Anda di halaman 1dari 9

HOSPITAL DAS CLNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU HCFMB UNESP CONCURSO PBLICO - EDITAL 06/2013

Cd. 06 - Agente Tcnico de Assistncia Sade: PSICLOGO

1.

Segundo J. Bleger, a Entrevista Psicolgica consiste em: A) B) C) D) Um instrumento fundamental do mtodo clnico. Uma tcnica de investigao cientfica. Uma relao, com caractersticas particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. Todas as anteriores.

2.

A Resoluo 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia dispe a respeito da elaborao de documentos decorrentes de avaliaes psicolgicas, que so: A) B) C) D) a declarao, o atestado psicolgico, o laudo psicolgico e o parecer psicolgico. a declarao e o parecer psicolgico. o laudo psicolgico e o atestado psicolgico. o laudo psicolgico e o parecer psicolgico.

3.

De acordo com o Manual de elaborao de documentos decorrentes de avaliaes psicolgicas do Conselho Federal de Psicologia, assinale a alternativa INCORRETA. A) O laudo psicolgico um documento fundamentado e resumido sobre uma questo focal do campo psicolgico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. B) O laudo psicolgico uma apresentao descritiva acerca de situaes e/ou condies psicolgicas e suas determinaes histricas, sociais, polticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliao psicolgica. C) O laudo psicolgico deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, luz de um instrumental, consubstanciado em referencial tcnico-filosfico e cientfico adotado pelo psiclogo. D) O laudo psicolgico uma pea de natureza e valor cientficos, devendo conter narrativa detalhada e didtica, com clareza, preciso e harmonia, tornando-se acessvel e compreensvel ao destinatrio.

4.

De acordo com o Cdigo de tica do Psiclogo (CEP), o dever de manter sigilo profissional : A) relativo, podendo ser descumprido apenas em casos expressamente definidos em lei. B) relativo, pois poder ser descumprido em caso de determinao legal ou quando houver conflito entre a manuteno do sigilo e a afirmao dos princpios fundamentais do CEP. C) relativo, devendo ser descumprido apenas em caso de depoimento do psiclogo em juzo. D) absoluto.

5.

Quanto s responsabilidades do psiclogo, o Cdigo de tica Profissional determina que no relacionamento com profissionais de outras especialidades aquele deve: A) compartilhar todas as informaes, resguardando o carter confidencial das comunicaes, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. B) no compartilhar nenhuma informao a respeito do servio prestado a fim de resguardar o carter confidencial das comunicaes, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. C) compartilhar somente informaes relevantes para qualificar o servio prestado, resguardando o carter confidencial das comunicaes, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. D) compartilhar somente informaes relevantes para qualificar o servio prestado, no sendo necessria preocupao com preservao do sigilo, que de responsabilidade exclusiva de quem as recebeu.

www.pciconcursos.com.br

6.

O psiclogo poder intervir na prestao de servios psicolgicos que estejam sendo efetuados por outro profissional: A) quando se tratar de trabalho multiprofissional e a interveno fizer parte da metodologia adotada. B) em caso de emergncia ou risco ao beneficirio ou usurio do servio, quando dar imediata cincia ao profissional. C) a pedido do profissional responsvel pelo servio. D) Todas as anteriores.

7.

Paciente do sexo masculino, 21 anos, trazido pela famlia para atendimento devido a mudanas de comportamento. Esta relata que ele tem se recusado a comer, pois acredita que a comida est envenenada. Quando sai de casa diz que as pessoas o esto olhando de modo estranho e sabe o que elas esto pensando. Permanece isolado em seu quarto com fones de ouvido para se distrair das vozes que tem escutado. Os sintomas apresentados por este paciente so caractersticos de: A) B) C) D) transtorno bipolar. transtorno de personalidade esquizoide. esquizofrenia. transtorno dissociativo.

8.

O Transtorno da Personalidade Borderline, descrito no DSM-IV, caracterizado pelos seguintes critrios diagnsticos, EXCETO: A) B) C) D) esforos frenticos no sentido de evitar um abandono real ou imaginrio. padro de relacionamentos interpessoais instveis e intensos. ausncia de remorso. sentimentos crnicos de vazio.

9.

Aps trs semanas do nascimento de seu primeiro filho, uma mulher de 26 anos, casada h 4 anos, no se aproxima do beb, tem pensamentos de machuc-lo principalmente quando ouve uma voz dizendo que ele no seu filho, no tem conseguido dormir, est bastante irritada e com discurso confuso. No tem antecedentes psiquitricos. provvel que esta mulher esteja: A) B) C) D) com dificuldades de atender s necessidades do beb, devido sua pouca idade. apresentando depresso ps-parto. apresentando um quadro esquizofrenia simples. em um quadro de psicose puerperal.

10. Considere os seguintes termos relativos sexualidade. I- Homossexualismo. II- Pedofilia. III- Masoquismo. So classificados como transtornos mentais pelo DSM-IV: A) B) C) D) apenas os itens II e III. apenas o item I. apenas o item II. apenas os itens I e III.

11. Pais de criana do sexo masculino, de dez anos, foram chamados pela coordenao da escola para conversarem a respeito de seu filho. A professora refere que a criana no presta ateno s aulas e fica incomodando seus colegas, distraindo-os. Quando repreendido, fica olhando pela janela, em busca de algum estmulo que lhe satisfaa. Os pais alegam que, em casa e socialmente, seu filho normal, no apresentando diferenas de comportamento em relao aos irmos. Com relao ao caso, pode-se afirmar que: A) o diagnstico de transtorno de dficit de ateno e hiperatividade (TDAH) no pode ser feito nesse momento, devendo ser investigados os fatores ambientais relacionados ao comportamento da criana. B) as alteraes apontadas pela escola esto relacionadas ao desenvolvimento futuro de personalidade antissocial. C) o comentrio dos pais da criana provavelmente no reflete a realidade. D) trata-se provavelmente de TDAH, portanto a criana deve ser encaminhada ao psiquiatra para iniciar uso de medicao.

www.pciconcursos.com.br

12. So preceitos tericos e tcnicos da psicoterapia psicanaltica: I- a transferncia e a contratransferncia. II- a livre associao e a interpretao. III- inconsciente e resistncia. Est(o) correto(s) o(s) item(ns): A) B) C) D) I, apenas. I e II, apenas. I, II e III. II e III, apenas.

13. De acordo com Melanie Klein, o funcionamento da mente de todos os indivduos oscila entre dois estados fundamentais. Na posio _____________________ os objetos so percebidos exclusivamente como bons ou exclusivamente como maus. O termo que preenche adequadamente a lacuna : A) B) C) D) depressiva esquizo-paranoide esquizoide paranoide

14. De acordo com os conceitos fundamentais da Terapia Cognitiva, a forma como os eventos so percebidos pelo indivduo expressa por meio dos pensamentos automticos, que so: A) sempre disfuncionais. B) crenas centrais. C) avaliaes espontneas, geralmente no muito conscientes, que podem ser mais ou menos correspondentes com a realidade. D) crenas intermedirias. 15. Pela teoria Psicanaltica, a fora motriz do psiquismo : A) B) C) D) a libido. a capacidade de elaborao. o insight. o inconsciente.

16. Analise as seguintes afirmaes com relao s terapias cognitivo-comportamentais. I- So mais adequadas para tratamento de pessoas com transtornos mentais. II- Trabalham com as distores cognitivas, corrigindo-as. III- O primeiro passo nessa abordagem explicar o modelo cognitivo. Esto corretas: A) B) C) D) apenas as afirmaes I e II. apenas as afirmaes I e III. as afirmaes I, II e III. apenas as afirmaes II e III.

17. Relacione os casos descritos por Freud com seus respectivos diagnsticos: 123Schreber. Anna O. Homem dos Lobos. I - Neurose Obsessiva. II Psicose. III - Histeria.

A correlao correta entre as duas colunas : A) B) C) D) 1-III, 1-I, 1-II, 1-II, 2-I, 2-III, 2-I, 2-III, 3-II. 3-II. 3-III. 3-I.

www.pciconcursos.com.br

18. De acordo com Carl G. Jung, existem quatro funes psicolgicas fundamentais, que juntamente com a extroverso e introverso, explicam as diferenas nas estratgias empregadas pelas pessoas para adquirir e processar a informaes. So elas: A) B) C) D) compreenso, pensamento, elaborao e sentimento. pensamento, sentimento, sensao e intuio. sensao, compreenso, elaborao e comparao. comparao, pensamento, sentimento e intuio.

19. O paciente com melhores condies de se beneficiar de uma Psicoterapia Breve Psicodinmica aquele que apresenta as seguintes condies pessoais, EXCETO: A) B) C) D) queixa circunscrita. capacidade para insight. experincia anterior com psicoterapia analtica. bom nvel de funcionamento egoico.

20. A Psicoterapia Dinmica Breve: A) B) C) D) utiliza o referencial psicanlitico. no lida com a transferncia, em razo da falta de tempo. procura abordar vrios aspectos psicodinmicos do paciente, evitando focalizar em um deles. no indicada para casos de luto.

21. Segundo a psiquiatra sua Kubler-Ross, existem cinco estgios por que as pessoas passam ao lidar com a morte, que se sucedem cronologicamente na seguinte ordem: A) B) C) D) raiva, negao, depresso, barganha e aceitao. depresso, barganha, negao, raiva e aceitao. barganha, depresso, negao, raiva e aceitao. negao, raiva, barganha, depresso e aceitao.

22. A respeito da Psicoterapia de grupo, Yalom descreve onze fatores primrios que so considerados como potenciais mecanismos de mudana. NO esto entre esses fatores: A) B) C) D) a instilao de esperana. o compartilhamento de informaes. livre associao de ideias. a Catarse.

23. Segundo Zimerman, para um grupo se constituir como tal ele deve preencher algumas caractersticas bsicas, tais como: A) B) C) D) cada integrante tem uma tarefa e um objetivo prprio. os participantes devem manter apenas a identidade grupal. deve haver um enquadre e objetivos claramente definidos. no deve haver um campo grupal.

24. A psicoterapia psicodinmica de grupo contraindicada a pacientes que, EXCETO: A) B) C) D) apresentam elevada dificuldade de abstrao. so tmidos e no conseguem se colocar em grupo. esto no auge de uma situao crtica. tm histria de vrias terapias anteriores interrompidas.

25. Com relao psicoterapia psicodinmica de grupo, assinale a alternativa INCORRETA. A) uma modalidade de terapia com eficcia superior da psicoterapia psicodinmica individual. B) Utiliza conceitos psicanalticos como transferncia, contratransferncia, resistncia e associao livre, adaptados ao setting grupal. C) A principal diferena com a psicoterapia psicodinmica individual que enquanto nos grupos as relaes intersubjetivas fazem parte do aqui-e-agora, no tratamento individual essas relaes so apenas relatadas pelo paciente. D) Requer um planejamento prvio que inclua o objetivo do grupo, os pacientes-alvo e a tcnica que ser utilizada.

www.pciconcursos.com.br

26. Uma criana de quatro anos levada para atendimento psicolgico porque desde que ganhou um irmo tem apresentado comportamentos que no so mais esperados para sua idade, como querer usar mamadeira, chupeta e fraldas. O mecanismo de defesa que esta criana est manifestando : A) B) C) D) projeo. identificao. regresso. represso.

27. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. IO Id constitudo pelo conjunto de impulsos instintivos inatos, que motivam as relaes do indivduo com o mundo. II- O Id funciona pelo princpio do prazer. III- O Id uma instncia estruturalmente consciente. A) B) C) D) Apenas I est correta. Apenas II est correta. I, II e III, esto corretas. Apenas I e II esto corretas.

28. Para J. Piaget, os estgios e perodos do desenvolvimento caracterizam as diferentes maneiras do indivduo interagir com a realidade. Os estgios evoluem como uma espiral, de modo que cada estgio engloba o anterior e o amplia. O estgio das operaes concretas caracterizado por: A) capacidade de estabelecer relaes e coordenar pontos de vista diferentes e de integr-los de modo lgico e coerente. B) capacidade de formar esquemas conceituais abstratos e atravs deles executar operaes mentais dentro de princpios da lgica formal. C) capacidade de articulao simblica ou semitica. D) egocentrismo intelectual e social. 29. So conceitos fundamentais piagetianos, EXCETO: A) B) C) D) assimilao. acomodao. compreenso. equilibrao.

30. Quanto ao processo de individuao descrito por Carl Gustav Jung, podemos dizer que: A) ocorre com todos os indivduos antes de atingirem a meia-idade. B) o que caracteriza a psicoterapia analtica. C) o indivduo identifica-se menos com as condutas e valores encorajados pelo meio no qual se encontra e mais com as orientaes emanadas do Si-mesmo. D) o indivduo adulto seja capaz de abrir mo do exerccio dos direitos individuais em benefcio de uma coletividade. 31. Uma criana est em avaliao psicodiagnstica. Aps a entrevista inicial, o psiclogo estabelece uma bateria de testes que sero aplicados com o objetivo de esclarecer as hipteses levantadas. Segundo Ocampo, a sequncia dos testes deve ser organizada: A) B) C) D) de acordo com a preferncia da pessoa que est sendo avaliada. de modo a iniciar com os testes menos ansigenos. de modo a iniciar com os testes mais ansigenos. de acordo com o tempo disponvel para aplicao.

32. Em um processo diagnstico realizado com uma criana trazida pelos pais, a entrevista devolutiva deve ser feita: A) B) C) D) somente com a criana. somente com os pais. com a criana e com os pais. somente por escrito.

33. Dentre os testes projetivos grficos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia est o: A) B) C) D) H.T.P. WAIS. WISC. Pfister.

www.pciconcursos.com.br

34. Joo, 9 anos, encaminhado pela escola para psicodiagnstico porque est apresentando dificuldades na alfabetizao, tendo aprendido apenas as vogais e a escrever seu prprio nome. Se a hiptese formulada pelo psiclogo a de que ele tenha um dficit cognitivo, importante incluir na bateria de testes o: A) B) C) D) WAIS. WISC. Pfister. Desiderativo.

35. A populao idosa vem crescendo em todo mundo nas ltimas dcadas. Segundo dados do IBGE, a expectativa que em 2025 o Brasil tenha uma populao de 31 milhes de idosos. Quanto a essa populao pode-se dizer que: A) B) C) D) beneficiam-se de um processo psicoterpico, no qual lidam com questes referentes a perdas e autoestima. no indicado psicoterapia, pois nesta fase a pessoa no apresenta mais elasticidade mental. normal sentirem desnimo e tristeza. no vivenciam mais sua sexualidade.

36. Com relao s doenas psicossomticas, pode-se afirmar que: A) B) C) D) tm etiologia bem definida. so facilmente tratveis com psicoterapia. devem ser necessariamente tratadas por um psiquiatra. muitas vezes esto associadas a outros transtornos mentais, como ansiedade e depresso.

37. Quanto ao trabalho em equipe multiprofissional, assinale a alternativa INCORRETA. A) A multidisciplinaridade pode ser definida como a associao de disciplinas que abordam um mesmo objeto, a partir de diferentes pontos de vista. B) No trabalho em equipe interdisciplinar, so observadas as relaes entre os campos do saber sem que as especialidades sejam negligenciadas. C) A equipe multiprofissional define-se como uma associao de profissionais, de formao diversa, justificada por possuir um fim comum. D) No h diferenas entre equipe multidisciplinar e equipe interdisciplinar. 38. Paciente do sexo masculino, 62 anos, diabtico h 30 anos sem controle adequado, internado em enfermaria de cirurgia vascular para realizao de amputao de perna esquerda, com nvel de amputao pouco abaixo do joelho. No quinto dia de ps-operatrio, evolui sem oscilaes do nvel de conscincia e orientado. O psiclogo chamado para avaliar o paciente porque este insiste que quer receber alta imediatamente e passear com seu cachorro. O mecanismo de defesa utilizado pelo paciente : A) B) C) D) formao-reativa. sublimao. negao. projeo.

39. Psiclogo chamado para atender me de paciente de dois anos de idade, internado na unidade de terapia intensiva peditrica por ingesto acidental de soda custica h cinco dias. entrevista ela chora muito e refere grande sentimento de culpa por ter deixado a substncia causadora do acidente ao alcance da criana. Refere tambm que tem muita vergonha e que evita atender ao telefone ou conversar com familiares em razo deste sentimento. Com relao a este caso, pode-se afirmar que: A) a me do paciente deve ser encaminhada com urgncia a acompanhamento psiquitrico por estar com depresso. B) o psiclogo deve repreender a me do paciente por ter sido negligente. C) a me do paciente apresenta reao psicolgica compreensvel frente aos acontecimentos. D) o psiclogo deve orientar a equipe de enfermagem a no deixar que a me veja seu filho, pois isso trar graves repercusses emocionais a ela e criana. 40. Quanto ludoterapia pode-se dizer que: A) B) C) D) sempre diretiva. baseada no fato de que o jogo o meio natural de expresso da criana. no se diferencia do brincar em outros ambientes, como casa e escola. tem como objetivo substituir comportamentos pouco desejveis por outros que sejam mais aceitveis no mundo adulto.

www.pciconcursos.com.br

41. A notificao compulsria consiste na comunicao da ocorrncia de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, do rol de agravos relacionados na Portaria MS 104/2011, que deve ser feita s autoridades sanitrias por profissionais de sade, visando adoo das medidas de controle pertinentes. De acordo com a Portaria: 1234alguns eventos ambientais e doena ou morte de determinados animais tambm se tornaram de notificao obrigatria. vedada a elaborao de listas estaduais ou municipais de Notificao Compulsria, no mbito de sua competncia e de acordo com perfil epidemiolgico local. facultado aos gestores estaduais e municipais do SUS a excluso de doenas, agravos e eventos constantes nos Anexos Portaria. a notificao compulsria obrigatria a todos os profissionais de sade, mdicos, enfermeiros, odontlogos, mdicos veterinrios, bilogos, biomdicos, farmacuticos e outros no exerccio da profisso, bem como os responsveis por organizaes e estabelecimentos pblicos e particulares de sade e de ensino, em conformidade com legislaes anteriores. a notificao imediata realizada pelos meios de comunicao (telefone, email e outros) isenta o profissional ou servio de sade de realizar o registro dessa notificao nos instrumentos estabelecidos.

5-

So afirmaes corretas: A) B) C) D) 1, 2, 4 e 5, apenas. 3, 4 e 5, apenas. 1 e 4, apenas. todas elas.

42. Analise as afirmaes para identific-las como (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) A Poltica Nacional de Humanizao (PNH) estimula a comunicao entre gestores, trabalhadores e usurios para construir processos coletivos de enfrentamento de relaes de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e prticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de sade em seu trabalho e dos usurios no cuidado de si. ( ) O Departamento Nacional de Auditoria do SUS, enquanto componente federal do SNA estabelece como principais diretrizes: capilaridade, descentralizao e integrao para garantir atuao em todo o territrio nacional, com diviso e definio de tarefas especficas de cada esfera de gesto do SUS; integrao com outros rgos das estruturas gestoras do SUS, como planejamento, controle e avaliao, regulao e vigilncia em sade e outros rgos integrantes do sistema de controle interno e externo e foco na qualidade das aes e servios e nas pessoas, com nfase na mensurao do impacto das aes de sade, na respectiva aplicao dos recursos, na qualidade de vida e na satisfao do usurio. ( ) Entre as aes de vigilncia epidemiolgica, a vigilncia da mortalidade permite determinar a natureza e as circunstncias dos bitos para prevenir eventos futuros (por exemplo, reas de ocorrncia de traumas por afogamento, acidentes em meios de transporte, desabamento ou choque eltrico) e a vigilncia de morbidades visa determinar: aumento de doenas endmicas da rea, casos de doenas infecciosas que necessitem controle e casos de leso por animais peonhentos. A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) V F V. V V V. F V V. V V F.

43. Analise as afirmaes extradas das diversas legislaes sobre sade e identifique a que contm incorreo. A) Constituem instncias colegiadas do SUS em cada esfera do governo: a Conferncia de Sade em carter permanente e deliberativo, atuando na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente e o Conselho de Sade que se rene a cada quatro anos para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. (Lei 8142-90) B) As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes de descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo, de atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais e de participao da comunidade. (Constituio Federal) C) Toda pessoa tem o direito de obter informaes e esclarecimentos sobre assuntos pertinentes s aes e aos servios de sade e os agentes pblicos e privados tm o dever de comunicar s autoridades competentes as irregularidades ou deficincias apresentadas por servios pblicos e privados responsveis por atividades ligadas ao bem-estar fsico, mental e social do indivduo. (LC 791-95) D) So estabelecidos, no mbito do Sistema nico de Sade, o atendimento domiciliar e a internao domiciliar sendo que na modalidade de assistncia de atendimento e internao domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos mdicos, de enfermagem, fisioteraputicos, psicolgicos e de assistncia social, entre outros necessrios ao cuidado integral dos pacientes em seu domiclio. (Lei 8080-90)

www.pciconcursos.com.br

44. A Poltica Nacional de Ateno Bsica (PNAB) resultado da experincia acumulada de vrios atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidao do Sistema nico de Sade (SUS), como movimentos sociais, usurios, trabalhadores e gestores das trs esferas de governo. http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnab.php Considere as afirmaes abaixo. No Brasil, a Ateno Bsica (AB) desenvolvida com alto grau de descentralizao, capilaridade e prxima da vida das pessoas resultando na principal porta de entrada e o centro de comunicao com toda a Rede de Ateno Sade. Alm dos diversos formatos de equipes de Sade da Famlia (ESF), dentre outras iniciativas, houve a incluso de equipes de Ateno Bsica (EAB) para a populao de rua (Consultrios na Rua) e ampliao do nmero de municpios que podem ter Ncleos de Apoio Sade da Famlia (NASF). A nova poltica articula a AB com importantes iniciativas do SUS, como a ampliao das aes intersetoriais e de promoo da sade, com a universalizao do Programa Sade na Escola (PSE) - e expanso dele s creches, acordo com as indstrias e escolas para uma alimentao mais saudvel, etc. s equipes de Ateno Bsica se somam as equipes do Melhor em Casa para ampliar em muito o leque de aes e resolubilidade da ateno domiciliar. O Telessade, a integrao dos sistemas de informao e a nova poltica de regulao apontam para a ampliao da resolubilidade da AB e para a continuidade do cuidado do usurio, que precisa da ateno especializada. So afirmaes pertinentes e corretas: A) B) C) D) apenas quatro das citadas. apenas trs das citadas. apenas duas das citadas. todas as citadas.

45. Na Lei Federal 12.527 de 18 de novembro de 2011 consta do artigo 24 a seguinte disposio, ratificada no artigo 31 do Decreto 58.052 de 16 de maio de 2012 do governo do Estado de So Paulo: Art. 24. A informao em poder dos rgos e entidades pblicas, observado o seu teor e em razo de sua imprescindibilidade segurana da sociedade ou do Estado, poder ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. o 1 Os prazos mximos de restrio de acesso informao, conforme a classificao prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produo e so os seguintes: 123ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos. secreta: 15 (quinze) anos. reservada: 10 (dez) anos.

So itens corretos: A) B) C) D) 1 e 3, apenas. 2 e 3, apenas. 1 e 2, apenas. 1, 2 e 3.

46. A figura representa a barra de tarefas do Windows 7 cujos cones correspondem aos botes dos aplicativos: ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Paint Windows Explorer Mail Menu Iniciar Internet Explorer

Preenchendo os parnteses com os nmeros dos botes, a sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) 2 3 5 1 4. 3 2 1 4 5. 2 3 4 5 1. 2 3 1 4 5.

47. A guia Layout da pgina no Word 2010 disponibiliza vrias opes, dentre as quais no se inclui: A) B) C) D) Margens. Colunas. Alternar janelas. Marca dgua.

www.pciconcursos.com.br

48. O recurso Grfico faz parte das principais funcionalidades da guia Inserir do Excel 2010 e possui vrios tipos de grficos a serem criados. Os grficos numerados 2, 4, 5 e 6 se referem respectivamente ao tipo: A) B) C) D) disperso barras colunas linhas. linhas barras rea disperso. linhas colunas barras disperso. barras rea colunas linhas.

49. A maioria dos programas de email e dos servios de email baseados na Web incluem filtro de lixo eletrnico, tambm chamado de filtro de spam que analisa o contedo das mensagens recebidas e move as suspeitas para uma pasta de lixo eletrnico especial, onde possvel verific-las ou exclu-las a qualquer momento. Para evitar o recebimento de mensagens de lixo eletrnico:

1- seja cauteloso ao fornecer seu endereo de email evitando public-lo em grupos de notcias, sites da Web ou
outras reas pblicas na Internet.

2- antes de fornecer seu endereo de email a um site da Web, verifique a declarao de privacidade do site para ter
certeza de que ele no permite a divulgao do seu endereo para outras empresas.

3- nunca responda a uma mensagem de lixo eletrnico, pois o remetente saber que o seu endereo de email
vlido e poder envi-lo para outras empresas causando o recebimento de uma quantidade maior de lixo eletrnico. So afirmaes corretas: A) B) C) D) 1 e 2, apenas. 2 e 3, apenas. 1, 2 e 3. 1 e 3, apenas.

50. Identifique a afirmao INCORRETA sobre o recurso de impresso de pginas da Web. A) Para imprimir pginas usando atalho do teclado basta pressionar simultaneamente as teclas Crtl+P. B) Voc tambm pode ver como ficar a pgina impressa selecionando Visualizar Impresso. C) Para imprimir apenas uma imagem de uma pgina, e no a pgina inteira selecione a imagem, clique nela com o boto direito do mouse e em Imprimir. D) Na barra de menus de uma pgina aberta clique no boto Exibir e Imprimir.

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai