Anda di halaman 1dari 4

ARTE

MODERNA

Com a descoberta da fotografia, no sculo XIX, libertos da funo de retratar o mundo real, vrios artistas comearam a ter novos interesses no campo das artes plsticas. Precursores da Arte Moderna, os pintores impressionistas tm a mesma preocupao que os fotgrafos: a luz. Os expressionistas comeam a usar a cor livremente. Artistas saem dos seus atelis para pintar o mundo ao ar livre, recusando as regras acadmicas. O mundo est mudando e a arte tambm, sinalizando os caminhos para a Arte Moderna. Caractersticas da Arte Moderna: O rompimento com os temas tradicionais da arte acadmica, a concentrao nas questes formais e o abandono da proposta de reproduzir a realidade, resultam em pesquisas estticas e filosficas que levam ao surgimento de vrios movimentos ou correntes artsticas os ismos: Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Abstracionismo, Dadasmo, Surrealismo, Construtivismo. A recusa de se representar ilusionisticamente um espao tridimensional sobre um suporte plano, modificando-se e/ou abolindo-se a perspectiva e a profundidade vo inaugurar o espao moderno na pintura, um espao que prioriza o plano, que compe a superfcie da tela. O Cubismo contribui para esta nova construo do espao pictrico. As descobertas cientficas e a psicanlise abrem caminho para novas atitudes na produo artstica. O Surrealismo com seu carter onrico d vazo a estas novas atitudes. A distoro e/ou a geometrizao das formas esto presentes no Cubismo, no Abstracionismo e nas obras expressionistas, estilizando as formas tradicionais. A valorizao dos elementos visuais (cor, luz, ponto, linha, plano) leva o artista a se concentrar na construo do espao, das formas e das sensaes visuais atravs das composies abstratas geomtricas ou nogeomtricas (informais). Os prprios elementos visuais e as questes formais passam a ser o assunto da obra. Nas pinturas figurativas (onde reconhecemos imagens da realidade) os temas se atualizam, refletindo o cotidiano da poca, so pintados com liberdade, com livres usos da cor e do espao, rompendo com a tradio acadmica. No h mais o compromisso com a beleza, mas sim com a liberdade de criao e expresso do artista. Apropriao de vrios materiais e de vrias tcnicas artsticas em uma mesma obra (pintura, colagem e assemblage, ou colagem de objetos). O artista comea a se apropriar de objetos do cotidiano, buscando novos materiais e idias para construir suas obras. Questiona-se o tradicional papel da arte e do artista na sociedade e o Dadasmo, como movimento moderno, o grande precursor da arte contempornea. Atravs de todos estes ismos, a arte Moderna provoca o pblico e o chama participao, propondo uma interao maior entre este e a obra de arte, e convoca, com sua subjetividade, um novo olhar para esta. Segundo Apollinaire ... as obras dos

artistas devem apresentar simultaneamente um prazer esttico puro, uma construo que atinja os sentidos e uma significao sublime, quer dizer, o contedo. a arte pura. Podemos dizer que a Arte Moderna um movimento onde o como dizer passa a preocupar os artistas tanto quanto ou mais do que o que dizer.

ARTE

CONTEMPORNEA

a arte do nosso tempo. Marcada pela quebra de padres, pela liberdade total de criar, representar e propor situaes e tambm pela pesquisa e uso das novas tecnologias (vdeo, holografia, som, computador, etc.). A arte contempornea se aproxima da vida, nela, tudo pode ser incorporado, o expectador provocado e convidado s mais variadas reflexes sobre a arte e sobre a vida. A arte se integra prpria vida. Beleza, feira, ironia, poltica, percepes, sensaes, sucata, lixo, e at o prprio corpo, tudo pode ser material artstico. Na arte conceitual, a idia o suporte da obra. Em oposio arte conceitual, na Arte Formal (principalmente a abstrao geomtrica) os artistas aprofundam as pesquisas dos elementos visuais iniciadas pelos pintores modernos. A arte plural e permite uma multiplicidade nunca antes vista neste campo. As instalaes imperam nas exposies contemporneas. A arte no precisa mais ser eterna, nem feita para perdurar. O efmero, o momento, a passagem do tempo marcam boa parte das obras contemporneas. A pesquisa e o uso de materiais variados e inusitados esto presentes nas obras. Mudaram os tempos, mudou a arte e sua funo. No esqueamos que a arte histrica, e cada vez mais, poltica e provocativa; porm sempre original e criativa. Vejamos alguns conceitos que se transformam na arte da contemporaneidade, no que diz respeito: 1- Ao pblico Na Arte contempornea, o espectador deixa de ser um contemplador passivo do esttico, para se tornar um agente participante, um leitor ativo de mensagens. Muitas vezes a obra s se realiza na sua presena e com a sua participao. Sensibilizar o espectador , ento, menos importante do que faz-lo refletir. 2- Ao artista Este, alm de ser um criador, passa a ser um propositor de idias e/ou experincias, um manipulador de signos. 3- originalidade e a autoria A apropriao de objetos do cotidiano questiona o conceito de originalidade. A terceirizao de etapas de construo da obra questiona o conceito de autoria. 4- s relaes entre as obras e o tempo Obras efmeras so criadas, fazendo-nos pensar sobre o conceito de obra-prima, que dura para sempre. Obras que se consomem no tempo, como as performances, permanecem apenas nos registros (fotografias, vdeos, etc.) e estes tomam o seu lugar como agentes nos espaos expositivos.

A obra pode deixar de ser um objeto autnomo, resultado de um trabalho terminado, para se tornar um processo em desenvolvimento, inacabado por sua prpria natureza (work in progress).

NOVAS

LINGUAGENS

Na arte da contemporaneidade, novas linguagens artsticas so desenvolvidas (instalao, vdeoarte, vdeo-instalao, assemblage, performance, body-art, arte digital, etc.) de acordo com a incorporao das novas tecnologias e de novas formas de pensar. Vejamos mais detalhadamente algumas dessas novas linguagens: Instalao a partir da dcada de 60 que o termo instalao, que at ento significava a montagem (a instalao) de uma exposio, passa a nomear essa operao artstica em que o espao, o entorno, tornasse parte constituinte da obra. A instalao como linguagem artstica se popularizou na dcada de 70, designando ambientes construdos e ocupados por objetos diversos, podendo estimular outros sentidos alm da viso, como olfato, tato e audio. Performance Assim com a instalao, a performance um termo que muda de sentido ao se tornar uma linguagem artstica das artes visuais. Os saraus futuristas e os eventos dadastas e surrealistas so os precursores do que viria a ser nomeado na dcada de 70 como performance, incluindo os hapennings, as aes e a body art. Performance , ento, uma forma de arte que pode combinar elementos do teatro, da msica, da dana e das artes visuais. Situa-se no limite entre o teatro e as artes plsticas, onde o artista funciona como uma escultura viva, interpretando sua mensagem. Vdeoarte Linguagem artstica que faz uso das imagens eletrnicas, rompendo com os padres estticos estabelecidos pelas narrativas da televiso e do cinema. No Brasil, o incio da videoarte data do princpio da dcada de 70, em plena ditadura, quando a fico estava em alta na TV e a videoarte surge como uma linguagem de contracultura, desmascarando uma realidade sufocante. Arte eletrnica O acesso dos artistas ao computador lhes deu a oportunidade de explorar as possibilidades dessa tecnologia, criando uma nova linguagem artstica. A perspectiva de criar mundos e realidades virtuais vem fascinando e desafiando muitos artistas por insinuar um imenso universo a ser desvendado. O computador , portanto, mais uma ferramenta no estdio de um artista.

COMPARANDO A ARTE MODERNA COM A ARTE CONTEMPORNEA


Agora vamos olhar comparativamente para os movimentos modernos e contemporneos na arte: Se a obra moderna faz de seu objeto principal a materialidade da cor e da forma, a obra contempornea faz de si mesma, um objeto, a arte-objeto.

Se a Arte Moderna prope uma revoluo no universo das sensaes e da forma, a Arte Contempornea a prope no campo das idias, abrangendo esferas no artsticas como a poltica, o corpo, a sexualidade, a filosofia, a tica e demais interfaces estabelecidas pela produo cultural de nossos dias. Enquanto a Arte Moderna ressalta a autonomia da obra de arte, separando-a da vida real, a Contempornea contextualiza a obra, aproximando-a da vida e do seu contexto social. Com a Arte Contempornea o espectador est definitivamente banido do seu lugar de mero contemplador da arte; ele intimado a participar, a pensar, a penetrar no universo de criao. A Arte Contempornea extrapola os limites anteriores, criando novas e infinitas linguagens e meios expressivos para a arte. Enquanto a arte moderna nega a arte do passado, a arte contempornea no acredita que o passado seja algo de que preciso se libertar, ou que tudo tenha que ser completamente diferente. Ao contrrio, pretende que o passado esteja disponvel para qualquer uso que os artistas queiram lhe dar. Podemos concluir a partir do que vimos acima, que so bastante complexas as transformaes propostas tanto pela modernidade como pela contemporaneidade na arte. Mas importante que percebamos que os movimentos nascem uns dos outros, se desenvolvem uns a partir dos outros e de seus contextos. E, importante destacar, se revisitam continuamente. Como diz o historiador da arte Giulio Argan, em arte h mudana, sem progresso. O pensamento de Argan questiona o conceito de evoluo linear associada idia de progresso. Ressalta o movimento de ir e vir dos movimentos artsticos, o aspecto cclico e conseqentemente interligado entre os diversos momentos da histria da arte e seus movimentos estticos e filosficos. Por isso, voc vai ver em algumas obras contemporneas, citaes ou reminiscncias de obras modernas e acadmicas, assim como vai ver tambm, em obras modernas, antecipaes de aspectos encontrados na Arte Contempornea. Mas fundamental lembrarmos que, assim como a arte moderna no pode ser analisada sob o ponto de vista da arte acadmica, a arte contempornea no pode ser pensada, estudada e compreendida da mesma maneira que a arte moderna. No podemos analisar um tipo de arte a partir de parmetros de outro tipo de arte. Cada movimento artstico deve ser analisado de acordo com o seu contexto e a partir dele. Concluindo, voltemos Arte Contempornea e lembremos sempre que uma obra contempornea mais que um ponto final, que condensa concepes e preceitos, ela implica em um processo iniciador, ponto de partida para se repensar e refletir a arte e a vida.

Anda mungkin juga menyukai