamento de rendimentos de transferncia. A repartio dos rendimentos primrios feita segundo uma lgica econmica, ou seja, cada interveniente na produo recebe um rendimento relativo sua participao. A redistribuio feita segunda uma lgica social, pois o seu objectivo reduzir as assimetrias de rendimentos entre os agentes econmicos e garantir um minmo de sobrevivncia. O modo como as sociedades organizam os seus sistemas de repartio/redistribuio originam modelos redistributivos diferentes. Distingamos alguns conceitos: Imposto: uma prestao unilateral paga pelos contribuintes ao Estado, para realizao de fins pblicos (como a educao, a sade, a segurana). uma receita/rendimento do Estado. Exemplo de impostos: - IRS Imposto sobre o rendimento das pessoas singulares; - IRC Imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas; - IVA Imposto sobre o valor acrescentado; - ISSP Imposto sobre os produtos petrolferos; - IA Imposto automvel Impostos Directos: quando incidem directamente sobre o rendimento ou sobre o patrimnio (IRS, IRC, IMI) Indirectos: quando incidem sobre o consumo (IVA, IA, ISP)

Redistribuio dos rendimentos

Taxa: o preo pago pela utilizao de bens semi-pblicos. S so pagas pelos utilizadores dos respectivos servios. Por exemplo, as portagens das auto-estradas s so pagas se utilizarmos as auto-estradas. Quotizaes sociais: so uma parcela dos salrios que paga Segurana Social, em parte pelos trabalhadores e em parte pela empresa. Transferncias sociais ou internas: So as verbas recebidas por particulares no mbito de operaes de redistribuio, tais como penses de velhice, subsdio de desemprego, abonos de famlia, subsdio de maternidade, etc. Hoje em dia, questiona-se muito a sobrevivncia da Segurana Social devido, sobretudo ao aumento da esperana mdia de vida, o que leva a que as pessoas vivam mais tempo e o Estado tenha de pagar por um maior perdo a sua reforma. Se associarmos a isto o facto de a natalidade ser cada vez menor podemos ter uma ideia do cenrio. Transferncias externas: ocorrem devido a no vivermos numa economia fechada. Por exemplo, Portugal est inserido na Unio Europeia, juntamente com mais pases, onde existe livre circulao de bens, pessoas e capitais, da que seja favorecida a mobilidade entre os estados-membros. Mais amplamente, num mundo onde impera a globalizao, os fenmenos de emigrao e imigrao so tambm facilitados e so eles os responsveis por estas transferncias de capitais entre diferentes pases. *Observao: As transferncias externas englobam remessas dos imigrantes, que vm do resto do mundo para o nosso pas, aumentando esse rendimento, e das remessas de emigrantes, que vo do nosso pas para o resto do mundo. Questionrio: 1- Em que consiste a redistribuio dos rendimentos? 2- Enumere os instrumentos que o Estado tem ao seu dispor, de forma a corrigir a desigualdade na repartio primria dos rendimentos. 3- Aps a visualizao do vdeo do Robin dos Bosques, relacione a actividade deste com a redistribuio dos rendimentos feita pelo Estado. 4- Defina: a) Taxas b) Quotizaes sociais c) Transferncias sociais ou internas d) Transferncias externas 5- Distinga impostos directos de impostos indirectos, exemplificando.

Redistribuio dos rendimentos


Correco do Questionrio: 1- Redistribuio dos rendimentos: consiste na aplicao de mtodos e tcnicas com o objectivo de alterar a repartio primria dos rendimentos. 2- Para corrigir as desigualdades na redistribuio primria dos rendimentos, o Estado tem ao seu dispor algumas ferramentas das quais se socorre: os impostos, as quotizaes sociais e o pagamento de rendimentos de transferncia. 3- O Estado tenta corrigir as desigualdades na redistribuio primria dos rendimentos, utilizando instrumentos, como: impostos, quotizaes sociais e o pagamento de rendimentos de transferncias. Desta forma, procura garantir qualidade de vida aos mais desfavorecidos, impondo-lhes impostos mais baixos. O Robin dos Bosques procura favorecer os mais necessitados, mesmo que para isso tenha que roubar aos mais ricos. Desta forma, a actividade do Robin dos Bosques e a actividade de redistribuio dos rendimentos, por parte do Estado, esto relacionadas. 4. a) Taxa: o preo pago pela utilizao de bens semi-pblicos. S so pagas pelos utilizadores dos respectivos servios. Por exemplo, as portagens das auto-estradas s so pagas se utilizarmos as auto-estradas. b) Quotizaes sociais: so uma parcela dos salrios que paga Segurana Social, em parte pelos trabalhadores e em parte pela empresa. c) Transferncias sociais ou internas: So as verbas recebidas por particulares no mbito de operaes de redistribuio, tais como penses de velhice, subsdio de desemprego, abonos de famlia, subsdio de maternidade, etc. d) Transferncias externas: ocorrem devido a no vivermos numa economia fechada. Por exemplo, Portugal est inserido na Unio Europeia, juntamente com mais pases, onde existe livre circulao de bens, pessoas e capitais, da que seja favorecida a mobilidade entre os estados-membros.

Anda mungkin juga menyukai