Anda di halaman 1dari 41

PROCESSO CIVIL AULA 01 22/02/2011 www.menna@mdpadvogados.adv.

br

I.

Jurisdio

1.

Conceito atividade do Estado, cujo objetivo a soluo de conflitos ou a administrao de

interesses.

2.

Princpios.

a.

Princpio da inrcia este princpio estabelece que o Estado s exercer a atividade

jurisdicional se for devidamente provocado. Esta provocao ocorre atravs de uma ao judicial (artigo 02 do CPC1). Todavia, o juiz poder, excepcionalmente, determinar de ofcio (sem requerimento das partes) a abertura de um inventrio. b. Princpio do acesso justia este princpio estabelece que todas as pessoas fsicas ou

jurdicas tem amplo acesso ao poder judicirio.

3.

Classificao a jurisdio pode ser contenciosa e voluntria.

a.

Contenciosa caracteriza-se pela existncia de um conflito. Nesse caso, o Estado atua na

soluo dos litgios (Exemplos: ao de indenizao) a si apresentado pelas partes. Portanto, tem como fato gerador a pr-existncia de uma lide. Nesta modalidade de jurisdio, os componentes da relao jurdica so denominados partes. Nesse caso, a atividade jurisdicional chamada de substitutiva, isso porque a vontade do Estado substitui a vontade das partes. A sentena proferida no processo em sede de jurisdio contenciosa poder ser de qualquer modalidade. Nesse caso, aps a resoluo do litgio por manifestao judicial de cunho decisrio, essa deciso apta a formalizar coisa julgada. A ao rescisria a competente para rescindir sentena proferida em jurisdio voluntria.

b.

Voluntria nessa modalidade jurisdicional, no h conflito de interesses, no h litgio.

Com efeito, o Estado atuar apenas na administrao dos interesses (Exemplo: ao de divrcio consensual, pedido de alvar judicial). O elemento essencial da jurisdio voluntria ajuste comum entre as partes. Nesta modalidade de jurisdio, os componentes da relao jurdica so denominados interessados. Nesse caso, a atividade jurisdicional chamada de integrativa, isso
1

Art. 2 Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.

porque, nesse caso, no h substituio da vontade das partes pela deciso do Estado, uma vez que no h conflito. O estado, nesse nterim, apenas integraliza a vontade dos interessados, que no surtir efeitos seno por integralizao do Estado. A sentena proferida em face de uma jurisdio voluntria denominada sentena homologatria. Nesse caso, no se vislumbra a existncia de coisa julgada. A ao para reincidir a sentena proferida em jurisdio voluntria a anulatria.

OBS o inventrio um procedimento de jurisdio contenciosa, mesmo havendo consenso entre os herdeiros, haja vista que essa ao no depende apenas de mera composio entre os herdeiros. Fazer relao dos procedimentos de jurisdio voluntria, a partir do artigo 1.103 do CPC.

4.

Mecanismos alternativos jurisdio nesse caso, no h necessidade de recorrer-se ao

Estado para soluo do conflito, havendo vias diversas para esse fim, as quais so:

a.

Arbitragem Lei 9.307/96 nada mais que a soluo privada de um conflito, ou seja, no

h atuao do Estado na soluo do litgio. Essa modalidade de soluo de conflito sempre opo das partes (no obrigatria). Aqui, no existe a figura do juiz, mas sim, do arbitro, que pode ser qualquer pessoa, que atuar como uma espcie de mediador. O arbitro exerce as mesmas funes do juiz, salvo a determinao de medidas coercitivas. Para que possa submeter o conflito arbitragem, necessria a presena de 02 (dois) requisitos cumulativos, seno vejamos: As partes do conflito tm que ser pessoas capazes; O conflito s pode versar sobre direitos disponveis;

Pode-se optar pela arbitragem as pessoas que: tentam fugir da burocracia do processo, buscam celeridade. A arbitragem considerada mais tcnica que o processo judicial, pois solucionada por especialistas no conflito posto composio. A arbitragem no acordo, mais sim mtodo de soluo de conflitos alheios atividade jurisdicional. As partes podem expressar a sua opo pela arbitragem pelo mecanismo da conveno de arbitragem. Existem duas modalidades de conveno de arbitragem, quais sejam, clusula compromissria e compromisso arbitral. A clusula compromissria uma clusula inserida no contrato, onde as partes optam pela arbitragem antes mesmo da ocorrncia de um conflito. O compromisso arbitral um termo pactuado pelas partes aps a ocorrncia do conflito.

O resultado da arbitragem uma sentena, que a sentena arbitral, a qual possui as seguintes caractersticas: Autnoma, ou seja, no necessita da homologao do poder judicirio; irrecorrvel, ou seja, no passvel de ser atacada por recurso judicial; faz coisa julgada, ou seja, imutvel aps sua prolao; constitui ttulo executivo judicial, sendo passvel de ser objeto de execuo apenas no poder judicirio. b. Justia desportiva artigo 217, CF2 a justia desportiva totalmente privada, no estatal.

Essa justia competente para solucionar conflitos relativos ao desporto, tais como: regras e doping. c. Inventrio extrajudicial e divrcio extrajudicial, ambos introduzidos pela lei 11.441/07. Esses

procedimentos so realizados em um cartrio de notas, mediante a confeco de uma escritura pblica, que detm presuno de veracidade. Para tanto, necessrio a observncia de alguns requisitos:

Necessidade de agente capaz; No pode existir conflito;

II.

Competncia

Conceito limite da atividade jurisdicional. O legislador criou critrios para a fixao da competncia.

Formula para identificao do juzo competente (competncia material), devendo ser observados obrigatoriamente os seguintes passos: Verificar se caso de competncia internacional (artigo 88 e 89 do CPC). Busca-se averiguar

se a lide de competncia da jurisdio brasileira.

Se de competncia brasileira, verificar, aps, se caso de competncia originria, ou seja, se

so promovidas diretamente em um tribunal (exemplo: ao rescisria, que promovida no tribunal de justia do respectivo estado).

Se no for caso de competncia originria, identificar o tipo de justia adequado ao caso

concreto, que podem ser:

1.
2

Justia especial, que se subdivide em:

Art. 217, CF dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e no-formais, como direito de cada um [...]

a. b. c.

Eleitoral; Penal militar; Trabalho;

2.

Justia comum, que se subdivide em:

a.

Federal, que tem sua competncia estabelecida pelo artigo 109 da CF; Com efeito, bem se

sabe que a justia federal competente para julgar causa de interesses da Unio Federal, das Autarquias Federais e, das empresas Pblicas Federais. b. Estadual se a causa no for de competncia da justia federal, ela ser estadual, pelo que,

a considerada como sendo de competncia residual.

Competncia Territorial Artigo 94 do CPC3 regra geral de competncia a ao dever ser proposta no domiclio do

ru. Tendo o ru vrios domiclios, cabe ao autor escolher o foro competente (4, artigo 94, CPC4). Artigo 95 do CPC5 as aes fundadas em direitos reais sobre direito imveis sero

promovidas no local do imvel. Exemplo: aes possessrias. Artigo 98 do CPC6 a ao em que o ru for incapaz ser promovida no domiclio do seu

representante. Se o autor for incapaz, regra de domiclio geral.

QUADRO DISTINTIVO ENTRE COMPETNCIA ABSOLUTA E RELATIVA

Competncia Absoluta de interesse pblico.

Competncia relativa de interesse das partes.

Pode ser declarada de ofcio (sem requerimento O juiz no poder declin-la de ofcio, pois se das partes) pelo juiz. trata de interesse privado, nos termos da smula 33 do STJ7.

Art. 94, CPC - A ao fundada em direito pessoal e a ao fundada em direito real sobre bens mveis sero propostas, em regra, no foro do domiclio do ru. 4 Art. 94, 4, CPC - Havendo dois ou mais rus, com diferentes domiclios, sero demandados no foro de qualquer deles, escolha do autor. 5 Art. 95, CPC - Nas aes fundadas em direito real sobre imveis competente o foro da situao da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domiclio ou de eleio, no recaindo o litgio sobre direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova. 6 Art. 98, CPC - A ao em que o incapaz for ru se processar no foro do domiclio de seu representante.
7

se a parte no opuser exceo de incompetncia ocorre a prorrogao da competncia, nos termos do artigo 114 do CPC. EXCEO ART. 114, PARGRAFO NICO DO CPC.

As partes (autor e ru) podero suscit-la a Somente poder ser suscitada pelo ru, no qualquer momento no processo (sem prazo prazo da contestao (artigo 297, CPC), ou seja, fixo), por meio de simples petio nos autos, no prazo de 15 dias, por meio de incidente sem forma especfica (por objeo). A objeo processual de exceo de incompetncia. pode ser alegada a qualquer momento, at em ao rescisria. Tambm pode ser alegada em preliminar de contestao. Os atos decisrios proferidos por juiz Os atos decisrios proferidos por juiz

absolutamente incompetentes so nulos.

relativamente competentes so vlidos.

Nesse caso, as partes no podem derrogar (abrir Nesse caso, a competncia relativa pode ser mo), ou seja, no pode haver alterao de alterada competncia por vontade das partes. pelas partes, ou seja, admite

derrogao.

OBS: as caractersticas da competncia absolutas so opostas s da competncia reativa.

Competncia relativa aquela fixada em razo do territrio ou do valor da causa. Competncia Absoluta os demais critrios so todos de competncia absoluta.

Reconhecida a incompetncia, tanto absoluta como relativa, o juiz remeter os autos imediatamente ao juzo competente.

Conflito negativo de competncia quando dois ou mais juzes se dizem incompetentes para julgamento de determinada ao. Conflito positivo quando dois ou mais juzes se dizem competente para julgar determinada ao.

Se o conflito se der entre justias estaduais tribunal de justia solucionar esse conflito. Se estabelecer-se entre justias diferentes, cabe ao STJ decidir.

Reviso Critrios de competncia: a. b. c. Material. Competncia absoluta. Matria. Funcional. Competncia absoluta. Hierarquia. Territorial. Competncia relativa. Territrio.

d.

Valor da causa. Competncia relativa.

III.

Ao.

1.

Conceito instrumento que a sociedade tem a disposio para provocar a tutela jurisdicional

do Estado. tida como uma garantia constitucional.

2.

Condies para existncia da ao importante ressaltar, a prima vista, que se diz que so

condies para existncia, porquanto o direito de ao irrestrito qualquer condio. a. A ausncia de umas das condies da ao induz carncia da ao, sendo o processo, por

conseqncia, extinto, sem resoluo do mrito (artigo 267 do CPC). b. Classificao das condies da ao; Legitimidade tem aspecto processual. A legitimidade pode ser ordinria (regra), ou seja,

quando a parte que pleiteia em juzo efetivamente titular do direito; e extraordinria (exceo), quando a parte no titular do direito, estando apenas substituindo o titular do direito buscado. Essa se assemelha ao conceito de substituio processual. Exemplo: Ao de investigao de paternidade, que proposta pelo menor, representado pela sua genitora. O direito, nesse caso, de titularidade do menor, pelo que, sua legitimidade ordinria. Quanto sua genitora, no h legitimidade, porquanto esta no parte, mas mera representante do menor. Legitimidade s inerente s partes. Exemplos: Toda vez que o MP promove uma ao, a sua legitimidade extraordinria. Quando o sindicato promove uma ao, ele promove em defesa dos interesses de sua categoria, pelo que, detm legitimidade extraordinria. Com relao ao condomnio, este quando promovente de ao judicial, detm legitimidade ordinria, porquanto detm traos de personalidade jurdica. O que caracteriza a legitimidade a existncia de relao jurdica (consubstanciada por um fato ou contrato) entre a parte com o caso concreto. (exemplo do engavetamento de carros entre trs carros, em que o do meio, embora no seja o culpado pelo acidente, legitimo como parte, porquanto participou do mesmo fato). Interesse de agir est atrelado idia de necessidade, ou seja, mister se faz comprovar a

real utilidade do pleito judicial. Exemplo execuo de uma nota promissria que ainda no venceu, caracteriza a ausncia de interesse de agir. Pedido juridicamente impossvel aquele que no tem respaldo legal (no somente

aquele que a lei no permite). Exemplo: dvida de jogo.

3.

Elementos da ao partes, pedido e, causa de pedir. Os elementos da ao existem por

conta da identificao das aes. Litispendncia (artigo 301, 1, CPC8) Se caracteriza pela existncia de duas ou mais aes

idnticas em andamento. Uma ao idntica outra quando entre elas existirem os mesmos elementos da ao, ou seja, as mesmas partes, o mesmo pedido e, a mesma causa de pedir. Verificada a litispendncia, dever prevalecer aquela ao onde ocorreu a primeira citao vlida (juzo prevento, artigo 219, CPC9). Coisa julgada ocorre a coisa julgada quando o autor repete uma ao idntica que j

transitou em julgado, formando coisa julgada material. Conexo (artigo 103, CPC10)- ocorre a conexo diante da existncia de duas ou mais aes

em andamento, sendo que entre elas exista o mesmo pedido e/ou a mesma causa de pedir (aes semelhantes). O objetivo da conexo evitar decises conflitantes, motivo pelo qual as aes conexas devero ser reunidas perante o mesmo juzo (juzo prevento). Nesse caso, se as aes conexas estiverem na mesma comarca, o juiz prevento ser aquele que proferiu o primeiro despacho. Se as aes tramitarem por comarcas diferentes, o juzo prevento ser aquele em que primeiro ocorreu a citao. A conexo pode ser verificada de ofcio pelo juiz.

AULA 02 01/03/2011

I.

Litisconsrcio

1.

Conceito pluralidade de partes em uma mesma ao, que detm interesses individuais

particulares. O litisconsrcio no pode ser considerado como ao coletiva, porquanto aquele se d em razo de conflitos individuais. Para a formao de litisconsrcio h necessidade de semelhana quanto ao fato gerador do direito de ao de cada litisconsorte.

2.
8

Classificao.

Art. 301, 1, CPC Verifica-se a litispendncia ou a coisa julgada, quando se reproduz ao anteriormente ajuizada. 9 Art. 219, CPC - A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. 10 Art. 103, CPC - Reputam-se conexas duas ou mais aes, quando Ihes for comum o objeto ou a causa de pedir.

A. a. b. c.

Quanto s partes, poder subdividir-se em: Ativo quando se renem vrios autores em uma mesma demanda. Passivo quando se renem vrios rus em uma mesma ao. Misto quando se renem vrios autores e vrios rus dentro de um mesmo processo.

B. a. b.

Quanto ao momento da sua formao, poder ser: Anterior ou inicial o litisconsrcio formado no momento da distribuio da ao. Ulterior ou posterior o litisconsrcio formado aps a distribuio da ao, no transcorrer

da ao judicial. (Ex: chamamento ao processo e denunciao lide).

C. a.

Quanto sua formao (obrigatoriedade), poder subdividir-se em: Facultativo est previsto no artigo 46 do CPC11; Esse litisconsrcio depende apenas da

vontade das partes, que decidiro pela sua formao ou no. Particularidades se o juiz entender que existe um grande nmero de litisconsortes, ele poder reduzir o nmero de partes para que o processo prossiga de forma mais efetiva (clere) (art. 46, pargrafo nico12). Trata-se de litisconsrcio facultativo multitudinrio (essa expresso advm da idia de multido). Essa limitao somente poder ocorrer no litisconsrcio facultativo. Necessrio ou obrigatrio est previsto no artigo 4713 do CPC. decorrente de

b.

determinao legal. (Ex: direito dos cnjuges, nas aes que envolvam direitos reais imobilirios, relativo imvel pertencente ao patrimnio comum do casal art. 10, 1, CPC14). Particularidades no litisconsrcio necessrio, a eficcia da sentena depender da citao de todos os litisconsortes, sob pena de nulidade da sentena.

D. a.

Quanto uniformidade da deciso, pode se dividir em: Simples quando o juiz puder proferir decises diferentes para cada litisconsorte.

11

Art. 46, CPC - Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando [...] 12 Art. 46, pargrafo nico - O juiz poder limitar o litisconsrcio facultativo quanto ao nmero de litigantes, quando este comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa. O pedido de limitao interrompe o prazo para resposta, que recomea da intimao da deciso. 13 Art. 47, CPC - H litisconsrcio necessrio, quando, por disposio de lei ou pela natureza da relao jurdica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficcia da sentena depender da citao de todos os litisconsortes no processo. Pargrafo nico O juiz ordenar ao autor que promova a citao de todos os litisconsortes necessrios, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo. 14 Art. 10, 1, CPC - Ambos os cnjuges sero necessariamente citados para as aes: I - que versem sobre direitos reais imobilirios. [...]

b.

Unitrio ou uniforme quando o juiz puder proferir a mesma deciso para todos os

litisconsortes.

OBS - Em regra, o litisconsrcio facultativo simples e, o necessrio unitrio, mas comporta excees. Nos termos do artigo 47 do CPC, todo litisconsrcio necessrio unitrio (posicionamento da FGV).

3.

Revelia

A contestao de um dos litisconsortes aproveitar quele que for revel, desde que haja semelhana quanto ao direito relativo defesa. IMPORTANTE - Se o litisconsrcio for simples, os atos praticados por um dos rus no comunicam aos demais. Se o litisconsrcio for unitrio, os atos praticados por um dos litisconsortes comunicam aos demais.

4.

Prazo

Artigo 191 do CPC15 - estabelece a contagem dos prazos em dobro no caso em que os litisconsortes tiverem procuradores diferentes. OBS o dispositivo acima citado dever ser aplicado mesmo que os advogados das partes pertenam ao mesmo escritrio.

5.

Litisconsrcio multitudinrio poder o juiz limitar o nmero de litigantes, no litisconsrcio

facultativo, quando entender que seja excessivo e, sua permanncia possa comprometer a clere resoluo do litgio ou prejudicar a apresentao de defesa.

II.

Interveno de terceiros

Conceito instrumento previsto em lei, o qual possibilita que um terceiro participe de um processo.

1.

Classificao das intervenes de terceiro.

A.

A interveno poder ser:

15

Art. 191, CPC Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos.

a.

Espontnea ser espontnea quando exercida pelo terceiro. As modalidades de

interveno espontnea so a assistncia e a oposio. b. Provocada ser dessa forma quando exercida pela parte da relao processual. As

modalidades de interveno de terceiros provocada so a nomeao autoria, chamamento ao processo e, denunciao lide.

2.

Modalidades de intervenes de terceiro Assistncia (art. 50, CPC16) nesse caso, o terceiro ingressa no intuito de auxiliar uma das

A.

partes no processo. Existem duas modalidades de assistncia, as quais so: a. Assistncia simples aqui, o terceiro funciona como mero auxiliar. Nesse caso, o terceiro

sofre efeitos indiretos da sentena, porquanto no atua como parte. O terceiro, nesse caso, ingressa para ajudar parte no processo, porm o direito no lhe pertence.

Particularidades - Na assistncia simples, o terceiro atua como mero auxiliar de uma das partes. Isso porque, ele mantm relao jurdica apenas com uma delas. Assim sendo, o assistente simples sofrer efeito indireto (reflexo) da sentena, bem como no poder praticar atos incompatveis com o do assistido. (Ex: relao locador, locatrio e sublocatrio.)

b.

Assistncia litisconsorcial nesta, o assistente funciona como se fosse parte. Aqui, o terceiro

sofre efeitos diretos da sentena, uma vez que atua como parte no processo. Nesse caso, o terceiro ingressa na relao jurdica porquanto discute-se um direito que lhe pertence.

Particularidades na assistncia litisconsorcial, o terceiro funciona como parte, isso porque ele mantm relao jurdica com ambas as partes. Quanto aos efeitos da sentena, ele sofre efeito direto, motivo pelo qual ele poder praticar atos incompatveis com os do assistido. (Ex: relao locador, locatrio e fiador).

OBS o assistente poder ingressar nos autos at o trnsito em julgado da sentena. No entanto, ele receber o processo no estado em que ele se encontrar. Oposio (art. 56, CPC17) modalidade de interveno de terceiro que detm natureza de

B.

ao. Na oposio, o terceiro ir se opor a um direito que est sendo discutido numa outra ao.
16

Art. 50, CPC Pendendo uma causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro, que tiver interesse jurdico em que a sentena seja favorvel a uma delas, poder intervir no processo para assisti-la.

OBS a oposio poder ser apresentada at a sentena.

C. a.

Nomeao autoria

interveno de terceiros provocada. A nomeao autoria um ato exclusivo do ru. O objetivo da nomeao autoria a substituio (correo) do plo passivo da ao. Aqui, no h formao de litisconsrcio, porque no h agregao do terceiro, mas sim,

substituio do ru pelo terceiro nomeado. Hipteses da nomeao autoria artigo 62 do CPC18. Cabe nomeao autoria toda vez que o ru no for proprietrio do bem objeto da

demanda. Exemplos caseiro, locatrio, comodatrio. Detentor (caseiro) e cumpridor de ordens (pessoa que cumpre ordens de terceiros).

O ru dever apresentar a nomeao autoria no prazo da contestao artigo 297 do CPC.

Ser apresentada por meio de uma petio autnoma e, no na contestao.

Particularidades se o ru, tendo cincia de quem o terceiro, deixar de nomear a autoria,

ou nomear pessoa errada, ele ser condenado a pagar perdas e danos a favor do autor. Portanto, evidencia-se que a nomeao a autoria obrigatria (artigo 69, CPC19).

OBS A obrigao est sempre voltada ao outro, enquanto o nus (incumbncia) est voltado apenas quele que pratica o ato. Quando no h cumprimento de uma obrigao, impor-se- ao infrator uma sano. Ao contrrio, quanto ao nus, o seu descumprimento no acarretar a imposio de qualquer sano.

D.
17

Chamamento ao processo. uma modalidade de interveno provocada. um ato exclusivo do ru.

Art. 56, CPC Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e ru, poder, at ser proferida a sentena, oferecer oposio contra ambos.
18

Art. 62, CPC Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome prprio, dever nomear autoria o proprietrio ou o possuidor. 19 Art. 69, CPC Responder por perdas e danos aquele a quem incumbia a nomeao: I deixando de nomear autoria, quando Ihe competir; II - nomeando pessoa diversa daquela em cujo nome detm a coisa demandada.

Objetivo proporcionar a formao de um litisconsrcio, com a incluso dos demais

coobrigados que contraram a obrigao mais no foram demandados. Hiptese de responsabilidade solidria. Exemplos fiador, que pode chamar ao processo o devedor principal, por serem devedores

solidrios da dvida afianada; nesse caso, h condenao de ambos. Fiadores ou coobrigados. Art. 77, CPC20; Momento dever o requerimento ser formulado no prazo da contestao (art. 297, CPC); O chamamento ao processo poder ser apresentado na prpria contestao, ou atravs de

simples petio. Enfim, no possui forma especfica para requerimento estabelecida em lei.

E.

Denunciao da lide Interveno de terceiros provocada. A denunciao pode ser exercida tanto pelo autor quanto pelo ru. O objetivo dessa modalidade de interveno de terceiro a formao de um litisconsrcio.

Nesse caso, o terceiro ir se agregar relao processual, sem substituio de qualquer das partes. hiptese de responsabilidade subsidiria. O juiz s vai condenar a seguradora ao

pagamento de qualquer valor se o ru for condenado ao pagamento de qualquer valor. Exemplos seguros. Relao entre seguradora e segurado. Hiptese da evico (algum que

vende algo que no lhe pertence. Nesse caso, o adquirente poder perder a coisa adquirida, por deciso judicial ou por ato administrativo. perda da coisa por deciso judicial) e hiptese da seguradora. Artigo 70 do CPC21. Dever ser apresentada essa modalidade de interveno de terceiros nos seguintes prazos:

se apresentada pelo autor, dever ser formulada junto petio inicial; se pelo ru, no prazo da contestao (artigo 297, CPC). Particularidade a denunciao da lide tem natureza de ao. A doutrina chama a

denunciao de lide secundria, porquanto a mais importante a ao principal.

QUADRO DISTINTIVO
20

Art. 77, CPC admissvel o chamamento ao processo: I - do devedor, na ao em que o fiador for ru; II dos outros fiadores, quando para a ao for citado apenas um deles; III - de todos os devedores solidrios, quando o credor exigir de um ou de alguns deles, parcial ou totalmente, a dvida comum. 21 Art. 70, CPC A denunciao da lide obrigatria: I - ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico Ihe resulta; II - ao proprietrio ou ao possuidor indireto quando, por fora de obrigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru, citado em nome prprio, exera a posse direta da coisa demandada; III - quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda.

DENUNCIAO DA LIDE Modalidade provocada. H a formao de um litisconsrcio. Art. 70, CPC Pode ser apresentada pelo autor e pelo ru. hiptese de responsabilidade subsidiria Natureza de ao Exemplo: relao de seguro. de interveno de

CHAMAMENTO AO PROCESSO terceiro Modalidade provocada. H a formao de um litisconsrcio. Art. 77, CPC. Pode apenas ser formulado pelo ru. hiptese de responsabilidade solidria Natureza de incidente processual Exemplo: fiador de interveno de terceiro

III.

Capacidade

Tem capacidade de ser parte aquele que tem capacidade de direito. Tem capacidade de

direito todo aquele que tiver condies de exercer direito e de contrair obrigaes.

Em paralelo, existe a capacidade de estar em juzo, tambm conhecida como capacidade

processual. Para que um indivduo detenha essa capacidade, ele tem, primeiramente, que deter capacidade de ser parte. Concomitantemente, dever ter aptido para exerccio pessoal de suas atividades civis.

Todo aquele que tiver capacidade de ser parte, mas no tiver a capacidade de estar em

juzo, dever ser representado ou assistido pelo responsvel.

Capacidade postulatria postular significa pedir em nome de outrem. Detm capacidade

postulatria o advogado legalmente inscrito junto ao quadro da OAB. O estagirio no detm capacidade postulatria.

Nulidade Relativa - diante de uma nulidade relativa, a parte tem a possibilidade de correio do vcio cometido.

Nulidade Absoluta - Quando se tratar de nulidade absoluta, o ato ser nulo e, ter que ser praticado novamente.

Ainda, detm capacidade postulatria qualquer pessoa em se tratando de aes em tramite aos juizados especiais, com valor da causa inferior a vinte salrios mnimos; em reclamaes trabalhistas; para impetrao de habeas corpus;

IV. 1.

Atos processuais Forma o ato processual pode ser praticado na forma escrita, oral e, na forma eletrnica

(art. 154, CPC22). Todos os atos processuais podem ser realizados na forma eletrnica.

2.

Os atos processuais devero ser praticados com a utilizao do vernculo (lngua ptria -

portuguesa); Os documentos redigidos em lngua estrangeira, para que sejam considerados vlidos, h necessidade de traduo, realizada por tradutor pblico ou tradutor juramentado.

3. a. b.

Quanto aos prazos os prazos podem ser: Dilatrios so aqueles que podem ser prorrogado pela vontade das partes; Peremptrio so aqueles que no podem ser prorrogados pela vontade das partes. O juiz,

todavia, pode prorrogar esses prazos. Os prazos peremptrios mais importantes so os para a resposta do ru e, para recursos.

AULA 03 15/03/2011 Petio inicial artigo 282 do CPC23.

I.

1.

Inciso I juiz ou tribunal a quem dirigida a petio inicial;

2.
22

Inciso II partes e suas qualificaes;

Art. 154, CPC Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, Ihe preencham a finalidade essencial. Pargrafo nico. Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP - Brasil.
23

Art. 282. A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru.

3.

Inciso III Fatos e fundamentos jurdicos do pedido (Causa de pedir) Teoria da

substanciao. Essa teoria a regra no Brasil. A partir dessa teoria, o suplicante, quando ingressar em juzo, necessitar apenas de demonstrar, obrigatoriamente, os fatos, sendo dispensado o fundamento jurdico.

4.

Inciso IV pedido com suas especificaes; nos moldes do artigo 286 do CPC, O pedido deve

ser certo ou determinado {...}.

Todavia, no obstante redao do dispositivo legal acima, para a OAB, o pedido dever ser certo E determinado. O pedido certo um pedido expresso24. O pedido determinado aquele individualizado pelo seu gnero e pela sua quantidade. Os requisitos do pedido, certeza e determinao, devero ser requeridos aditivamente. Em regra, todo pedido deve ser determinado. Todavia, h casos em que no se tem como quantificar, a priori, a pretenso econmica buscada a partir da violao do bem jurdico tutelado pelo Estado, porquanto, dever ser quantificada em mbito do processo. Ex: indenizao por danos morais. Esse o pedido certo e determinvel, ou pedido genrico. So trs os pedidos genricos existentes no Brasil, que so eles:

a.

Aes universais so os casos em que o autor no sabe a universalidade dos bens que

compem o seu direito; Ex: inventrio; cnjuge que no sabe os bens totais do marido morto (inciso I, artigo 286, CPC).

b.

Aes de reparao de dano quando o autor no puder mensurar ou quantificar a

extenso do prejuzo decorrente em decorrncia do ato ilcito praticado pelo ru (inciso II, artigo 286, CPC). o caso mais comum em mbito do judicirio. O 286, II do CPC permite que a parte formule pedido genrico. Ento, o dano moral, especificamente, no dever ser atribudo de valor pela parte. O valor, nesses casos, dever ser atribudo pelo juiz.

c.

Aes em que o pedido dependa de ato a ser praticado pelo ru (inciso III, 286, CPC) nas

aes de prestao de contas, a apurao do valor devido sempre depender das contas prestadas pelo ru.

24

EXCESSO PEDIDO IMPLCITO: AQUELE QUE NO PRECISA SER PEDIDO PARA SER ANALISADO PELO JUZO. EX: HONORRIOS ADVOCATCIOS SUCUMBENCIAIS, ATUALIZAO MONETRIA E JUROS DE MORA.

A.

Modalidades de pedido.

a.

Pedido alternativo ocorre pedido alternativo quando o ru tem sua disposio duas ou

mais maneiras de cumprir a obrigao. Esses pedidos detm mesma hierarquia, ou seja, de qualquer forma que o ru cumprir a obrigao ela ser extinta. Nesses casos, compete ao ru a escolha da prestao que mais lhe for satisfatria.

b.

Pedido Sucessivo (art. 289, CPC) no pedido sucessivo h uma escala de interesses. Desta

forma, somente ser analisado o pedido subsidirio se indeferido o pedido principal. Nestes casos, os pedidos so de hierarquia diferente e, quem escolhe o que ser deferido o juiz. Ex: pedidos decorrentes do princpio da eventualidade (caso vossa excelncia no entenda dessa forma, requer-se...). A parte formulara o pedido principal no af de ele ser deferido, e se no deferido, formular pedido subsidirio.

c.

Prestaes peridicas (artigo 290, CPC) nas relaes de trato sucessivo, o autor

formulando pedido referente primeira parcela, todas as outras sero devidas de pleno direito. Constitui modalidade de pedido implcito.

d.

Pedidos cumulados (artigo 292, CPC) a possibilidade de cumulao de dois ou mais

pedidos dentro do mesmo processo. Todavia, a lei estabelece requisitos para que possa haver essa cumulao, que so eles:

i.

Que os pedidos sejam compatveis entre si ou seja, que decorram do mesmo fato. Para

cumular pedidos, no necessria a conexo entre os pedidos (artigo 292, CPC). ii. Necessidade que haja um mesmo juzo competente para anlise de todos pedidos

cumulados. iii. A todos os pedidos deve ser adotado o mesmo procedimento. Todavia, se comportarem

procedimento diferente, podero ser cumulados se houver possibilidade de converso de todos ao procedimento ordinrio (2, artigo 292, CPC Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de
procedimento, admitir-se- a cumulao, se o autor empregar o procedimento ordinrio ).

e.

Pedido Cominatrio (artigo 287, CPC) poder o autor requerer em juzo o cumprimento da

obrigao especfica, sob pena de cominao ao ru de multa pecuniria por dia de no cumprimento (Astreintes).

5.

Inciso V Valor da causa (arts. 259 e 260 do CPC).

6.

Inciso VI indicao das provas a serem produzidas pelo autor

7.

Inciso VII requerimento para citao do ru

A. a. I. i. do pas. ii.

Citao; Modalidades: Real - aquela realizada por correio ou por oficial de justia. Correio nos termos do artigo 222, a citao ser feita pelo correio para qualquer comarca

Oficial de justia ser realizada quando tiver um incapaz como ru; em aes que versar

sobre o estado das pessoas (aquela que discute o estado da pessoa); quando as fazendas pblicas forem rs em ao judicial; em aes de execuo; no local em que no chegar correio; e quando a parte requerer. Ficta25 aquela que se consuma por edital o por hora certa. Edital - Ocorre citao por edital quando no se souber quem o ru ou esse residir em local

II. i.

incerto ou de difcil acesso. Ex: Invaso de terras, cita-se por edital; Usucapio; ii. Hora certa (artigo 227, CPC) ocorre citao por hora certa quando o oficial de justia

comparece por trs vezes, em dia e horrios distintos, (elemento objetivo) na casa do ru, que tem domiclio certo, e presume a suspeita de ocultao (elemento subjetivo). (Os requisitos para a citao por hora certa esto grifados).

OBS - A diferena entre citao real e ficta que aquela, realmente, se tem a certeza que se consumou, ou seja, presume-se que o citando tomou pessoalmente conhecimento do contedo do ato. A ficta, por sua vez, implica na presuno de que o ru no tomou conhecimento acerca da ao que lhe movida.

OBS A carta precatria somente ser utilizada para citao quando o ru residir em comarca diversa da do juzo processante e, a citao deva ser realizada por oficial de justia. Caso contrrio, ser realizada por correio.

25

Ao ru citado de forma ficta, ser nomeado curador especial (art. 9, inc iso II do CPC).

II.

Artigo 285-A julgamento de processos repetitivos.

Poder o juiz, ao receber a petio inicial, deixar de citar o ru, extinguindo o processo, com resoluo do mrito, desde que: a. b. A matria seja exclusivamente de direito; Haja, no juzo, sentenas de igual improcedncia, com base na mesma matria.

Desta deciso caber recurso de apelao, podendo o juiz se retratar em 05 (cinco) dias.

III.

Tutela Antecipada

Artigo 273, CPC a antecipao dos efeitos de uma sentena para o momento presente, desde que preenchidos os requisitos legais. Existem trs tipos de tutela antecipada, que so elas: a. Tutela de urgncia tem como fato gerador o periculum in mora (receio de dano

irreparvel ou de incerta reparao). b. Tutela punitiva aquela que se deflagra por abuso do direito de defesa pelo ru, ou

manifesto propsito protelatrio. c. Tutela pelo incontroverso (artigo 273, 6, CPC) poder o juiz antecipar parte do pedido ou,

um dos pedidos cumulados, se estes se mostrarem incontroversos.

Livro Coleo OAB nacional

IV.

Rito Sumrio artigo 275, CPC

Esse rito tem aplicabilidade em dois casos, que so nas causas pelo valor e, nas causas pela matria. Nas causas pelo valor, ser utilizado quando o valor da causa no exceda a 60 (sessenta) salrios mnimos (inciso I do dispositivo acima). Nas causas pela matria, esse rito ser utilizado nos casos do inciso II do 275 do CPC.

O rito sumrio inicia-se com a petio inicial, que deve seguir todos os requisitos do 282 do CPC, com duas diferenas: a. A inicial dever conter, desde j, o rol de testemunhas, se pretendida a oitiva destas, sob

pena de precluso; se houver requerimento de prova pericial, ter que indicar na inicial os quesitos e indicar assistentes tcnicos (assistente da parte, o qual fiscalizar o trabalho do perito).

Citao

Nesse procedimento, o ru citado para se defender em audincia inaugural a ser designada pelo juzo. O ru dever ser citado, no mnimo, 10 dias antes da audincia. Se for fazenda publica a r, sua citao dever realizar-se no mnimo 20 dias antes da audincia.

Defesas As modalidades de defesa previstas na legislao processual civil so contestao, excees e reconveno. No rito sumrio, cabe contestao e excees, porm, no cabe reconveno. No rito sumrio, todavia, pode ser formulado pedido contraposto (pedido condenatrio formulado pelo ru em sede de contestao).

Art. 280, CPC No procedimento sumrio no so admissveis a ao declaratria incidental e a interveno de terceiros, salvo a assistncia, o recurso de terceiro prejudicado e a interveno fundada em contrato de seguro (denunciao da lide).

AULA 04 14/04/2011

Defesas do ru - art. 297, CPC. Art. 297. O ru poder oferecer, no prazo de 15 (quinze) dias, em petio escrita, dirigida ao juiz da causa,
contestao, exceo e reconveno.

1.

Contestao art. 300, CPC;

Art. 300. Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

I. a.

Princpios que regulamentam a contestao: Regra da eventualidade; art. 300, CPC toda a matria de defesa deve ser alegada

em contestao, sob pena de precluso, por mais conflitante que sejam as matrias deduzidas na defesa, porquanto se presume que, na eventualidade de o juiz no acolher uma das matrias, poder acatar s demais alegadas pelo ru. Alguns autores denominam essa regra de eventualidade de regra da concentrao, ou seja, todos os argumentos de defesa sero aglomerados na contestao. Eventualidade se defender sobre tudo. Esse considerado o plano vertical.

b.

nus da impugnao especfica; art. 301, CPC; a exigncia que o ru se defenda

pormenorizadamente de todos os fatos trazidos pelo autor. Ou seja, dever o ru apresentar em juzo os fatos impeditivos, modificativos, ou extintivos do direito do autor. EXCEO - Somente poder fazer defesa por negativa geral o curador especial, o Ministrio Pblico, e o advogado dativo.

II.

Preliminares;

O juiz, antes de analisar o mrito da demanda, dever, preliminarmente, proceder a prvio juzo de admissibilidade, no qual constatar se esto devidamente preenchidas as condies da ao e pressupostos processuais. Aps, estando em perfeitas condies, passar ao julgamento do mrito.

As preliminares veiculam vcios da matria processual. O mrito refere-se s questes do direito material perseguido.

As preliminares devero ser, obrigatoriamente, em contestao, sob pena de restar precluso o direito a essa alegao.

As preliminares so divididas em dois grupos: Preliminares peremptrias se acolhidas, geram a extino do processo. Ex:

ausncia de uma das condies da ao; inpcia da inicial; Preliminares dilatrias se acolhidas, geram prazo para regularizao.

III.

Prazos o prazo para apresentao de contestao de 15 dias, artigo 297, CPC.

Todavia, para efeitos de contagem desse prazo, tem-se que levar em considerao as regras dispostas nos arts. 188, 191, 241 do CPC.
Art. 188. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico.

Art. 191. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. Havendo mais de um ru no

processo, com procuradores diferentes, o prazo, em consonncia a esse dispositivo, se computa em dobro.

Art. 241, III, CPC Quando houver vrios rus, da data de juntada aos autos do ltimo aviso de recebimento ou mandado citatrio cumprido. Ou seja, havendo vrios rus, somente iniciar-se- o prazo para contestao para os rus a partir da juntada do ultimo mandado/AR cumprido nos autos.

c.

Excees 304 do CPC;

Art. 304. lcito a qualquer das partes argir, por meio de exceo, a incompetncia (art. 112), o impedimento (art. 134) ou a suspeio (art. 135).

As excees podem ser de trs ordens, que so:

REGRAS GERAIS

Legitimidade; se a exceo for de incompetncia, o autor (excipiente) dessa exceo sempre

ser o ru da causa principal. Com efeito, o ru (excepto) dessa exceo ser sempre o autor da demanda principal. SEM EXCEO. Na exceo de impedimento ou suspeio, o autor (excipiente) poder ser qualquer uma das partes no processo principal, ou seja, autor ou ru. Por outro lado, nessas excees, o ru (excepto) sempre ser o juiz, porquanto este ser o impedido ou o suspeito.

O prazo para interpor as excees (incompetncia, impedimento ou suspeio) de 15 dias,

contados da data e que se tomou cincia do fato.

O protocolo da exceo acarreta a suspenso do processo, nos moldes dos arts. 265, III e art.

306, ambos do CPC.


Art. 306. Recebida a exceo, o processo ficar suspenso (art. 265, III), at que seja definitivamente julgada.

Da exceo de incompetncia caber agravo de instrumento. Das demais excees, no

cabem recurso.

i.

Incompetncia art. 112, CPC; o incidente processual destinado a argir a incompetncia

do juzo ou a parcialidade do juiz. Essa exceo objetiva corrigir a comarca eleita pelo autor para a propositura da demanda.
Art. 112. Argi-se, por meio de exceo, a incompetncia relativa. Pargrafo nico. A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de domiclio do ru.

A exceo de incompetncia dever ser processada perante o juzo onde foi proposta a ao principal. Todavia, nos termos do artigo 305, pargrafo nico do CPC, poder o ru ingressar com a exceo no seu domiclio para imediata remessa ao domiclio do processo (protocolo integrado).

A incompetncia relativa (territorial) no pode ser declarada de ofcio pelo juiz (smula 33, STJ). Se a parte no opuser exceo de incompetncia, ocorre a prorrogao da competncia, nos termos do artigo 114 do CPC.

EXCEO REGRA contrato de adeso em que se verificar a abusividade da clusula de eleio de foro. Art. 112, pargrafo nico - A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser
declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de domiclio do ru. Nesse caso,

dever ser declarada a nulidade da clusula antes do recebimento da petio inicial, e declinada a competncia pelo juzo, sob pena de prorrogao da competncia.

ii.

Suspeio art. 135, CPC; considerada vcio de parcialidade. Pauta-se por critrios

subjetivos.

TCNICA se provar de plano que o juiz no pode julgar a causa, o caso de impedimento. Se demandar dilao probatria o caso de suspeio.

Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo.

iii.

Impedimento art. 134, CPC; considerado vcio de parcialidade. Pauta-se por critrios

objetivos.

Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do n IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz.
o

Parte Incompetncia Suspeio Pode, em 15 dias; Pode, 15 dias;

Juiz No pode declarar; Pode declarar de ofcio.

Pode, a qualquer momento, Pode declarar de ofcio. mesmo aps o transito em Impedimento julgado, mediante ao

rescisria, nos termos do art. 485, II do CPC.

d.

Reconveno 315 do CPC; o contra ataque do ru contra o autor dentro do processo. A

reconveno tem natureza jurdica de ao, no obstante a ser uma modalidade de defesa. Precluso consumativa: nos termos do artigo 299 do CPC, contestao e reconveno devem ser apresentadas simultaneamente.

Art. 315. O ru pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vez que a reconveno seja conexa com a
ao principal ou com o fundamento da defesa. Pargrafo nico. No pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem.

Art. 299. A contestao e a reconveno sero oferecidas simultaneamente, em peas autnomas; a exceo ser processada em apenso aos autos principais.

CASOS QUE NO CABEM RECONVENO Procedimento sumrio; nesse caso, permitido ao ru formular um pedido contraposto na

prpria contestao. Juizado especial cvel; Despejo; Possessrias; Prestao de contas;

Esses procedimentos acima so considerados aes de natureza dplice (ao que exerce dupla funo), da qual se formula pedido contraposto.

AUTONOMIA + RECURSOS
Art. 317. A desistncia da ao, ou a existncia de qualquer causa que a extinga, no obsta ao prosseguimento da reconveno. Art. 318. Julgar-se-o na mesma sentena a ao e a reconveno.

Da sentena que julgar a ao reconvencional e a principal, caber recurso de apelao. Todavia, se a reconveno terminar antes da ao principal (por exemplo, se for extinta, por inpcia da inicial), caber agravo de instrumento contra a deciso judicial que extinguir a reconveno.

Sentena o ato do juiz que implica em algumas das hipteses do artigo 267 ou 269 do CPC (art. 162, 1, CPC).

A sentena pe fim etapa do processo de conhecimento.

Sentena com resoluo do mrito Quando, de alguma forma, resolver o conflito.

Sentena sem resoluo do mrito Todos os demais casos.

a.

Requisitos da sentena art. 458, CPC;

Art. 458. So requisitos essenciais da sentena: I - o relatrio, que conter os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; III - o dispositivo, em que o juiz resolver as questes, que as partes Ihe submeterem.

A sentena, necessariamente, dever conter trs elementos, quais sejam: o relatrio, fundamento, dispositivo.

O relatrio o resumo do processo.

Fundamentao so os motivos determinantes ao conhecimento do juiz. O juiz no pode sentenciar sem fundamentar. A fundamentao tem por sinnimo as seguintes expresses: razes, motivos, verdades dos fatos e questes prejudiciais. Dispositivo parte que conter o quantitativo da pena eventualmente imposta. Onde fica a deciso final do juiz acerca da causa.

Princpio da adstrio ou congruncia (art. 128 e 460) implica que a sentena do juiz dever julgar exatamente o que fora pedido pelo autor na inicial. Isso induz a idia de que o juiz no poder julgar nem alm (ultrapetita), nem aqum (infrapetita ou cifrapetita), tampouco fora (extrapetita) do que o autor pediu na inicial.

Coisa julgada objetiva tornar imutvel fora do processo aquilo que foi decidido dentro dele.

a.

Coisa julgada formal quando a sentena extinguir o processo, sem resoluo do mrito.

Ocorre quando somente o processo se torna imutvel. Nesse caso, superado o vcio processual que deu azo extino, poder ser novamente proposta a ao, nos termos do art. 268 do CPC. EXCEO nos casos em que a ao for extinta com base no artigo 267, V, (litispendncia, perempo, coisa julgada) ela no poder novamente ser proposta, mesmo que superado o vcio processual que originou a extino do processo.

Art. 268. Salvo o disposto no art. 267, V, a extino do processo no obsta a que o autor intente de novo a ao. A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas e dos honorrios de advogado.

b.

Coisa julgada material quando a sentena extinguir o processo, com resoluo do mrito.

Ocorre quando se torna imutvel no s o processo, como o prprio direito que foi julgado. Nesse caso, a parte no poder propor nova ao com base no mesmo direito.

LIMITES DA COISA JULGADA Esses limites podem ser objetivos ou subjetivos;

a. b.

Objetivos, art. 469, CPC; Subjetivos, art. 472, CPC; a coisa julgada, neste caso, s atinge as partes componentes do

processo;

Dentro de uma sentena, somente o dispositivo faz coisa julgada.

Exceo art. 470, CPC


Art. 470. Faz, todavia, coisa julgada a resoluo da questo prejudicial, se a parte o requerer (arts. 5 e 325), o juiz for competente em razo da matria e constituir pressuposto necessrio para o julgamento da lide.
o

AULA 05 26/04/2011

RECURSOS Conceito um meio de impugnao de decises judiciais. Importante ressaltar que no o nico meio de impugnao, mas sim, um dos meios existentes. O recurso advm do inconformismo humano com as decises judiciais proferidas em contrariedade aos seus interesses.

Por oportuno, vale ressaltar que recurso diferente de ao rescisria. Primeiro porque a rescisria tem natureza de ao judicial. Em ambos, tm-se por objeto a impugnao de uma deciso judicial. Todavia, em se tratando de recursos, busca-se a impugnao de uma deciso judicial ainda no transitada em julgado, ou seja, no curso de um processo. Por seu turno, a ao rescisria tem por escopo a impugnao judicial de uma deciso judicial transitada em julgado, ou seja, da qual no caiba mais recurso.

1. a.

Princpios. Princpio da taxatividade implica dizer que todos os recursos devem estar previstos em lei.

Existe na legislao processual civil um rol taxativo de recursos. Existem na lei os seguintes recursos: apelao, agravo, embargos de declarao, recurso especial, recurso extraordinrio, embargos de divergncia, embargos infringentes, recurso ordinrio constitucional.

b.

Princpio do duplo grau de jurisdio introduz a idia de que ao jurisdicionado garantido

a reapreciao da deciso judicial por outro rgo diferente daquele prolator da deciso recorrida. Nesse caso, h uma exceo, que no caso dos embargos de declarao, o qual ser apreciado pelo mesmo juzo que proferiu a deciso.

c.

Princpio da singularidade ou unicidade estabelece que contra uma deciso judicial

somente ser admitido um recurso por vez. Em outras palavras, para cada deciso existe um recurso especfico para impugn-la. Todavia, excepcionalmente, admite-se a interposio simultnea do recurso especial e do recurso extraordinrio.

d.

Princpio da fungibilidade este princpio estabelece que um recurso poder ser recebido no

lugar de outro, desde que o recorrente no tenha cometido um erro grosseiro e, desde que no haja dvida objetiva acerca do recurso a ser interposto.

2.

Todo recurso comporta juzo de admissibilidade e juzo de mrito. No juzo de

admissibilidade realizada a anlise dos pressupostos recursais. Presentes esses pressupostos recursais, passar-se- anlise do mrito recursal, ou seja, dos fundamentos do inconformismo do recorrente. Quando nega-se seguimento ao recurso, fala-se de uma anlise de admissibilidade. Por outro lado, no caso de negao de provimento, fala-se em mrito recursal.

3. a.

Pressupostos de admissibilidade recursal. Legitimidade; detm legitimidade recursal para recorrer as partes, o Ministrio Pblico (nos

casos em que atua como parte e nos casos em que atua como fiscal da lei art. 82, CPC) e o terceiro juridicamente prejudicado. OBS caso o MP no seja intimado pelo juiz a intervir numa ao de interesses de incapazes, ele (MP) poder recorrer, alegando nulidade do processo por no atendimento ao artigo 82 do CPC. No entanto, se o juiz proferiu sentena favorvel ao incapaz, a mesma dever ser mantida pelo tribunal.

OBS2 o mero interesse moral ou econmico no legitima o terceiro a recorrer. Artigo 499 do CPC.
Art. 499. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministrio Pblico. 1 Cumpre ao terceiro demonstrar o nexo de interdependncia entre o seu interesse de intervir e a relao jurdica submetida apreciao judicial. 2 O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer assim no processo em que parte, como naqueles em que oficiou como fiscal da lei.
o o

b.

Interesse recursal detm interesse em recorrer a parte vencida ou sucumbente.

c.

Tempestividade refere-se ao prazo para a interposio do recurso. O recurso dever ser

interposto estritamente no prazo previsto por lei. Se o recurso for interposto antes do prazo (recurso extemporneo), s ser recebido se a parte o reiterar no prazo do recurso. OBS - Prazos recursais.

05 (cinco) dias Embargos de declarao Agravo regimental

10 (dez) dias Agravo

15 (Quinze) dias Apelao Recurso especial Recurso extraordinrio Embargos Infringentes Recurso constitucional Embargos de Divergncia Ordinrio

No caso de existirem litisconsortes com procuradores diferentes, aplicar-se- prazo em dobro para recorrer, nos termos do artigo 191 do CPC. Se for parte o MP ou a fazenda pblica, o prazo tambm ser em dobro para recorrer, nos termos ao artigo 188 do CPC.

d.

Preparo recolhimento de custas processuais para a interposio de um recurso. Essas

custas so destinadas ao Estado. Ficam isentos do recolhimento dessas custas os beneficirios da gratuidade judiciria. O recolhimento dessas custas deve ser comprovado no ato da interposio do recurso. Se a parte obrigada ao recolhimento das custas no faz-la, o recurso no ser recebido, sendo declarado deserto (desero).

Se o recorrente recolher um valor insuficiente, ser-lhe-o concedidos (pelo juiz) 05 dias para que a parte recolha a diferena. Existem dois recursos no processo civil que dispensam o recolhimento do preparo recursal para serem interpostos, que so os embargos de declarao e o agravo retido.

e.

Cabimento;

f.

Competncia;

g.

Regularidade formal;

h.

Ao realizar o juzo de admissibilidade do recurso, deve verificar a inexistncia de: (i) renncia

se verifica antes da interposio de um recurso; (ii) desistncia se d aps a interposio de um recurso; (iii) concordncia com a deciso judicial proferida acarreta o fenmeno da precluso lgica; Precluso a perda do direito de exercer ou praticar um ato processual. Ser lgica quando a parte pratica atos incompatveis.

RECURSOS EM ESPCIE

1. a.

Recurso de apelao Cabimento cabvel sempre contra uma sentena, seja ela terminativa (extino sem

resoluo do mrito), ou definitiva (com resoluo do mrito); b. c. d. Prazo para interposio 15 dias. Exige o recolhimento do preparo recursal. O recurso de apelao interposto junto ao juzo singular, sendo este o responsvel pelo

primeiro juzo de admissibilidade. Sendo admitido o recurso, sero os autos encaminhados ao Tribunal de Justia. e. A admissibilidade considerada uma regularidade formal. Arts. 518 e 520 (estabelece os

efeitos da apelao) do CPC. Primeiramente, o juiz analisar os pressupostos comuns dos recursos. Ademais, analisar a existncia de pressuposto especfico, previsto no 1 do artigo 518 do CPC; esse pressuposto especfico denominado smula impeditiva. Com efeito, se a sentena estiver em conformidade com smula do STF ou do STJ, o recurso de apelao no ser recebido.

Art. 518. Interposta a apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder. 1 O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. 2 Apresentada a resposta, facultado ao juiz, em cinco dias, o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso.
o o

OBS - O juiz obrigado a acatar a smula que vinculante, podendo adotar pensamento contrrios s sumulas comuns. O STF edita sumulas vinculantes e sumulas comuns. O STJ s edita sumulas comuns. A sumula vinculante deve ser declarada como tal pelo STF e, ela vincula o julgamento do juiz. O juiz poder contrariar o entendimento de smula comum, no entanto, se ao proferir uma sentena o seu entendimento coincidir com o da smula comum, eventual apelao no ser recebida.

A apelao ser recebida em seus efeitos devolutivo e suspensivo. Efeito devolutivo significa que a matria impugnada ser devolvida ao rgo julgador competente para ser reapreciada. Efeito suspensivo importa na suspenso da eficcia da deciso judicial recorrida enquanto no for julgado o recurso. Isso significa dizer que a parte vencedora ficar impossibilitada de executar a sentena. A REGRA a apelao ser recebida sempre no duplo efeito. Todavia, existem excees, casos em que a apelao ser recebida apenas no efeito devolutivo, nas hipteses previstas nos incisos do artigo 520 do CPC. O recebimento apenas no efeito devolutivo autoriza a parte vencedora a promover a execuo provisria da sentena. Interposto o recurso de apelao, o juiz determinar a intimao do recorrido para apresentao de contrarrazes, no prazo de 15 dias. Apresentada as contrarrazes, o juiz determinar a remessa dos autos ao Tribunal. OBS se o recorrido no apresentar contrarrazes, o juiz no poder aplicar pena de confisso, ou seja, que o recorrente tem razo, ou que o recorrido concorde com o recurso interposto.

f.

Juzo de mrito. realizado pelo Tribunal. O tribunal no poder, ex officio, analisar uma

matria que no foi objeto do recurso, salvo se se tratar de matria de ordem pblica (efeito translativo). O tribunal poder anular a sentena quando o juiz cometer um erro de procedimento; e poder reformar a sentena, quando houver erro de julgamento. Se o tribunal determinar a anulao da

sentena, os autos sero remetidos de volta ao juiz de primeiro grau, para que seja proferida nova sentena. A reforma da implica na modificao da sentena pelo prprio tribunal.

2. a. b.

Embargos de declarao Cabimento cabvel contra deciso interlocutria, sentena e acrdo. Objetivo tem por escopo apenas o esclarecimento da deciso recorrida e no a sua

modificao ou reforma. Toda deciso judicial deve ser clara e lgica e, caso no seja, carece de esclarecimentos. considerado um recurso intermedirio. c. Hipteses para interposio cabem embargos de declarao sempre que a deciso

contiver vcios de omisso, obscuridade e contradio. d. Prazo para interposio 05 dias. A interposio do recurso de embargos de declarao

interrompe o prazo para interposio do recurso principal, o qual fluir integralmente a partir da publicao da deciso que julgar os embargos. e. Multa protelatria se o juiz entender que os embargos so protelatrios ser aplicada

multa de 1%. No caso de reiterao desses embargos protelatrios, a multa poder ser elevada a at 10%, sendo que neste caso, o recolhimento desta multa ser condio para o recebimento dos demais recursos. f. Particularidade os embargos de declarao interpostos no juizado especial cvel apenas

suspendem o prazo para os demais recursos. Lei 9099/95

AULA 06 10/05/2011 Embargos infringentes Art. 530, CPC, a saber: Cabem embargos infringentes quando o acrdo no unnime houver reformado,
em grau de apelao, a sentena de mrito, ou houver julgado procedente ao rescisria. Se o desacordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto da divergncia.

De acordo com o dispositivo acima, cabem embargos infringentes contra decises no unnimes que: a. b. Reformar em grau de apelao a sentena de mrito; Ou que julgar procedente a ao rescisria.

DICA DE MEMORIZAO princpio do eu no posso tomar duas buXa.

Procedimento dos embargos infringentes: a. b. c. Os embargos sero dirigidos para o relator, no prazo de 15 dias; Da deciso que no admitir os embargos caber agravo interno no prazo de 05 dias. Conforme dispuser o regimento interno do Tribunal ser sorteado um novo relator.

Agravo Arts. 522 e seguintes. o recurso cabvel contra decises interlocutrias. Uma deciso interlocutria proferida em deciso a alguma questo incidente no meio do processo. A lei processual civil estabelece que a regra para a interposio do agravo seja na modalidade retida, ou seja, todo agravo deve ser retido. Somente por exceo, o agravo ser de instrumento, nas hipteses previstas no artigo 522 do CPC. So hipteses para cabimento de agravo de instrumento: a. Contra as decises de urgncia, ou seja, que causem risco de dano grave ou de difcil

reparao. b. Alm das decises de urgncia, toda deciso interlocutria posterior sentena desafiada

por agravo de instrumento.


Art. 522. Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, quando ser admitida a sua interposio por instrumento.

1.

Agravo retido

O agravo retido direcionado ao prprio juzo prolator da deciso. Esse agravo ficar retido no processo at o julgamento da apelao interposta e, ser julgado somente na ocasio do julgamento do recurso de apelao. O recurso de agravo retido somente ser conhecido na ocasio do julgamento do recurso de apelao se for requerido, expressamente, em preliminar nas razes de apelao, que o tribunal dele conhea. A deciso suscetvel de agravo retido no capaz de causar parte leso grave e de difcil reparao, pelo que, no necessita de julgamento imediato pelo Tribunal quando da sua interposio.

Peculiaridades: a. O agravo retido dirigido ao prprio juzo da causa, no prazo de 10 dias.

b.

Outrossim, o agravo retido comporta retratao pelo magistrado, na forma do artigo 523, 2

do CPC; ( 2o Interposto o agravo, e ouvido o agravado no prazo de 10 (dez) dias, o juiz poder reformar sua
deciso).

c.

Acessoriedade isso significa dizer que o agravo retido nos autos s subir ao Tribunal com

a remessa da apelao ao juzo ad quem. d. e. O agravo ser analisado como preliminar em recurso de apelao. Reiterao o recorrente dever nas razes ou contrarrazes de apelao informar a

existncia do agravo, sob pena de desistncia tcita. f. Art. 523, 3, CPC, que disciplina a audincia nas audincias de instruo e julgamento o

agravo ser necessariamente retido e oral.

2.

Agravo de instrumento

Agravo de instrumento direcionado diretamente ao Tribunal. No agravo de instrumento, o tribunal de justia no ter sua disposio o processo, o qual estar em trmite pelo juzo singular. Por conta disso, forma-se um instrumento, ou seja, o translado das peas pertinentes constantes no processo principal, para possibilitar ao julgador a anlise do mrito do recurso. Essas peas pertinentes ao processamento do recurso de agravo so (art. 525, CPC): a. Peas obrigatrias a petio inicial, pela lei, no considerada pea obrigatria. So

obrigatrias as seguintes peas: (i) deciso agravada; (ii) certido de intimao acerca da deciso agravada; (iii) procuraes dos advogados do agravante e do agravado. Essas peas obrigatrias sero declaradas autenticas pelo prprio advogado sob sua responsabilidade pessoal. b. Peas facultativas so quaisquer daquelas que no so as obrigatrias. Excetuando-se as

trs peas obrigatrias acima, todas as demais peas so facultativas.

Nos termos do artigo 526 do CPC, compete ao agravante, no prazo de 03 dias, informar sobre a existncia do agravo para o juiz de primeiro grau; o no cumprimento do disposto nesse artigo, desde que argido e provado pelo agravado, importa no no conhecimento do recurso. Essa comunicao permite ao juiz da causa a possibilidade da retratao.
Art. 526, CPC - O agravante, no prazo de 03 (trs) dias, requerer juntada, aos autos do processo de cpia da petio do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso. Pargrafo nico. O no cumprimento do disposto neste artigo, desde que argido e provado pelo agravado, importa inadmissibilidade do agravo.

O artigo 527 do CPC estabelece os poderes do relator no julgamento do recurso de apelao. Os mais importantes desses poderes so: a. Possibilidade de negar seguimento liminar ao agravo de instrumento; sempre que o relator

vir que o agravo no preencher os requisitos de admissibilidade, o relator negar seguimento liminar ao recurso de agravo. Desta deciso denegatria, caber agravo interno, no prazo de 05 dias. b. Possibilidade de converso do agravo de instrumento em agravo retido; nesse caso, a

deciso que determina essa converso irrecorrvel; nesse caso, a lei ps disposio do agravante formular pedido de reconsiderao, que, todavia, no uma modalidade recursal. Ademais, a doutrina e a jurisprudncia, face ineficcia do pedido de reconsiderao, colocaram disposio do agravante o mandado de segurana para atacar essas decises que determinam a converso. Mandado de segurana no recurso.

Recurso Especial e Recurso Extraordinrio Esses recursos no tm por objetivo reformar uma deciso, mais sim, uniformizar o entendimento da lei, ou seja, estabelecer um parmetro de interpretao acerca da determinada matria.

O recurso extraordinrio dirigido ao Supremo Tribunal Federal, sempre que violar norma constitucional. Sua disposio est estabelecida no artigo 102, III da CF.

O recurso especial dirigido ao STJ, nos termos do artigo 105, III da CF, sempre que houver violao a lei federal.

Esses recursos s podem veicular matrias de direito, sendo defeso aos tribunais que so dirigidos o reexame da matria de fato constante nos autos, ou seja, Os Tribunais superiores no se prestam a procederem a reanlise de provas, nos termos da smula 07 do STJ (A pretenso de simples reexame de
prova no enseja recurso especial).

Ambas as modalidades recursais ora abordadas esto sujeitas ao requisito do pr-questionamento; tal requisito consubstancia-se na exigncia constitucional que a matria objeto de recurso tenha sido previamente decidida nas instncias inferiores, ou seja, que o acrdo recorrido tenha claramente enfrentado a questo objeto desses recursos. A smula que regulamenta o prquestionamento a 383 do STJ.

O prazo para interposio desses recursos de 15 dias.

Esses recursos sero dirigidos ao prprio Tribunal Recorrido. Da deciso que denegar seguimento a esses recursos caber agravo (no de instrumento, porquanto o processo sobe junto ao tribunal superior), nos termos do artigo 544 do CPC, no prazo de 10 dias.

Execuo Execuo por quantia certa contra devedor solvente (ttulo executivo extrajudicial). Essa modalidade executiva percorre as seguintes etapas:

1.

Fase inicial; iniciada por uma petio inicial. Nesse contexto, o devedor citado para

pagamento no prazo de 03 dias (art. 652, CPC); nesse caso, o credor poder nomear bens penhora. A citao, obrigatoriamente, far-se- por oficial de justia, nos termos do artigo 222, aliena d do CPC. Ademais, o juiz, ao receber a inicial, fixa os honorrios advocatcios de plano; nesse caso, os honorrios sero fixados por estimativa. O executado, citado, dispe de duas opes: a. Poder pagar, no prazo legal, oportunidade em que ser extinta a execuo e sero

reduzidos pela metade os honorrios fixados inicialmente pelo juiz. b. Poder ainda deixar de promover o pagamento, ocorrendo, desta forma, a expedio de

mandado de penhora e avaliao de bens. Se o executado for encontrado, citado, porm, no forem encontrados bens suscetveis de penhora, o juiz suspender a execuo, nos termos do artigo 791, III do CPC; Por outro lado, se o executado no for encontrado para regular citao, porm, encontrar bens suscetveis de penhora, poder o oficial de justia proceder ao arresto destes bens, at o limite da satisfao da dvida. Nesse caso, efetivado o arresto, o oficial retornara residncia do executado por trs vezes, em dez dias, para tentar cientific-lo acerca do arresto. Nesse caso, no encontrado o devedor, o credor ser intimado para requerer a citao do devedor por edital. Aps, decorrido o prazo do edital, o arresto converte-se em penhora, nos termos do artigo 654 do CPC.

2. a.

Segunda fase penhora. Averbao da execuo art. 615-A do CPC. O exeqente poder, no ato da distribuio, obter

certido comprobatria do ajuizamento da execuo, com identificao das partes e valor da causa, para fins de averbao no registro de imveis, registro de veculos ou registro de outros bens do devedor sujeitos penhora ou arresto.

b.

Ordem dos bens art. 655 do CPC; o primeiro na lista dos bens penhorveis o dinheiro; o

segundo so os veculos de transporte (carro, moto, etc.); o terceiro so os bens mveis em geral; o quarto so os bens imveis; o quinto so os navios e aeronaves. Por certo, essa ordem de penhora no obrigatria.

Por outro lado, existem dois grupos de bens impenhorveis, nos termos do artigo 649 do CPC e lei 8009/90, que so: Os bens inalienveis; Salrios em geral; Instrumentos de trabalho;

Nos termos da lei 8009/90, o nico bem da entidade familiar no sujeito a expropriao judicial. Os bens de famlia podem ser mveis ou imveis, independentemente do valor do bem. Os bens de famlia voluntrios aquele declarado pelo devedor quando este possui mais de um bem. Essa declarao dar-se- por meio de registro na matrcula do imvel. No havendo declarao sobre qual seja o bem de famlia e, tendo esta mais de um imvel, o bem de famlia ser aquele em que a famlia estiver morando. Todavia, se no tiver sido estabelecida a moradia em nenhum dos imveis, ser o de famlia aquele de menor valor. Os bens mveis so igualmente impenhorveis, salvo os veculos de transporte, as obras de arte e adornos suntuosos (so os bens que ultrapassam os mdios padres de vida de uma pessoa), quando o carro for instrumento de trabalho no poder ser penhorado.

Penhora on line a possibilidade de constrio de ativos financeiros pertencentes ao executado para a satisfao do crdito exeqendo. Essa modalidade de constrio judicial depende de provocao das partes, sendo defeso ao juiz, ex officio, promov-la, nos termos do artigo 655-A do CPC.

3.

Terceira fase moratria processual.

O devedor, citado, no promovendo o pagamento do valor da dvida, pode oferecer embargos, no prazo de 15 dias. Ademais, no prazo dos embargos, poder pedir a moratria processual, ou seja, requerer o parcelamento do dbito, aps o reconhecimento da dvida (confisso da dvida), nos termos do artigo 745-A do CPC. Nesse caso, mesmo que o credor no aceite a proposta, ter obrigatoriamente de aceit-la. Poder o executado, no prazo dos embargos e, confessando a existncia da dvida, requerer o depsito de 30%, para que o restante seja pago em at seis parcelas iguais e sucessivas, com juros de 1% ao ms. O no pagamento de uma das parcelas implicar: a. b. c. No vencimento antecipado das demais; Multa de 10% sobre as vincendas; Impossibilidade da parte opor embargos;

Art. 745-A. No prazo para embargos, reconhecendo o crdito do exeqente e comprovando o depsito de 30% (trinta por cento) do valor em execuo, inclusive custas e honorrios de advogado, poder o executado requerer seja admitido a pagar o restante em at 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correo monetria e juros de 1% (um por cento) ao ms. 1 Sendo a proposta deferida pelo juiz, o exeqente levantar a quantia depositada e sero suspensos os atos executivos; caso indeferida, seguir-se-o os atos executivos, mantido o depsito. 2
o o

O no pagamento de qualquer das prestaes implicar, de pleno direito, o vencimento das subseqentes e o

prosseguimento do processo, com o imediato incio dos atos executivos, imposta ao executado multa de 10% (dez por cento) sobre o valor das prestaes no pagas e vedada a oposio de embargos.

AULA 07 18/05/2011

Continuao da aula passada: 4. Quarta fase fase dos embargos execuo ou embargos do devedor;

a defesa do executado na execuo de ttulo extrajudicial. No obstante, os embargos detm natureza jurdica de ao judicial, pelo que, a inicial dever comportar todos os requisitos previstos no artigo 282 do CPC.

O prazo para interposio dos embargos de 15 dias, contados a partir da juntada aos autos da pretenso executiva do mandado de citao devidamente cumprido. Isso porque, para oposio dos embargos, prescindvel a garantia do juzo, ou seja, no h necessidade de ato de constrio judicial ou cauo que abranja a integralidade do valor do dbito. (art. 736 do CPC);

Os embargos execuo no tem efeito suspensivo, ou seja, no suspendem a eficcia da pretenso executiva quando interpostos. ENTRETANTO, os embargos podero ser recebidos no efeito suspensivo se (requisitos cumulativos): a. b. Provar o dano; Garantir o juzo;

O recurso cabvel contra a deciso que julga os embargos a apelao, porquanto essa deciso tem natureza de sentena.

5.

Fase da expropriao;

Nessa fase, existem as seguintes modalidade de expropriao de bens, que so:

a.

Adjudicao; nesse caso, o credor fica com o bem penhorado em troca da dvida. As pessoas

legitimadas a requererem a adjudicao so o credor e as demais pessoas previstas no dispositivo a seguir:


2 Idntico direito pode ser exercido pelo credor com garantia real, pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cnjuge, pelos descendentes ou ascendentes do executado.
o

b.

Alienao por iniciativa particular; nesse caso, poder o credor indicar terceiro para

arrematar o bem ou requerer que o magistrado designe um corretor de sua confiana para que este proceda venda.

c.

Alienao em hasta pblica; nesta modalidade expropriatria, o magistrado expedir edital

convocando terceiros para arrematao. Para tanto, sero designadas duas hastas pblicas com diferena de 10 a 20 dias entre elas. Na primeira hasta, o bem somente poder ser alienado por valor igual ou superior ao da avaliao. Na segunda hasta, poder ser por qualquer valor, desde que no seja vil (valor baixo).

d.

Usufruto; poder o magistrado deferir o pagamento ao credor pelos frutos e rendimentos

do bem, at a satisfao do crdito.

Para a alienao do bem penhorado, necessariamente, precisa seguir a ordem acima.

Execuo de ttulo judicial (cumprimento de sentena) Artigo 475-J do CPC; A fase de cumprimento de sentena inicia-se a partir do trnsito em julgado da sentena de mrito proferida. Nos termos do dispositivo legal acima citado, em se tratando de sentena lquida, o devedor/executado, aps o trnsito em julgado da sentena, ser intimado, na pessoa de seu advogado, para pagamento voluntrio do dbito, no prazo de 15 dias, sob pena de aplicao de multa de 10% sobre o valor da dvida. No havendo o pagamento voluntrio da obrigao no prazo legal, surge o credor o direito subjetivo de formular um requerimento (pedido) no sentido de que seja procedida a execuo forada. O prazo para esse requerimento de 06 meses, contados do 16 dia aps o transito em julgado da sentena. Com efeito, se no houver esse requerimento nesse prazo, o processo ser arquivado. Nesse contexto, em no sendo efetuado o pagamento pelo devedor, no prazo legal, ter o credor direito ao recebimento da obrigao principal, acrescido da multa de 10% prevista no artigo 475-J do CPC.

O requerimento a ser formulado pelo credor conter pedido de expedio de mandado de penhora e avaliao de bens do devedor, tantos quantos bastem para a satisfao da obrigao. Realizada a penhora e avaliao de bens do executado e, garantido o juzo, poder o executado exercer o seu direito de defesa, por meio da interposio de impugnao ao cumprimento de sentena. A impugnao considerada como um incidente processual no curso do cumprimento de sentena. O prazo para interposio de impugnao ao cumprimento de sentena de 15 dias, contados da juntada aos autos do mandado de penhora cumprido. A impugnao importa em garantia do juzo. A impugnao, em regra, no dispe de efeito suspensivo. Isso significa dizer que a sua interposio no sobrestar o prosseguimento do procedimento de cumprimento de sentena. ENTRETANTO, poder ser atribudo efeito suspensivo impugnao desde que fique demonstrado o risco de ocorrncia ao executado de grave dano de difcil ou incerta reparao, nos termos do artigo 475-M do CPC. Da deciso judicial que julga a impugnao ao cumprimento de sentena caber a interposio de recurso de agravo de instrumento. Contudo, se a impugnao for julgada procedente e esta procedncia gerar a extino de toda a execuo, caber recurso de apelao. Artigo 475-M, 3, CPC: A deciso que resolver a impugnao recorrvel mediante agravo de instrumento, salvo quando
importar extino da execuo, caso em que caber apelao.

Liquidao de sentena procedimento processual destinado a apurao do quantum debeatur decorrente da obrigao imposta na sentena de mrito proferida pelo juzo, quando est, por ser ilquida, no estabelece quantia referente condenao.

Essa fase de liquidao precedente fase de cumprimento de sentena. Em liquidao, no se discute direitos, mais somente circunstncias relativas ao quantum debeatur.

A liquidao poder ser realizada pelas seguintes modalidades: a. b. Por arbitramento; Quando a apurao do valor da condenao depender de prova pericial. Por artigos; quando a apurao do valor devido depender de fatos novos posteriores

sentena, nos termos do artigo 475-E do CPC.

Processamento da liquidao de sentena;

A liquidao de sentena depende de requerimento da parte interessada. Outrossim, por obvio, haver contraditrio. A deciso que julga a liquidao de sentena desafiada por agravo de instrumento.

Nunciao de obra nova art. 934, CPC; a denuncia de obra nova que est em desacordo com a regulamentao vigente. Existem trs situaes em que existe a nunciao de obra nova, que so: a. b. c. Quando violar direito de vizinhana; Quando violar regras de condomnio; Quando violar regras de construo;

Embargo extrajudicial (art. 935, CPC) ao prejudicado lcito, se o caso for urgente, fazer o embargo
extrajudicial, notificando verbalmente, perante duas testemunhas, o proprietrio ou, em sua falta, o construtor, para no continuar a obra. Nesse caso, Dentro de 03 (trs) dias requerer o nunciante a ratificao em juzo, sob pena de cessar o efeito do embargo.

Esse embargo somente ser utilizado em caso de urgncia.

Ao monitria art. 1.102-a e seguintes do CPC; Para ajuizamento da monitria, necessrio se faz a presena de trs requisitos, quais sejam: a. b. Prova documental e, escrita de uma dvida; Essa prova no dever dispor de eficcia executiva; quando o documento dispe de algum

defeito que impea que ele seja executado. Ex: cheque prescrito. c. Objetive o pagamento de soma em dinheiro, coisa fungvel ou bem mvel.

Em monitria no existe dilao probatria. No se pode instruir monitria com documento produzido unilateralmente pelo credor, destitudo de qualquer consentimento do devedor.

Procedimento: A ao monitria comea, por bvio, por uma petio inicial. Recebida essa inicial, ocorrer a citao do requerido, em 15 dias, mediante a expedio de mandado monitrio. O ru, citado, poder cumprir o mandado, promovendo o pagamento da dvida ou entregando a coisa; se cumprir o mandado espontaneamente, ficar isento quanto ao pagamento das custas processuais, e honorrios advocatcios. Por outro lado, o ru poder, ao invs de cumprir o mandado, oferecer defesa, por meio da interposio dos embargos monitrios.

Outrossim, poder o ru deixar de cumprir o mandado e, omitir-se quando oposio de embargos, oportunidade em que ocorrer a converso do mandado monitrio em ttulo executivo judicial.

Aes possessrias arts. 920 e seguintes; Existem no Brasil as seguintes aes possessrias: a. b. c. Reintegrao na posse; esbulho. Manuteno na posse; turbao. Interdito proibitrio; ameaa ou molstia grave. simplesmente uma ameaa.

O esbulho a perda total ou parcial da posse. Turbao o embarao ao livre uso da posse.

Regras pertinentes s possessrias. Fungibilidade isso significa dizer que o juiz poder receber uma ao possessria pela outra. A fungibilidade poder ser aplicada quando: a. b. Por erro (dvida), ajuizada ao distinta daquela que era a certa; Por alterao ftica; o quadro ftico que existia quando do ajuizamento da ao no existe

mais, por questes supervenientes.

Exceo de domnio na pendncia de demanda possessria, est vedada a discusso da propriedade. Art. 923, CPC

Posse nova e posse velha o autor deve ingressar com a possessria no prazo de ano e dia contados da cincia da agresso, ara a obteno da liminar. Artigo 924, CPC; portanto, posse nova quando a ao intentada com menos de ano e dia e, posse velha, quando intentada a ao com mais de ano e dia.

Anda mungkin juga menyukai