Anda di halaman 1dari 28

ndice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

ADVERTNCIAS PARA A SEGURANA E PARA A UTILIZAO __________________4 INSTRUES PARA A RECICLAGEM - A NOSSA POLTICA AMBIENTAL __________6 INSTALAO DO APARELHO ______________________________________________7 ADAPTAO AOS VRIOS TIPOS DE GS __________________________________11 OPERAES FINAIS ____________________________________________________17 DESCRIO DOS COMANDOS DO PAINEL FRONTAL _________________________19 UTILIZAO DA PLACA DE COZEDURA ____________________________________21 UTILIZAO DO FORNO _________________________________________________23 ACESSRIOS DISPONVEIS ______________________________________________26 LIMPEZA E MANUTENO _______________________________________________27 MANUTENO EXTRAORDINRIA_________________________________________29

INSTRUES PARA O INSTALADOR: so destinadas ao tcnico qualificado que deve levar a cabo uma verificao adequada da instalao do gs, realizar a instalao, a activao e os testes funcionais do equipamento. INSTRUES PARA O UTILIZADOR: fornecem os conselhos de uso, descrevem os comandos e as operaes correctas de limpeza e manuteno do aparelho.

Apresentao
1 ADVERTNCIAS PARA A SEGURANA E PARA A UTILIZAO
ESTE MANUAL PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. NECESSRIO CONSERV-LO NTEGRO NUM LOCAL ACESSVEL DURANTE TODO O CICLO DE VIDA TIL DO FOGO. ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR O FOGO. CONSERVAR TAMBM A SRIE DE INJECTORES FORNECIDOS. A INSTALAO DEVER SER EFECTUADA POR PESSOAL QUALIFICADO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS VIGENTES. ESTE APARELHO DESTINA-SE A UM USO DE TIPO DOMSTICO E EST EM CONFORMIDADE COM AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR: O APARELHO FOI CONSTRUDO PARA DESEMPENHAR AS SEGUINTES FUNES: COZINHAR E AQUECER ALIMENTOS; QUAISQUER OUTRAS UTILIZAES SO CONSIDERADAS IMPRPRIAS. O FABRICANTE DECLINA TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR UTILIZAES DIFERENTES DAS INDICADAS. NO DEIXE MATERIAL DE EMBALAGEM ABANDONADO SEM VIGILNCIA NO AMBIENTE DOMSTICO. SEPARE OS VRIOS TIPOS DE MATERIAIS DE EMBALAGEM A ELIMINAR E LEVE-OS AO CENTRO DE RECOLHA SELECTIVA MAIS PRXIMO. OBRIGATRIO QUE O APARELHO SEJA EQUIPADO COM LIGAO TERRA SEGUNDO AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANA DO SISTEMA ELCTRICO.

A FICHA QUE LIGA AO CABO DE ALIMENTAO E RESPECTIVA TOMADA DEVER SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR. A TOMADA DEVER FICAR ACESSVEL COM O APARELHO ENCASTRADO. NUNCA DESLIGUE A FICHA PUXANDO-A PELO CABO. IMEDIATAMENTE APS A INSTALAO, TESTE O APARELHO DE MODO BREVE SEGUINDO AS INSTRUES FORNECIDAS MAIS ADIANTE. SE O APARELHO NO FUNCIONAR, DESLIGUE-O DA REDE ELCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTNCIA TCNICA MAIS PRXIMO. NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO. NO FIM DA UTILIZAO, VERIFIQUE SEMPRE SE OS BOTES DE COMANDO ESTO NA POSIO (DESLIGADO).

NUNCA COLOQUE OBJECTOS INFLAMVEIS DENTRO DO FORNO: NO CASO DE SER ACESO ACIDENTALMENTE PODERIA DESENCADEAR-SE UM INCNDIO.

A CHAPA DE IDENTIFICAO COM OS DADOS TCNICOS, O NMERO DE SRIE E A MARCA, EST COLOCADA NA PARTE DE DENTRO DA ESTUFA DO FOGO. A CHAPA NUNCA DEVE SER REMOVIDA. NO APOIE SOBRE AS GRADES DA PLACA DE COZEDURA PANELAS COM FUNDO NO PERFEITAMENTE PLANO E REGULAR.

NO USE RECIPIENTES OU GRELHADORES QUE ULTRAPASSAM O PERMETRO EXTERIOR DA PLACA.

BAIXE A TAMPA EM VIDRO DA PLACA ACOMPANHANDO-A COM A MO. ATENO: A TAMPA EM VIDRO PODE PARTIR SE ESTIVER SOBREAQUECIDA. DESLIGUE TODOS OS QUEIMADORES E ESPERAR QUE ARREFEAM ANTES DE FECH-LA. O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE O USO. PRESTE ATENO PARA NO TOCAR NOS ELEMENTOS DE AQUECIMENTO EXISTENTES NO INTERIOR DO FORNO.

Apresentao
A UTILIZAO DESTE EQUIPAMENTO NO PERMITIDA A PESSSOAS (INCLUINDO AS CRIANAS) COM CAPACIDADES FSICAS E MENTAIS REDUZIDAS, OU QUE NO POSSUAM EXPERINCIA NA UTILIZAO DE EQUIPAMENTOS ELCTRICOS, A NO SER QUE SEJAM SUPERVISIONADOS OU INSTRUDOS POR PESSOAS ADULTAS E RESPONSVEIS PELA SUA SEGURANA. SE O APARELHO FOR COLOCADO SOBRE UM PEDESTAL, DEVE SER INSTALADO DE FORMA QUE NO HAJA POSSIBILIDADE DELE RESVALAR.

OS PRODUTOS DE COZEDURA QUANDO INSTALADOS SOBRE VECULOS (POR EXEMPLO CARAVANA, ROULOTTE, ETC.) DEVEM SER UTILIZADOS EXCLUSIVAMENTE QUANDO PARADOS. INSTALE O PRODUTO DE FORMA QUE AO ABRIR AS GAVETAS OU PORTAS DOS MVEIS COLOCADOS ALTURA DA PLACA DE COZEDURA, NO SE POSSA ACIDENTALMENTE ENTRAR EM CONTACTO COM AS PANELAS COLOCADAS SOBRE AS MESMAS. ESTE EQUIPAMENTO DISPE DA MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVA AOS RESDUOS DE EQUIPAMENTOS ELCTRICOS E ELECTRNICOS (WASTE ELECTRICAL AND ELECTRONIC EQUIPMENT - WEEE). ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESDUOS DE EQUIPAMENTOS ELCTRICOS E ELECTRNICOS VLIDAS EM TODO O TERRITRIO DA UNIO EUROPEIA. ANTES DE PR O EQUIPAMENTO A FUNCIONAR, OBRIGATRIO REMOVER TODAS AS ETIQUETAS E PELCULAS PROTECTORAS QUE TENHAM SIDO APLICADAS DENTRO OU FORA DELE. O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo no cumprimento das normas supracitadas ou pela modificao de qualquer pea do equipamento e utilizao de peas sobresselentes no originais.

O ambiente Advertncias para a reciclagem


2 INSTRUES PARA A RECICLAGEM - A NOSSA POLTICA AMBIENTAL
Para a embalagem dos nossos electrodomsticos so utilizados materiais no poluentes e, portanto, compatveis com o meio ambiente e reciclveis. Pedimos a sua colaborao para uma eliminao correcta da embalagem. Informe-se junto do seu revendedor ou das organizaes competentes da sua rea sobre os endereos dos centros de recolha, reciclagem e eliminao. No abandone a embalagem ou partes da mesma. Tambm necessrio eliminar correctamente o seu aparelho velho. Importante: entregue o aparelho empresa da rea autorizada para recolha dos electrodomsticos inutilizados. Uma eliminao correcta permite uma recuperao inteligente de materiais valiosos. Os aparelhos refrigeradores contm gases que podem ser nocivos ao ambiente. Por este motivo, preciso certificar-se de que os tubos do circuito de refrigerao no sejam danificados antes que o servio competente tenha retirado o electrodomstico. Antes de deitar fora o seu electrodomstico, importante tirar as portas e deixar as prateleiras nas posies originais de utilizao, para evitar que as crianas, ao brincarem, possam ficar presas no interior dele. Alm disso, preciso cortar o cabo de ligao rede elctrica e remov-lo juntamente com a ficha. NO DEIXE MATERIAL DE EMBALAGEM ABANDONADO SEM VIGILNCIA NO AMBIENTE DOMSTICO. SEPARE OS VRIOS TIPOS DE MATERIAIS DE EMBALAGEM A ELIMINAR E LEVE-OS AO CENTRO DE RECOLHA SELECTIVA MAIS PRXIMO. INFORMAES AOS UTILIZADORES: De acordo com as Directivas 2002/95/CE, 2002/96/CE, 2003/108/CE, respeitantes reduo do uso de substncias perigosas nos aparelhos elctricos e electrnicos, bem como eliminao dos resduos, o smbolo do caixote com uma cruz colocado no aparelho indica que o produto no fim da sua vida til deve ser recolhido em separado dos outros resduos. O utilizador dever, portanto, destinar o aparelho em fim de vida aos centros adequados de recolha diferenciada dos resduos elctricos e electrnicos, ou entreg-lo ao revendedor no momento da compra de um aparelho equivalente, na razo de um para um. A recolha diferenciada apropriada para o encaminhamento do aparelho destinado reciclagem, ao tratamento e eliminao ecologicamente compatvel contribuem para evitar possveis efeitos negativos no ambiente e na sade e favorecer a reciclagem dos materiais de que composto o aparelho. A eliminao abusiva do produto por parte do utilizador acarreta a aplicao de sanes administrativas.

Instrues para o instalador


3 INSTALAO DO APARELHO
O aparelho deve ser instalado por um tcnico qualificado e de acordo com as normas vigentes. De acordo com o tipo de instalao pertencem classe 1 (Fig. A) ou classe 2 - subclasse 1 (Fig. BC). Pode ser encostado a paredes das quais uma de altura superior do tampo do fogo, que diste, pelo menos, 50 mm da parte lateral do aparelho, conforme ilustrado nos desenhos A e B relativos s classes de instalao. A distncia mnima entre o tampo do fogo e qualquer armrio suspenso ou exaustor montados por cima do aparelho deve ser de 750 mm.

A Aparelho encastrado Instalao livre

A Aparelho encastrado Instalao livre

Os aparelhos equipados com compartimento porta-botija e forno elctrico devem ser instalados exclusivamente em situao livre (ver fig. B)

Instrues para o instalador


3.1 Ligao elctrica

Certifique-se de que a voltagem e o dimensionamento da linha de alimentao correspondem s caractersticas indicadas na chapa fixada dentro da estufa do fogo. Esta chapa nunca dever ser removida. Se o aparelho for ligado rede elctrica atravs de uma ligao fixa, necessrio montar na linha de alimentao um dispositivo de interrupo omnipolar, em conformidade com as regras de instalao, colocado numa posio facilmente acessvel e prxima do aparelho. A ligao rede elctrica pode ser fixa ou com ficha e tomada. No segundo caso, quer a ficha, quer a tomada tm de ser adequadas ao cabo utilizado e estar em conformidade com as normas em vigor. Qualquer que seja o tipo de ligao escolhido obrigatrio que o aparelho seja ligado terra. Antes de o ligar certifique-se de que a linha de alimentao tem uma ligao terra adequada. Evite a utilizao de redutores, adaptadores ou derivadores.

1 - Funcionamento a 220-240V: utilize um cabo tripolar do tipo H05V2V2-F (cabo de 3 x 1,5 mm2).

2 - Funcionamento a 380-415V2N: utilize um cabo quadripolar de tipo H05V2V2-F (cabo de 4 x 1,5 mm2).

3 - Funcionamento a 380-415V3N: utilize um cabo pentapolar de tipo H05V2V2-F (cabo de 5 x 1,5 mm2). A extremidade a ligar ao aparelho dever ter o fio de terra (amarelo verde) pelo menos 20 mm mais comprido.
ATENO: OS VALORES ACIMA INDICADOS REFEREM-SE SECO DO CONDUTOR INTERNO.

Ateno: apenas alguns modelos de 90 cm podem ser ligados em bifase ou trifase.

3.2

Ventilao dos compartimentos

O aparelho s pode ser instalado em aposentos onde haja ventilao permanente, conforme estabelecido nas normas vigentes. necessrio que as caractersticas do local de instalao do aparelho permitam a afluncia de ar necessria para a combusto normal de gs e para a renovao de ar no prprio local. As tomadas de introduo de ar, protegidas por grelhas, devem ser dimensionadas convenientemente e colocadas de modo a no serem obstrudas, nem mesmo parcialmente. O fogo dever ser adequadamente ventilado para eliminar a humidade e o calor produzidos pela cozedura: em particular, aps um uso prolongado, aconselhvel abrir uma janela ou aumentar a velocidade dos possveis ventiladores.

Instrues para o instalador


3.3 Descarga dos produtos de combusto

A descarga dos produtos de combusto deve ser feita atravs de exaustores ligados a uma chamin com tiragem natural e de eficcia segura, ou mediante a utilizao de sistemas de aspirao forada. Qualquer sistema de aspirao eficiente requer um projecto cuidadoso de um especialista, respeitando as posies e distncias indicadas pelas normas. No fim da interveno o instalador deve emitir um certificado de conformidade.

3.4

Ligao ao gs

3.4.1 Ligao com tubo de borracha A ligao com tubo de borracha conforme a norma vigente dever ser realizada de modo a fazer com que a extenso da tubagem no ultrapasse 1,5 metros; certifique-se de que o tubo no entre em contacto com partes mveis ou fique esmagado. O dimetro interior do tubo deve ser de 8 mm para GS LQUIDO e 13 mm para GS METANO e GS DE CIDADE. Certifique-se de que as condies abaixo sejam respeitadas: que o tubo esteja fixado ao adaptador de mangueira com braadeiras de segurana; que o tubo no entra em contacto com superfcies quentes (mx. 50 C); que o tubo no esteja sujeito a qualquer esforo de traco ou tenso e no forme curvas apertadas ou estrangulamentos; que o tubo no entre em contacto com corpos cortantes ou arestas vivas; se o tubo no for perfeitamente estanque e provocar disperso de gs no ambiente, no tente repar-lo: substitua-o por um tubo novo; verifique se o prazo de validade do tubo, impresso no mesmo, foi ultrapassado. A LIGAO COM TUBOS DE BORRACHA QUE OBSERVAM A NORMA VIGENTE S PODE SER FEITA SE O TUBO PUDER SER INSPECCIONADO A TODO O SEU COMPRIMENTO.

O TORQUE DE APERTO ENTRE AS LIGAES QUE INTEGRAM AS JUNTAS NO DEVE SER SUPERIOR A 10Nm 3.4.2 Ligao para gs metano e gs de cidade Faa a ligao rede de gs usando um tubo de borracha cujas caractersticas correspondam s indicadas na norma vigente (verifique se o tubo tem estampilhada a sigla desta norma). Enroscar de forma precisa o adaptador de mangueira A conexo de gs B do aparelho, colocando a junta C. Ajuste bem o tubo de borracha D ao adaptador de mangueira A e fix-lo com a braadeira E conforme a norma vigente.

Instrues para o instalador


3.4.3 Ligao botija no compartimento interno do aparelho (s em alguns modelos) Abra o compartimento lateral e introduza uma botija de 15 kg no mx. Coloque uma extremidade do tubo no adaptador de tubo e fixe-o com uma das duas braadeiras fornecidas. Introduza o tubo no compartimento da botija atravs do orifcio situado na parte de trs do aparelho de acordo com o esquema indicado ao lado. Coloque a outra extremidade no redutor da botija; fixe-o com a segunda braadeira fornecida. Verifique se h fugas de gs usando uma soluo de gua e sabo. Nunca utilize chamas. Para a ligao entre o fogo e a botija, utilize um pedao de tubo de acordo com a norma vigente de comprimento no inferior a 1,4 m.

3.4.4

Ligao para gs lquido

Utilize um regulador de presso que cumpra os requisitos da norma vigente e faa a ligao na botija respeitando os requisitos estabelecidos na norma vigente. Certifique-se de que a presso de alimentao respeita os valores indicados na tabela do pargrafo 3.2/3.3 Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores. Rosque o adaptador de mangueira pequeno, F no adaptador de mangueira grande A; ligue o bloco obtido conexo de gs B (ou utilize o adaptador de mangueira G que deve ser ligado directamente conexo de gs B) e colocar entre eles a junta C. Ligue a extremidade do tubo de borracha H ao adaptador de mangueira A+F (ou G) e conexo de sada do redutor na botija. Fixe a extremidade do tubo H ao adaptador de mangueira A+F (ou G) com a braadeira I de acordo com a norma em vigor.

O adaptador de mangueira G ilustrado na figura no faz parte do material fornecido de srie com o aparelho. Use apenas adaptadores de mangueira que cumpram os requisitos da norma vigente.

3.4.5 Ligao com tubo de ao flexvel (para todos os tipos de gs) Trata-se de um tipo de ligao que pode ser feita quer em aparelhos de encastre, quer em aparelhos dispostos em posio livre. Utilize exclusivamente tubos de ao flexveis que cumpram os requisitos da norma vigentes e com um mximo de 2 metros de comprimento. Rosque a extremidade do tubo flexvel L colocando entre elas a junta C conexo de gs B de rosca , gs exterior (ISO 228-1). Concluda a instalao verifique se h fugas de gs usando uma soluo de gua e sabo. Nunca utilize chamas.

10

Instrues para o instalador


4 ADAPTAO AOS VRIOS TIPOS DE GS
Desligar o aparelho da corrente elctrica, antes de realizar as operaes seguintes.

O aparelho est aprovado para gs metano G20 (2H) presso de 20 mbar. Em caso de funcionamento com outros tipos de gs necessrio substituir os injectores dos queimadores e regular a chama mnima nas torneiras de gs. Alm disso, no caso do queimador do forno a gs necessrio efectuar a regulao do ar primrio (3.4.2 Regulao do ar primrio do queimador do forno). Para a substituio dos injectores dever proceder de acordo com as indicaes que damos nos prximos pargrafos.

4.1

Substituio dos injectores da placa de cozedura

1. Extraia as grades do fogo, retire todas as tampas dos injectores e as coroas espalhadoras; 2. Com uma chave de caixa de 7 mm desaperte os injectores dos queimadores; 3. Substitua os injectores dos queimadores de acordo com o gs a utilizar (ver pargrafo 3.2/3.3 Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores). 4. Coloque de novo os queimadores nos respectivos encaixes. Os injectores para a utilizao de gs de cidade (G110 8 mbar) encontram-se disponveis nos centros de assistncia autorizados.

11

Instrues para o instalador


4.2 Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores (Mod. 60 cm)
Capacidade trmica nominal (KW) Dimetro injector 1/100 mm Auxiliar Semi-rpido Rpido reduzido Tripla coroa Forno 1.0 1.8 2.5 3.2 3.2 Capacidade trmica nominal (KW) 50 65 79 91 87 GS LQUIDO G30/G31 30/37 mbar

Queimador

By-pass mm 1/100 30 33 45 65 50

Capacidade reduzida (W) 350 450 800 1500 900

Capacidade g/h G30 73 131 182 233 233

Capacidade g/h G31 71 129 179 229 229

Queimador

GAS DE CIDADE G110 8 mbar Dimetro injector 1/100 mm 145 185 230 290 270 Capacidade reduzida (W) 350 450 800 1200 900

Auxiliar Semi-rpido Rpido reduzido Tripla coroa Forno

1.0 1.8 2.5 3.5 3.2

Os valores relativos ao gs de cidade referem-se aos aparelhos da categoria III 1a2H3+. Capacidade trmica nominal (KW)

Queimador

GS METANO G20 20 mbar Dimetro injector 1/100 mm Capacidade reduzida (W) 350 450 800 1500 900

Auxiliar Semi-rpido Rpido reduzido Tripla coroa Forno

1.0 1.8 2.5 3.5 3.2

72 97 108 133 130

12

Instrues para o instalador


4.3

Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores (Mod. 80 cm)


Capacidade trmica nominal (kW) Dimetro injector 1/100 mm GS LQUIDO G30/G31 30/37 mbar

Queimador

By-pass mm 1/100 30 33 45 65 50 59

Capacidade reduzida (W) 350 450 800 1500 900 1300

Capacidade g/h G30 73 131 182 254 233 334

Capacidade g/h G31 71 129 179 250 229 329

Auxiliar Semi-rpido Rpido reduzido Tripla coroa Forno Maxi forno

1.0 1.8 2.5 3.5 3.2 4.6 Capacidade trmica nominal (kW)

50 65 79 94 87 106

Queimador

GS METANO G20 20 mbar Dimetro do injector 1/100 mm Capacidade reduzida (W) 350 450 800 1500 900 1300

Auxiliar Semi-rpido Rpido reduzido Tripla coroa Forno Maxi forno

1.0 1.8 2.5 3.5 3.2 4.6

72 97 108 140 130 155

13

Instrues para o instalador


4.4 Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores (Mod. 90 cm)
Capacidade trmica nominal (kW) Dimetro injector 1/100 mm 50 65 85 94 87 110 GS LQUIDO G30/G31 30/37 mbar

Queimador

Auxiliar Semi-rpido Rpido (5) Tripla coroa Forno Maxi forno

1 1.8 3 3.5 3.2 5.2 Capacidade trmica nominal (kW)

By-pass mm 1/100 30 33 45 65 50 59

Capacidade reduzida (W) 350 450 800 1500 900 1300

Capacidade g/h G30 73 131 218 254 233 378

Capacidade g/h G31 71 129 214 250 229 371

Queimador

GS METANO G20 20 mbar

Auxiliar Semi-rpido Rpido (5) Tripla coroa Forno Maxi forno

1 1.8 3 3.5 3.2 5.2

Dimetro do injector 1/100 mm 72 97 115 140 130 164

Capacidade reduzida (W) 350 450 800 1500 900 1300

14

Instrues para o instalador


4.5 Disposio dos queimadores na placa de cozedura (Mod. 60 cm)
QUEIMADORES 1. Auxiliar 2. Semi-rpido 3. Tripla coroa 4. Rpido Reduzido

4.6

Disposio dos queimadores na placa de cozedura (Mod. 80 cm)


QUEIMADORES 1. Auxiliar 2. Semi-rpido 3. Rpido Reduzido
4. Tripla Coroa

4.7

Disposio dos queimadores na placa de cozedura (Mod. 90 cm)


QUEIMADORES 1. Auxiliar 2. Semi-rpido 3. Tripla Coroa 5. Rpido

15

Instrues para o instalador


4.8 Regulao dos queimadores do forno (apenas para modelos com forno a gs)

Para efectuar a regulao do queimador do forno precisa de abrir a porta do forno e realizar as seguintes operaes: Retire o tabuleiro do forno e a respectiva grelha. Levante a placa do forno e retire-o para o exterior.

4.8.1

Substituio do injector do queimador do forno

Afrouxar o parafuso A de fixao do queimador do forno. Empurre para a direita o queimador B at que o injector fique acessvel. Com uma chave de caixa de 13, substitua o injector, introduzindo o relativo ao tipo de gs a empregar (ver pargrafo 3.2/3.3 Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores). Regulao do ar primrio do queimador do forno

4.8.2

Afrouxe os parafusos de regulao A do acoplamento de regulao do ar. Rode o acoplamento de registo B para a posio correspondente ao tipo de gs a utilizar de acordo com o quadro abaixo. Aperte os parafusos de registo e reposicionar os selos. Para concluir a operao, volte a montar correctamente o queimador. G 110 GS DE CIDADE Forno 60 x 60 e 60 x 50 3 mm

METANO (N)

G30/G31 (GPL)

X=

5 mm

10 mm

16

Instrues para o instalador


5 OPERAES FINAIS
Depois de ter substitudo os injectores, monte de novo as coroas espalhadoras nos respectivos encaixes, as tampas dos queimadores e as grades do fogo. Depois da regulao com um gs diferente do usado nos testes funcionais de aprovao do aparelho, substitua a etiqueta referente regulao de gs pela correspondente ao novo tipo de gs. A etiqueta introduzida no interior da saqueta com os injectores.

5.1

Regulao do mnimo do queimador da placa para gs de cidade e metano

Acenda o queimador e coloque-o no mnimo . Extraia o boto da torneira de gs e rode o parafuso de regulao que se encontra no cimo esquerda da haste da torneira, at obter uma chama mnima regular. Coloque de novo o boto na sua posio original e verifique a estabilidade da chama do queimador (rodando o boto, rapidamente, da posio de mximo para a de mnimo, a chama no se deve apagar). Repita a operao em todas as torneiras de gs. Nos modelos com vlvulas, mantenha o boto premido na posio de mnimo durante alguns segundos para manter a chama acesa e para activar o dispositivo de segurana.

5.2

Regulao do mnimo dos queimadores da placa para gs lquido

Para fazer a regulao do mnimo com gs lquido necessrio apertar o parafuso situado ao lado da haste da torneira de gs, rodando-o totalmente em sentido horrio. Esta regulao no necessria para os modelos dotados de porta-botija. Os dimetros dos by-pass para cada queimador individual so apresentados no pargrafo 3.2/3.3 Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores". Quando terminar a regulao reponha a selagem dos by-pass com tinta ou outro material.

5.3

Regulao do mnimo do queimador do forno

O termstato do forno est munido com um parafuso para a regulao do mnimo, visvel ao retirar o boto do termstato. Ao mudar o tipo de gs de alimentao deve regular o mnimo da forma que se segue: Acenda o queimador do forno e mantenha-o no mximo durante 10/15 minutos com a porta fechada e sem placa; decorrido esse tempo, coloque o boto na posio correspondente temperatura mnima, retire o boto e introduza uma chave de fendas de corte fino para a regulao. No caso de utilizao de gs lquido, deve desapertar em sentido horrio o parafuso de regulao at ao fim do curso. O dimetro do by-pass indicado no pargrafo 3.2/3.3 Quadros de caractersticas dos queimadores e dos injectores. No caso de utilizao de gs de cidade ou metano, regule o parafuso de modo que rodando o boto do termstato da posio de mximo para a posio de mnimo a chama se mantenha estvel e homognea. Quando terminar a regulao reponha o selo sobre o parafuso utilizando tinta ou materiais equivalentes. Ao fechar a porta do forno, certifique-se que o queimador se mantm aceso no mnimo.

17

Instrues para o instalador


5.4

Montagem do friso (apenas nos modelos previstos)


Desaperte as porcas B. Coloque o friso na placa fazendo corresponder os pernos C com os furos D. Fixe o friso na placa atarraxando os parafusos A.

5.5

Colocao e nivelamento do aparelho (s em alguns modelos)

Depois de ter feito a ligao elctrica e a ligao ao gs, nivele o aparelho com o pavimento utilizando os quatro ps regulveis. Para obter uma boa cozedura indispensvel que o aparelho esteja perfeitamente nivelado com o pavimento. Dependendo do modelo por si adquirido, a regulao da altura dos ps de apoio pode variar de 70 a 95 mm e de 110 a 160 mm. Estas alturas indicam a distncia entre o ponto mais alto do p de apoio (parte fixa) e o ponto mais baixo (parte mvel que fica apoiada no cho).

18

Instrues para o utilizador


6 DESCRIO DOS COMANDOS DO PAINEL FRONTAL
Todos os comandos e controlos do fogo esto reunidos no painel frontal.

MIN

55

50

10

275

15

20

MIN

5
10
0 15
175

55
50

275

15

20

MIN

55

10

275

15

20

No quadro abaixo fornecemos a descrio dos smbolos utilizados. QUEIMADOR ANTERIOR DIREITO QUEIMADOR POSTERIOR DIREITO QUEIMADOR POSTERIOR ESQUERDO QUEIMADOR ANTERIOR ESQUERDO QUEIMADOR CENTRAL

35

15 0

45

175
20 0

40

30

25

35

35

30

30 25

25

225

25 0

45

40

20 0

225

25

0
0 15

50

45

175
20 0

40

225

25

TERMSTATO DO FORNO ELCTRICO (OU FORNO PIZZA QUANDO PRESENTE) FUNES DO FORNO ELCTRICO

CONTADOR DE MINUTOS

19

Instrues para o utilizador


BOTO DE COMANDO DOS QUEIMADORES DA PLACA A chama acesa premindo e rodando o boto no sentido anti. Para regular a chama, horrio no smbolo de chama mnima rode o boto para a zona entre o mximo ( ) e o mnimo ( ). Para apagar o queimador ter de colocar de novo o boto na posio .

BOTO DO CONTADOR DE MINUTOS Para utilizar o contador de minutos deve carregar no sinal acstico rodando o boto no sentido horrio. Os nmeros correspondem aos primeiros minutos (mximo 55 minutos). A regulao progressiva e podem ser utilizadas posies intermdias entre os nmeros. O sinal acstico de fim de cozedura no interrompe o funcionamento do forno. BOTO DO TERMSTATO DO FORNO A GS Este boto permite acender o queimador a gs no interior do forno. A escolha da temperatura de cozedura realiza-se rodando o boto no sentido anti-horrio para o valor desejado, compreendido entre Min. e 275C. Para saber como acender o forno a gs ver o pargrafo 8.3 Utilizao do forno a gs BOTO COMUTADOR DE 4 FUNES Atravs deste comando pode-se aceder s diversas funcionalidades do forno. As funes de iluminao ( ), grelhador ( ) e descongelao ( ) podem ser usadas com o forno apagado. A funo de ventilao ( ) , pelo contrrio, apenas poder ser usada com o forno a gs aceso. A ventilao entrar em funcionamento quando o forno tiver atingido uma temperatura de cerca de 120-130 C. FUNO ILUMINAO FUNO VENTOINHA

FUNO GRELHADOR

FUNO DESCONGELAO

20

Instrues para o utilizador


7 UTILIZAO DA PLACA DE COZEDURA
7.1 Como acender os queimadores da placa
Antes de acender os queimadores da placa, certifique-se de que as coroas espalhadoras esto colocadas nos encaixes prprios com as respectivas tampas, tendo o cuidado de verificar se a posio dos orifcios A dos espalhadores corresponde com a das velas e dos termopares. Antes de acender os queimadores levante a tampa de vidro; antes de a fechar, apague todos os queimadores e aguarde que arrefeam. A grelha B , fornecida apenas por encomenda, usada para recipientes wok (caarola chinesa). Para evitar deterioraes da placa de cozedura equipmos o fogo com uma grelha sobrelevada C que deve ser posicionada por baixo das panelas cujo dimetro ultrapasse 26 cm. O redutor C , fornecido de srie, deve ser utilizado para recipientes pequenos.

Junto de cada boto est indicada a posio do queimador que lhe corresponde. O aparelho est equipado com um dispositivo de acendimento electrnico. Basta premir e rodar o boto no sentido anti-horrio para o smbolo de chama mnima , at que a chama acenda. Se no acender nos primeiros 15 segundos, rodar o boto para 0 e no tentar voltar acender durante 60 segundos. Nos modelos com vlvulas, quando a chama acender, mantenha premido o boto durante alguns segundos para permitir que o termopar aquea. Pode acontecer que o queimador se apague no momento em que soltar o boto: significa que o termopar no aqueceu o suficiente. Espere mais alguns instantes e repita a operao mantendo o boto premido um pouco mais. Esta operao no ser necessria nos queimadores que no tm termopar. Nos modelos equipados com termopar, se os queimadores se apagarem acidentalmente, intervm um dispositivo de segurana que impede a sada de gs das torneiras, mesmo com elas abertas. Neste caso, rodar o boto para a posio de apagado e no tentar voltar a acender o queimador, pelo menos, durante 60 segundos.

7.2

Conselhos prticos para utilizar os queimadores da placa

Para um melhor rendimento dos queimadores e um consumo mnimo de gs deve: usar recipientes com tampa e proporcionais ao queimador, a fim de evitar que a chama incida sobre os lados (ver pargrafo 6.3 Dimetro dos recipientes). No momento de ebulio reduza a chama o suficiente para impedir que o lquido derrame. Durante a cozedura, para evitar queimaduras ou danos na placa, todos os recipientes ou os grelhadores devem estar colocados no interior do permetro da placa de cozedura. Todos os recipientes devem ter fundo plano e regular. Quando usar gorduras ou leo tenha muito cuidado na medida em que estes produtos quando aquecem excessivamente podem incendiar-se. No caso da chama se apagar acidentalmente, desligue o boto de comando correspondente e tente outra vez acend-la depois de ter aguardado, pelo menos, 1 minuto.

21

Instrues para o utilizador


7.3 Dimetro dos recipientes (Mod. 60 cm.)
QUEIMADORES mn. e mx. (60 X 60) (em cm) 1. Auxiliar 2. Semi-rpido 3. Tripla coroa 4. Rpido Reduzido 12 14 16 24 18 26 18 26

7.4

Dimetro dos recipientes (Mod. 80 cm.)


QUEIMADORES 1. Auxiliar 2. Semi-rpido 3. Rpido Reduzido 4. Tripla coroa mn. e mx. (em cm) 12 14 16 22 18 24 18 26

7.5

Dimetro dos recipientes (Mod. 90 cm.)


QUEIMADORES 1. Auxiliar 2. Semi-rpido 3. Tripla coroa 5. Rpido mn. e mx. (em cm) 12 14 16 24 18 26 18 26

22

Instrues para o utilizador


8 UTILIZAO DO FORNO
8.1 Advertncias e sugestes gerais
Ao utilizar pela primeira vez as vrias resistncias elctricas, convm aquec-las sua mxima temperatura (275C) o tempo suficiente para queimar eventuais resduos oleosos de fabrico, que podem libertar odores desagradveis para os alimentos. ATENO: o acendimento do forno a gs deve ser efectuado com a porta aberta. O forno est munido de um sistema de segurana que bloqueia o acendimento do queimador com a porta fechada. Em caso de operao errada, abra a porta e espere alguns instantes antes de proceder a um novo acendimento. Para evitar que o vapor eventualmente contido no forno incomode, abra a porta em dois tempos: mantenha-a entreaberta (cerca de 5 cm) durante 4-5 segundos e, em seguida, abra-a completamente. Se for necessrio mexer os alimentos, dever deixar a porta aberta o menos tempo possvel para evitar que a temperatura do forno baixe, prejudicando assim a cozedura. DURANTE AS COZEDURAS DE DOCES OU VEGETAIS PODERO VERIFICAR-SE PINGOS POR DEBAIXO DA PORTA. ISTO UM FENMENO FSICO NATURAL QUE SE MANIFESTA SOBRETUDO QUANDO NO FOR EFECTUADO O PR-AQUECIMENTO. PARA EVITAR ESTE FENMENO, ABRA A PORTA UM PAR DE VEZES DURANTE A COZEDURA PRESTANDO MUITA ATENO.

5 cm

8.2

Sistema de refrigerao tangencial

Graas a uma recirculao forada de ar fresco, este sistema mantm baixa a temperatura da porta e dos componentes internos do forno, garantindo uma maior segurana e uma durao mais longa do electrodomstico. O sistema de refrigerao tangencial permanece activo mesmo quando terminada a cozedura e continua a funcionar com o forno apagado para dispersar todo o calor acumulado no seu interior. Tal precauo permite proteger os mveis onde se encontra apoiado o produto, impedindo o seu sobreaquecimento.

8.3
8.3.1

Utilizao do forno a gs
Acendimento electrnico por fasca

Abra completamente a porta do forno, prima e rode no sentido anti-horrio o boto do termstato at temperatura mxima; automaticamente activado o acendedor elctrico por fasca. Quando tiver acendido, mantenha o boto premido durante alguns segundos para deixar o termopar aquecer. Se aps 15 segundos o queimador no se tiver acendido, suspenda a tentativa de acendimento, abra completamente a porta do forno e no volte a tentar o acendimento antes de 1 minuto. 8.3.2 Acendimento manual

Abra completamente a porta do forno e rode o boto do termstato mantendo-o premido. Aproxime um fsforo aceso da boca do tubo da chama A no centro da placa do forno e prima o boto do termstato. Quando tiver acendido, mantenha o boto premido durante alguns segundos para permitir que o termopar aquea e verifique que ocorreu o acendimento atravs do orifcio de inspeco B. A seleco da temperatura de cozedura efectua-se rodando o boto no sentido horrio para o valor desejado, compreendido entre 50 e 275 C. No caso do queimador se apagar acidentalmente, rode o boto para a posio de apagado ( no tente voltar a acender antes de um minuto. )e

23

Instrues para o utilizador


8.4 Utilizao do grelhador elctrico
Para activar esta funo necessrio apagar primeiro o queimador do forno rodando o boto correspondente para a e depois rode o comutador para a posio . posio de ATENO: NO POSSVEL FAZER FUNCIONAR AO MESMO TEMPO O FORNO A GS E O GRELHADOR.

Como utilizar o grelhador Depois de ligar o grelhador, operao confirmada pela lmpada piloto vermelha acesa, deixe o forno aquecer durante 5 minutos antes de introduzir os alimentos. Os alimentos so condimentados antes da cozedura. Mesmo o azeite ou a manteiga derretida devem ser colocados no alimento antes da cozedura. Para recolher o molho use o tabuleiro do forno. Os alimentos a cozinhar devem ser apoiados em cima da grelha do forno, que deve estar colocada numa das guias fornecidas de srie nos vrios tipos de fornos, seguindo as indicaes seguintes: ALIMENTOS Carne espalmada e fina Assado enrolado Aves de capoeira ADVERTNCIAS O tempo de durao da cozedura com o grelhador no deve exceder 60 minutos. Nos modelos com forno elctrico ou a gs, as cozeduras com o grelhador devem ser feitas com a porta fechada. Para evitar o perigo de excesso de aquecimento, a tampa de vidro do fogo deve estar sempre levantada durante a utilizao do forno ou do grelhador. Durante e aps a utilizao do grelhador, as partes acessveis podem atingir temperaturas muito elevadas. , portanto, necessrio manter as crianas afastadas do aparelho. Durante o uso do forno, tire de dentro dele todos os tabuleiros e grelhas no utilizados. Durante a cozedura, no cubra o fundo do forno com folhas de papel de alumnio ou estanho e no coloque panelas ou tabuleiros de modo a evitar danos na camada de esmalte. Se quiser utilizar papel para forno, ponha-o numa posio que no atrapalhe a circulao do ar quente no interior do forno. GRELHA NA PRATELEIRA 3 23 23

8.5

Estufa (s nalguns modelos)

Na parte inferior do fogo, por baixo do forno, existe um compartimento chamado estufa. Para abrir a estufa basta puxar o lado superior da respectiva porta.

No abra a estufa enquanto o forno estiver aceso e ainda quente. As temperaturas dentro deste compartimento podem ser muito elevadas. expressamente proibido guardar materiais inflamveis como panos, papel, etc. na estufa. Aqui s se podem guardar os acessrios metlicos do aparelho.

24

Instrues para o utilizador


8.6 Compartimento porta-botija (apenas nos modelos equipados)
O compartimento porta-botija, acessvel ao abrir a porta lateral, pode ser utilizado tambm como estufa. As 3 grelhas na figura no so fornecidas de srie com o aparelho, mas podem ser adquiridas por pedido nos Centros de Assistncia Autorizados.

8.7

Cofre (apenas nos modelos equipados)

Em alguns modelos foi adaptado um posterior compartimento escondido ao lado do forno que pode ser utilizada para depositar os acessrios metlicos fornecidos com o forno quando no so utilizados.

8.8

Cesto extravel (apenas nos modelos equipados)

Em alguns modelos o compartimento lateral do forno aloja um cesto extravel com 2 prateleiras no interior nas quais possvel apoiar vrios objectos. O cesto no foi projectado para suportar cargas pesadas. aconselhvel no ultrapassar o peso de 3 3,5 Kg no interior das prateleiras a fim de evitar riscos de carem.

25

Instrues para o utilizador


9 ACESSRIOS DISPONVEIS
O forno principal dispe de 4 calhas para colocar os tabuleiros e grelhas a vrias alturas e proteco superior. O forno auxiliar dispe de 2 calhas.

Grelha do forno: para a cozedura dos alimentos no interior dos pratos, tortas de pequena dimenso, assados ou alimentos que necessitam de um grelhado subtil. Grelha para tabuleiro: deve ser apoiada sobre um tabuleiro para recolher o molho durante cozedura dos alimentos. Tabuleiro de forno: til para recolher a gordura proveniente dos alimentos apoiados sobre a grelha posta em cima dele. Tabuleiro para pastelaria: para a cozedura de tortas, pizzas e doces de forno. Pina metlica cromada: til para extrair as grelhas e tabuleiros quentes. A pina metlica cromada um acessrio muito til em cozinha, alm de garantir uma forte aderncia nos tabuleiros e grelhas evita o contacto directo (ao qual se , pelo contrrio, obrigado ao utilizar pegas de tecido ou luvas trmicas). Nalguns modelos nem todos os acessrios esto presentes. Acessrios a pedido Atravs dos Centros de Assistncia Autorizados possvel solicitar os painis autolimpveis dos fornos. Os acessrios do forno que possam entrar em contacto com os alimentos, so construdos com materiais conformes ao prescrito pela directiva CEE 89/109 de 21/12/88 e pelo D.L. 108 de 25/01/92.

26

Instrues para o utilizador


10 LIMPEZA E MANUTENO
10.1 Limpeza do ao inoxidvel e verses esmaltadas
Para manter o ao inoxidvel em bom estado de conservao necessrio limp-lo com regularidade no final da utilizao do fogo, tendo o cuidado de o deixar arrefecer previamente.

No utilizar um jacto de vapor para limpar o interior do forno 10.1.1 Limpeza diria normal Para limpar e conservar as superfcies em ao inoxidvel, use sempre e exclusivamente produtos especficos que no contenham abrasivos ou substncias cidas base de cloro. Modo de utilizao: deite o produto num pano hmido e passe sobre a superfcie, enxage cuidadosamente e seque com um pano macio ou com uma pele de camura. 10.1.2 Manchas de alimentos ou resduos Evite absolutamente a utilizao de esfreges metlicos e raspadores cortantes para no danificar as superfcies. Utilize os produtos normais, no abrasivos, servindo-se eventualmente de utenslios de madeira ou de plstico. Enxage muito bem e seque com um pano macio ou pele de camura. Evite deixar secar no forno resduos de alimentos base de sacarina (por ex.: marmelada). Deixando-os muito tempo secos podem danificar o esmalte que reveste as paredes interiores do forno.

10.2 Limpeza dos componentes da placa de cozedura


10.2.1 A tampa em vidro Para facilitar as operaes de limpeza, a tampa extravel das dobradias. 1- coloque-a em posio aberta; 2- desatarraxe os parafusos situados na parte de trs das duas dobradias (indicados pela seta na figura) e levante-a. Se carem lquidos sobre a tampa fechada, remova-os cuidadosamente com um pano antes de a abrir. Para voltar a montar a tampa introduza-a nas calhas e atarraxe os parafusos de fixao das dobradias na posio de aberta. Ter cuidado para no tocar o vidro da tampa com panelas e tachos ainda quentes. O vidro pode estalar e quebrar devido ao forte calor 10.2.2 As grelhas Extraia as grelhas e limpe-as em gua tpida e detergente no abrasivo, tendo cuidado de retirar todas as incrustaes. Volte a mont-las sobre a placa de cozedura. O contacto contnuo das grelhas com a chama poder provocar ao longo do tempo uma alterao do esmalte junto das reas expostas ao calor. Trata-se de um fenmeno de todo natural que no prejudica de forma alguma a funcionalidade deste componente. Ateno: No caso de utilizar grelhas em ferro fundido (opcional no fornecidas) no fim das cozeduras feitas utilizando recipientes com fundo em alumnio poder-se- verificar a presena de resduos brancos nas grelhas. Normalmente estes resduos so provocados pelo esfregar do fundo dos recipientes nas grelhas, dificilmente removveis com a limpeza normal. A utilizao de produtos abrasivos ou demasiado agressivos para a limpeza da grelha pode danificar o esmalte superficial da mesma.

27

Instrues para o utilizador


10.2.3 As tampas e as coroas espalhadoras As tampas e as coroas espalhadoras so extraveis para facilitar a limpeza; lave-as em gua quente e detergente no abrasivo tendo cuidado de retirar todas as incrustaes e esperar que fiquem perfeitamente enxutas. ATENO: evitar lavar estes componentes em mquinas de lavar loua. Podem ser deixadas em banho de gua quente e detergente.

Voltar a montar as coroas espalhadoras, assegurando-se que sejam colocadas nas cavidades apropriadas com as respectivas tampas, tendo cuidado para que os orifcios A dos espalhadores correspondam s velas e aos termopares. 10.2.4 As velas e os termopares Para um bom funcionamento, para os modelos que no esto equipados, as velas de acendimento e os termopares devem estar sempre bem limpos. Verifique frequentemente e se necessrio limpe-os com um pano hmido. Eventuais resduos secos so removidos com um palito de madeira ou uma agulha.

10.3 Limpeza do forno


Para uma boa conservao do forno, necessrio limp-lo regularmente depois de arrefecer. Extraia todas as partes susceptveis de remoo.

Limpe as grelhas do forno com gua e detergentes no abrasivos, enxage e seque.

10.4 Vidros da porta


Aconselha-se que mantenha os vidros da porta sempre bem limpos. Use papel absorvente de cozinha. Para sujidade mais resistente, lave com uma esponja hmida e detergente normal.

28

Instrues para o utilizador


11 MANUTENO EXTRAORDINRIA
O forno necessita periodicamente de pequenas intervenes de manuteno ou substituio de peas sujeites a desgaste, nomeadamente juntas de vedao, lmpadas, etc. Fornecemos a seguir instrues especficas para executar cada um destes tipos de interveno. Antes de executar qualquer interveno que requeira acesso a partes sob tenso, necessrio desligar o aparelho da alimentao elctrica.

11.1 Lubrificao das torneiras e termstato do forno a gs


Com o decorrer do tempo pode acontecer que as torneiras e o termstato do forno a gs apresentem dificuldade de rotao ficando bloqueados. Proceda sua limpeza interna e substitua a massa lubrificante. Esta operao dever ser realizada por um tcnico especializado.

11.2 Substituio da lmpada de iluminao


Retire a cobertura de proteco A desaparafusando-a no sentido anti-horrio, substitua a lmpada B por outra semelhante (25 W). Monte de novo a cobertura de proteco A.

Use unicamente lmpadas prprias para forno (T 300C).

11.3 Avaria da ventilao do forno


Para verificar o funcionamento da ventilao o utilizador dever: 1. Acender o forno a gs, ajustar o boto do comutador para a funo ventoinha ( ) e esperar que a temperatura interna do forno tenha atingido ou ultrapassado os 120-130 C; 2. Com o forno a gs apagado ajustar o boto do comutador para a funo de descongelao ( ). Uma eventual avaria revelada no caso em que a ventilao no entre em funcionamento ao realizar ambas as operaes. Em caso de avaria no tentar repar-la, mas contactar a assistncia tcnica.

11.4 Desmontagem da porta (Mod. 60 80 cm)


Levante as alavancas B e segurar a porta pelos dois lados com ambas as mos junto das dobradias A. Eleve a porta em direco ao alto formando um ngulo de cerca de 45 e extraia-a. Para voltar a montar a porta, recolocar as dobradias A nos sulcos apropriados, depois deixar apoiar para baixo a porta e libertar as alavancas B.

29

Instrues para o utilizador


11.5 Desmontagem da porta (Mod. 90 cm)
Para retirar a porta, proceda da seguinte forma: 1 Abra completamente a porta e insira dois pernos nos orifcios das dobradias indicados na figura.

2 Segure a porta pelos dois lados com ambas as mos, levante-a at formar um ngulo de cerca de 30 e extraia-a.

3 Para voltar a montar a porta, introduza as dobradias nas respectivas fendas situadas no forno assegurando-se que os sulcos A fiquem totalmente apoiados nas fendas. Baixe a porta e uma vez colocada remova os pernos dos orifcios das dobradias.

11.6 Desmontagem do vedante


A junta de vedao da porta do forno pode ser desmontada para permitir uma melhor limpeza do forno. Antes de tirar a junta de vedao necessrio proceder desmontagem da porta do forno seguindo as instrues anteriores. Depois da porta desmontada, levante as linguetas existentes nos cantos tal como se mostra na figura.

914773569/D

30

Anda mungkin juga menyukai