Anda di halaman 1dari 2

O conto A Igreja do Diabo do movimento realista, representando situaes sociais e cotidianas, a anlise do comportamento humano.

. Creio que o tema do qual sair um conto sempre excepcional, mas com isto no quero dizer que um tema deva ser extraordinrio, fora do comum, misterioso ou inslito. Muito pelo contrrio, pode tratar-se de um episdio perfeitamente trivial e cotidiano. (pg.354) O que est antes o escritor, com sua carga de valores humanos e literrios, com sua vontade de fazer uma obra que tenha um sentido; o que est depois o tratamento literrio do tema, o modo como o contista ataca seu assunto e o situa verbal e estilisticamente, estrutura-o em forma de conto e por fim o projeta rumo a algo que excede o prprio conto. (pg.355)

CORTZAR, Julio. Obra crtica, volume 2. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999

Em A Igreja do Diabo, Machado de Assis tem como inteno representar uma situao cotidiana, uma sociedade que equilibra o bem e o mal em suas aes, levando reflexo da realidade da essncia e fraqueza humana. O autor carrega valores e crticas que pretende destrinchar ao longo do conto.

Tudo isso esclarece a natureza da verdadeira narrativa. Ela tem sempre em si, s vezes de forma latente uma dimenso utilitria. Essa utilidade pode consistir seja num ensinamento moral, seja numa sugesto pratica, seja num provrbio ou numa norma de vida - de qualquer maneira, o narrador um homem que sabe dar conselhos. (pg.200) O narrador retira da experincia o que ele conta: sua prpria experincia ou a relatada pelos outros. E incorpora as coisas narradas experincia dos seus ouvintes. (pg.201) Assim definido, o narrador figura entre os mestres e os sbios. Ele sabe dar conselhos: no para alguns casos, como o provrbio, mas para muitos casos, como o sbio. Pois pode recorrer a um acervo de toda uma vida (uma vida que no inclui apenas a prpria experincia, mas em grande parte a experincia alheia. O narrador assimila sua substncia mais ntima aquilo que sabe por ouvir dizer). (pg. 221)

BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197 - 221

A moral/crtica do conto a contradio dos homens em tentar conciliar o bem e o mal, a relao de Deus e religio, homem razo.

Caractersticas do conto machadiano O realismo de Machado face ao sujeito culturalista e psicolgico, este participa da ao como uma mquina fotogrfica que reproduz a realidade humana e das coisas (...) (pg.15) o que ocorre em A Igreja do Diabo, visto que Machado de Assis apresenta/ilustra a realidade, ou melhor, a contradio humana em no distinguir o bem e o mal, sendo que, talvez, no haja esperana de que somente o bem reine nos valores humanos, pois as maldades tambm fazem parte da essncia da vida. (...) a coerncia temtica-estrutural de Machado: A alma humana, perspectivada em qualquer situao. (pg.112) (...) Machado de Assis (...) foi uma das mais brilhantes figuras da literatura (...) [devido] a tcnica de contar (...) usando o monlogo interior, a caracterizao psicolgica, a capitao de sensaes fsicas e morais (...) (pg.128)

CASTRO, Luiz Gonzaga Garcia de. Os temas como tecedura narrativa em alguns contos machadianos. Bauru: FASC, 1985

Intertextualidade A intertextualidade comea no captulo II, quando o Diabo visita Deus no cu, e este est acolhendo um homem cujo nome era Fausto, fazendo intertextualidade com a obra de Johannes Van Goethe. Machado tambm menciona a obra de Rabelais Gargntua e Pantaguel: O mesmo disse da gula, que produziu as melhores pginas de Rabelais (...). A inteno de citar a obra de Rabelais evidenciar que os homens possuem uma grande atrao por aquilo que bom e condenvel.

Anda mungkin juga menyukai