Anda di halaman 1dari 10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

@m@i-vos Uns Aos Outros: A Cibercultura Da F1

Jucelia Alves2 Universidade do Contestado, Mafra, SC


Resumo: O presente artigo tem como objetivo levantar subsdios que possibilitem uma reflexo a respeito do lugar da religio numa sociedade marcada pela crescente evoluo tecnolgica. A inteno verificar, atravs da anlise do site www.cancaonova.com.br, como o campo social religio marcado pela tradio reordena seu discurso para continuar a fazer parte da vida dos indivduos na atualidade, ao contrrio do que previam os intelectuais do Projeto Moderno. Ao imergir numa f on line, o internauta parece fugir do individualismo que impera na sociedade tecnolgica; busca suprir uma ausncia de sentido das coisas que a cincia ainda no conseguiu explicar. Nesse sentido, o campo religioso ainda figura como uma das instituies regulamentadoras da conduta humana atravs do uso de novas estratgias discursivas. Palavras chave: cibercultura; religio; campo social; Projeto Moderno O perodo que compreendeu o final da Idade Mdia no sculo XV, e a revoluo industrial trs sculos mais tarde, trouxe significativas mudanas na viso de mundo do homem. O pensamento humano e o comportamento social, at ento marcados pelas tradies e pelo respeito aos dogmas religiosos, passa a ser substitudo por uma perspectiva que tira Deus do lugar privilegiado como regulamentador da vivncia humana para dar espao e poder ao homem na ordenao de suas aes. A partir disso, a luta entre Bem e Mal substituda pela crena na razo humana e na ao social voltada para o bem estar geral. Tendo em vista as mudanas de paradigmas ocorridas nesses perodos e os debates promovidos por diversos intelectuais do Iluminismo e tambm do nosso tempo, constata-se a necessidade em se observar como algumas de suas previses se confirmaram ou no na nossa atualidade. Nesse sentido, um dos aspectos que mais causa curiosidade, a possvel morte de um dos mais tradicionais campos sociais da histria: a religio. De acordo com THOMPSON (1998), ROUANET (1993) E TOURAINE (1998), o Projeto Moderno se apia nos critrios de universalidade, racionalidade, individualidade e autonomia para decretar a falncia dos pressupostos
1

Trabalho apresentado no GT Teorias da Comunicao, do Inovcom, evento componente do IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul. 2 Professora do curso de Comunicao Social Relaes Pblicas e aluna do Mestrado em Comunicao e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paran. Orientador: Prof. Dr. Dcio Pignatari. Mail: juceliaa@uol.com.br 1

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

impostos pela f. Com isso, a Igreja e neste caso mais especificamente, a catlica estaria fadada a perder sua fora de influncia sobre os indivduos e, conseqentemente, a deixar de ter sua existncia legitimada por valores institudos socialmente. No entanto, curioso observar que mesmo tendo perdido a hegemonia no seu discurso, a busca pela f e por um mundo espiritual no desapareceu, como se supunha. O que se pretende observar neste artigo de que forma a religio mudou seu discurso para se adaptar a uma sociedade transformada pelo tecnicismo, onde o essencial no mais a busca por um Deus, mas a evoluo tcnica e espiritual do Homem. Esta ser uma primeira tentativa de anlise do comportamento de uma religio no ambiente digital, com a pretenso de continuidade em estudos posteriores. Este trabalho ter como proposta inicial uma reflexo a respeito da religio enquanto campo social ainda presente em nossa atualidade. E, para ilustrar e demonstrar a atuao religiosa no mundo on line, ser feita tambm uma anlise de um site catlico, o Portal Cano Nova (www.cancaonova.com.br). A escolha por um portal catlico se d pelo fato de essa religio ser sempre citada como a maior representante do universo das tradies. Alm disso, a ideologia surgida no final da Idade Mdia, visou principalmente romper com a viso dualista de mundo e, portanto, figurou como reao aos pressupostos impostos pela Igreja Catlica. O campo religioso Quando se fala na religio enquanto campo social, toma-se por base a definio dada por RODRIGUES (1993), que afirma que todos os campos sociais definem esferas de legitimidade que impem com autoridade indiscutvel actos de linguagem, discursos e prticas conformes, dentro de um domnio especfico de competncia (p. 144). Socialmente institudo, um campo social se utiliza de estratgias de visibilidade com o objetivo de adquirir legitimidade; ou seja, de ser capaz de inculcar valores prprios na sociedade, de acordo com sua competncia de atuao. RODRIGUES aponta o campo religioso nas sociedades tradicionais como um campo hegemnico, com capacidade de impedir a formao e autonomizao de outras esferas de conhecimento. No entanto, a partir da concepo de uma nova sociedade pautada na emergncia da Modernidade, outros campos sociais se legitimam, passando a religiosidade a figurar como mais um campo social que compete com as demais esferas de conhecimento pela igualdade de fala.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

A linguagem hegemnica e impositiva do campo religioso acaba sendo confrontada com outras vises de mundo e entra em colapso. necessrio ento entrar no jogo e buscar uma mudana nas estratgias de visibilidade e convencimento para conseguir se projetar perante os demais campos. Com isso, o campo religioso se v diante da obrigao de dialogar com os demais campos sociais, na expectativa de, aps o confronto de idias, ter alguns de seus valores aceitos como fundamentais para a organizao da vida em sociedade. Nesse sentido, de suma importncia utilizar-se das mdias de comunicao em benefcio prprio; da ento relevncia da instituio de um espao de atuao dos campos sociais, o campo dos media. E, como, numa sociedade marcada pelo tecnicismo, pela crescente virtualizao dos relacionamentos, o discurso religioso ainda encontra algum fundamento? De acordo com TONYBEE (1974), apesar da crescente evoluo tecnolgica, o ser humano ainda busca um crescimento espiritual. E graas a essa necessidade de alimentar as esperanas que a f encontra um terreno frtil para o seu discurso. Atravs da anlise do Portal www.cancaonova.com.br , ser possvel observar como a religio interage com o internauta no mais no que seria uma tentativa de impor os dogmas religiosos, mas promovendo a discusso de assuntos da atualidade e, conseqentemente, o dilogo com outros campos de conhecimento. Religio: morte e ressurreio Apesar das crticas que apontaram para a falncia do Projeto Modermo, ele se destacou e ainda se destaca por ter decretado a morte das esferas tradicionais de conhecimento em benefcio de uma nova concepo de mundo baseada nos ideais da razo humana. Apesar das deficincias do pensamento Moderno, ainda encontra-se em pauta a discusso sobre a necessidade de existncia da religio, principalmente quando se prev que o futuro da sociedade ser como uma grande rede: todas as pessoas interligadas e com a possibilidade de obter qualquer informao a qualquer momento. natural presumir que a religio torna-se dispensvel a partir da evoluo cientfica. TOURAINE sintetiza o projeto moderno ao constatar que
A mais forte concepo ocidental da modernidade, a que teve efeitos mais profundos, afirmou principalmente que a racionalizao impunha a destruio dos laos sociais, dos sentimentos, dos costumes e das crenas chamadas tradicionais, e que o agente da modernizao no era uma categoria ou uma classe social particular, mas a prpria razo e a necessidade histrica que prepara seu triunfo. (p.18)

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Ao propor a destruio dos costumes e sistemas de crenas, o Projeto Moderno deixa claro que para que a evoluo tecnolgica seja possvel, necessrio o abandono da religio. Deus tirado do centro da sociedade e cada vez mais, deve ser substitudo pela cincia. De acordo com Touraine, a idia central de pensadores do modernismo como Weber, Comte, Hegel e Marx de que o sistema de crenas em um Ser superior pode ser substituda pela crena na razo humana. Somente o uso da razo poderia levar o homem a lutar pela ordem moral social. Ou seja, ao buscar valores de bondade, de caridade, felicidade, o homem no precisa estar ligado a um Deus, mas sim sua prpria racionalidade, na busca de se alcanar o bem estar da coletividade. Com isso, os intelectuais do projeto Moderno levam a crer na eminente morte do campo religioso. J THOMPSON vai alm do embate razo x religio e observa que o crescente sentimento de identidade nacional na Europa entre os sculos XV e XVIII contribuiu em muito para tirar a religio do centro das atenes humanas. Outro fator que contribuiu para a perda de autoridade religiosa foi a expanso dos demais campos sociais, que trouxe consigo novos conhecimentos baseados na comprovao cientfica. Por fim, o desenvolvimento de meios de comunicao cada vez mais eficientes contribuiu para que se acreditasse no fim da necessidade de uma religio:
O advento da indstria grfica representou o surgimento de novos centros e redes de poder simblico que geralmente escapavam ao controle da Igreja e do estado, mas que a Igreja e o estado procuraram usar em benefcio prprio e, de tempos a tempos, suprimir. (THOMPSON: 1998, p. 54).

Trazendo essa anlise para a atualidade, possvel entender porque acreditou-se que o discurso religioso perderia seu poder de seduo frente razo: a resistncia em aceitar entrar nos debates sobre as novas descobertas da cincia e em utilizar-se dos meios de comunicao para atingir s massas (posio adotada pela Igreja Catlica antes do Conclio Vaticano II, concludo em 1964), levou concluso de que a necessidade da busca pela religio estaria com os dias contados. A postura de se fechar para os assuntos do mundo, distanciou o discurso religioso dos cidados e por muitas vezes, teve seu acesso dificultado, na tentativa de se pressupor que apenas os mais esclarecidos chegariam ao caminho que levaria salvao da alma. Somente a perda de uma estratgia essencialmente impositiva ser capaz de levar aspectos da religiosidade novamente esfera pblica.
4

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Para Touraine, Rouanet e Thompson, a tentativa de se impor uma viso de mundo baseada nica e exclusivamente no uso da razo to arbitrria quanto a postura dogmtica imposta pela Igreja em todo o perodo que antecedeu o Projeto Moderno. No entanto, a busca por uma nova ideologia capaz de contribuir para a evoluo humana e o questionamento das tradies trouxeram como benefcio para o campo religioso a oportunidade de reordenar seu discurso, colocando, de certa forma, tanto Deus quanto o homem no centro das atenes. O novo discurso adotado pela religio realimenta a necessidade de uma satisfao espiritual nos indivduos, que no buscam mais o discurso da f no sentido de regulamentar suas aes e sim de alimentar as esperanas nos ideais de qualidade de vida, felicidade, paz e justia, dentre outros. A religio, decretada ento morta pelos idealistas do Projeto Moderno, ressuscita trs sculos depois para insistir em fazer parte do debate pblico, mesmo a contragosto do discurso iluminista. Um lugar para o discurso religioso Em 1971, Arnold TONYBEE foi questionado se, ante a revoluo tecnolgica, seria a religio uma necessidade permanente. Para responder questo produziu um artigo, que, mesmo sem ter analisado o campo religioso partindo do aspecto comunicacional, fez interessantes previses sobre qual seria o lugar da religio no futuro da humanidade. Segundo ele, o desenvolvimento de tecnologias pode levar ao descrdito alguns dogmas tradicionais, mas no preenche as lacunas da espiritualidade humana. Isso porque os sentimentos de reverncia e medo so inerentes a todo ser humano. TONYBEE concorda com o pressuposto de POPE (citado por TONYBEE, p.55) de que o estudo correto da humanidade se faz atravs do estudo do homem, mas acredita em um estudo que priorize o homem espiritual e no o homem tecnolgico. Para ele, a sociedade oscila entre perodos de crescimento espiritual e de acelerao da tecnologia, mas ambos permanecem como ordenadores da ao social. De acordo com AMARAL (1998), os aspectos da religiosidade na vida das pessoas so mais facilmente observveis em sociedades ditas simples. Mas, apesar do desenvolvimento do sistema capitalista pressupor um gradual abandono do discurso religioso e das tradies, os indivduos criam espaos determinados para trocar informaes de cunho religioso. Numa anlise sobre as festas religiosas brasileiras, a autora observa que, alm de norteadora da ao humana, a religio na atualidade figura como um elemento recreativo e esttico. Nesse sentido, algumas caractersticas das
5

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

festas populares definidas por DURKHEIN (citado por AMARAL, p. 25), tambm poderiam se aplicar ao universo religioso transplantado para o mundo digital: a primeira seria (a) a superao das distncias entre os indivduos; a segunda seria (b) o abandono do conceito de religiosidade enquanto objeto srio, cercado por normas de conduta muito bem definidas. Com isso, pode-se perceber que assim como para Durkhein, onde na festa, o indivduo desaparece e passa coletividade na tentativa de interagir com outras pessoas, no universo digital, esse indivduo tambm torna-se annimo na busca de interagir com outros indivduos que partilhem dos mesmos valores de crena. Nesse caso, no h um contato direto entre as pessoas, pois o que marca esse processo de interao o uso das tecnologias digitais como mediadoras da informao. Alm de possibilitar a superao de distncias, esse processo tambm estabelece uma espcie de evangelizao desprovida de seu carter solene e normatizador do comportamento humano. O campo religioso na rede digital busca seduzir atravs de uma linguagem ldica, onde o internauta apreende os dogmas e os leva para sua vida particular num processo de osmose, onde ao no se sentir obrigado a agir em prol do bem estar geral, acaba fazendo isso de livre e espontnea vontade, influenciado pela f. Essa evangelizao ldica bastante visvel no Portal Cano Nova, que promove a discusso de temas variados sob uma tica que prioriza a viso religiosa. A rede Cano Nova vem justamente ao encontro do comportamento do campo religioso observado neste artigo. uma comunidade catlica que vem investindo, h menos de trs dcadas, no uso dos meios de comunicao para estabelecer uma proximidade com as massas. uma rede que conta com programaes diferenciadas desenvolvidas especialmente para rdio, TV, revista impressa e Internet. De acordo com informaes obtidas no prprio site da rede, somente o portal de informaes conta mais de 2 milhes de acessos/ms. Comparando-se o portal Cano Nova com outros sites catlicos, como o da Rede Vida, CNBB e Catlico.com, por exemplo, h uma grande diferena qualitativa entre design grfico e desenvolvimento de contedos especficos para a internet. O Cano Nova parece estar um passo a frente no uso das mdias em benefcio do discurso religioso, atravs de um visual atrativo; no entanto, esta anlise ir se ater menos aos aspectos de design que ao contedo da pgina.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Figura 1 - Home do Portal Cano Nova

Um primeiro aspecto que demonstra a preocupao em se produzir material dirigido a diversos pblicos o fato de o portal possuir verses em ingls e espanhol, o que no muito comum em sites dirigidos a um pblico religioso. A quantidade de assuntos discutidos no portal bastante ampla, levando a crer numa inteno de se dirigir a um vasto pblico alvo, com diferentes interesses. H a discusso de assuntos ligados ao cotidiano das pessoas, como por exemplo, a crise poltica no Brasil, influncia das novelas na famlia, preo dos remdios e greve do INSS, dentre outros. Na tentativa de se organizar o grande nmero de informaes, o portal tem formatao grfica tradicional, com menu vertical esquerda e destaques no restante da pgina, direita. No menu principal do site, h uma diviso em quatro links principais: Cano Nova, Canais, Pedido de Orao e Enquete. No link Cano Nova, esto as informaes institucionais da comunidade, dispostas em trs sublinks: Fundador, Quem Somos Ns e Casas de Misso. Em cada uma dessas reas, o internauta encontra uma infinidade de outras informaes para conhecer um pouco mais dos objetivos do site e da histria da rede dispostos de maneira hipertextual, alm de encontrar tambm um mapa interativo do globo terrestre, onde pode localizar as diversas casas de misso espalhadas pelo mundo. Na seo Canais, h os links Artweb, blogs, busca, Calendrio Catlico, Chat, Corao Solidrio, Crianas, Clube do Ouvinte, Entrevistas, Especiais, Eventos,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Formao, Gabriel Chalita, Galeria de Imagens, Interativo, Liturgia Diria, Mensagem do Dia, Msica, Bom Demais, Homilia diria, Notcias, Porta a porta, Pedido de Orao, Rdio AM e FM, Santo do Dia, Shopping, Sites Catlicos, TV Cano Nova. Busca-se, atravs da diversidade de assuntos desenvolvidos nos diversos canais, reafirmar a f crist do internauta. O uso de imagens bastante privilegiado em todo o site, sem chegar a causar uma poluio visual no internauta. Ainda na pgina inicial, h chamadas para as informaes de destaque de cada um dos canais. H dois aspectos que chamam a ateno para o Portal Cano Nova: o primeiro a atualizao constante com destaque para as ltimas notcias do mundo cristo e, o segundo, a interatividade. As notcias atualizadas possuem chamadas de acesso na parte superior da pgina inicial do site. A noticia principal ou a manchete do momento ganha destaque com foto que, alm de direcionar para uma reportagem de texto, geralmente d acesso tambm a um arquivo de udio ou vdeo com mais informaes sobre determinado assunto. Com isso, percebe-se a preocupao se utilizarse da convergncia de mdias em benefcio da navegao na rede, fornecendo informaes mais completas ao internauta. A linguagem hipertextual amplamente utilizada no site. Palavras que possam dar acesso a outras informaes ou a reportagens anteriores sobre o assunto so dispostas em formato de link, para que o leitor mais interessado possa buscar outras informaes ligadas determinado acontecimento. H tambm a constante atualizao de mensagens de reflexo, geralmente voltadas a um assunto que lembre uma data comemorativa ou o Santo do dia. J a busca por se estabelecer uma comunicao interativa mais evidente no link Interativo. Ao acessar o canal Interativo, o internauta redirecionado para um ambiente onde pode participar de fruns de debate, chats, enviar sugestes e opinies para os programas de rdio e TV da Cano Nova e assistir os bastidores da produo dos programas da rdio e TV ao vivo. O internauta tambm pode, enquanto participa do Chat, assistir aos programas da TV Cano Nova de modo simultneo ou utilizar a web cam, atravs do uso de uma janela de navegao dividida em dois frames: um para o Chat e outro para a visualizao de vdeo. Outros programas, que por no serem transmitidos ao vivo no permitem a participao simultnea do internauta, podem ser assistidos atravs do link TV ao Vivo, disponvel na parte superior do site, em um menu horizontal.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Figura 2 - Acesso programao de rdio e TV disponvel na pgina inicial do portal

Figura 3 - Acesso programao de rdio e TV atravs do link Interativo

Traando-se apenas uma anlise inicial dos recursos utilizados pelo Portal Cano Nova, tm-se subsdios de sobra para se observar que o campo religioso reordena suas estratgias de utilizao das ferramentas de comunicao a ponto de manter sua influncia sobre o comportamento dos indivduos. Ao oferecer ao internauta uma infinidade de recursos para pesquisa, ferramentas multimdia e acesso a diversos assuntos da atualidade mesmo que em uma perspectiva marcada pelas ideologias catlicas o discurso religioso se aproxima dos critrios de noticiabilidade jornalstica, pautando-se atravs da factualidade, objetividade e pretensa imparcialidade, garantindo assim junto aos seus diversos pblicos uma imagem de transparncia, alm claro, de alimentar constantemente o conceito de evangelizao ldica.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

certo que o campo perdeu seu status como campo de fala privilegiada e sua importncia na regulamentao da conduta dos indivduos pelo uso da fora. Mas o discurso da bondade, da caridade, da paz e da felicidade humana, sem dvida continua unido a uma idia de ligao do ser humano com o divino. Nesse sentido, o que se percebe que o campo religioso e mais especificamente o catolicismo, tendo em vista sua antiga defesa dos dogmas tradicionais busca figurar na atualidade, como o lugar para o qual o indivduo recorre quando o tecnicismo mostra-se incapaz de solucionar os problemas de ordem subjetiva do ser humano. A concepo de uma cibercultura passa ento, a no apenas promover a conexo dos indivduos uns com os outros e com toda variedade de tecnologias; tambm aproveitada pela religio para se promover o ideal de um ser humano com habilidades de conexo com seus semelhantes e at mesmo com Deus. Referncias Bibliogrficas AMARAL, Rita de Cssia de Mello Peixoto. Festa Brasileira. Significados do festejar, no pas que no srio. Tese de doutorado. So Paulo: USP, 1998. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. GIDDENS, Anthony. As conseqncias da modernidade. 2 ed. So Paulo: Unesp, 1991. JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. LVY, Pierre. As tecnologias da Inteligncia. Rio de Janeiro: Ed 34, 1993. ORTIZ, Renato. A conscincia fragmentada: ensaios de cultura popular e religio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. RODRIGUES. Adriano Duarte. Estratgias da Comunicao. Lisboa: Ed. Presena, 1990. ROUANET, Srgio Paulo. Mal-estar na modernidade. So Paulo: Cia das Letras, 1993. THOMPSON, John. A mdia e a Modernidade uma teoria social da mdia. Petrpolis: Vozes, 1998. TOFFLER, Alvin. O choque do futuro. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 1970. TONYBEE, Arnold. A sociedade do Futuro. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. TOURAINE, Alain. Crtica da Modernidade. 5 ed. Petrpolis: Vozes, 1998.

10

Anda mungkin juga menyukai