Anda di halaman 1dari 13

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRO PIRES

Entidade Mantenedora: ORGANIZAO EDUCACIONAL DE RIBEIRO PIRES R. Cel. Oliveira Lima, 3.345 Parque Aliana SP CEP: 09400-000 C.P.150 Telefones: 4828-2066 Fax: 4828-5513 Site: www.firp.edu.br

MANUAL DE ORIENTAO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE EDUCAO FSICA (Licenciatura e Bacharelado)

APRESENTAO
Durante o Curso de Graduao em Educao Fsica o aluno dever cumprir uma carga horria de Atividades Complementares A.C. As atividades devero acontecer no decorrer do curso, sendo este manual o balizador dos mecanismos e critrios de aproveitamento de conhecimentos e de experincias vivenciadas pelo aluno. Por meio de estudos e prticas independentes, presenciais e/ou distncia, sob a forma de monitorias, estgios extracurriculares, programas de iniciao cientfica, programas de extenso, estudos complementares, congressos, seminrios e outras modalidades que sero apresentadas a frente.

CARGA HORRIA
Todos os alunos devero cumprir 200 horas at o final do curso de Bacharelado e Licenciatura, a partir do 1 semestre, distribudos da seguinte forma: para o curso de bacharelado 40 horas semestrais no 1, 2, 3, 4 e 5, para o curso de licenciatura 40 horas semestrais no 1, 2, 3,4 e 20 horas para o 5 e 6. Se o aluno ultrapassar o nmero de horas semestrais, as horas excedentes sero computadas nos semestres seguintes. Para que estas horas sejam atribudas faz-se necessrio o preenchimento da Ficha de Atividades Complementares, bem como a apresentao dos documentos comprobatrios e um relatrio por atividade.

OBJETIVO DO PROGRAMA AC

O objetivo deste programa propiciar aos alunos vivncias, conceitos e teorias vistos ao longo do curso de graduao. Incentivar a pesquisa como instrumento da busca de conhecimento e construo do saber desenvolvendo a responsabilidade do aluno de formar o seu prprio conhecimento independentemente do estudo formal. A partir desta perspectiva, o programa de atividades complementares constitui-se em um instrumento de capacitao profissional.

DEFINIO
Atividades Complementares constitui-se de atividades enriquecedoras e implementadoras ao prprio perfil do aluno, visando seu crescimento intelectual, em especial nas relaes e atuao com o mundo do trabalho, nas aes de pesquisa e nas aes de extenso junto comunidade. Abrange a prtica de estudos e atividades independentes, transversais, interdisciplinares, de permanente contextualizao e atualizao. Depende exclusivamente de iniciativa e da dinamicidade de cada aluno, que deve buscar as atividades que mais lhe interessam para delas participar, assim como seguir as orientaes e/ou recomendaes de seus professores. Estas prticas acadmicas devem ser realizadas fora da grade curricular acadmica e tem a finalidade de reforar e complementar as atividades de ensino, pesquisa e extenso dos cursos de graduao e uma exigncia do MEC Ministrio da Educao e Cultura e tambm orientada por ele.

ORIENTAO
O coordenador do curso juntamente com os professores do curso, devero elaborar, divulgar e orientar atividades que considerem relevantes para o cumprimento destas horas. Caber aos professores (aqueles que solicitaram a atividade correspondente) avaliar o relatrio apresentado que atesta o cumprimento da atividade pelo aluno e, caso o considere insuficiente, recus-lo ou recomendar sua correo. Para aqueles considerados vlidos, atribuir quantidade de horas. (Tabela 1). O aluno ter uma pasta na cor AMARELA, onde arquivaro os relatrios assinados e documentos comprobatrios, esta ser entregue ao coordenador de curso no decorrer no curso ou em sua finalizao, ao ser entregue em cada final de semestre podero ser at a ltima segunda-feira. O coordenador verificar a validade das horas, entregar um comprovante das horas validas ao aluno e far o registro no livro de Atividades complementares. A lista com os nomes dos alunos que esto quites com as horas de atividades complementares ser entregue na secretaria e as pastas arquivadas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ACEITAS NO PROGRAMA


Para cumprimento da carga horria mnima so aceitas tanto atividades realizadas dentro da IES- Instituio de Ensino Superior- quanto outras, externas, recomendadas pela IES, na figura do professor. Recomenda-se ao professor, no entanto, respeitar a autonomia do aluno na conduo de sua formao, avaliando com todo o critrio relatrios de atividades no indicadas, e no as validando caso no atendam aos critrios do esprito acadmico e aos objetivos do curso. Veja a seguir alguns exemplos de atividades aceitas: Estgio fora da instituio, relacionado com o curso freqentado; Disciplinas cursadas em outros cursos da IES; Monitoria em disciplinas tericas ou prticas; Publicao de resumos e artigos em congressos, encontros, jornais e revistas; Participao em Semanas de Iniciao Cientfica dos demais cursos da IES; Participao em encontros, jornadas, seminrios e palestras relacionadas ao curso; Realizao de cursos livres (idiomas e informtica); Participao em projetos de extenso comunitria; Participao de servios comunitrios na rea do curso; Realizao de cursos livres por meio da Internet; Atividades culturais (cinema, teatro, shows, exposies); Atividades no previstas (consultar a coordenao de curso).

TABELA 1 (ATIVIDADES COMPLEMENTARES ACEITAS)


Limite Tipo de Atividade Mximo (horas) Estgio externo (extracurricular) relacionado com o curso 40

Documentos Comprobatrios

freqentado. Participao em projetos/competies regionais, nacionais e internacionais de interesse e relevncia acadmicos, desde que relacionados com os objetivos do curso (desafios, gincanas, jogos, festivais e campeonatos) Projetos extraclasses (workshops, encontros, seminrios, semana de curso) Participao em atividades de iniciao cientfica, congressos, realizados na IES, ou em instituies pblicas ou privadas reconhecidas, com apresentao de cpia de publicao de artigos completos ou resumos. Publicao de resumos, artigos e anais em congressos, simpsios, encontros, jornais e revistas especializadas, em reas afins ou em meios eletrnicos. Assistncia comprovada da Mostra de Iniciao Cientfica. Apresentao/exposio de trabalhos em exposies, feiras e mostra dos trabalhos acadmicos. Atividades de extenso desenvolvidas pelo curso em convnio com rgos governamentais ou em rgo vinculado a uma Instituio de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. Disciplina cursada em outro curso da IES como enriquecimento curricular. Participao em projetos de extenso referente a rea. Realizao de curso livre (idiomas, informtica) em instituio juridicamente constituda, com participao e aprovao comprovadas. Participao em Congressos Nacionais e/ou Internacionais Realizao de oficinas de complementao de estudos, grupos de estudo, relacionados com os objetivos do curso. Participao e/ou Organizao em eventos (palestras, workshops, de natureza acadmica ou profissional) relacionadas com os objetivos do curso.

Certificado ou declarao

20

Certificado ou declarao

15

Certificado ou declarao

30

Certificado ou declarao

30

Exemplar que conste a publicao Certificado ou declarao Certificado ou declarao

15 15

40

Certificado ou declarao

40 40

Certificado ou declarao Certificado ou declarao

30

Certificado ou declarao

40 30

Certificado ou declarao Certificado ou declarao

40

Certificado, declarao ou relatrio com carga horria

Participao em atividades de cunho cultural/cientfico (teatro, cinema, dana, coral e correlatos). (Filmes e peas teatrais 4 horas, demais de acordo com a durao e relevncia do evento) Premiao em concurso relacionados com os objetivos do curso. Resenha - Livros recomendados pelo professor. *ver tabela 2 especfica Prestao de servios comunitrios na rea do curso, atravs do departamento ou entidade beneficente, humanitria ou filantrpica, legalmente instituda, com a anuncia do coordenador e devidamente comprovada. Monitoria em disciplinas tericas ou prticas. Apresentao de palestra relacionada com disciplinas do curso. Atividades de tutoria (acompanhamento de alunos dos semestres iniciais do curso). 30 20 15 Certificado ou declarao Relatrio com carga horria Certificado ou declarao 30 Certificado ou declarao 15 40 Certificado ou declarao Atestado pelo professor 15 Ticket ou material promocional

Obs: O aluno poder repetir no semestre duas vezes a mesma atividade.

PROCEDIMENTOS PARA OS ALUNOS


Cabe ao aluno estar sempre atualizado quanto s indicaes feitas pelos professores do curso que indicam as atividades complementares e, uma vez realizada alguma delas, preencher ficha especfica que aparece no final deste manual anexar comprovante e entregar professor e ao coordenador para validar as horas.. Tambm cabe a ele verificar se alguma de suas atividades no recebeu aprovao por parte do coordenador ou professor e, em caso de haver indicao para refaz-la, retir-la e proceder s alteraes solicitadas. Caso o aluno, dentro do esprito de autonomia na conduo de seu curso, realize alguma atividade no indicada, mas a julgue importante para a formao, deve preencher o relatrio apropriado e submet-lo mesma aprovao por que passam as atividades indicadas. Apenas deve ter conscincia de que, no caso de no-validao, no caber apresentao de recurso. No caso de atividades gratuitas, deve ser anexado folder da atividade ou da instituio promotora, com carimbo e assinatura de algum funcionrio. No caso de no haver essa possibilidade, possvel a comprovao atravs de fotos.

ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIO E ATIVIDADES EXTERNAS COM O ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR


Atividades realizadas dentro da instituio, supervisionadas por professores e/ou pelo coordenador do curso, tambm so passveis de apresentao de relatrio, sendo aceita como instrumento comprobatrio lista de presena assinada pelo participante e assinatura do professor responsvel pela atividade no relatrio. No caso de alguma atividade no elencada nestas normas, mas que a coordenao do curso considere pertinente caber a ela a atribuio de horas que julgar conveniente, mas no se exime a apresentao de relatrio, nos mesmos moldes daqueles que aparecem ao final deste regulamento. Para atividades realizadas sem a presena do professor, como filmes ou trabalhos realizados fora da instituio, faz-se necessria a assinatura do professor solicitante antes da entrega do relatrio ao coordenador de curso

MODELO DO RELATRIO A SER ENTREGUE


O relatrio que segue um modelo e no precisa estar circunscrito apenas nesse espao. Caso se faa necessrio, possvel anexar pginas a ele.

FIRP FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRO PIRES FICHA DE CONTROLE DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO SUPERIOR DE EDUCAO FSICA
Nome do Aluno: N de Matrcula: Nome do Professor responsvel: Natureza do Evento: Resumo e Opinio: Semestre:

Essa folha conter anexo(s) (

) sim ( ) no

Relevncia do evento em sua formao acadmica e/ou cultural

Parecer do Responsvel (Professor) ( ) VLIDO ( ) NO-VLIDO TOTAL DE HORAS ATRIBUDAS: Data de Entrega:

Assinatura do Aluno Assinatura do Coordenador

FIRP FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRO PIRES FICHA DE CONTROLE DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO SUPERIOR DE EDUCAO FSICA
Nome do Aluno: N de Matrcula: Nome do Professor responsvel: Natureza do Evento: Semestre:

Resumo e Opinio:

Essa folha conter anexo(s) (

) sim ( ) no

Relevncia do evento em sua formao acadmica e/ou cultural

Parecer do Responsvel (Professor) ( ) VLIDO ( ) NO-VLIDO TOTAL DE HORAS ATRIBUDAS:

Assinatura do Aluno

Data de Entrega:

Assinatura do Coordenador

ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO EDUCAO FSICA

NOME:_______________________________________________________________ CURSO: _________________________________ SEMESTRE: _________________

N ATIVIDADE

HS

Total

_____________________ Coordenao

10

Declarao

Declaro para os devindos fins que _______________________ ________________________________________, do curso de Educao Fsica - ________________, entregou _______horas Complementares.

11

Tabela 2 - Especfica *ATIVIDADES COMPLEMENTARES Relao de atividades e respectivas horas de validao Assistir (ao vivo): Atividade JOGOS Horas 8hs Obs Podem aumentar para 10h se for jogo longo de Voleibol e dependendo da distncia. Ou comprovante de durao Solicitado / professor Trazer comprovantes de todos

CAMPEONATOS TEATRO e FILMES AO SOCIAL Feiras de Negcio (REATHEC ex.) e Eventos (FITTNES BRASIL ex.) Leitura com Resenha de Livros At 100pg. At 200pg. Acima de 200 CURSOS

20 a 30 horas 4hs 30hs 20hs/dia

2hs 4hs 6hs Trazer certificao com as horas Palestras, Workshop Trazer comprovante de horas 5 hs / ms 10 hs/ ms 6hs

Participao em Atividades em Escolas, Projetos e outros Grupo de Estudo MONITORIA Atividades Culturais e outras: Dia do Desafio, Agita Galera... BRINCANA

At 40HS

Todos os relatrios devem ser assinados pelos professores Horas semestre Bacharel - 40hs 1, 2, 3,4, 5 semestre Licenciatura - 40hs 1,2,3,4; 20hs 5 e 6semestre Data: _____________ Total de Horas 200hs 200hs

______________________ Coordenao
12

13

Anda mungkin juga menyukai