Anda di halaman 1dari 34

1

Trabalho de Concluso de Curso TCC

Todo Projeto comea a partir de um sonho e o nosso papel na vida tornar todos os sonhos em projetos de felicidade. Autor desconhecido

Sumrio Definio de Projeto

Gesto de Projetos Definio de Projeto: um empreendimento nico, com incio e fim definidos, conduzido por pessoas e com um objetivo final, visa ser atendido dentro do prazo, custo e dos padres de qualidade. Na gesto de projetos primeiro estabelecemos um plano, que em seguida ser implementado para atingir o objetivo proposto; Projeto um caminho para se atingir um objetivo especfico por meio de um conjunto de tarefas e da utilizao de eficaz de recursos; Utilizar o tempo necessrio para desenvolver um plano bem detalhado fundamental para o sucesso de um projeto de um projeto, aps seu inicio deve ser monitorado constantemente, para garantir que est evoluindo e que tudo est acontecendo como planejado. Uma maneira de garantir o sucesso do projeto acompanhar o progresso atual, com o progresso esperado, em intervalos regulares, tomando as medidas necessrias caso precise. Quando um projeto concludo com qualidade, dentro do prazo e sem estourar o oramento uma grande vitria e toda a equipe ganha. Atributos de um projeto: Um projeto definido atravs de um escopo, cronograma e custo. Tem um objetivo definido, busca um resultado ou um produto. Um exemplo, o objetivo de um projeto pode ser colocar no mercado em um ano uma nova marca de refrigerantes que atenda ao pblico de adolescentes, dentro de um oramento de R$ 600,00, esperando que o produto atinja a qualidade esperada e que tenha aprovao do cliente. Um projeto apresenta um tempo, que precisa ser cumprido. Ele tem uma data para iniciar as suas atividades e uma data final, onde se espera que seu objetivo final tenha sido alcanado. Exemplo: A reforma de um curso deve ser realizada no perodo de 30 dias o que significa que aps estes dias os alunos retomaro as aulas, impossibilitando a reforma. Todo projeto tem um cliente. No somente por financiar ou comprar o projeto, mas no sentido de ser o usurio final. Todo projeto gera uma incerteza, pois por mais que voc planeje no h como garantir que tudo dar certo no final, como em conto de fadas. Pode ser que ultrapasse o tempo esperado, que estoure o oramento, por isso a importncia de acompanhar, pois medida que, o projeto caminha voc pode manipular de maneira que amenize os imprevistos.

Alguns exemplos de projetos: Lanamento de um novo produto no mercado; Um Treinamento Empresarial; A contratao de um novo profissional; Uma consultoria; Incio de uma faculdade; O planejamento de um casamento; A montagem de uma pea de teatro; A realizao de um congresso; O Trabalho de Concluso de Curso (TCC)

O que Planejamento? a construo de um cenrio futuro a ser realizado, a partir de planos e programas que so iniciados no presente, transformando assim as oportunidades em realidades, reduzindo as incertezas futuras. Durante o planejamento determinamos todo o processo. No adiante estar com tudo na cabea, tem que estar no papel. Estudo de Case.
Pesquisa de Mercado e Sistemas de Informao de Marketing Em 1985, a Coca-Cola cometeu um impressionante erro de marketing. Aps 99 anos de sucesso, ela deixou de lado sua antiga regra no mexa com a Me Coca e abandonou sua frmula da coca-cola original! Em seu lugar a New Coke, com um gosto mais doce e suave. A empresa anunciou o novo sabor com uma verdadeira festa de propaganda e publicidade. A principio, em meio a fanfarra de apresentao, a New Coke vendeu bem. Mas as vendas logo caram, a medida que um pblico atnito reagia. A Coca- Cola comeou a receber grandes quantidades de cartas e mais de 1500 telefonemas dirios de consumidores irados. Um grupo chamado Old Cola Drinkers iniciou protestos, distribuiu camisetas e ameaou abrir processo, a menos que a Coca-Cola trouxesse de volta a frmula antiga. A maioria dos experts de marketing previu que a New Coke seria o Edsel dos Anos Oitenta. Aps 3 meses, a Coca-Cola trouxe a antiga coca de volta. Agora denominada Coke Classic, ela era vendida lado a lado com a New Coke nas prateleiras dos supermercados. A empresa disse que a New Coke iria continuar sendo sua marca principal, mas os consumidores tinham uma idia diferente. No final de 1985, o nmero de vendas da Classic batia o da New Coke nos supermercados por dois a um. Em meados de 1986, as duas maiores fontes de renda da empresa, McDonalds e Kentucky Fried Chicken, tinham voltado a servir a Coke Classic em seus restaurantes.

6 Uma reao rpida salvou a empresa de um desastre em potencial. Ela aumentou seus esforos em favor da Coke Classic e reduziu a New Coke a um papel secundrio, de apoio. Em 1987, a Coke Classic era novamente a sua principal marca e o lder dentre os refrigerantes dos EUA. A New Coke tornou-se a marca de ataque da empresa sua arma contra avanos da Pepsi. Os anncios da empresa ousadamente comparavam o gosto da New Coke com o da Pepsi. Ainda assim, a New Coke conseguiu apenas uma parcela de 2% do mercado. Em 1989, a Coke Classic vendia mais do que a New Coke em uma proporo de 10 para 1. Na primavera de 1990, a empresa mudou a embalagem da New Coke e a relanou com um novo nome: Coke II. O que ocorreu neste caso? Porque a New Coke foi um fracasso? Desenvolva um Plano de Estratgico de recolocao de marca para este fator.

Fatores que limitam o sucesso de um projeto O sucesso de um projeto baseado em quatro fatores: Escopo; Custo; Cronograma e Satisfao do Cliente. O escopo o corpo do projeto, todo o processo que ser realizado, por mais que tenhamos dificuldades preciso detalhar, quanto mais detalhes melhor, isso inclui a diviso do trabalho, dependendo do projeto quem planeja no executa, inclui todos os requisitos e caractersticas. Custo: Baseia-se em um oramento que inclui a mdia, a estimativa de quanto se espera gastar com o projeto, materiais, etc. O custo pode elevar, pois alguns materiais podem ser mais caros do que o esperado. Satisfao do Cliente: Como j falamos. Cronograma: Fundamenta-se nas datas em que as atividades devem ter incio e fim. O objetivo de todo projeto concluir o escopo dentro do oramento e dentro da data.

O controle do tempo fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

Ciclo de vida de um projeto Identificar uma necessidade Desenvolver e propor uma soluo Executar o projeto Concluir o projeto. A primeira fase do clico de vida est fundamentada na identificao de uma necessidade ou um problema. A segunda fase do ciclo de vida o desenvolvimento e a proposta de uma soluo, est baseado na primeira fase. A terceira fase do ciclo de vida a implementao, hora de agir, colocar em ao. A fase final a concluso. Hora de fazer uma avaliao de todo o processo e receber os feedbacks do seu cliente, lembrando que todos os feedbacks so sempre bem vindos, pois nos do uma viso, da qual no enxergamos.

Fatores que so fundamentais para o sucesso Comunicao e planejamento so dois fatores essncias que andam juntos. Uma comunicao bem sucedida ajuda em todo o processo. Conseguir administrar seu tempo para focar no projeto essencial. Todas as fases do projeto devem ser bem definidas. Ler e buscar informaes, se manter informado para saber se alguma expectativa mudou.

Projeto final de curso requisito parcial para obteno de especialista, normalmente e a ltima etapa a ser cumprida. Consta em uma apresentao e defesa diante de uma banca examinadora. Constituise de um documento escrito composto por memoriais, figuras, fotos, esquemas, plantas, planos, etc. Este projeto de pesquisa avalia a capacidade de expresso oral dos alunos e sua segurana em relao ao tema abordado no trabalho. Todo esse processo faz com que o aluno se torne mais preparado e confiante no exerccio da sua futura atividade profissional. O projeto final permite que o aluno desenvolva a habilidade de trabalhar em equipe, trocando conhecimentos com os componentes do grupo. Estes conhecimentos sero deixados para futuros estudantes, pois seu trabalho ficar disposio da biblioteca onde voc estudou. O projeto final serve como experincia futura que ser necessria para apresentao de relatrios ou treinamentos de funcionrios.

Delimitao do tema de estudo O TCC o projeto de uma pesquisa, ou seja, a definio dos caminhos para abordar certa realidade. Escolha do tema A escolha de um tema representa uma delimitao de um campo de estudo no
interior de uma grande rea de conhecimento, sobre o qual se pretende debruar.

fundamental que o tema esteja vinculado a uma rea de conhecimento com a qual a pessoa j tenha alguma intimidade intelectual, sobre a qual j tenha alguma leitura especfica e que, de alguma forma, esteja vinculada carreira profissional que esteja planejando para um futuro prximo.
ESCOLHA DO TEMA A escolha de um tema representa uma delimitao de um campo de estudo no interior de uma grande rea de conhecimento, sobre o qual se pretende debruar. necessrio construir um objeto de pesquisa, ou seja, selecionar uma frao da realidade a partir do referencial terico-metodolgico escolhido. fundamental que o tema esteja vinculado a uma rea de conhecimento com a qual a pessoa j tenha alguma intimidade intelectual, sobre a qual j tenha alguma leitura especfica e que, de alguma forma, esteja vinculada carreira profissional que esteja planejando para um futuro prximo. O tema de pesquisa , na verdade, uma rea de interesse a ser abordada. uma primeira delimitao, ainda ampla. Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. FATORES INTERNOS Afetividade em relao a um tema ou alto grau de interesse pessoal:

Para se trabalhar uma pesquisa preciso ter um mnimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema est vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que no seja do seu agrado tornar a pesquisa um exerccio de tortura e sofrimento. Tempo disponvel para realizao do trabalho de pesquisa:

Na escolha do tema temos que levar em considerao a quantidade de atividade que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, no relacionado pesquisa. O limite das capacidades do pesquisador em relao ao tempo pretendido:

9 preciso que o pesquisador tenha conscincia de sua limitao de conhecimentos para no entrar num assunto fora de sua rea. Se minha rea de cincias humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta rea.

FATORES EXTERNOS A significao do tema escolhido, sua novidade, oportunidade e seus valores acadmicos e sociais: Na escolha do tema devemos tomar cuidado para no executarmos um trabalho que no interessar a ningum. O trabalho tem que ter importncia para as pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral. O limite de tempo disponvel para concluso do trabalho:

Quando a instituio determina um prazo para a entrega do relatrio final da pesquisa, no podemos nos enveredar por assuntos que no nos permitiro cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possvel para a concluso do trabalho. Material de consulta e dados necessrios ao pesquisador:

Outro problema na escolha do tema a disponibilidade de material para consulta. Muitas vezes o tema escolhido pouco trabalhado por outros autores e no existem fontes secundrias para consultas. A falta dessas fontes obriga aos pesquisadores buscar fontes primrias que necessita de um tempo maior para a realizao do trabalho. Este problema no impede a realizao da pesquisa, mas deve ser levada em considerao para que o tempo institucional no seja ultrapassado.

Objetivos Indicam o que se pretende conhecer, medir, ou provar, ou seja, as metas que se deseja alcanar. Podem ser gerais e especficos. No primeiro caso, indicam uma ao muito ampla e, no segundo, procuram descrever aspectos detalhados. Uma ao individual ou coletiva se materializa atravs de um verbo. Por isso importante uma grande preciso na escolha do verbo, escolhendo aquele que rigorosamente exprime a ao que o pesquisador pretende executar. Outro critrio fundamental na delimitao dos objetivos da pesquisa a
disponibilidade de recursos financeiros e humanos e de tempo para a execuo da pesquisa, de tal modo que no se corra o risco de torn-la invivel. prefervel diminuir o recorte da realidade a se perder em um mundo de informaes impossveis de serem tratadas. Objetivos gerais: indicao do resultado pretendido. Por exemplo: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traar, analisar, explicar, etc.

10 Objetivos especficos: indicao das metas das etapas que levaro realizao dos objetivos gerais. Por exemplo: classificar, aplicar, distinguir, enumerar, exemplificar, selecionar, etc.

Justificativa
A justificativa envolve aspectos de ordem terica, de ordem

pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade e empresa) e de ordem social (contribuio para a sociedade). Deve procurar responder: Qual a relevncia da pesquisa? Que motivos a justificam? Quais contribuies para a compreenso, interveno ou soluo que a pesquisa apresentar? Silva e Menezes (2001, p.31) afirmam que o pesquisador precisa fazer algumas perguntas a si mesmo: o tema relevante? Por qu? Quais pontos positivos voc percebe na abordagem proposta? Que vantagens/benefcios voc pressupe que sua pesquisa ir proporcionar? Ventura (2002, p. 75) afirma o seguinte: o pesquisador deve destacar a relevncia do tema para o direito em geral, para a(s) disciplina(s) (s) quais se filia e para a sociedade. Finalmente, cabe sublinhar a contribuio terica que adviria da elucidao do tema e a utilidade que a pesquisa, uma vez concluda, pode vir a ter para o curso, para a disciplina ou para o prprio aluno.

Problematizao
a continuidade da delimitao da pesquisa, sendo ainda mais especfica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder. a apresentao da idia central do trabalho. O problema, geralmente, feito sob a forma de pergunta(s). Da mesma forma, aconselha-se a no fazer muitas perguntas, para no incorrer no erro de no serem apresentadas as devidas respostas.

11

ROTEIRO PRTICO P/ DESENVOLVER PROJETOS DE PESQUISA 1. ETAPA: ESCOLHA DO TEMA Tema: Assunto de interesse a ser investigado. Ttulo do projeto: Deve estar em coerncia com o tema da pesquisa, deve ser claro, indicando o tema a que est ligado. Escolha do tema/assunto: Por qu? Objetivos: Para que pesquisar?

2. ETAPA: LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO Referncia bibliogrfica de acordo com a Norma NBR ABNT

3. ETAPA: PROJETO DE PESQUISA Ttulo do trabalho. Definio e delimitao do problema (perguntas da pesquisa). Justificativa da pesquisa. Objetivos. Cronograma. Referncias Bibliogrficas (ABNT).

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

Citao
Conceito: Meno de uma informao extrada de outra fonte. (ABNT, 2002, p. 1). A citao pode ser direta ou indireta. Citao Direta: A cpia e feita na integra, no mudamos nada. Regras: Caso a citao tenha at trs linhas dever ficar dentro do texto e entre aspas. Exemplo: Para Lancaster (2004, p. 100) o resumo uma representao sucinta [...] do contedo de um documento. O resumo uma representao sucinta [...] do contedo de um documento. (LANCASTER, 2004, p. 100). Caso a citao tenha mais de trs linhas: deve-se dar um recuo da margem esquerda de 4 cm, espaamento entre linhas simples, sem aspas e com fonte 10. Exemplo: Lancaster (2004, p. 113):
Em suma, as caractersticas de um bom resumo so brevidade, exatido e clareza. [...] O resumo deve ser estruturado a partir das informaes contidas no ttulo do item.

Citao Indireta: Utiliza-se a ideia do autor, mas as palavras so suas. E includa no texto, sem aspas, com o nome do autor, bem como o ano da publicao do artigo ou livro, o nmero da pgina opcional. Exemplos: Lancaster (1993, p. 6) aponta como um aspecto importante na recuperao das informaes a extenso dos contedos a serem indexados. Um aspecto importante na recuperao das informaes a extenso dos contedos a serem indexados (LANCASTER, 1993).

26

Regras Gerais de Apresentao

27 EXEMPLOS:

ESCOLA TCNICA SANDRA SILVA CURSO TCNICO EM MECNICA INDUSTRIAL

(Nome completo)

Rodrigo Fernandes Soares Roberta Santos Silva Marcelo Silva Santos Antnio Evangelista Silva Eduardo Roque Rocha Bruna Machado Silva

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXX
(ttulo da monografia e subttulo se houver)

XXXXXXXXXXXXXX
(cidade)

2012

28

29
(Nome completo)

Rodrigo Fernandes Soares Roberta Santos Silva Marcelo Silva Santos Antnio Evangelista Silva Eduardo Roque Rocha Bruna Machado Silva

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXX
(ttulo da monografia e subttulo se houver)

Trabalho de Concluso de Curso, apresentado Escola Tcnica Sandra Silva, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Tcnico em Mecnica Industrial.

Orientador: Prof Joo da Silva


(Nome completo)

XXXXXXXXXXXXXX (cidade)2012

30

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO APRESENTADO A ESCOLA TCNICA SANDRA SILVA COMO REQUISITO PARA OBTENO DO GRAU DE TCNICO EM MECNICA INDUSTRIAL PROFESSORA ORIENTADORA VERA MIRANDA TECNOLGA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS PS GRADUANDA EM GESTO EMPRESARIAL GRADUANDA EM PSICOLOGIA _____________________________________________________ BANCA EXAMINADORA CARLOS AUGUSTO NUNES MESTRE EM CINCIAS DA COMPUTAO ____________________________________________________ LUIZ CARLOS PACHECO SECRETRIO ESCOLAR + ENGENHEIRO ELTRICO ___________________________________________________ DANIEL ALVES PEDOGOGO + TCNICO EM MECNICO INDUSTRIAL SUPERVISOR DO CURSO DE MECNICA INDUSTRIAL __________________________________________________

31

A comisso julgadora atribui s seguintes notas individuais: Altamir de Oliveira Fernandes.....................................................= ______ Anderson da Conceio Valrio...................................................= ______ Bruno Leito Corra....................................................................= ______ Bruno Veiga Baracho...................................................................= ______ Daiana da Silva Barros..................................................................= ______ Danilo Ramos Rodrigues..............................................................= ______ Eduardo Chepkassoff Lopes de Lima...........................................= ______ Elvis Januario de Oliveira.............................................................= ______ Felipe Cesar Noronha Evaristo.....................................................= ______ George Lima da Silva...................................................................= ______ Helio Pereira da Silva...................................................................= ______ Iury Benjamin Lima......................................................................= ______ Marcos Hygino da Silva................................................................= ______ Paulo Renato de Lima Cabral........................................................= ______ Renato Moreira Lemos..................................................................= ______ Ricardo de Souza da Fonseca........................................................= ______ Thiago Pereira Ribeiro...................................................................= ______ Thiago Rodrigues Martins..............................................................= ______ Vagner Alexandre Ferreira Mendona...........................................= ______ Wallace Silva Soares......................................................................= ______ Wander Antonio da Silva................................................................= ______ Wengler Lima Xavier......................................................................= _____

32

SUMRIO

CAPA ...........................................................................................................................I FOLHA DE ROSTO.....................................................................................................II FOLHA DE APROVAO .........................................................................................III SUMRIO .................................................................................................................. IV RESUMO .................................................................................................................... V 1. INTRODUO ........................................................................................................1 2. DESENVOLVIMENTO .............................................................................................1 2.1 Xxxxxxxxxx Xxxxxxx....................................................................................1 2.2 Xxxxxxxxxx Xxxxxxx....................................................................................1 2.3 Xxxxxxxxxx Xxxxxxx....................................................................................1 3. CONSIDERAES FINAIS ....................................................................................1 4. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS .......................................................................1

ANEXO

CRONOGRAMA DO PROJETO FINAL

33

RESUMO

___________________________________________________________________ XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XX. Palavras-Chave: XXXXXXX, XXXXXX, XXXXXX. ___________________________________________________________________

34

Referncias Bibliogrficas ABNT. Informao e documentao. Rio de Janeiro:ABNT, 2002. BASTOS, C.; keller,V. Aprendendo a aprender: introduo metodologia cientfica. Petrpolis: Vozes, 1992. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Anda mungkin juga menyukai