Anda di halaman 1dari 3

07 de julho de 2009

DO DIREITO DE FAMLIA (Livro IV) Da Guarda dos Filhos


INTRODUO
Neste estudo ser tratado o assunto da guarda dos filhos com o regramento do Cdigo Civil e no quanto guarda do Estatuto da Criana e do Adolescente. A guarda, decorrncia do poder parental (decorrncia do princpio da isonomia), traduz um conjunto de obrigaes e direitos em face da criana ou do adolescente. Desde a Constituio de 1988 no h a primazia da me quanto influncia junto aos direitos e obrigaes.

ESPCIES DE GUARDAS DOS FILHOS


1) GUARDA UNILATERAL OU EXCLUSIVA Nesta espcie de guarda unilateral ou exclusiva haver apenas um guardio a dirigir a vida do menor, no que tange sua conduo diria e de decises que no ofendam o poder familiar, cabendo ao outro direito de visitas. a modalidade de guarda mais comum no Brasil. Elege-se apenas um guardio para conduzir a vida da criana. Exemplo: a me considerada como guardi; o pai detm o direito de visitas (em decorrncia do poder familiar). 2) GUARDA ALTERNADA Nesta modalidade de guarda alternada, os pais se revezam em perodos exclusivos de guarda, tocando ao outro o direito de visitas. Esta guarda no se confunde com a guarda compartilhada. Exemplo: ficou determinado na sentena que de janeiro a junho a guarda ser exclusiva do pai, cabendo me o direito de visita; e de julho a dezembro, a guarda ser exclusiva da me, cabendo ao pai o direito de visita. A criana possuir dois domiclios, dentro desta espcie de guarda alternada. 1

Alguns psiclogos entendendo que, por possurem dois domiclios, as crianas poderiam desenvolver alguns problemas; a partir deste problema passam os psiclogos a sugerir o prximo esquema de guarda: 3) NIDAO Na guarda da espcie nidao, o menor permanece no mesmo domiclio, na mesma morada, revezando-se os pais no exerccio da guarda. uma espcie de guarda muito utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido. Aqui no Brasil um sistema de guarda bem raro de acontecer. 4) GUARDA CONJUNTA OU COMPARTILHADA a forma hoje, mais importante de guarda utilizada no Brasil. Esta modalidade de guarda, presente nos sistemas europeu e norte-americano, foi instituda pela recente lei 11.698/2008, estabelece uma forma de guarda bilateral ou simultnea: o pai e a me, conjuntamente, assumem o papel de guardio, sem prevalncia de qualquer deles, responsabilizando-se de forma conjunta pelos destinos de seu filho. Waldyr Grisard Filho diz que a guarda compartilhada deve ser incentivada pelo Juiz, na audincia de conciliao, para terminar com a cultura adversarial e de guerra que se firma entre os pais quando da deciso sobre a guarda. Ambos os pais devero criar as regras para que haja a educao e a guia do filho; esta forma de guarda atenua os danos para a criana, decorrentes da separao.
Art. 1.583, CC - A guarda ser unilateral ou compartilhada. (Redao dada pela Lei n 11.698, de 2008). o 1 Compreende-se por guarda unilateral a atribuda a um s dos genito res ou a o algum que o substitua (art. 1.584, 5 ) e, por guarda compartilhada a responsabilizao conjunta e o exerccio de direitos e deveres do pai e da me que no vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder f amiliar dos filhos comuns. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 2 A guarda unilateral ser atribuda ao genitor que revele melhores condies para exerc-la e, objetivamente, mais aptido para propiciar aos filhos os seguintes fatores: (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). I afeto nas relaes com o genitor e co m o grupo familiar; (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). II sade e segurana; (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). III educao. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 3 A guarda unilateral obriga o pai ou a me qu e no a detenha a supervisionar os interesses dos filhos. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 4 (VETADO). (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). Art. 1.584, CC - A guarda, unilateral ou compartilhada, poder ser: (Redao dada pela Lei n 11.698, de 2008). I requerida, por consenso, pelo pai e pela me, ou por qualquer deles, em ao autnoma de separao, de divrcio, de dissoluo de unio estvel ou em medida cautelar; (Includo pela Lei n 11.698, de 2008).

II decretada pelo juiz, em ateno a necessidades especficas do filho, ou em razo da distribuio de tempo necessrio ao convvio deste com o pai e com a me. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 1 Na audincia de conciliao, o juiz informar ao pai e me o significado da guarda compartilhada, a sua importncia, a similitude de deveres e direitos atribudos aos genitores e as sanes pelo descumprimento de suas clusulas. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 2 Quando no houver acordo entre a me e o pai quanto guarda do filho, ser aplicada, sempre que possvel, a guarda compartilhada . (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 3 Para estabelecer as atribuies do pai e da me e os perodos de convivncia sob guarda compartilhada, o juiz, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, poder basear-se em orientao tcnico-profissional ou de equipe interdisciplinar. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 4 A alterao no autorizada ou o descumprimento imotivado de clusula de guarda, unilateral ou compartilhada, poder implicar a reduo de prerrogativas atribudas ao seu detentor, inclusive quanto ao nmero de horas de convivncia com o filho. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008). o 5 Se o juiz verificar que o filho no deve permanecer sob a guarda do pai ou da me, deferir a guarda pessoa que revele co mpatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferncia, o grau de parentesco e as relaes de afinidade e afetividade. (Includo pela Lei n 11.698, de 2008).

O Juiz pode obrigar o casal a compartilhar a guarda? O 2 do art. 1.584, CC admite que o Juiz, sempre que possvel, obrigue guarda compartilhada. Professo Pablo Stolze entende no ser razovel este pargrafo e de difcil aplicao. Quando no h acordo, quase que impossvel o Juiz determinar o compartilhamento. Quando no h acordo a criana utilizada como instrumento de presso e de vingana; muito complicado deixar ao Juiz a responsabilidade de obrigar o casal a proceder com a guarda compartilhada.

ALIENAO PARENTAL
Nos termos do art. 1 do projeto de lei 4053/2008, a alienao parental traduz a interferncia indevida de um dos pais na formao psicolgica da criana, para que repudie o outro, podendo acarretar sanes que vo de simples advertncia perda do poder familiar.

Anda mungkin juga menyukai