Anda di halaman 1dari 2

Caractersticas do atual contexto de negcios

Uma empresa de softwares da ndia dirige um escritrio virtual em New Jersey. Na ndia, representantes de servios ao cliente atendem, 24 horas por dia, ligaes dirigidas ao escritrio de New Jersey. Ao reduzir drasticamente o ciclo de novos pedidos e empregar programadores locais de menor custo, a empresa consegue oferecer servios de desenvolvimento de softwares com menor preo do que seus concorrentes norte-americanos.

Para compreender melhor a administrao estratgica, necessrio que voc conhea algumas caractersticas do atual contexto de negcios.

Mudanas, incertezas, a busca por novos mtodos de gesto, o mundo novo das informaes, as presses tecnolgicas, competitivas e culturais, o desemprego, o novo emprego, a globalizao...

As mudanas ocorrem de forma rpida e imprevisvel.

No ncleo desse turbilho de movimentos, esto as organizaes, que tambm sofrem transformaes.

A AT&T, a Dun & Bradstreet, a General Electric e a Cmara de Comrcio dos Estados Unidos formaram, em 1979, o International Business Exchange para permitir que as empresas fizessem tudo eletronicamente: Organizar os fornecedores; Negociar contratos; Fazer e receber propostas; Combinar a entrega de mercadorias e servios em todo o mundo. Se o mundo j era uma aldeia global, ficou ainda menor. Portanto, parece inevitvel concluir que todas as empresas e instituies (inclusive os governos) tm de se redefinir. As foras fundamentais que esto agindo so convincentes demais para que se negue o futuro. E todo esse movimento gera uma nova ordem nos negcios, que pode ser resumida da seguinte forma: Qualquer que seja seu negcio ou mercado de atuao, ele estar submetido a uma competio internacional. E como sobreviver a tudo isso? As mudanas podem ser uma grande fonte de energia e uma fora criativa o que bom , mas tambm h riscos. Por isso, trs perguntas fundamentais precisam ser respondidas: 1. Para onde estamos indo? Em outras palavras, como sero as organizaes do futuro competitivas nesse novo contexto de negcios? 2. Como chegaremos l, isto , como gerenciar os processos de mudanas? 3. Quais so as novas habilidades e capacidades pessoais de que precisamos, ou seja, como ser nosso trabalho de liderana e gerncia? A essa altura, voc j deve ter percebido que esse novo contexto no mundo dos negcios exige das organizaes a quebra de vrios paradigmas e a construo de um futuro muito diferente daquilo que estamos acostumados. De acordo com Leito (1996):

Hoje, existe um caos nos mercados de capitais de todo o mundo, gerado por negcios que tentam redefinir-se, em meio extino e ao surgimento de novas profisses, por formulrios organizacionais que no servem mais e por perspectivas e modismos gerenciais que logo ficam ultrapassados.

Na nsia de entender e responder a essas mudanas, os tericos da Administrao moderna desenvolveram termos e expresses para explicar e orientar as pessoas e as organizaes.

So eles: Mudana de paradigma; Reengenharia; Downsizing; TQM; Benchmarking etc.

Levando em considerao esse contexto, podemos dizer que o mundo empresarial possui duas grandes foras impulsionadoras: a tecnologia e a globalizao.

A tecnologia e, principalmente, a Tecnologia da Informao est transformando os negcios de maneira drstica.

importante reconhecer que ela no est apenas mudando a forma com a qual trabalhamos mas tambm a definio de negcios, na qual o capital no mais o essencial ou uma barreira intransponvel.

Voc j observou na internet as diferentes formas de negociao que esto surgindo? Em seu setor de atuao, provavelmente existem muitas novidades. Voc tem conhecimento de toda essa inovao?

O fenmeno da globalizao impulsiona empresas de todos os cantos do mundo que concorrem para oferecer o mesmo produto ou servio a qualquer momento, em qualquer lugar e com preos cada vez mais competitivos.

A globalizao est forando as empresas a se organizarem de formas totalmente diversas. Por exemplo: 1

"Dentro dessa viso humana do processo gerencial, concepes modernas da atividade de planejamento tm sido propostas no por estudiosos acadmicos, mas por experientes executivos que, graas a sua sensibilidade, tm conseguido enxergar a gesto estratgica como um processo de aprendizado institucional, em que o processo mais importante do que o produto." 2

Adaptada intensa concorrncia global, s grandes variaes de mercado e ao progresso tecnolgico, a organizao de negcios do futuro est surgindo com caractersticas bem definidas.

Sendo assim, essa organizao se consolidar: Baseada em informaes; Descentralizada, mas com suas reas intimamente relacionadas atravs da tecnologia; Sendo rapidamente adaptvel e extremamente gil; Criativa e cooperativa, com uma estrutura baseada em equipes; Com grande variedade de profissionais do conhecimento; Autocontrolada, o que s possvel em um ambiente com princpios operacionais claros, fortes e compartilhados e onde haja muita confiana.

Anda mungkin juga menyukai