Anda di halaman 1dari 2

2232

Dirio da Repblica, 1. srie N. 79 20 de abril de 2012 c) O risco de litigncia jurdica contra entidades pblicas que possa acarretar custos acrescidos para o Estado; e d) As consequncias econmicas e sociais que possam decorrer da no regularizao dos pagamentos, nomeadamente o eventual risco de continuidade da atividade e do fornecimento dos bens ou servios. O Governo est plenamente comprometido em alcanar resultados ao nvel de reduo dos pagamentos em atraso h mais de 90 dias. Desta forma, pretende-se assegurar o aumento da liquidez e a reduo de custos, dos quais beneficiaro em primeira linha os fornecedores do Sector Pblico, sem prejuzo de tambm o prprio Sector Pblico beneficiar da reduo dos custos. Em resumo, a economia em geral tirar partido da conjugao dos dois fatores e da reduo da incerteza relativa aos prazos de pagamento. Assim: Nos termos da alnea g) do artigo 199. da Constituio, o Conselho de Ministros resolve: 1 Determinar que a reduo dos prazos de pagamentos em atraso dever assentar na: a) Responsabilizao de cada entidade pelos seus pagamentos em atraso; b) Criao de regras que impeam a criao de novos pagamentos em atraso; c) Reduo do saldo acumulado de pagamentos em atraso. 2 Determinar que a reduo dos pagamentos em atraso h mais de 90 dias nas Administraes Pblicas e Hospitais E. P. E. deve ter em conta os seguintes critrios: a) A prioridade na regularizao dos compromissos em atraso deve aumentar com a maturidade, ou seja, os pagamentos em atraso h mais tempo devem ser pagos em primeiro lugar; b) A eventual existncia de custos associados aos pagamentos em atraso, como sejam os juros de mora; c) O risco de litigncia jurdica contra entidades pblicas que possa acarretar custos acrescidos para o Estado; e d) As consequncias econmicas e sociais que possam decorrer da no regularizao dos pagamentos, nomeadamente o eventual risco de continuidade da atividade e do fornecimento dos bens ou servios. 3 Aprovar o Relatrio denominado Estratgia para a reduo dos pagamentos em atraso h mais de 90 dias, a divulgar no stio do Ministrio das Finanas, no Portal do Governo, com referncia presente resoluo. 4 Determinar que a presente resoluo produz efeitos na data da sua aprovao. Presidncia do Conselho de Ministros, 29 de maro de 2012. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho. Secretaria-Geral Declarao de Retificao n. 20/2012 Nos termos das disposies conjugadas da alnea r) do n. 2 do artigo 2. e do artigo 11. do Decreto-Lei n. 4/2012, de 16 de janeiro, declara-se que o Decreto Regulamentar n. 26/2012, de 21 de fevereiro, publicado no Dirio da

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Resoluo do Conselho de Ministros n. 44/2012 O sector pblico alargado (Administrao Pblica e Hospitais E. P. E.) apresentava, no final de 2011, um total de cerca de 5338 milhes de euros de pagamentos vencidos h mais de 90 dias. Este montante de pagamentos devidos pelo sector pblico a fornecedores impe custos importantes para a economia portuguesa em geral e para os fornecedores do sector pblico em particular. Com efeito, para alm do custo de financiamento associado ao prazo de pagamento dilatado, acresce ainda um custo associado incerteza relativamente data do recebimento, afetando o clculo econmico. Estes custos repercutem-se em preos mais elevados dos bens e servios e no aumento da incerteza em todos os intervenientes com repercusses em toda a economia. Ao longo dos anos foram efetuadas vrias tentativas, comprovadamente falhadas, para reduzir os pagamentos em atraso das entidades includas no permetro das Administraes Pblicas e do Sector Empresarial do Estado. Nomeadamente, foram criados programas especficos destinados reduo dos pagamentos em atraso, os quais apenas tiveram efeitos temporrios, principalmente devido falta de adequados mecanismos de controlo. A reduo dos pagamentos em atraso h mais de 90 dias constitui um dos objetivos do Programa de Ajustamento Econmico (adiante referido por Programa), uma vez que se considera que a resoluo deste problema tem efeitos positivos na liquidez e reduo dos custos da economia. Assim, foi estabelecido como critrio indicativo do Programa o no aumento dos pagamentos em atraso h mais de 90 dias. Acresce que, no decurso da terceira avaliao regular efetuada no contexto do Programa, ficou acordado que o pagamento de 1500 milhes de euros no subsector da sade estaria condicionado pela apresentao de uma estratgia de reduo dos pagamentos em atraso h mais de 90 dias. Em vista de tal desiderato, o Governo tem dado passos seguros nesta matria, nomeadamente com a apresentao da proposta e posterior aprovao pela Assembleia da Repblica da Lei n. 8/2012, de 21 de fevereiro, a designada Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso (LCPA), e com a aprovao prevista a muito breve trecho da respetiva regulamentao. , agora, necessrio definir critrios para a reduo dos pagamentos em atraso h mais de 90 dias e conceber regras de utilizao dos meios financeiros disponveis, sendo que a reduo duradoura dos prazos de pagamentos exige que se verifiquem, em simultneo, a responsabilizao de cada entidade pelos seus pagamentos em atraso, a criao de regras que impeam a criao de novos pagamentos em atraso e a reduo do saldo acumulado de pagamentos em atraso. No que respeita regularizao dos pagamentos em atraso dever-se- ter em conta os seguintes critrios: a) A prioridade na regularizao dos compromissos em atraso deve aumentar com a maturidade, ou seja, os pagamentos em atraso h mais tempo devem ser pagos em primeiro lugar; b) A eventual existncia de custos associados aos pagamentos em atraso, como o caso dos juros de mora;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 79 20 de abril de 2012 Repblica, 1. srie, n. 37, de 21 de fevereiro de 2012, saiu com as seguintes inexatides que, mediante declarao da entidade emitente, assim se retificam: 1 Na alnea e) do n. 2 do artigo 12., onde se l: e) Aprovar a classificao final harmonizando as propostas dos avaliadores e garantindo a aplicao das percentagens de diferenciao dos desempenhos; deve ler-se: e) Aprovar a classificao final harmonizando as propostas dos avaliadores e garantindo a aplicao dos percentis de diferenciao dos desempenhos; 2 No n. 5 do artigo 20., onde se l: 5 As percentagens referidas no n. 3 podem ser acrescidas por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas da Administrao Pblica e da educao, tendo por referncia os resultados obtidos pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada na respectiva avaliao externa. deve ler-se: 5 Os percentis referidos no n. 3 podem ser corrigidos por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas da Administrao Pblica e da Educao, tendo por referncia os resultados obtidos pelo agrupamento de escolas ou escola no agrupada na respectiva avaliao externa. 3 Na alnea c) do n. 1 do artigo 27., onde se l: c) Que exeram as funes de subdirector, adjunto, assessor de direco, coordenador de departamento curricular e o avaliador por este designado. deve ler-se: c) Que exeram as funes de subdirector, adjunto, assessor de direco, coordenador de estabelecimento ou de departamento curricular e o avaliador por este designado. Secretaria-Geral, 18 de abril de 2012. O Secretrio-Geral, Jos Maria Belo de Sousa Rego.

2233
Assim: Nos termos da alnea c) do n. 1 do artigo 197. da Constituio, o Governo aprova o Acordo de Cooperao entre a Repblica Portuguesa e a Repblica da Tunsia no Domnio do Turismo, assinado em Tunes, em 23 de maro de 2010, cujo texto, nas verses autenticadas nas lnguas portuguesa, rabe e francesa, se publica em anexo. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 9 de fevereiro de 2012. Pedro Passos Coelho Paulo de Sacadura Cabral Portas lvaro Santos Pereira. Assinado em 19 de maro de 2012. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 22 de maro de 2012. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.
ACORDO DE COOPERAO ENTRE A REPBLICA PORTUGUESA E A REPBLICA DA TUNSIA NO DOMNIO DO TURISMO

A Repblica Portuguesa e a Repblica da Tunsia, doravante designadas por as Partes: Considerando as relaes tradicionais de amizade e cooperao existentes entre as Partes; Desejosos de fortalecer as relaes de cooperao entre os dois povos; Reconhecendo que o turismo constitui um dos sectores econmicos com um forte crescimento e que a actividade turstica uma fonte geradora de emprego; Persuadidos da necessidade de promover uma cooperao dinmica entre as Partes no domnio do turismo; Decididos a estabelecer um enquadramento jurdico para a cooperao no domnio do turismo, com base no princpio da igualdade e de benefcios mtuos; acordam no seguinte: Artigo 1.
Objecto

MINISTRIO DOS NEGCIOS ESTRANGEIROS


Decreto n. 9/2012
de 20 de abril

As Partes reforaro e promovero a cooperao no domnio do turismo com base no princpio da igualdade e de benefcios mtuos, em conformidade com a respectiva legislao nacional em vigor e com outros acordos internacionais aplicveis. Artigo 2.
mbito da cooperao

A Repblica Portuguesa e a Repblica da Tunsia, com vista a desenvolverem a cooperao na rea do turismo, assinaram, em 23 de maro de 2010, em Tunes, um Acordo de Cooperao no domnio do turismo. Trata-se de um Acordo que se insere na orientao geral de desenvolvimento das relaes econmicas e culturais com a Tunsia, tendo em vista fortalecer as relaes de cooperao no domnio do turismo entre os dois pases, baseadas na igualdade de direitos e benefcios mtuos. A cooperao no domnio do turismo prevista no Acordo permitir o desenvolvimento da cooperao institucional e empresarial entre os dois Estados neste sector.

A cooperao entre as Partes no domnio do turismo ser desenvolvida aos seguintes nveis, no excluindo outros que as Partes venham, futuramente, a determinar: a) Cooperao institucional; b) Intercmbio turstico; c) Formao profissional; d) Intercmbio de informao; e) Promoo turstica; f) Promoo de investimento; g) Cooperao no mbito empresarial; h) Cooperao no mbito das Organizaes Internacionais.

Anda mungkin juga menyukai