Anda di halaman 1dari 72

LEI N 6.

677 DE 26 DE SETEMBRO DE 1994 [Download] Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Estaduais. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, fao saber que a Assemblia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TTULO I Das Disposies Preliminares

Art. 1 - Esta Lei institui o Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado, de qualquer dos Poderes, suas autarquias e fundaes pblicas.
O regime jurdico dos servidores pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional deixou de ser obrigatoriamente nico de acordo com o art. 39 da Constituio Federal, com a redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 04 de junho de 1998 e art. 3 da Emenda Constitucional n 07 de 18 de janeiro de 1999 Constituio Estadual.

Art. 2 - Servidor pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3 - Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas a um servidor, com as caractersticas essenciais de criao por lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres pblicos, para provimento em carter permanente ou temporrio.
Ver tambm: Art. 2 inciso II da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003. "Cargo Pblico conjunto de atribuies e responsabilidades com denominao prpria, criado por Lei, para provimento em carter permanente ou temporrio, com remunerao ou subsdio pagos pelos cofres pblicos;"

Art. 4 - Os cargos de provimento permanente da administrao pblica estadual, das autarquias e das fundaes pblicas sero organizados em grupos ocupacionais, integrados por categorias funcionais identificadas em razo do nvel de escolaridade e habilidade exigidos para o exerccio das atribuies previstas em lei.
Ver tambm: Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003 - Dispe sobre a estrutura dos cargos e vencimentos no mbito do Poder Executivo do Estado da Bahia e d outras providncias.

Art. 5 - Para os efeitos desta Lei: Ireferncia - a posio estabelecida para o ocupante do cargo dentro da respectiva classe, de acordo com o critrio de antiguidade;

II III -

classe - a posio hierarquizada de cargos da mesma denominao dentro da categoria funcional; categoria funcional - o agrupamento de cargos classificados segundo o grau de conhecimentos ou de habilidades exigidos; grupo ocupacional - o conjunto de cargos identificados pela similaridade de rea de conhecimento ou de atuao, assim como pela natureza dos respectivos trabalhos;

IV -

Ver tambm: Art. 2 inciso IV da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003: "Grupo Ocupacional agrupamento de cargos identificados pela especificidade, peculiaridade e similaridade da natureza da atividade;"

V-

carreira - a linha estabelecida para evoluo em cargo de igual nomenclatura e na mesma categoria funcional, de acordo com o merecimento e antigidade do servidor;

Ver tambm: Art. 2, inciso V da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003: "Carreira linha estabelecida para evoluo em cargo de igual nomenclatura e nvel de escolaridade, de acordo com a aquisio de competncia;"

VI -

estrutura de cargos - o conjunto de cargos ordenados segundo os diversos grupos ocupacionais e categorias funcionais correspondentes;

VII - lotao - o nmero de cargos de categoria funcional atribudo a cada unidade da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes. Art. 6 - Quadro o conjunto de cargos de provimento permanente e de provimento temporrio, integrantes dos rgos dos Poderes do Estado, das autarquias e das fundaes pblicas. Art. 7 - proibida a prestao de servio gratuito, salvo nos casos previstos em lei.
TTULO II Do Provimento e da Vacncia CAPTULO I Do Provimento SEO I Disposies Gerais

Art. 8 - So requisitos bsicos para ingresso no servio pblico: Ia nacionalidade brasileira ou equiparada;

Ver tambm: Art. 37 inciso I da Constituio Federal, com redao de acordo com a Emenda Constitucional n 19, de 04 de junho de 1998: "Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei."

II III IV VVI -

o gozo dos direitos polticos; a quitao com as obrigaes militares e eleitorais; o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; a idade mnima de dezoito anos; a boa sade fsica e mental.

1 - As atribuies do cargo podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei. 2 - s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia que apresentam, sendo-lhes reservadas at 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso, desde que a frao obtida deste clculo seja superior a 0,5 (cinco dcimos). Art. 9 - O provimento dos cargos pblicos e a movimentao dos servidores far-se-o por ato da autoridade competente de cada Poder, do dirigente superior de autarquia ou de fundao pblica. Art. 10 - So formas de provimento de cargo pblico: III III IV Vnomeao; reverso; aproveitamento; reintegrao; reconduo.

Pargrafo nico - A lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na administrao pblica estadual estabelecer critrios para a evoluo do servidor.
SEO II

Da Nomeao

Art. 11 - A nomeao far-se- : Iem carter permanente, quando se tratar de provimento em cargo de classe inicial da carreira ou em cargo isolado; em carter temporrio, para cargos de livre nomeao e exonerao; em carter vitalcio, nos casos previstos na Constituio.

II III -

Pargrafo nico A designao para funes de direo, chefia e assessoramento superior e intermedirio, recair, preferencialmente, em servidor ocupante de cargo de provimento permanente, observados os requisitos estabelecidos em lei e em regulamento. Art. 12 - A nomeao para cargo de classe inicial de carreira depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecida a ordem de classificao e o prazo de sua validade. Pargrafo nico Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira sero estabelecidos em normas legais e seus regulamentos.
SEO III Do Concurso Pblico

Art. 13 - O concurso pblico ser de provas ou de provas e ttulos, realizando-se mediante autorizao do Chefe do respectivo Poder, de acordo com o disposto em lei e regulamento.
Ver tambm: Art. 14 da Constituio Estadual, com redao de acordo com o art. 3 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada a nomeao para cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao."

Pargrafo nico -

No caso de empate, tero preferncia, sucessivamente:

a) o candidato que tiver mais tempo de servio prestado ao Estado da Bahia; b) outros que o edital estabelecer, compatveis com a finalidade do concurso.

Art. 14 - O concurso pblico ter validade de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado, dentro deste prazo, uma nica vez, por igual perodo, a critrio da administrao. Pargrafo nico - O prazo de validade do concurso, as condies de sua realizao, os critrios de classificao e convocao e o procedimento recursal cabvel sero fixados em edital, que ser publicado no Dirio Oficial. Art. 15 - A realizao do concurso ser centralizada no rgo incumbido da administrao central de pessoal de cada Poder, salvo as excees legais.
SEO IV Da Posse

Art. 16 - Posse a investidura em cargo pblico. Pargrafo nico - A aceitao expressa das atribuies, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo pblico, com o compromisso de bem servir, ser formalizada com a assinatura de termo pela autoridade competente e pelo empossado.
Ver tambm: 2 do art. 14 da Constituio Estadual, com a redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada a nomeao para cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao."

Art. 17 - A autoridade que der posse ter de verificar, sob pena de responsabilidade, se foram satisfeitos os requisitos estabelecidos em lei ou regulamento, para a investidura. Art. 18 - So competentes para dar posse: Io Governador do Estado e os Presidentes do Tribunal de Justia e da Assemblia Legislativa aos dirigentes de rgos que lhe so diretamente subordinados; os Secretrios de Estado aos dirigentes superiores das autarquias e fundaes vinculadas s respectivas pastas e aos servidores dos rgos que lhes so diretamente subordinados; os Procuradores Gerais do Estado e da Justia aos servidores que lhes so diretamente subordinados; os Presidentes dos Tribunais de Contas aos respectivos servidores, na forma determinada em suas respectivas leis orgnicas;

II -

III IV -

VVI -

os dirigentes superiores das autarquias e fundaes aos servidores que lhes so diretamente subordinados; os dirigentes dos servios de administrao ou rgo equivalente aos demais servidores.

Art. 19 - A posse dever verificar-se at 30 (trinta) dias, contados da data da publicao do ato de nomeao no rgo oficial, podendo ser prorrogada por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado, no prazo original. 1 - Quando se tratar de servidor em gozo de licena, ou afastado legalmente, o prazo ser contado a partir do trmino do impedimento. 2 - Se a posse no se der dentro do prazo, o ato de nomeao ser considerado sem efeito. 3 - A posse poder ocorrer por procurao especfica. 4 - O empossado, ao se investir no cargo de provimento permanente ou temporrio, apresentar, obrigatoriamente, declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao de exerccio de outro cargo, emprego ou funo pblica. Art. 20 - A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. Pargrafo nico - S poder ser empossado aquele que for julgado apto, fsica e mentalmente para o exerccio do cargo.
SEO V Do Exerccio

Art. 21 - Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo. 1 - de 30 (trinta) dias o prazo para o servidor entrar em exerccio, contados da data da posse, ou, quando inexigvel esta, da data de publicao oficial do ato de provimento. 2 - Na hiptese de encontrar-se o servidor afastado legalmente, o prazo a que se refere o 1 ser contado a partir do trmino do afastamento. 3 - O servidor que no entrar em exerccio, dentro do prazo legal, ser exonerado de ofcio. 4 - autoridade competente do rgo ou entidade para onde for designado o servidor incumbe dar-lhe exerccio. Art. 22 - O incio, a suspenso, a interrupo e o reinicio do exerccio sero registrados no assentamento do servidor.

Pargrafo nico - ao entrar em exerccio, o servidor apresentar ao rgo competente os elementos necessrios ao assentamento individual. Art. 23 - O servidor relotado, removido ou afastado, que deva ter exerccio em outra localidade, ter 30 (trinta) dias para entrar em exerccio. Pargrafo nico Na hiptese de encontrar-se o servidor afastado legalmente, aplica-se o disposto no 2 do artigo 21. Art. 24 - O ocupante do cargo de provimento permanente fica sujeito a 30 (trinta) horas semanais de trabalho, salvo quando a lei estabelecer durao diversa. Art. 25 - Alm do cumprimento do estabelecido no artigo anterior, o ocupante de cargo de provimento temporrio poder ser convocado sempre que houver interesse da administrao. Art. 26 - O servidor somente poder participar de misso ou estudos no exterior, mediante expressa autorizao do Chefe do Poder a que esteja vinculado. 1 - A ausncia no exceder a 2 (dois) anos, prorrogveis por mais 2 (dois) e, finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo poder ser permitida nova ausncia. 2 - Ao servidor beneficiado pelo disposto neste artigo no ser concedida exonerao ou licena para tratar de interesse particular antes de decorrido perodo igual ao do afastamento, ressalvada a hiptese do ressarcimento das despesas correspondentes. 3 - O servidor ocupante de cargo de provimento temporrio somente poder ausentar-se em misso oficial e pelo prazo estritamente necessrio ao cumprimento dele. 4 - O servidor ocupante de cargo de provimento temporrio ser substitudo, em suas ausncias ou nos seus impedimentos, por outro, indicado na lei ou no regimento, ou, omissos estes, designado por ato da autoridade competente, cumprindo ao substituto, quando titular de cargo em comisso, exercer automaticamente as atribuies do cargo do substitudo sem prejuzo do exerccio das atribuies inerentes ao seu cargo, salvo se os encargos da substituio reclamarem a dispensa do exerccio destes.
Redao do 4 do art. 26 de acordo com art. 1 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997. Redao original: 4 - O servidor ocupante de cargo de provimento temporrio, em sua ausncia, afastamento ou impedimento, ter substituto indicado no regimento interno, ou, no caso de omisso, atravs de designao pela autoridade competente, entrando o substituto em exerccio imediatamente.

5 - A designao para substituir titular de cargo de provimento temporrio dever observar os mesmos requisitos estabelecidos para o seu provimento e somente poder recair sobre servidor ou empregado pblico em exerccio no respectivo rgo ou entidade e que, preferencialmente, desempenhe suas funes na unidade administrativa da

lotao do substitudo.
5 acrescido ao art. 26 pelo art. 5 da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996.
SEO VI Do Estgio Probatrio

Art. 27 - Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para o cargo de provimento permanente ficar sujeito a estgio probatrio por um perodo de 03 (trs) anos, durante o qual sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores:
Ver tambm: - Art. 41 da Constituio Federal, com redao de acordo com a Emenda Constitucional n 19, de 04 de junho de 1998: altera o perodo de estgio probatrio que passa a ser de 3 (trs) anos. - Decreto n 7.899, de 05 de fevereiro de 2001 - Regulamenta o art. 27 da Lei n 6.677, 26.09.94, que dispe sobre o estgio probatrio nos rgos da administrao direta, nas autarquias e fundaes do Poder Executivo Estadual. - Instruo Normativa SAEB n 002, de 17 de maio de 2001 - Dispe sobre o estgio probatrio nos rgos da administrao direta, nas autarquias e fundaes do Poder Executivo Estadual.

III III IV V-

assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; responsabilidade.

Pargrafo nico Obrigatoriamente 4 (quatro) meses antes de findo o perodo do estgio probatrio, ser submetida homologao da autoridade competente a avaliao do desempenho do servidor, que ser completada ao trmino do estgio.
SEO VII Da Estabilidade

Art. 28 - O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento permanente adquirir estabilidade ao completar 3 (trs) anos de efetivo exerccio.
Ver tambm: - Art. 41 da Constituio Federal, com redao de acordo com o art. 6 da Emenda Constitucional n 19, de 04 de junho de 1998: "So estveis aps 3 (trs) anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso

pblico." - Art. 5 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "Consideram-se servidores no estveis, para os fins do art. 169, 3, II, da Constituio Federal, aqueles admitidos na administrao direta, autrquica e fundacional sem concurso pblico de provas ou de provas e ttulos aps o dia 5 de outubro de 1983. "

Art. 29 - O servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, desde que lhe seja assegurada ampla defesa.
SEO VIII Da Promoo

Ver tambm: - Art. 34, inciso I da Constituio Estadual (redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999.): "o Estado manter escola de governo para a formao e o aperfeioamento de seus servidores, constituindo-se a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados; "

Art. 30 - Promoo a elevao do servidor ocupante de cargo de provimento permanente, dentro da categoria funcional a que pertence, pelos critrios de merecimento e antigidade.
Ver tambm: Art. 2, inciso IX da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003: "Promoo passagem do servidor para a classe imediatamente superior a ocupada;"

Pargrafo nico - O merecimento ser apurado de acordo com os fatores mencionados no artigo 27, incisos I a V, e comprovao de aperfeioamento profissional, sem prejuzo do disposto no artigo 32. Art. 31 - No haver promoo de servidor que esteja em estgio probatrio ou que no esteja em efetivo exerccio em rgo ou entidade da administrao estadual, salvo por antigidade, ou quando afastado para exerccio de mandato eletivo. Art. 32 - Os demais requisitos e critrios para promoo sero os das leis que institurem os planos de carreira na administrao pblica estadual e seus regulamentos. Art. 33 - Compete unidade de pessoal de cada rgo ou entidade processar as promoes, na forma estabelecida em regulamento.
SEO IX Da Reverso

Art. 34 - Reverso o retorno do aposentado por invalidez, quando os

motivos determinantes da aposentadoria forem declarados insubsistentes por junta mdica oficial. Pargrafo nico - Ser cassada a aposentadoria do servidor que no entrar em exerccio dentro de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de reverso. Art. 35 - A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante da transformao, permanecendo o servidor em disponibilidade remunerada enquanto no houver vaga. Art. 36 - No poder reverter o aposentado que contar 70 (setenta) anos de idade.
SEO X Do Aproveitamento e da Disponibilidade

Ver tambm: - Inciso XXV do art. 41 da Constituio Estadual,com redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, em caso de extino ou declarao de desnecessidade do cargo, at seu adequado aproveitamento;"

Art. 37 - Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade remunerada.
Ver tambm: - Decreto n 7.703, de 29 de novembro de 1999 - Dispe sobre a extino e declarao de desnecessidade de cargos pblicos, sobre a disponibilidade remunerada e aproveitamento dos servidores pblicos e d outras providncias.

Art. 38 - O retorno do servidor em disponibilidade atividade far-se- mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e remunerao compatveis com o anteriormente ocupado. Pargrafo nico - O rgo central de pessoal de cada Poder ou entidade determinar o imediato aproveitamento do servidor em disponibilidade, em vaga que vier a ocorrer. Art. 39 - Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo por doena comprovada por junta mdica oficial. Art. 40 - assegurado ao servidor estvel o direito disponibilidade para o exerccio de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical representativa do servidor pblico estadual, sem prejuzo da remunerao do cargo permanente de que titular.
Ver tambm: - Inciso XXXII do art. 41, da Constituio Estadual com redao de acordo com o art. 1 da

Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "disponibilidade do servidor para o exerccio de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical representativa da categoria, em qualquer dos Poderes do Estado, na forma da lei;"

1 - A disponibilidade limitar-se- a 6 (seis) servidores. 2 - Alm dos 6 (seis) servidores, para cada 20 (vinte) mil servidores da base sindical ser acrescido de mais 1 (um). 3 - A disponibilidade ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleio, por no mximo 2 (dois) mandatos. 4 - O servidor no poder ser relotado ou removido de ofcio durante o exerccio do mandato e at 06 (seis) meses aps o trmino deste. 5 - Cessada a disponibilidade, o servidor retornar imediatamente ao exerccio do cargo.
SEO XI Da Reintegrao

Art. 41 - Reintegrao o retorno do servidor demitido ao cargo anteriormente ocupado ou ao resultante de sua transformao, quando invalidada sua demisso por sentena judicial transitada em julgado ou na forma do artigo 250. Pargrafo nico ficar em disponibilidade. Na hiptese de o cargo ter sido extinto, o servidor

SEO XII Da Reconduo

Art. 42 - Reconduo o retorno do servidor estvel, sem direito indenizao, ao cargo anteriormente ocupado, dentro da mesma carreira, em decorrncia de reintegrao do anterior ocupante. Pargrafo nico Encontrando-se provido o cargo, o servidor ser aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade remunerada.
SEO XIII Da Readaptao

Art. 43 - Readaptao o cometimento ao servidor de novas atribuies, compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, comprovada por junta mdica oficial, garantida a remunerao do cargo de que titular. Pargrafo nico - garantida gestante atribuies compatveis com seu estado fsico, nos casos em que houver recomendao clnica, sem prejuzo de seus vencimentos e demais vantagens do cargo.

CAPTULO II Da Vacncia

Art. 44 - A vacncia do cargo decorrer de: III III IV exonerao; demisso; aposentadoria; falecimento.

Art. 45 - Ocorrendo vaga, considerar-se-o abertas, na mesma data, as decorrentes de seu preenchimento. Art. 46 - A exonerao do servidor ocupante de cargo de provimento permanente dar-se- a seu pedido ou de ofcio. Pargrafo nico III A exonerao de ofcio ser aplicada: quando no probatrio; satisfeitas as condies do estgio

quando o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido.

Art. 47 - A exonerao do servidor ocupante de cargo de provimento temporrio dar-se- a seu pedido ou a juzo da autoridade competente. Art. 48 - A demisso ser aplicada como penalidade.
CAPTULO III Da Relotao e da Remoo

Art. 49 - Relotao a movimentao do servidor, com o respectivo cargo, com ou sem mudana de sede, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder e natureza jurdica, cujos planos de cargos e vencimentos sejam idnticos, de acordo com o interesse da administrao. 1 - A relotao dar-se-, exclusivamente, para ajustamento de quadros de pessoal s necessidades dos servios, inclusive nos casos de organizao, extino ou criao de rgos ou entidades. 2 - Nos casos de extino de rgos ou entidades, os servidores estveis que no puderam ser relotados, na forma deste artigo ou por outro bice legal, sero colocados em disponibilidade, at seu aproveitamento na forma dos artigos 38 e 39. Art. 50 - Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, com

preenchimento de claro de lotao, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. 1 - Dar-se- remoo a pedido, para outra localidade, por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente, condicionado comprovao por junta mdica oficial, hiptese em que, excepcionalmente, ser dispensada a exigncia de claro de lotao. 2 - No caso previsto no pargrafo anterior, o servidor preencher o primeiro claro de lotao que vier a ocorrer. 3 - Fica assegurada ao servidor, a fim de acompanhar o cnjuge ou companheiro, preferncia na remoo para o mesmo local em que o outro for mandado servir.
TTULO III Dos Direitos, Vantagens e Benefcios CAPTULO I Do Vencimento e da Remunerao

Art. 51 - Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei.
Ver tambm: - Inciso II do art. 34 da Constituio Estadual com redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "II - a instituio do conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. 1 - O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Secretrios de Estado e dos Municpios sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, o que dispe o art. 39, 4, da Constituio Federal. 2 -Lei do Estado e dos Municpios poder estabelecer a relao entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, obedecido, em qualquer caso, o que dispe o art. 39, 5, da Constituio Federal. 3 Os Poderes do Estado e dos Municpios publicaro anualmente os valores do subsdio e da remunerao dos cargos e empregos pblicos, da Administrao Direta e Indireta. 4-a remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 1 deste artigo somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso 5- a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Desembargadores." - Inciso XXIV do art. 41 da Constituio Estadual com redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "Art. 41 - So direitos dos servidores

pblicos civis, alm dos previstos na Constituio Federal: XXIV - fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio, observado o que dispe a Constituio Federal;"

Art. 52 - Remunerao o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecunirias, permanentes ou temporrias, estabelecidas em lei.
Ver tambm: - Art. 119 da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003: "Fica institudo o Prmio por Resultados, a ttulo de remunerao varivel, no Poder Executivo Estadual, como retribuio pelo alcance de resultados esperados e de metas estabelecidas pelo planejamento estratgico institucional."

Art. 53 - O vencimento do cargo observar o princpio da isonomia, quando couber, e acrescido das vantagens de carter individual, ser irredutvel, ressalvadas as relativas natureza ou ao local de trabalho.
Ver tambm: - Inciso II do art. 41 da Constituio Estadual com redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "Art. 41 - So direitos dos servidores pblicos civis, alm dos previstos na Constituio Federal: II - irredutibilidade do subsdio e dos vencimentos dos ocupantes de cargo e emprego pblico, ressalvado o que dispe o art. 37, XV, da Constituio Federal;"

Art. 54 - Nenhum servidor poder perceber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior soma dos valores fixados como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo, para Secretrio de Estado.
Ver tambm: - Arts. 8 e 9 da Emenda Constitucional Constiuio Federal n 41, de 19 de dezembro de 2003. "Art. 8 - At que seja fixado o valor do subsdio de que trata o art. 37, XI, da Constituio Federal, ser considerado, para os fins do limite fixado naquele inciso, o valor da maior remunerao atribuda por lei na data de publicao desta Emenda a Ministro do Supremo Tribunal Federal, a ttulo de vencimento, de representao mensal e da parcela recebida em razo de tempo de servio, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento da maior remunerao mensal de Ministro do Supremo Tribunal Federal a que se refere este artigo, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos. Art. 9 - Aplica-se o disposto no art. 17 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias aos vencimentos, remuneraes e subsdios dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer do Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Feral e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza."

Pargrafo nico -

Excluem-se do teto de remunerao as indenizaes e

vantagens previstas nos artigos 63 e 77, incisos II a IV, o acrscimo previsto no artigo 94, o abono pecunirio previsto no artigo 95 e o salrio famlia. Art. 55 - Nenhum servidor receber a ttulo de vencimento, importncia inferior ao salrio mnimo. Art. 56 - O servidor perder: III a remunerao dos dias em que faltar ao servio; a parcela da remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas, iguais ou superiores a 60 (sessenta) minutos.

Art. 57 - Salvo por imposio legal ou por mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou proventos.
Ver tambm: - Decreto n 9.201, de 25 de outubro de 2004, - Disciplina o procedimento sobre as consignaes em folha de pagamento dos servidores pblicos dos rgos da administrao direta, das autarquias e fundaes do Poder Executivo Estadual de que tratam os arts. 57 e 58, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, art. 4, da Lei n 6.935, de 24 de janeiro de 1996, art. 50, 1, a, da Lei n 7.990, de 27 de dezembro de 2000, e d outras providncias. - Decreto n 4.408, de 21 de julho de 1995 Regulamenta os arts. 57 e 58 desta Lei. - Art. 4 da Lei n 6.935, de 24 de janeiro de 1996: "Aplicam-se aos Policiais Militares as disposies da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, relativas estabilidade econmica e gratificao adicional por tempo de servio, bem como a do seu art. 57 e seu pargrafo nico."

Pargrafo nico Mediante autorizao escrita do servidor, haver desconto ou consignao em folha de pagamento em favor de entidade sindical e associao de servidores a que seja filiado, ou de terceiros, na forma definida em regulamento. Art. 58 - As reposies e indenizaes ao errio sero descontadas em parcelas mensais, atualizadas, no excedentes tera parte da remunerao ou dos proventos.
Ver tambm: - Decreto n 9.201, de 25 de outubro de 2004, - Disciplina o procedimento sobre as consignaes em folha de pagamento dos servidores pblicos dos rgos da administrao direta, das autarquias e fundaes do Poder Executivo Estadual de que tratam os arts. 57 e 58, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, art. 4, da Lei n 6.935, de 24 de janeiro de 1996, art. 50, 1, a, da Lei n 7.990, de 27 de dezembro de 2000, e d outras providncias. - Decreto n 4.408, de 21 de julho de 1995 Regulamenta os arts. 57 e 58 desta Lei.

Pargrafo nico -

Independentemente do parcelamento previsto neste

artigo, a percepo de quantias indevidas poder implicar processo disciplinar para apurao de responsabilidade. Art. 59 - O servidor em dbito com o errio, que for demitido ou exonerado, ter o prazo de 30 (trinta) dias para quit-lo. Pargrafo nico sua inscrio em dvida ativa. A no quitao do dbito no prazo previsto implicar a

Art. 60 - O vencimento, a remunerao e os proventos no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto no caso de verba alimentar resultante de deciso judicial.
CAPTULO II Das Vantagens

Art. 61 - Alm do vencimento, podero ser concedidas ao servidor as seguintes vantagens: III III IV indenizaes; auxlios pecunirios; gratificaes; estabilidade econmica.

1 - As indenizaes e os auxlios no se incorporam ao vencimento ou proventos para qualquer efeito. 2 - As gratificaes e a vantagem pessoal por estabilidade econmica incorporam-se ao vencimento ou aos proventos, nos casos e condies indicados em lei. Art. 62 - As vantagens pecunirias no sero computadas nem acumuladas para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento.
Ver tambm: - inciso XIV do art. 37 da Constituio Federal, com redao de acordo com o art. 3 da Emenda Constitucional n 19, de 04 de junho de 1999: "Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores."
SEO I Das Indenizaes

Art. 63 - Constituem indenizaes ao servidor: Iajuda de custo;

II III -

dirias; transporte.

Pargrafo nico - Os valores das indenizaes e as condies para sua concesso sero estabelecidos em regulamento.
Subseo I Da Ajuda de Custo

Art. 64 - A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio, ou que se deslocar a servio ou por motivo de estudo, no pas ou para o exterior. 1 - Correm por conta da administrao as despesas de transporte do servidor e de sua famlia. 2 - assegurado aos dependentes do servidor que falecer na nova sede, ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 180 (cento e oitenta ) dias, contados do bito. Art. 65 - A ajuda de custo no poder exceder a importncia correspondente a 15 (quinze) vezes o valor do menor vencimento pago pela Administrao Pblica do Estado. Pargrafo nico - Excetuam-se da regra do caput deste artigo a hiptese de misso ou estudo no exterior, competindo a sua fixao ao Chefe do respectivo Poder. Art. 66 - No ser concedida ajuda de custo: III ao servidor que se afastar da sede ou a ela retornar, em virtude de mandato eletivo; ao servidor que for afastado para servir em outro rgo ou entidade dos Poderes da Unio, de outros Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; ao servidor que for removido a pedido; a um dos cnjuges, sendo ambos servidores estaduais, quando o outro tiver direito ajuda de custo pela mesma mudana de sede.

III IV -

Art. 67 - O servidor ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede no prazo previsto no 1 do artigo 21. Pargrafo nico No haver obrigao de restituir a ajuda de custo nos

casos de exonerao de oficio ou de retorno por motivo de doena comprovada.


Subseo II Das Dirias

Ver tambm: - Decreto n 5.910, de 24 de outubro de 1996 Regulamenta os arts. 68 a 71 desta Lei. - Decreto n 8.094, de 07 de janeiro de 2002 Altera o art. 2, do Decreto n 5.910, de 24 de outubro de 1996, que regulamentou a concesso de dirias aos servidores pblicos civis da administrao direta, das autarquias e fundaes do Poder Executivo Estadual.

Art. 68 - Ao servidor que se deslocar da sede em carter eventual ou transitrio, no interesse do servio, sero concedidas, alm de transporte, dirias para atender s despesas de alimentao e hospedagem. Art. 69 - No ser concedida diria quando o deslocamento do servidor implicar desligamento de sua sede. Art. 70 - O total de dirias atribudas ao servidor no poder exceder a 180 (cento e oitenta) dias por ano, salvo em casos especiais expressamente autorizados pelo Chefe do Poder ou dirigente superior de entidades. Art. 71 - O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente e de uma s vez, no prazo de 5 (cinco) dias. Pargrafo nico - Na hiptese do servidor retornar sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo previsto neste artigo.
Subseo III Da Indenizao de transporte

Art. 72 - Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para execuo de servios externos, na sede ou fora dela, no interesse da administrao, na forma e condies estabelecidas em regulamento.
SEO II Dos Auxlios Pecunirios

Art. 73 - Sero concedidos aos servidores os seguintes auxlios pecunirios: III III auxlio-moradia; auxlio-transporte; auxlio-alimentao.

Subseo I Do Auxlio-moradia

Art. 74 - O servidor, quando deslocado de ofcio de sua sede, em carter temporrio, no interesse da administrao, far jus a auxlio para moradia, na forma e condies estabelecidas em regulamento. 1 - O auxlio-moradia devido a partir da data do exerccio na nova sede, em valor nunca inferior a 20% (vinte por cento) da remunerao do cargo permanente, at o prazo mximo de 2 (dois) anos. 2 - O auxlio-moradia no ser concedido, ou ser suspenso, quando o servidor ocupar prdio pblico.
Subseo II Do Auxlo-transporte

Art. 75 - O auxlio-transporte ser devido ao servidor ativo, nos deslocamentos da residncia para o trabalho e vice-versa, na forma e condies estabelecidas em regulamento.
- Decreto n 6.192, de 04 de fevereiro de 1997 Regulamenta o art. 75 desta Lei - Redao do art. 75 de acordo com o art. 2 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997. - Redao original: Art. 75 - O auxlio-transporte ser devido ao servidor ativo, nos deslocamentos da residncia para o trabalho e vice-versa, na forma e condies estabelecidas na legislao federal.

Pargrafo nico - A participao do servidor no poder exceder a 6% (seis por cento) do vencimento bsico.
Pargrafo nico acrescido ao art. 75 pelo art. 2 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997.
Subseo III Do Auxlio-alimentao

Art. 76 - O auxlio-alimentao ser devido ao servidor ativo, na forma e condies estabelecidas em regulamento.
SEO III Das Gratificaes

Art. 77 - Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta lei, sero deferidas ao servidor as seguintes gratificaes: III pelo exerccio de cargo de provimento temporrio; natalina;

III IV VVI -

adicional por tempo de servio; adicional pelo exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; adicional pela prestao de servio extraordinrio; adicional noturno;

VII - outras gratificaes ou adicionais previstos em lei.


Ver - Arts. Art. Art. Art. Art. Art. tambm: de 2003. de de de de de 2002. 2002. 2002. 1997. 1996.

113, 1 5 1 4 2

125 da da da e e

126 Lei Lei Lei da da

da n n n Lei Lei

Lei

n 8.251, 8.217,

8.889, de de de de

de 23 04 29

01

de de de

dezembro abril abril janeiro

8.196, n n

de 23 19 de de

9 3

7.023, 6.932,

janeiro janeiro

de

- Decreto n 5.971, de 14 de novembro de 1996 - Altera o inciso II, do art. 10, do Decreto n 5.601, de 19 de julho de 1996. - Decreto n 5.601, de 19 de julho de 1996 - Regulamenta o artigo 3, da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996, que trata da Gratificao por Condies Especiais de Trabalho, e d outras providncias. - Decreto n 5.600, de 19 de julho de 1996 - Regulamenta o artigo 2, da Lei 6.932, de 19 de janeiro de 1996, que trata da Gratificao pelo Exerccio Funcional em Regime de Tempo Integral e Dedicao Exclusiva, e d outras providncias.
Subseo I Da Gratificao pelo Exerccio de Cargo de Provimento Temporrio

Art. 78 - O servidor investido em cargo de provimento permanente ter direito a perceber, pelo exerccio do cargo de provimento temporrio, gratificao equivalente a 30% (trinta por cento) do valor correspondente ao smbolo respectivo ou optar pelo valor integral do smbolo, que neste caso, ser pago como vencimento bsico enquanto durar a investidura ou ainda pela diferena entre este e a retribuio do seu cargo efetivo.
Ver tambm: - Art. 3 da Lei n 7.936, de 09 de outubro de 2001: "Aplicam-se aos servidores policiais militares as disposies dos arts. 78 e 92 e seus respectivos pargrafos, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, com as alteraes decorrentes do art. 8 e seu pargrafo nico, da Lei n 6.932, de 19 de

janeiro

de

1996.

"

- 1 do art. 14 da Constituio Estadual, com redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: " 1 - As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento." - Redao do art. 78 de acordo com o art. 24 da Lei n 6.812, de 18 de janeiro de 1995. - Redao original: Art. 78 - O servidor investido em cargo de provimento permanente ter direito a perceber, pelo exerccio do cargo de provimento temporrio, gratificao equivalente a 30% (trinta por cento) do valor correspondente ao smbolo respectivo ou optar pelo valor integral do smbolo, que neste caso, ser pago como vencimento bsico enquanto durar a investidura.

Pargrafo nico - O servidor substituto perceber, a partir do 10 (dcimo) dia consecutivo, a remunerao do cargo do substitudo, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, sendo-lhe facultado exercer qualquer das opes previstas neste artigo, assegurada a contagem do tempo de servio respectivo para efeito de estabilidade econmica.
Subseo II Da Gratificao Natalina

Art. 79 - A gratificao natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor ativo fizer jus, no ms do exerccio, no respectivo ano. 1 - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como ms integral. 2 - Ao servidor inativo ser paga igual gratificao em valor equivalente aos respectivos proventos. 3 - A gratificao ser paga at o dia 20 (vinte) do ms de dezembro de cada ano. Art. 80 Fica assegurado o adiantamento da gratificao natalina, que ser pago no ms do aniversrio do servidor, independente da sua prvia manifestao, no podendo a importncia correspondente exceder metade da remunerao por este percebida no ms.
Redao do art. 80 de acordo com a Lei n 8.579, de 06 de maro de 2003. Redao original: Art. 80 - O adiantamento ser pago no ensejo das frias do servidor, sempre que este o requerer at 30 (trinta) dias antes do perodo de gozo, no podendo exceder metade da remunerao por este percebida no ms.

Pargrafo nico O pagamento do adiantamento de que trata este artigo, poder se dar no ensejo das frias ou no ms em que o funcionalismo em geral o perceba, desde que haja opo expressa do beneficirio, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias do ms do seu aniversrio.

Pargrafo nico acrescido ao art. 80 pela Lei n 8.579, de 06 de maro de 2003.

Art. 81 - A gratificao natalina estende-se aos ocupantes de cargo de provimento temporrio. Art. 82 - O servidor ocupante de cargo permanente ou temporrio, quando exonerado ou demitido, perceber sua gratificao natalina proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio, calculada sobre a remunerao do ms da exonerao ou demisso. Pargrafo nico Na hiptese de ter havido adiantamento em valor superior ao devido no ms da exonerao ou demisso, o excesso ser devolvido, no prazo de 30 (trinta) dias, findo o qual, sem devoluo, ser o dbito inscrito em dvida ativa. Art. 83 - A gratificao natalina no ser considerada para clculo de qualquer parcela remuneratria.
Subseo III Do Adicional por Tempo de Servio

Ver tambm: - Art. 4 da Lei n 6.935, de 24 de janeiro de 1996: "Aplicam-se aos Policiais Militares as disposies da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, relativas estabilidade econmica e gratificao adicional por tempo de servio, bem como a do seu art. 57 e seu pargrafo nico." Inciso XXXVI do art. 41 da Constituio Estadual, com redao de acordo com a Emenda Constitucional n 07 de 18 de janeiro de 1999: "Art. 41 - So direitos dos servidores pblicos civis, alm dos previstos na Constituio Federal: XXVI - adicional por tempo de servio prestado, a qualquer tempo, na Administrao Pblica Estadual direta, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista;"

Art. 84 - O servidor com mais de 5 (cinco) anos de efetivo exerccio no servio pblico ter direito por anunio, contnuo ou no, percepo de adicional calculado razo de 1% (um por cento) sobre o valor do vencimento bsico do cargo de que seja ocupante. 1 - Para efeito do adicional, considera-se de efetivo exerccio o tempo de servio prestado, sob qualquer regime de trabalho, na Administrao Pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal.
Ver tambm: - O inciso XXXVI do art. 41 da Constituio Estadual, com redao de acordo com a Emenda Constitucional n 07 de 18 de janeiro de 1999, revoga parcialmente esse dispositivo quando dispe: "Art. 41 - So direitos dos servidores pblicos civis, alm dos previstos na Constituio Federal: XXVI - adicional por tempo de servio prestado, a qualquer tempo, na Administrao Pblica Estadual direta, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista;"

2 - Para clculo do adicional, no sero computadas quaisquer parcelas

pecunirias, ainda que incorporadas ao vencimento para outros efeitos legais, exceto se j houver outra definio de vencimento prevista em lei. 3 - O servidor beneficiado pela estabilidade econmica na forma do art. 92 desta Lei, ter o adicional de tempo de servio a que faa jus calculado sobre o valor do smbolo do cargo em que tenha se estabilizado, quando for este superior ao vencimento do cargo permanente que ocupe.
3 acrescido ao art. 84 pelo art. 25 da Lei n 6.812, de 18 de janeiro de 1995.

Art. 85 - o adicional ser devido a partir do ms em que o servidor completar o anunio.


Subseo IV Dos Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas

Art. 86 - Os servidores que trabalham com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo permanente. 1 - Os direitos aos adicionais de que trata este artigo cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa a concesso.
Renumerado como 1 pelo art. 5 da Lei n 8.725, de 07 de agosto de 2003.

2 - O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade dever optar por um deles.
2 acrescido ao art. 86 pelo art. 5 da Lei n 8.725, de 07 de agosto de 2003.

Art. 87 - Haver permanente controle da atividade do servidor em operaes ou locais considerados insalubres, perigosos ou penosos. Pargrafo nico - A servidora gestante ou lactante ser afastada, enquanto durar a gestao e a lactao, das operaes e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em servio no perigoso. Art. 88 - Na concesso dos adicionais de insalubridade, periculosidade ou atividades penosas sero observadas as situaes previstas em legislao especfica. Art. 89 - O adicional de atividades penosas ser devido ao servidor pelo exerccio em localidade cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento.
Subseo V Do Adicional por Servio Extraordinrio

Ver tambm: - Art. 4 da Lei n 6.974, de 24 de julho de 1996: "So estendidos aos servidores policiais militares os adicionais por servio extraordinrio e noturno, incidentes sobre o soldo atribudo ao posto ou graduao, nos mesmos termos e condies previstos nos artigos 90 e 91, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, cabendo ao Poder Executivo estabelecer os critrios para a sua concesso."

Art. 90 - O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho, salvo em situaes especiais definidas em regulamento. Pargrafo nico Somente ser permitida a realizao de servio extraordinrio para atender situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de 2 (duas) horas dirias, podendo ser elevado este limite nas atividades que no comportem interrupo, consoante se dispuser em regulamento.
Redao do Pargrafo nico do art. 90 de acordo com o art. 1 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997. Redao original: Pargrafo nico - Somente ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitando o limite mximo de 02 (duas) horas dirias, conforme disposto em regulamento.
Subseo VI De Adicional Noturno

Ver tambm: - Art. 4 da Lei n 6.974, de 24 de julho de 1996: "So estendidos aos servidores policiais militares os adicionais por servio extraordinrio e noturno, incidentes sobre o soldo atribudo ao posto ou graduao, nos mesmos termos e condies previstos nos artigos 90 e 91, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, cabendo ao Poder Executivo estabelecer os critrios para a sua concesso."

Art. 91 - O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor-hora acrescido de 50% (cinqenta por cento). Pargrafo nico - Tratando-se de servio extraordinrio, o acrscimo a que se refere este artigo incidir sobre a remunerao prevista no artigo anterior.
SEO IV Da Estabilidade Econmica

Ver tambm: - Art. 4 da Lei n 6.935, de 24 de janeiro de 1996: "Aplicam-se aos Policiais Militares as disposies da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, relativas estabilidade econmica e gratificao adicional por tempo de servio, bem como a do seu art. 57 e seu pargrafo nico."

Art. 92 - Ao servidor que tiver exercido, por 10 (dez) anos, contnuos ou

no, cargo de provimento temporrio, assegurada estabilidade econmica, consistente no direito de continuar a perceber, no caso de exonerao ou dispensa, como vantagem pessoal, retribuio equivalente a 30% (trinta por cento) do valor do smbolo correspondente ao cargo de maior hierarquia que tenha exercido por mais de 2 (dois) anos ou a diferena entre o valor deste e o vencimento do cargo de provimento permanente.
Ver tambm: - Art. 268 desta Lei: "Aplicar-se-o aos casos de vantagem pessoal por estabilidade econmica, concedidos at a vigncia desta Lei, as regras estabelecidas no artigo 92, vedado o pagamento de quaisquer parcelas retroativas." - Art. 1, inciso V da Lei n 8.214, de 02 de abril de 2002: "o tempo de servio prestado no cargo de Secretrio ou equivalente ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para integralizao do decnio aquisitivo do direito vantagem prevista no art. 92, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, cuja fixao do valor ser feita, no caso de permanncia neste cargo por mais de dois anos, no smbolo correspondente ao cargo de provimento temporrio da administrao direta que mais se aproxime do valor percebido no cargo poltico;" - Art. 3 da Lei n 7.936, de 09 de outubro de 2001: "Aplicam-se aos servidores policiais militares as disposies dos arts. 78 e 92 e seus respectivos pargrafos, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, com as alteraes decorrentes do art. 8 e seu pargrafo nico, da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996. " - Art. 39 da Constituio Estadual (redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 19 de janeiro de 1999): "Ao servidor que exercer por dez anos, contnuos ou no, cargos em comisso e funes de confiana, assegurado o direito de continuar a perceber, no caso de exonerao ou dispensa, como vantagem pessoal, o valor do vencimento correspondente ao cargo de maior hierarquia que tenha exercido por mais de dois anos contnuos, obedecido para o clculo o disposto em lei." - Art. 8 da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996: "Somente poder ser computado para o fim da estabilidade econmica, prevista no art. 92, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, o tempo de exerccio em cargo de provimento temporrio ou em funo de confiana no servio pblico estadual. Pargrafo nico - Nas hipteses de transformao do cargo de provimento temporrio ou da alterao do respectivo smbolo, o servidor ter computado no novo cargo ou smbolo o tempo de exerccio no cargo ou smbolo anteriores."

1 - O tempo de exerccio em cargos em comisso ou funes de confiana, para efeito de reconhecimento do direito estabilidade econmica, que se constitui com a exonerao ou dispensa do cargo de provimento temporrio, fixando-se neste momento seu correspondente valor, somente poder ser computado em um vnculo funcional efetivo, vedado o seu fracionamento para aquisio do mesmo benefcio em outro vnculo de igual natureza que porventura o servidor esteja investido.
Redao do 1 do art. 92 de acordo com a Lei n 8.725, de 07 de agosto de 2003. Redao original: 1- O direito a estabilidade se constitui com a exonerao ou dispensa do cargo de provimento temporrio, sendo o valor correspondente fixado neste momento.

2 - A vantagem pessoal por estabilidade econmica ser reajustada sempre que houver modificao no valor do smbolo em que foi fixada, observando-se as correlaes e transformaes estabelecidas em lei. 3 - O servidor beneficiado pela estabilidade econmica que vier a ocupar outro cargo de provimento temporrio dever optar, enquanto perdurar esta situao, entre a vantagem pessoal j adquirida e o valor da gratificao pertinente ao exerccio do novo cargo. 4 - O servidor beneficiado pela estabilidade econmica que vier a ocupar, por mais de 2 (dois) anos, outro cargo de provimento temporrio, poder obter a modificao do valor da vantagem pessoal, passando esta a ser calculada com base no valor do smbolo correspondente ao novo cargo. 5 - O valor da estabilidade econmica no servir de base para clculo de qualquer outra parcela remuneratria. 6 - Para os efeitos deste artigo ser computado o tempo de: a) exerccio de cargo em comisso, direo, chefia e assessoramento superior e intermedirio na administrao direta, nas autarquias e nas fundaes; b) exerccio de funes de confiana formalmente institudas nas empresas pblicas e nas sociedades de economia mista. 7 - A incorporao da vantagem pessoal, nas hipteses do pargrafo anterior, ser calculada e fixada com base no valor do smbolo correspondente ao cargo de provimento temporrio da administrao direta, da autarquia ou da fundao, onde seja o servidor lotado, que mais se aproxime do percebido pelo mesmo, no podendo exceder o valor do smbolo correspondente ao cargo de maior hierarquia. 8 - A concesso de estabilidade econmica, com utilizao de tempo de servio prestado na forma da alnea "b" do 6 deste artigo, s poder ocorrer findo o prazo do estgio probatrio.
CAPTULO III Das Frias

Ver tambm: - Decreto n 9.312, de 20 de janeiro de 2005 - Altera o Decreto n 3.634, de 01 de novembro de 1994, que regulamenta o Captulo III do Ttulo III, artigos 93 a 97 da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, e regulamenta a indenizao de frias no gozadas, por necessidade imperiosa de servio, prevista no artigo 7, 1 da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996. - Art. 1, inciso VI da Lei n 8.214, de 02 de abril de 2002: "durante o tempo de exerccio no cargo de Secretrio de Estado ou equivalente, ao servidor ser assegurado o benefcio

disciplinado nos arts. 94 a 96, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994;" - Art. 7 da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1993: "O servidor pblico estadual, civil ou militar, desligado do servio pblico, qualquer que seja a causa, ou afastado por motivo de aposentadoria, transferncia para a reserva remunerada ou reforma, antes de completado o perodo de 12 (doze) meses de que trata o 1, do art. 93, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994, ter direito indenizao pelas frias proporcionais, correspondentes a 1/12 (um doze avos) da ltima remunerao percebida, por ms de trabalho, considerando-se como ms integral a frao igual ou superior a 15 (quinze) dias. 1 - Devero tambm ser indenizadas as frias que, pelos motivos referidos neste artigo ou por necessidade imperiosa de servio, no tenham sido gozadas, observando-se para determinao de seu valor a proporcionalidade entre a durao prevista para as frias e o nmero de faltas registradas no correspondente perodo aquisitivo, conforme incisos I a IV, do 1, do art. 93, da Lei n 6.677, de 26 de setembro de 1994. 2 - ra os fins deste artigo, no ser considerado desligamento a exonerao de servidor que seja exclusivamente ocupante de cargo de provimento temporrio, seguida da imediata investidura em outro cargo de igual natureza, no mesmo rgo ou entidade da administrao pblica estadual, desde que no ocorra interrupo de exerccio funcional." - Decreto n 3.634, de 01 de novembro de 1994 Regulamenta o Captulo III do Ttulo III, arts. 93 a 97 desta Lei.

Art. 93 - O servidor gozar, obrigatoriamente, frias anuais, que podem ser acumuladas, no caso de necessidade do servio, at o mximo de 2 (dois) perodos, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica.
Decreto n 3.634, de 01 de novembro de 1994 Regulamenta o Captulo III do Ttulo III, arts. 93 a 97 desta Lei.

1 - O servidor ter direito a frias aps cada perodo de 12 (doze) meses de efetivo exerccio, na seguinte proporo: III III IV 30 (trinta) dias corridos, quando no houver tido mais de 5 (cinco) faltas; 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

2 - As frias sero gozadas de acordo com a escala organizada pela unidade administrativa competente. 3 - As frias podero ser parceladas em at 03 (trs) etapas, desde que

sejam assim requeridas pelo servidor, e sempre no interesse da administrao pblica, hiptese em que o pagamento dos acrscimos pecunirios ser efetuado quando do afastamento do servidor para o gozo do primeiro perodo.
3 acrescido ao art. 93 pelo art. 9 da Lei n 9.003, de 30 de janeiro de 2004.

Art. 94 - Independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das frias, um acrscimo de 1/3 (um tero) da remunerao correspondente ao perodo de gozo.
Decreto n 3.634, de 01 de novembro de 1994 Regulamenta o Captulo III do Ttulo III, arts. 93 a 97 desta Lei.

Art. 95 - facultado ao servidor converter 1/3 (um tero) do perodo de frias, a que tiver direito, em abono pecunirio, desde que a requeira com antecedncia mnima de 60 (sessenta) dias, a critrio da administrao.
Redao do art. 95 de acordo com o art. 6 da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996. Redao original: Art. 95 - facultado ao servidor converter 1/3 (um tero) do perodo de frias, a que tiver direito, em abono pecunirio, desde que o requeira no perodo de programao de frias. Decreto n 3.634, de 01 de novembro de 1994 Regulamenta o Captulo III do Ttulo III, arts. 93 a 97 desta Lei.

Pargrafo nico No clculo do abono pecunirio ser considerado o valor do acrscimo de frias previsto no artigo 94. Art. 96 - O pagamento do acrscimo previsto no artigo 94 e, quando for o caso, do abono previsto no artigo anterior, ser efetuado no ms anterior ao incio das frias.
Decreto n 3.634, de 01 de novembro de 1994 Regulamenta o Captulo III do Ttulo III, arts. 93 a 97 desta Lei.

Art. 97 - As frias somente podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral e, ainda, por motivo de superior interesse pblico, mediante ato fundamentado.
Decreto n 3.634, de 01 de novembro de 1994 Regulamenta o Captulo III do Ttulo III, arts. 93 a 97 desta Lei.
CAPTULO IV Das Licenas SEO I Disposies Gerais

Art. 98 - Conceder-se- licena ao servidor, alm das previstas nos incisos IV, V e VI do artigo 120: III III IV VVI por motivo de doena em pessoa da famlia; por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; para prestar o servio militar obrigatrio; para concorrer a mandato eletivo e exerc-lo; prmio por assiduidade; para tratar de interesse particular;

VII - para o servidor-atleta participar de competio oficial. 1 - O servidor no poder permanecer em licena por perodo superior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo nos casos dos incisos II, III e IV. 2 - Ao ocupante de cargo de provimento temporrio, no titular de cargo de provimento permanente, somente sero concedidas as licenas previstas nos incisos IV, V e VI do artigo 120. Art. 99 - A licena concedida dentro de 60 (sessenta) dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao.
SEO II Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia

Art. 100 - Poder ser concedida licena ao servidor, por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, do padrasto ou madrasta, dos filhos, dos enteados, de menor sob guarda ou tutela, dos avs e dos irmos menores ou incapazes, mediante prvia comprovao por mdico ou junta mdica oficial.
Ver tambm: - Art. 41, inciso XX da Constituio Estadual, com redao dada pelo art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "Art. 41 - So direitos dos servidores pblicos civis, alm dos previstos na Constituio Federal: XX - garantia de licena para acompanhar familiar doente, na forma da lei; "

1 - A licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo, o que dever ser apurado atravs de acompanhamento social. 2 - vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena. Art. 101 - A licena de que trata o artigo anterior ser concedida:

III III -

com remunerao integral, at 3 (trs) meses; com 2/3 (dois teros) da remunerao, quando exceder a 3 (trs) e no ultrapassar 06 (seis) meses; com 1/3 (um tero) da remunerao, quando exceder a 6 (seis) e no ultrapassar 12 (doze) meses.

SEO III Da Licena por Motivo de Afastamento do Cnjuge

Art. 102 - Poder ser concedida licena ao servidor para acompanhar cnjuge ou companheiro, servidor pblico estadual, que for deslocado para outro ponto do Estado ou do pas, para o exterior ou para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 1 - A licena prevista no caput deste artigo ser sem remunerao. 2 - Ocorrendo o deslocamento no territrio estadual, o servidor poder ser lotado, provisoriamente, em repartio da administrao estadual direta, autrquica ou fundacional, desde que para exerccio de atividade compatvel com seu cargo.
SEO IV Da Licena para prestar o Servio Militar Obrigatrio

Art. 103 - Ao servidor convocado para o servio militar obrigatrio ser concedida licena, sem remunerao, na forma e nas condies previstas na legislao especifica. Pargrafo nico - Concludo o servio militar obrigatrio, o servidor ter at 30 (trinta) dias para reassumir o exerccio do cargo.
SEO V Da Licena para Concorrer a Mandato Eletivo e Exerc-lo

Art. 104 - O servidor se licenciar para concorrer a mandato eletivo na forma da legislao eleitoral. Art. 105 - Eleito, o servidor ficar afastado do exerccio do cargo a partir da posse. Art. 106 - Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposies: III tratando-se de mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; tratando-se de mandato de vereador:

a) havendo compatibilidade de horrios, perceber a remunerao de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; b) no havendo compatibilidade de horrios, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. 1 - No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuir para a seguridade social como se em exerccio estivesse. 2 - O servidor investido em mandato eletivo no poder ser relotado ou removido de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.
SEO VI Da Licena Prmio por Assiduidade

Art. 107 - O servidor ter direito licena-prmio de 3 (trs) meses em cada perodo de 5 (cinco) anos de exerccio efetivo e ininterrupto, sem prejuzo da remunerao.
Ver tambm: - art. 41, inciso XXVIII da Constituio Estadual: "Art. 41 - So direitos dos servidores pblicos civis, alm dos previstos na Constituio Federal: XXVIII - licena prmio de trs meses por quinqnio de servios prestados Administrao Pblica Estadual direta, autrquica e fundacional, assegurado o recebimento integral das gratificaes percebidas, ininterruptamente, h mais de seis meses, salvo as relativas ao exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana;

Pargrafo nico Para efeito de licena-prmio, considera-se de efetivo exerccio o tempo de servio prestado pelo servidor na Administrao Pblica direta e indireta, da Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal, independentemente do regime de trabalho.
Pargrafo nico revogado pelo art. 2 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999.

Art. 108 - No se conceder licena-prmio a servidor que, no perodo aquisitivo: III sofrer penalidade disciplinar de suspenso; afastar-se do cargo em virtude de : a) licena para tratamento de sade em pessoa da famlia; b) licena para tratar de interesse particular; c) condenao a pena privativa de liberdade, por sentena definitiva;

d) afastamento companheiro. III -

para

acompanhar

cnjuge

ou

faltar injustificadamente ao servio por mais de 15 (quinze) dias por ano ou 45 (quarenta e cinco) por quinqunio.

Art. 109 - O direito de requerer licena-prmio no prescreve, nem est sujeito a caducidade. Art. 110 - O servidor que estiver em regime de acumulao, nas hipteses previstas na Constituio, ter direito a licena-prmio correspondente a ambos os cargos, contando-se, porm, separadamente, o tempo de servio em relao a cada um deles.
SEO VII Da Licena para Tratar de Interesse Particular

Art. 111 - A critrio da administrao, poder ser concedida ao servidor licena para tratar de interesse particular, pelo prazo de 3 (trs) anos consecutivos, sem remunerao, prorrogvel uma nica vez, por igual perodo.
Redao do art. 111 de acordo com o art. 1 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997. Redao original: Art. 111 - A critrio da administrao, poder ser concedida ao servidor licena para tratar de interesse particular, pelo prazo de at 2 (dois) anos consecutivos, sem remunerao.

1 - O servidor dever aguardar em servio a concesso da licena. 2 - A licena poder ser interrompida a qualquer tempo, a pedido do servidor ou por motivo de interesse pblico, mediante ato fundamentado. 3 - No ser concedida nova licena antes de decorridos 2 (dois) anos do trmino da anterior, salvo para completar o perodo de que trata este artigo. 4 - No ser concedida licena a servidor nomeado, removido ou relotado, antes de completar 2 (dois) anos do correspondente exerccio.
SEO VIII Da Licena para o Servidor-atleta participar de competio oficial

Art. 112 - Ser concedida licena ao servidor-atleta selecionado para representar o Estado ou o Pas, durante o perodo da competio oficial, sem prejuzo de remunerao.
CAPTULO V Das Concesses

Art. 113 - Sem qualquer prejuzo, poder o servidor ausentar-se do servio:

III III -

por 1 (um) dia, para doao de sangue; por 2 (dois) dias, para alistamento eleitoral; por 8 (oito) dias consecutivos, por motivo de: a) casamento; b) falecimento de cnjuge, companheiro, pais, padrasto ou madrasta, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos, desde que comprovados com atestado de bito.

IV -

at 15 (quinze) dias, por perodo de trnsito, compreendido como o tempo gasto pelo servidor que mudar de sede, contados da data do desligamento.

Art. 114 - Poder ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade do horrio escolar com o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Pargrafo nico Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrios na repartio, respeitada a durao semanal do trabalho. Art. 115 - Ao servidor-estudante que mudar de sede em virtude de interesse da administrao, assegurado, na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio oficial estadual de ensino, em qualquer poca, independentemente de vaga, na forma e condies estabelecidas em legislao especfica. Pargrafo nico O disposto neste artigo estende-se ao cnjuge ou companheiro, aos filhos e enteados do servidor que vivam na sua companhia, assim como aos menores sob sua guarda ou tutela, com autorizao judicial.
CAPTULO VI Do Tempo de Servio

Art. 116 - contado para todos os efeitos o tempo de servio pblico estadual. Art. 117 - A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerando-se estes como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Art. 118 - Alm das ausncias ao servio previstas no artigo 113, so considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: III frias; exerccio de cargo de provimento temporrio ou

equivalente, em rgo ou entidade do prprio Estado, da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal; III IV VVI participao em programa de treinamento regularmente institudo; desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital; prestao do servio militar obrigatrio; participao em jri e em outros servios obrigatrios por lei;

VII - misso ou estudos em outros pontos do territrio nacional ou no exterior, quando o afastamento houver sido autorizado pela autoridade competente; VIII - abono de falta, a critrio do chefe imediato do servidor, no mximo de 3 (trs) dias por ms, desde que no seja ultrapassado o limite de 12 (doze) por ano; IX Xpriso do servidor, quando absolvido por deciso judicial passada em julgado; afastamento preventivo do servidor, quando do processo no resultar punio, ou esta se limitar penalidade de advertncia; licena: a) gestante, adotante e licena-paternidade; b) para tratamento da prpria sade; c) por motivo de acidente em servio ou por doena profissional; d) prmio por assiduidade; e) para o servidor-atleta. XII disponibilidade para o exerccio de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical, nos termos do artigo 40, exceto para efeito de promoo por merecimento.

XI -

Art. 119 - Contar-se- para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

Ver tambm: - 1 do art. 42, da Constituio Estadual, com redao dada pela Emenda Constitucional n 07 de 18 de janeiro de 1999: "O tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente, para efeito de disponibilidade." - Art. 9 da Emenda Constitucional n 07, de janeiro de 1999 : "Observado o disposto no art. 40, 10, da Constituio Federal, o tempo de servio considerado pela legislao vigente para efeito de aposentadoria, cumprido at que a lei discipline a matria, ser contado como tempo de contribuio. "

III III IV -

o tempo de servio pblico prestado Unio, aos Estados, aos Municpios e ao Distrito Federal; a licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do servidor, at 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias; a licena para concorrer a mandato eletivo; o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no servio pblico estadual; o tempo de servio relativo a tiro de guerra; at 10 (dez) anos do tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social, desde que um decnio, pelo menos, no servio pblico estadual, ressalvada a legislao federal regulamentadora da matria.

VVI -

1 - Computar-se-o ainda, em dobro, para efeito de aposentadoria, como de efetivo exerccio, os perodos de licena-prmio no gozados.
OBS: A Emenda Constitucional n 07 de 18 de janeiro de 1999, baseada no art. 40, 1 da Constituio Federal (redao de acordo com o art. 1 da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998), dispe que, A Lei no poder estabelecer a qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio, revogando portanto o 1 do art. 119 desta Lei."

2 - O tempo de servio a que se refere o inciso I deste artigo no poder ser contado com quaisquer acrscimos ou em dobro, salvo se houver dispositivo correspondente na legislao estadual. 3 - O tempo em que o servidor esteve aposentado ou em disponibilidade, na hiptese de reverso prevista no artigo 34 e na hiptese de verificao de erro da Administrao, que torne insubsistente o ato de aposentadoria, bem como no caso de aproveitamento previsto no artigo 38, ser contado para o efeito de nova aposentadoria e para o de disponibilidade, respectivamente.

Redao do 3 do art. 119 de acordo com o art. 1 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997. Redao original: 3 - O tempo em que o servidor esteve aposentado ou em disponibilidade, nas hipteses de reverso e aproveitamento previstas nos artigos 34 e 38, respectivamente, apenas ser contado para nova aposentadoria ou disponibilidade.

4 - O tempo de servio, a que se refere o inciso II do artigo 118 e os incisos I e IV deste artigo, ser computado vista de comunicao de freqncia ou de certido expedida pela autoridade competente. 5 - vedada a contagem cumulativa ou recproca de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo, funo ou emprego em rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, dos Municpios, do Distrito Federal, das fundaes pblicas, das sociedades de economia mista e das empresas pblicas.
CAPTULO VII Dos Benefcios

Art. 120 - So benefcios do servidor, alm dos previstos na legislao de previdncia e assistncia estadual: III III IV VVI aposentadoria; auxlio-natalidade; salrio-famlia; licena para tratamento de sade; licena gestante, adotante e paternidade; licena por acidente em servio.
SEO I Da Aposentadoria

Art. 121 - O servidor pblico ser aposentado:


Ver tambm: Art. 40 da Constiuio Federal, com redao dada pela Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003: "Art. 40 - Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. 1 - Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17."

I-

por invalidez permanente com proventos integrais, quando motivada por acidente em servio, molstia

profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei, e, com proventos proporcionais, nos demais casos;
Ver tambm: - 1 do inciso I do art. 40 da Constituio Federal, com a redao dada pela Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003: "I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei."

II -

compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio;

Ver tambm: - 1 do inciso II do art. 40 da Constituio Federal, com redao dada pela Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003: "II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio."

III -

voluntariamente.

Ver tambm: - 1 do inciso III do art. 40 da Constituio Federal, com a redao dada pela Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003: "III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio."
Subseo I Da Aposentadoria por Invalidez Permanente

Art. 122 - Ser aposentado por invalidez permanente o servidor que, estando em gozo de licena para tratamento de sade ou por acidente em servio, for considerado definitivamente incapacitado para o servio pblico, por motivo de deficincia fsica, mental ou fisiolgica. Art. 123 - A aposentadoria por invalidez permanente ser precedida de licena para tratamento de sade ou por acidente em servio, por perodo no excedente a 24 (vinte e quatro) meses. Pargrafo nico - A concesso da aposentadoria depender da verificao da condio de incapacidade, mediante exame mdico-pericial a cargo de junta mdica oficial do Estado e produzir efeitos a partir da data da publicao do ato concessrio. Art. 124 - Em caso de doena grave que necessite de afastamento compulsrio, a aposentadoria por invalidez permanente independer de licena para

tratamento de sade, desde que o requerimento seja embasado em laudo conclusivo da medicina especializada, ratificado pela junta mdica oficial do Estado. Pargrafo nico Consideram-se doenas graves que requerem afastamento compulsrio, tuberculose ativa, hansenase, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servio pblico, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avanado da doena de Paget (ostete deformante), sndrome da deficincia imunolgica adquirida (AIDS), esclerose mltipla, contaminao por radiao e outras que a lei indicar, com base na medicina especializada. Art. 125 - A aposentadoria por invalidez permanente ter proventos integrais, quando decorrer de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, avaliadas por junta mdica oficial do Estado, e, proporcionais, nos demais casos.
Ver tambm: 1 e inciso I do art. 40 da Constituio Federal, com a redao dada pelo art. 1 da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003: " 1 - Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17. I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei.
Subseo II Da Aposentadoria Compulsria

Art. 126 - O servidor ser aposentado compulsoriamente ao completar 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio.
Ver tambm: - Art. 42 e inciso II da Constituio Estadual, com redao dada pelo art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "Art. 42 - Aos servidores titulares de cargos efetivos do Estado e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, bem como o que dispe a Constituio Federal, e sero aposentados: II compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; "

- 1 e inciso I do do art. 40 da Constituio Federal, com a redao dada pelo art. 1 da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998: " 1 - Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei;"

- Art. 9 da Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996: "O servidor ocupante de emprego de


provimento permanente, que, em 26 de setembro de 1994, contava com, no mnimo, 70 (setenta) anos de idade e no detinha a situao de aposentado por qualquer instituio previdenciria federal, estadual ou municipal, ser declarado integrado, naquela data, no regime jurdico nico, institudo pela Lei n 6.677, da mesma data, com direito aposentadoria prevista para a hiptese na Constituio Federal."

Pargrafo nico - O servidor se afastar, imediata e obrigatoriamente, no dia subsequente ao que completar 70 (setenta) anos de idade.
Subseo III Da Aposentadoria Voluntria

Art. 127 - O servidor poder ser aposentado voluntariamente: III aos 35 (trinta e cinco) anos de servio, se homem, e aos 30 (trinta), se mulher, com proventos integrais; aos 30 (trinta) anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor e aos 25 (vinte e cinco), se professora, com proventos integrais; aos 30 (trinta) anos de servio, se homem, e aos 25 (vinte e cinco), se mulher, com proventos proporcionais a este tempo; aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e aos 60 (sessenta), se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio.

III -

IV -

Ver tambm: - Art. 6 da Lei n 9.003, de 30 de janeiro de 2004: " assegurada a concesso de aposentadoria, a qualquer tempo, aos servidores pblicos, bem como penso aos seus dependentes que, at a publicao da Emenda Constitucional Federal n 41, de 19 de dezembro de 2003, tenham cumprido todos os requisitos para obteno desses benefcios, com base na legislao ento vigente. "

- Regras previstas nos arts. 2, 3, 6 e 10 da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de


2003.

- Inciso III e 5 da Constituio Federal, com redao dada pelo art. 1 da Emenda
Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998: "III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. 5 - Os requisitos da idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, em

relao ao disposto no 1 , III, a, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio."

Pargrafo nico O tempo de servio em atividade comum, exercido alternadamente com atividade enquadrada no inciso II deste artigo, ser somado, aps a respectiva converso, segundo critrios de equivalncia estabelecidos em regulamento, para efeito de aposentadoria.
- Aplcvel a norma do Pargrafo nico somente aos servidores que renem os requisitos para inativao at 16 de dezembro de 1998. - 4 do art. 40 da Constituio Federal, com redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998: " vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados os casos de atividades exercidas exclusivamente sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, definidos em lei complementar." - Pargrafo nico acrescido ao art. 127 pelo art. 1 da Lei n 7.188, de 02 de outubro de 1997.
Subseo IV Da Aposentadoria em Cargo de Provimento Temporrio

Art. 128 - A aposentadoria garantida pelos pargrafos 4 e 6 do artigo 42 da Constituio do Estado ao servidor da administrao direta, autrquica e fundacional, que tiver exercido exclusivamente cargo de provimento temporrio, no qual esteja investido, ser concedida:
Ver tambm: - 13 do art. 40 da Constituio Federal, que de acordo com a redao dada pelo art. 1 da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, revoga o art. 128 e seus incisos: " 13 - Ao servidor ocupante exclusivamente de cargo em comiso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social." - Redao do art. 128 de acordo com art. 1 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997. - Redao original: Art. 128 - O servidor da administrao direta, autrquica e fundacional, que tiver exercido, exclusivamente, cargos de provimento temporrio, ser aposentado com a observncia das regras deste Captulo.

Iaos 35 (trinta e cinco) anos de servio pblico estadual, se homem, e aos 30 (trinta), se mulher, com proventos integrais;
Inciso I acrescido ao art. 128 pelo art. 1 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997.

II -

aos 30 (trinta) anos de servio pblico

estadual, se homem, e aos 25 (vinte e cinco), se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo.
Inciso II do art. 128 acrescido pelo art. 1 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997.

Pargrafo nico - .No se aplica o disposto neste artigo s aposentadorias previstas no inciso IV do artigo anterior.
Pargrafo nico do art. 128 revogado pelo art. 14 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997.

Art. 129 - Os proventos da aposentadoria em cargo de provimento temporrio sero fixados com base no valor do smbolo correspondente ao cargo exercido pelo servidor, continuamente, nos 2 (dois) ltimos anos imediatamente anteriores data do ato concessrio da aposentadoria. Pargrafo nico - Na hiptese de o servidor ter exercido mais de um cargo de provimento temporrio de smbolos diferentes, nos 2 (dois) ltimos anos imediatamente anteriores data do ato concessrio da aposentadoria, os proventos respectivos sero fixados de acordo com a mdia do valor dos smbolos dos ltimos 4 (quatro) anos, considerados os valores respectivos na data da aposentao.
13 do art. 40 da Constituio Federal, que de acordo com a redao dada pelo art. 1 da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, revoga o art. 128 desta Lei.
Subseo V Das Disposies Gerais sobre Aposentadoria

Art. 130 - A aposentadoria voluntria com proventos integrais ou proporcionais, produzir efeitos a partir da data de publicao do ato concessrio, ressalvada a hiptese do pargrafo nico, caso em que seus efeitos retroagem data do afastamento.
Ver tambm: - 2, 3 e 4 do art. 40, da Constituio Federal, com redao dada pela Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003: " 2 - Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 3 - Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio de sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia de que tratam este artigo e o art. 201, na forma da lei. 4 - vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados os casos de atividades exercidas exclusivamente sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, definidos em lei complementar."

- Art. 2 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999, revoga o inciso XXIX do art.
41, da Constituio Estadual.

Pargrafo nico - O servidor, aps comprovado o tempo de servio, poder se afastar das suas funes, na hiptese de aposentadoria com proventos integrais, se assim o requerer, computando-se o tempo de servio respectivo, para todos os efeitos, at a data do afastamento.
Ver tambm: - Art. 2 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: revoga o inciso XXIX do art. 41 da Constituio Estadual que assegurava ao servidor pblico o afastamento de suas funes, aps requerer aposentadoria com proventos integrais e juntar aos autos certido de tempo de servio expedida pelo rgo competente.

Art. 131 - vedada a percepo cumulativa de aposentadorias concedidas pelo poder pblico ou por qualquer instituio oficial de previdncia.
Ver tambm: - 10 do art. 37 da Constituio Federal, com redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 16 de dezembro de 1998 : " vedada a participao simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao."

- 6 do art. 40 da Constituio Federal, com redao dada pela Emenda Constitucional n 20,
de 16 de dezembro de 1998: "Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis na forma desta Constituio, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia previsto neste artigo." 4 do art. 42 da Constituio Estadual, com redao dada pela Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999 Art. 11 da Emenda Constitucional n 20 de 16 de dezembro de 1998: "A vedao prevista no art.. 37, 10, da Constituio Federal, no se aplica aos membros de poder e aos inativos, servidores e militares, que, at a publicao desta Emenda, tenham ingressado novamente no servio pblico por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, e pelas demais formas previstas na Constituio Federal, sendo-lhes proibida a percepo de mais de uma aposentadoria pelo regime de previdncias a que se refere o art. 40 da Constituio Federal, aplicando-se-lhes, em qualquer hiptese, o limite de que trata o 11 deste mesmo artigo."

1 - Verificada a inobservncia do disposto neste artigo, o pagamento da aposentadoria ser suspenso, ficando o interessado obrigado a devolver as importncias indevidamente recebidas, atualizadas, a partir da percepo cumulativa, sem prejuzos de outras sanes previstas em lei. 2 - O disposto neste artigo no se aplica percepo de aposentadorias decorrentes da acumulao de cargos pblicos, nos termos da Constituio Federal, ou

originrias de contribuio instituio oficial, como autnomo, ou de relao empregatcia com entidade no oficial, que no tenham sido computadas. Art. 132 - Os proventos da aposentadoria em cargo de provimento permanente sero fixados com base no respectivo vencimento, no podendo exceder o limite estabelecido no artigo 54.
Ver tambm: - Art. 40, 1, 2 e 3 da Constituio Federal, com redao de acordo com a Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003.

1 - Incluem-se, na fixao dos proventos integrais ou proporcionais, as gratificaes e vantagens percebidas por 5 (cinco) anos consecutivos ou 10 (dez) interpolados, calculados pela mdia percentual dos ltimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores ao ms civil em que for protocolado o pedido de aposentadoria ou quele em que for adquirido o direito aposentao, salvo disposio prevista em legislao especfica.
Redao do 1 do art. 132 de acordo com o art. 3 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997. Redao original: 1 - Incluem-se na fixao dos proventos integrais ou proporcionais, as gratificaes e vantagens percebidas por 5 (cinco) anos consecutivos ou 10 (dez) interpolados, calculadas pela mdia percentual dos ltimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores data em que for protocolado o pedido da aposentadoria, salvo disposies previstas na legislao especfica.

2 - Na aposentadoria por invalidez permanente, as gratificaes e vantagens incorporam-se aos proventos, independentemente do tempo de percepo.
Ver tambm: - Inciso I, 1 do art. 40, da Constituio Federal, com redao de acordo com a Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003.

3 - Os proventos da aposentadoria sero calculados com observncia do disposto no artigo 53 e revistos nas mesmas propores e data em que se modificar a remunerao dos servidores ativos, sendo tambm estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens concedidos posteriormente aos servidores em atividade; inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria.
Ver tambm: - Art. 5 da Lei n 9.003, de 30 de janeiro de 2004: "Observado o disposto no art. 37, XI, da Constituio Federal, os proventos de aposentadoria dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo e as penses dos seus dependentes pagos pelo Estado, suas autarquias e fundaes, em fruio na data de publicao da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003, bem como os proventos de aposentadoria dos servidores e as penses dos dependentes abrangidos pelo art. 3 da referida Emenda, sero revistos na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados e pensionistas quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo

em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso."

- Art. 2, 1 inciso I; art. 3 2; arts. 6 da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de


2003.

- Art. 40, 2, 3, 8 e 17 da Constituio Federal, com as alteraes introduzidas pelas Emendas Constitucionais nos. 20, de 15 de dezembro de 1998 e 41, de 19 de dezembro de 2003. 4 - Para efeito do disposto no 1 deste artigo, somam-se indistintamente os perodos de percepo: Ido adicional de funo e das gratificaes pelo regime de tempo integral e dedicao exclusiva e por condies especiais de trabalho; dos adicionais de periculosidade e insalubridade e da gratificao por condies especiais de trabalho, esta ltima quando concedida com o objetivo de compensar o exerccio funcional nas condies referidas.

II -

Inciso II acrescido ao art. 132 pela Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997.

Art. 133 - Os proventos da aposentadoria no podero ser inferiores a 1/3 (um tero) da remunerao da atividade, respeitado o menor vencimento do Estado. Art. 134 - O servidor que contar tempo de servio para aposentadoria com proventos integrais ser aposentado: Icom proventos correspondentes ao vencimento da classe imediatamente superior, se ocupante de cargo de carreira; II com proventos aumentados em 20% (vinte por cento), se ocupante de cargo isolado ou da ltima classe da carreira. Pargrafo nico Somente far jus aos benefcios previstos neste artigo o servidor que, na data do ato concessrio da aposentadoria, perceber vantagens no incorporveis aos proventos.
Art. 134 e seus incisos revogados pelo art. 14 da Lei n 7.023, de 23 de janeiro de 1997.

Art. 135 - As vantagens da aposentadoria por mais de 30 (trinta) anos de servio, se mulher, ou 35 (trinta e cinco), se homem, prestados exclusivamente no servio pblico estadual, abrangero as do cargo de provimento temporrio, se o servidor, na data

do ato concessrio da aposentadoria, neste estiver investido e contar com mais de 15 (quinze) anos de exerccio.
SEO II Do auxlio-natalidade

Art. 136 - O auxlio-natalidade devido ao servidor por motivo de nascimento de filho, inclusive no caso de natimorto, no valor equivalente ao do menor nvel da escala de vencimentos do servidor pblico estadual. 1 - Na hiptese de parto mltiplo, o valor ser pago por nascituro. 2 - O benefcio referido neste artigo inacumulvel quando os pais forem servidores pblicos do Estado.
SEO III Do salrio-famlia

Art. 137 - O salrio-famlia ser pago aos servidores ativos e inativos que tiverem os seguintes dependentes:
Ver tambm: - Art. 1 da Lei n 7.815, de 29 de maio de 2001: "As cotas de salrio-famlia concedidas at 31 de maro de 2001, a servidores pblicos estaduais, civis e militares, ativos e inativos, que percebam remunerao mensal superior ao limite estabelecido para concesso deste benefcio pelo Regime Geral da Previdncia Social, tero os seus correspondentes valores convertidos em vantagem pessoal irreajustvel, que ser paga conjuntamente com a remunerao de cada ms, sobre a qual no incidir qualquer desconto ou vantagem. Pargrafo nico - A vantagem pessoal prevista neste artigo ser paga enquanto perdurar a condio de dependncia que motivou a concesso do benefcio, procedendo-se ao seu cancelamento no ms seguinte ao da ocorrncia do ato ou fato que determine a suspenso do respectivo pagamento."

III -

filho menor de 18 (dezoito) anos; filho invlido ou excepcional de qualquer idade, desde que devidamente comprovada sua incapacidade mediante inspeo mdica pelo rgo competente do Estado; filho estudante, desde que no exera atividade remunerada, at a idade de 24 (vinte e quatro) anos; cnjuge invlido, que seja comprovadamente incapaz, mediante inspeo mdica feita pelo rgo competente do Estado, e que no perceba remunerao.

III IV -

Pargrafo nico Estende-se o benefcio deste artigo aos enteados ou tutelados e aos menores que, mediante autorizao judicial, estejam submetidos guarda do servidor.

Art. 138 - O salrio-famlia corresponder a 7% (sete por cento) do menor nvel da escala de vencimentos do servidor pblico estadual. Pargrafo nico Quando se tratar de dependente invlido ou excepcional, o salrio-famlia ser pago em dobro. Art. 139 - Quando pai e me forem servidores estaduais e viverem em comum, o salrio-famlia ser pago a um deles e, quando separados, ser pago quele que tiver a guarda do dependente. Art. 140 - No ser percebido o salrio-famlia nos casos em que o servidor deixar de receber o respectivo vencimento ou os proventos. Pargrafo nico O disposto neste artigo no se aplica aos casos de suspenso, nem de licena por motivo de doena em pessoa da famlia. Art. 141 - O salrio-famlia relativo a cada dependente ser devido a partir do ms em que se comprovar o ato ou fato que lhe der origem e deixar de ser pago no ms seguinte ao ato ou fato que tiver determinado sua supresso. Art. 142 - O salrio-famlia no poder sofrer qualquer desconto nem ser objeto de transao, consignao em folha de pagamento, arresto ou penhora, no est sujeito a qualquer tributo, nem servir de base para qualquer contribuio. Art. 143 - Ser suspenso o pagamento do salrio-famlia ao servidor que, comprovadamente, descurar da subsistncia e da educao dos dependentes. 1 - O pagamento voltar a ser feito ao servidor se desaparecerem os motivos determinantes da suspenso. 2 - Mediante autorizao judicial, a pessoa que estiver mantendo filho de servidor poder receber o salrio famlia devido, enquanto durar tal situao. Art. 144 - Em caso de acumulao de cargos, o salrio famlia ser pago em razo de um deles.
SEO IV Da Licena para Tratamento de Sade

Art. 145 - Ser concedida ao servidor licena para tratamento de sade, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica, sem prejuzo da remunerao a que fizer jus. Pargrafo nico - Findo o prazo estipulado no laudo mdico, o servidor dever reassumir imediatamente o exerccio, salvo prorrogao pleiteada antes da concluso da licena. Art. 146 - Para licena at 15 (quinze) dias, a inspeo poder ser feita por

mdico do Sistema Unificado de Sade ou do setor de assistncia mdica estadual e, por prazo superior, por junta mdica oficial. 1 - Sempre que necessrio, a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde ele se encontrar internado. 2 - Inexistindo mdico oficial no local onde se encontrar o servidor, ser aceito atestado fornecido por mdico particular. Art. 147 - O servidor no poder permanecer de licena para tratamento de sade por mais de 24 (vinte e quatro) meses consecutivos ou interpolados se, entre as licenas, medear um espao no superior a 60 (sessenta) dias, salvo se a interrupo decorrer apenas das licenas gestante, adotante e da licena-paternidade. Art. 148 - Decorrido o prazo estabelecido no artigo anterior, o servidor ser submetido a nova inspeo mdica e, se for considerado fsica ou mentalmente inapto para o exerccio das funes do seu cargo, ser readaptado ou aposentado conforme o caso. Art. 149 - Contar-se- como de prorrogao o perodo compreendido entre o dia do trmino da licena e o do conhecimento, pelo interessado, do resultado de nova inspeo a que for submetido, se julgado apto para reassumir o exerccio de suas funes ou ser readaptado. Art. 150 - O servidor ser licenciado compulsoriamente, quando se verificar que portador de uma das molstias enumeradas no artigo 124 e que seu estado se tornou incompatvel com o exerccio das funes do cargo. Pargrafo nico - Verificada a cura clnica, o servidor voltar atividade, ainda quando, a juzo de mdico oficial, deva continuar o tratamento, desde que as funes sejam compatveis com as suas condies orgnicas. Art. 151 - Para efeito da concesso de licena de ofcio, o servidor obrigado a submeter-se inspeo mdica determinada pela autoridade competente para licenciar. Pargrafo nico No caso de recusa injustificada, sujeitar-se- pena prevista em lei, considerando-se de ausncia ao servio os dias que excederem a essa penalidade, para fins de processo por abandono de cargo. Art. 152 - O servidor poder desistir da licena desde que, mediante inspeo mdica a seu pedido, seja julgado apto para o exerccio. Art. 153 - A licena para tratamento de sade ser concedida sem prejuzo da remunerao, sendo vedado ao servidor o exerccio de qualquer atividade remunerada, sob pena de cassao da licena, sem prejuzo da apurao da sua responsabilidade funcional.
SECO V

Da Licena Gestante, Adotante e da Licena-paternidade

Art. 154 - servidora gestante ser concedida, mediante atestado mdico, licena por 120 (cento e vinte) dias consecutivos. 1 - A licena poder ter incio no primeiro dia do nono ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio na data do parto. 3 - No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta) dias do evento, a servidora ser submetida a exame medico e, se julgada apta, reassumir o exerccio. 4 - No caso de aborto no criminoso, atestado por mdico oficial, a servidora ter direito a 30 (trinta) dias de repouso. Art. 155 - Pelo nascimento ou adoo de filho, o servidor ter direito licena-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos. Art. 156 - Para amamentar o prprio filho, at a idade de 6 (seis) meses, a servidora lactante ter direito, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poder ser parcelada em 2 (dois) perodos de meia hora. Art. 157 - servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana de at 1 (um) ano de idade sero concedidos 120 (cento e vinte) dias de licena, para ajustamento do menor, a contar da data em que este chegar ao novo lar. Pargrafo nico - No caso de adoo ou guarda judicial de criana com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo ser de 30 (trinta) dias. Art. 158 - As licenas de que tratam esta Seo sero concedidas sem prejuzo da remunerao.
SEO VI Da Licena por Acidente em Servio

Art. 159 - Ser licenciado, com remunerao integral, o servidor acidentado em servio. Art. 160 - Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor e que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido .Art. 161 - Equipara-se a acidente em servio, para efeitos desta lei: Io fato ligado ao servio que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte

do servidor, para reduo ou perda da sua capacidade para o servio ou produzido leso que exija ateno mdica na sua recuperao; II o dano sofrido pelo servidor no local e no horrio do servio, em conseqncia de: a) ato de agresso ou sabotagem praticado por terceiro ou por outro servidor; b) ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionado com o servio e que no constitua falta disciplinar do servidor beneficirio; c) ato de imprudncia, negligncia ou impercia de terceiro ou de outro servidor; d) desabamento, inundao, incndio e casos fortuitos ou decorrentes de fora maior. III IV a doena proveniente de contaminao acidental do servidor no exerccio de sua atividade; o dano sofrido em viagem a servio da administrao, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do servidor, desde que autorizado pela sua chefia imediata.

Pargrafo nico No considerada a gravao ou complicao de acidente em servio a leso que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha s conseqncias do anterior. Art. 162 - O servidor acidentado em servio que necessite de tratamento especializado, recomendado por junta mdica oficial, poder ser atendido por instituio privada, conta de recursos do Tesouro, desde que inexistam meios adequados ao atendimento por instituio pblica.
Ver tambm: - Art. 1 do Decreto n 5.776, de 13 de setembro de 1996: "Art. 1 - Os policiais civis e militares que, no exerccio de suas funes, sofrerem leso ou dano fsico ou psquico, em virtude de agresso, grave constrangimento ou acidente, tero assegurados atendimentos mdico, hospitalar e psicolgico, prestados pela rede de servios, prprios ou credenciados, da Secretaria da Sade ou do Instituto de Assistncia e Previdncia dos Servidores do Estado da Bahia, bem como assistncia farmacutica necessria a sua recuperao. 1- Na hiptese de necessitarem de tratamento mdico-hospitalar especializado, os policiais civis e militares podero ser atendidos por instituio privada, conta de recursos do Tesouro, desde que inexistam meios adequados ao seu atendimento na rede pblica, a juzo de junta mdica oficial. 2 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica em caso de leso resultante de conduta

ilcita do policial"
CAPTULO VIII Do Direito de Petio

Art. 163 - assegurado ao servidor o direito de requerer ou representar, pedir, reconsiderao e recorrer. Art. 164 - O requerimento ser dirigido autoridade competente. Art. 165 - Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, no podendo ser renovado. Pargrafo nico - O requerimento e o pedido de reconsiderao devero ser decididos no prazo de 30 (trinta) dias. Art. 166 - Caber recurso se o pedido de reconsiderao for indeferido ou no decidido. Pargrafo nico O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior que tiver expedido o ato ou proferido a deciso e, sucessivamente, em escala ascendente, s demais autoridades, considerado o chefe do Poder ou o dirigente mximo da entidade, a instncia final. Art. 167 - O prazo para a interposio do pedido de reconsiderao ou do recurso de 30 (trinta dias), a contar da publicao ou da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida. Art. 168 - O recurso poder ser recebido com efeito suspensivo, a juzo da autoridade competente, em despacho fundamentado. Pargrafo nico - Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou do recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Art. 169 - O direito de requerer prescreve em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou de disponibilidade ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes da relao funcional. Pargrafo nico - O prazo de prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da cincia, pelo servidor, quando no for publicado. Art. 170 - O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, suspendem a prescrio, recomeando a correr, pelo restante, no dia em que cessar a causa da suspenso. Art. 171 - A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela administrao.

Art. 172 - Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento na repartio do servidor, ressalvado o disposto na Lei n 8.906, de 4 de julho de 1994. Art. 173 - So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo, salvo quando o servidor provar evento imprevisto, alheio sua vontade, que o impediu de exercer o direito de petio. Art. 174 - A administrao dever rever seus atos a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.
TTULO IV Do Regime Disciplinar CAPTULO I Dos Deveres

Art. 175 - So deveres do servidor: III III IV Vexercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; ser leal s instituies a que servir; observar as normas legais e regulamentares; cumprir as ordens manifestamente ilegais; atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) aos requerimentos de certido para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica e do Estado. VI levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; superiores, exceto quando

VII - zelar pela economia de material e pela conservao do patrimnio pblico; VIII - guardar sigilo sobre assuntos de natureza confidencial a que esteja obrigado em razo do cargo; IX manter conduta compatvel com a moralidade

administrativa; Xser assduo e pontual ao servio, inclusive comparecendo repartio em horrio extraordinrio, quando convocado; tratar com urbanidade as pessoas; representar contra ilegalidade ou abuso de poder.

XI XII -

Pargrafo nico A representao de que trata o inciso XII ser encaminhada pela via hierrquica e obrigatoriamente apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representado o direito de defesa.
CAPTULO II Das Proibies

Art. 176 - Ao servidor proibido: III III IV VVI ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; recusar f a documento pblico; opor resistncia injustificada tramitao de processo ou exceo do servio; promover manifestao de apoio ou desapreo, no recinto da repartio; referir-se de modo depreciativo ou desrespeitoso s autoridades pblicas ou aos atos do poder pblico, mediante manifestao escrita ou oral, podendo, porm, criticar ato do poder pblico, do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio, em trabalho assinado;

VII - cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou da de seu subordinado; VIII - constranger outro servidor no sentido de filiao a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; IX manter, sob sua chefia imediata, cnjuge, companheiro

ou parente at segundo grau civil; XXI valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; transacionar com o Estado, quando participar de gerncia ou administrao de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer comrcio; atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de percepo de remunerao, benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at segundo grau e de cnjuge ou companheiro;

XII -

XIII - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIV - aceitar representao, comisso, emprego ou penso de Estado estrangeiro, sem licena da autoridade competente; XV praticar usura sobre qualquer de suas formas;

XVI - proceder de forma desidiosa; XVII - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; XVIII - cometer a outro servidor atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XIX - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com as atribuies do cargo ou funo e com o horrio de trabalho.
CAPTULO III Da Acumulao

Art. 177 - vedada a acumulao, remunerada ou no, de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios: a) de dois cargos de professor; b) de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico;

c) de dois cargos de mdico.


Ver - Art. tambm: de 2003.

da

Emenda

Constitucional

41,

de

19

de

dezembro

- Incisos XVI, XVII, XI e 10 do art. 37 da Constituio Federal, de acordo com as alteraes


introduzidas pela Emendas Constitucionais n 19, de 04 de junho de 1999, n 20, de 16 de dezembro de 1998, n 34, de 13 de dezembro de 2001 e 41, de 19 de dezembro de 2003.

- Art. 38; art. 40, 6 e 11; art. 95 pargrafo nico e art. 128, 5 da Constituio Federal. 1 - A proibio de acumular estende-se a cargos, funes e empregos em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. 2 - A compatibilidade de horrios consiste na conciliao entre horrios de trabalhos correspondentes a mais de um vnculo funcional e definidos ao servidor em razo das necessidades de servio, considerados os intervalos indispensveis locomoo, s refeies e ao repouso. Art. 178 - Entende-se para efeito do artigo anterior: ICargo de professor - aquele que tem como atribuio principal e permanente atividades estritamente docentes, compreendendo a preparao e ministrao de aulas, a orientao, superviso e administrao escolares em qualquer grau de ensino; Cargo Tcnico ou Cientfico: a) de provimento efetivo: aquele para cujo exerccio seja exigida habilitao especfica de nvel superior ou profissionalizante de nvel mdio; b) de provimento em comisso: aquele com atribuies de direo, coordenao ou assessoramento.
Redao do inciso II do art. 178 de acordo com o art. 8 da Lei n 9.003, de 30 de janeiro de 2004. Redao original: Cargo tcnico ou cientfico - aquele para cujo exerccio seja exigida habilitao especfica de grau universitrio ou profissionalizante de 2 grau.

II -

1 - A denominao atribuda ao cargo insuficiente para caracteriz-lo como tcnico ou cientfico. 2 - A simples qualificao pessoal do servidor, desde que no diretamente relacionada natureza do cargo, funo ou emprego efetivamente exercido, no ser considerada para fins de acumulao.

Art. 179 - O servidor em regime de acumulao, quando investido em cargo de provimento temporrio, ficar afastado de um dos cargos efetivos, se houver compatibilidade de horrios. Pargrafo nico - Havendo incompatibilidade de horrios, o afastamento ocorrer em ambos os cargos efetivos, podendo o servidor optar apenas pela percepo da remunerao de um dos cargos permanentes, mais uma gratificao nos termos do artigo 78. Art. 180 - Os proventos da inatividade no sero considerados para efeito de acumulao de cargos, funes e empregos pblicos.
Art. 180 revogado pelo 4 do art. 42 da Constituio Estadual, de acordo com a redao dada pelo art. 1 da Emenda Constituio Estadual n 07, de 18 de janeiro de 1999: " 4 - vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142, da Constituio Federal com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao." Ressalte-se que o art. 11 da referida Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999 determina: "A vedao prevista no art. 42, 4, desta Constituio, no se aplica aos membros de Poder e aos inativos, servidores e militares, que, at a publicao da Emenda Constitucional Federal n 20, tenham ingressado novamente no servio pblico por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, e pelas demais formas previstas na Constituio, sendo-lhes proibida a percepo de mais de uma aposentadoria pelo regime de previdncia a que se refere o art. 40 da Constituio Federal, aplicando-se-lhes, em qualquer hiptese, o limite de que trata o 11 desse mesmo artigo." Fica portanto revogado o art. 180 desta Lei.
CAPTULO IV Das Responsabilidades

Art. 181 - O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Art. 182 - A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo; doloso ou culposo, que resulte em prejuzo do Errio ou de terceiros. 1 - A indenizao de prejuzo causado ao errio somente ser liquidada na forma prevista no artigo 58, quando inexistirem outros bens que assegurem a execuo do dbito pela via judicial. 2 - Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. 3 - A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada at o limite do valor da herana recebida. Art. 183 - A responsabilidade penal abrange crimes e contravenes

imputados ao servidor, nessa qualidade. Art. 184 - A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Art. 185 - As responsabilidades civil, penal e administrativa podero cumular-se, sendo independentes entre si. Art. 186 - A responsabilidade civil ou administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou a sua autoria.
CAPTULO V Das Penalidades

Art. 187 - So penalidades disciplinares: III III IV advertncia; suspenso; demisso; cassao de aposentadoria ou disponibilidade.

Art. 188 - Na aplicao das penalidades, sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os antecedentes funcionais, os danos que dela provierem para o servio pblico e as circunstncias agravantes ou atenuantes. Art. 189 - A advertncia ser aplicada, por escrito, nos casos de violao de proibio e de inobservncia de dever funcional previstos em lei, regulamento ou norma interna, que no justifiquem imposio de penalidade mais grave. Art. 190 - A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia em faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a demisso, no podendo exceder de 90 (noventa) dias. Pargrafo nico - Ser punido com suspenso de at 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, se recusar a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. Art. 191 - As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 2 (dois) e 4 (quatro) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Pargrafo nico - O cancelamento da penalidade no produzir efeitos retroativos.

Art. 192 - A demisso ser aplicada nos seguintes casos: III III IV VVI crime contra a administrao pblica; abandono de cargo; inassiduidade habitual; improbidade administrativa; incontinncia pblica e conduta escandalosa; insubordinao grave no servio;

VII - ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; VIII - aplicao irregular de dinheiro pblico; IX XXI XII revelao de segredo apropriado em razo do cargo; leso ao Errio e dilapidao do patrimnio pblico; acumulao ilegal de cargos, funes ou empregos pblicos; transgresso das proibies previstas nos incisos X a XVII do artigo 176.

Art. 193 - Apurada em processo disciplinar a acumulao proibida e provada a boa-f, o servidor optar por um dos cargos, e havendo m-f, perder tambm o cargo que exercia h mais tempo, com restituio do que tiver percebido indevidamente. Pargrafo nico - Sendo um dos cargos, emprego ou funo exercido em outro rgo ou entidade, a demisso ser-lhe- comunicada. Art. 194 - Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso. Art. 195 - A demisso de cargo de provimento temporrio exercido por no ocupante de cargo de provimento permanente poder ser aplicada nos casos de infrao sujeita, tambm, a suspenso. Pargrafo nico - Ocorrida a exonerao de que trata o artigo 47, o ato ser convertido em demisso de cargo de provimento temporrio nas hipteses previstas no artigo 192 e no caput deste. Art. 196 - A demisso de cargo nos casos dos incisos IV, VIII e X do art. 192 implica indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao

penal cabvel. Art. 197 - A demisso do cargo por infringncia das proibies prevista nos incisos X e XII do artigo 176, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico estadual, pelo prazo mnimo de 5 (cinco) anos. Pargrafo nico No poder retornar ao servio pblico estadual o servidor que for demitido do cargo por infringncia dos incisos I, IV, VIII, X e XII do artigo 192, hipteses em que o ato de demisso conter a nota "a bem do servio pblico". Art. 198 - Configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio, por mais de 30 (trinta) dias consecutivos. Art. 199 - Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por 60 (sessenta) dias, interpoladamente, durante o perodo de 12 (doze) meses. Art. 200 - O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar. Art. 201 - Devero constar dos assentamentos individuais do servidor as penas que lhe forem impostas. Art. 202 - As penalidades sero aplicadas, salvo o disposto em legislao especial: Ipelo Governador do Estado, pelos Presidentes dos rgos do Poder Legislativo e dos Tribunais Estaduais, pelo Procurador Geral da Justia e pelo dirigente superior de autarquia ou fundao, quando se tratar de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade de servidor vinculado ao respectivo Poder, rgo ou entidade; pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no inciso I, quando se tratar de suspenso superior a 30 (trinta) dias; pelo chefe da repartio e outras autoridades na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias; pela autoridade que houver feito a nomeao, quando se tratar de destituio de cargo de provimento temporrio.

II -

III -

IV -

Art. 203 - A ao disciplinar prescrever: Iem 5 (cinco) anos, quanto s inflaes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade;

II III conhecido.

em 2 (dois) anos, quanto suspenso; em 180 (cento e oitenta) dias, quanto advertncia.

1 - O prazo de prescrio comea a correr na data em que o fato se tornou 2 - Os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. 3 - A abertura de sindicncia ou a instaurao do processo disciplinar interrompe a prescrio at a deciso final proferida por autoridade competente.
TTULO V Do Processo Administrativo Disciplinar. CAPTULO I Disposies Gerais

Art. 204 - A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua imediata apurao, mediante sindicncia ou processo disciplinar. Art. 205 - A sindicncia, de rito sumrio, ser instaurada para apurar a existncia de fatos irregulares e determinar os responsveis. 1 - A comisso sindicante ser composta de 3 (trs) membros, que podero ser dispensados de suas atribuies normais, at a apresentao do relatrio final. 2 - No poder participar da comisso sindicante servidor que no seja estvel, como tambm cnjuge, companheiro, parente consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, do sindicado e do denunciante, se houver. 3 - A comisso sindicante ter o prazo de 30 (trinta) dias teis para concluir o encargo, podendo ser prorrogado por at igual perodo. Art. 206 - Da sindicncia poder resultar o seguinte: III arquivamento do processo, quando no for apurada irregularidade; instaurao de processo disciplinar.

1 - Concluindo a comisso sindicante pela existncia de fato sujeito pena de advertncia e suspenso de at 30 (trinta) dias, determinar a citao do sindicado para apresentar defesa, arrolar at 3 (trs) testemunhas e requerer produo de outras provas, no prazo de 5 (cinco) dias. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior, a comisso sindicante concluir os

trabalhos no prazo de 15 (quinze) dias, que poder ser prorrogado por mais 10 (dez). 3 - Da punio cabe pedido de reconsiderao ou recurso, na forma desta lei. Art. 207 - Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de trinta dias, demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar.
CAPTULO II Do Afastamento Preventivo

Art. 208 - A autoridade instauradora do processo disciplinar, de ofcio ou mediante solicitao do presidente da comisso processante, poder ordenar o afastamento do servidor acusado, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo de remunerao, a fim de que o mesmo no venha a influir na apurao dos fatos. Pargrafo nico - O afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo.
CAPTULO III Do Processo Disciplinar

Art. 209 - O processo disciplinar destina-se a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas funes ou relacionada com as atribuies do seu cargo. Art. 210 - O processo disciplinar ser conduzido por uma comisso composta de 3 (trs) servidores estveis, de hierarquia igual, equivalente ou superior do acusado, designados pela autoridade competente, que indicar, dentre eles, o seu presidente. 1 - A comisso ter um secretrio designado pelo seu presidente. 2 - No poder participar de comisso processante cnjuge, companheiro, parente consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, do acusado e do denunciante. Art. 211 - A comisso processante exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse pblico. Art. 212 - O servidor poder fazer parte, simultaneamente, de mais de uma comisso, podendo esta ser incumbida de mais de um processo disciplinar. Art. 213 - Os membros da comisso e o servidor designado para secretarila no podero atuar no processo, como testemunha. Art. 214 - A comisso somente poder deliberar com a presena de todos os

seus membros. Pargrafo nico - Na ausncia, sem motivo justificado, por mais de duas sesses, de qualquer dos membros da comisso ou de seu secretrio, ser procedida, de imediato, a substituio do faltoso, sem prejuzo da apurao de sua responsabilidade por descumprimento do dever funcional. Art. 215 - O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: III III instaurao, com publicao da portaria; citao, defesa inicial, instruo, defesa final e relatrio; julgamento.

Pargrafo nico A portaria designar a comisso processante, descrever sumariamente os fatos imputados ao servidor e indicar o dispositivo legal violado. Art. 216 - O processo administrativo disciplinar dever ser iniciado no prazo de 5 (cinco) dias, contados da data de sua instaurao e concludo em prazo no excedente a 60 (sessenta) dias, admitida a prorrogao por igual prazo, em face de circunstncias excepcionais. Pargrafo nico Os membros da comisso devero dedicar o tempo necessrio aos seus trabalhos, podendo ficar dispensados do servio de sua repartio, durante a realizao do processo.
SEO I Dos Atos e Termos Processuais

Art. 217 - O presidente da comisso, aps nomear o secretrio, determinar a autuao da portaria e das demais peas existentes e instalar os trabalhos, designando dia, hora e local para as reunies e ordenar a citao do acusado para apresentar defesa inicial e indicar provas, inclusive rol de testemunhas at o mximo de 5 (cinco). Art. 218 - Os termos sero lavrados pelo secretrio da comisso e tero forma processual e resumida. 1 - A juntada de qualquer documento aos autos ser feita por ordem cronolgica de apresentao, devendo o presidente rubricar todas as folhas. 2 - Constar dos autos do processo a folha de antecedentes funcionais do acusado. 3 - As reunies da comisso sero registradas em atas circunstanciadas. 4 - Todos os atos, documentos e termos do processo sero extrados em

duas vias ou produzidos em cpias autenticadas, formando autos suplementares. Art. 219 - A citao do acusado ser feita pessoalmente ou por edital. 1 - A citao pessoal ser feita, preferencialmente, pelo secretrio da comisso, apresentando ao destinatrio o instrumento correspondente em duas vias, o qual conter a descrio resumida da imputao, o local de reunies da comisso, com a assinatura do presidente, e o prazo para a defesa. 2 - O compadecimento voluntrio do acusado perante a comisso supre a citao. 3 - Quando o acusado se encontrar em lugar incerto ou no sabido ou quando houver fundada suspeita de ocultao para frustrar a diligncia, a citao ser feita por edital. 4 - O edital ser publicado, por uma vez, no Dirio Oficial e em jornal de grande circulao da localidade do ltimo domiclio conhecido, onde houver. 5 - Recusando-se o acusado a receber a citao, dever o fato ser certificado vista de 2 (duas) testemunhas.
SEO II Da Instruo

Art. 220 - A instruo ser contraditria, assegurando-se ao acusado ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Art. 221 - Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar como pea informativa. Art. 222 - A comisso promover o interrogatrio do acusado, a tomada de depoimentos, acareaes e a produo de outras provas, inclusive a pericial, se necessria. 1 - No caso de mais de um acusado, cada um ser ouvido separadamente, podendo ser promovida acareao, sempre que divergirem em suas declaraes. 2 - A designao dos peritos recair em servidores com capacidade tcnica especializada, e, na falta deles, em pessoas estranhas ao servio pblico estadual, assegurada ao acusado a faculdade de formular quesitos. 3 - O presidente da comisso poder indeferir pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. Art. 223 - A defesa do acusado ser promovida por advogado por ele constitudo ou por defensor pblico ou dativo.

1 - Caso o defensor do acusado, regularmente intimado, no comparea sem motivo justificado, o presidente da comisso designar defensor, ainda que somente para o ato. 2 - A designao de defensor pblico e a nomeao de defensor dativo far-se- decorrido o prazo para a defesa, se for o caso. 3 - Nenhum ato da instruo poder ser praticado sem a prvia intimao do acusado e de seu defensor. Art. 224 - Em qualquer fase do processo poder ser juntado documento aos autos, antes do relatrio. Art. 225 - As testemunhas sero intimadas atravs de ato expedido pelo presidente da comisso, devendo a segunda via, com o ciente deles, ser anexada aos autos. 1 - Se a testemunha for servidor, a intimao poder ser feita mediante requisio ao chefe da repartio onde serve, com indicao do dia e hora marcados para a audincia. 2 - Se as testemunhas arroladas pela defesa no forem encontradas e o acusado, intimado para tanto, no fizer a substituio dentro do prazo de 3 (trs) dias teis, prosseguir-se- nos demais termos do processo. Art. 226 - O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito. 1 - As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2 - Antes de depor, a testemunha ser qualificada, no sendo compromissada em caso de amizade ntima ou inimizade capital ou parentesco com o acusado ou denunciante, em linha reta ou colateral at o terceiro grau. Art. 227 - Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe, pelo menos, um mdico psiquiatra. Pargrafo nico - O incidente de insanidade mental ser processado em autos apartados e apensos ao processo principal, ficando este sobrestado at a apresentao do laudo, sem prejuzo da realizao de diligncias imprescindveis. Art. 228 - O acusado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o local onde ser encontrado. Art. 229 - Compete comisso tomar conhecimento de novas imputaes que surgirem, durante o curso do processo, contra o acusado, caso em que este poder produzir novas provas objetivando sua defesa.

Art. 230 - Ultimada a instruo, intimar-se- o acusado, atravs de seu defensor, para apresentar defesa final no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo. Pargrafo nico - Havendo dois ou mais acusados, o prazo ser comum de 20 (vinte) dias, correndo na repartio. Art. 231 - Considerar-se- revel o acusado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal. Art. 232 - Apresentada a defesa final, a comisso elaborar relatrio minucioso, no qual resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se basear para formar a sua convico e ser conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor, indicando o dispositivo legal transgredido, bem como as circunstncias mencionadas no artigo 188. 1 - A comisso apreciar separadamente, as irregularidades que forem imputadas a cada acusado. 2 - A comisso dever sugerir providncias para evitar reproduo de fatos semelhantes aos que originaram o processo e quaisquer outras que lhe paream de interesse pblico. Art. 233 - O processo disciplinar, com o relatrio da comisso e aps o pronunciamento da Procuradoria Geral do Estado ou do rgo jurdico competente, ser remetido autoridade que determinou a instruo, para julgamento. Art. 234 - causa de nulidade do processo disciplinar: III III incompetncia da autoridade que o instaurou; suspeio e impedimento dos membros da comisso; a falta dos seguintes termos ou atos: a) citao, intimao ou notificao, na forma desta lei; b) prazos para a defesa; c) recusa injustificada de promover a realizao de percias ou quaisquer outras diligncias imprescindveis a apurao da verdade; IV inobservncia de formalidade essencial a termos ou atos processuais.

Pargrafo nico Nenhuma nulidade ser declarada se no resultar prejuzo para a defesa, por irregularidade que no comprometa a apurao da verdade e em favor de quem lhe tenha dado causa.

SEO III Do Julgamento

Art. 235 - No prazo de 60 (sessenta) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso. 1 - Se a penalidade a ser aplicada exceder a alada da autoridade instauradora do processo, este ser encaminhado autoridade competente, que decidir em igual prazo. 2 - Havendo mais de um acusado e diversidade de sanes, o julgamento caber autoridade competente para a imposio de pena mais grave. Art. 236 - A autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la, ou isentar o servidor de responsabilidade. Art. 237 - Verificada a existncia de vcio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade total ou parcial do processo, devendo outro ser instaurado. Pargrafo nico - A autoridade julgadora que der causa prescrio de que trata o artigo 203, 2, ser responsabilizada na forma do Captulo V, do Ttulo IV, desta lei. Art. 238 - Extinta a punibilidade, a autoridade julgadora determinar o registro dos fatos nos assentamentos individuais do servidor. Art. 239 - Quando a infrao estiver capitulada como crime, os autos suplementares do processo disciplinar sero remetidos ao Ministrio Pblico. Art. 240 - O servidor que responde a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a sua concluso e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada. Pargrafo nico - Ocorrida a exonerao de que trata o artigo 46, o ato ser convertido em demisso, se for ocaso. Art. 241 - Apresentado o relatrio, a comisso processante ficar automaticamente dissolvida, podendo ser convocada para prestao de esclarecimento ou realizao de diligncia, se assim achar conveniente a autoridade julgadora.
SEO IV Da Reviso do Processo

Art. 242 - O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias no apreciadas, suscetveis a justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. 1 - Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor,

qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. 2 - No caso da incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo seu curador. Art. 243 - No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Art. 244 - A alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso. Art. 245 - O pedido de reviso ser dirigido ao Secretrio de Estado ou a autoridade equivalente que, se autoriz-la, o encaminhar ao dirigente do rgo de onde se originou o processo disciplinar. Pargrafo nico - Recebida a petio, o dirigente do rgo providenciar a constituio de comisso revisora, na forma prevista no artigo 210. Art. 246 - Os autos da reviso sero apensados aos do processo originrio. Pargrafo nico - Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. Art. 247 - A comisso revisora ter at 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos, prorrogveis por mais 60 (sessenta), quando as circunstncias assim o exigirem. Art. 248 - Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas relativas ao processo disciplinar. Art. 249 - O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade. Pargrafo nico - O prazo para julgamento ser de at 60 (sessenta) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias. Art. 250 - Julgada procedente a reviso, inocentado o servidor, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os seus direitos, exceto em relao demisso de cargo de provimento temporrio que ser convertida em exonerao. Pargrafo nico agravamento da penalidade. Da reviso do processo no poder resultar

Art. 251 - Aplica-se subsidiariamente ao processo disciplinar o Cdigo de Processo Penal.


TTULO VI Da Contratao Temporria de Excepcional Interesse Pblico

Art. 252 - Para atender a necessidades temporrias de excepcional interesse pblico, poder haver contratao de pessoal, por tempo determinado e sob regime de direito administrativo.
Ver tambm: - Decreto n 8.112, de 21 de janeiro de 2002. Regulamenta a contratao temporria de excepcional interesse pblico, de que tratam os arts. 252 a 255.

- Decreto n 7.950, de 10 de maio de 2001 - Dispe sobre o procedimento para contratao


temporria sob regime especial de direito administrativo e d outras providncias. - Decreto n 1.401, de 31 de julho de 1992 - Regulamenta a contratao de pessoal, em regime especial, por tempo determinado, previsto no Captulo IV da Lei n 6.403, de 20 de maio de 1992.

- Art. 34 da Lei n 6.403, de 20 de maio de 1992: "Fica institudo o regime especial de


contratao de pessoal por tempo determinado, para atender as necessidades temporrias de excepcional interesse pblico, no mbito da Administrao Direta e Indireta do Estado."

Art. 253 - Consideram-se como de necessidade temporria de excepcional interesse pblico as contrataes que visem a: III III IV VVI combater surtos epidmicos; realizar recenseamentos e pesquisas, inadiveis e imprescindveis; atender a situaes de calamidade pblica; substituir professor ou admitir professor visitante, inclusive estrangeiro; atender a servios cuja natureza ou transitoriedade justifiquem a pr-determinao do prazo; atender s necessidades do regular funcionamento das unidades escolares estaduais, enquanto no houver candidatos aprovados em concurso, em nmero suficiente para atender demanda mnima e nos casos de substituio decorrentes de licena prmio, licena maternidade ou licena mdica dos ocupantes de cargos de magistrio pblico estadual de ensino fundamental e mdio.

Inciso VI acrescido ao art. 253 pelo art. 3 da Lei n 7.992, de 28 de dezembro de 2001.

VII Atender as funes pblicas de interesse social, atravs de exerccio supervisionado, na condio de treinandos de nvel tcnico ou superior;

Inciso VII acrescido ao art. 253 pelo art. 127 da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003.

VIII - atender a outras situaes de urgncia definidas em lei.


- Inciso VII renumerado como inciso VIII pelo art. 127 da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003. - Inciso VI renumerado como inciso VII pelo art. 3 da Lei n 7.992, de 28 de dezembro de 2001.

1 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao oramentria especfica e no podero ultrapassar o prazo de 24 (vinte e quatro) meses, admitida uma nica prorrogao, por igual perodo, podendo ser subdividido em etapas compatveis com a necessidade do servio a ser executado, exceto na hiptese prevista no inciso VII deste artigo, cujo exerccio ser ininterrupto, com prazo no superior a doze meses, prorrogvel por igual perodo.
- Redao do 1 do art. 253, de acordo com o art. 128 da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003. - Redao de acordo com o art. 4 da Lei n 7.992, de 28 de dezembro de 2002: 1 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao oramentria especfica e no podero ultrapassar o prazo de 24 (vinte e quatro) meses, admitida uma nica prorrogao, por igual perodo, podendo ser subdividido em etapas compatveis com a necessidade do servio a ser executado. - Redao de acordo com o art. 4 da Lei n 7.601, de 14 de fevereiro de 2000: 1 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao especfica e no podero ultrapassar o prazo de 18 (dezoito) meses, admitida apenas uma prorrogao por igual perodo. - Redao de acordo com o art. 2 da Lei n 7.188, de 02 de outubro de 1997: 1 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao especfica e no podero ultrapassar o prazo de 12 (doze) meses, nos casos previstos nos incisos I, II, III, V e VI, admitida apenas uma prorrogao por um perodo mximo de 06 (seis) meses, com exceo dos casos previstos no inciso IV, cujos contratos podero ser prorrogados por mais 12 (doze) meses. - Redao Original: 1 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao especfica e no podero ultrapassar o prazo de 12 (doze) meses, admitida apenas uma prorrogao por um perodo mximo de 06 (seis) meses.

2 - O recrutamento ser feito mediante o processo seletivo simplificado, segundo critrios definidos em regulamentos, exceto nas hipteses previstas nos incisos I, III, VI e VIII.
- Redao do 2 do art. 253 de acordo com o art. 128 da Lei n 8.889, de 01 de dezembro de 2003. - Redao anterior de acordo com o art. 4 da Lei n 7.992, de 28 de dezembro de 2001: 2 - O recrutamento ser feito mediante o processo seletivo simplificado, segundo critrios definidos em regulamentos, exceto nas hipteses previstas nos incisos I, III, VI e VII deste artigo.

- Redao original: 2 - O recrutamento ser feito mediante processo seletivo simplificado, sujeito a divulgao no Dirio Oficial e observar os critrios definidos em regulamento, exceto nas hipteses previstas nos incisos I, III e IV deste artigo.

3 - Poder ser efetuada a recontratao de pessoa admitida na forma deste artigo, desde que o somatrio das etapas de contratao no ultrapasse o prazo de 48 (quarenta e oito) meses.
3 acrescido ao art. 253 pelo art. 5 da Lei n 7.992, de 28 de dezembro de 2001.

Art. 254 - nulo de pleno direito o desvio de funo da pessoa contratada, na forma deste ttulo, sem prejuzo das sanes civil, administrativas e penal da autoridade responsvel.
Redao do art. 254 de acordo com o art. 4 da Lei n 7.992, de 28 de dezembro de 2001. Redao original: Art. 254 - nulo de pleno direito o desvio de funo da pessoa contratada, na forma deste ttulo, bem como sua recontratao, sem prejuzo das sanes civil, administrativa e penal da autoridade responsvel.

Art. 255 - Nas contrataes por tempo determinado, sero observados os padres de vencimento dos planos de carreira do rgo ou da entidade contratante.
TTULO VII Das Disposies Gerais

Art. 256 - O Dia do Servidor Pblico estadual ser comemorado em 28 de outubro. Art. 257 - Podero ser institudos, no mbito dos Poderes do Estado, alm dos previstos nos respectivos planos de carreira, os seguintes incentivos funcionais: Iprmios pela apresentao de inventos, trabalhos ou idias que impliquem efetivo aumento da produtividade, aprimoramento da formao profissional, bem como reduo dos custos operacionais; concesso de medalhas, condecoraes e elogios. diplomas honorficos,

II -

Art. 258 - Para fins de reviso dos valores de vencimentos e proventos dos servidores pblicos estaduais, ativos e inativos, fixada em 1 de janeiro de cada ano a correspondente data-base. Art. 259 - Os prazos previstos nesta Lei sero contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia til seguinte, o prazo vencido em dia em que no haja expediente. 1 - Os prazos so contados a partir do primeiro dia til aps a intimao.

2 - A intimao feita em dia sem expediente considerar-se- realizada no primeiro dia til seguinte. Art. 260 - Por motivo de crena religiosa ou de convico poltica ou filosfica, nenhum servidor poder ser privado de seus direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres. Art. 261 - So assegurados ao servidor pblico os direitos de associao profissional ou sindical e o de greve.
Ver tambm: - Inciso XV do art. 41 da Constituio Estadual com redao dada pelo art. 1 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "direito de greve, cujo exerccio se dar nos termos e limites definidos em lei especfica;"

Pargrafo nico definidos em lei.

O direito de greve ser exercido nos termos e limites

Art. 262 - Para os fins desta Lei, considera-se sede o municpio onde a repartio estiver instalada e o servidor tiver exerccio em carter constante.
TTULO VIII Das Disposies Finais e Transitrias

Art. 263 - Ficam submetidos ao regime jurdico desta Lei, os atuais servidores dos Poderes do Estado, das suas autarquias e fundaes, regidos pela Lei n 2.323, de 11 de abril de 1966, bem como os regidos pelo Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943 (Consolidao das Leis do Trabalho), exceto os servidores contratados por prazo determinado, cujos contratos no podero ser prorrogados aps o vencimento dos respectivos prazos.
Ver tambm: Art. 6 da Emenda Constitucional n 07, de 18 de janeiro de 1999: "Os servidores pblicos civis do Estado e dos Municpios, da administrao direta, autrquica e das fundaes pblicas, em exerccio na data da promulgao da Constituio Federal, h pelo menos cinco anos continuados, e que no tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37 da Constituio Federal, so considerados estveis, embora no efetivos, no servio pblico."

1 - Os servidores contratados anteriormente promulgao da Constituio Federal, que no tenham sido admitidos na forma regulada em seu artigo 37, so considerados estveis no servio pblico, excetuados os ocupantes de cargos, funes e empregos de confiana ou em comisso, declarados, em lei, de livre exonerao. 2 - Os empregos ocupados pelos servidores vinculados por esta Lei ao regime estatutrio ficam transformados em cargos, na data de sua publicao, e seus ocupantes sero automaticamente inscritos como segurados obrigatrios do IAPSEB Instituto de Assistncia e Previdncia do Servidor do Estado da Bahia.

3 - Os contratos individuais de trabalho regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho, extinguem-se automaticamente pela transformao dos empregos ou funes, assegurando-se aos respectivos ocupantes a continuidade da contagem do tempo de servio para efeitos desta Lei. 4 - Os empregos dos servidores estrangeiros com estabilidade no servio pblico, enquanto no adquirirem a nacionalidade brasileira, passaro a integrar quadro em extino, sem prejuzo dos direitos inerentes aos planos de carreira a que se encontrem vinculados os seus empregos. 5 - As vantagens pessoais concedidas at a vigncia desta Lei aos servidores contratados, sero sempre majoradas no mesmo percentual de aumento atribudo ao cargo de provimento permanente. Art. 264 - A movimentao dos saldos das contas dos servidores pelo regime do Fundo de Garantia por Tempo de Servio, bem assim a das contas dos servidores no-optantes, obedecer ao disposto na legislao federal. Art. 265 - Os adicionais por tempo de servio j concedidos aos servidores abrangidos por esta Lei ficam transformados em anunio. Art. 266 - O servidor da administrao estadual direta, autrquica ou fundacional, regido pelo Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943 (Consolidao das Leis do Trabalho), aposentado antes da vigncia desta Lei, continuar submetido ao regime geral da previdncia social a que se vinculava, para todos os efeitos legais. Art. 267 - As Universidades Pblicas Estaduais, no exerccio da autonomia que lhes assegurada pelo artigo 207 da Constituio Federal e o artigo 262 1 da Constituio Estadual, realizaro seus concursos pblicos com a observncia dos respectivos Estatutos e Regimentos Gerais aprovados nos termos da Legislao Federal especial aplicvel, do Estatuto do Magistrio Superior Estadual e das Leis Estaduais relativas aos respectivos quadros. Art. 268 - Aplicar-se-o aos casos de vantagem pessoal por estabilidade econmica, concedidos at a vigncia desta Lei, as regras estabelecidas no artigo 92, vedado o pagamento de quaisquer parcelas retroativas. Art. 269 - A mudana do regime jurdico ocorrer na data da publicao desta Lei, produzindo seus efeitos financeiros a partir do primeiro dia do ms subseqente. Art. 270 - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente a Lei n 529, de 20 de dezembro de 1952, a Lei n 2.323, de 11 de abril de 1966, salvo artigo 182 e seus pargrafos, e o artigo 41 da Lei n 6.354, de 30 de dezembro de 1991.
Ver tambm: - A Lei n 6.932, de 19 de janeiro de 1996 revoga o art. 182 e seus pargrafos da Lei n 2.323, de 11 de abril de 1966

PALCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 26 de setembro de 1994 ANTONIO IMBASSAHY Governador


EDILSON SOUTO FREIRE Secretrio da Administrao WALTER DANTAS DE ASSIS BAPTISTA Secretrio da Agricultura, Irrigao e Reforma Agrria DIRLENE MATOS MENDONA Secretrio da Educao e Cultura RAIMUNDO MENDES DE BRITO Secretrio de Energia, Transportes e Comunicaes RODOLPHO TOURINHO NETO Secretrio da Fazenda PEDRO HENRIQUE LINO DE SOUZA Secretrio de Governo PAULO RENATO DANTAS GAUDENZI Secretrio da Indstria, Comrcio e Turismo SNIA MARIA MOREIRA DE SOUZA BASTOS Secretrio da Justia e Direitos Humanos LUIZ ANTONIO VASCONCELLOS CARREIRA Secretrio do Planejamento, Cincia e Tecnologia LUIZ ALBERTO BRASIL DE SOUZA Secretrio de Recursos Hdricos, Saneamento e Habitao JARDIVALDO COSTA BATISTA Secretrio da Sade FRANCISCO DE SOUZA ANDRADE NETTO Secretrio da Segurana Pblica ANTONIO RODRIGUES DO NASCIMENTO FILHO Secretrio do Trabalho e Ao Social

Anda mungkin juga menyukai