Anda di halaman 1dari 3

Imprimir esta pgina [ fechar janela ] 20/08/12 - A importncia da humanizao da assistncia de enfermagem no setor de emergncia Partindo dessa perspectiva,

o PNHAH aponta diferentes parmetros para a humanizao da assistncia hospitalar em trs grandes reas: [...] acolhimento e atendimento dos usurios; trabalho dos profissionais; lgicas de gesto e gerncia. Esses parmetros podem servir para o trabalho de anlise, reflexo e elaborao de aes, campanhas, programas e polticas assistenciais que orientem um plano de humanizao dentro de cada instituio, cada municpio, cada estado ou mesmo em todo o Pas (BRASIL, 2011).

Estes parmetros contribuem para a universalizao das aes, que no devem ficar apenas limitadas aos gestores o/ou profissionais de sade, mas tambm a participao da comunidade, dos usurios dos servios do SUS, trazendo resultados eficientes para a melhoria da assistncia da prpria comunidade usuria da emergncia. O processo de humanizao na emergncia se enquadra como um desafio para a assistncia de enfermagem, que atua diretamente com o paciente. Para Backes e Lunardi (2006), a humanizao ento, requer um processo reflexivo acerca dos valores e princpios que norteiam a prtica profissional, pressupondo, alm de um tratamento e cuidado digno, solidrio e acolhedor por parte dos profissionais da sade ao seu principal objeto de trabalho o doente/ser fragilizado uma nova postura tica que permeie todas as atividades profissionais e processos de trabalho institucionais. Segundo Gallian: Existe grande A importncia da humanizao da assistncia de enfermagem necessidade de rehumanizar a sade, de desenvolver e fornecer recursos humansticos para a formao e atuao dos profissionais de sade.

Diz que s se pode falar em verdadeira evoluo do conhecimento bioclnico, quando se procura a integrao dos saberes que extrapolam o campo fsico-experimental. As causas de toda mudana de relao dos profissionais com o paciente tem relao com as descobertas cientificas e com a busca da espiritualidade (GALLIAN, 2000 apud MACIAK 2008). Dessa forma a educao em sade deve estar fundamentada em parmetros humansticos e valores sociais indispensveis, para uma atuao holstica e essencialmente humanizada, conforme argumenta Brasil: Nossas aes no devero se restringir busca de melhorias na instituio hospitalar, mas tambm estender-se, tambm, formao educacional dos profissionais de sade - atualmente bastante deficiente no que se refere questo da humanizao do atendimento. no processo de formao que se podem enraizar valores e atitudes de respeito vida humana, indispensveis consolidao e sustentao de uma nova cultura de atendimento sade A utilizao competente e eficaz das tcnicas empregadas no atendimento sade deve estar associada a uma forma de atendimento que considere e respeite a singularidade das necessidades do usurio e do profissional. Esta disposio para considerao e respeito da singularidade exige sempre algum grau de adaptao e mudana; em contrapartida, abre espao para a criatividade to fundamental no atendimento humanizado. (BRASIL, 2001).

No processo de formao do profissional de sade, no se deve negligenciar as disciplinas que visam o conhecimento das relaes humanas, deve-se enfatizar a tica humana e o respeito s dignidades to importantes quanto conhecer a fisiologia humana, a patologia ou anatomia, como pr-requisitos fundamentais para o exerccio da profisso de forma humanizada, pois a enfermagem tanto quanto cincia tambm a arte de cuidar do enfermo, de zelar pela integridade fsica, contribuir para o restabelecimento do corpo doente, e apoiar psicologicamente o paciente que tem ao seu lado o enfermeiro, preciso humanizar o profissional desde a sua formao.

CONCLUSO Baseado nos autores percebeu-se que os profissionais da equipe de sade, atuante na emergncia muitas vezes, encontram-se sobrecarregados gerando acmulo das tarefas, tendo que cumprir normas e rotinas prestabelecidas, e o uso do avano tecnolgico tm levado ao profissional de enfermagem a executar as tarefas de maneira fria e mecnica, afastando o profissional da essncia do seu papel, o cuidar humanizado. As publicaes tambm evidenciam que h necessidade de pensar na humanizao dos profissionais, dando-lhe a real valorizao, motivao e respeito isto baseado na tica e moral, para da se pensar em humanizar a emergncia. Neste sentido apontamos como estratgias a conscientizao do ponto de vista tico e moral de todos os agentes envolvidos no processo de promoo da sade, inclusive o paciente, atravs da avaliao da assistncia recebida na emergncia, isso inclui a capacitao coletiva de todos os profissionais, e seus gestores, baseado em estudos contnuos, a partir da sua formao profissional at a atuao na emergncia. Sugere tambm mais desempenho das polticas pblicas de sade atravs da valorizao dos profissionais, de acordo com o desempenho de suas funes, e promoo de campanhas voltada humanizao da assistncia, baseado no Programa Nacional de Humanizao e o Protocolo de Classificao de Risco na Emergncia do Ministrio da Sade, para que com isso a verdadeira humanizao da emergncia venha a acontecer.

Este trabalho no tem como pretenso encerrar em si mesmo a busca por solues para o processo de humanizao, mas contribuir, mediante a abordagem de trabalhos publicados sobre o tema, com informaes relevantes para a comunidade, estudantes e profissionais de sade. Concluiu-se que humanizar a assistncia de enfermagem na emergncia um desafio, entretanto, possvel e essencial na prtica da enfermagem.

REFERNCIAS ALMEIDA, Ayala Fernandes de. Humanizao em UTI peditrica com enfoque criana em fase pr-escolar: uma viso fisioterpica. Salvador, 2003. 48f. Trabalho monogrfico. (Ps Graduao em Fisioterapia Respiratria em UTI) - Centro Universitrio da Bahia, Salvador. ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. As prticas de sade ao longo da histria e o desenvolvimento das prticas de enfermagem. Pernambuco: ABEN, 2000. Disponvel em: . Acesso em: 24 out. 2011, 03:10:30. BACKES, Dirce Stein; LUNARDI, Valria Lerch; LUNARDI, Wilson D. Filho. A humanizao hospitalar como expresso da tica. So Paulo: Revista Latino-americano Enfermagem, 2006 janeiro-fevereiro; 14(1): 132-5. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretria de Assistncia a Sade. Programa Nacional de Humanizao da Assistncia Hospitalar. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. 60 pag. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretria de Assistncia a Sade. Programa Nacional de Humanizao da Assistncia Hospitalar. Braslia: Ministrio da Sade, 2007. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Humanizao da Ateno e Gesto do SUS. Acolhimento e classificao de risco nos servios de urgncia. Braslia: Ministrio da Sade, 2009. 56 p. BRASIL. Ministrio da Sade. Conceito de Emergncia. Net, 1995. Disponvel em: . Acesso em: 14 de Maio de 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretria de Ateno Sade. Programa Nacional de Humanizao da Assistncia Hospitalar. Braslia: Ministrio da Sade, 2011. DESLANDES, Suely Ferreira. Frgeis deuses: profissionais da emergncia entre os danos da violncia e a recriao da vida. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. 196 p. GALLO, Adriana Martins; MELLO, Hellen Caroline de. Atendimento humanizado em unidades de urgncia e emergncia. 2009, 11f. Artigo. (Trabalho de Concluso de Curso). Universidade Norte do Paran - Unopar. HENRIQUES, Amanda Haissa Barros; BARROS, Raquel Farias de. Cuidado ao cuidador na busca de um cuidado humanizado em sade: um resgate bibliogrfico. Paraba: Centro de Educao e Sade da Universidade Federal de Campina Grande, 2011. MACIAK, Ins. Humanizao da Assistncia de Enfermagem em uma Unidade de Emergncia: percepo da equipe de enfermagem e do usurio. 2008, 144f. Artigo. (Dissertao apresentada ao curso de mestrado em sade e gesto do trabalho). Universidade do Vale do Itaja, Santa Catarina. Pag. 15-16. MELLO, Inai Monteiro. Humanizao da Assistncia Hospitalar no Brasil: conhecimentos bsicos para estudantes e profissionais. Net, 2008. Disponvel em: <http://www.hcnet.usp.br/humaniza/pdf/livro/livro_dra_inaia_Humanizacao_nos_Hospitais_do_Brasil.pdf>. Acesso em: 14 de Maio de 2011.

PALIKOWISK, M. Dehumanization of Contemporary Medicine, 2002. In: MACIAK, Ins. Humanizao da Assistncia de Enfermagem em uma Unidade de Emergncia: percepo da equipe de enfermagem e do usurio. Santa Catarina: Universidade do Vale do Itaja, 2008. pg.16. RIOS, Isabel Cristina. Humanizao: a essncia da ao tcnica e tica nas prticas de sade. So Paulo: Revista Brasileira de Ateno Mdica - USP, 2008. pg. 253 a 261. SILVA, Averanice Gomes da; SOUZA, Tania Toledo R. de. Assistncia de Enfermagem Humanizada: dificuldades encontradas por enfermeiros em hospital privado de So Paulo. So Paulo: Uninove, 2007. 10 pg.
Autor: Lucas Silva Mascarenhas

Portal Educao e Sites Associados - Sistema Integrado de Ensino www.portaleducacao.com.br

Anda mungkin juga menyukai