Anda di halaman 1dari 29

Formas de Pensamento.

Iremos iniciar o assunto sobre Formas de Pensamento.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Mas antes de tudo iremos falar um pouco sobre ondas, frequncias e vibraes. Que facilitar o nosso entendimento sobre este importante assunto, j que todos ns estamos envolvidos pelos pensamentos, nossos e de outras pessoas, e de encarnados e desencarnados.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Ouvimos frequentemente as pessoas falarem no entre na vibrao, ou mude sua vibrao, e tambm em ondas-pensamentos, sair da freqncia, etc.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Como dissemos antes, vamos falar aqui um pouco sobre o que vem a ser vibrao, ondas, frequncia, etc, mas pela fsica.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Lembrando que a Fsica a cincia que busca entender e descrever os fenmenos que ocorrem na natureza. E a responsvel por nos levar ao estudo dos fenmenos naturais.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Durante as explicaes iremos tambm incluir e abordar o assunto pelo lado da mediunidade.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

No assunto sobre o fluido vital comentamos at sobre estudarmos um pouco sobre fsica e qumica bsica, para compreendermos melhor o livro de Andr Luiz Mecanismos da Mediunidade.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

E se voc fez esse estudo, com certeza, ficar mais fcil entender este assunto que agora abordaremos.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Primeiro vamos entender o que seja uma vibrao.

Vibrao (movimento oscilatrio ou vibratrio)


Conceito 1 quando h um movimento de um lado para o outro, e no mesmo caminho. Conceito 2 o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referncia. Conceito 3 quando um corpo executa um movimento de ida e volta em torno de uma certa posio. Exemplo: o pndulo simples um corpo pesado suspenso por uma corda , uma corrente ou uma haste. Quando ele se encontra na vertical, dizemos que ele est no momento de repouso ou momento de equilbrio ou posio de equilbrio.

momento de repouso ou de equilbrio

ponto mximo

A1

ponto mximo

E os pontos mximos (A e A1), quando ele atinge, esse ponto, ao movimentar-se.

Vibrao (movimento oscilatrio ou vibratrio)


Quando o pndulo vibra apenas de um lado (A) para o outro (A1), dizemos que houve uma vibrao simples.
A A1

Quando o pndulo vibra de um lado (A) para o outro (A1) e de volta ao ponto de partida (de A1 para A), dizemos que houve uma vibrao completa ou oscilao, ou ciclo.
A A1

A1

O intervalo de tempo que leva o pndulo para ir de um lado (A) para o outro (A1) e voltar ao seu ponto de partida (de A1 para A), ou seja, de uma vibrao completa, ou um ciclo, ou uma oscilao chamamos de perodo.

Vibrao (movimento oscilatrio ou vibratrio)


Vimos que quando o pndulo vibra de um lado (A) para o outro (A1) e de volta ao ponto de partida (de A1 para A), dizemos que houve uma vibrao completa ou oscilao, ou ciclo. O nmero de vibraes completas, ou de oscilaes, ou ciclos, dadas num determinado intervalo de tempo especfico, nesse caso os segundos, chamamos de freqncia. Exemplo: Relgio de Pndulo O pndulo vibra de um lado para o outro e de volta ao ponto de partida a cada 2 segundos. Sua freqncia de 30 vibraes, completa por minuto.

A1

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Depois do que vimos sobre a vibrao, iremos ver o que uma onda.

Onda
Os fenmenos ondulatrios so mais comuns do que percebemos. Eles esto presentes quando conversamos uns com os outros, quando enxergamos os objetos e as pessoas que nos rodeiam e tambm quando ligamos o rdio para ouvir uma musica.

Atravs das ondas a energia pode ser transmitida por longas distncias e a grande velocidade. A energia da luz solar um exemplo disso. Vamos falar um pouco dos principais fundamentos que envolvem a propagao e a natureza das ondas. Para entendermos a definio de onda e a sua propriedade, considere uma experincia muito simples, a seguir, como tambm alguns outros exemplos.

Onda
Considere duas pessoas segurando as extremidades de uma corda.
MEIO ONDA FONTE

MEIO

ONDA

FONTE

Se uma delas fizer um movimento vertical brusco, para cima e depois para baixo, causar uma perturbao na corda, originando uma sinuosidade, que se deslocar ao longo da corda aproximando-se da outra pessoa, enquanto a extremidade que recebeu o impulso retorna posio inicial, por ser a corda um meio elstico. Nesse exemplo, a perturbao denomina-se pulso, o movimento do pulso chamado de onda, a mo da pessoa que faz o movimento vertical a fonte e a corda, na qual se propaga a onda, denominada meio.

Onda

Se provocarmos vrios pulsos sucessivos com um movimento sobe-e-desce, teremos vrias ondas propagando-se na corda, uma atrs da outra, constituindo um trem de ondas.

O experimento que acabamos de descrever um exemplo de onda mecnica.

Onda mecnica a perturbao de um meio material elstico que se propaga por esse meio, transportando energia e quantidade de movimento.

Onda

Imagine uma gota dgua caindo num lago profundo e quieto e voc observar montes e vales de gua deslocando-se para fora, sobre a superfcie da gua, em todas as direes. Folhas que flutuam sobre a gua, no so transportadas pelas ondas, mas vibram para cima e para baixo, repetidamente, medida que as ondas passam por elas. A gua no transportada pelas ondas.

Onda

Imagine agora ondas sobre um campo de trigo. O vento empurra para um lado algumas hastes de trigo, estas se inclinam contra suas vizinhas que, por sua vez, se inclinam contra outras e assim a perturbao inicial se desloca para diante.

Conceito de onda: Uma onda uma perturbao que se move atravs de uma substncia (ou meio).

Outro conceito de onda: Onda uma perturbao (pulso) que se propaga no espao ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, a gua e o ar.

Para descrever uma onda necessria uma srie de grandezas, entre elas temos: velocidade, amplitude, freqncia, perodo e o comprimento de onda.

Onda

Mas uma observao importante a fazer...

Colocando-se um pedao de cortia na gua, prximo ao local do lanamento da pedra, verifica-se que a onda, ao atingir a cortia que fica flutuando na superfcie da gua, faz com que ela apenas oscile, subindo e descendo, sem variar a direo.
Como a rolha no arrastada, conclumos que a onda no transporta matria. Porm, como ela se movimenta, implica que recebeu energia da onda. Conclumos ento que: Uma onda transmite energia sem o transporte de matria.

Pulso
O que um pulso?
Quando num ponto de um meio em equilbrio produzimos uma alterao deste equilbrio, esta alterao se propaga. Denominamos de pulso a propagao deste desequilbrio. Exemplo: Seguramos a extremidade de uma corda presa pela outra extremidade na horizontal. Quando na extremidade que estamos segurando promovemos um deslocamento na vertical, ocorre uma deformao que se propaga ao longo da corda. Esta deformao em propagao um pulso. O que uma onda? Denominamos de uma onda a uma sucesso de pulsos. (outro conceito de onda)

Ondas Peridicas
Quando um pulso segue o outro em uma sucesso regular tem-se uma onda peridica.

Nas ondas peridicas, o formato das ondas individuais se repete em intervalos de tempo iguais (com o mesmo perodo e a mesma freqncia).

Ondas
Outro exemplo de ondas: Seguramos a extremidade de uma corda presa pela outra extremidade na horizontal. Quando na extremidade que estamos segurando promovemos vrios deslocamento na vertical, ocorrem deformaes que se propagam ao longo da corda. Esta sucesso de deformaes em propagao uma onda.

Onda
Comprimento de Onda Quando falamos de seu comprimento de onda, queremos falar da distncia de uma crista, ou "monte", prxima. Pode ser medida em trs pontos diferentes: de crista a crista, do incio ao final de um perodo ou de vale a vale.
Pico = Monte = Crista

Amplitude

Amplitude de Onda Por amplitude de uma onda entendemos a altura de sua crista em relao ao nvel mdio da gua. Amplitude: o volume ou altura da onda, a distncia entre o eixo da onda at a crista. Quanto maior for a amplitude, maior ser a quantidade de energia transportada.

Crista a parte alta da onda, vale, a parte baixa.

Onda
Freqncia de Onda o nmero de ondas num determinado intervalo de tempo especfico, nesse caso os segundos.
Ex.: 3 vezes por segundo.
tempo 1 segundo

A unidade de frequncia do Sistema Internacional (SI), o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e representada pela letra f.
Ento, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo.

A frequncia de uma onda s muda quando houver alteraes na fonte.

Obs.: Fonte qualquer matria que possa criar onda.

Onda
Comprimento de Onda

O nmero de ondas completas dadas num determinado intervalo de tempo especfico, nesse caso os segundos, chamamos de freqncia.
Quanto menor o comprimento (2) maior a freqncia, e mais alta essa freqncia.

Quanto maior o comprimento (1) menor a freqncia, e mais baixa essa freqncia.

1 COMPRIMENTO

2 COMPRIMENTO

ONDAS LONGAS

ONDAS CURTAS

BAIXA FREQNCIA

ALTA FREQNCIA

Onda
Perodo
o tempo necessrio para a fonte produzir uma onda completa, ou uma oscilao, ou ainda um ciclo.

Velocidade

Todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre determinada pela distncia percorrida, sobre o tempo gasto.

Que , no entanto, uma onda?


falta de terminologia mais clara, diremos que uma onda determinada forma de ressurreio da energia, por intermdio do elemento particular que a veicula ou estabelece. Partindo de semelhante princpio, entenderemos que a fonte primordial de qualquer irradiao o tomo ou partes dele em agitao, despedindo raios ou ondas que se articulam, de acordo com as oscilaes que emite.
Captulo 1 Ondas e Percepes

FIM

Captulo XIII Das Radiaes Mentais e Emocionais

As ideias esto para o nosso organismo como as ondas hertzianas esto para um aparelho de radiofonia - diz H. Frichet, LHomme et ses pouvoirs secrets. Toda a essncia dos fenmenos espirituais se traduz por ondas de mltiplas frequncia. A complexidade do sistema nervoso, simultaneamente emissor e receptor, suficiente para avaliar a riqueza de vibraes da alma humana que o sistema nervoso tem de captar e fazer irradiar. No s estas vibraes da alma, que ns designamos por pensamentos, produzem formas, as quais, a seu turno, refletem ou reproduzem pensamentos similares, mas ainda influenciam o corpo fsico a ponto de modificar a sua constituio, podendo produzir a cura de doenas. Estas formas-pensamentos podem tambm exteriorizar-se a distncia. Fenmenos desta natureza tm sido milhares de vezes registrados e autenticados.

O homem realmente um receptor, transformador, condensador e emissor das potentosas foras e correntes csmicas, umas conhecidas, outras, por enquanto, misteriosas, que envolvem em ritmo certo o nosso Universo, influenciado tudo e todos, a Vida e o Esprito, desde as energias solar e eletromagnticas, quer telrica, quer biolgica, at as correntes astrais e mentais dos Mundos superiores, supra-terrestres.

FIM

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Depois destes conceitos vamos ver como as ondas podem ser classificadas.

Ondas, Frequncias e Vibraes.

Mas isso ser visto depois. Vamos dar uma paradinha por aqui.

Priclis Roberto pericliscb@outlook.com

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm Luiz Antonio Brasil

Anda mungkin juga menyukai