Anda di halaman 1dari 36

Superado o individualismo prosperou tambm na seara processual a positivao dos deveres de lealdade, de boa-f e de cooperao para com a realizao

da Justia (princpio da cooperao artigos 645 da CLT e 339 do CPC). [01] O dever de cooperao pelo executado compreende a obrigao de indicao dos bens aptos satisfao da obrigao (CPC, art. 600, IV), sob as penas dos artigos 14, pargrafo nico, 601 e 18 do CPC. A relevncia desse dever processual notria, pois a maior dificuldade da execuo reside na localizao dos bens. Manifesta, portanto, a importncia da correta compreenso e utilizao desse dever do executado como instrumento de promoo dos direitos efetividade e razovel durao do processo (CF, art. 5, XXXV e LXXVIII).

SUJEIO DO EXECUTADO e NECESSIDADE DE RESGATE DO RESPEITO S ORDENS JUDICIAIS


Face legislao vigente o executado deve atuar cnscio de que no se exime do dever de colaborar com o Judicirio (CPC, art. 339 e CLT, art. 645) e de que se encontra em estado de sujeio em relao ao exeqente (princpio da preeminncia do exeqente CPC, art. 612). [02] Usualmente no isso o que acontece. A conduo branda da execuo relegou ao descrdito as ordens judiciais incutindo no executado a idia de que ele no precisa cumpri-las, tampouco cooperar, tudo aos auspcios da freqente impunidade prejudicial efetividade. Tornou-se corriqueiro o decurso do prazo para pagamento sem qualquer providncia pelo executado, o qual, ao invs de colaborar, geralmente atua de sorte a frustrar o cumprimento da deciso. Os esforos legislativos das ltimas reformas (todos dirigidos efetividade da tutela jurisdicional) impem aos juzes a adoo de hermenutica mais rgida, intransigente em relao injustificada mora/inadimplncia no cumprimento das ordens judiciais.

DA REGNCIA ATUAL DO DEVER DE INDICAO DE BENS PELO EXECUTADO PROCESSO CIVIL e PROCESSO DO TRABALHO
As recentes reformas do Processo Civil (Leis 11.232/2005 e 11.382/2006) transferiram do executado para o exeqente a prerrogativa da indicao dos bens penhora tanto no cumprimento de sentena quanto na execuo de ttulo extrajudicial. Confira-se:

LIVRO I TTULO VIII CAPTULO X DO CUMPRIMENTO DA SENTENA Art. 475-J. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se- mandado de penhora e avaliao.

... 3 O exeqente poder, em seu requerimento, indicar desde logo os bens a serem penhorados. LIVRO II TTULO II CAPTULO IV DA EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Art. 652. O executado ser citado para, no prazo de 3 (trs) dias, efetuar o PAGAMENTO da dvida. [a redao anterior previa pagamento ou nomeao] ... 2 O credor poder, na inicial da execuo, indicar bens a serem penhorados (art. 655).
Atualmente os prazos para o executado (no cumprimento de sentena e na execuo de ttulo extrajudicial) so estipulados APENAS PARA O PAGAMENTO sem a alternativa de nomeao. Tanto no cumprimento de sentena quanto na execuo de ttulo extrajudicial, todavia, persiste o dever de o executado, a qualquer tempo, indicar a localizao dos bens e os valores deles, a requerimento do credor ou por determinao de ofcio do juiz. Verbis:

LIVRO I TTULO VIII CAPTULO X DO CUMPRIMENTO DA SENTENA Art. 475-R. Aplicam-se subsidiariamente ao cumprimento da sentena, no que couber, as normas que regem o processo de execuo de ttulo extrajudicial. ... LIVRO II TTULO II CAPTULO IV DA EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Subseo II Da Citao do Devedor e da Indicao de Bens. Art. 652. ... ... 2 O credor poder, na inicial da execuo, indicar bens a serem penhorados (art. 655). 3 O juiz poder, de ofcio ou a requerimento do exeqente, determinar, a qualquer tempo, A INTIMAO DO EXECUTADO PARA INDICAR BENS PASSVEIS DE PENHORA. 4 A INTIMAO do executado far-se- NA PESSOA DE SEU ADVOGADO; no o tendo, ser intimado pessoalmente. ... Art. 600. Considera-se atentatrio dignidade da Justia o ato do executado que: ... IV - INTIMADO, no indica ao juiz, EM 5 (CINCO) DIAS, quais so e onde se encontram os bens sujeitos penhora E SEUS RESPECTIVOS VALORES (Redao da Lei 11.382/2006).
As mudanas do art. 600, IV, do CPC merecem maiores consideraes. Facilitando-as, segue quadro comparativo entre a redao anterior e a atual.

REDAO ANTERIOR CAPTULO V DAS DISPOSIES GERAIS

REDAO LEI 11.382/200 ... igual ...

Art. 600. Con i!"ra# " at"ntat$rio % !igni!a!" Art. 600. Con i!"ra# " at"ntat$rio % !igni!a!" !a &u ti'a o ato !o !"("!or )u"* !a &u ti'a o ato !o "+",uta!o )u"* ... IV - no indica ao juiz onde se encontram os bens sujeitos execuo. ... IV - INTIMADO, no indica ao juiz, M ! "#IN#O$ DIA%, &uais so e onde se encontram os bens sujeitos 'en(ora % )% * %+ #TIVO% VA,O* %.

Alm da substituio do vocbulo devedor por executado, trs so as inovaes da redao do art. 600, IV, do CPC: 1) a previso, no prprio, art. 600, IV, de intimao do devedor como pressuposto para configurao do ato atentatrio dignidade da justia por omisso injustificada de indicao dos bens; 2) a exigncia, tambm no prprio art. 600, IV, de indicao dos valores de tais bens; 3) a fixao do prazo de 5 dias para satisfao da obrigao de indicao de bens. A importncia da indicao dos valores dos bens evidente e j constava do sistema anterior, embora no inciso V do art. 655 do CPC, tendo sido, com a reforma, suprimida deste e transportada para o art. 600, IV. A concesso de 05 dias de prazo, por seu turno, tem ligao com o fato de que, agora, o devedor deve indicar todos os bens sujeitos execuo ao passo que antes lhe cabia apenas a nomeao daqueles suficientes garantia da execuo observada a ordem do art. 655 do CPC. Na redao anterior no havia referncia intimao do executado como pressuposto caracterizao da infrao do dever de indicar os bens. Ainda assim, a idia equivocada de necessidade de intimao parte e especfica neste sentido ganhou espao na doutrina e na jurisprudncia, entendimento que, aparentemente, teria sido contemplada pela redao atual. Mera aparncia; antes da reforma o executado, por mandado, j era PESSOALMENTE CITADO para pagar OU NOMEAR BENS PENHORA com observncia ordem de preferncia e indicao dos respectivos valores ( CPC, art. 652, caput e art. 655 redao precedente Lei 11.382). Nesse cenrio, nova intimao era totalmente desnecessria e s desacreditava a ordem contida no mandado. Assim, antes da reforma, a simples ausncia injustificada de indicao dos bens, como determinado na citao, configurava o descumprimento dos deveres de colaborao e de indicao de bens, tipificando ato atentatrio dignidade da justia. Como no sistema atual a citao s para pagar e a nomeao de bens penhora ato do exeqente, o cenrio se altera, justificando, agora, a previso de intimao especfica para o executado indicar a localizao dos bens e seus valores, sob pena de, omitindose injustificadamente, ser punido por ato atentatrio dignidade da Justia. A intimao pode ser feita na pessoa do advogado (CPC, art. 652, 4).

Processo do Trabalho A aplicao das inovaes do CPC execuo trabalhista matria tormentosa. Pode-se afirmar, porm, que a interpretao literal/gramatical da CLT desautoriza concluso de que a prerrogativa de nomeao de bens penhora tambm teria passado ao credor no Processo do Trabalho por aplicao subsidiria do CPC. o que se conclui dos seguintes dispositivos:

Art. 880. Requerida a execuo, o juiz ou presidente do tribunal mandar expedir MANDADO DE CITAO DO EXECUTADO, A FIM DE QUE CUMPRA A DECISO ... OU GARANTA A EXECUO, sob pena de penhora. (Redao da Lei n 11.457/2007) ... Art. 882. O executado que no pagar a importncia reclamada poder garantir a execuo mediante depsito da mesma, ..., OU NOMEANDO BENS PENHORA, observada a ordem preferencial estabelecida no artigo 655 do Cdigo Processual Civil. (Redao da Lei n 8.432/1992) Art. 889. Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contravierem ao presente Ttulo, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal.
Cabe notar que os dois primeiros preceitos tm redao fundada em legislao at certo ponto recente, demonstrando que, em sede trabalhista, seguiu o legislador contemplando a nomeao de bens penhora pelo prprio executado. Pela CLT o devedor citado pessoalmente e por mandado PARA PAGAR OU GARANTIR A EXECUO observando a ordem do art. 655 do CPC (CLT, art. 880 e 882), cenrio em que a INJUSTIFICADA omisso no cumprimento da ordem no prazo da CLT (48h), configura ato atentatrio dignidade da Justia nos termos do art. 600, IV, do CPC (exegese da CLT, art. 889 e Lei 6.830/80, art. 1). Destaque-se: a citao executria j cientifica o devedor para que ele, no prazo de 48h, pague ou garanta a execuo indicando bens penhora na ordem do 655 do CPC, situao em que, o PRPRIO MANDADO cumpre a exigncia de intimao do executado. Entendimento diverso, contraria a hermenutica necessria efetividade do processo e rende descrdito total ordem contida no mandado.

SAN!ES CO"UNS AO PROCESSO CIVIL E AO PROCESSO DO TRABALHO PELO DESCU"PRI"ENTO IN#USTI$ICADO DO DEVER DE INDICAO DE BENS PELO EXECUTADO
A omisso injustificada do devedor quanto ao dever de indicao da localizao dos bens sujeitos execuo (CPC, art. 600, IV) contrria lealdade e boa-f e retarda ou at mesmo compromete a entrega da prestao jurisdicional. Quanto a tal conduta lesiva, prev o CPC em disposies aplicveis ao Processo do Trabalho (exegese CLT, art. 889 e Lei 6.830/80, art. 1):

Art. 14. So deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo: ... V - CUMPRIR COM EXATIDO OS PROVIMENTOS MANDAMENTAIS E NO CRIAR EMBARAOS EFETIVAO DE PROVIMENTOS JUDICIAIS, de natureza antecipatria ou final. Pargrafo nico. ... a violao do disposto no inciso V deste artigo CONSTITUI ATO ATENTATRIO AO EXERCCIO DA JURISDIO, podendo o juiz, sem prejuzo das sanes criminais, civis e processuais cabveis, aplicar ao responsvel MULTA em montante a ser fixado de acordo com a gravidade da conduta e no superior a vinte por cento do valor da causa; no sendo paga no prazo estabelecido, contado do trnsito em julgado da deciso final da causa, a multa ser inscrita sempre como dvida ativa da Unio ou do Estado. ... SEO II DA RESPONSABILIDADE DAS PARTES POR DANO PROCESSUAL Art. 16. Responde por perdas e danos aquele que pleitear de m-f como autor, ru ou interveniente. Art. 17. Reputa-se litigante de m-f aquele que: ... IV - OPUSER RESISTNCIA INJUSTIFICADA AO ANDAMENTO DO PROCESSO; V - PROCEDER DE MODO TEMERRIO EM QUALQUER INCIDENTE OU ATO DO PROCESSO; ... Art. 18. O juiz ou tribunal, de ofcio ou a requerimento, condenar o litigante de m-f a pagar multa no excedente a um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu , mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou. ... 2 O valor da indenizao ser desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a vinte por cento sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitramento. ... LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUO TTULO I - CAPTULO V DAS DISPOSIES GERAIS Art. 598. Aplicam-se subsidiariamente execuo as disposies que regem o processo de conhecimento. ... Art. 600. Considera-se atentatrio dignidade da Justia o ato do executado que: ... IV - INTIMADO, no indica ao juiz, EM 5 (CINCO) DIAS, quais so e onde se encontram os bens sujeitos penhora E SEUS RESPECTIVOS VALORES... Art. 601. Nos casos previstos no artigo anterior, o devedor incidir em MULTA fixada pelo juiz, em montante no superior a vinte por cento do valor atualizado do dbito em execuo, sem prejuzo de outras sanes de natureza processual que reverter EM PROVEITO DO CREDOR, exigvel na prpria execuo.

Pargrafo nico. O juiz relevar a pena, se o devedor se comprometer a no mais praticar qualquer dos atos definidos no artigo antecedente e der fiador idneo, que responda ao credor pela dvida principal, juros, despesas e honorrios advocatcios.
O ato atentatrio dignidade da Justia por omisso quanto indicao do local dos bens prejudica tanto o Poder Judicirio quanto o exeqente, deflagrando multas cumulativas sendo: a) uma em prol da Unio ou do Estado, conforme o caso, nos termos do CPC, art. 14, pargrafo nico; b) outra, em prol do prprio exeqente, nos termos do caput do art. 601 do CPC. A destinao diversa das sanes do art. 14, pargrafo nico e do art. 601, e a expressa previso, em cada qual deles, de que elas NO PREJUDICAM outras da legislao processual, revelam que tais multas so cumulativas. J a multa por litigncia de m-f prevista no caput do art. 18 do CPC, no tem lugar face especificidade daquelas dos artigos 14, pargrafo nico e 601 do CPC para o caso de no cumprimento da determinao de indicao dos bens, ambas com o mesmo carter sancionador (em percentuais superiores inclusive), obstando nova multa em prol do exeqente que implicaria bis in idem. Remanesce, porm, a possibilidade de cumulativamente s multas do CPC, art. 14, pargrafo nico e art. 601, imputar ao executado o dever de indenizar, por perdas e danos, os prejuzos que o exeqente sofreu (CPC, artigos 16 e 18, caput e 2). Com efeito, ao passo que as multas tm carter sancionador do ilcito praticado, a indenizao prevista no art. 18 visa reparao de prejuzos que o credor sofreu; as primeiras no excluem a segunda face finalidade de cada qual, prevalecendo no caso a cumulao de medidas referendada inclusive tanto no art. 14, pargrafo nico quanto no art. 601 do CPC. A cumulao das multas com a indenizao revela a subsistncia de represso ao executado mesmo na hiptese do pargrafo nico do art. 601 do CPC segundo o qual a pena ser relevada se:

i) o devedor se comprometer a no mais praticar qualquer dos atos definidos no artigo antecedente; ii) e der fiador idneo, que responda ao credor pela dvida principal, juros, despesas e honorrios advocatcios.
O perdo legal, satisfeitos os pressupostos, abrange apenas a multa do art. 601, caput, do CPC, sem prejuzo daquela do art. 14, pargrafo nico e da indenizao na forma dos artigos 16 e 18 do CPC (exegese do CPC, art. 601, pargrafo nico). Alm disso, a iseno da pena do art. 601 s prevalece quando atendidos cumulativamente os pressupostos, assumindo o executado o compromisso de no reiterar a conduta e ofertando execuo meio alternativo/eficaz de sua satisfao mediante a obteno de fiador idneo (v.g., fiana bancria), motivando o favor legal. A benesse no tem lugar nas hipteses em que, embora assumindo o compromisso de no reiterar a conduta ilcita, o executado no oferta ao juzo meio alternativo e eficaz para a satisfao da execuo (exegese CPC, art. 601, pargrafo nico cc LICC, art. 5).

CONCLUS!ES%
-a dignidade da Justia pressupe a adoo de hermenutica intransigente para com a inobservncia aos deveres de cooperao e de indicao de bens, resgatando o respeito s ordens judiciais e assegurando a efetividade e celeridade da prestao jurisdicional; -no Processo Civil atual o mero decurso dos prazos para cumprimento da deciso ou para pagamento do valor em execuo sem indicao de bens pelo devedor no so suficientes para a configurao de ato atentatrio dignidade da Justia sendo necessria a intimao dele para tal fim; -no Processo do Trabalho o simples decurso de prazo do mandado de citao sem pagamento ou nomeao de bens pelo executado de forma injustificada configura ato atentatrio dignidade da Justia; -quer no Processo Civil, quer no do Trabalho a infrao ao dever de indicao de bens configura ato atentatrio dignidade da Justia autorizando a cominao cumulativa de multas (em prol da Unio ou do Estado e do exeqente) sem prejuzo de indenizao nos termos dos artigos 16 e 18 do CPC; -o perdo assegurado no pargrafo nico do art. 601 do CPC s exime o executado, satisfeitos os pressupostos, quanto multa do caput do mesmo dispositivo, no o eximindo da multa do art. 14, pargrafo nico, do CPC e da indenizao do art. 18 do mesmo diploma.

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/12337/do-dever-do-executado-na-indicacao-de-bens-e-asconsequencias-de-sua-mora#ixzz2tD8ARhzt ______________________________________

1. INTRODUO As re-ormas .e/is.ati0as, em re/ra, t1m 'or 'ro'2sito ade&uar as normas no0a rea.idade socia. "e0itando a ocorr1ncia de uma 3de-asa/em normati0a4$ e, 'rinci'a.mente, 'ermitir &ue os anseios .e/5timos da sociedade contem'or6nea e jurisdicionada 7 os &uais se a.teram constantemente na medida da 'r2'ria e0o.uo cient5-ica, tecno.2/ica, socia., cu.tura., etc. sejam, dentro dos .imites dos 0a.ores sedimentados 'or e.a mesma, satis-eitos da maneira mais ade&uada 'oss50e.. A ,ei 88.9:;, de <= de dezembro de ;<<>, no nosso sentir, te0e justamente ta. 'ro'2sito? im'or atua. sociedade, dentro dos 0a.ores (oje 'resentes, no0as re/ras instrumentais 'ara 'ermitir &ue, em sede de -ro," o !" "+",u'.o ou -ro,"!i/"nto !" "+",u'.o, um dos objeti0os a.mejados 'e.a comunidade jur5dica e 'e.os 'r2'rios jurisdicionados tute.ados 'e.o stado &ua. seja, a e-eti0idade da 'restao jurisdiciona. executi0a -, seja a.canado mais -aci.mente.

Na 'ers'ecti0a da no0a dis'osio .e/a., 0@rios 'ontos c(amam a ateno, sobressaindo-se, contudo, na nossa conce'o, a&ue.e &ue 'assa, ex'ressa e indubita0e.mente, a exi/ir uma conduta de mais com'rometimento e de co.aborao do rAu, ento executado, 'ara com a e-eti0idade da 'restao jurisdiciona. e ce.eridade do des-ec(o da .ide, -ixando, 'or outro .ado, meios de re'rimenda s atitudes &ue se mostrem contr@rias a tais interesses. #om e-eito, a no0a norma se/ue a orientao ideo.2/ica, j@ dis'osta anteriormente em outras .eis &ue u.timamente a.teraram o 'rocesso de con(ecimento no #+#, de exi/ir um com'ortamento .ea. e Atico das 'artes, 'rinci'a.mente do demandado, coibindo, ainda &ue 'ontua.mente, atos &ue im'ortem 'rocrastinao ou a.on/amento desarrazoado ou inde0ido do tem'o do 'rocesso executi0o, im'edindo &ue e.e se torne, na 'r@tica, instrumento de tortura da 'arte &ue tem crAdito a receber e de des'rest5/io da 'r2'ria ati0idade jurisdiciona. estata.. Ta. objeti0o de inibir com'ortamentos no com'at50eis com a r@'ida tramitao da .ide execut2ria a-i/ura-se c.aramente correto, 'ois 'odese a-irmar &ue a conduta dese&ui.ibrada ou abusi0a de uma das 'artes, ao .on/o de um 'rocesso, no intuito de 'rote.ar a e-eti0ao da 'restao jurisdiciona., a'resenta-se, sem dB0ida, inadmiss50e. como um dos tantos -atores &ue co.abora 'ara com a morosidade e desmora.izao da Custia, merecendo, s2 'or isso, ser coibida . A orientao .e/is.ati0a de a-astar com'ortamentos descom'rometidos e no co.aborati0os com o des-ec(o da demanda judicia. recebe, a.i@s, am'aro na 'r2'ria idAia, (oje sedimentada na #onstituio '@tria em 0i/or , de &ue o 'rocesso judicia. de0e desen0o.0er-se em tem'o razo@0e., isto A, dentro do tem'o abso.utamente necess@rio obteno de um resu.tado justo e ade&uado .ide , sem di.aDes inde0idas e indesejadas. E umas das tFnicas 'rocessuais da '2s-modernidade, se/undo .embra em obra recente o jurista e Ministro do %u'erior Tribuna. de Custia, ,uiz Gux, exacerbar o 'rest5/io da -uno estata. jurisdiciona., cercando-a de instrumentos ca'azes de 'reser0ar a seriedade da jurisdio .

2. DO DEVER DE COOPERAO DO EXECUTADO NA LEI 11.382 E A INDICAO DE BENS PASSVEIS DE PENHORA Na ,ei 88.9:;, a idAia de exi/1ncia de co.aborao do demandado 'ara com o desen0o.0imento escorreito da tute.a jurisdiciona., e atA mesmo 'ara com a satis-ao do direito da 'arte ad0ersa, ento exe&Hente, extrai-se c.aramente a 'artir de 0@rios dis'ositi0os, tais como e entre outros?

do art. =I<, 'ar@/ra-o Bnico, &uando 'assa a im'or mu.ta 'ara o caso de a'resentao de de-esa 7 embar/os 7 com intuito tido 'or 'rocrastinat2rioJ do art. =I!-A, 'ar@/ra-o ;K, &uando comina, no caso de inadim'.1ncia de 'edido de 'a/amento 'arce.ado, mu.ta sobre o 0a.or das 'restaDes no 'a/as, sem 'reju5zo de 0edao o'osio de embar/osJ do art. =I>, 'ar@/ra-o 9K, &uando im'De mu.ta, caso os embar/os arrematao -orem dec.arados mani-estamente 'rote.at2rios. #om e-eito, todos esses dis'ositi0os trazem sanDes 'ass50eis de serem im'ostas ao executado em razo de atitudes "aDes$ contr@rias conduta de coo'erao es'erada e &ue, de -ato, causam embaraos ao norma. desen0o.0imento da demanda e 'rejudicam a e-eti0idade da tute.a jurisdiciona.. Destaca-se, entretanto, dentro da dis'osio .e/is.ati0a introduzida 'e.a .ei em comento, a redao atribu5da ao art. >!;, 'ar@/ra-o 9K, &ue combinada com o art. >!>, 'ar@/ra-o 8K, tambAm inserido 'e.a mesma .ei, re-erenda a obri/ao do executado, sob 'ena de sano, em co.aborar com a -ase de se.eo de bens a serem constritos 'ara, 'osteriormente, submeteremse -ase ex'ro'riat2ria. De -ato, a redao .e/a. consi/na &ue o juiz 3 -o!"r01 !" o23,io ou a r")u"ri/"nto !o "+")4"nt"1 !"t"r/inar1 a )ual)u"r t"/-o1 a inti/a'.o !o "+",uta!o -ara in!i,ar 5"n -a 3("i !" -"n6ora 4, bem como determina &ue A 3!"("r !o "+",uta!o 7art. 60081 no -ra9o 2i+a!o -"lo :ui91 in!i,ar on!" " "n,ontra/ o 5"n u:"ito % "+",u'.o1 "+i5ir a -ro(a !" ua -ro-ri"!a!" "1 " 2or o ,a o1 ,"rti!.o n"gati(a !" ;nu 1 5"/ ,o/o a5 t"r# " !" )ual)u"r atitu!" )u" !i2i,ult" ou "/5ara," a r"ali9a'.o !a -"n6ora 7art. <=1 -ar0gra2o >ni,o8?. O .e/is.ador -ez constar, de -orma c.ara e .5m'ida, o de0er de coo'erao do executado em um dos momentos mais de.icados da execuo, &ua. seja, a .oca.izao de bens do demandado 'ara submisso ao 'rocedimento ex'ro'riat2rio . Dora0ante, (@ a obri/ao de o executado, mediante a discriminao de seu acer0o 'atrimonia., co.aborar com o exe&Hente 'ara &ue este esco.(a entre a /ama de bens a'resentada, a&ue.e"s$ &ue ju./ar mais ade&uado"s$, obser0ada a re/ra do art. >!! e as 'ecu.iaridades do caso em es'ec5-ico, a satis-azer o seu direito materia.. +or certo, de nada adiantaria -orta.ecer-se o de0er de .ea.dade e co.aborao do demandado no 'rocesso executi0o, atre.ando, 'or exem'.o, a a'.icao de mu.ta de atA ;<L "0inte 'or cento$ do 0a.or em execuo 'ara o caso de 'ro'ositura de embar/os execuo mani-estamente 'rote.at2rios "art. =I<, 'ar@/ra-o Bnico, #+#$, se no se combatesse o momento mais cr5tico e ne0r@./ico do 'rocesso ex'ro'riat2rio &ue A, com certeza, a&ue.e em

&ue se esco.(e e se de.imita o 'atrimFnio do de0edor a ser desa'ro'riado, a -im de satis-azer-se o crAdito do ento demandante. +e.a no0a dis'osio .e/a., o de0edor no mais ser@ intimado 'ara 'a/ar ou nomear bens 'en(ora no 'razo de ;I "0inte e &uatro$ (oras, mas, sim, 'ara, no 'razo de 9 "tr1s$ dias, e-etuar o 'a/amento da conta. A nomeao de bens 'en(ora, destarte, 'e.o &ue a/ora se obser0a caber@ ao credor 7 &ue, inc.usi0e, 'oder@ -azer a indicao na 'r2'ria 'etio inicia. 7 "art. >!;, 'ar@/ra-o ;K, #+#$. #om ta. no0o 'rocedimento, dora0ante, e0ita-se a&ue.a terr50e. situao de nomeao, 'or 'arte do executado, de bens sabidamente di-5ceis de serem a.ienados ou sem &ua.&uer 0a.or comercia., a &ua. em muito retarda0a a tramitao e o des-ec(o do 'rocesso. +or derradeiro, nos casos em &ue o exe&Hente no ten(a con(ecimento sobre &ua. A ou onde se encontra o 'atrimFnio do executado, 'oder@ re&uerer ao juiz &ue determine a intimao deste 'ara indicar o ro. de seus bens a -im de &ue, tomando con(ecimento sobre a rea.idade 'atrimonia., 'ossa esco.(er um ou a./uns sobre os &uais recair@ a constrio, 'en(ora. #a.(a obser0ar &ue a re-er1ncia .e/a. introduzida, no sentido de exi/ir-se a coo'erao do de0edor na a'resentao do 'atrimFnio a ser constrito, re'resenta um 0erdadeiro a0ano e a.tera 'or com'.eto a conce'o inc.usi0e j@ sedimentada na juris'rud1ncia do %u'erior Tribuna. de Custia, encarre/ado de dar a B.tima 'a.a0ra em re.ao inter'retao de .ei -edera.. De -ato, cabe .embrar &ue, muito embora a dis'osio do art. ><<, inc. IV, do #+#, j@ re-erisse &ue 3,on i!"ra# " ato at"ntat$rio % !igni!a!" !a :u ti'a o ato !o !"("!or )u" inti/a!o1 n.o in!i,a ao :ui91 "/ @ 7,in,o8 !ia 1 )uai .o " on!" " "n,ontra/ o 5"n u:"ito % -"n6ora " "u r" -",ti(o (alor" 4, e o art. ><8 do #2di/o sa.ientasse &ue, 'ara ta. situao, o ma/istrado 'oderia arbitrar uma mu.ta em atA 3 A0B 7(int" -or ,"nto8 !o (alor atuali9a!o !o !C5ito1 "/ -r":u39o !" outra an'D" !" natur"9a -ro," ual " /at"rial4, o %u'erior Tribuna. de Custia tin(a entendimento conso.idado no sentido de &ue Mo "+",uta!o n.o " t0 o5riga!o a r"la,ionar "u 5"n -a 3("i !" -"n6ora1 o5 -"na !" o2r"r a /ulta !o art. 60< !o CPCM. De -ato, se/undo a conce'o desta #orte %u'erior, a no indicao 'e.o de0edor do seu 'atrimFnio a ser 'en(orado mostra0a-se uma 3conduta .e/5tima4, um ex'ediente de de-esa como &ua.&uer outro, /erando, meramente, a in0erso do Fnus ao credor de indicar o 'atrimFnio a ser 'en(orado . Ta. orientao juris'rudencia., inc.usi0e inexora0e.mente re-.etida nos tribunais re/ionais, de (@ muito j@ 0in(a sendo 'or n2s criticada,

'or&uanto, !ata ("nia, a.Am de no 'arecer ser a me.(or inter'retao da c.ara redao do art. ><< combinada com a dis'osio do art. ><8, ambos do #+#, nem de .on/e se a'resenta sustent@0e. diante da triste rea.idade do 'rocesso executi0o no 'a5s, como instrumento e-eti0o e r@'ido de satis-ao de direitos. No tem cabimento se exa.tar um 'seudodireito de omisso em des'rest5/io ao de0er de co.aborao e coo'erao &ue se encontra inserido no 'rocesso ci0i. brasi.eiro. Ora, con-orme j@ re/istramos em outra o'ortunidade ? 3a 'artir do momento em &ue se de-iniu &ue o 'rocesso ci0i. se situa no ramo do direito 'Bb.ico , tendo 'ers'ecti0a co.eti0a -undada no bem comum da sociedade, a-astando-se das idAias de .ibera.ismo e indi0idua.ismo , sucumbiu a 'ers'ecti0a de-endida 'or doutrina mais anti/a, cuja orientao era no sentido de no (a0er de0er de co.aborao das 'artes, 'rinci'a.mente, da demandada, 'or considerar &ue ta. circunst6ncia se asseme.(aria a um instituto in&uisiti0o e contr@rio .i0re dis'onibi.idade das 'artes, 'odendo atA mesmo ser considerado um 3in tru/"nto !" tortura /oral4. 4 Ora, (oje, a idAia de &ue o descom'romisso ou a no co.aborao 'rocessua. 'ode ser co/itada como arma .e/5tima, de -ato, no encontra mais es'ao, seja no direito '@trio, seja na doutrina moderna a.ien5/ena .4 #a.(a obser0ar, de resto, &ue essa critic@0e. orientao juris'rudencia. atA ento 'er'etrada no sentido de exonerar o executado de co.aborar com a -ase constriti0a, no obstante a re/ra do art. ><<, inc. IV, a.iada ne/ati0a de 0@rios ju5zes auxi.iarem os credores na busca de bens "0./., mediante o-5cios *eceita Gedera., Nanco #entra., etc.$, sob a a.e/ao de &ue ta. Fnus incumbe 'arte, -oi, sem dB0ida, uma das /randes res'ons@0eis no s2 'e.a demora e 'ro.on/amento injusti-icado na tramitao de mi.(ares de 'rocessos nos B.timos tem'os, mas tambAm 'e.o ar&ui0amento de 0@rios outros, ante a inca'acidade rea. de o exe&Hente .oca.izar bens do de0edor, muito embora existentes . Orientao 'retoriana nesse dia'aso, com a de0ida ("nia, sem dB0ida, esta0a indo na contramo da conce'o 'resti/iada 'e.a 'rocessua.5stica moderna, &ue exi/e um juiz -orte e com'rometido com o resu.tado da demanda, com a satis-ao da&ue.e &ue tem o direito. +or derradeiro, mostra-se di/na de a'.ausos a no0a re-er1ncia .e/a. &ue, de 0ez, a.terou a 'rocedimenta.idade na seara executi0a de indicao de bens 'en(ora e, de acordo com o &ue j@ 0in(a sendo im'osto nas B.timas a.teraDes .e/is.ati0as, re/istrou 'or meio de re-er1ncias 'ontuais o de0er, de -orma indubit@0e., de coo'erao do demandado, tambAm no 'rocedimento execut2rio, mais es'eci-icamente em um dos momentos mais de.icados, &ue A a -ase constrit2ria no &ue diz res'eito indicao de bens a serem 'en(orados.

3. DOS LIMITES DO DEVER DE COOPERAO )ma 0ez no tendo o credor con(ecimento dos bens do de0edor, 'oder@ so.icitar, na 'r2'ria 'etio inicia. ou em &ua.&uer outra 'ea 'rocessua. ao .on/o da .ide, &ue o ma/istrado determine a intimao do executado 'ara indicar o seu 'atrimFnio 'ass50e. de 'en(ora. A&ui a &uesto merece ateno? o executado no de0er@ ser intimado 'ara indicar bens 'en(ora, mas, sim, 'ara indicar bens 'ass50eis de 'en(oraO A re-er1ncia .e/a. A abso.utamente c.ara, e o 'ro'2sito da norma A e0idente? e0itar a 0e.(a e con(ecida situao, atA ento diariamente 0i0enciada nos -oros, de o de0edor -azer a nomeao de bens 'en(ora, 'or&uanto a 0ida j@ demonstrou &ue ta. circunst6ncia, em re/ra, descamba 'ara uma indicao de bens sem 0a.ia ou de di-5ci. a.ienao, o &ue, 'or si s2, como se disse, acaba 'or retardar o andamento do 'rocesso e conse&Hentemente a satis-ao do direito do credor. +or certo, a deciso do ju./ador &ue, a'2s a no0a redao dada 'e.a norma em comento, 0ier a determinar a intimao do de0edor 'ara nomear bens 'en(ora, com certeza, mostrar-se-@ em e0idente descom'asso e a-ronta ex'ressa dis'osio de .ei -edera.. A intimao do de0edor 'ara a'resentar o 'atrimFnio 'ass50e. de 'en(ora ser@ -eita na 'essoa do seu 'rocurador constitu5do nos autos, nos termos do 'ar@/ra-o IK do art. >!;, dis'osio essa &ue, de certa maneira, re0e.a a astBcia 'or 'arte do .e/is.ador, na medida em &ue, con-orme A cedio, a intimao na 'essoa do ad0o/ado mostra-se mais r@'ida e e-iciente do &ue a -eita na 'essoa do executado, sem sa.ientar &ue e0ita a&ue.as con(ecidas situaDes incon0enientes de 'rote.amento da ati0idade jurisdiciona. &uando o demandado no A encontrado ou se -urta do o-icia. de justia 'ara e0itar a intimao. In-e.izmente, toda0ia, nos casos em &ue o de0edor no ostentar 'rocurador constitu5do nos autos, no (a0er@ mi.a/re, sendo a intimao 'essoa. ine0it@0e., 'odendo, ob0iamente, ser rea.izada 'or carta com a0iso de recebimento ou outro meio idFneo. +or certo &ue a intimao na 'essoa do ad0o/ado /era a res'onsabi.idade de esse transmitir ao constituinte o de0er de a'resentar bens. A e0entua. a.e/ao 'osterior 'or 'arte do executado de -a.ta de comunicao 'e.o seu 'rocurador da re-erida obri/ao no e.ide os e-eitos da -a.ta ocorrida e da onerao &ue ir@ su'ortar, cabendo, no m@ximo e se -or o caso, direcionar a de0ida ao de res'onsabi.idade contra o mandat@rio judicia. 'ara se 0er ressarcido dos 'reju5zos ex'erimentados. A 'ro0a da comunicao -eita 'e.o

ad0o/ado ao c.iente, nestes termos, 'assa a ser de not@0e. re.e06ncia 'ara 're0enir sua res'onsabi.izao. %eja como -or, uma 0ez intimado o de0edor, 'essoa.mente ou 'or meio de seu 'rocurador, 'ara a'resentar os bens 'ass50eis de 'en(ora, dB0ida resta a res'eito da extenso em &ue de0er@ se dar ta. a'resentao, 0a.e dizer, estar@ o executado obri/ado a dec.arar em ju5zo todo o seu 'atrimFnio 'ass50e. de ex'ro'riao ou somente 'arte de.e ca'az de cobrir o crAdito exe&HendoP A .ei, no nosso sentir, em razo de -a.(a .e/is.ati0a, no 're0iu ta. &uesto, a &ua., 'or certo, 'oder@ /erar muitas contro0Arsias e 'o.1micas. %e/undo nosso entendimento, a r"gra A no sentido de &ue o de0edor de0er@ ser intimado 'ara a'resentar todo o seu 'atrimFnio em ju5zo, a -im de &ue o credor 'ossa se.ecionar um ou a./uns bens sobre os &uais recair@ a constrio e 'osterior ex'ro'riao. 0identemente &ue, a 'artir de ta. momento, o 'rocesso de0er@ 'assar a correr em re/ime de se/redo de justia , atA mesmo 'ara a 'reser0ao da 3intimidade 'atrimonia.4 do de0edor. A.i@s, se/uindo ta. 'ro'2sito, A im'ortante notar &ue o juiz 'oder@ determinar, inc.usi0e, &ue o ro. 'atrimonia. do de0edor no seja juntado aos autos, mas, sim, -i&ue de'ositado em cart2rio atA a -ina.izao da .ide. A a'resentao de todo o descriti0o 'atrimonia. do executado contribui de -orma not@0e. 'ara com a ati0idade ex'ro'riat2ria, na medida em &ue 'ossibi.ita &ue o exe&Hente, entre 0@rios bens, -aa a esco.(a da&ue.e sobre o &ua. ostenta mais interesse, inc.usi0e 'ara -ins adjudicat2rios "art. >:!-A$, ou sobre o &ua. ju./a &ue uma das -ormas ex'ro'riat2rias 're0istas no art. >I= do #+# "a.ienao 'or iniciati0a 'articu.ar, (asta 'Bb.ica ou usu-ruto$ ser@ mais e-eti0a. E c.aro &ue a esco.(a -eita 'e.o credor ser@ a'reciada e c(ance.ada 'e.o juiz da causa, &ue ana.isar@ a o'o do credor .uz da dis'osio de 're-er1ncia de bens a serem 'en(orados "art. >!!, #+#$, da con0eni1ncia da esco.(a no caso em concreto, bem como das 'r2'rias razDes e0entua.mente sustentadas 'e.o executado. Nesse as'ecto, cum're notar &ue, muito embora seja im'onente o 'rinc5'io se/undo o &ua. 3a execuo de0a correr 'e.o meio menos /ra0oso ao de0edor4 "art. >;<, #+#$, no se 'ode es&uecer de &ue e.a tem -ina.idade es'ec5-ica, &ua. seja, satis-azer o direito do credor, de maneira &ue de0e o juiz tentar amo.dar essas duas dis'osiDes ao caso em a'reo, no momento em &ue ana.isar a esco.(a -eita 'e.o credor e e0entua. im'u/nao 'e.o de0edor. De &ua.&uer maneira, a discusso a res'eito de &uais bens sero objetos de constrio A situao &ue se e0idenciar@ somente a'2s a a'resentao do in0ent@rio 'atrimonia. 'or 'arte do de0edor.

Ta. exi/1ncia de a'resentao, a.i@s, no encontra &ua.&uer 2bice no nosso sistema e A, inc.usi0e se/undo a'onta ,eonardo Qreco , medida 're0ista no direito a.emo de .on/a data, 'odendo .@ o juiz, a 'artir de re&uerimento -eito 'e.o credor, determinar &ue o de0edor a'resente in0ent@rio com'.eto de seus bens, inc.usi0e de seus crAditos, sob 'ena de mu.ta ou 'riso, 'restando o c(amado juramento de mani-estao. O juramento de mani-estao mostra-se, 'ois, juntamente com a 'riso, como um meio coati0o auxi.iar da execuo -orada "RR :SS a SI! da T+O$. Nesse dia'aso, se/undo nosso 'arecer, a r"gra A de a'resentao de todo o acer0o 'atrimonia.. No entanto, se o caso concreto recomendar, a re/ra 'ode ser exce'cionada. 0identemente, se se 0eri-icar &ue a juntada de toda a extenso 'atrimonia. do de0edor no se mostrar 'ro'orciona. ao caso dos autos, 'oder@ o ma/istrado restrin/ir a obri/ao. No (@ sentido em, 'or exem'.o, determinar &ue uma /rande em'resa a'resente todo o seu extenso 'atrimFnio em uma execuo cujo crAdito executado seja de 'oucos sa.@rios m5nimos. +ode e de0e o ju./ador, neste caso, autorizar a a'resentao 'arcia. dos bens, desde &ue su-icientes 'ara /arantir o ju5zo e satis-azer de maneira cA.ere o e0entua. direito a-irmado 'e.a 'arte exe&Hente. %e assim de-erido -or e, no entanto, o executado a'resentar bens &ue, sabidamente, no ostentam 0a.or econFmico, &ue so de di-5ci. a.ienao ou &ue no se mostram ca'azes de /arantir de -orma cA.ere a satis-ao de direito a-irmado, caber@ ao ma/istrado, 'or derradeiro, determinar &ue o executado com'.emente o ro. j@ a'resentado com outros bens ou com todo o restante 'atrimonia., a -im de &ue 'ossa o 'retenso credor rea.izar a esco.(a sobre &uais bens ir@ 'retender a constrio 'ara, 'osteriormente, ex'ro'ri@-.os e, assim, satis-azer o seu direito. Nesses termos, 're0iamente intimao do executado 'ara a'resentar os bens a serem esco.(idos 'ara ex'ro'riao 'e.o credor, de0er@ o juiz de-inir &ua. A a extenso do in0ent@rio a ser a'resentado, 'odendo, toda0ia, 'osteriormente, estend1-.o mediante a an@.ise da conduta do de0edor e dos interesses do credor, se/undo o &ue se re-eriu acima. #um're re/istrar, 'or o'ortuno, &ue a indicao 'or 'arte do executado de in0ent@rio -a.so, incom'.eto ou 'osteriormente 0eri-icado irrea. "omisso de 'atrimFnio$, constitui com'ortamento temer@rio e abso.utamente inaceit@0e., em .e/5timo abuso de direito. A.i@s, o abuso do direito 'rocessua., se/undo re-ere Uumberto T(eodoro CBnior, re0e.a-se justamente 'e.o com'ortamento de m@--A da&ue.e &ue tendo a -acu.dade de a/ir no curso do 'rocesso, de.a se uti.iza 3no 'ara seus -ins normais, mas 'ara 'rote.ar a so.uo do .it5/io ou 'ara des0i@-.a da correta a'reciao judicia., embaraando, assim, o resu.tado justo da 'restao jurisdiciona..4

A con-i/urao de ato abusi0o /era a incid1ncia das sanDes 're0istas nos arts. 8= e 8: do #+#, sem 'reju5zo da a'.icao das mu.tas consi/nadas nos arts. 8I e ><8, do mesmo di'.oma .e/a.. No obstante tais re/ras acima, o -ato A &ue o ma/istrado continuar@ autorizado a re&uisitar co.aborao de terceiros 'ara, ante a ne/ati0a do executado, descobrir &ua. A o seu 'atrimFnio 'en(or@0e.. O aux5.io dos de'artamentos 'Bb.icos e da 'r2'ria *eceita Gedera., 'or certo, A medida &ue 'ermanece Bti. e &ue se im'De em nome da e-ici1ncia da ati0idade jurisdiciona.. A.i@s, em an@.ise ao art. ><<, inc. IV, do #+#, Teori A.bino Ta0ascVi, bem re-ere a 'ossibi.idade de o ma/istrado o-iciar a *eceita Gedera. 'ara a'urar a extenso 'atrimonia. do de0edor, sendo &ue o si/i.o -isca. 3no constitui, 'or si s2, embarao insu'er@0e. 'ro0id1ncia re&uisit2ria, de0endo ceder 'asso &uando, no sendo 'oss50e. a .oca.izao de bens 'e.os meios ordin@rios, se con-i/urar a in0iabi.idade do 'rosse/uimento da execuo, ati0idade jurisdiciona. &ue interessa no a'enas ao exe&Hente mas ao 'r2'rio stado.4 A 'ro'2sito, em an@.ise ao tema em &uesto, corretamente a'onta Danie. Mitidiero &ue na busca de e-eti0ao da tute.a jurisdiciona. executi0a, como direito -undamenta. , o juiz de0e 0a.er-se de todos os atos necess@rios a 'ermitir a satis-ao do direito do credor, sob 'ena de -rustrar o acesso ordem jur5dica justa e e-eti0a. 4. DA NO APRESENTAO DO PATRIMNIO E DAS MULTAS DO ART. 14 E 601 AMBOS DO CPC. Determinando o ma/istrado &ue o executado a'resente os bens, 'arcia.mente ou na tota.idade, no 'razo de ! "cinco$ dias, 'ara serem esco.(idos 'e.o exe&Hente e ne/ando-se a&ue.e a -az1-.o 7 ou a'resentando ro. de bens -a.so ou em desacordo com o determinado -, incidir@ contra o jurisdicionado reca.citrante "executado$, as se/uintes sanDes, a saber? a$ mu.ta 'or a-ronta di/nidade da justia, 're0ista no art. ><<, inc. IV, combinado com art. ><8, ambos do #+#, de atA ;<L "0inte 'or cento$ sobre o 0a.or exe&HendoJ e, b$ mu.ta 'or ato atentat2rio di/nidade da jurisdio, 're0ista no art. 8I, 'ar@/ra-o Bnico, #+#, de atA ;<L "0inte 'or cento$ sobre o 0a.or da causa. Tratam-se, 'ois, de mu.tas com -ina.idades e destinat@rios di0ersos e, 'or ta. razo, A &ue so cumu.@0eis . A 'rimeira re0erte-se em -a0or do credor e tem 'or -ina.idade, justamente, 3com'ens@-.o4 'e.o ato

su'ortado e como 'rejudicado direto 'e.o com'ortamento .esi0o da 'arte ad0ersa . C@ a se/unda, re0erte-se no em -a0or do credor, mas, sim, do stado, como +oder a0i.tado 'e.a conduta 'raticada. Trata-se a se/unda 'ena 'ecuni@ria em &uesto, de es'Acie an@.o/a ao ,ont"/-t o2 ,ourt do direito an/.o-saxo, tendo 'ro'2sito de 'unir o jurisdicionado reca.citrante &ue a-ronta o i/-"riu/ iu!i,i . *e.e0a anotar &ue a mu.ta do art. ><<, inc. IV, combinado com o art. ><8 'oder@ ser cobrada no bojo da 'r2'ria execuo em &ue arbitrada, j@ &ue re0erter@ em -a0or do exe&Hente. A mu.ta do 'ar@/ra-o Bnico do art. 8I, toda0ia, -icar@ re.e/ada inscrio em d50ida ati0a. A re/ra do art. ><8 A a'.ic@0e. na sua inte/ra.idade, de -orma &ue o juiz re.e0ar@ a 'ena se o de0edor se com'rometer a no mais 'raticar &uais&uer atos de-inidos nos incisos do art. ><< e a'resentar -iador idFneo &ue res'onda ao credor 'e.a d50ida 'rinci'a., des'esas e (onor@rios ad0ocat5cios. Ta. re.e0ao da 'ena, se/undo recorda A.cides de Mendona ,ima , no -ica ao arb5trio do juiz, na medida em &ue o #2di/o diz &ue o juiz 3re.e0ar@4 a 'ena e no &ue 3'oder@ re.e0ar4, de -orma &ue, se o de0edor 'eticiona assumindo o com'romisso re-erido e a'resenta -iador idFneo, o juiz no 'oder@ ne/ar a re.e0ao da 'ena. ssa re.e0ao, toda0ia, no se a'.ica &ue.a arbitrada com base no art. 8I, 'ar@/ra-o Bnico, do #+#, 'or abso.uta -a.ta de 're0iso .e/a.. Interessante inda/ar, 'or outro .ado, se as mu.tas &ue incidiram em razo da no indicao de bens 'ass50eis de 'en(ora "art. ><8 e art. 8I$ 'e.o de0edor, muito embora os ti0esse, se mantero no caso de este embar/ar execuo ou im'u/nar o cum'rimento de sentena e ne.es restar 0itoriosoP %e/undo 'ensamos, a res'osta de0e .e0ar em considerao a natureza jur5dica das mu.tas em &uesto. -eti0amente, a mu.ta 're0ista no art. 8I nos 'arece ostentar o n5tido car@ter de 'roteo di/nidade e autoridade do +oder Cudici@rio, tendo c.ara natureza sancionat2ria ao com'ortamento 'rocessua. do .iti/ante &ue se recusou a coo'erar com o escorreito desen0o.0imento do 'rocesso, de ta. sorte &ue, uma 0ez con-i/urada a atitude temer@ria, assim de-.a/rada 'e.a ne/ati0a de co.aborao na indicao do 'atrimFnio 'ass50e. de ex'ro'riao, a 'ena 'ecuni@ria se manter@ inde'endentemente de &ua. -or o resu.tado -ina. da execuo. Va.e dizer, a mu.ta A a'.icada em -uno do com'ortamento 'rocessua. e da a-ronta ao stado-Cuiz, no do direito materia. debatido ou da sorte -ina. da execuo 'ro'osta, de maneira &ue, ainda &ue 0en(a o de0edorWexecutado ser 0encedor nos embar/os execuo ou na im'u/nao ao cum'rimento de sentena, conse/uindo, inc.usi0e, e0entua.mente, extin/uir a execuo no tocante ao crAdito 'rinci'a. cobrado, a mu.ta &ue .(e

-oi -ixada em razo do com'ortamento 'rocessua. desres'eitoso, de -orma a./uma se 0er@ 'rejudicada. A 'roced1ncia das a.e/aDes de de-esa do executado, 'or certo, /erar@ e-eito em re.ao 'arte exe&Hente, no a'a/ando o com'ortamento 'rocessua. temer@rio e a-rontoso ordem judicia., moti0o 'e.o &ua., a mu.ta im'osta 'e.a rea.izao de ato atentat2rio di/nidade da jurisdio se mantAm (5/ida, ainda &ue ten(a derrotado o exe&Hente . C@ a mu.ta 're0ista no art. ><<, inc. IV combinado com o art. ><8 tem, no nosso sentir, natureza jur5dica de medida de 3com'ensao4 ao exe&Hente 'e.o com'ortamento 'rocessua. de resist1ncia inde0ida assina.ado 'e.o demandado. Tendo em 0ista ta. natureza, entendemos &ue, .o/icamente, a mu.ta no se manter@ no caso de 0it2ria do executado nos embar/os execuo &ue redunde extino do 'rocesso executi0o. De i/ua. maneira, se (ou0er, 'or meio do resu.tado dos embar/os, no a extino da execuo, mas, sim, a reduo do crAdito exe&Hendo, a mu.ta, .o/icamente, -icar@ re.e/ada a este B.timo 0a.or, isto A, -icar@ incidindo sobre o 0a.or e-eti0amente dec.arado como de0ido, e no o ori/inariamente executado. m rea.idade, a no manuteno dessa 'ena 'ecuni@ria do art. ><8 de0e ser inter'retada da mesma -orma com &ue se tem com'reendido, ainda &ue de -orma no un6nime no meio doutrin@rio, a no sobre0i01ncia das a tr"int" em obri/aDes de -azer &uando arbitradas em -a0or da&ue.e &ue, ao -ina., resta derrotado na ao . De -ato, no ostentando o exe&Hente razo, no (@ 'or &ue trazer 'ara e.e bene-5cio econFmico deri0ado do 'atrimFnio do executado &ue A o 0erdadeiro titu.ar do direito. m outras 'a.a0ras, 'ode-se dizer &ue no (@ moti0o 'ara a manuteno da 3mu.ta com'ensat2ria4 em -a0or do exe&Hente 'e.o ato rea.izado 'e.o executado se, ao -im e ao cabo, com'ro0a-se &ue a&ue.e no tin(a direito execuo e .o/o, nen(uma 'ri0ao ao seu direito de crAdito su'ortou em razo da no nomeao de bens 'en(ora 'e.o executado.

!. CONCLUSO As re-ormas .e/is.ati0as t1m, u.timamente, demonstrado o atua. intuito do .e/is.ador em en-atizar o de0er de com'rometimento e a res'onsabi.idade das 'artes e de terceiros 'ara com o escorreito andamento do 'rocesso, mediante a im'osio de obri/aDes di0ersas.

De -ato, -e.izmente, est@-se enrijecendo o de0er de co.aborao, 'rinci'a.mente do rAu, e abandonando-se a idAia, ainda muito arrai/ada na cu.tura do nosso sistema, de manuteno de a./umas conce'Des e 'rocedimentos, os &uais, ao -im e ao cabo, 0o contra o conceito de e-eti0idade e ce.eridade do 'rocesso ci0i.. +or e0idente, o 'rocesso moderno de0e ser com'reendido como instrumento ade&uado de so.uo de contro0Arsias e de0e ser otimizado 'ara entre/ar, da -orma mais r@'ida e justa 'oss50e., a cada um o &ue .(e 'ertence, necessitando-se, 'ara tanto, a-astar de seu 0entre todos os 'rocedimentos &ue o distanciam, de -orma injusti-icada e no inte.i/ente, desta rea.idade. Nesse dia'aso, a ,ei 88.9:;, ao a.terar a -ase de constrio, 'arece no s2 ter e.iminado, na medida do 'oss50e. e do aceit@0e. dentro dos .imites do nosso sistema, a./uns 'rocedimentos &ue, na execuo, da0am es'ao ao tra0amento da demanda, como tambAm im'Fs ex'.icitamente um de0er de co.aborao ao executado, desmisti-icando, de 0ez, a idAia se/undo a &ua. 'odia 0a.er-se da omisso como .e/5tima arma de de-esa. No se 'ode 'retender, de -ato, &ue o demandado no resista, &ue no se o'on(a 'retenso de direito materia. do demandante. A.i@s, isso nem se co/ita. O &ue no se 'ode aceitar ou admitir A, sim, &ue 'ossa no coo'erar, de -orma i.e/5tima, 'ara com o correto andamento e des-ec(o da .ide, 'rejudicando sobremaneira no somente o direito da 'arte ad0ersa, mas toda a ati0idade jurisdiciona. e sociedade, &ue, ao -im, 'a/a o 'reo da morosidade e do acBmu.o de 'rocessos &ue no conse/uem e-eti0ar direitos. Outrossim, no A demais .embrar &ue a 'restao jurisdiciona. necessita ser e-eti0a e res'eitada, de0endo ser com'reendida sob o 'onto de 0ista de ati0idade 'Bb.ica essencia. e en/ajada na manuteno da 'az socia. e do stado Democr@tico, tendo as 'artes de0er de co.aborar 'ara &ue e.a 'ossa cum'rir o seu 'a'e. em bene-5cio de toda a sociedade.
_______________________________________________________

CONSEQUNCIAS DA NO INDICAO DE BENS PENHORA POR PARTE DO DEVEDOR


NO INDICAO DE BENS PENHORA E CONFIGURAO DE ATO ATENTATRIO DIGNIDADE DA JUSTIA.

Autor: Wadih Habib

Um dos maiores problemas enfrentados pelos credores, pelos advogados e pelo judicirio na ao executiva, a localizao de bens do devedor para que sejam penhorados.

Quando algum aciona o judicirio para propor uma demanda o que realmente quer que o juiz diga qual o seu direito e lhe faa a entrega do mesmo, isto o que se chama de efetiva prestao jurisdicional, ou seja, a entrega do bem da vida buscado pelo autor da ao.

Uma das formas que o judicirio encontra para fazer valer a mxima de dar a cada um o que seu por direito o processo de execuo, cuja finalidade fazer com que o devedor satisfaa a obrigao constituda em ttulo judicial ou assumida em ttulo executivo extrajudicial.

Evidentemente, para que o credor tenha interesse em acionar o poder judicirio para mover ao de execuo forada necessrio que tenha havido resistncia do devedor em cumprir espontaneamente o direito reconhecido em sentena, ou obrigao a que a lei atribua eficcia de ttulo executivo.

Desta forma, pode-se dizer que o processo de execuo por quantia certa, que o objeto do presente estudo, tem por finalidade expropriar bens do patrimnio do devedor, iniciando-se com a penhora, que ato de afetao e terminando com a alienao em praa ou leilo, evidentemente, a hasta pblica somente ocorrer caso o devedor no cumpra a obrigao espontaneamente, sendo que o fruto da arrematao ser revertido em proveito do credor at o limite do seu crdito. Caso no haja licitante na hasta pblica o credor poder adjudicar (ficar para si) o bem em pagamento do seu crdito, desde que no oferea preo inferior ao do edital.

Aps esta breve digresso entra-se agora no cerne da reflexo fazendo as seguintes indagaes: a quem compete inicialmente indicar bens penhora? Qual a conseqncia jurdica da no nomeao de bens por parte do devedor? Que poder fazer o credor que no consegue localizar bens do devedor para indicar penhora? Quando pode ser considerado que o devedor cometeu ato atentatrio dignidade da justia?

Respondendo as indagaes propostas, comea-se por afirmar que o devedor tem a faculdade de indicar bens, dentre queles do seu crculo patrimonial, que sejam aptos satisfao da obrigao. Entretanto, vale ressaltar que no apenas uma faculdade e sim, tambm, um nus, isto porque o artigo 652 do CPC diz que o devedor ser citado para pagar ou nomear bens penhora, tendo, no processo civil o prazo de vinte e quatro horas

(no processo do trabalho so quarenta e oito horas). Por sua vez, o artigo 655 do mesmo diploma legal estabelece uma ordem de preferncia para a indicao, a qual deve ser seguida pelo devedor, dando preferncia em primeiro lugar penhora sobre dinheiro, em segundo, pedras e metais preciosos, sendo que bem imvel, que normalmente o mais indicado, figura em oitavo lugar na lista.

Se o devedor no indica bens no prazo legal, ou, se indicando, no obedece ordem estabelecida no artigo 655 do CPC, cabe ento ao credor fazer a indicao de bens penhorveis do patrimnio do devedor, sendo certo, ainda, que o credor no fica adstrito ordem de indicao estabelecida no regramento legal anteriormente mencionado, salvo no caso de coisa dada em garantia de crdito pignoratcio, anticrtico ou hipotecrio, quando a penhora recair sempre sobre a prpria coisa, independentemente de nomeao.

Assim, a conseqncia jurdica que sofre o devedor que no paga e no nomeia bens penhora, ou nomeando no obedece ordem de indicao, que, nesta hiptese, o credor poder indicar qualquer bem que prefira dentre aqueles que componham o patrimnio do devedor.

Por outro lado, o diploma processual civil considera atentatrio dignidade da justia o ato do devedor que: frauda a execuo; se ope maliciosamente execuo empregando ardis e meios artificiosos; resiste injustificadamente s ordens judiciais; no indica ao juiz onde se encontram os bens sujeitos execuo (Art. 600 e Incisos).

Para o presente estudo interessa especificamente o disposto no Inciso IV do art. 600, que em resumo, considera atentatrio dignidade da justia o ato do devedor que no indica ao juiz onde se encontram os seus bens passveis de sofrerem a constrio judicial.

Assim, inicialmente, cabe estabelecer a diferena entre: a) nomear bens penhora e, b) indicar ao juiz onde se encontram seus bens passveis de penhora: a primeira figura ocorre no momento em que o devedor citado para pagar ou nomear bens penhora no prazo legal, no adotando nenhuma destas posturas, a conseqncia, como se viu que o direito de escolha dos bens passa ao credor. Ao passo que a figura de nmero dois se manifesta, na hiptese de o credor no conseguir localizar bens do devedor.

Atualmente, no processo do trabalho, quando o devedor citado para pagar, no o faz, e no indica bens penhora, parte-se de imediato para penhora on line(penhora de dinheiro por meio eletrnico), quando expedido um comando direcionado ao Banco Central, para que localize contas do devedor em estabelecimentos bancrios e efetive a

penhora de valores at o limite do crdito em execuo, entretanto, quando no localizado valores em contas correntes como proceder?

Neste caso, sugere-se, que o credor peticione ao juiz pedindo que este intime o devedor para que indique onde se encontram seus bens sujeitos execuo, ou, caso no os possua declare expressamente. Requerendo, ainda, que conste da intimao a advertncia que caso possua bens e no indique, ficar caracterizado o ato atentatrio dignidade da justia, o qual ensejar na aplicao da multa prevista no artigo 601 do CPC, cujo montante o juiz dever fixar em at 20% sobre o valor atualizado do dbito em execuo e que reverter em proveito do credor.

Desta forma, se o devedor no indicar onde esto seus bens e posteriormente o credor vier a localiz-los restou configurado o ato atentatrio dignidade da justia e dever o juiz aplicar a pena de multa em montante correspondente a at 20% sobre o dbito atualizado.

Assim conclui-se que o devedor tem o nus de indicar onde esto localizados seus bens, porque, se assim no o fizer depois que for intimado para a prtica de tal ato, em sendo constatado posteriormente a existncia de bens, incidir na multa antes mencionada.

----------------------------------------Com as inovaes trazidas ao processo de Execuo, atravs da Lei n 11.382 2!!", so#reveio a $i%ura da punio ao devedor &ue, intimado a indicar #ens pass'veis de constrio, no prazo determinado pe(o )uiz, no o $az.

*ra, a punio de ri%or, no sentido de &ue, se deve respeitar as decises +udiciais, no permitindo &ue o devedor de m,-$, assista dos #astidores o desespero do credor, o &ua(, est, o#ri%ado a di(i%enciar em #usca de #ens &ue satis$aam sua pretenso (e%'tima. .ens estes, &ue &uase sempre so desviados da titu(aridade do devedor e trans$eridos para terceiros, a $im de conservar os #ens existentes da parte, #em como para a(ienao $utura, sem riscos. /a( conduta se apresenta reprov,ve(, pois a$eta diretamente o patrim0nio a(1eio, #em como a pr2pria ordem +ur'dica. 3 a sociedade &uem perde com isso. 4ssim, determina a Lei5 6ispe o arti%o "!! do C2di%o de 7rocesso Civi(5 84rt. "!! 9 Considera-se atentat2rio : di%nidade da +ustia o ato do devedor &ue5 ; 9 $rauda a execuo< ;; 9 se ope ma(iciosamente : execuo, empre%ando ardis e meios arti$iciosos< ;;; 9 resiste in+usti$icadamente :s ordens +udiciais<

;= 9 intimado, no indica ao +uiz em > ?cinco dias@, &uais so e onde encontram os #ens su+eitos : pen1ora e seus respectivos va(ores.A 7or seu turno, dispe o arti%o "!1 do C2di%o de 7rocesso Civi(5 84rt. "!1 9 Bos casos previstos no arti%o anterior, o devedor incidir, em mu(ta $ixada pe(o +uiz, em montante no superior a 2!C ?vinte por cento@ do va(or atua(izado do d#ito em execuo, sem pre+u'zo de outras sanes de natureza processua( ou materia(, mu(ta essa &ue reverter, em proveito do credor, exi%'ve( na pr2pria execuo.A De(evante destacar &ue a re%ra e(encada no 4rti%o "!1 do C7C, con$ere ao ma%istrado, poderes para comandar o cumprimento da o#ri%ao pe(o devedor, atravs da ap(icao de mu(ta, na eventua(idade de o devedor no indicar ao )u'zo, nem disser onde se encontram os #ens &ue %arantam a execuo. * +uiz respons,ve( pe(a i%ua(dade das partes no processo, por isso deve pena(izar o devedor &ue praticar ato atentat2rio : di%nidade da +ustia. 4ssim, caracterizada ta( pr,tica de ato atentat2rio : di%nidade da +ustia, ap(ica-se, no (imite (e%a(, a mu(ta prevista no arti%o "!! do C7C. 4titudes procrastinat2rias diuturnamente so adotadas pe(a parte devedora, durante o curso do $eito, principa(mente com re(ao ao descumprimento da ordem +udicia( de indicao de #ens. 4ssim a$irmou E;CFEL /46EG E4DHGEI ?1@5 7ois #em. /ais atitudes no devem mais preva(ecer, pois superado o individua(ismo, prosperou tam#m na seara processua( a positivao dos deveres de (ea(dade, de #oa-$ e de cooperao para com a rea(izao da )ustia ?princ'pio da cooperao 9 33J do C7C@. * dever de cooperao pe(os ora Executados compreende a o#ri%ao de indicao dos #ens aptos : satis$ao da o#ri%ao ?C7C, art. "!!, ;=@, so# as penas dos arti%os 1K, par,%ra$o Lnico, "!1 e 18 do C7C. 4 re(evMncia desse dever processua( not2ria, pois a maior di$icu(dade da execuo reside na (oca(izao dos #ens. Eani$esta, portanto, a importMncia da correta compreenso e uti(izao desse dever dos Executados como instrumento de promoo dos direitos : e$etividade e : razo,ve( durao do processo ?CN, art. >, OOO= e LOO=;;;@. 64 IG)E;PQ* 6*I EOECG/46*I e BECEII;646E 6E DEIR4/E 6* DEI7E;/* SI *D6EBI )G6;C;4;I Nace : (e%is(ao vi%ente, os Executados devem atuar c0nscios de &ue no se eximam dos deveres de co(a#orao com o )udici,rio ? C7C, art. 33J @ e de &ue se encontram em estado de su+eio em re(ao a Exe&uente ?princ'pio da preeminTncia do Exe&uente 9 C7C, art. "12@. 4 conduo #randa da execuo, re(e%ou ao descrdito as ordens +udiciais incutindo nos Executados a idia de &ue e(a no precisam cumpri-(as, tampouco cooperar, tudo aos ausp'cios da $re&uente impunidade pre+udicia( : e$etividade. /ornou-se corri&ueiro o decurso do prazo para pa%amento sem &ua(&uer providTncia pe(os Executados, o &uais, ao invs de co(a#orarem, %era(mente atuam de sorte a $rustrarem o cumprimento das decises.

*s es$oros (e%is(ativos das L(timas re$ormas ?todos diri%idos : e$etividade da tute(a +urisdiciona(@ impem aos +u'zes a adoo de 1ermenTutica mais r'%ida, intransi%ente em re(ao : in+usti$icada mora inadimp(Tncia no cumprimento das ordens +udiciais ?2@. 6* 4/* 4/EB/4/UD;* S 6;RB;646E 64 )GI/;P4 4tua(mente os prazos para os Executados ?no cumprimento de sentena e na execuo de t'tu(o extra+udicia(@ so estipu(ados 47EB4I 74D4 * 74R4EEB/* sem a a(ternativa de nomeao. /anto no cumprimento de sentena &uanto na execuo de t'tu(o extra+udicia(, todavia, persiste o dever dos Executados, a &ua(&uer tempo, indicar a (oca(izao dos #ens e os va(ores de(es, a re&uerimento do credor ou por determinao de o$'cio do +uiz. =er#is5 L;=D* ; 9 /V/GL* =;;; 9 C47V/GL* O 9 6* CGE7D;EEB/* 64 IEB/EBP4 4rt. KW>-D. 4p(icam-se su#sidiariamente ao cumprimento da sentena, no &ue cou#er, as normas &ue re%em o processo de execuo de t'tu(o extra+udicia(. ... L;=D* ;; 9 /V/GL* ;; 9 C47V/GL* ;= 9 64 EOECGPQ* 7*D HG4B/;4 CED/4 C*B/D4 6E=E6*D I*L=EB/E. Iu#seo ;; 6a Citao do 6evedor e da ;ndicao de .ens. 4rt. ">2. ... ... X 2 * credor poder,, na inicia( da execuo, indicar #ens a serem pen1orados ?art. ">>@. X 3 * +uiz poder,, de o$'cio ou a re&uerimento do exe&Yente, determinar, a &ua(&uer tempo, 4 ;B/;E4PQ* 6* EOECG/46* 74D4 ;B6;C4D .EBI 74IIV=E;I 6E 7EBF*D4. X K 4 ;B/;E4PQ* do executado $ar-se-, B4 7EII*4 6E IEG 46=*R46*< no o tendo, ser, intimado pessoa(mente. ... 4rt. "!!. Considera-se atentat2rio : di%nidade da )ustia o ato do executado &ue5 ... ;= - ;B/;E46*, no indica ao +uiz, EE > ?C;BC*@ 6;4I, &uais so e onde se encontram os #ens su+eitos : pen1ora E IEGI DEI7EC/;=*I =4L*DEI ?Dedao da Lei 11.382 2!!"@. 4(m da su#stituio do voc,#u(o devedor por executado, trTs so as inovaes da redao do art. "!!, ;=, do C7C5 1Z@ a previso, no pr2prio, art. "!!, ;=, de intimao do devedor como pressuposto para con$i%urao do ato atentat2rio : di%nidade da +ustia por omisso in+usti$icada de indicao dos #ens<

2Z@ a exi%Tncia, tam#m no pr2prio art. "!!, ;=, de indicao dos va(ores de tais #ens< 3Z@ a $ixao do prazo de > dias para satis$ao da o#ri%ao de indicao de #ens. 4 importMncia da indicao dos va(ores dos #ens evidente e +, constava do sistema anterior, em#ora no inciso = do art. ">> do C7C, tendo sido, com a re$orma, suprimida deste e transportada para o art. "!!, ;= ?3@. 64 )GD;I7DG6[BC;4 DECEB/E Eis o posicionamento atua( do /ri#una( de )ustia do Estado de Io 7au(o5 EOECGPQ* - 7edido de nova intimao dos executados para indicar #ens pass'veis de pen1ora, so# pena de mu(ta - 7ossi#i(idade - C7C, arts. >JJ, "!!, ;=, "!1 e ">2, X 3o 9 4%ravo provido. ?...@ Con$orme BELI*B BED\ )]B;*D e D*I4 E4D;4 4B6D46E BED\, a indicao de #ens : pen1ora ^ ato do credor, &ue poder, $azT-(o +, na petio inicia( da execuo. Huando a indicao $eita pe(o credor restar $rustrada, o +uiz poder, intimar o executado para $azT(a^ ?C2di%o de 7rocesso Civi( Comentado, D/, 1!a ed., p,%. 1.!3K@. Dessa(te-se, ademais, &ue o executado, se intimado, no indica ao +uiz, em cinco dias, &uais so e onde se encontram os #ens su+eitos : pen1ora e seus respectivos va(ores, pratica ato atentat2rio : di%nidade da +ustia, pass've( de mu(ta ?C7C, arti%os >JJ< "!!, inciso ;= e "!1@. ? 4RD4=* 6E ;BI/DGEEB/* B_ W.3W1.J!>-8, da Comarca de IQ* 74GL*, =i%sima 7rimeira CMmara de 6ireito 7rivado do /ri#una( de )ustia, por votao unMnime, +. 2 J 2!!J, De(. Ii(veira 7au(i(o@ %ri$o nosso 64 N4L/4 6E .EBI 74IIV=E;I 6E 7EBF*D4 7EL* 6E=E6*D 4 discusso pertinente, uma vez &ue sur%e uma &uesto5 E se o devedor, intimado a indicar #ens, no os possuir para a %arantia do d#ito` 4 prop2sito, co(1e-se do esc2(io de Fum#erto /1eodoro )Lnior ?K@5 a...b Ie intimado a indicar #ens pen1or,veis, #em como a esc(arecer sua (oca(izao e va(or, o devedor deixar escoar o prazo de cinco dias sem tomar a providTncia &ue (1e $oi ordenada, con$i%urado estar, o atentado a di%nidade da +ustia e ca#'ve( ser, a ap(icao da mu(ta prevista no art. "!! do C7C. Bo se pode mais condicionar a sano : conduta comissiva e intenciona( de o#struir a pen1ora por meio de ocu(tao dos #ens exe&Y'veis. .astar, no cumprir o preceito +udicia( para incorrer na sano (e%a(. 4s partes tTm o dever de cooperar na prestao +urisdiciona(, inc(usive na execuo $orada. Bo reve(ar os #ens pen1or,veis, por isso, um ato atentat2rio : di%nidade da )ustia. C(aro &ue, se no existem #ens para %arantir a execuo, o executado no dever, ser punido por isso. 6ever,, contudo, esc(arecer, no prazo assinada pe(a intimao +udicia( ?cinco dias@, sua situao patrimonia(^ Cumpre assina(ar &ue, devidamente intimado, o devedor dever, comprovar &ue no possui #ens. Bo adianta a simp(es dec(arao. *s camin1os conver%em para um mesmo (u%ar. 4 existTncia ou no de #ens. Ba maioria, os processos nesta $ase so ar&uivados por $a(ta de 8$0(e%oA do credor $ace a (uta travada em $ace do devedor inso(vente. 4demais, ante os custos de um processo moroso &ue o (evou a nada.

___________________________________________________

EMENTA
AGRAVO DE INSTRUMENTO - AO DE COBRANA CUMPRIMENTO DE SENTENA - SUBSTITUIO DOS BENS PENHORADOS - DECISO QUE DEFERIU BLOQUEIO JUDICIAL ON LINE - O PRINCPIO DA MENOR ONEROSIDADE DEVE SER INTERPRETADO EM CONSONNCIA COM O PRINCPIO DA MXIMA EFETIVIDADE, BEM COMO COM O DA MAIOR UTILIDADE DA EXECUO - INTELECO DOS ARTS. !", "#, $%, &&, & , I E &', TODOS DO C(DIGO DE PROCESSO CIVIL - RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO.

ACRDO
V)*+,*, -./0+01,* . 1)*23+)1,* ,* 4-.*.5+.* 03+,*, 02,-106 ,* 6.67-,* 1, G-34, II 10 "8 C960-0 C:;./, 1, T-)7350/ 1. J3*+)<0 1, E*+01, 1. S.-=)4., *,7 0 4-.*)1>52)0 1, E?2./.5+:**)6, S.5@,- D.*.670-=01,- C/A31), D)50-+ D.10 C@0=0*, 4,3505)6)101. 1. ;,+,*, 2,5@.2.- 1, -.23-*,, 40-0 5.=0--/@. 4-,;)6.5+,, 5,* +.-6,* 1, ;,+, 1, R./0+,-, B3. C)20 C0D.51, 40-+. )5+.=-05+. 1.*+. E3/=01,.

A-020E3FSE, #G 1. F.;.-.)-, 1. "##%.

DES. OS(RIO DE ARAHJO RAMOS FILHO RELATOR

RELATRIO
T-0+0-*. 1. A=-0;, 1. I5*+-36.5+, 2,6 4.1)1, 1. .C.)+, *3*4.5*);, )5+.-4,*+, 4./0 CONSTRUTORA AUGUSTO VELOSO SFA .6 C02. 1. EMPREITEIRA DE SERVIOS SO VICENTE LTDA, )52,5C,-6010 2,6 0 1.2)*I, 1, 1,3+, J3:D, 1. D)-.)+, 10 !#8 V0-0 C:;./ 10 C,60-20 1. A-020E3 JC/*. %K, B3. 5,* 03+,* 10 A<I, 1. C,7-05<0, .6 *.1. 1. C364-)6.5+, 1. S.5+.5<0, 020+,3 , -.B3.-)6.5+, 10 A=-0;010, *37*+)+3)51, 0 5,6.0<I, 1. 7.5* L 4.5@,-0 . 1.+.-6)5051, , 7/,B3.), 10 )64,-+952)0 1.;)10 ;)0 2,5;>5), BACEN-JUD. E6 -0DM.* JC/*. #!F!"K, 43=5,3 0 A=-0;05+. 4./0 -.C,-60 1, 1.2)*36 2,670+)1,, 0/.=051, 5I, *.- 60)* 4,**:;./ 0 *37*+)+3)<I, 1,* 7.5* 101,* .6 4.5@,-0, 4,*+, B3. -.*+,3 3/+-040**01, , 4-0D, 40-0 0 *30 )643=50<I,. A-=36.5+,3 0)510, B3. 50 N4,20 1, ,C.-.2)6.5+, 1,* 7.5* L 4.5@,-0, 0 A=-0;010 5I, *. 605)C.*+,3 *,7-. 0 5I, 2,52,-1952)0, -.0/)D051, .*+0 1.4,)* 1. 40**01,* *.+. 6.*.*. A13D)3 B3. C,) 101, 2,6, =0-05+)0 0, J3:D, 1,)* 03+,6O;.)* *.51, 36, , U5, F)0+ F)-., 4/020 DPA $&!&FSP, 05, "##$ . , ,3+-, 36 G,/ VP ! ; P/3*, 4/020 DED !"&FSP, 05, "##!, 4.-+.52.5+.* 0 A=-0;05+., +.51, *)1, /0;-01, , +.-6, 1. 4.5@,-0 .6 !'.#%."##'. E*2/0-.2.3 B3. 0 0/.=0<I, 1. 5I, ,7*.-;0- 0 ,-1.6 1. 4-.C.->52)0 .*+07./.2)10 4./, 0-+. && 1, CO1)=, 1. P-,2.**, C);)/ 5I, +.6 C35106.5+,, 4,*+, B3. , 4-0D, 40-0 -.E.)+0- ,* 7.5* ,C.-.2)1,* 4-.2/3)3, 0/N6 1. B3. ,* 7.5* 4.5@,-01,* *0+)*C0D.6 0 ,7-)=0<I,. P,- C)6, -.B3.-.3 B3. , 4-.*.5+. A=-0;, C,**. 2,5@.2)1, . 4-,;)1,, 0+-)73)51,-/@. .C.)+, *3*4.5*);, ., 5, 6N-)+,, )5+.=-0/ 4-,;)6.5+,, 40-0 +,-50- 53/0 0 1.2)*I, C3*+)=010, 1.+.-6)5051, B3. *.E0 1.C.-)1, , 1.*7/,B3.), 10* 2,5+0* 7052A-)0* 10 A=-0;05+. . 605+.51, ,* 7.5* ,C.-.2)1,* 40-0 *.=3-0, J3:D,. J35+,3 4.<0* ,7-)=0+O-)0*, 0/N6 1. ,3+-0* B3. .5+.51.3 *.-.6 Q+.)* 40-0 04-.2)0<I, 1, 4/.)+, JC/*. !GF'&K. EC.)+, *3*4.5*);, 1.C.-)1, JC/*. ''F'%K. A* 2,5+-0--0DM.* C,-06 04-.*.5+010* L* C/*. RGF%", 05.?051, 1.2)*M.* 1, STJ JC/*. %GF!#GK. I5C,-60<M.* 4-.*+010* 4./, 1,3+, J3)D 0 B3, L C/. !#$. I5*+010 0 ,4)50-, 0 P-,23-01,-)0 1. J3*+)<0 0+-0;N* 1. 40-.2.- *37*2-)+, 4./0 D-0. M0-)0 C-.3D0 B-)+, 1. F)=3.)-.1,, 605)C.*+,3-*. 4./, 4-,;)6.5+, 1, -.23-*,. S32)5+, N , -./0+O-),.

VOTO
O -.23-*, 4-..52@. ,* -.B3)*)+,* 1. ;0/)101., 4./, B3. 6.-.2. *.- 2,5@.2)1,. C3)106 ,* 03+,* 1. A=-0;, 1. I5*+-36.5+,, 2,6 4.1)1, 1. .C.)+, *3*4.5*);,, )5+.-4,*+, .6 C02. 10 1.2)*I, 1, J3:D, 1. D)-.)+, 10 !#8 V0-0 C:;./ 10 C,60-20 1. A-020E3 JC/. %K, B3. 1.C.-)3 0 *37*+)+3)<I, 10 5,6.0<I, 1. 7.5* L 4.5@,-0 . 1.+.-6)5,3 , 7/,B3.), 1. )64,-+952)0 ;)0 2,5;>5), BACEN-JUD, )5 ;.-7)*S TI502.)+0 0 2,5*+-)<I,, 4-,2.10-*. 50 C,-60 -.B3.-)10.U D. 05+.6I,, N 4-.2)*, 0+.5+0- 40-0 , C0+, 1. B3. 0 A=-0;05+., .6 *30* -0DM.* -.23-*0)* *3*+.5+,3, B3. @,3;. 0 4-.2/3*I, 10 4-.+.5*I, 10 A=-0;010. V.E0-*.S TD. 02,-1, 2,6 , B3. *. 4,1. ;.-)C)20- 1,* 03+,*, 0 A=-0;010 2,52,-1,3 +02)+06.5+. 2,6 0 5,6.0<I, L 4.5@,-0 1,* 03+,6O;.)* F)0+ U5, F)-. . VP G,/ ! ; P/3*, ,* B30)* C,-06 ,7E.+,, 1. +.-6, 1. 4.5@,-0, *.6 B3. @,3;.**. B30/B3.- +)4, 1. )5*3-=>52)0 1. *30 40-+.. V 2.1)<, B3. B3051, @,3;.- 0 02.)+0<I, ,3 0 03*>52)0 1. )643=50<I,, 5, 6,6.5+, ,4,-+35,, B305+, L 5,6.0<I, L 4.5@,-0 1,* 7.5* B3. 5I, *)=06 0 =-010<I, 1, 0-+)=, && 1, CO1)=, 1. P-,2.**, C);)/, ,4.-0-*. 0 4-.2/3*I, +.64,-0/U. JC/. #&F# K. C,643/*051, 0* )5C,-60<M.* 4-.*+010* 4./, J3:D, S)5=3/0- L C/. !#$, ;.-)C)2, B3. -0DI, 5I, 0**)*+. 0 A=-0;05+., 360 ;.D B3. 50 4-)6.)-0 ,4,-+35)101. B3. /@. 2,37. C0/0- 5,* 03+,*, 0 A=-0;010 -.E.)+,3 ,* 7.5* ,C.-.2)1,* L 4.5@,-0, )5 ;.-7)*S TO7*.-;0-*. 1,* 03+,* B3. 0 40-+. .?.BW.5+. -.E.)+,3 ,* 7.5* ,C.-.2)1,* L 4.5@,-0 50 !8 ,4,-+35)101. 4-,2.**30/ B3. /@. 2,37. C0/0- 5,* 03+,*U. O-0, 360 ;.D B3. , M0=)*+-01, 1. 4)*, )5C,-6,3 B3. 0 A=-0;010 605)C.*+,3-*. .6 6,6.5+, ,4,-+35,, 5I, @A B3. *. C0/0- .6 4-.2/3*I, B305+, 0, 4.1)1, 1. *37*+)+3)<I, 1,* 7.5* 5,6.01,* L 4.5@,-0, 0+N 4,-B3. 5I, -.*+,3 1.6,5*+-01, 5,* 4-.*.5+.* 03+,* 0 05+.-),)5+)60<I, 10 A=-0;010. E67,-0 0 =-010<I, /.=0/ 1. 7.5* B3. 4,1.6 *.- )51)201,* L 4.5@,-0, 0-+)=, && 1, CPC, 5I, +.5@0 36 20-A+.- 07*,/3+, . , J3)D 4,**0, ,7*.-;051, 0* 2)-235*+952)0* 1. 36 20*, 2,52-.+,, 1.2)1)- 4./0 2,5*+-)<I, 1. ,3+-, 7.6, ./. 1.;. *.70*+05+. -.*+-)+);, B3051, +);.1. 0**)6 1.2)1)-. A ,4<I, 4,- ,3+-, 7.6 B3. 5I, , 1)5@.)-,, 40-0 =0-05+)- 0 .?.23<I,, )64/)20 .6 0**36)- 360 *N-). 1. 1)C)23/101.* 4-A+)20* B3. +.-6)506, )5./3+0;./6.5+., 4,/.;0- , 4-,2.**, 0 5I, 0+)5=)- , *.3 C)6, 1. *0+)*C0<I, 1, 1)-.)+, 1. 2-N1)+, 1, 2-.1,-. T,1,* ,* ,3+-,* 7.5* ./.5201,* 5, 0-+)=, && 1, CPC, +>6 360 60),- ,3 6.5,1)C)23/101. 1. 2,5;.-*I, 40-0 1)5@.)-,, 60* B30*. *.64-. .**0 2,5;.-*I, )64/)20 .6 36 4-,2.1)6.5+, /,5=, . 4.5,*,, B30)* *.E06, 0;0/)0<I,, 437/)20<I, 1. .1)+0)*, 4-0<0 ,3 /.)/I,, 2,6 , *3-=)6.5+, 1. )5Q6.-,* )52)1.5+.* 4-,2.**30)* 5.**. 206)5@,, +,-5051,, 50 4-A+)20, , 4-,2.**, 1. .?.23<I, - 4,- .**0 Q5)20 -0DI,, 1. +.- 1. .?4-,4-)0- . 2,5;.-+.- 7.5* 1, .?.23+01, .6 1)5@.)-, -, 1. 4,320 ,3 B30*. 5.5@360 .C.+);)101.. N, 20*, .6 +./0, ,* 7.5* 5,6.01,* L 4.5@,-0 4./, A=-0;05+., .52,5+-06-*. 1)*+05+. 10 *.1. 10 E64-.*0 A=-0;010, =.-051, 1.**0 C,-60 1)C)23/101. 1. 0/).50<I,, 0/N6 10 5.2.**)101. 1. 437/)20<I, 1. .1)+0)* . +,1,* ,* 4-,2.1)6.5+,* 4-.;)*+,* .6 5,**, 1)-.)+, . B3. 1.60510-)06 3+)/)D0<I, 1. 20-+0* 4-.20+O-)0*, 1)C)23/+051, 0 .?.23<I, 0+N 4./0 1)C)23/101. 5, -.2,/@)6.5+, 1. 23*+0* . 4-,2.**06.5+, 1,* 0+,* 4-,2.**30)* .6 J3:D, +I, 1)*+05+.. A .?)*+>52)0 1, B02.5-J31, 4,-+05+,, +,-5051, 0)510 60)* CA2)/ , 7/,B3.), 1. 2,5+0* . 1.4O*)+,* 7052A-),*, 1.;. *.- /.;010 .6 2,5*)1.-0<I, 40-0, 0)510 2,6

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

)5.C)2).5+.* L *,/3<I, 1, 2-N1)+, .?.BW.51,. A 2,5*+-)<I, .6 1)5@.)-,, 0 4-)6.)-0 50 ,-1.6 1,* 7.5* 4.5@,-A;.)* N 0 B3. 2,5*4)-0 .6 C0;,- 1,* ,7E.+);,* 4-.2:43,* 10 .?.23<I, 4,B305+)0 2.-+0 2,5+-0 1.;.1,*,/;.5+.. V 1. *. +.- .6 ;)*+0 B3. , 4-)52:4), 10 Z6.5,- ,5.-,*)101.Z 5I, *. *,7-.4M. 0 ,3+-,* B3. +067N6 )5C,-606 , 4-,2.**, .?.23+O-),, .*4.2)C)206.5+. 0B3./. )5*.-)1, 5, 0-+. !", B3. 2,5*0=-0 , 4-)52:4), 10 60),- 3+)/)101. 10 .?.23<I, 40-0 , 2-.1,- . )64.1. B3. *.E0 -.0/)D010 4,- 6.),* )5.C)2).5+.* L *,/3<I, 1, 2-N1)+, .?.BW.51,. D)05+. 1.**.* C35106.5+,*, 050/)*051, 60)* 360 ;.D 0 4-.+.5*I, 10 A=-0;05+., -.;.E, 6.3 .5+.51)6.5+, 5, *.5+)1, 1. B3., 50 @)4O+.*. .6 2,6.5+,, 6,*+-0-*. 4,**:;./ , 7/,B3.), 1. ;0/,-.* 1.4,*)+01,* 40-0 =0-05+)0 10 .?.23<I,, ;)0 BACENFJUD. F,-+. .6 +,1, , .?4.51)1,, 2,5@.<, 1, 4-.*.5+. -.23-*,, 60* 40-0 /@. 5.=04-,;)6.5+,, 605+.51, 0 1.2)*I, 2,670+)10 .6 +,1,* ,* *.3* +.-6,*.

_____________________________________________

A +en(ora On ,ine 7 desnecessidade de 'rA0io es/otamento da busca de bens do de0edor 'ara sua e-eti0ao
A 'en(ora 3on .ine4 sur/iu inicia.mente na seara do Direito Tribut@rio, 0indo a 'o'u.arizar-se 'e.a am'.a uti.izao na Custia Traba.(ista, mediante con01nio -irmado 'e.o Tribuna. %u'erior do Traba.(o 7 T%T e o Nanco #entra., estendendo suas asas, mais recentemente, aos 'rocedimentos submetidos justia comum, noes'ecia.izada.

Objeto de constantes contro0Arsias, sobretudo acerca de sua du0idosa constituciona.idade, o instituto nasceu como instrumento da e-eti0idade no 'rocesso de execuo, j@ &ue o juiz 'artici'ante de con01nio com o NA# N "Nanco #entra. do Nrasi.$ acessa o sistema -inanceiro e 0eri-ica a exist1ncia de conta corrente ou a'.icao -inanceira do de0edor, em todo o +a5s, e, em caso 'ositi0o, rea.iza a constrio judicia. e.etrFnica e instantaneamente.

+or sua 'raticidade, A 'ro0id1ncia &ue tem encontrado am'.a a'.icao 'e.os ma/istrados no 'a5s, es'ecia.mente a'2s o ad0ento da ,ei Gedera. nK 88.9:;W;<<>, &ue de-initi0amente inseriu no seio .e/is.ati0o este 'oderoso instrumento de satis-ao de crAditos.

Diante do ex'resso recon(ecimento 'e.o .e/is.ador da 'ossibi.idade de se e-eti0ar a constrio de numer@rios existentes em contas e a'.icaDes -inanceiras no 'a5s "ressa.0ada a im'en(orabi.idade da 'ou'ana atA o .imite de &uarenta sa.@rios m5nimos$, tormentosa &uesto ori/ina-se do momento ade&uado 'ara a rea.izao da di.i/1ncia e sobre ta. as'ecto trataremos no 'resente traba.(o.

AtA 'ouco tem'o atr@s, a construo 'retoriana j@ admitia o acesso s in-ormaDes banc@rias dos de0edores 'ara a satis-ao de d50idas. As in-ormaDes eram so.icitadas 'e.o juiz, mediante re&uerimento do credor, ao Nanco #entra., &ue re'assa0a a re&uisio s instituiDes banc@rias &ue, 'or sua 0ez, remetiam ao ju5zo os dados das contas e a'.icaDes e0entua.mente existentes e seu sa.do, 'ossibi.itando, ento, a ordem de b.o&ueio e 'en(ora sobre tais 0a.ores.

Ocorre &ue ta. 'rocedimento, 'or ser considerado 'e.a maior 'arte da juris'rud1ncia e doutrina como uma -orma de &uebra de si/i.o banc@rio, sem're -oi uti.izado com 'arcimFnia e certa reser0a, 0a.e dizer, o de-erimento do '.eito esta0a condicionado demonstrao, 'e.o credor, de &ue o mesmo es/otara todas as 'ossibi.idades de encontrar outros bens do de0edor 'ara a satis-ao da d50ida. Neste sentido, co.(e-se da juris'rud1ncia?

TRIEUTFRIO EGECUHO IISCAL REJUISIHO OICIO EACEK LOCALILAHO1 COKTAS#CORREKTES IALTA COMPROVAHO ESGOTAMEKTO MEIOS ADMIKISTRATIVOS <. E ta ,ort" a!/it" a "+-"!i'.o !" o23,io ao Ean,o C"ntral !o Era il EACEK -ara " o5t"r in2or/a'D" o5r" a "+i tNn,ia !" ati(o 2inan,"iro !o !"("!or1 !" !" )u" o "+")4"nt" ,o/-ro(" t"r "+auri!o to!o o /"io !" l"(anta/"nto !" !a!o na (ia "+tra:u!i,ial. A. Agra(o r"gi/"ntal i/-ro(i!o. 7ST& AGRESP A00@00==6=OA 7PQQR=A SP8 AS T. R"l. Min. Ca tro M"ira D&U <A.<A.A00@ -. 00QAA8 AGRAVO EGPEDIHO DE OICIO AO EACEK RECEITA IEDERAL E CARTTRIO KECESSIDADE DE ESGOTAMEKTO DOS MEIOS PARA LOCALILAHO DE EEKS DO DEVEDOR IMPOSSIEILIDADE K.o t"n!o !"/on tra!o o ,r"!or t"r 5u ,a!o -or to!o o /"io -o 3("i ao "u al,an," "n,ontrar 5"n !o !"("!or )u" ":a/ -a 3("i !" -"n6ora1 C i/-o 3("l a "+-"!i'.o !" o23,io ao Ea,"n1 % R","ita I"!"ral " ao Cart$rio !" R"gi tro !" I/$("i 1 o5:"ti(an!o a lo,ali9a'.o !" 5"n !o !"("!or. 7TAMG AI 0=6Q66@#R 7R0@P68 An!ra!a =S C.C3(. R"l. &ui9 Kilo Ki(io La,"r!a &. <Q.<0.A00=8 AGRAVO EGPEDIHO DE OICIO AO EACEK RECEITA IEDERAL E COMPAKUIAS TELEIVKICAS K.o !"/on tran!o o ,r"!or t"r 5u ,a!o -or to!o o /"io -o 3("i ao "u al,an," "n,ontrar o "n!"r"'o !o !"("!or1 C i/-o 3("l a "+-"!i'.o !" o23,io 1 o5:"ti(an!o a lo,ali9a'.o !o -ara!"iro !o !"("!or. 7TAMG AI 0=P0R0Q#@ 7R0@RP8 Po'o !" Cal!a =S C.C3(. R"l. &ui9 Kilo Ki(io La,"r!a &. <Q.<0.A00=8

A ex'edio de o-5cio ao Nanco #entra., 'ois, era entendida na juris'rud1ncia como medida exce'ciona., somente admiss50e. em B.tima (i'2tese e a'2s o es/otamento de di.i/1ncias na tentati0a de .oca.izao de bens 'en(or@0eis do de0edor.

O ad0ento da ,ei Gedera. nK 88.9:;W;<<>, a nosso 0er, re'resentou 0erdadeira mudana de 'aradi/ma no &ue concerne satis-ao de d50idas e busca 'e.a e-eti0idade, ce.eridade e e-ic@cia rea. do 'rocedimento executi0o, &uando ex'ressamente introduziu no sistema 'rocessua. a 'ossibi.idade da e-eti0ao da constrio e.etrFnica de 0a.ores, atra0As do j@ con(ecido sistema NA# N-C)D.

E &ue o .e/is.ador, tomando 'or base a .i&uidez dos bens do de0edor e o -im maior do 'rocesso, &ue A a 'aci-icao dos con-.itos sociais, e.encou a ordem de bens &ue, ao menos na teoria, 'ermitiriam mais -aci.mente a satis-ao da d50ida e a so.uo do .it5/io, dis'ondo no arti/o >!! do #+#, com sua no0e. redao, &ue a 'en(ora obser0ar@, 're-erencia.mente, a se/uinte ordem?

I !in6"iro1 "/ " -C,i" ou "/ !"-$ ito ou a-li,a'.o "/ in titui'.o 2inan,"iraW II ("3,ulo !" (ia t"rr" tr"W III 5"n /$("i "/ g"ralW IV 5"n i/$("i W V na(io " a"rona(" W VI a'D" " )uota !" o,i"!a!" "/-r" 0ria W VII -"r,"ntual !o 2atura/"nto !" "/-r" a !"("!oraW VIII -"!ra " /"tai -r",io o W IG t3tulo !a !3(i!a ->5li,a !a Uni.o1 E ta!o " Di trito I"!"ral ,o/ ,ota'.o "/ /"r,a!oW G t3tulo " (alor" /o5ili0rio ,o/ ,ota'.o "/ /"r,a!oW GI outro !ir"ito .

+ara 'ossibi.itar a 'en(ora de din(eiro em de'2sito ou a'.icao -inanceira, ainda, o .e/is.ador o-ereceu, na re-orma 'rocessua., o instrumento, me.(or descrito no arti/o >!!-A, ,a-ut1 &ue assim dis'De?

Art. 6@@#A. Para -o i5ilitar a -"n6ora !" !in6"iro "/ !"-$ ito ou a-li,a'.o 2inan,"ira1 o :ui91 a r")u"ri/"nto !o "+")4"nt"1 r")ui itar0 % autori!a!" u-"r(i ora !o i t"/a 5an,0rio1 -r"2"r"n,ial/"nt" -or /"io "l"tr;ni,o1 in2or/a'D" o5r" a "+i tNn,ia !" ati(o "/ no/" !o "+",uta!o1 -o!"n!o no /" /o ato !"t"r/inar ua in!i -oni5ili!a!"1 atC o (alor in!i,a!o na "+",u'.o.

Ob0iamente, a .e/is.ao -oi ade&uada rea.idade socia. e aos costumes 7 &ue tambAm so -onte do direito 7 'ara 'romo0er a redistribuio dos bens na sua 3ordem de 're-er1ncia 'en(ora4, es'ecia.mente em -uno de sua .i&uidez e -aci.itar a e-eti0idade do 'rocedimento executi0o, tornando mais di-5ci. a ocu.tao de bens 'e.o de0edor.

A /rande ino0ao &ue interessa ao 'resente estudo, 'ois, re-ere-se ao inciso I do re-erido dis'ositi0o .e/a., combinado com o no0e. arti/o >!!-A, onde, ao .ado do din(eiro em es'Acie, bem e0identemente 're-erido 'e.o credor em detrimento de &ua.&uer outro, 'or ser dotado de maior .i&uidez, -oi a'ontado como bem 're-erencia. 'ara so-rer constrio judicia., o din(eiro 3em de'2sito ou a'.icao em instituio -inanceira4, tendo o .e/is.ador o-erecido os instrumentos 'ara o a.cance e e-eti0idade da medida.

mbora a /radao .e/a. de bens do arti/o >!! do #+# no seja abso.uta, (aja 0ista &ue o ma/istrado, obser0ando as circunst6ncias do caso concreto, tem a -acu.dade de decidir 'e.a constrio de outro bem, ta. deciso de0e ser bastante so'esada, 'osto &ue a o'o 'or outro bem &ue no o din(eiro, 'ara /arantir a execuo, im'.ica uma sArie de entra0es 'r@ticos ao 'rocesso executi0o, &ue conduzem -rustrao do objeti0o maior da execuo, &ue @ satis-ao do direito de crAdito do credor.

Todos os outros bens e.encados no art. >!! t1m, como 0isto, maior ou menor .i&uidez, mas &uase sem're essa con0erso est@ condicionada a traba.(oso e di.ar/ado 'rocedimento, &ue im'rescinde da a0a.iao, 'ub.icao de editais, 'raa ou .ei.o, sem o.0idar a 'ossibi.idade de instaurao de inBmeros incidentes 'rocessuais nesse camin(o, embar/ando os di0ersos atos.

O recon(ecimento 'e.o .e/is.ador, 'ortanto, da 'ossibi.idade de se e-eti0ar a 'en(ora 'or meio e.etrFnico, tornando ainda mais -@ci. o b.o&ueio de contas e de'2sitos banc@rios, de0e ser so'esada, 'ois, 'e.os ma/istrados, &ue de0eriam, cada 0ez mais, 'ri0i.e/iar este instituto &uando o de0edor dis'De de din(eiro de'ositado em instituio banc@ria, em detrimento da satis-ao da d50ida 'e.a con0erso de outros bens em din(eiro, cujo 'rocedimento, como 0isto, A .on/o e tormentoso.

A juris'rud1ncia mais ba.izada sem're 'roc.amou a in0a.idade do o-erecimento de bens, -eito 'e.o de0edor, &uando este dis'De de din(eiro 'ara -azer satis-azer a

d50ida? 3%e o de0edor tem dis'onibi.idade em din(eiro, 'ode o juiz recusar a nomeao de outros bens "CTA 8<9W8=8$4.

m recente ac2rdo, o %TC adotou este entendimento 're-erencia. em re.ao ao din(eiro &uando coexista com outros bens do de0edor 'ass50eis de 'en(ora, 'odendo o juiz da execuo recusar a nomeao -eita 'e.o de0edor?

XPROCESSUAL CIVIL EGECUHO KOMEAHO DE IMTVEL DE DIICIL VEKDA GRADAHO LEGAL PEKUORA DE KUMERFRIO Y DISPOSIHO DA EGECUTADA ADMISSIEILIDADE In!i,a!o 5"/ i/$("l -"lo !"("!or1 /a !"t",ta!a a "+i tNn,ia !" nu/"r0rio "/ ,onta ,orr"nt"1 -r"2"r"n,ial na or!"/ l"gal !" gra!a'.o1 C -o 3("l ao &u39o1 na -",uliari!a!" !a " -C,i"1 -"n6orar a i/-ortZn,ia "/ !in6"iro1 no t"r/o !o art . 6@61 I1 " 6@P !o CPC. 7RE - @QP66P[SP1 =S T.1 R"l. Min. C" ar A 2or Ro,6a1 &. A0.<<.0Q1 D& 0R.0A.A00=8? Ainda se/uindo a esteira de &ue o ma/istrado tem a -acu.dade de recusar a 'en(ora de outros bens &uando exista din(eiro su-iciente em contas banc@rias 'ara /arantia do dAbito, cita-se o se/uinte ju./ado do %TC? * s' =<9<99WMA, IX T., *e.. Min. Cor/e %cartezzini, C. 8S.<I.;<<!, DC <S.<!.;<<!.

Ora, no so necess@rios /randes es-oros 'ara 'erceber &ue no existe &ua.&uer di-erena entre o din(eiro em es'Acie e a&ue.e a.ocado nas instituiDes -inanceiras. Nasta o sim'.es sa&ue ou res/ate de uma a'.icao 'ara &ue se ten(a din(eiro em es'Acie e, 'ortanto, de -ato no se justi-ica di-erenciar, na ordem de 're-er1ncia 'ara a constrio de crAditos, o 3din(eiro 0i0o4 da&ue.e de'ositado em instituiDes -inanceiras.

#onsiderando-se, 'ois, &ue o -im 'rimeiro do 'rocedimento executi0o A a satis-ao da d50ida e &ue tanto o din(eiro em es'Acie &uanto a&ue.e a'.icado em instituiDes -inanceiras 'e.o de0edor 'ossuem a mesma .i&uidez, A e0idente a 'ossibi.idade de &ue a 'en(ora 'ossa recair 're-erencia.mente sobre de'2sitos banc@rios e a'.icaDes -inanceiras, sem o.0idar as .imitaDes im'ostas 'e.o 'rinc5'io constituciona. do res/uardo di/nidade da 'essoa (umana.

A an@.ise do sistema 'rocessua., es'ecia.mente diante das ino0aDes .e/is.ati0as, &ue im'ortaram 0erdadeira a/i.izao do 'rocesso executi0o, em conson6ncia /arantia -undamenta. da razo@0e. durao do 'rocesso, introduzida 'e.a # nK I!W;<<I no

arti/o !K da #onstituio da *e'Bb.ica, 'ermite conc.uir &ue no (@ &ua.&uer restrio a &ue se 'romo0a, j@ no in5cio do 'rocesso, a re&uisio de in-ormaDes ao Nanco #entra. e b.o&ueio de numer@rios existentes em nome do de0edor 'ara a satis-ao da d50ida.

*es/uardada a /arantia do contradit2rio e da am'.a de-esa, &ue se im'.ementa, no 'rocesso executi0o, 'e.a citao do de0edor 'ara, no 'razo de <9"tr1s$ dias 'a/ar a d50ida, .embrando-se &ue na no0e. disci'.ina executi0a no existe mais a intimao inicia. do de0edor 'ara nomear bens 'en(ora, mas somente a ordem de 'a/amento e a in-ormao da 'ossibi.idade de a'resentao de embar/os execuo, conc.ui-se &ue A 'rudente &ue o juiz no uti.ize o sistema NA# N-C)D antes de o-erecer ao rAu 'ossibi.idade de 'a/amento, 'or meio de sua citao.

E e0idente &ue, embora a .ei no mais disci'.ine ex'ressamente o Fnus do de0edor de indicar bens 'en(ora &uando de sua citao 'ara 'a/amento, este, no mais das 0ezes tencionando a o'osio de embar/os de de0edor 7 cuja atribuio de e-eito sus'ensi0o, ante a no0a sistem@tica, de0e 'reenc(er certos re&uisitos, dentre os &uais a 'en(ora 7 'ode o-erecer bens, &ue sero, ou no, aceitos 'e.o credor.

Gato A &ue, no 'romo0ido o 'a/amento ou mantendo-se o de0edor inerte -ace ao '.eito executi0o, A 'atente &ue o ma/istrado, a re&uerimento do credor, 'ode re&uisitar as in-ormaDes -inanceiras ao Nanco #entra. e determinar o b.o&ueio de 0a.ores existentes em nome do executado s instituiDes -inanceiras, atA o montante da d50ida exe&Henda, ainda no in5cio do 'rocesso, 'osto &ue ta. medida e0identemente constitui numa indicao, 'e.o credor, de bens do de0edor, na mais estrita con-ormidade no0a disci'.ina do 'rocesso executi0o.

m &ue 'ese ta. i.ao, o &ue se 0eri-ica, na 'r@tica, A &ue os ma/istrados, mesmo diante da e0idente a.terao do 'aradi/ma 'rocessua., insistem em camin(ar na contramo das exi/1ncias sociais, ao condicionar o de-erimento da 'en(ora e.etrFnica com'ro0ao, 'e.o credor, de &ue este es/otou todos os meios a seu a.cance na tentati0a de .oca.izao de bens 'en(or@0eis do de0edor antes do de-erimento da 'en(ora on lin" .

E o &ue se 'ode co.(er da recente juris'rud1ncia, -ormada j@ sob a A/ide da no0e. .e/is.ao?

DIREITO PROCESSUAL CIVIL AGRAVO IKOMIKADO EGECUHO IISCAL PEKUORA REJUISIHO EACEK E IKSTITUIES IIKAKCEIRAS RASTREIO1 ELOJUEIO E PEKUORA SALDOS EAKCFRIOS E APLICAES IIKAKCEIRAS EGCEPCIOKALIDADE <. A "+-"!i'.o !" o23,io1 r")ui itan!o in2or/a'D" a in titui'D" 2inan,"ira 1 ,o/ o o5:"ti(o !" i!"nti2i,ar " !" 5lo)u"ar1 -ara -"n6ora1 r",ur o " al!o 5an,0rio 1 o/"nt" ,a5" !"-oi !" ,o/-ro(a!o o -rC(io " gota/"nto !o /"io or!in0rio 1 a," 3("i ao "+")4"nt"1 -ara a lo,ali9a'.o !" outro 5"n -"n6or0("i . A. E/5ora (i0("l1 a -"n6ora !" al!o 5an,0rio " !" a-li,a'D" 2inan,"ira "+ig" a ,on2igura'.o !" itua'.o "+,"-,ional1 5a "a!a na au Nn,ia ou in u2i,iNn,ia !" 5"n -ara a garantia !a "+",u'.o1 ou na ,o/-ro(a'.o !a in"2i,0,ia !a "+",u'.o -or outra 2or/a /"no on"ro a. Q. Ca o "/ )u" "+i t"nt" -"n6ora " u5 titui'.o !" -"n6ora1 ,o/ l"ilD" n"gati(o -or 2alta !" li,itant" 1 "/ a -ro(a1 -orC/1 !" )u" 2ora/ "+auri!a a !iligNn,ia -o 3("i -ara a lo,ali9a'.o !" outro 5"n ant" !o !"2"ri/"nto !a /"!i!a gra(o a " "+,"-,ional !"2"n!i!a -"la "+")4"nt". =. Agra(o ino/ina!o !" -ro(i!o. 7TRI QS R. AG A00=.0Q.00.0AR=6Q#< 7A0OR6<8 QS T. R"l. D" . I"!. Carlo Muta D&U <<.0=.A00P -. QRP8 No A este, contudo, o objeti0o da .ei. No -oi a inteno do .e/is.ador -aci.itar o inadim'.emento do de0edor. Ao contr@rio? o objeti0o 'rinci'a. da re-orma 'rocessua. do 'rocedimento de execuo -oi exatamente a.canar a m@xima ce.eridade, a.iada e-eti0idade e economia 'rocessuais, sem're em busca da satis-ao do crAdito e a 'aci-icao dos con-.itos.

A construo de uma no0a juris'rud1ncia, abandonando os 0e.(os res&u5cios da 'roteo injusti-icada ao de0edor, A medida necess@ria, sendo ainda .enta a e0o.uo da juris'rud1ncia em direo no0a disci'.ina do 'rocedimento executi0o, como se 01 no se/uinte ju./ado do TC de Qoi@s?

PROCESSUAL CIVIL AGRAVO DE IKSTRUMEKTO EGECUHO CITAHO VFLIDA PEKUORA OK#LIKE SISTEMA EACEK#&UD ARTIGO 66@#A1 LEI K\ <<.QOA[A006 IUKHO &URISDICIOKAL DO MAGISTRADO I. R"gular a ,ita'.o1 /o tra# " (i0("l a -"n6ora on#lin" -"lo i t"/a EACEK#:u!. II. A r"ali9a'.o !a -"n6ora o5r" nu/"r0rio !i -on3("l "/ ,onta ,orr"nt" !" titulari!a!" !o "+",uta!o -ara "guran'a !o :u39o1 r"("la# " alin6a!a a l"gi la'.o -ro," ual (ig"nt"1 n.o !" naturan!o a :uri!i,i!a!" !a /"!i!a1 a ,ir,un tZn,ia !o "/-r"go !" /"io "l"tr;ni,o -ara a o-"ra,ionali9a,ao. III. Ao "2"ti(ar a /"!i!a !" -"n6ora -"lo i t"/a "l"tr;ni,o1 o /agi tra!o n.o " !" (ia !a ua 2un'.o :uri !i,ional. O i t"/a (i a agili9ar a -rati,a !o ato ,on triti(o ao t"/-o "/ )u" "li/ina o u o !" -a-"l1 g"ran!o ",ono/ia !" t"/-o " ra,ionali9an!o o "r(i'o !" ,o/uni,a'.o "ntr" o :u!i,i0rio " o Ean,o C"ntral. A "n6a !o /agi tra!o no i t"/a ,on titui a -r$-ria a inatura1 ato !o o23,io :u!i,ant" )u" "ria -rati,a!o "/ ua 2or/a 6ologra2i,a " o2i,ia " a in titui'.o 5an,0ria na 2or/a tra!i,ional1 n.o -o!"n!o "l" 2urtar# " a ua -rati,a o5 -"na !" n"gati(a !a -r$-ria -r" ta'.o :uri !i,ional. IV.

Agra(o ,on6",i!o " -ro(i!o. 7T&GO AI @=@PP#@[<O0 7A00P00PQP=RQ8 =S C.C3(. R"lS D" S E"atri9 Iigu"ir"!o Iran,o &. 0P.0@.A00P8

ntendemos, /uisa de conc.uso, &ue A c(e/ado o momento em &ue se de0e 'erceber &ue o 'aradi/ma 'rocessua. so-reu si/ni-icati0a ru'tura em decorr1ncia das recentes a.teraDes .e/is.ati0as, sobretudo do inciso I do arti/o >!! e com a introduo do arti/o >!!-A no ordenamento, no sendo mais exi/50e. o 'rA0io exaurimento, 'e.o credor, das 'ossibi.idades de .oca.izao de bens do de0edor 'ass50eis de constrio, 'or meios 'r2'rios, 'ois o stado, ao a0ocar 'ara si o 'oder jurisdiciona., de0e munir o credor de meios cA.eres e e-icazes 'ara a satis-ao de seus direitos, a.canando assim, o mais bre0e 'oss50e., a 'aci-icao dos con-.itos sociais e a 'en(ora on lin" sobressai como 'oderoso instrumento 'rocessua. 'ara o a.cance deste objeti0o.

Anda mungkin juga menyukai