Anda di halaman 1dari 12

Educao de jovens e adultos presos: limites, possibilidades e perspectivas

Manoel Rodrigues Portugues

Resumo
O texto tem por objeto a educao nas prises, visando apresentar e problematizar seus desafios em perspectiva, rumo constituio de uma poltica pblica de educao para jovens e adultos presos. O autor analisa o sistema penitencirio, no que tange sua cultura organizacional e sistema social e educao de jovens e adultos presos, mediante a reviso bibliogrfica e a sistematizao de reflexes e questionamentos construdos ao longo de 16 anos de atuao no sistema penitencirio paulista. Reitera a necessidade de se poder caminhar rumo ao acometimento da impenetrabilidade, do isolamento e da entropia da gesto penitenciria, para uma efetiva participao do poder pblico municipal na gesto dessa educao. Palavras-chave: educao de jovens e adultos; educao nas prises; sistema penitencirio.

109

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

Abstract
Youth and Adult Education in prisons: limits, possibilities and perspectives The focus of this text is education in prisons. It seeks to present and to problematize its challenges in a certain perspective, in order to build a public policy for youths and adults in prisons. The author analyzes the penitentiary system regarding its organizational culture and social system as well as the youth and adult education in prisons. The methodology chosen was the review of the related literature and a systematic record of reflections and questions collected during 16 years of work with the So Paulos penitentiary system. It underlines the need to cope with the impenetrability, the isolation and the entropy of the penitentiary administration, replacing it with an effective participation of the municipal public power in the administration of this kind of education. Keywords: youth and adult education; education in prisons; penitentiary system.

110

O tema priso, includo em estudos que tm por objeto a educao, causa estranheza. Com maior frequncia ele se compe, ou se destaca, de outros segmentos, principalmente aqueles relativos violncia. Amide, a relao da sociedade com o mundo da priso marcada pela distncia, pelo desinteresse e pela averso. Somente em momentos em que a rotina institucional fortemente abalada caso de motins, fugas, rebelies e massacres torna-se presente e parte constituinte das relaes sociais, permanecendo margem quando o foco a garantia do direito de todos educao. O tema apresenta-se inusitado tambm literatura. Sua constituio enquanto objeto de pesquisa e reflexo relativamente recente no Brasil. Seu impulso ocorreu em meados da dcada de 1970, desencadeado pela escalada da violncia verificada desde ento nos centros urbanos do Pas. Decorre uma produo de conhecimentos, seno farta, relativamente abrangente. So analisados aspectos que envolvem suas funes poltico-sociais (Adorno, 1991a; Rocha, 1994), suas origens (Salla, 1997) e sua cultura organizacional (Fischer, 1996). Concernente educao, no entanto, no se configura um percurso consolidado de pesquisa e produo de conhecimentos, por isso o propsito de escrever, nesse quadro, o presente artigo, a fim de promover o debate e contribuir com a formulao de uma poltica pblica para a Educao de Jovens e Adultos nas prises. H que se destacar, contudo, as principais referncias desse campo do conhecimento, as quais tratam de seus limites e possibilidades (Portugues, 2001a, 2001b), de sua poltica (Moreira, 2008), de seu papel na reabilitao (Leite, 1997), de suas metodologias (Poel, 1981) e de seu exerccio docente (Penna, 2003). A ausncia desse percurso de pesquisa e, por conseguinte, de uma poltica pblica nessa rea agrava-se e amplia-se na medida em que se considera a educao nas prises como constituinte do processo de reabilitao dos prisioneiros. Tambm, importante pensar em como o encarceramento se tornou a forma por excelncia de

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

combate ao crime no sculo 18, ao combinar efeitos dissuasrios, intimidativos e correcionais (Foucault, 1986; Rocha, 1994). Afora compor a operao penitenciria de reabilitar criminosos, fator ulterior merece igualmente destaque frente ao tema. Trata-se de seu universo, de sua demanda, a qual indica a dimenso do problema da ausncia de uma poltica pblica e da pouca produo de conhecimentos na rea da educao nas prises. Segundo o Censo Penitencirio Nacional (Brasil, 2008), o Brasil tem atualmente 423 mil pessoas cumprindo pena de encarceramento, das quais mais de 70% no possuem o ensino fundamental completo. A dimenso do problema enseja, portanto, uma grande contradio, qual seja: a educao constitui-se como elemento a cumprir a finalidade da reabilitao da pena de encarceramento, mas a grande maioria dos prisioneiros no possui o ensino fundamental completo e no existe uma poltica pblica de mbito nacional para a educao de jovens e adultos presos, tampouco um percurso consolidado de pesquisa na rea. Alm de inusitado, sem percurso consolidado de pesquisa e de polticas pblicas, o tema complexo. E, a fim de investigar a educao nas prises e contribuir para apontar seus limites, possibilidades e perspectivas, necessrio caracterizar tal sistema, as lgicas pelas quais ele se regula, e no apenas considerar os arranjos formais de seus organogramas. Afinal, a priso constitui um sistema social com regras, normas, valores, posies, status e procedimentos que lhe so prprios. Frente a tal complexidade, recorro arte, pois ela tem o poder de sintetizar em poucas palavras o que, para traduzir com seus rigores e metodologias, a cincia precisa de milhares. Trata-se de uma passagem de Albert Camus, extrada da obra O Estrangeiro:
No incio da minha deteno [...] o mais difcil que tinha pensamentos de homem livre. Por exemplo, desejo de estar numa praia e de descer para o mar. Imaginando o barulho das primeiras ondas sob a sola dos ps, a entrada do corpo na gua e a libertao que encontrava nisso: sentia, de repente, at que ponto as paredes da priso me cerceavam. Mas isto durou alguns meses. Depois, s tinha pensamentos de prisioneiros. (Camus, 1995, p. 34).

111

Na gesto penitenciria, a primazia recai em adaptar os indivduos punidos sua cultura, num processo ininterrupto de subjugao. Tal assertiva no equivale a afirmar que processos de reabilitao (e de educao em especial) so inexistentes, mas que coadunam com aquelas finalidades e so por ela prescritos. Os processos de adaptao e subjugao, contudo, jamais so plenos e encerram em si uma srie de contradies, e, em seu bojo, os indivduos punidos materializam formas e possibilidades de se preservar como sujeitos, em vez de se subjugarem totalmente aos valores da instituio e ao sistema social que lhe inerente. A educao nas prises no permanece, em absoluto, neutra nesse processo de adaptao, subjugao e resistncia. Realiza indubitavelmente uma opo polticopedaggica. Pode, de um lado, configurar-se como mais um dos instrumentos de subjugao e adaptao, ou, por outro, como elemento ulterior de preservao e emancipao dos sujeitos punidos, buscando uma educao autntica, que no descuide da vocao ontolgica do homem, a de ser sujeito, a de ser mais e de superar sua prpria condio (Freire, 1979, p. 66).

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

O sistema social da priso


O mundo da priso caracteriza de forma inequvoca uma dupla excluso. De um lado, os corpos dirigente e funcional, que imprimem uma forma de gesto autnoma e autocentrada, marcada pela impenetrabilidade, invisibilidade e ausncia de influncia de meios externos sua organizao. As prticas que constituem o cotidiano das prises mantm-se desconhecidas pela sociedade mais ampla e at mesmo por aqueles rgos que lhes so afins, tais como as coordenadorias ou superintendncias dos estabelecimentos penitencirios, as varas de execues criminais, os conselhos ou comisses de direitos. Por outro lado, a prpria sociedade, que procura distanciar-se dessa realidade, apenas dirigindo-lhe o foco de sua ateno e preocupao em momentos absolutamente alheios sua rotina, caso de rebelies e fugas. Tal fato evidencia as funes que, para a sociedade mais ampla, se constituem como primordiais da pena de encarceramento, qual seja: as referentes segurana e conteno da massa encarcerada. Configura-se, assim, a dupla excluso: uma realidade que no quer ser conhecida e uma sociedade que no quer conhec-la. A prioridade social relativa pena de encarceramento orienta e organiza a gesto prisional. De forma autnoma, as unidades prisionais forjam no seu prprio interior seu funcionamento:
Os rgos e os estabelecimentos do sistema penitencirio no constituem, efetivamente, um sistema administrativo, porque no esto estruturados para atuarem de modo coordenado; a ausncia de diretrizes e parmetros, assim como de controles tcnicos e administrativos para acompanhamento e avaliao, impele para formas de atuao baseadas nas caractersticas especficas de cada estabelecimento, no desenho das relaes formais e informais que constituem o corpo da organizao, nas tendncias conjunturais que estas relaes assumem conforme as circunstncias. (Fischer, 1996, p. 77).

112

nesse desenho de relaes, ou na correlao interna de foras, que so organizados os agrupamentos para a gesto penitenciria, que, invariavelmente, so compostos por todos os segmentos da comunidade carcerria direo, funcionrios e prisioneiros:
satisfatoriamente estudado o papel que desempenham os agrupamentos na gesto das instituies e, em particular das instituies fechadas. Goffman (1996) demonstra que eles surgem espontaneamente nestas instituies, ocorrendo de forma a servir como lastro de convvio social aos indivduos e como instrumento para maximizar o acesso a meios e bens escassos no interior da organizao. (Portugues, 2001a, p. 23).

Caracterstica indelvel desses agrupamentos sua invisibilidade ao mundo externo, mas sua profunda fora e respeito no mundo interno:
No se pode ignorar a existncia de grupos organizados no interior do sistema penitencirio, que agregam sentenciados e at mesmo agentes institucionais, que atravessam heterogneos interesses no controle da massa carcerria e que se pautam por modelos inflexveis de cultura organizacional. Eles jogam papel decisivo no sucesso ou fracasso de medidas introduzidas. (Adorno, 1991b, p. 76).

Os agrupamentos na gesto penitenciria arrogam-se (e garantem) a ordem interna, materializando o interesse social a ela destinado. A finalidade da ordem interna
Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

conquistada em intenso e ininterrupto processo de relaes pactuadas entre os corpos dirigente e funcional e as lideranas da populao carcerria. um terreno pantanoso, mas que permite um tnue e sensvel equilbrio do cotidiano prisional. Em tais negociaes so definidas posies e estabelecidos compromissos tcitos (Coelho, 1987). A intensidade do investimento necessrio nessas negociaes ininterruptas para garantir um tnue equilbrio no cotidiano prisional, acrescida da presso social e institucional pela manuteno da ordem interna, da segurana, sem fugas, e do controle da massa encarcerada, culmina na transformao dos aspectos que dizem respeito ao fim precpuo da organizao penitenciria, que pode ser assim descrita: convico arraigada de que o criminoso internado na penitenciria para ser punido, intimidado e recuperado, corresponde a certeza tranquila e inconcussa de que a via para obter tais fins : impedir que o preso fuja; e manter em rigorosa disciplina a comunidade carcerria (Thompson, 1976, p. 40). Dessa forma, aqueles aspectos que seriam os meios pelos quais a operao penitenciria se prope a reabilitar criminosos (encarceramento, disciplina e vigilncia) transfiguram-se, tornando-se a finalidade poltica, social e institucional das prises. Do sistema poltico-institucional de controle e poder, fundado em negociaes ininterruptas e compromissos tcitos, que pressupem responsabilidades e garantem privilgios, posies e status, decorre um sistema cultural prprio. A priso caracteriza-se, assim, por ser e constituir um sistema sociocultural prprio (Ramalho, 1979; Coelho, 1987; Adorno, 1991a; Fischer, 1996; Sykes, 1999), que possui suas regras, normas, procedimentos, valores, punies, sanes e crenas. A sobrevivncia fsica, moral e intelectual dos indivduos punidos depende integralmente de sua adaptao a esse sistema cultural, ao mundo da priso. Embora seja verdade que, somente com a adaptao de sua conduta e comportamento quele sistema social, o indivduo punido pode obter acesso a determinados bens ou prerrogativas na priso, quanto maior a intensidade do ajustamento, maiores so as possibilidades de alcanar os privilgios que ela dispe. Em contrapartida, mostrar-se resistente acarreta ao indivduo punido maior rigor, severidade e endurecimento de sua pena. Ser e existir nesse sistema requer um irrefrevel processo de socializao no mundo do crime (Ramalho, 1979).

113

A proposta de reabilitao penitenciria


A priso, desde seus primrdios, no final do sculo 18, configurou-se como uma deteno legal com suplemento corretivo. Recai sobre ela, portanto, a dupla finalidade de punir e reabilitar criminosos. No Estado democrtico de direito, o que possibilita o poder discricionrio de punir/prender a finalidade de reabilitao a ele atribuda (Rodrigues, 1999). No obstante seu carter multifacetado, abrangente e complexo, o termo reabilitao que possui conotao mdica, psicolgica, financeira, jurdico-legal etc. considerado, para efeito deste artigo, como a ao jurdicopenal de transformar indivduos criminosos em no criminosos.

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

Para tanto, a operao penitenciria recorreu a trs grandes esquemas: o esquema poltico-moral do isolamento individual e da hierarquia; o modelo econmico de fora aplicada a um trabalho obrigatrio; o modelo tcnico-mdico de cura e de normatizao. A cela, a oficina, o hospital (Foucault, 1986, p. 208). Fundando-se nesses trs grandes esquemas, foram edificadas sete mximas para proporcionar a consecuo de reabilitar criminosos: princpios que, ainda hoje, se esperam efeitos to maravilhosos, so conhecidos: constituem h 150 anos as sete mximas universais da boa condio penitenciria (Foucault, 1986, p. 221). So elas: 1) Correo a priso deve ter como funo essencial a transformao do comportamento do indivduo, a recuperao e a reclassificao social do condenado; 2) Classificao o indivduo condenado deve ser isolado, primeiro em relao sociedade, depois repartidos entre eles, a partir de critrios que envolvam idade, sexo, disposies e tcnicas que se pretendam utilizar para que se processe sua transformao, bem como suas respectivas fases para operlas; a pena deve ser no s individual, como individualizante; 3) Modulao das penas a pena deve ser proporcional, de acordo com a individualidade dos condenados e com os resultados da teraputica penal, com vistas a se processar sua transformao, prevendo progressos e recadas inerentes desse processo; 4) Trabalho como obrigao e direito considerado como uma das peas fundamentais para transformao e socializao dos detentos, que devem aprender e praticar um ofcio, provendo com recursos a si e a sua famlia; 5) Educao penitenciria deve ser preocupao diuturna do poder pblico dotar o indivduo de educao, no interesse da sociedade, provendo sua instruo geral e profissional; 6) Controle tcnico da deteno a gesto das prises, seu regime, deve ser realizada por pessoal capacitado, que zelem pela boa formao dos condenados; 7) Instituies anexas o indivduo deve ser acompanhado por medidas de controle e assistncia, at que se processe sua readaptao definitiva na sociedade (Portugues, 2001b). Palavra por palavra, de um sculo a outro, as mesmas proposies fundamentais se repetem. E so dadas a cada vez como a formulao enfim obtida, enfim aceita de uma reforma at ento sempre fracassada (Foucault, 1986, p. 225). A dupla finalidade da pena de priso punir e reabilitar configura-se como um dilema. A relao conflitante que envolve esses dois aspectos da pena de priso no uma ocorrncia ocasional ou espordica. , antes, uma caracterstica da instituio priso, sendo parte presente e constituinte de sua organizao:
Basilar de sua constituio, o dilema que se lhe apresenta no pode, de forma alguma, ser superado, pois significaria, no limite, acometer a prpria pena de encarceramento. Seus fins confessos: reabilitar e punir fornece os pilares para sua sustentao. Subjugar

114

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

um ou outro, portanto, denotaria sua derrocada enquanto a forma por excelncia de combate criminalidade. So duas foras que disputam o controle e a prioridade na formulao das polticas pblicas penitencirias e na organizao de seus procedimentos de gesto, que no podem prescindir uma da outra, sob o risco de ambas deixarem de existir. (Portugues, 2001b, p. 358).

Com absoluta primazia poltica, social, institucional, de gesto e organizao penitencirias, emerge desse conflito a funo de punir, de controlar a massa encarcerada, a vigilncia, a disciplina e a ordem interna, transfiguradas em finalidade da pena de encarceramento, orientando a formulao de polticas pblicas penitencirias, os procedimentos e a avaliao da gesto, a proposio de atividades, a rotina prisional, a relao institucional entre as instncias da unidade, as reformas fsico-estruturais, a composio e as nomeaes e atribuies de cargos e funes. De forma alguma, contudo, as polticas de reabilitao (incluindo a educao) so ausentes ou inexistentes. Mas esto inseridas naquela lgica da punio, afianando seus valores e procedimentos, contribuindo decisivamente para que o indivduo punido se adapte ao sistema social e cultural da priso. O dilema entre reabilitar e punir transfigura-se, assim, em complementaridade, fazendo convergir procedimentos e orientaes para socializar os indivduos ao mundo carcerrio. A finalidade da pena de priso transmudada: no lugar de se nortear por (re)adaptar o indivduo sociedade, passa-se a se pautar por adaptar o indivduo vida carcerria. Se o preso demonstra um comportamento adequado aos padres da priso, automaticamente merece ser considerado como readaptado vida livre (Thompson, 1976, p. 42).

Educao de jovens e adultos presos


A fim de delimitar o tema e de apresentar com maior rigor seus limites, possibilidades e perspectivas, de fundamental importncia explicitar de qual educao se est tratando. Afinal, alternativas educacionais so vastas, abrangentes, multifacetadas, pois o ser humano inacabado e em contnuo processo de transformao no nasce humano, torna-se humano (Freire, 1979, p. 65). As aprendizagens desenvolvem-se nas relaes que os seres humanos estabelecem entre si e a sua realidade. Essa assertiva estende-se para o interior das prises, na medida em que a sobrevivncia moral, fsica e intelectual dos indivduos punidos requer um irrefrevel procedimento de socializao quela realidade. Decorre ser o crcere cabal nos processos educativos. Dessa situao concreta da existncia dos prisioneiros, nas relaes com seus pares e custodiadores, desprende-se indubitavelmente um processo educativo. O objeto de anlise deste artigo, contudo, o processo escolar de educao nas prises. Tal delimitao no significa que tais processos formal, informal e no formal so isolados ou independentes. Ao contrrio, interpenetram-se e interferemse reciprocamente; valores, normas e procedimentos pertinentes a cada um deles irrompem-se, delineando transformaes mtuas. O processo de ajustamento, de adaptao dos indivduos a qualquer sistema social, a inteno de subjugar e de negar a vocao ontolgica do homem de ser sujeito, de ser criativo e de ser mais, visto ser inacabado, inconcluso (Freire, 1979,

115

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

p. 66), jamais pode ser pleno e integral. Inapelavelmente, esses processos encerram em si uma srie de contradies. As contradies existem dentro de todos os processos do princpio ao fim; movimento, pensamento tudo contradio (Mao, 1979, p. 40). No interior das prises, as contradies do processo de ajustamento materializam-se nas possibilidades concretas dos indivduos punidos preservarem-se enquanto sujeitos, na resistncia a subjugarem-se plenamente aos valores da instituio e ao sistema social que lhe inerente.
A resistncia prisioneira ao controle carcerrio [...] muito mais forte e presente que seu raro registro na literatura faz supor [...] As pessoas presas conseguem manter a identidade, os valores de origem e grupais, a perspectiva de vida e de liberdade, a despeito das longas condenaes e de todos os fortes e rigorosos meios de controle e sujeio utilizados pela instituio penitenciria. (Rocha, 1994, p. 3).

116

A educao escolar no permanece, em absoluto, neutra nesse processo pleno de contradies entre subjugao e resistncia: A caracterstica fundamental da pedagogia do educador em presdios a contradio, saber lidar com conflitos, saber trabalhar as contradies exausto (Gadotti, 1993, p. 143.) Por um lado, as rgidas normas e procedimentos oriundos da necessidade de segurana, ordem interna e disciplina das unidades que prescrevem as atividades escolares, a vigilncia constante ou at mesmo a ingenuidade dos educadores podem contribuir para que a escola seja mais um dos instrumentos de dominao, subjugando os indivduos punidos ao sistema social da priso (Sykes, 1999), ao mundo do crime (Ramalho, 1979). Por outro lado, a escola pode apresentar-se como um espao que se paute por afirmar a vocao ontolgica do homem, que pressupe o desenvolvimento de uma srie de potencialidades humanas, tais como: a autonomia, a crtica, a criatividade, a reflexo, a sensibilidade, a participao, o dilogo, o estabelecimento de vnculos afetivos, a troca de experincias, a pesquisa, o respeito e a tolerncia, absolutamente compatveis com a educao escolar e, especificamente, a destinada aos jovens e adultos. A educao nas prises, invariavelmente, procede a uma opo polticopedaggica, dentre as alternativas de afianar e contribuir para a adaptao e subjugao dos indivduos punidos ao sistema social da priso (Sykes, 1999), ao mundo do crime (Ramalho, 1979), ou para constituir-se como alternativa ulterior para que os indivduos punidos se preservem e se emancipem como sujeitos. Essa alternativa requer, invariavelmente, desvincular a escola nas prises dos processos de adaptao dos indivduos punidos ao crcere e dos procedimentos de vigilncia, disciplina e controle. A escola no pode de forma alguma, sob pena de afianar aqueles procedimentos, prescindir das prerrogativas mormente educativas, emancipadoras, para a organizao de suas atividades, em detrimento daquelas concernentes gesto penitenciria, constituindo-se num espao diferenciado no interior da priso. Nos interstcios das contradies, presentes e inerentes a todos os processos de dominao e subjugao, arrogam-se as possibilidades concretas para a constituio da escola, como espao diferenciado da gesto prisional. O confronto direto ou a mera sublevao ante aos procedimentos da gesto carcerria, fatalmente, acarretam a prpria afirmao destes. Observando-se a ntida prioridade de manuteno da ordem interna das prises, no cotejo avultam-se os preceitos relativos aos esquemas disciplinares e punitivos,

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

solidificando-os na organizao. De forma alguma, porm, a necessidade de aes subreptcias enseja a impossibilidade da indignao do educador, sob o risco de imiscuir suas aes queles procedimentos. Um indignar-se materializado na busca incessante de estratgias possibilita explorar, exausto, as contradies dos processos de ajustamento, desarticulando os preceitos punitivos da priso, na prtica mesmo de sala de aula. A atuao do educador fator decisivo e preponderante para a no incluso da educao aos preceitos da gesto penitenciria. Um exemplo pautar-se por aes e relaes com os prisioneiros que prescindam do autoritarismo, da hierarquia, da observao julgadora e punitiva. Aes que sejam fundadas no dilogo (uma das bases do processo de humanizao), no estabelecimento de relaes ticas, afetivas e de confiana, na identificao e formulao de problemas e na busca e proposio de alternativas de superao, na construo do conhecimento, no debate uma educao libertadora. Tais aspectos somente podem ser disseminados nas prticas educativas se a escola, os educadores, os comportamentos e as atitudes dos alunos no forem, de forma nenhuma, utilizados para subsidiar quaisquer avaliaes sobre o indivduo punido, seja para a cesso de benefcios previstos na Lei de Execuo Penal, seja para punies previstas pela gesto penitenciria. A no desarticulao da escola educadores, saberes e fazeres da observao penitenciria, de seus rigores e regulamentos, cuja finalidade a vigilncia, o controle e a disciplina, impossibilita a ao educativa autntica (Freire, 1979). Essas bases indicam veredas rumo formulao de uma poltica pblica para educao de jovens e adultos presos. Os preceitos da ao pedaggica mencionados no so estranhos Proposta Curricular Nacional para Educao de Jovens e Adultos ou a seu histrico. Ao contrrio, so presentes e deles constituintes. Dessa forma, o universo da educao de jovens e adultos, seus pressupostos, objetivos, currculo, orientaes, referncias, metodologias, avaliao e certificao devem, necessariamente, ser extensivas aos prisioneiros. Afinal, as possibilidades concretas para uma educao de jovens e adultos nas prises, pautada pelos preceitos e diretrizes eminentemente educativos (e no prisionais), recaem em inscrev-la aos seus congneres do cenrio educacional brasileiro e na constituio de um sistema a ele integrado. Fator preponderante, nesse sentido, excluir das administraes penitencirias estaduais a educao de jovens e adultos presos. Um sistema integrado requer e pressupe a participao do poder pblico municipal secretarias municipais de educao na gesto dessa educao, incluindo-se e responsabilizando-se pela sua coordenao, gesto, certificao, recursos humanos, formao e computao dos dados de atendimento, em consonncia com as diretrizes nacionais. Assim, pode-se caminhar rumo ao acometimento da impenetrabilidade, do isolamento e da entropia da gesto penitenciria, com a participao de organismos a ela externos aos menos na educao dos prisioneiros.

117

Referncias bibliogrficas
ADORNO, Srgio. A priso sob a tica de seus protagonistas: itinerrio de uma pesquisa. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, So Paulo, v. 3, n. 1/2, p. 7-40, 1991a.
Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

ADORNO, Srgio. O sistema penitencirio no Brasil: problemas e desafios. Revista USP, So Paulo, n. 9, p. 65-78, mar./maio, 1991b. ADORNO, Srgio; BORDINI Eliana Blumer T. Reincidncia e reincidentes penitencirios em So Paulo 1974-1985. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v. 3, n. 9, 1989. BRASIL. Ministrio da Justia. Departamento Penitencirio Nacional (Depen). Censo penitencirio nacional. Braslia, 2008. CAMUS, Albert. O estrangeiro. Trad. Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Editora Record, [1957] 1995. COELHO, Edmundo Campos. A oficina do diabo: crise e conflitos no sistema penitencirio no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, Iuperj, 1987. FISCHER, Rosa Maria O crculo do poder: as prticas invisveis de sujeio nas organizaes complexas. In: FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria (Orgs.). Cultura e poder nas organizaes. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: histria da violncia nas prises. Trad. Lgia M. Pond Vassallo. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 1986. FREIRE, Paulo. Poltica e educao. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1995. _________. Educao como prtica de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. _________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. _________ . Conscientizao: teoria e prtica da libertao. So Paulo: Moraes, 1980. _________ . Educao e mudana. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, , 1979. . In: MAIDA J. D. GADOTTI, Moacir. Educao como processo de reabilitao. (Org.). Presdios e educao. So Paulo: FUNAP, 1993. GOFFMAN, Erving. Manicmios, prises e conventos. Trad. Dante Moreira Leite. 5. ed. So Paulo: Perspectiva, 1996. LEITE, Jos Ribeiro. Educao por trs das grades: uma contribuio ao trabalho educativo, ao preso e sociedade. 1997. Dissertao (Mestrado em Educao) UNESP, 1997.

118

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

MAO Ts-Tung. O pensamento de Mao Ts-Tung: sobre a prtica, sobre a contradio, sobre a arte e literatura. Seleo e traduo: Jos Ricardo Carneiro Moderno. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. MOREIRA, Fbio Aparecido. A poltica de educao de jovens e adultos em regimes

de privao de liberdade no Estado de So Paulo. 2008. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade de So Paulo, 2008.
MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal: comentrios Lei n 7210, de 11-7-8. 8. ed. So Paulo: Atlas, 1997. PENNA, Marieta Gouva de O. O ofcio do professor: as ambiguidades do exerccio da docncia por monitores-presos. 2003. Dissertao (Mestrado em Educao) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 2003. POEL, Maria Salete Van Der. Alfabetizao de adultos: Sistema Paulo Freire estudo de caso num presdio. Petroplis, RJ: Vozes, 1981. PORTUGUES, Manoel Rodrigues. Educao de adultos presos: possibilidades e contradies da insero da educao escolar nos programas de reabilitao do sistema penal no Estado de So Paulo. 2001. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade de So Paulo, 2001a. _______. Educao de adultos presos. Educao e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educao da USP, v. 27, n. 2, p. 355-374, jul./dez. 2001b. Disponvel em: <redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/298/29827211.pdf>. RAMALHO, Jos Ricardo. Mundo do crime: a ordem pelo avesso. Rio de Janeiro: Graal, 1979. ROCHA, Luiz Carlos da (1994). A priso dos pobres. 1994. Tese (Doutorado em Psicologia) Universidade de So Paulo, 1994. _______. Vidas presas: uma tentativa de compreender a tragdia da criminalidade junto s suas personagens oprimidas. 1984. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Universidade de So Paulo, 1984. RODRIGUES, Anabela Miranda. A posio jurdica do recluso na execuo da

119

pena privativa de liberdade: seu fundamento e mbito. So Paulo: IBCCrim, 1999.


RUSCHE, Jesus Robson (Org.). Educao de adultos presos: uma proposta metodolgica. So Paulo: Funap, 1995.

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

RUSCHE, Jesus Robson (Org.). Teatro: gesto e atitude: investigando processos educativos atravs de tcnicas dramticas, com um grupo de presidirios. 1997. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Universidade de So Paulo, 1997. SALLA, Fernando Afonso. As prises em So Paulo: 1822-1940. So Paulo: Annablume, 1999. _______. O encarceramento em So Paulo: das enxovias Penitenciria do Estado. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) Universidade de So Paulo, 1997. . In: MAIDA J. D. (Org.). _______. Educao como processo de reabilitao. Presdios e educao. So Paulo: Funap, 1993. RIBEIRO, Vera Maria Masago. Educao de jovens e adultos: proposta curricular para o 1 segmento do ensino fundamental. So Paulo, Ao Educativa; Braslia: MEC, 1997. Disponvel em: <www.acaoeducativa.org.br/downloads/parte1.pdf>. SYKES, Gresham M. The society of captives: a study of a maximum prison. New Jersey: Princeton University Press, 1999. THOMPSON, Augusto F. G. A questo penitenciria. Petrpolis: Vozes, 1976.

120
Manoel Rodrigues Portugues, mestre em Educao pela Universidade de So Paulo, atuou por cerca de 15 anos no sistema penitencirio do Estado de So Paulo e, atualmente, coordena o Programa Educriana da Prefeitura do Municpio de Guarulhos. maneducult@ig.com.br

Em Aberto, Braslia, v. 22, n. 82, p. 109-120, nov. 2009.

Anda mungkin juga menyukai