Anda di halaman 1dari 12

BIOLOGIA 11 ANO CRESCIMENTO E RENOVAO CELULAR DNA constitudo por: Um acar (desoxirribose); Um grupo fosfato; Uma base azotada

tada (adenina, tmina, citosina e guanina) A molcula de DNA apresenta os seguintes aspetos: 2 cadeias polinucleotdicas enroladas em hlice; Pontes de hidrognio que ligam as 2 cadeias; O emparelhamento das bases azotadas (adenina e timina A-T) e (citosina e guanina C-T); Ligaes covalentes entre o grupo fosfato e a desoxirribose do nucleotido seguinte. Replicao do DNA Semiconservativa - uma das duas cadeias da molcula de DNA que se forma deriva da molcula original e a outra sintetizada de novo; Conservativa - preserva as duas cadeias da molecula original e gera uma molcula de DNA composta por duas cadeias inteiramente novas; Dispersiva - produz duas molculas com DNA em que ambas as cadeias eram formadas por fragmentos originrios da molcula inicial alternados por fragmentos sintetizados de novo. Dogma central da biologia molecular (explicar como se processa a expresso da informao gentica): A informao presente no DNA transcrita para o RNA; O RNA posteriormente traduzido para formar protenas.

RNA formado no ncleo por transcrio do DNA, constitudo por: Um acar (pentose); Um grupo fosfato; Uma base azotada (adenina-uracilo A-U) e (citosina-guanina C-G). O RNA constitudo por uma cadeia polinucleotdica simplesmente que os nucleotidos esto ligados covalentemente. Existem diversos tipos de RNA: RNA mensageiro (mRNA); RNA transferencia (tRNA); RNA ribossomal (rRNA); A transcrio corresponde transferncia da informao presente no DNA para uma molcula de RNA. O RNA que leva a informao gentica do DNA o

RNA mensageiro (mRNA). Para alm deste, os outros dois tipos de RNA so sintetizados. Informao Ribossoma Transcrio: DNA --> mRNA --> traduo O uso de outras combinaes de nucleticos permitiu verificar que a cada cdo de mRNA corresponde um aminocido especifico. CICLO CELULAR Conjunto de processos que ocorrem ao nvel celular, incluindo a diviso do material gentico. As clulas apresentam um ciclo celular que tem inicio quando a clula se forma a partir de uma clula-me e que se prolonga at que se divide, originando 2 clulas-filhas. Quando uma clula se divide, o material gentico tem de ser previamente replicado. Este processo permite que o material gentico de cada clula duplique de 2Q para 4Q. Durante todo este processo o nmero de cromossomas mantmse igual. Todos estes fenmenos ocorrem ao longo do ciclo celular, que est organizado em duas fases: a interface e a fase mittica. Interfase Esta fase inclui 3 fases principais: G1, S e G2. A diviso mittica ocorre entre a fase G2 e a G1. G1 S G2 Tem inicio com a formao da clula e termina quando o DNA se comea a replicar. Nesta etapa os cromossomas apenas apresentam um cromatdio. Ocorre replicao semiconservativa do DNA, formando uma cpia de cada molcula de DNA. No final desta fase, os cromossomas encontram-se constitudos por dois cromatdios iguais unidos pelo centrmero. Intervalo de tempo compreendido entre a etapa S e o inicio da fase mittica, durante a qual a clula se prepara para a diviso. Nesta fase, os cromossomas ainda possuem os dois cromatdios unidos pelo centrmero. Fase mittica A fase mittica constituda pela mitose e pela citocinese, onde ocorrem divises nucleares e citoplasmticas, respetivamente, dando origem a duas clulas-filhas iguais clula-me. A mitose processa-se ao longo de quatro fases: prfase, metfase, anfase e telfase, durante as quais ocorre condensao e separao do material gentico por dois ncleos.

Prfase a etapa mais longa da mitose; Os centrolos comeam a movimentar-se no sentido dos plos da clula, com inicio da formao do fuso mittico; No final desta fase, o nucleolo desaparece, a membrana nuclear desintegra-se e os cromatdios ligam-se ao fuso acromtico. Metfase Os centrolos encontram-se nos plos da clula; Os cromossomas deslocam-se para o centro da clula, formando uma placa equatorial. Anfase Ocorre a rutura do centrmero, os cromatdios de cada cromossoma separam-se, originando cromossomas com apenas 1 cromatdio; Cada cromossoma inicia a ascenso polar. Telfase O fuso acromtico degenera; O invlucro nuclear volta a formar-se volta da cromatina existente dm cada polo, individualizando os ncleos; No final desta etapa, a clula apresenta 2 ncleos idnticos entre si e ao ncleo que os originou. Para alm da diviso do ncleo, ocorre a diviso do citoplasma e dos organitos para as clulas que se formam. A diviso do citoplasma da clula que permite a individualizao das clulas filhas denomina-se citocinese. Nas clulas animais a citocinese ocorre por estrangulamento citoplasmtico, enquanto que nas clulas vegetais se forma uma placa equatorial com produtos transportados pelas vesculas derivadas do Complexo de Golgi. REPRODUO ASSEXUADA Os descendentes so originados a partir de um nico progenitor. Na maioria das situaes, os descendentes so clones do progenitor, uma vez que so geneticamente iguais a ele, pois tem por base o processo de mitose. As estratgias de reproduo mais comum so: bipartio, fragmentao, partenognese, diviso mltipla e gemulao. Bipartio Estratgia reprodutora caracterstica de organismos unicelulares; Consiste na diviso do organismo progenitor em dois organismos-filhos geneticamente iguais entre si e ao progenitor; Os organismos formados crescem at atingirem o tamanho caracterstico da espcie. O organismo progenitor deixa de existir.

Fragmentao Consiste na diviso do organismo progenitor em diversos fragmentos; Independentemente da sua constituio interna, cada um dos fragmentos consegue regenerar todos os tecidos e rgos em falta, de modo a constituir um organismo. Partenognese Os descendentes formam-se a partir de vulos no fecundados; Os organismos que recorrem a estas estratgias esto, no geral, associados a ambientes isolados (ilhas) e una estratgia alternativa quando na populao no existem machos. Ex.: abelhas Diviso mltipla Ocorre uma diviso mltipla do ncleo do progenitor originando-se vrios ncleos. Posteriormente, cada um deles envolvido por um citoplasma e individualizado por uma membrana celular; Quando a membrana celular do progenitor se rompe os descendentes libertam-se. Gemulao O progenitor emite uma gema (ou grumo), contendo material gentico, que carece at atingir o tamanho caracterstico da espcie. Multiplicao vegetativa Atravs da multiplicao vegetativa as plantas conseguem produzir descendentes em elevado nmero. O homem, na tentativa de potenciar a multiplicao vegetativa, introduziu algumas tcnicas, tais comuna estacaria, a mergulharia, a alporquia e a enxertia. Nas plantas: Estacaria Nesta tcnica so retirados ao indivduo pores de caule e/ou ramos que so enterrados no solo, onde vo enraizar e originar uma nova planta. Mergulharia Consiste em selecionar um ramo da planta, retirar todas as folhas e encurv-lo, de modo a enterrar parte do ramo no solo. Passado algum tempo, o ramo ganhar razes, onde se poder cortar a ligao com a planta progenitora, formando-se um indivduo autnomo. Alporquia Remove-se um anel de um dos ramos da planta, colocando-se num solo hmido. Depois de formadas as razes corta-se a ligao com a planta-me e transfere-se para o solo, onde completar o seu crescimento.

Enxertaria Consiste em colocar em contacto duas plantas diferentes, podendo ser ou no da mesma espcie. Faz-se uma inciso na planta recetora, onde ser colocado em contacto o fragmento da planta que se pretende enxertar. REPRODUO SEXUADA No caso do Homem todos os indivduos devero apresentar 46 cromossomas, idnticos dois a dois, cada par apresentando uma forma, estrutura e sequncia de genes semelhantes, denominando-se por cromossomas homlogos. Todas as clulas que apresentam cromossomas homlogos so designadas por diploides, sendo a sua constituio cromossomas representada por 2n. Nos organismos diplontes, as clulas que originam os gmetas sofrem diviso nuclear, de modo a que haja reduo para metade do nmero de cromossomas. Os gmetas como no apresentam cromossomas homlogos, denominam-se haploides e a sua constituio cromossmica representada por n. O ciclo de vida dos organismos que se reproduzem sexuadamente marcado por dois processos: a meiose e a fecundao, que em conjunto permitem a manuteno do nmero de cromossomas caracterstico de cada espcie. MEIOSE A meiose um mecanismos constitudo por duas divises nucleares diviso I e diviso II - durante o qual h reduo do nmero de cromossomas para metade. A diviso I da meiose constituda pelas seguintes etapas: Prfase I Metfase I Anfase I Telfase I Nesta diviso h reduo para metade do nmero de cromossomas (uma vez que uma clula diplonte, com 2n cromossomas, por diviso, origina duas clulas-filhas haploides, com n cromossomas). Por haver reduo de 2n para n cromossomas, a diviso I da meiose denominada por diviso reducional. diviso I da meiose, segue-se a citocinese, que permite a individualizao de cada uma das clulas-filhas. Entre a diviso I e a diviso II da meiose no vai ocorrer replicao do DNA, porque cada cromossoma j constitudo por dois cromatdios. A partir de cada uma das clulas haploides formadas na diviso I, vo-se formar duas clulas-filhas na diviso II da meiose, constituda pelas seguintes fases:

Prfase II Metfase II Anfase II Telfase II

Como no h reduo no nmero de cromossomas mas apenas a separao dos cromatdios de um mesmo cromossoma, a diviso II da meiose denominada de diviso equacional. Interfase I Replicao do DNA (durante a fase S), donde resultam cromossomas constitudos por dois cromatdios iguais. Prfase I a etapa mais longa da meiose, em que ocorre a maior condensao dos cromossomas, que ficam mais curtos e enrolados; Inicio da formao do fuso acromtico, desagregao do invlucro nuclear e do nuclolo; Unio dos cromossomas homlogos; Trocas de segmentos entre cromossomas homlogos (crossing-over). Metfase I Os cromossomas unem-se atravs dos centrmeros ao fuso acromtico; Alinhamento dos cromossomas homlogos na zona equatorial. Anfase I Separao aleatria dos cromossomas homlogos; Aps a separao, um cromossoma de cada par de homlogos migra para um dos polos da clula. Telfase I e Citocinese Descondensao dos cromossomas; Desaparecimento do fuso acromtico e formao de um invlucro nuclear volta de cada um dos ncleos. Prfase II Condensao dos cromossomas; Inicio da formao do fuso acromtico; Desaparecimento do invlucro nuclear. Metfase II Alinhamento dos cromossomas, cromatdios, na zona equatorial. cada um constitudo por dois

Anfase II Separao dos cromatdios constituintes de cada cromossoma e migrao para polos opostos.

Telfase II Desaparecimento do fuso acromtico; Formao de um invlucro nuclear; Constrio na zona equatorial do citoplasma e individualizao das clulas-filhas. Na etapa de prfase I, os cromossomas homlogos esto prximos, unidos por pontos de quiasma, podendo ocorrer nestas zonas trocas de material gentico. A troca de material gentico entre cromossomas homlogos denomina-se por crossing-over. Este fenmeno essencial para criar novas combinaes de informao gentica. Aps os gmetas se terem formado pode ocorrer a fecundao, que consiste na fuso de um gmeta feminino com um masculino e na reposio da diploidia. CICLOS DE VIDA Nos seres que se reproduzem sexuadamente o ciclo de vida marcado por dois acontecimentos: a meiose e a fecundao. Estes dois fenmenos promovem a alternncia de fases nucleares: Haplfase tem inicio da meiose, para formao das clulas reprodutoras, com n cromossomas. Termina imediatamente antes da fecundao. Diplfase inicia-se com a fecundao formando clulas diploides, com 2n cromossomas, e termina com a meiose. Ciclo de vida haplonte: Organismos haploides (protistas e fungos); O organismo adulto haploide; O zigoto, que a nica clula diploide, sofre meiose (Ps-Zigtica) para produzir clulas haploides os esporos. Ciclo de vida haplodiplonte: Organismos haplodiplontes (muitas plantas); Alternncia de fases nucleares haplfase e diplfase e de geraes esporfita e gametfita; Meiose pr-esprica formando-se esporos haploides; Da germinao do esporo e da sua diviso por mitoses resulta o gametfito, a partir do qual se formam os gametngios que, por sua vez, originaro os gametas; O organismo adulto diploide. Ciclo de vida diplonte: Organismos diplontes (animais e algumas plantas); Meiose pr-gamtica; Os gmetas so as nicas clulas haploides; A formao do organismo envolve mitoses sucessivas do zigoto.

UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE Os organismos eucariontes formam-se a partir dos procariontes: A clula a unidade bsica estrutural e funcional de todos os organismos, podendo ser classificada em procaritica e eucaritica. Por interpretao de registos fsseis e observao dos organismos procariontes, foi permitido inferir que as clulas procariticas so as mais primitivas e por evoluo tero originado as eucariticas. Existem dois modelos explicativos para a origem das clulas eucariticas: modelo autognico e endossimbitico. O Modelo Autognico explica que a membrana celular por invaginaes formou um invlucro nuclear (que individualizaria o ncleo) e um conjunto de sistemas endomembranares. Alguns fragmentos de DNA poderiam ter abandonado o ncleo e alojar-se nos sistemas membranares, originando organitos como as mitocndrias e os cloroplastos. Segundo este modelo todo o DNA da clula tem uma origem comum. Para o Modelo Endossimbitico, o invlucro nuclear e os sistemas endomembranares tambm se originaram a partir de invaginaes da membrana celular. No entanto, considera que as mitocndrias e os cloroplastos resultaram da incorporao de clulas procariticas por outras clulas. Este modelo apoiado pelos seguintes argumentos: Os cloroplastos e as mitocndrias possuem dimenses semelhantes aos procariontes atuais; Aqueles organitos possuem o seu prprio material gentico; As mitocndrias e os cloroplastos so capazes de sintetizar parte das protenas; Existem muitos genes de origem bacteriana encontrados nos organismos eucariontes. MECANISMOS DE EVOLUO Fixismo vs Evolucionismo As teorias explicativas da origem e diversidade dos organismos dividem-se em dois grandes grupos: Fixistas defendem que os organismos no sofreram evoluo aps a sua formao. Evolucionistas tm por base a evoluo dos seres vivos ao longo da histria da Terra.

Seleo natural, artificial e variabilidade como mecanismos de evoluo Lamarck e Darwin foram dois famosos evolucionistas que explicaram de forma diferente o mecanismo atravs do qual os organismos evoluram ao longo do tempo. O mecanismo de evoluo de Lamarck baseou-se nas seguintes leis: Lei do uso e do desuso o uso de um dado rgo leva ao seu desenvolvimento e o desuso pode conduzir ao seu atrofiamento e ao seu eventual desaparecimento; Lei da herana dos carateres adquiridos todas as alteraes resultantes do uso e do desuso dos rgos so transmitidas descendncia. Segundo Lamarck pela ao do ambiente que as espcies evoluem e adquirem as caractersticas essenciais para se adaptarem ao meio ambiente. Os fundamentos em que Darwin se baseou para a construo da sua teoria sobre a origem e evoluo das espcies so: Biogeogrficos o mesmo animal diferente de local para local, distiguindo-se pelos aspetos morfolgicos e hbitos alimentares. Geolgicos apresentou a Lei do Uniformitarismo onde os fenmenos geolgicos atuaram ao longo da histria da Terra de forma lenta e gradual. Econmicos e sociais seleo natural: a populao humana tende a crescer exponencialmente enquanto os recursos, neste caso alimentos, crescem aritmeticamente. Isto leva a uma excedente populacional e a escassez de alimento. A seleo promoveria a eliminao dos indivduos com menos recursos. Seleo artificial seleo efetuada pelo Homem, que tem por base interesses econmicos ou prticos. Seleo natural apenas os mais aptos sobrevivero em determinado ambiente e sobre determinadas condies. Argumentos a favor do Evolucionismo: Existem diversos argumentos a favor do evolucionismo, que se completam e por isso devem ser estudados de uma forma global: Paleontologia a existncia de fsseis de organismos que no habitam atualmente o nosso planeta. Biogeografia espcies que vivem prximas e no mesmo ambiente apresentam caractersticas muito semelhantes, pelo contrrio, organismos que vivem em locais distantes apresentam caractersticas diferentes. Embriologia o estudo dos embries de vrias espcies permitiu detetar semelhanas, principalmente nas primeiras fases de desenvolvimento embrionrio, assim como observar a existncia de estruturas comuns em embries de diferentes espcies. Bioqumica existe uma unidade ao nvel molecular nos organismos vivos, que so constitudos pelas mesmas macromolculas.

Anatomia comparada estudos de anatomia revelaram que animais muito diferentes tm sistemas anatmicos morfologicamente idnticos, o que apoia a evoluo dos organismos a partir de um ancestral comum: rgos homlogos rgos com estruturas semelhantes, a mesma sequencia e origem embrionria semelhantes; rgos anlogos rgos com funes idnticas (asas) mas que so anatomicamente diferentes e com origem embrionria muito dspar. Fenmenos de divergncia a adaptao a diferentes ambientes implicou uma diversidade funcional. Assim, as estruturas foram sendo adaptadas para diferentes funes. Fenmenos de convergncia os rgos desempenham uma funo idntica em ambientes semelhantes. Neodarwinismo ou teoria da sinttica da evoluo Consiste na reformulao do Darwinismo tendo por base os conhecimentos de biologia molecular, de modo a combinar as causas da variabilidade com a seleo natural. As populaes so consideradas unidades evolutivas e existem diversos fatores responsveis pela variabilidade. Seleo natural nas populaes apenas alguns organismos sobrevivem e reproduzem-se num determinado ambiente. Este processo de seleo natural e reproduo diferencial causa alteraes no fundo gentico das populaes e, consequentemente, evoluo. Mutaes a ocorrncia de mutaes nos seres pode alterar o genoma do organismo e introduzir novas combinaes de genes no fundo gentico das populaes. Deriva gentica - os fenmenos naturais podem ser responsveis pela diminuio do tamanho de uma populao. Neste caso, o fundo gentico da populao fica muito reduzido e restrito aos indivduos sobreviventes. Seleo artificial o homem promove a seleo artificial com fins econmicos ou recreativos, com impactes no ambiente, pois pode selecionar caractersticas que no so as mais aptas para um determinado ambiente e alterar o fundo gentico das populaes. SISTEMAS DE CLASSIFICAO Prticos os organismos so agrupados de acordo com o seu interesse e utilidade para o Homem; Racionais tendo por base caractersticas morfolgicas, anatmicas e fisiolgicas inerentes aos organismos; Horizontais no tm em conta a evoluo dos organismos nem o fator tempo e podem ser: Artificais (baixo numero de caractersticas) Naturais (elevando numero de caractersticas)

Verticais baseiam-se no agrupamento dos organismos de acordo com as suas relaes evolutivas. Estas classificaes verticais tambm podem ser denominadas por filogenticas ou evolutivas. As rvores filogenticas ilustram uma perspetiva filogentica de evoluo a partir de um ancestral comum. Atualmente, existem duas escolas principais de classificao: a fentica (horizontal) e a filtica (vertical). Sistema de classificao fentico os crocodilos so agrupados com as cobras, lagartos e tartarugas, sendo as aves colocadas em separado. Esta classificao baseia-se no facto dos crocodilos apresentarem mais caractersticas fenotpicas semelhantes s cobras e lagartos do que s aves. Sistema de classificao filtico os estudos de paleontologia e de anatomia evidenciam que aves e crocodilos partilham um ancestral comum. Critrios na classificao dos seres vivos Morfologia fatores como a presena de rgos anlogos e fases de desenvolvimento com caractersticas muito diferentes; Estratgia nutritiva organismos heterotrficos ou autotrficos; Simetria corporal ausncia ou presena de planos de simetria corporal; Bioqumica anlise comparativa da composio qumica dos organismos (ex.: cidos nucleicos e protenas) Cariologia nmero e estrutura dos cromossomas; Citologia organizao estrutural das clulas constituintes dos organismos (unicelular/multicelular; eucariticas/procariticas); Embriologia semelhanas durante o desenvolvimento embrionrio; Estratgia reprodutiva assexuada ou sexuada. Taxonomia e nomenclatura Lineu, no seu sistema de classificao, organizou os organismos em grupos hierrquicos taxa:

Reino

Filo

Classe

Ordem

Espcie

Gnero

Familia

Regras bsicas da nomenclatura cientfica Cada espcie apresenta nomenclatura binominal, ou seja, designada por dois termos em latim: Canis lupos Espcie Gnero Restritivo Especfico

SISTEMAS DE CLASSIFICAO DE WHITTAKER Em 1969, Whittaker props a diviso dos seres vivos em cindo reinos. O sistema de classificao de Whittaker tem subjacente trs critrios: Nvel de organizao celular diferencia as clulas procariticas das eucariticas e a unicelularidade da multicelularidade. Modo de nutrio baseia-se no modo como o organismo obtm o alimento. Interaes nos ecossistemas diz respeito s relaes alimentares que o organismo estabelece com os restantes organismos no ecossistema. Deste modo, os organismos podem ser classificados como: produtores, macroconsumidores ou microconsumidores.

Caractersticas dos Reinos Reinos Monera Protista Fungi Animalia Tipo Eucaritica, com Eucatitica e de Procaritica Eucaritica parede celular ausncia de clula parede celular Organizao Unicelulares Unicelulares ou Multicelular Multicelulares celular multicelulares Autotrficos Autotrficos Modo (fotossntese e (fotossntese) quimiossntese) ou Heterotrficos Heterotrficos de nutrio ou heterotrficos (absoro) (ingesto) heterotrficos (absoro ou (absoro) ingesto) Produtores ou Produtores, Interaes Microconsumido microconsumid Microconsumido Macroconsumid nos res ores ou res ores ecossistemas macroconsumi dores Algas Bolores gua Exemplo Bactrias Cogumelos Co Paramcias Leveduras Tubaro

Plantae Eucaritica com parede celular Multicelulares

Autotrficos (fotossntese)

Produtores Musgo Fetos Plantas com flor

Anda mungkin juga menyukai