Anda di halaman 1dari 103

LEONARDO GONALVES VIEIRA

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL E EIA/RIMA: BASES LEGAIS E PROBLEMAS RECORRENTES

LONDRINA 2009

LEONARDO GONALVES VIEIRA

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL E EIA/RIMA: BASES LEGAIS E PROBLEMAS RECORRENTES

Trabalho de Concluso de Curso ao Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, como requisito obteno do ttulo de bacharelado.

Orientadora: Ferreira

Prof.

Yoshiya

Nakagawara

LONDRINA 2009

LEONARDO GONALVES VIEIRA

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL E EIA/RIMA: BASES LEGAIS E PROBLEMAS RECORRENTES.

Trabalho de Concluso de Curso ao Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, como requisito obteno do ttulo de bacharelado.

COMISSO EXAMINADORA

Prof. Dra. Yoshiya Nakagawara Ferreira

Prof. Dra. Eloiza Cristiane Torres

____________________________________ Prof. Ms. Wladimir Cesar Fuscaldo

Londrina,

de dezembro de 2009

DEDICATRIA

A Deus, E a minha famlia.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus, por ter me ajudado e iluminado meu caminho nestes 5 anos de estudo, e ter me dado chance de realizar este sonho. Aos meus amados e queridos Pais, Holiudes e Cleide, que foram essenciais em toda esta jornada, sempre com palavras de amor, carinho e conselhos sbios quando eu mais precisava, obrigado por tudo que fizeram e fazem por mim. Sem vocs, a realizao deste sonho no seria possvel. As minhas irms que eu tanto amo, lina e Jane Kely, que sempre estiveram comigo nestes anos; obrigado pelo apoio fundamental que vocs me deram, por me escutarem e me ajudarem sempre que precisei, vocs foram fundamentais. E no poderia deixar de agradecer tambm ao Fernando, pela fora dada e pelas incansveis buscas na rodoviria s 5 horas da manh, obrigado por tudo. Obrigado Famlia, vocs so a razo do meu viver, obrigado por este amor incondicional demonstrado o tempo todo. Amo muito todos vocs. Aos meus amigos de Repblica, Faculdade, Bares, Festas e de todos os momentos, Marcel, Pedro e Renan, vocs foram muito importantes para que este sonho fosse realizado, obrigado pela amizade verdadeira que vocs me deram, e pelo timo convvio que tivemos todos estes anos de Cudela. Gostaria de agradecer tambm aos amigos (as), Nathlia, Mariana, Rafael, Joo, Guilherme e Mrcia, obrigado pela fora que vocs deram, esta conquista tem uma parte de vocs tambm. Agradecer tambm ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPQ, por estes anos de bolsa concedidos, que foram de fundamental importncia para a continuidade dos meus estudos. Agradecer tambm ao funcionrio do IPPUL, Wellington Benben que forneceu material de grande valia para que este trabalho fosse realizado. E por fim, agradecer a minha querida orientadora Yoshiya Nakagawara Ferreira, que muito me ajudou durante estes anos, contribuindo diretamente para o meu crescimento intelectual, obrigado por tudo, no tenho palavras para agradecer tudo que a senhora fez por mim.

VIEIRA, Leonardo Gonalves. Avaliao de impacto ambiental e EIA/RIMA: bases legais e problemas recorrentes. 2009. Trabalho de Concluso de Curso de Geografia (Bacharelado) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

RESUMO

A presente monografia tem por objetivo analisar as razes da Avaliao de Impacto Ambiental no Brasil e no mundo, mostrando a sua trajetria, as dificuldades, a estruturao da legislao e a sua contribuio para a preservao e conservao do meio ambiente, mas tambm os seus principais problemas e lacunas que muitas vezes acabam dificultando o real aproveitamento de suas potencialidades e benefcios.

Palavras chave: Avaliao de Impacto Ambiental; EIA/RIMA; Legislao ambiental; Meio ambiente.

ABSTRACT

This monograph analyzes the roots of the Environmental Impact Assessment in Brazil and in the world, showing its ways, difficulties , the structure of legislation and its contribution for the preservation and conservation of environment, also its major problems and gaps that sometimes difficult the real development of its potentialities and benefits.

Keywords: Environmental Impact Assessment; EIA/RIMA; Environmental legislation; Environment.

SUMRIO

1 INTRODUO...................................................................................................8

2 REVISO BIBLIOGRFICA............................................................................11 2.1 2.2 2.3 Impacto Ambiental Conceitos...........................................................11 Avaliao de Impacto Ambiental no Mundo.........................................14 Avaliao de Impacto Ambiental no Brasil...........................................21

3 ALGUNS MARCOS DA LEGISLAO AMBIENTAL BRASILEIRA................36

4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL......................................................................46

5 EIA ASPECTOS INSTITUCIONAIS..............................................................60 5.1 5.2 5.3 Termo de Referncia: Diretrizes e a sua Importncia..........................64 Implementao do EIA/RIMA...............................................................69 Metodologias Comumente Utilizadas para a Elaborao de EIA/RIMA..............................................................................................79 5.4 5.5 Equipe Multidisciplinar Sua Importncia...........................................83 Quadro Comparativo............................................................................87

6 LISTA DE CHECAGEM PARA A ANLISE DE EIA/RIMA..............................91

CONSIDERAES FINAIS..................................................................................96

REFERNCIAS.....................................................................................................99

REFERNCIAS DE PORTAIS ELETRNICOS.................................................101

1 INTRODUO

Para se falar sobre a Avaliao de Impactos Ambientais (AIA) no Brasil, e seus problemas recorrentes, necessrio que se faa primeiro uma breve apresentao e um breve histrico de como o nosso ambiente vem sendo tratado e apropriado pelas sociedades ao redor do mundo. A grande explorao do homem sobre a natureza se d somente a partir do sculo XV, que quando o homem comea a ver essa natureza como um recurso, e no mais apenas como um elemento que ditava o ritmo de vida da populao da poca, pois, nessa poca, o homem se apresentava como um ser integrante dessa natureza, totalmente dependente das condies que esta lhe oferecia. Entretanto, o domnio da natureza pelo homem se d efetivamente no sculo XVIII, com a denominada Revoluo Industrial. (PINTO, 2006) Esta relao entre a natureza e a sociedade, segundo Muratori (1998) tem-se modificado ao longo dos tempos, apresentando uma dinmica prpria, de acordo com o contexto histrico vigente. Portanto, a natureza um elemento de grande significado histrico, e as transformaes da natureza tm sido ditadas pelo ritmo das transformaes da sociedade. Ao se analisar os elementos da natureza nos dias de hoje, imprescindvel compreender as foras do capitalismo que, de forma predatria, tem agredido a natureza em todas as partes do planeta, causando uma degradao ambiental intensa, muitas vezes extinguindo espcies animais e vegetais e alterando substancialmente a riqueza da nossa biodiversidade. Analisando as concepes de natureza no sculo XX, Muratori (1998) assinala que,

A concepo de natureza tem sido aquela imposta pelos pases desenvolvidos, ou seja, uma fonte de recursos para a manuteno do bem estar, do acmulo de riquezas de uma minoria, pouco importando se este tipo de viso subsista em detrimento da maioria mundial, pobre e sem poder de enfrentamento dessas questes. (MURATORI, 1998, p. 47)

Esta forma de desenvolvimento imposto e praticado pelos pases dominadores trouxe algumas relativas melhorias para a humanidade, entretanto, estas melhorias vieram acompanhadas de uma grande degradao ambiental, que condena no s seus opressores, mas tambm todos aqueles que so oprimidos e marginalizados por esta forma de desenvolvimento, o que acaba produzindo muitos privilgios para poucos, algumas vantagens melhor distribudas e problemas para todos, na anlise da autora. Apesar das discusses em torno da conservao e preservao da natureza estar em alta, o atual modelo de desenvolvimento impede que estas realmente aconteam, pois, apesar dos avanos tecnolgicos, o homem ainda no possui um conhecimento amplo e satisfatrio sobre a natureza, pois as recentes crises ambientais tm afetado indistintamente pases pobres e ricos, gerando muita discusso em torno desta problemtica e deste desenvolvimento econmico, embasado unicamente na explorao dos recursos naturais.

Como conseqncia, a esta viso cartesiana de mundo se contrape o surgimento, ainda embrionrio, neste final do sculo XX, de uma nova conscincia da natureza que se d atravs do sentimento ecolgico cada vez mais presente a nvel planetrio, em que a Geografia tem um papel

preponderante, pela forma como trata as questes que envolvem natureza e sociedade, atravs do estudo das organizaes espaciais. (MURATORI, 1998. p. 48)

Com a degradao ambiental crescendo em todo mundo, surge necessidade de uma melhor gesto ambiental em mbito mundial, que resolvesse o problema de um crescimento acelerado que acaba gerando uma grande degradao ambiental. a partir desta preocupao que se estabelecem parmetros, idias e mtodos para a previso de impactos ambientais, que tem seu inicio em meados da dcada de 1960, quando cresce na sociedade uma maior preocupao com a degradao ambiental e suas conseqncias sociais

decorrentes, elevando as preocupaes em torno de uma melhor qualidade ambiental, assinalaram Ab`Saber e Muller-Plantenberg (2002) Conforme nos mostra Rohde, (1992), era necessrio que estes fatores ambientais estivessem inclusos em projetos gerais e especficos por parte do governo, pois, os mtodos tradicionais usados at o momento se mostravam ineficazes e insuficientes para tratar com veemncia a questo ambiental. a partir da presso da populao, principalmente de grupos ambientalistas, que o governo americano se torna o precursor na Avaliao de Impactos Ambientais, pois em 1970, o Congresso americano aprova o NEPA (National Environmental Policy Act), estipulando que qualquer projeto do governo que afetasse significativamente a qualidade ambiental deveria passar por uma Avaliao de Impactos Ambientais conforme nos relata Rohde (1992). A partir da, essa preocupao ambiental se ampliou rapidamente no s nos Estados Unidos, mas tambm por vrios pases desenvolvidos, e num segundo momento, para outros pases emergentes. Esta pesquisa est estruturada da seguinte forma: aps uma reviso bibliogrfica, partindo dos conceitos de Impactos Ambientais e a sua Avaliao, tanto no Brasil como em uma breve retomada no mundo. Nos itens 1 e 2, foi realizada uma reviso na legislao ambiental brasileira, colocando tambm a importncia e os critrios para licenciamentos ambientais. Nos itens 3 e 4, e nos itens 5 e 6, os Aspectos Institucionais do EIA, bem como a implementao do EIA/RIMA e as metodologias utilizadas para sua elaborao e a importncia da equipe multidisciplinar fizeram parte do estudo. Nos itens 6 e 7, foram feitos um balano crtico dos avanos de AIA no Brasil, Estados Unidos e Frana, e finalmente no ultimo item 7, foi abordada uma lista de checagem para a anlise de EIA/RIMA.

10

2 REVISO BIBLIOGRFICA

2.1 Impacto Ambiental Conceitos

Na reviso bibliogrfica realizada, a definio de Impacto Ambiental foi encontrada de diversas formas, porm, todas elas com seus aspectos principais bem parecidos, no sentido de que todos os impactos ambientais mais significativos, so aqueles decorrentes da ao humana. E para efeito de anlise neste trabalho, ser adotada a definio de Snches (2008), que define impacto ambiental como sendo [...] a alterao da qualidade ambiental que resulta da modificao de processos naturais ou sociais provocada por ao humana (SNCHES, 2008, p. 32).

O Impacto ambiental o resultado de uma determinada ao humana, que seria a sua causa. No entanto, Snches (2008) nos mostra que no se pode confundir a causa com a conseqncia destes impactos, pois uma rodovia no um impacto ambiental, e sim, uma rodovia causa impactos ambientais. Erro este que apontado pelo autor, como um dos erros bsicos e freqentes nos estudos ambientais. Segundo Snches (2008) o impacto ambiental pode ser causado por ao humana que implique em:

123-

Supresso de certos elementos do meio ambiente Insero de certos elementos no ambiente Sobrecarga (introduo de fatores de estresse alm da

capacidade de suporte do meio, gerando desequilbrio).

Em relao supresso de certos elementos do meio ambiente, o autor coloca que esta pode ser tanto de componentes do ecossistema, como a vegetao, ou at mesmo pela destruio total de um hbitat, por exemplo, o aterramento de um mangue, assim como a destruio de elementos culturais que valorizavam o ambiente, como cavernas, locais sagrados e etc. 11

J com relao insero de alguns elementos, o autor diz que esta pode ser feita pela introduo de uma espcie extica a este ambiente, como tambm a insero de ambientes construdos, como barragens, rodovias e reas urbanizadas. Com relao sobrecarga, esta definida pela introduo de elementos que causem um excesso sobre a capacidade de suporte do meio, causando assim um desequilbrio ecolgico. Pode-se ver na figura I, a esquematizao do conceito de impacto ambiental em projetos que sero ou j foram iniciados.

Figura I - Representao do conceito de impacto ambiental

Projetoiniciado Situaosem projeto

Indicador ambiental

Impacto Ambiental

Situaocom projeto

Tempo

Fonte: Snches, Luis Henrique,2008

No Brasil, a definio de Impacto Ambiental dada pela resoluo do Conselho Nacional de Meio ambiente, CONAMA n.001, de 1986, art. 1, - Para 12

efeito desta Resoluo, considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais. (RESOLUO CONAMA N 001, Artigo 1 de 23 de janeiro de 1986)

Definio que muito criticada por Snches (2008), pois o autor alega que esta definio de impacto ambiental, est muito prxima da definio de poluio, principalmente quando a resoluo diz que qualquer forma de matria e energia seria a responsvel por uma alterao das propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas do ambiente. O autor tambm revela que o conceito de poluio dado pela Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente, reflete melhor o conceito de impacto ambiental, no que tange os seus aspectos negativos, mas, um impacto ambiental tambm pode ter conotaes positivas. No Rio de Janeiro, em 1975, aprovado o Decreto Lei Estadual n 134/75, que dispe sobre a preveno da Poluio do Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias, e em seu art. 1, define poluio como
Art. 1 - Para efeito deste Decreto-Lei, considere-se poluio qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente: - seja nociva ou ofensiva sade, segurana e ao bem estar das populaes;

... (DECRETO LEI N 134, de 16 de junho de 1975)

13

Portanto, nota-se uma grande semelhana na definio de Impacto Ambiental dada pelo CONAMA, e a definio de Poluio, dada pela Lei do Estado do Rio de Janeiro. Porm, quando se tem impactos negativos significativos, perante a Lei brasileira de Avaliao de Impactos Ambientais, exigido um estudo de impacto ambiental, que o objeto de estudo deste trabalho.

2.2 Avaliao de Impacto Ambiental no Mundo

Como j citado anteriormente, os Estados Unidos da Amrica EUA, foram o primeiro pas a instituir uma poltica de Avaliao de Impactos Ambientais, e isto foi feito atravs do National Environmental Policy Act NEPA, que foi aprovada pelo Congresso Americano em dezembro de 1969, e entrou em vigor em 1 de janeiro de 1970. O NEPA determinou que os objetivos e princpios da legislao, aes e projetos de responsabilidade do Governo Federal, que afetasse

significativamente a qualidade do meio ambiente humano, inclussem a Avaliao de Impactos Ambientais. Alm de criar o Council on Environmental Quality (CEQ), que seria o Conselho de Qualidade Ambiental, que estipula pontos centrais a serem examinados pelos estudos de impacto ambiental. O seu texto principal se mantm at hoje, porm, ocorreram algumas modificaes no seu carter aplicativo, pois algumas questes se mostravam insatisfatrias, o que fez com que fosse aprovado um regulamento em 1978, para fixar novas diretrizes. A deciso da realizao ou no de um EIA fica a critrio das agncias federais, em funo dos procedimentos especficos por ela adotados. A agncia principal fica responsvel por todos os procedimentos da Avaliao de Impactos Ambientais, e todas as atividades esto sob sua responsabilidade, podendo inclusive elaborar os estudos. Devido a sua imensa importncia e grande aceitao, o nmero de estudos elaborados pelas agncias americanas, cresceu rapidamente, de 1970 at 1 de julho de 1974, 5.500 estudos de impacto ambiental foram elaborados 14

nos Estados Unidos, e nas dcadas de 70 e 80, 10.475 Relatrios de impacto ambiental. Atualmente, so elaborados em mdia 1.200 estudos/ano, e o custo mdio, est entre 150 mil e 3 milhes de dlares, o que corresponde a 19% do custo total do empreendimento. (ROHDE, 1992) Hoje, o grande diferencial destes estudos em relao aos elaborados nas dcadas de 1970 e 1980, diz respeito qualidade destes estudos, que agora so muito mais objetivos e possuem diagnsticos muito mais precisos, facilitando assim, a anlise dos pontos que realmente devem ser abordados. Devido a sua imensa importncia e grande aceitao, a Avaliao de Impactos Ambientais a partir dos anos de 1970 e 1980 passou a ser uma importante ferramenta na legislao ambiental de vrios pases, e em conseqncia, do direito ambiental.

Em 1972, na poca da Conferncia de Estocolmo, existiam apenas onze rgos ambientais nacionais, a maioria em pases industrializados. Em 1981, a situao havia mudado de forma dramtica: contavam-se 106 pases, na maioria em desenvolvimento. Uma nova dcada se passa, em 1991, praticamente todos os pases dispem de algum tipo de instituio similar. (MONOSOWSKI, 1993, p. 3, apud, SNCHES, 2008, p. 53)

Os primeiros pases a adotarem a Avaliao de Impactos Ambientais logo aps os Estados Unidos da Amrica foram Canad e Nova Zelndia, em 1973, e Austrlia em 1974, e logo aps estes pases, se seguiram inmeros pases desenvolvidos, os quais podem ser observados no Quadro I.

Quadro I Introduo de AIA em alguns pases desenvolvidos. JURISDIO ANO DE PRINCIPAIS INSTRUMENTOS LEGAIS

INTRODUO EUA 1970 National Environmental Policy Act NEPA, 1970. Processo de avaliao e exame ambiental Canad 1973 em 20/12/1973, modificado em 15/02/1977; Decreto sobre as diretrizes do processo de 15

avaliao e exame ambiental, de 22/06/1984; Lei Canadense de Avaliao Ambiental, sancionada em 23/06/1992 Frana 1976 Lei 629 de Proteo da Natureza,

10/07/1976; Lei 663 sobre as Instalaes Registradas para a Proteo do Ambiente, 19/07/1976; Decreto 1.133, de 21/07/1977, sobre

instalaes registradas; Decreto 1.141, de 12/10/1977, para

aplicao da Lei de Proteo da Natureza; Lei 630, de 12/07/1983, sobre a

democratizao das consultas pblicas. Unio europia 1985 Diretiva 85/337/EEC, de 27/06/1985, sobre a avaliao dos efeitos ambientais de certos projetos pblicos e privados; Modificada 03/03/1997. Rssia (Unio Sovitica) 1985 Instruo realizao Estado; Deciso do Comit Estatal de Construo de 1989 estabelecendo a apresentao de uma avaliao ambiental; Lei de Proteo Ambiental da Repblica Russa de 1991; Regulamento de 1994 do Ministrio do Meio Ambiente, sobre AIA. Holanda 1987 Decreto sobre AIA, de 01/07/1987, documentada de impacto do de Soviete Supremo para a de pala Diretiva 97/11/EC, em

peritagem

ecolgica

modificado em 01/07/1994. Repblica Tcheca 1992 Lei 244, de 15/04/1992, sobre AIA; Decreto 499, de 01/10/1992, sobre

16

competncia profissional para avaliao de impactos sobre meios e procedimentos pra discusso pblica da opinio dos peritos. Hungria 1993 Decreto 86: regulamento provisrio sobre a avaliao dos impactos ambientais de certas atividades Lei Ambiental de 03/1995, incluindo um captulo sobre AIA. Hong Kong 1997 Lei de AIA, de 05/02/1997;

Japo

1999

Lei de Avaliao de Impacto Ambiental, 12/06/1999.

Org. VIEIRA, Leonardo G. (2009), com base em SNCHES, L. H. (2008).

Aps 1975, algumas instituies, organismos e agncias financeiras internacionais, passaram a incluir a Avaliao de Impactos Ambientais em seus programas, conforme assinala Rohde (1992). Segundo suas expresses as grandes agncias financeiras internacionais adotaram o mesmo procedimento, como forma de respostas s presses da comunidade cientfica internacional e dos cidados dos pases desenvolvidos. Uma das causas citadas porque estes, [...] passaram a se sentir responsveis pelos problemas ambientais do terceiro mundo, resultantes de projetos multinacionais ou financiados por aqueles pases. (ROHDE 1992, p. 28 -29). Segundo Siqueira & Marques (2002) a Frana era o pas que possua um sistema formal mais relevante. Tanto que em 1977, foi regulamentada no pas, uma Lei de proteo ambiental que previa que a elaborao dos estudos de impacto ambiental deveria ser realizada antes da tomada de certas decises sobre o empreendimento. Esta Lei, segundo Snches (2008), se efetivou e espalhou rapidamente por todo o territrio francs, fazendo com que fossem elaborados em torno de 5 a 6 mil estudos de impacto por ano. Entretanto, Siqueira & Marques (2002), relatam que desde que foi aprovada, esta legislao ambiental tem sofrido poucas alterao.

17

At 1988 no houve nenhuma alterao da legislao, mas o Ministrio de Meio ambiente tem feito estudos para alterao no procedimento adotado, tais como: para empreendimentos de menor impacto, so exigidos Nota de Impacto, nos quais so apresentadas as possveis conseqncias ambientais e condies necessrias para que o empreendimento respeite o meio ambiente. (SIQUEIRA & MARQUES, p. 5, 2002).

Um diferencial adotado no Pas, que para o empreendedor, seja ele pblico ou privado, a varivel ambiental na fase de planejamento, tem um peso maior na tomada das decises, obtendo assim uma maior participao da populao em relao a todas as implicaes ambientais do empreendimento. Siqueira & Marques (2002), relatam que a Comunidade Econmica Europia (CEE), em 1985, adotou uma diretriz no sentido de que os pases que fizessem parte da CEE, implementassem um procedimento tcnico e formal, anterior concesso do licenciamento, para que por meio deste procedimento, fosse possvel se reconhecer os empreendimentos potencialmente causadores de grandes impactos, e tambm, com o intuito de uniformizar as exigncias. Segundo Snches (2008), nos pases desenvolvidos, a adoo da Avaliao de Impactos Ambientais, se deu fundamentalmente em decorrncia da similaridade dos problemas ambientais oriundos de um estilo de desenvolvimento que, historicamente explora indevidamente os recursos naturais. Fato este, que segundo o autor, se tornou totalmente visvel, aps a Segunda Guerra Mundial, quando se teve uma acumulao destes impactos. J em relao aos pases ditos em desenvolvimento, as causas da implementao da Avaliao de Impactos Ambientais so muitas, e dentre elas, destacamos duas, que seria segundo Snches (2008), a prpria forma de desenvolvimento adotado nestes pases, que sempre foi baseada na explorao de recursos naturais e tambm por meio de agncias e organismos internacionais.

Tambm teve importante papel na adoo do instrumento pelos pases do Sul a atuao das agncias bilaterais de fomento ao desenvolvimento, como a U.S. Agency for International development (USAID) e suas congneres dos pases da OCDE (Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico), assim como as agncias multilaterais, que so os bancos de desenvolvimento, como o

18

Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. (SNCHES, 2008, p. 53)

Com isso, vrios pases adotaram e criaram Leis referentes Avaliao de Impactos Ambientais, com destaque para a Colmbia, que foi o primeiro pais entre os pases em desenvolvimento, a adotar a Avaliao de Impactos Ambientais em seu Cdigo Nacional de Recursos Naturais Renovveis e de Proteo do Meio Ambiente, em 1974. No quadro II, pode-se observar a institucionalizao da Avaliao de Impactos Ambientais, em alguns pases em desenvolvimento. Quadro II Institucionalizao da AIA em alguns pases em desenvolvimento

JURISDIO

ANO

DE PRINCIPAIS INSTRUMENTOS LEGAIS

INTRODUO Colmbia 1974 Cdigo Nacional de Recursos Naturais Renovveis e de Proteo do Meio

Ambiente, 18/12/1974; Filipinas 1978 Decreto sobre Poltica ambiental; Decreto sobre o Sistema de Estudos de Impacto Ambiental, de 1978; Regulamento sobre EIAs do Conselho Nacional de Proteo Ambiental, de 1979 China 1979 Lei Provisria de Proteo Ambiental, revista e finalizada em 1989; Decreto de 1981 sobre Proteo Ambiental de Projetos de Construo, modificado em 1986 e em 1998 Decreto de 1990 sobre procedimentos de AIA; Lei de Avaliao de Impacto Ambiental, de 2002. Mxico 1982 Lei Federal de Proteo Ambiental, de 19

1982; Lei Geral do Equilbrio Ecolgico e da Proteo do Ambiente, de 1998; Regulamento de 2000. Indonsia 1986 Lei de Provises Bsicas para Gesto Ambiental, de 1982; Regulamento 29 de 1986, sobre anlise de impacto ambiental, 51, 27, de de modificado 1993 1999, e pelo pelo

Regulamento Regulamento

incluindo

mecanismos de participao pblica. frica do Sul 1991 Art. 39 da Lei de Minerao, de 1991; Lei de Conservao Ambiental, de 1989, e regulamento sobre Avaliao de Impacto Ambiental, de 1997, relativo Lei de Conservao Ambiental. Tunsia 1991 Decreto ambiental. Chile 1994 Lei de Bases do Meio Ambiente, 1994; Regulamento do Sistema de Avaliao de Impacto Ambiental, 1997, modificado em 2002. Uruguai 1994 Lei 16.246, de 1992, requer AIA para atividades porturias; Lei de Preveno e Avaliao de Impacto Ambiental 16.466, de 1994; sobre estudos de impacto

Equador

1999

Lei de Gesto ambiental; Texto unificado de Legislao Ambiental Secundria.

Org. VIEIRA, Leonardo G. (2009), com base em SNCHES, L. H. (2008).

20

Atualmente, a maioria dos pases em desenvolvimento possui leis referentes Avaliao de Impactos Ambientais, o que facilita no s na aprovao e adequao de projetos, como tambm auxilia na concesso de emprstimos, ou ajudas econmicas que estes pases recebem de Bancos ou Agncias internacionais, pois este dinheiro liberado de forma mais rpida quando o pas em desenvolvimento se compromete com a qualidade de vida da populao e tambm com a qualidade ambiental.

2.3 Avaliao de Impacto Ambiental no Brasil

Segundo Siqueira & Marques (2002), logo aps a sua independncia, em 1882, o governo Imperial e a Repblica s se preocuparam em consolidar a ocupao do imenso territrio brasileiro, que at ento se encontrava praticamente despovoado. E a expanso de atividades agrcolas e pecurias ignorou qualquer cuidado com a proteo do meio ambiente, o que levou a destruio de novas e imensas reas florestadas, sem contar ainda com as primeiras unidades industriais, que se implantou como se os recursos ambientais fossem inesgotveis. Desde a sua independncia, a idia no pas sempre foi a de que a devastao da natureza e a poluio eram sinnimas de progresso e desenvolvimento. No entanto, como nos mostra Siqueira & Marques (2002) somente na dcada de 1930, esta idia comea a mudar, e o governo brasileiro comea a controlar a utilizao de alguns recursos naturais, e para isto criam-se os Cdigos das guas e da Minerao e o primeiro cdigo Florestal em 1934, e alguns anos depois, criado a Proteo ao Patrimnio Histrico em 1937 e o Cdigo da Pesca em 1938. Contudo, nessa poca, a gesto de cada recurso fazia-se por meio de aes isoladas e descoordenadas, servindo preservao de reservas para uso futuro, relata os autores. J em 1965, o autor coloca que a promulgao do Estatuto da Terra e do Cdigo Florestal, possibilitou o surgimento de uma moderna legislao

21

ambiental, pois esta criava condies para que o Poder Pblico interferisse nas atividades econmicas que modificariam o ambiente. E em resposta s recomendaes da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, o governo brasileiro cria em 1973 a Secretaria Especial do Meio Ambiente SEMA.

A SEMA recebeu entre outras, a atribuio de coordenar as aes dos rgos governamentais relativas proteo ambiental e ao uso dos recursos naturais. Os programas de controle ambiental e a complementao da legislao federal, por meio de normas e padres de qualidade referentes a alguns componentes do meio ambiente, passam a ser executadas pela SEMA e pelas entidades estaduais criadas a partir de 1974. (SIQUEIRA & MARQUES, 2002, p. 2)

E em 1989, foi criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, que reuniu as competncias da SEMA, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal IBDF e da Superintendncia do Desenvolvimento da Borracha e da Pesca. Entretanto, antes da criao do IBAMA, que surge no Brasil, entre o final da dcada de 1970 e comeo da dcada de 1980, uma preocupao referente exclusivamente Avaliao de Impactos Ambientais. Segundo Snches, a dcada de 1970 foi muito prspera

economicamente para o Brasil, que foi marcada tambm pela grande expanso de fronteiras para as regies do cerrado e da Amaznia, expanso esta impulsionada por grandes obras governamentais como a rodovia

Transamaznica e a barragem de Itaipu, que causaram grandes crticas de intelectuais brasileiros. nessa poca, que se comea a ter no Brasil, um pensamento mais voltado para o meio ambiente. Para tanto, dois trabalhos serviram de referncia, um do Banco Mundial de 1974 intitulado, Environment, Health, and humam ecologic considerations in economic development projects., e um do CIFCA (Centro Internacional de Formacin em Ciencias Ambientales) de 1977, intitulado Las evaluaciones de impacto ambiental, como nos mostra Ab`Saber e Mller-Plantengerg, (2002).

22

A partir de ento, tcnicos e cientistas colaboradores eventuais da Companhia Estadual de Energia Eltrica do Estado de So Paulo (CESP), atentaram para a necessidade de anlise de impactos ambientais gerados pela construo de hidreltricas, assinalaram Ab`Saber e Mller-Plantengerg, (2002). Em relao a sua institucionalizao, Snches (2008) revela que a Avaliao de Impactos Ambientais no Brasil, chegou ao pas por meio de legislaes estaduais, no caso, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Legislao Estadual do Rio de Janeiro tem seu inicio ligado a um sistema estadual de licenciamento de fontes de poluio, no ano de 1977, e depois esta legislao servir como uma das bases da criao da Avaliao de Impactos Ambientais no pas. A primeira Avaliao de Impactos Ambientais foi introduzida no pas em 1980, ainda de forma tmida, pela lei n. 6.803, de 02.07.1980 que dispe sobre as diretrizes bsicas para o zoneamento industrial nas reas crticas de poluio. Essa lei passou a exigir um estudo prvio de impacto ambiental para a aprovao de zonas estritamente industriais (ZEIs), destinadas localizao de plos petroqumicos, cloroqumicos, carboqumicos e instalaes nucleares. (RIBEIRO, 2004, p.765) E quando se refere aos instrumentos de gesto ambiental, preciso remeter Lei 6.938/81 da Poltica Nacional de Meio Ambiente, que segundo Milar (2004) elegeu como aes preventivas de responsabilidade do Estado, a Avaliao de Impactos Ambientais e o licenciamento para a instalao de obras ou atividades potencialmente poluidoras. O papel da Avaliao de Impactos Ambientais, instituda pela Lei 6.938/81 no ordenamento jurdico brasileiro, segundo Iara Verocai dias Moreira (1990), pode ser assim resumido

Instrumento de poltica ambiental, formado por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar, desde o incio do processo, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma ao proposta (projeto, programa, plano ou poltica) e de suas alternativas, e que os resultados sejam

23

apresentados responsveis

de pela

forma

adequada de

ao

pblico e

aos eles

tomada

decises,

por

considerados. Alm disso, os procedimentos devem garantir a adoo das medidas de proteo do meio ambiente

determinadas, no caso de deciso sobre a implantao do projeto. (MOREIRA, 1990, p. 33)

Conforme Milar (2004), foi a partir da mobilizao social ocorrida no Brasil na dcada de 1980, principalmente com o surgimento do movimento ambientalista e no apagar das luzes do regime autoritrio, que a Avaliao de Impactos Ambientais ganha uma nova funo e amplitude atravs da Lei 6.938, de 31.08.1981, que cuida da Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao. A Lei 6.938/81 relata no Artigo 2 que:

Art. 2 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios: I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; Ill - planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais; IV - proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas; V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII - recuperao de reas degradadas; IX - proteo de reas ameaadas de degradao; 24

X - educao ambiental a todos os nveis de ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente.

Em consonncia, o Artigo 3 relata que

Art. 3 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; II - degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente; III - poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos; IV - poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; V - recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

J no artigo 4, da Lei 6.938/81, so delimitados os objetivos da Poltica Nacional do Meio ambiente.

Art. 4 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: I - compatibilizao do desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico;

25

II - definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; III - ao estabelecimento de critrios e padres de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; IV - ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; V - difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgao de dados e informaes ambientais e formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico; VI - preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propcio vida; VII - imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos.

Ainda no Artigo 8, II, da Lei 6.938/81, promulgada ao Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA a funo de determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informaes indispensveis para apreciao dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatrios, no caso de obras ou atividades de significativa degradao ambiental, especialmente nas reas consideradas patrimnio nacional. E em seu Artigo 9, a Lei 6.938/81, apresenta os Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: a Avaliao de Impactos Ambientais e o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. Esta Lei considerada um importante marco no ambientalismo brasileiro, pois atravs dela, a Avaliao de Impactos Ambientais erigida categoria de instrumento da poltica nacional do meio ambiente, sem qualquer limitao ou condicionante, j que exigvel tanto nos projetos pblicos quanto 26

particulares, industriais e no industriais, urbanos e rurais, em reas de poluio consideradas criticas ou no, conforme nos mostra Milar (2002). Siqueira & Marques (2002), relatam que a Avaliao de Impactos Ambientas, se mostra de grande importncia tambm no que diz respeito gesto institucional de planos, programas e projetos tanto em nvel federal, quanto estadual, e tambm municipal, por meio da Lei 6.938/81, a qual prev a Avaliao de Impactos Ambientais e uma srie de outros instrumentos complementares e inter-relacionados. Um destes instrumentos, segundo os autores seriam o licenciamento e a reviso de empreendimentos ou atividades com um efetivo potencial poluidor, a qual se exige a elaborao de EIA/RIMA e/ou outros documentos tcnicos, que fazem parte dos instrumentos bsicos de implementao da Avaliao de Impactos Ambientais. Outro instrumento citado, diz respeito ao zoneamento ambiental, no qual se busca o estabelecimento de alguns padres de qualidade ambiental e tambm a criao de Unidades de Conservao, que determinam e guiam a elaborao de EIA/RIMA e tambm de outros documentos tcnicos necessrios para o referido licenciamento ambiental. Ainda segundo Siqueira & Marques (2002), tm-se tambm os Cadastros tcnicos, os Relatrios de Qualidade Ambiental, os incentivos a produo e instalao de equipamentos, criao ou absoro de tecnologias, e as penalidades disciplinares ou compensatrias. Todos estes aspectos visam uma melhoria na qualidade ambiental e tambm facilitar ou condicionar o processo de Avaliao de Impactos Ambientais em suas diferentes etapas. Mas as orientaes bsicas para a elaborao do EIA/RIMA, esto na Resoluo 001/86 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), por meio da qual so estabelecidas as definies, as responsabilidades, os critrios bsicos e as diretrizes gerais para o uso e a implementao da Avaliao de Impactos Ambientais como um dos instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Segundo Siqueira & Marques (2002) , em julho de 1989, foi sancionada a Lei 7.804, que por sua vez modificou a Lei 6.938/81, conservando, entretanto os seus principais dispositivos. 27

A Avaliao de Impactos Ambientais ainda se mostra muito detalhada nos itens descritivos, e pouco nos itens que diz respeito identificao e valorao dos impactos. E para que este processo se inverta, ou seja, para que ele se torne mais analtico e menos descritivo, deveria haver uma melhor definio dos contedos dos Termos de Referncia, o qual veremos mais adiante. Snches (2008) nos mostra que os principais objetivos da Avaliao de Impactos Ambientais segundo a Associao Internacional de Avaliao de Impactos IAIA seria o de assegurar que as consideraes ambientais sejam explicitamente tratadas e incorporadas ao processo decisrio; antecipar, evitar, minimizar ou compensar os efeitos negativos relevantes biofsicos, sociais e outros; proteger a produtividade e a capacidade dos sistemas naturais, assim como os processos ecolgicos que mantm suas funes; e por fim, promover o desenvolvimento sustentvel e aperfeioar o uso e as oportunidades de gesto de recursos. (SNCHES, 2008, p. 95) O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) vem

regulamentando o licenciamento de obras, atividades e projetos mediante a Avaliao Ambiental, estabelecendo, para cada caso, um tipo de estudo capaz de mostrar o meio mais adequado e correto de diagnosticar as interferncias negativas no ambiente. Compete ao CONAMA, estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, que deve ser concedido pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios e supervisionada pelo referido Instituto e tambm determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informaes indispensveis para apreciao dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatrios de impacto ambiental, no caso de obras ou atividades se significativa degradao ambiental, especialmente nas reas consideradas patrimnio nacional. (MILAR, 2004) Pode-se dividir o processo de Avaliao de Impactos Ambientais, segundo Snches (2008), em 3 etapas, sendo que em cada uma delas, se tem diferentes atividades. 28

No quadro III, mostrado um esquema de Avaliao de Impactos Ambientais, que no representa fielmente o modelo brasileiro, nem o de nenhum outro pas, ou seja, seria um modelo genrico, pois todos os processos de Avaliao de Impactos Ambientais tm inmeras semelhanas entre si. Com isso, cada jurisdio adequa este processo genrico s suas reais necessidades, baseadas em suas leis e normas jurdicas.

29

Apresentao de uma proposta Etapa Inicial: Triagem

A proposta pode causar impactos ambientais significativos? Talvez

No

Avaliao ambiental inicial

Sim

Licenciamento Ambiental convencional

Licenciamento apoiado em EIA

Anlise Detalhada

Determinao do escopo de estudo

Anlise Tcnica

Elaborao do EIA e Rima

Consulta pblica Deciso

Etapa Ps aprovao Reprovao Aprovao

Monitoramento e gesto ambiental

Acompanhamento
Quadro III Processo de avaliao ambiental Fonte: Snches, Luis H. 2008

30

Este processo tem seu incio na etapa de apresentao da proposta, ou seja, o empreendedor apresenta um projeto ou um plano, programa ou poltica para alguma organizao com poder de deciso instuticionalizado sobre o referido caso, nos relata Snches (2008). A prxima etapa segundo o autor se d no processo de triagem, que esta prevista na Resoluo CONAMA 001/86, art. 2, onde so selecionadas as aes humanas que podem causar significativos impactos ambientais. Com a experincia adquirida ao longo do tempo, sabe-se os tipos de aes que podem causar impactos representativos e as aes que podem causar impactos irrelevantes. Contudo, se tem um meio termo, ou seja, aes que podem causar ou no impactos significativos, e da advm necessidade da triagem, pois por meio desta triagem que se pode enquadrar uma determinada ao em alguma categoria. Estas categorias se dividem em 3 tipos: aes que necessitam de um estudo aprofundado; aes que no necessitam de estudos aprofundados; e aes onde no se sabe o potencial de causar impactos da referida atividade. Segundo Snches (2008), existem alguns critrios bsicos para o enquadramento: obrigatrio; Listas negativas: So projetos onde no necessria a realizao Listas positivas: projetos onde a realizao do estudo detalhado

de estudos aprofundados, apenas medidas mitigadoras para minimizar os impactos; Critrios de corte: baseado no tamanho do empreendimento, no

importando se o empreendimento faz parte da lista positiva ou negativa; Localizao do empreendimento: Dependendo da rea de

localizao do projeto, a realizao de estudos completos exigida independente do porte e do tipo de empreendimento; Recursos ambientais potencialmente afetados: Para projetos que

interfiram em reas de interesse social.

31

Todos estes recursos auxiliam no enquadramento, mas no conseguem enquadrar todos os projetos, da ocorre elaborao de algum estudo simplificado. Nas reas onde se mostra necessrio a elaborao de EIA, primeiro preciso fazer uma determinao do escopo do EIA, que est previsto na Resoluo CONAMA 001/86, Art. 6, escopo este que visa determinar a abrangncia e profundidade dos estudos, de acordo com o tipo de empreendimento.

Por exemplo, em um projeto de gerao de eletricidade a partir de combustveis fsseis, evidentemente o EIA dever dar grande ateno aos problemas de qualidade do ar. J em uma barragem certamente devem receber grande ateno as questes relativas qualidade das guas, existncia de remanescentes de vegetao nativa na rea de inundao e presena de populaes e atividades humana nessa rea, enquanto a qualidade do ar possivelmente seria trata de maneira rpida no EIA, uma vez que os impactos de uma barragem sobre esse elemento so geralmente de pequena magnitude e importncia. (SNCHES, 2008, p. 99)

A determinao da abrangncia ocorre com a elaborao do Termo de Referncia, que estabelece as diretrizes dos estudos que devem ser realizados. A prxima etapa diz respeito elaborao do Estudo de Impacto Ambiental, que est previsto na Resoluo CONAMA 001/86, nos Arts. 5, 6, 7, 8 e 9, e que segundo Snches (2004) a atividade central do processo de Avaliao de Impactos Ambientais, e por isso, demanda mais tempo e recursos para a sua realizao, pois nesta etapa que so estabelecidas as bases para a anlise da viabilidade ambiental do projeto. Aps a realizao do Estudo de Impacto Ambiental, ocorre a anlise tcnica deste estudo, que seria a quinta parte deste processo. Etapa esta que tambm est prevista na Resoluo CONAMA 001/86, Art. 10, e que consiste na anlise destes estudos pelo rgo governamental responsvel pela autorizao do projeto, ou pela empresa financiadora do empreendimento. O prximo passo, e um dos mais importantes do processo, a consulta pblica, que segundo Snches (2004), teve a sua origem na legislao 32

americana, e hoje se d de diversas maneiras, sendo que a mais importante delas a audincia pblica, pois por meio dela que aps a concluso do estudo, poder o cidado interferir diretamente na deciso a ser tomada. A consulta pblica est prevista na Resoluo CONAMA 001/86, art. 11, e promulga que esta consulta se dar por meio do Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), que ser acessvel ao pblico. Deciso esta que se torna a prxima etapa do processo, e que segundo Snches (2004), pode ser feita por autoridade ambiental; pela autoridade responsvel pela referida rea do projeto; pelo governo, ou pelo modo mais utilizado no Brasil, que seria a deciso colegiada, que se d por meio de um conselho com participao da sociedade civil, sendo estes colegiados subordinados autoridade ambiental. A Resoluo CONAMA 001/86, regulamenta a deciso dos rgos ambientais competentes nos Arts. 4 e 11. Ainda conforme Snches (2004), trs formas de deciso so possveis, que seria a no aprovao do empreendimento; a aprovao incondicional; ou a aprovao com algumas condies. Em decorrncia de uma deciso positiva, o empreendimento deve passar por outro processo, que seria o de monitoramento e gesto ambiental, que est previsto na Resoluo CONAMA 001/86, Art. 6, por meio do qual a implementao do projeto deve ser monitorada, buscando um controle e diminuio dos impactos negativos, ou potencializao dos impactos positivos.

O monitoramento parte essencial das atividades de gesto ambiental e, entre outras funes, deve permitir confirmar ou no as previses feitas no estudo de impacto ambiental, constatar se o empreendimento atende aos requisitos aplicveis (exigncias legais, condies da licena ambiental e outros compromissos) e, por conseguinte, alertar para a necessidade de ajustes e correes. (SNCHES, 2008, p. 100)

A gesto ambiental, ainda segundo Sanches (2008), corresponde a todas as atividades ps planejamento ambiental, e que buscam uma implementao completa do plano. A ltima etapa desse processo seria o acompanhamento, que para Snches (2004) um conjunto de atividades que incluem a fiscalizao, 33

superviso e/ou auditoria, que buscam mecanismos para garantir o total cumprimento de todos os compromissos assumidos pelo empreendedor e demais intervenientes. A quantidade de documentos necessrios no processo de Avaliao de Impactos Ambientais muito grande, da advm a sua grande complexidade e demora na obteno da licena. O quadro IV fornece uma idia geral deste vasto conjunto de documentos exigidos no processo de licenciamento ambiental brasileiro.

Quadro IV - Principais documentos tcnicos das diversas etapas do processo de AIA. DOCUMENTOS ENTRADA Memorial do projeto Publicao em jornal anunciando a descritivo Apresentao da Parecer tcnico que define o nvel proposta de avaliao ambiental e o tipo de estudo ambiental necessrios DE ETAPA DOCUMENTOS RESULTANTES

inteno de realizar determinada iniciativa Avaliao inicial ou ambiental Triagem estudo Parecer tcnico sobre o nvel de avaliao ambiental e o tipo de estudo ambiental necessrios Definio abrangncia contedo do EIA Termos de referncia Elaborao EIA e do RIMA EIA EIA e RIMA Publicao em jornal EIA, estudos Anlise tcnica Anlise tcnica Consulta pblica Parecer tcnico Atas de audincia e outros do EIA e RIMA da Termos de Referncia e

preliminar Plano de trabalho

documentos de consulta pblica Parecer tcnico conclusivo

complementares,

34

documentos consulta pblica

de

EIA, RIMA, pareceres Deciso tcnicos, documentos de consulta pblica Planos de gesto Relatrios implementao plano de gesto Vrios documentos Operao Deciso de Implantao do construo

Licena Prvia (ou denegao do pedido de Licena)

Licena de instalao / Licena de operao

Renovao operao,

da

Licena

de de

relatrios e

monitoramento ambiental Plano de fechamento Desativao

desempenho

Licena de desativao

Org. VIEIRA, Leonardo G. (2009), com base em SNCHES, L. H. (2008).

Estas Leis so de carter federal, cabendo aos estados, devido a sua relativa autonomia, o poder de modificar estes termos, ou seja, o nome de cada documento depender da regulamentao em vigor de cada estado. Segundo Milar (2004), existe certa tendncia entre os ambientalistas brasileiros, inclusive entre as autoridades ambientais, de confundir o instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente, a Avaliao de Impactos Ambientais com uma ferramenta do licenciamento ambiental, que seria o nosso objeto de estudo, que seria o Estudo de Impacto ambiental (EIA).

35

3 ALGUNS MARCOS DA LEGISLAO AMBIENTAL BRASILEIRA

O Brasil possui hoje, um grande e complexo sistema de gesto do meio ambiente, que regulamentado por uma srie de Leis e decretos, que aprovados em contexto sociais, polticos e econmicos pretritos, continuam em vigor at hoje, passando apenas por algumas mudanas para a readequao com a realidade atual. No quadro V, se encontram as principais Leis e instituies federais, responsveis pela gesto ambiental brasileira.

Quadro V Principais leis e instituies federais referentes gesto ambiental ANO INSTRUMENTO LEGAL INSTITUIO

ADMINISTRAO DE RECURSOS NATURAIS

1934

Cdigo

de

guas

Poltica DNAEE (Departamento Nacional

Nacional de Recursos Hdricos de guas e Energia Eltrica), 1997 atual Aneel (Agncia Nacional de Energia Eltrica). ANA guas) 1934 Cdigo Florestal (modificado em Servio Florestal (desde 1921), 1965) depois DRNR (Departamento de Recursos Naturais Renovveis) (1959), IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) (1967), atual IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Agncia Nacional de

Renovveis) desde 1989. 1934 Cdigo de Minas (posteriormente DNPM (Departamento Nacional

36

Cdigo de Minerao 1967, de Produo Mineral) modificado em 1996) 1937 Decreto lei de Proteo ao Iphan (Instituto do Patrimnio Patrimnio Histrico, Artstico e Histrico e Artstico Nacional) Arqueolgico tambm, ao longo dos anos, Sphan (Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) e IBPC (Instituto Brasileiro do

Patrimnio Cultural) 1938 Cdigo de Pesca (modificado em Sudepe - Superintendncia do 1967) Desenvolvimento da Pesca

(1962) (atual IBAMA) 1961 Lei sobre monumentos No criada nova instituio

arqueolgicos e pr-histricos 1967 Lei de Proteo Fauna IBDF ((Instituto Brasileiro de

Desenvolvimento Florestal) atual IBAMA 2000 Lei do sistema Nacional de No cria nova instituio

Unidades de Conservao

CONTROLE DA POLUIO INDUSTRIAL

1973

Decreto SEMA)

73.030

(criao

da Sema (Secretaria de Estado de Meio IBAMA Ambiente) (1974) atual

1975

Decreto Lei 1.413 Controle da Sema, atual IBAMA poluio industrial

PLANEJAMENTO TERRITORIAL

1979

Lei 6.766 Parcelamento do solo No cria nova instituio urbano

1980

Lei

6.803

zoneamento No cria nova instituio 37

ambiental nas reas crticas de poluio 1988 Lei 7.661 Plano Nacional de Parte Gerenciamento Costeiro 2001 2002 Lei 10.257 Estatuto da Cidade integrante da Poltica

Nacional do Meio Ambiente No cria nova instituio integrante da Poltica

Decreto 4.297 Zoneamento Parte ecolgico econmico

Nacional do Meio Ambiente

POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

1981

Lei 6.938 Poltica Nacional do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente (alteraes: leis Meio Ambiente). 7.804/89 e 9.028/90) CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Org. VIEIRA, Leonardo G. (2009), com base em SNCHES, L. H. (2008).

Dentre todas estas Leis, a Lei 6.938/81, que instituiu a Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA), a que mais nos interessa, por se tratar da Lei que instituiu a Avaliao de Impacto Ambiental e tambm o Licenciamento Ambiental na legislao brasileira. Os instrumentos desta Lei, segundo se Art. 9 seriam.

Art. 9 - So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental; II - o zoneamento ambiental; III - a avaliao de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; VI - a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas; VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente; 38

VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente; VIII - o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental; IX - as penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental. X - a instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA; XI - a garantia da prestao de informaes relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Pblico a produzi-las, quando inexistentes; XII - o Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. XIII - instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros Segundo Snches (2008), a inovao desta Lei no que diz respeito parte institucional, se deu no sentido de que foi criada uma articulao dos rgos governamentais nos 3 nveis de governo, por meio do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA, e tambm inovou ao criar o Conselho Nacional de Meio ambiente CONAMA que composto por representantes de diversas partes da sociedade, como representantes do governo federal, dos governos estaduais e tambm de entidades da sociedade civil, como tambm organizaes empresariais e organizaes ambientalistas. E foram regulamentadas ao Conselho Nacional de Meio ambiente CONAMA diversas funes, dentre as quais a de regulamentar a Lei n 6.938/81, como tambm a funo de formular diretrizes de poltica ambiental, como podemos ver no Artigo 8 da Lei 6.938/81, que foi modificada pelas Leis 7.804/89 e 8.028/90. No artigo 8 da Lei 6.938/81, ficou promulgado ao Conselho Nacional de Meio ambiente CONAMA, as seguintes competncias:

39

Art. 8 Compete ao CONAMA:

I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA; II - determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informaes indispensveis para apreciao dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatrios, no caso de obras ou atividades de significativa degradao ambiental, especialmente nas reas consideradas patrimnio nacional. III - decidir, como ltima instncia administrativa em grau de recurso, mediante depsito prvio, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA; V - determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, em carter geral ou condicional, e a perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; VI - estabelecer, privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio por veculos automotores, aeronaves e embarcaes, mediante audincia dos Ministrios competentes; VII - estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hdricos.

Com estes considerveis avanos na legislao ambiental brasileira, o estudo de impacto ambiental, nosso objeto de estudo, est presente em uma lista de diversos tipos de estudos ambientais presentes na legislao ambiental federal, desde a Resoluo do CONAMA 001/86, at a Resoluo do CONAMA 316/01. Como vemos no quadro VI.

40

Quadro VI Tipos de estudos ambientais previstos na legislao brasileira DENOMINAO REFERNCIA LEGAL Estudos ambientais Resoluo APLICAO

CONAMA so todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados localizao,

237, de 19/12/1997

instalao, operao e ampliao de uma atividade ou

empreendimento,

apresentado

como subsdio para a anlise da licena requerida (Art. 1, III) Estudo de Prvio Constituio Federal, Instalao de obra ou atividade Impacto Art. 225, 1, IV (1988) potencialmente significativa ambiental. EIA/RIMA Estudo Relatrio Impacto Ambiental PBA Projeto Resoluo Bsico Ambiental PRAD Plano Decreto Federal CONAMA Obteno de licena de instalao de empreendimentos do setor Resoluo CONAMA Licenciamento de atividades causadora de

Ambiental

degradao

e 1, de 23/01/1986 de

modificadoras do meio ambiente, exemplificadas Resoluo. no Art. 2 da

6, de 16/09/1987

eltrico n Obrigatoriedade de apresentao para todo empreendimento de minerao; deve ser incorporado ao EIA para novos projetos CONAMA Obteno de licena de instalao de empreendimentos (...) conter de os de impactos

de Recuperao 97.632, de 10/04/1989 de reas

degradadas PCA Plano de Resoluo controle Ambiental

9, 06/12/1990

minerao: projetos minimizao

executivos dos

41

Resoluo

CONAMA ambientais (...) Obteno de licena de instalao de empreendimentos de irrigao

286, de 20/08/2001

Resoluo

CONAMA Obteno de licena de operao para produo de petrleo e gs.

23, de 07/12/1994 RCA Relatrio Resoluo de

CONAMA Obteno de licena de instalao de empreendimentos de extrao de bens minerais de uso imediato

controle 10, de 06/12/1990

Ambiental Resoluo

CONAMA na construo civil; Obteno de licena prvia para perfurao de poos de petrleo

23, de 07/12/1994

EVA Estudo Resoluo de

CONAMA Obteno de licena prvia para pesquisa econmica petrolfero e da de viabilidade um campo

Viabilidade 23, de 07/12/1994

Ambiental

RAA Relatrio Resoluo de

CONAMA Obteno de licena de instalao Avaliao 23, de 07/12/1994 para perfurao de poos de petrleo CONAMA Licenciamento de co

Ambiental EVQ Estudo Resoluo de

Viabilidade 264, de 20/03/2000

processamento de resduos em fornos de cimento

de Queima Plano Encerramento de Resoluo

CONAMA Desativao combustveis

de

postos

de

273, de 29/11/2000

RAS Relatrio Resoluo Ambiental Simplificado

CONAMA Obteno de licena prvia de empreendimentos do setor eltrico de pequeno potencial de impacto ambiental

279, de 27/06/2001

Plano Emergncia Individual

de Resoluo

CONAMA Licenciamento organizados,

de

portos instalaes

293, de 12/12/2001

porturias ou terminais, dutos, plataformas e instalaes de apoio

42

Plano Contingncia Plano Emergncia, Plano Desativao

de Resoluo

CONAMA Licenciamento de unidades de tratamento trmico de resduos

316, de 29/10/2002 de Resoluo CONAMA

de 316, de 29/10/2002

Encerramento de atividades dos sistemas de tratamento trmico de resduos

AAE - Avaliao Resoluo Ambiental Estratgica

CONAMA Avaliao precedente avaliao de impactos ambientais.

237, de 19/12/1997

Org. VIEIRA, Leonardo G. (2009), com base em SNCHES, L. H. (2008).

Por meio da Resoluo CONAMA 237/97, foi instituda a possibilidade da apresentao de formas alternativas de avaliao ambiental, como exposto no quadro acima. O Relatrio de Controle Ambiental (RCA), o qual previsto na Resoluo CONAMA 10/90, art. 3, como exigncia do rgo ambiental ao empreendedor, no caso de uma solicitao de licena prvia (LP) (termo que ser explicitado mais adiante) para explorar bens minerais de Jazidas da Classe II. Segundo o Ministrio de Minas e Energia, no captulo II, do cdigo da minerao, Jazidas da Classe II seriam jazidas de substncias minerais de emprego imediato na construo civil, como por exemplo, ardsias, areias, cascalhos, quartzitos e saibros, quando utilizados in natura, e que no se destinem como matria-prima, a indstria de transformao, exigido no caso de dispensa do EIA/RIMA. O Plano de Controle Ambiental (PCA), plano este que dever ser entregue ao rgo ambiental, quando for solicitada a Licena de Instalao (LI) (Termo explicitado mais adiante) para atividades mineradoras, classes I, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX, em consonncia com o Art. 5 da Resoluo CONAMA 09/90, o qual dever conter os projetos executivos de minimizao de impactos

43

ambientais apresentados no EIA/RIMA, na fase da solicitao da Licena Prvia (LP).

Quadro VII Classificao de Jazidas Minerais por classes Classes Classificao Jazidas de substncias minerais metalferas (alumnio, Classe I cobalto, cromo, chumbo, cobre, estanho, ferro, ltio, mangans, magnsio, mercrio, nquel, ouro, prata, zinco e etc.) Classe III Jazidas de fertilizantes (fosfatos, guano, sais de potssio e salitre). Jazidas de combustveis fsseis slidos (carvo, linhito, Classe IV turfa e sapropelitos). Jazidas de rochas betuminosas e pirobetuminosas (rochas Classe V betuminosas e pirobetuminosas). Jazidas de gemas e pedras ornamentais (gemas e pedras Classe VI ornamentais). Jazidas de minerais industriais, no includas nas classes Classe VII precedentes (areias de fundio, argilas, ardsias, barita, calcrio, calcita, diamantes industriais, enxofre, feldspatos, fluorita, grafita, granada, mrmore, micas, pirita, quartzo, quartzito, basalto, gnaisses, granitos etc.). Classe VIII Jazidas de guas minerais. (guas minerais).
Org. VIEIRA, Leonardo G. (2009)

Fonte: Ministrio de Minas e Energia (1987)

J o Plano de Recuperao de reas Degradadas (PRAD), deve ser apresentado ao rgo ambiental junto com o EIA/RIMA,quando se tratar de 44

empreendimentos que se destinam explorao de recursos minerais, conforme Decreto Federal 97.635/89, que dispe sobre a regulamentao do Artigo 2, inciso VIII, da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981. O Projeto Bsico Ambiental (PBA), que deve ser entregue ao rgo ambiental quando da solicitao de Licena de Instalao para Usinas hidreltricas, termoeltricas e Linhas de Transmisso, em conformidade com a Resoluo CONAMA 006/87, art.8. Em suma, seria um detalhamento mais preciso das medidas mitigadoras e compensatrias apresentadas no EIA/RMA. Outra forma de avaliao ambiental, no citada no quadro, seria a Avaliao Ambiental Estratgica (AAE), que diferente das outras formas de avaliao, esta se torna uma atividade precedente Avaliao de Impactos Ambientais. As aes devem ser sucessivas e aplicadas para checagem de adequao do Plano em relao s Polticas setoriais e as perspectivas de sucesso e qualidade ambiental e social aps a sua implantao. Este tipo de avaliao se torna um complemento das Avaliaes de Impactos Ambientais, principalmente em estudos de projetos de desenvolvimento tecnolgico.

45

4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O processo de licenciamento ambiental um dos instrumentos exigidos para a implantao de qualquer atividade causadora de significativo impacto ambiental. Caber ao CONAMA tambm fixar os critrios bsicos, segundo os quais sero exigidos estudos de impacto ambiental para fins de licenciamento, contendo, entre outros, os seguintes itens: a) b) c) diagnstico ambiental da rea; descrio da ao proposta e suas alternativas; e identificao, anlise e previso dos impactos significativos,

positivos e negativos. E estas atividades, esto listadas nas Resolues do CONAMA 001/86, 011/86, 006/87, 006/88, 009/90 e 010/90, nas quais cada empreendimento ter suas especificaes quanto a Licena Prvia (LP), Licena de Instalao (LI) e Licena de Operao (LO). Devido a sua grande especificidade, ser feito aqui, um estudo genrico destas licenas. Segundo Bastos e Almeida (2004), a Licena Prvia (LP), concedida na fase preliminar do projeto, e por este fato, contm alguns requisitos bsicos sobre a localizao, instalao e a operao do empreendimento proposto, assim como tambm a anlise dos planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.

A finalidade da LP estabelecer condies tais que o empreendedor possa prosseguir com a elaborao de seu projeto. Corresponde a um comprometimento por parte do empreendedor de que suas atividades sero realizadas observando os pr-requisitos estabelecidos pelo rgo de meio ambiente. (BASTOS e ALMEIDA, 2004, p. 99)

Esta Licena concedida aps a aprovao do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental, e no d ao empreendedor o direito de construir, assim como esta licena tem um prazo de validade determinado. 46

Com relao Licena de Instalao (LI), Bastos e Almeida (2004), colocam que esta emitida aps a anlise e aprovao do projeto e de outros estudos como, por exemplo, o Plano de Controle Ambiental (PCA), o Relatrio de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de Recuperao de reas Degradadas (PRAD), que tm como funo, mostrar os dispositivos ambientais a serem usados em concomitncia com o tipo, porte, caractersticas e nvel de poluio desta atividade e a respectiva recuperao das reas degradadas. Se o empreendimento originar um desmatamento, esta Licena de Instalao (LI) depender da autorizao de desmatamento, concedido pelo IBAMA ou pelo rgo estadual florestal. Quando a Licena de Instalao (LI) concedida, o empreendedor dever se comprometer a cumprir tudo que foi especificado no projeto ou comunicar qualquer alterao, e assim como na Licena Prvia (LP), a Licena de Instalao (LI) no autoriza o incio da implantao do empreendimento, assim como tambm dado um prazo de validade determinado. A Licena de Operao (LO) concedida aps a aprovao da LP e da LI. Conforme Bastos e Almeida (2004) a LO que autoriza o incio da operao do empreendimento, porm com algumas condicionantes e um prazo de validade determinado.

A renovao da LO concedida aps a realizao de nova vistoria, quando: vencido seu prazo de validade; a atividade em operao demandar ampliao de sua rea de interveno; reformulao em seu processo produtivo; alterao da natureza de seus insumos bsicos, reequipamento. (BASTOS e ALMEIDA, 2004, p. 100)

Quando o empreendedor faz o requerimento para uma nova LO, este requerimento dever conter segundo Bastos e Almeida (2004). a) Cpias das publicaes do requerimento de LO e da concesso

de LI no Dirio Oficial da Unio ou estadual e em jornal de grande circulao, de acordo com os modelos de publicao aprovados atravs da Resoluo CONAMA 006/86; b) Recolhimento, pelo empreendedor, da taxa fixada pelo rgo de

meio ambiente para a emisso de LO;

47

c)

Estudo ambiental contendo projetos executivos de minimizao

de impacto ambiental, para empreendimentos instalados antes da entrada em vigor da Resoluo CONAMA 001/86, com vistas a seu enquadramento s exigncias de licenciamento ambiental. Esse estudo exigido, da mesma forma, para empreendimentos instalados irregularmente, aps a publicao da referida resoluo; d) Relatrio tcnico de vistoria confirmando se os sistemas de

controle ambientais especificados na LI foram efetivamente instalados; e) LO. Contm condicionantes para continuidade da operao do Parecer tcnico do rgo de meio ambiente sobre o pedido de

empreendimento e prazo de validade da LO. (Bastos e Almeida, 2004, p. 100, 101). O empreendedor tem os limites de sua ao fixados nos termos da licena que lhe for concedida, isto , cabe ao empreendedor operar o seu Projeto exatamente dentro dos padres fixados na Licena de Instalao (LI) e na Licena de Operao (LO) que lhe for outorgada. No que diz respeito ao licenciamento ambiental, algumas leis federais servem de parmetros em todo o pas, pois, mesmo que alguns rgos estaduais de meio ambiente tenham estabelecido e criado normas e leis de licenciamento ambiental mais especificas para atender as suas necessidades, a legislao federal ainda a mais utilizada em todo o pas. E entre elas, Bastos e Almeida (2004) destacam as seguintes Leis e Resolues. Lei 6.938/81 estabelece o Licenciamento ambiental e a reviso

de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras como uma dos instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Resoluo CONAMA 001/86 estabelece a obrigatoriedade da

elaborao de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), em empreendimentos listados em seu art. 2. Resoluo CONAMA 006/86 diz respeito aos modelos de

publicao dos pedidos de licena, em todas as modalidades, suas renovaes e pedidos de Licena.

48

Resoluo CONAMA 011/86 modifica e acrescenta as

atividades modificadoras do meio ambiente que foram contempladas no art. 2 da Resoluo 001/86. Resoluo CONAMA 006/87 so estabelecidas regras de

licenciamento ambiental para a construo de empreendimentos de grande porte e com interesse da Unio, como por exemplo, a construo de Hidreltricas. Resoluo CONAMA 010/87 delimitado que todo grande

empreendimento dever como pr-requisito, construir uma estao ecolgica para reparar os danos ambientais causados pela destruio da floresta e outros ecossistemas. Resoluo CONAMA 005/88 trata de impactos ambientais

significativos em decorrncia de obras de saneamento. Resoluo CONAMA 008/88 dispe sobre o licenciamento de

atividade mineral, como o uso do mercrio metlico e do cianeto em reas de minerao de ouro. Resoluo CONAMA 009/90 dispe de normas especficas para

o licenciamento ambiental de extrao mineral das classes I, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX. utilizam de Resoluo CONAMA 010/90 trata de normas especficas para

extrao mineral de classe II. Decreto 99.274/90, captulo IV diz respeito a atividades que se recursos ambientais, que so consideradas efetivas ou

potencialmente poluidoras, assim como de empreendimentos que causem alguma degradao ambiental.

Alm destas j citadas, o proponente do projeto dever analisar ainda as legislaes federais, estaduais e municipais, assim como tambm a Constituio Federal, o Cdigo das guas; o Cdigo Florestal; Estatuto da Terra; as Resolues do CONAMA; Leis de proteo do patrimnio arqueolgico, histrico e cultural, entre outras.

49

A Resoluo CONAMA n 237/97, em seu Anexo 1, traz uma listagem, exemplificativa, de empreendimentos e as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental. No entanto, caber ao rgo ambiental competente definir os critrios de exigibilidade, o detalhamento e a complementao desse anexo, levando em considerao as especificidades, os riscos ambientais, o porte e outras caractersticas do empreendimento ou atividade.

Extrao e tratamento de minerais Indstria de papel e celulose Indstria de borracha Indstria de couros e peles Indstria qumica Indstria de produtos de matria plstica Indstria txtil, de vesturio, calados e artefatos de tecidos Indstria de produtos alimentares e bebidas Indstria de fumo Obras civis Empreendimentos de gerao e transmisso de energia Servios de utilidade Transporte, terminais e depsitos Empreendimentos e Atividades de Turismo Atividades agropecurias Uso de recursos naturais
( 2, Art. 2 da resoluo CONAMA n 237/97).

Nos termos da Resoluo CONAMA 237/97, a competncia legal para licenciar, quando definida em funo da abrangncia dos impactos diretos que a atividade pode gerar, pode ser: do municpio se os impactos diretos forem locais; do estado se os impactos diretos atingirem dois ou mais municpios; e do IBAMA se os impactos diretos se derem em dois ou mais estados.

Art. 4 - Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, rgo executor do SISNAMA, o 50

licenciamento ambiental, a que se refere o artigo 10 da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de mbito nacional ou regional, a saber: I - localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em pas limtrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econmica exclusiva; em terras indgenas ou em unidades de conservao do domnio da Unio. II - localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados; III - cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do Pas ou de um ou mais Estados; IV - destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estgio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicaes, mediante parecer da Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN; V- bases ou empreendimentos militares, quando couber, observada legislao especfica. 1 - O IBAMA far o licenciamento de que trata este artigo aps considerar o exame tcnico procedido pelos rgos ambientais dos Estados e Municpios em que se localizar a atividade ou empreendimento, bem como, quando couber, o parecer dos demais rgos competentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, envolvidos no procedimento de licenciamento. 2 - O IBAMA, ressalvada sua competncia supletiva, poder delegar aos Estados o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de mbito regional, uniformizando, quando possvel, as exigncias.

O artigo 5 desta mesma Resoluo promulga as competncias do licenciamento ambiental ao rgo ambiental estadual.

Art. 5 - Compete ao rgo ambiental estadual ou do Distrito Federal o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades: I - localizados ou desenvolvidos em mais de um Municpio ou em unidades de conservao de domnio estadual ou do Distrito Federal;

51

II - localizados ou desenvolvidos nas florestas e demais formas de vegetao natural de preservao permanente relacionadas no artigo 2 da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, e em todas as que assim forem consideradas por normas federais, estaduais ou municipais; III - cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municpios; IV delegados pela Unio aos Estados ou ao Distrito Federal, por instrumento legal ou convnio. Pargrafo nico. O rgo ambiental estadual ou do Distrito Federal far o licenciamento de que trata este artigo aps considerar o exame tcnico procedido pelos rgos ambientais dos Municpios em que se localizar a atividade ou empreendimento, bem como, quando couber, o parecer dos demais rgos competentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, envolvidos no procedimento de licenciamento.

O Artigo 6 desta mesma resoluo fixa as condies sobre as quais devem ser licenciadas as obras em mbito municipal. Art. 6 - Compete ao rgo ambiental municipal, ouvidos os rgos competentes da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local e daquelas que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convnio.

Segundo o Ministrio do Meio Ambiente, menos de 1% dos empreendimentos brasileiros so licenciados pelo IBAMA, ou seja, aqueles com foco nas grandes obras de infra-estrutura. Os demais empreendimentos e atividades esto sendo licenciados pelos rgos estaduais, j que, a maioria dos municpios no est preparada, com estrutura mnima necessria para realizar o licenciamento ambiental

(profissionais legalmente habilitados e Conselhos de Meio Ambiente). Alm do que, uma agravante no quadro do licenciamento ambiental, diz respeito ao fato de que grande parte dos processos nos rgos estaduais de licenciamento referem-se a empreendimentos e atividades considerados de impacto local, que deveriam ser licenciados pelos Municpios. 52

Segundo a Resoluo 237/97, as atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, so: Extrao e tratamento de minerais

Pesquisa mineral com guia de utilizao Lavra a cu aberto, inclusive de aluvio, com ou sem beneficiamento Lavra subterrnea com ou sem beneficiamento Lavra garimpeira Perfurao de poos e produo de petrleo e gs natural

Indstria de produtos minerais no metlicos

Beneficiamento de minerais no metlicos, no associados extrao

Fabricao e elaborao de produtos minerais no metlicos tais como: produo de material cermico, cimento, gesso, amianto e vidro, entre outros.

Indstria metalrgica

Fabricao de ao e de produtos siderrgicos Produo de fundidos de ferro e ao / forjados / arames / relaminados com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia

Metalurgia dos metais no-ferrosos, em formas primrias e secundrias, inclusive ouro

Produo de laminados / ligas / artefatos de metais no-ferrosos com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia

Relaminao de metais no-ferrosos, inclusive ligas Produo de soldas e anodos Metalurgia de metais preciosos Metalurgia do p, inclusive peas moldadas

53

Fabricao de estruturas metlicas com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia

Fabricao de artefatos de ferro / ao e de metais no-ferrosos com ou sem tratamento de superfcie, inclusive galvanoplastia

Tmpera e cementao de ao, recozimento de arames, tratamento de superfcies

Indstria mecnica

Fabricao de mquinas, aparelhos, peas, utenslios e acessrios com e sem tratamento trmico e/ou de superfcie

Indstria de material eltrico, eletrnico e comunicaes

Fabricao de pilhas, baterias e outros acumuladores Fabricao de material eltrico, eletrnico e equipamentos para telecomunicao e informtica

Fabricao de aparelhos eltricos e eletrodomsticos

Indstria de material de transporte

Fabricao e montagem de veculos rodovirios e ferrovirios, peas e acessrios

Fabricao e montagem de aeronaves Fabricao e reparo de embarcaes e estruturas flutuantes

Indstria de madeira

Serraria e desdobramento de madeira Preservao de madeira Fabricao de chapas, placas de madeira aglomerada, prensada e compensada

Fabricao de estruturas de madeira e de mveis

54

Indstria de papel e celulose

Fabricao de celulose e pasta mecnica Fabricao de papel e papelo Fabricao de artefatos de papel, papelo, cartolina, carto e fibra prensada

Indstria de borracha

Beneficiamento de borracha natural Fabricao de cmara de ar e fabricao e recondicionamento de pneumticos

Fabricao de laminados e fios de borracha Fabricao de espuma de borracha e de artefatos de espuma de borracha, inclusive ltex

Indstria de couros e peles

Secagem e salga de couros e peles Curtimento e outras preparaes de couros e peles Fabricao de artefatos diversos de couros e peles Fabricao de cola animal

Indstria qumica

Produo de substncias e fabricao de produtos qumicos Fabricao de produtos derivados do processamento de petrleo, de rochas betuminosas e da madeira

Fabricao de combustveis no derivados de petrleo Produo de leos / gorduras / ceras vegetais animais / leos essenciais vegetais e outros produtos da destilao da madeira

Fabricao de resinas e de fibras e fios artificiais e sintticos e de borracha e ltex sintticos

55

Fabricao de plvora / explosivos / detonantes / munio para caadesporto, fsforo de segurana e artigos pirotcnicos

Recuperao e refino de solventes, leos minerais, vegetais e animais

Fabricao de concentrados aromticos naturais, artificiais e sintticos

Fabricao de preparados para limpeza e polimento, desinfetantes, inseticidas, germicidas e fungicidas

Fabricao de tintas, esmaltes, lacas, vernizes, impermeabilizantes, solventes e secantes

Fabricao de fertilizantes e agroqumicos Fabricao de produtos farmacuticos e veterinrios Fabricao de sabes, detergentes e velas Fabricao de perfumarias e cosmticos Produo de lcool etlico, metanol e similares

Indstria de produtos de matria plstica

Fabricao de laminados plsticos Fabricao de artefatos de material plstico

Indstria txtil, de vesturio, calados e artefatos de tecidos

Beneficiamento de fibras txteis, vegetais, de origem animal e sintticos

Fabricao e acabamento de fios e tecidos Tingimento, estamparia e outros acabamentos em peas do vesturio e artigos diversos de tecidos

Fabricao de calados e componentes para calados

Indstria de produtos alimentares e bebidas 56

Beneficiamento, moagem, torrefao e fabricao de produtos alimentares

Matadouros, abatedouros, frigorficos, charqueados e derivados de origem animal

Fabricao de conservas Preparao de pescados e fabricao de conservas de pescados Preparao, beneficiamento e industrializao de leite e derivados Fabricao e refinao de acar Refino / preparao de leo e gorduras vegetais Produo de manteiga, cacau, gorduras de origem animal para alimentao

Fabricao de fermentos e leveduras Fabricao de raes balanceadas e de alimentos preparados para animais

Fabricao de vinhos e vinagre Fabricao de cervejas, chopes e maltes Fabricao de bebidas no alcolicas, bem como engarrafamento e gaseificao de guas minerais

Fabricao de bebidas alcolicas

Indstria de fumo

Fabricao de cigarros/charutos/cigarrilhas e outras atividades de beneficiamento do fumo

Indstrias diversas

Usinas de produo de concreto Usinas de asfalto Servios de galvanoplastia

Obras civis 57

Rodovias, ferrovias, hidrovias, metropolitanos Barragens e diques Canais para drenagem Retificao de curso de gua Abertura de barras, embocaduras e canais Transposio de bacias hidrogrficas Outras obras de arte

Servios de utilidade

Produo de energia termoeltrica Transmisso de energia eltrica Estaes de tratamento de gua Interceptores, emissrios, estao elevatria e tratamento de esgoto sanitrio

Tratamento e destinao de resduos industriais (lquidos e slidos) Tratamento/disposio de resduos especiais tais como: de

agroqumicos e suas embalagens usadas e de servio de sade, entre outros Tratamento e destinao de resduos slidos urbanos, inclusive aqueles provenientes de fossas Dragagem e derrocamentos em corpos dgua Recuperao de reas contaminadas ou degradadas

Transporte, terminais e depsitos

Transporte de cargas perigosas Transporte por dutos Marinas, portos e aeroportos Terminais de minrio, petrleo e derivados e produtos qumicos Depsitos de produtos qumicos e produtos perigosos

Turismo 58

Complexos tursticos e de lazer, inclusive parques temticos e autdromos

Atividades diversas

Parcelamento do solo Distrito e plo industrial

Atividades agropecurias

Projeto agrcola Criao de animais Projetos de assentamentos e de colonizao

Uso de recursos naturais

Silvicultura Explorao econmica da madeira ou lenha e subprodutos florestais Atividade de manejo de fauna extica e criadouro de fauna silvestre Utilizao do patrimnio gentico natural Manejo de recursos aquticos vivos Introduo de espcies exticas e/ou geneticamente modificadas Uso da diversidade biolgica pela biotecnologia

E reforando a Poltica Nacional do Meio Ambiente, foi sancionada a Lei n 9.605, em 12 de fevereiro de 1998, que dispe sobre as sanes penais e administrativas lesivas ao meio ambiente, e em seu artigo 60, estabelece a obrigatoriedade do licenciamento ambiental das atividades degradadoras da qualidade ambiental, contendo, inclusive, as penalidades a serem aplicadas ao infrator.

5 EIA ASPECTOS INSTITUCIONAIS 59

Conforme nos mostra Milar (2004) o primeiro e efetivo passo dado pelo CONAMA na formulao das bases legais da AIA, foi dado com a edio da Resoluo 001, de 23.01.1986, ainda sob o regime constitucional anterior, isto , o da Emenda 1/69, quando no havia ainda nenhuma disposio nomeada como proteo ambiental. Essa Resoluo, segundo o autor, apesar de considerar expressamente a necessidade de se estabelecerem as definies, as responsabilidades, os critrios bsicos e as diretrizes gerais para o uso e a implementao da Avaliao de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, acabou por apenas regulamentar a figura do Estudo de Impacto Ambiental. Apesar disto, o que importa ressaltar que, no termos dessa resoluo, todas as atividades modificadoras do meio ambiente, nela exemplificativamente listadas, dependiam da elaborao de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental, sem o que no poderiam ser licenciadas. (Milar, 2004). Ainda segundo o autor, em 5 de outubro de 1988 o pas passou a viver sob novo regime constitucional. A atual Constituio brasileira, reconhecendo o direito qualidade do meio ambiente como manifestao do direito vida, produziu um texto indito em Constituies em todo o mundo, capaz de orientar uma poltica ambiental no pas e de induzir uma mentalidade preservacionista. E no Art. 225, da Constituio Federal Brasileira, reconhecido que todos tm direito a um ambiente ecologicamente equilibrado.

Art. 225 Todos Tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e as futuras geraes. 1 Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: [...] 60

IV exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao ambiental, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade;

Com isso, corrigiu-se um equvoco tcnico cometido pela legislao, consolidando o papel do EIA como modalidade de avaliao de obras ou atividades capazes de provocar significativo impacto, e no de obras ou atividades simplesmente modificadoras do meio ambiente (como falava a Resoluo CONAMA 001/86), at mesmo porque impossvel conceber uma atividade antrpica que no altere de alguma forma o ambiente. (Milar, 2004) A Resoluo CONAMA n 237/97, em seu artigo 3, estabelece que:

Art. 3 - A licena ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa

degradao do meio depender de prvio estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual darse- publicidade, garantida a realizao de audincias pblicas, quando couber, de acordo com a regulamentao.

nico O rgo ambiental competente, verificando que a atividade ou empreendimento no potencialmente causador de significativa degradao do meio ambiente, definir os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.

E hoje, como uma modalidade de Avaliao de Impacto Ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) passou a ser considerado um dos mais importantes instrumentos no que diz respeito a conciliar o desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente, j que deve ser elaborado antes da instalao de obra ou de atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente. Os EIAs (Estudos de Impactos Ambientais) e os RIMAs (Relatrios de Impactos Ambientais) foram definitivamente institudos no pas na dcada de

61

80, devido a fortes presses do Banco Mundial, institucionalizao esta que foi feita atravs da resoluo do CONAMA/001. E em seu Artigo 2, esta mesma Resoluo 001/86, relata que

Artigo 2 - Depender de elaborao de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA, a serem submetidos aprovao do rgo estadual competente, e da SEMA em carter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: I - estradas de rodagem com 2 (duas) ou mais faixas de rolamento; II - ferrovias; III - portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; IV - aeroportos conforme definidos pelo inciso I, artigo 48, do Decreto-Lei 32, de 18 de novembro de 1966; V - oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; VI - linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230 KV; VII - obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos, tais como: barragem para quaisquer fins hidreltricos, acima de 10 MW, de saneamento ou de irrigao, abertura de canais para navegao, drenagem e irrigao, retificao de cursos d'gua, abertura de barras e embocaduras, transposio de bacias, diques; VIII - extrao de combustvel fssil (petrleo, xisto, carvo); IX - extrao de minrio, inclusive os da classe II, definidas no Cdigo de Minerao; X - aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; XI - usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria, acima de 10 MW; XII - complexo e unidades industriais e agroindustriais (petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos, destilarias de lcool, hulha, extrao e cultivo de recursos hidrbios; XIII - distritos industriais e Zonas Estritamente Industriais - ZEI;

62

XIV - explorao econmica de madeira ou de lenha, em reas acima de 100 ha (cem hectares) ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental; XV - projetos urbansticos, acima de 100 ha (hectares) ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental a critrio da SEMA e dos rgos municipais e estaduais competentes; XVI - qualquer atividade que utilizar carvo vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a dez toneladas por dia; XVII - projetos agropecurios que contemplem reas acima de 1.000ha, ou menores, neste caso, quando se tratar de reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental, inclusive nas reas de proteo ambiental.

E em seu Artigo 5, a Resoluo 001/86, regulamenta que

Artigo 5 - O estudo de impacto ambiental, alm de atender legislao, em especial os princpios e objetivos expressos na Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente, obedecer s seguintes diretrizes gerais: I - contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao do projeto, confrontando-as com a hiptese de no execuo do projeto; II - identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantao e operao da atividade; III - definir os limites da rea geogrfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada rea de influncia do projeto,

considerando, em todos os casos, a bacia hidrogrfica na qual se localiza; IV - considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantao na rea de influncia do projeto, e sua compatibilidade.

Pargrafo nico - Ao determinar e execuo do estudo de impacto ambiental, o rgo estadual competente, ou a SEMA ou, no que couber, ao municpio, fixar as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e caractersticas ambientais da rea, forem julgadas necessrias, inclusive os prazos para concluso e anlise dos estudos.

63

Segundo Siqueira & Marques (2002) o empreendimento deve atender tambm ao que foi estabelecido pelo Cdigo Florestal, Lei Federal n 4.771, de 15/09/1965, uma vez que o mesmo no desenvolver diretamente nenhuma atividade relacionada utilizao das florestas como elemento de produo. Ainda Segundo os autores para o EIA/RIMA so exigidos os procedimentos e atividades listadas nas Resolues CONAMA 001/86, 006/87, 237/97, Lei 9985/00, e outras definidas na legislao de nvel estadual e municipal.

5.1 Termo de Referncia Diretrizes e a sua Importncia

O Termo de Referncia o instrumento orientador para a elaborao de qualquer tipo de Estudo Ambiental, como por exemplo, o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Plano de Controle Ambiental (PCA); Relatrio de Controle Ambiental (RCA), Plano de Recuperao de reas Degradadas (PRAD), e Plano de Monitoramento. Conforme Siqueira & Marques (2002), o termo de referncia tem por objetivo estabelecer as diretrizes orientadoras, contedo, abrangncia e mtodos do estudo exigido do empreendedor, em etapa antecedente implantao do empreendimento. Deve ser elaborado criteriosamente, utilizando-se de todas as

informaes disponveis sobre o empreendimento e sobre o local onde ser implantado, bem como da legislao pertinente. Os agentes responsveis pela elaborao do termo de referncia so os rgos Estaduais de Meio Ambiente (OEMA) ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), ou seja, fica a cargo destes rgos a definio das diretrizes adicionais quelas j contidas na Legislao, que por particularidades da rea e do empreendimento, forem julgadas necessrias, de acordo com o art. 5 da Resoluo CONAMA 001/86, relatou os autores. Siqueira & Marques (2002) relatam que h de se buscar tambm, o auxilio de outros rgos pblicos e/ou agentes sociais neste processo, como por exemplo, equipes tcnicas de outros rgos da administrao pblica, diretamente relacionados com o tipo de atividade considerada, entidades civis, 64

detentores de informaes sobre a realidade ambiental da rea de influncia do empreendimento proposto, pessoas fsicas e grupos sociais que podem vir a ser afetadas pelo empreendimento proposto, entre outros. Cada jurisdio adota um nome especfico para o termo de referncia, entretanto, a elaborao destes segue um padro, respeitando a Legislao federal, entretanto, so elaborados sempre buscando se adequar as especificidades do projeto proposto,

H diferentes maneiras ou estilos de preparar os termos de referncia. Alguns so extremamente detalhados, podendo estabelecer obrigaes para o empreendedor e seu consultor quanto metodologia a ser utilizada para levantamentos de campo, quanto forma e freqncia de consultas pblicas a serem realizadas durante o perodo de preparao do estudo de impacto ambiental, e ainda quanto forma de apresentao dos estudos, por exemplo, definindo de antemo as escalas dos mapas a serem apresentados. Outros listam os pontos principais que devem ser abordados, deixando ao empreendedor e seu consultor a escolha das metodologias e procedimentos. (SNCHES, 2008, p. 141)

Um Termo de Referncia bem elaborado um dos passos fundamentais para que um estudo ambiental alcance a qualidade esperada. Segue abaixo, tabela com roteiro bsico de elaborao do termo de referncia, elaborado pelo IBAMA.

Quadro VIII Roteiro bsico de Termo de Referncia para EIA/RIMA e outros estudos ambientais exigidos para o licenciamento ambiental 1. Identificao do 1.1. nome ou razo social; nmero dos registros legais; endereo completo, telefone, fax, nome, CPF, telefone e fax dos representantes legais e pessoas de contato. 2. Caracterizao do 2.1. caracterizao e anlise do projeto, plano ou programa, sob o ponto de vista tecnolgico e locacional. 3.1. detalhamento do mtodo e tcnicas escolhidos para a conduo do estudo ambiental (EIA/RIMA,

empreendedor

empreendimento

65

PCA, RCA, EVA, PRAD, etc.), bem como dos passos metodolgicos que levem ao diagnstico; 3. Mtodos e tcnicas prognstico; utilizados para identificao de recursos

a tecnolgicos para mitigar os impactos negativos e

realizao dos estudos potencializar os impactos positivos; s medidas de ambientais controle e monitoramento dos impactos.

3.2. definio das alternativas tecnolgicas e locacionais 4.1. delimitao da rea de influncia direta do empreendimento, baseando-se na abrangncia dos recursos naturais e se diretamente afetados a pelo bacia ser

empreendimento hidrogrfica onde

considerando localiza.

Devero

apresentados os critrios ecolgicos, sociais e 4. Definio da rea de econmicos que determinaram a sua delimitao. influncia empreendimento do 4.2. delimitao da rea de influncia indireta do empreendimento, ou seja, da rea que sofrer impactos indiretos decorrentes e associados, sob a forma de interferncias nas suas inter-relaes ecolgicas, sociais e econmicas, anteriores ao empreendimento. Devero ser apresentados os critrios ecolgicos, sociais e econmicos utilizados para sua delimitao (a delimitao da rea de influncia dever ser feita para cada fator natural: solos, guas superficiais, guas subterrneas, atmosfera, vegetao/flora, e para os componentes: culturais, econmicos e sociopolticos da

interveno proposta). 5.1. elaborao de base cartogrfica referenciada 5. Especializao e da geograficamente, para os registros dos resultados da dos estudos, em escala compatvel com as

anlise

66

apresentao resultados

dos caractersticas

complexidades

da

rea

de

influncia dos efeitos ambientais. 6.1. descrio e anlise do meio natural e socioeconmico da rea de influncia direta e indireta e de suas interaes, antes da implantao do empreendimento. (Dentre os produtos dessa

6.

Diagnstico anlise, devem constar: uma classificao do grau

ambiental da rea de de sensibilidade e vulnerabilidade do meio natural influncia na rea de influncia; caracterizao da qualidade ambiental futura, na hiptese de no realizao do empreendimento) 7.1 identificao e anlise dos efeitos ambientais potenciais (positivos e negativos) do projeto, plano ou 7. Prognstico programa proposto, e das possibilidades

dos tecnolgicas e econmicas de preveno, controle,

impactos ambientais do mitigao e reparao de seus efeitos negativos. plano proposto ou e programa de suas 7.2. identificao e anlise dos efeitos ambientais potenciais (positivos e negativos) de cada

alternativas

alternativa ao projeto, plano ou programa e das possibilidades tecnolgicas e econmicas de

preveno, controle, mitigao e reparao de seus efeitos negativos.

7.3. comparao entre o projeto ou programa proposto e cada uma de suas alternativas; escolha da alternativa favorvel, com base nos seus efeitos potenciais e nas suas possibilidades de preveno, controle, mitigao e reparao dos impactos negativos. 8.1. avaliao do impacto ambiental da alternativa do projeto, plano ou programa escolhida, atravs da integrao dos resultados da anlise dos meios

67

fsico e biolgico com os do meio socioeconmico.

8. Controle ambiental 8.2. anlise e seleo de medidas eficientes, do empreendimento: eficazes e efetivas de mitigao ou anulao dos e de potencializao dos de medidas ser

alternativas econmicas impactos negativos e tecnolgicas para a impactos mitigao potenciais ambiente dos positivos, ou

alm reparatrias.

danos compensatrias

(devero

sobre

o considerados os danos potenciais sobre os fatores naturais e sobre os ambientais, econmicos,

culturais e sociopolticos).

8.3. elaborao de Programas de Acompanhamento e Monitoramento dos Impactos (positivos e

negativos), com indicao dos fatores e parmetros a serem considerados.


Fonte: IBAMA, Avaliao de Impacto Ambiental: agentes sociais, procedimentos e ferramentas. Braslia: IBAMA, 1995.

A ausncia de instrumentos complementares legislao federal tem comprometido a qualidade do Termo de Referncia e, conseqentemente, do EIA/RIMA ou outros documentos tcnicos exigidos para o licenciamento ambiental. Algumas ferramentas alternativas podem ser utilizadas para melhorar a elaborao do termo de referncia, como um banco de dados ambientais atualizado periodicamente, que contemple informaes sobre a legislao ambiental, sobre os programas, planos e projetos de uso e ocupao do territrio, alm de tecnologias de controle e o conhecimento acumulado sobre o espao, advindo de estudos j aprovados e Cadastro Tcnico Federal ou Estadual, conforme relatou Siqueira & Marques (2002). Alm disto, os rgos ambientais enfrentam vrios problemas para a elaborao do termo de referncia, como a falta de informaes corretas e suficientes sobre o local do empreendimento e seu verdadeiro potencial modificador, pois na maioria das vezes, a nica informao disponvel sobre estes, consta exclusivamente do projeto. 68

Enfrenta tambm o problema da falta de qualificao dos tcnicos, alm da falta de apoio externo e tambm a ausncia de outros rgos na elaborao do termo. Sem contar a insuficincia de recursos materiais e financeiros que impede, muitas vezes, a visita de tcnicos do rgo ambiental ao local do empreendimento proposto para coletar informaes complementares, que possam melhor subsidiar a elaborao do termo de referncia.

5.2 Implementao do EIA/RIMA

Prever os impactos uma importante ferramenta para os pases do terceiro mundo, em primeiro lugar, porque revela a capacidade intelectual da sociedade do pas em determinar aspectos futuros que formaro a organizao espacial futura do territrio, em segundo, porque mostra a fora de presso que estes grupos tm em relao ao uso de instrumentos legais para garantir uma boa qualidade ambiental do seu territrio, em terceiro, mostra a real potencialidade da legislao disponvel para ser aplicada a casos concretos, conforme AbSaber (2002). Estes estudos seriam uma das formas de tratar o avano do capitalismo de forma sustentvel, pois se corrige o presente para se ter uma construo inteligente no futuro, assinalou AbSaber (2002). No entanto, se esta previso de impactos no passar por processos de alterao, no sentido de uma melhoria na elaborao destes estudos e por uma fiscalizao mais eficaz por parte do Estado e dos rgos ambientais competentes, essa sustentabilidade no ser possvel. Prosseguindo, o autor relata que os tcnicos e especialistas

responsveis por estes estudos de impactos ambientais no tm nas mos o poder de mudar e transformar as estruturas existentes, mas, tm poder para exigir uma melhor e mais sria organizao dos espaos para onde se voltam tais projetos que podem causar um relativo impacto ambiental. No entanto, no perodo de sua implementao, este estudo se mostrava muito precrio, devido ao mau preparo por parte dos diversos profissionais que o realizavam.

69

Houve, porm, uma corrida de consultores mal preparados na direo dos estudos de impactos, criando distores numa rea de trabalho que exige conhecimento e interdisciplinaridade, a par de independncia e honestidade. (AB`SABER E MULLER-PLANTENBERG, 2002, p. 24)

Em muitos casos, estes estudos no tratavam com igualdade diversos assuntos como ecologia, economia, poltica e cultura, sem contar as questes sociais e a populao local que muitas vezes so deixadas em segundo plano, e tambm que diferentes ecossistemas no esto sendo estudados de maneira distinta e interativa, e muitas vezes no levavam em conta as caractersticas prprias do local. Na anlise de projetos, o local de implantao deve ser muito bem avaliado, entretanto, a rea de entorno deve ter um nvel de estudo muito mais amplo e aprofundado, pois, esta a rea que mais importa a curto, mdio e longo prazo, relatou Ab`Saber ( 2002). A implantao de qualquer atividade ou obra efetiva ou potencialmente degradadora deve submeter-se a uma anlise e controles prvios. Tal anlise se faz necessria para se antever os riscos e eventuais impactos ambientais a serem prevenidos, corrigidos, mitigados e/ou compensados quando de sua instalao, da sua operao e, em casos especficos, no encerramento das atividades. O EIA e o RIMA devem ser elaborados antes da obra ou qualquer atividade causadora de significativa degradao do meio ambiente, por isso, Milar assinala que

Nenhum outro instrumento jurdico melhor encarna a vocao preventiva do Direito Ambiental do que o EIA. Foi exatamente para prever (e, a partir da, prevenir) o dano, antes de sua manifestao, que se criou o EIA. Da a necessidade de que o EIA seja elaborado no momento certo: antes do incio da execuo, ou mesmo de atos preparatrios, do projeto. (MILAR, 2004, p. 440)

70

As expresses Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), muitas vezes consideradas sinnimas, so na verdade, documentos distintos, porm, possuem uma relao de

interdependncia. O estudo de maior abrangncia que o relatrio, pois o EIA compreende o levantamento da literatura cientfica e legal pertinente, trabalhos de campo, anlises de laboratrio e a prpria redao do relatrio. O RIMA, destina-se especificamente ao esclarecimento das vantagens e conseqncias ambientais do empreendimento de maneira clara e objetiva, ou seja, ele mostrar as concluses do EIA, que muito mais complexo e detalhado, e muitas vezes, tem uma linguagem de difcil compreenso para o leigo. O RIMA a parte mais visvel, de mais fcil compreenso do procedimento, ele se torna o instrumento de comunicao do EIA ao administrador e ao pblico.

O EIA um procedimento analtico tcnico-cientfico, realizado por equipe multidisciplinar, a respeito da descrio dos impactos ambientais previsveis em decorrncia de obras ou de atividades a serem implantadas em determinadas reas, com sugestes especficas relacionadas a alternativas que sejam consideradas mais apropriadas para diminuir impactos

negativos sobre o ambiente. Concluindo o referido estudo, o responsvel por sua realizao dever sintetiz-lo de maneira clara e concisa, sob a forma de um relatrio, denominado Rima, que dever servir como instrumento de divulgao. (ALVEZ, 1995, p. 65).

Ainda segundo Milar (2004) dois princpios fundamentais se destacam no EIA/RIMA, que seria a publicidade e a participao pblica. A publicidade diz respeito justamente ao contato direto que a populao pode ter com o documento, pois, o registro de apresentao do estudo, bem como a sua aprovao ou rejeio devem ser publicados em Dirio Oficial e ficar disponveis, no respectivo rgo, em local de fcil acesso ao pblico, nos centros de documentao ou bibliotecas do IBAMA e do rgo de controle 71

ambiental correspondente, e tambm os rgos pblicos que tiverem interesse ou relao direta com o projeto, recebero uma cpia do RIMA para conhecimento e manifestao. A entrega do RIMA pelo empreendedor aos interessados, dever acontecer com antecedncia mnima de 15 dias teis anteriores data da realizao da audincia pblica, medida esta que dever ser bastante divulgada. A participao pblica atravs de audincia pblica est prevista no art. 1 da Resoluo do CONAMA 009, de 03.12.1987, e poder ocorrer em quatro hipteses: 1 - quando o rgo de meio ambiente julgar necessrio; 2 - por solicitao de entidade civil; 3 - por solicitao do Ministrio Pblico; 4 - a pedido de 50 ou mais cidados.

Esta audincia pblica dever acontecer em local acessvel aos interessados, e sempre se realizar no Municpio ou na rea de influncia do empreendimento, tendo prioridade para o Municpio e a rea com impactos diretos mais significativos, sendo permitida a participao de qualquer pessoa ou entidade. E o mais importante que no havendo audincia pblica, apesar da solicitao de qualquer dos legitimados acima mencionados, a licena no ter validade. Portanto, a audincia pblica, requisito formal essencial para a validade da licena. Esse envolvimento da populao segundo Siqueira & Marques (2002), seria uma garantia de um planejamento criterioso, no entanto, essa participao pblica geralmente se d nas etapas finais do procedimento, e muitas vezes, com uma grande quantidade de documentos complexos, dificultando assim, o completo entendimento do projeto por parte da populao que est envolvida no projeto, que normalmente leiga no assunto. Alm do que em 2005, segundo o Ministrio do Meio Ambiente, foi criado o Portal Nacional de Licenciamento Ambiental PNLA, que um instrumento de divulgao de informaes sobre o licenciamento ambiental em mbito nacional e visa atender ao disposto na Lei N 10.650, de 16 de abril de 72

2003, que determina o acesso pblico aos dados e informaes ambientais existentes nos rgos e entidades que compem o Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA. O PNLA integra o Sistema Nacional de Informao sobre Meio Ambiente SINIMA, e foi criado para agregar e sistematizar informaes sobre licenciamento ambiental de todas as esferas de governo: federal, estadual, distrital e municipal. A atual verso o PNLA traz informaes sobre o processo de licenciamento ambiental, permite o acesso a dados de licenas emitidas, lista legislaes relacionadas, disponibiliza publicaes em formato eletrnico, divulga as entidades e contatos dos rgos licenciadores do Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA e difunde eventos de capacitao e materiais informativos em temas de interesse do licenciamento. Em relao ao custo total dos Estudos de Impacto Ambiental, vemos que estes, representam um custo relativamente baixo do empreendimento, se levar em conta o custo total do projeto, pois segundo os autores citados anteriormente os valores variam entre 0,1% e 1,1% do custo total da obra. Entretanto, quanto menor for o nmero de informaes primrias disponveis (banco de dados), que o que sempre ocorre no Brasil, mais tempo e custo se ter para elaborao desses estudos. E esses bancos de dados, conforme nos relata Siqueira & Marques (2002) principalmente por questes financeiras, dificilmente se estruturam. E por esta mesma razo, no se consegue criar um quadro tcnico qualificado e, assim, no se tem instituies slidas. Segundo a Resoluo do CONAMA 001/86, em seu artigo 6, o contedo mnimo de um EIA/RIMA deve ser

Artigo 6 - O estudo de impacto ambiental desenvolver, no mnimo, as seguintes atividades tcnicas: I - diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto, completa descrio e anlise dos recursos ambientais e suas interaes, tal como existem, de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto, considerando:

73

a) - o meio fsico - o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos d'gua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas, as correntes atmosfricas; b) - o meio biolgico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e as reas de preservao permanente; c) - o meio socioeconmico - o uso e a ocupao do solo, os usos da gua e a scio economia, destacando os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilizao futura desses recursos. II - anlises dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, atravs de identificao, previso de magnitude e interpretao da importncia dos provveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a mdio e longo prazo, temporrios e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinrgicas; a distribuio dos nus e benefcios sociais; III - definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas; IV - elaborao do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parmetros a serem considerados. Pargrafo nico - Ao determinar a execuo do estudo de impacto ambiental, o rgo estadual competente, ou a SEMA ou, quando couber, o Municpio fornecer as instrues adicionais que se fizerem necessrias, pelas peculiaridades do projeto e caractersticas ambientais da rea.

Segundo Ribeiro (2004) o contedo final de um EIA deve conter a descrio do projeto; a descrio do meio ambiente na rea de influncia do projeto; a determinao e a avaliao dos impactos; proposio de medidas

74

preventivas, mitigadoras, compensatrias e potencializadoras; e tambm um plano de monitoria. A descrio do projeto a primeira parte do EIA, e esta se divide em duas partes. A primeira deve conter informaes tcnicas sobre o projeto, ou seja, preciso descrever todas as atividades, e formas de como este projeto ser desenvolvido; na segunda parte consta a justificativa da escolha do local do projeto, indicando os benefcios econmicos, sociais e ambientais que possam existir em decorrncia deste. atravs destas anlises que se tem o custo-benefcio do projeto, subsidiando assim a deciso de aprovao ou no do empreendimento. A descrio do meio ambiente da rea de influncia do projeto um pouco mais complexa, pois esta definio estabelece as reas de influncia direta e indireta e deve conter a anlise dos meios fsico, biolgico e antrpico. A rea de influncia direta a rea mais prxima do projeto, ou seja, que sofre os efeitos diretos do empreendimento, necessitando assim de um estudo mais detalhado, j a rea de influncia indireta seria aquela em que os efeitos so menos evidentes e mais dispersos. A determinao e avaliao dos impactos a parte mais crtica do EIA, pois nela que est anlise mais aprofundada das atividades e de seus efeitos sobre os mais diversos atributos ambientais que existem na rea, como recursos naturais, histricos, culturais, econmicos, sociais e etc.

necessrio que os impactos de todas as fases de um empreendimento sejam descritos: desde sua divulgao, passando pela preparao do terreno e instalao do canteiro de obras, por sua implementao ou construo, por seu funcionamento, at sua eventual desativao. Portanto, num EIA os impactos so descritos por fases do empreendimento. Isso necessrio, pois os efeitos so totalmente diferentes em estgios variados. (RIBEIRO, 2004, p. 775)

Conforme Ribeiro (2004) as proposies de medidas preventivas, mitigadoras, compensatrias e potencializadoras representam a parte do EIA em que se pretende reduzir, prevenir ou eliminar os eventuais efeitos negativos do empreendimento e, se possvel, melhorar a qualidade do meio ambiente.

75

Segundo Snches (2008), as medidas mitigadoras consistem em aes propostas com a inteno e/ou finalidade de diminuir a magnitude ou a importncia dos impactos ambientais adversos, esta atenuao se d em diferentes escalas, sendo que os problemas de maior amplitude recebem uma maior ateno. Entretanto, todas as medidas mitigadoras visam diminuir os riscos ambientais at que estes sejam socialmente e ambientalmente aceitveis. muito importante que estas medidas sejam aplicadas a todos os efeitos negativos do projeto, mas infelizmente isto nem sempre acontece. J as medidas potencializadoras dizem respeito aos aspectos positivos do projeto, as quais visam aperfeioar a utilizao de recursos para uma melhoria ambiental, nos mostra Ribeiro (2004) Com relao s medidas compensatrias, Snches (2008) relata que quando se tem algum tipo de impacto ambiental que no pode ser evitado, ou at mesmo reduzidos ou mitigados, necessrio que se faa um plano de medidas compensatrias no qual o proponente do projeto dever realizar aes de recuperao ambiental. J o monitoramento seria a forma atravs da qual possvel a observao contnua, a medio e a avaliao do ambiente aps ou mesmo durante a realizao do projeto. Como nos mostra Ribeiro (2004), o monitoramento tem como objetivo determinar a eficcia das medidas de proteo; desenvolver a capacidade de melhor prever impactos ambientais, em uma relao de impactos previstos e impactos reais, para servir de auxilio tambm para projetos futuros semelhantes; e tambm melhorar a gesto do projeto e de seus programas conexos, a fim de proteger o meio ambiente. A mesma autora ainda nos mostra que todo EIA/RIMA deve apresentar um programa de monitoramento ambiental, que contenha os objetivos, os instrumentos a serem utilizados e os perodos de amostragem. Entretanto, no Brasil esse item infelizmente tem recebido pouca importncia por parte dos elaboradores e licenciadores de EIA/RIMA. Apesar dos alertas sobre a sua inegvel importncia, e pouca eficcia, quando h manipulao por parte dos envolvidos,

76

As previses de impacto feitas em um EIA so sempre hipteses acerca da resposta do meio ambiente s solicitaes impostas pelo empreendimento. A validade dessas hipteses somente poder ser confirmada ou desmentida se o projeto for efetivamente implantado e seus impactos devidamente monitorados. (SNCHES, 2008, p. 357)

O Plano de monitoramento tem como principal funo, controlar o desempenho ambiental do projeto, e para tanto, necessrio que ele suscite aes de controle. E se por meio do monitoramento for detectado algum problema, fica a cargo do empreendedor, tomar as medidas corretivas dentro de prazos razoveis. Segundo Milar (2004), alm destas medidas, o EIA possui 3 condicionantes bsicas que devem ser seguidas: a transparncia

administrativa, a consulta aos interessados e a motivao da deciso ambiental. A transparncia administrativa se baseia no fato de que os efeitos ambientais de um referido empreendimento devero ser alcanados no momento em que o rgo pblico e o proponente do projeto liberam todas as informaes referentes ao empreendimento de que dispem, respeitado somente o sigilo industrial. A outra condicionante bsica, a consulta aos interessados, que consiste em uma efetiva participao e fiscalizao da atividade administrativa por parte da sociedade, pois podem demonstrar e sanar as suas dvidas e preocupaes antes que seja muito tarde. Porm, no basta que a elaborao do EIA seja transparente, ela deve ser da mesma maneira participativa, pois uma deciso ambiental arbitrria, mesmo que totalmente transparente, no atender aos interesses pblicos. J em relao motivao da deciso ambiental, quando a administrao do empreendimento optar por uma das alternativas apontadas pelo EIA, que no seja a melhor referente aos aspectos ambientais, ou quando deixa de determinar a elaborao do EIA por reconhecer a inexistncia de significativa degradao, esta deve fundamentar sua deciso, inclusive para possibilitar seu questionamento futuro pelo Poder Judicirio. J os contedos mnimos do RIMA segundo a Resoluo do CONAMA 001/86, Art. 6, IV, refletir as concluses do EIA. Suas informaes tcnicas 77

devem ser expressas em linguagem acessvel ao pblico, ilustradas por mapas com escalas adequadas, quadros, grficos e outras tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender claramente as possveis conseqncias ambientais do projeto e suas alternativas, comparando-se as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Ainda segundo a Resoluo do CONAMA 001/86, Art. 9, IV, em linhas gerais, ele deve conter: I objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; II descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando para cada uma delas, nas fases de construo e operao, a rea de influncia, matrias-primas, mo-de-obra, fontes de energia, processos e tcnicas operacionais, efluentes, emisses e resduos, perdas de energia, empregos diretos e indiretos a serem gerados, relao custo/benefcio dos nus e benefcios sociais/ambientais; III sntese do diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto; IV descrio dos impactos ambientais, considerando o projeto, as suas alternativas, os horizontes de tempo de incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para a sua identificao, quantificao e interpretao; V caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes de adoo do projeto e suas alternativas, bem como a hiptese de sua no-realizao; VI descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderem ser evitados e o grau de alterao esperado; VII programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; VIII - recomendao quanto alternativa mais favorvel ( concluses e comentrios de ordem geral) Pargrafo nico - O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possa entender as vantagens

78

e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao.

5.3 Metodologias Comumente Utilizadas para a Elaborao de EIA/RIMA

As metodologias utilizadas para a elaborao do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental, segundo Bastos e Almeida (2004), so mecanismos para comparar, organizar e analisar as informaes concernentes aos impactos ambientais de um referido

empreendimento. Estas readequaes so realizadas para se adequar as condies especficas de cada Estudo de Impacto Ambiental, e de cada realidade local e nacional. Com isto, entende-se que definir uma metodologia, conforme Bastos e Almeida (2004) consiste em definir os procedimentos tcnicos, lgicos e operacionais que sejam capazes de delimitar o processo de acordo com o que foi proposto anteriormente, de modo a deix-lo completo.

De acordo com os estudos analticos de metodologias de AIA propostos nacional e internacionalmente, de fundamental importncia a incorporao de um conjunto de critrios bsicos por parte dos atuais mtodos de anlise, tais como: integrao dos aspectos fsicos, biolgicos e scio-econmicos; incluso do fator tempo; utilizao de indicadores que facilitem a tarefa de prospeco e setorizao do territrio; um mecanismo que permita somar os impactos parciais para se obter o impacto total sobre o local; capacidade de extrapolao e arquivamento de dados para aplicao em outras reas a serem estudadas; aplicao em diferentes escalas, e participao pblica nas tomadas de decises. (BASTOS E ALMEIDA, 2004, p. 88)

Portanto, a metodologia a ser escolhida, fica a cargo da equipe tcnica que ir realizar os Estudos, buscando uma metodologia mais adequada atividade proposta, como por exemplo, as normas legais estabelecidas, o tempo e os recursos financeiros disponveis, entre outros. No quadro VII, so colocadas, as principais metodologias citadas pela bibliografia consultada. 79

Quadro VII Sntese comparativa das metodologias de AIA mais citadas pela bibliografia MTODO 1 Espontneo VANTAGEM Estimativa rpida em AIA. Forma simples e compreensiva DESVANTAGEM Avaliao detalhada e impacto real de variveis ambientais especficas no so facilmente examinadas. 2 Check Lists Uso rpido para anlise de impacto. Avaliao qualitativa para projetos especficos. A larga faixa dessas check lists so consideradas compreensivas, instigando o usurio na avaliao das conseqncias e das aes. 3 Matrizes Combinao das aes humanas e indicadores de impacto em dois eixos. 3.1. Leopold Compreensivo para comunicao do resultado. Cobre os fatores ambientais, biolgicos e socioeconmicos. O mtodo pode acomodar os dados quanti e qualitativos. Geralmente guia inicial para prosseguimento de projetos e estudos futuros. O usurio sente-se livre para modificar e encontrar suas necessidades particulares. Baixo custo e carter multidisciplinar para avaliar impactos. 3.2. LohaniPrope a integrao dos baseado no meio fsico e biolgico com 67 entradas no total de 88 fatores. possvel a dupla contagem. A varivel tempo no considerada. No distingue impactos imediatos, temporrios e definitivos. Subjetivo. Compartimentariza o meio ambiente em itens separados. No supre critrio explcito na previso de valores. A avaliao matemtica Esta relao pode ser til at certo ponto. O meio ambiente classificado em compartimentos e fragmentos: a abordagem unidirecional.

80

thahn

componentes ambientais por prioridade. Considerao dos fatores ambientais de acordo com o local onde o projeto existe.

considera a magnitude e importncia, mas sem considerar que ambos os conceitos so de abordagem diferente. Reflete a idia de avaliao isolada, incapaz de explicar certas complexidades.

3.3. ParkerHoward

Incorporao do fator tempo na matriz de Leopold, utilizada para avaliar a importncia e intensidade de simples impactos durante certo perodo de tempo.

3.4. Interao

Considerao dos mesmos componentes ambientais nos eixos horizontal e vertical.

mais relativo e principalmente usado em anlise local do que avaliao de impacto.

4. Mapeamento por superposio over lays.

Forte poder de sntese indicando o relacionamento espacial. As condies com e sem projeto so facilmente comparadas. Recomendado para grandes projetos de desenvolvimento na seleo de alternativas

Anlise limitada para rea total representada pelas transferncias, porque existe um limite para o nmero que podem ser vistas juntas.

5. Quantitativos 5.1. EES Batelle Os resultados suprem de boas informaes para caracterizar uma dada situao ambiental e prever impactos. Estimativa subjetiva diminuda devido ao uso das tcnicas Delphi diferentes equipes avaliadoras. Requer muito trabalho preparatrio para estabelecer as curvas das funes para cada indicador ambiental. O conceito de qualidade ambiental muito vago desconsiderando a base socioeconmica. 5.2. Sondheim Para anlise simultnea de O isolamento dos

81

vrias alternativas para projetos. Participao da comunidade afetada pelas propostas. 6. Anlise de Rede Net Work 6.1. Sorensen Mtodos usados para a

componentes e sua anlise com especialistas desintegram a unidade multidimensional.

No recomendado para

avaliao de impactos indiretos. grandes aes regionais, Permite esta anlise a visualizao da conexo entre ao e impacto. possvel computadorizar a rede. O computador pode selecionar a apropriada seo da rede para mostrar o impacto esperado. 6.2. Diagrama de fluxo Esses diagramas foram construdos para vrios aspectos do estudo extensivo para os ltimos impactos. No mostram apenas os impactos do projeto no ambiente, mas o efeito na tendncia ambiental. So desenvolvidos para cada projeto e sua situao ambiental e so especulativos em contedo, devido grande variedade de ambientes locais que exigem estudos extensivos na formulao de diagramas para cada situao. 7. Modelos de simulao A explorao de no linearidade e ligaes indiretas so possveis pelo uso de modelos matemticos e computadores. 7.1. G sim Permite a considerao da dinmica e interao do sistema. Rapidez e exigncia Requer pessoal com experincia e auxlio de computador. Depende da disponibilidade de dados apropriados. No permite a confiabilidade na conduo de situaes sensveis para precisar o porque sua disposio torna-se muito extensa sem valor prtico, quando muitas aes alternativas so examinadas.

82

de pouco equipamento computadorizado. 7.2. K sim Permite uma anlise mais detalhada. O principal a rapidez com que o usurio pode estruturar o modelo do trabalho. Sem tcnicas de simulao sofisticadas. Participao do projeto na reviso do modelo pelas sadas grficas. Fonte: RODRIGUES, Joo Roberto, 2002.

balano numrico das variveis. Os detalhes tcnicos so moderadamente complexos. O modelo assume que seu limite a realidade. Requer hiptese de partida. Variveis limitadas no podendo simular o inesperado.

Todas estas metodologias tentam tornar eficazes as avaliaes e as interpretaes do ambiente, fazendo com que se tenha uma melhor preveno, recuperao e/ou reconstituio ambiental das reas propostas pelo projeto. Estas metodologias, apesar de serem muito diversificadas, muitas vezes no conseguem atender totalmente s necessidades referentes s condies scio-econmicas, polticas e ambientais do local do projeto. Com isto, se tem a necessidade de algumas readequaes destas metodologias, para que elas sejam realmente teis na tomada de decises de um referido projeto.

5.4 Equipe Multidisciplinar Sua Importncia

Como um documento complexo, e que envolve diversas reas do conhecimento tcnico e cientfico, no poderia o EIA ficar a cargo de uma nica pessoa, ou seja, de um superprofisional. Devido a esta complexidade, segundo o Artigo 7 da Resoluo do CONAMA 001/86, o EIA deve ser elaborado por equipe multidisciplinar devidamente habilitada.

83

A habilitao da equipe multidisciplinar se d com a inscrio de seus membros no Cadastro Tcnico Federal de Atividades, sob administrao do IBAMA, conforme definido pela Resoluo CONAMA 001/88. Segundo essa Resoluo, somente sero aceitos para fins de anlise, estudos de impacto ambiental cujos elaboradores sejam profissionais, empresas ou sociedades civis regularmente registrados nesse cadastro. Isto gera um grande problema, pois, estes profissionais nem sempre so devidamente formados e preparados para a realizao de um estudo to abrangente e relevante, e tambm pela formao da chamada indstria do EIA/RIMA formada pelas empresas de consultoria privada, que muitas vezes elaboram EIA/RIMA em srie, ou seja, sem um estudo prvio e coerente com a situao do local onde se pretende a instalao deste novo projeto, assinalou Milar (2002). Este problema mostra como os aspectos econmicos falam mais alto que os ambientais, pois, se empresas destinadas a elaborar um estudo de impactos ambientais no esto preocupadas com a destruio deste, no poderiam ser habilitadas a realiz-lo, o que infelizmente no acontece, pois estas empresas continuam fazendo e elaborando EIA/RIMA, pois, o rgo fiscalizador no age de maneira adequada e tica. (MILAR, 2004; CUSTDIO, 1995; BASTOS E ALMEIDA, 2004) Custdio (1995) registrou que, ao mesmo tempo em que se v em alguns pases como nos Estados Unidos uma preocupao constante com a poltica ecolgica de conservao ambiental, o que se v entre ns, uma execuo progressiva de uma poltica antiecolgica.
(...) visando apenas ao desenvolvimento econmico, sob a orientao de notrios grupos de presso de entidades nacionais e multinacionais, com a criminosa conivncia de certos polticos, administradores, profissionais, tcnicos ou funcionrios inescrupulosos, o que vem contribuindo para a galopante deteriorao da qualidade de vida nas cidades, em regies inteiras e em todo o pas. (CUSTDIO, 1995, p. 56)

Outro problema tambm enfrentado a relao da empresa de consultoria ambiental responsvel pela realizao do EIA/RIMA com o proponente do projeto, pois segundo a Resoluo do CONAMA 001/86, artigo 8, todas as despesas e custos referentes realizao do estudo de impacto 84

ambiental, correro por conta do proponente do projeto, que deve pagar desde a coleta de informaes elaborao final do estudo, que deve ser feito com certa antecedncia, pois, leva-se em conta a possibilidade da no execuo do projeto. As formas de contratao desta empresa pelo empreendedor segundo Bastos e Almeida (2004), podem acontecer de diversas formas, como por Convite direto, Tomada de preos, Carta convite ou Licitao. No entanto, esta empresa deve possuir habilitao legal para tanto, mostrando suas propostas legais em prazo determinado e respeitando todas as exigncias do Edital de Concorrncia. Fica a cargo do empreendedor negociar as propostas e contratar a empresa vencedora. Com isto, esta empresa contratada est totalmente ligada ao proponente do projeto, ficando mais fcil assim um estudo deficitrio e com os resultados esperados e desejados pelo empreendedor que tem o seu interesse maior na aprovao do projeto, seja ele correto ou no. Segundo Siqueira & Marques (2002), outro aspecto muito importante que ainda negligenciado, diz respeito falta de considerao dada as interaes entre os diferentes tipos de impactos, e dos eventuais efeitos cumulativos ou sinrgicos (vrias aes diferentes que acarretam num impacto), que estes possam causar. Com isso tem-se a necessidade de equipes altamente capacitadas realizarem o EIA/RIMA, ou mesmo, fiscalizarem com rigor todos os dados contidos no EIA, pois essa veracidade das informaes apresentadas imprescindvel para fazer valer um documento to caro, em todos os sentidos. Outro equvoco citado por Siqueira & Marques (2002) seria,
A impresso de que se emitindo a licena/autorizao com inmeras exigncias, estaria se tendo um controle ambiental do empreendimento ou atividade licenciada, errnea, pois muitas vezes elas no so totalmente atendidas, principalmente, no tocante ao controle dos planos de monitoramento e acompanhamento. (SIQUEIRA & MARQUES, 2002, p. 2)

Silva (1998) relata que estes estudos ambientais tm recorrido muito a diversas tecnologias, como o caso do sensoriamento remoto e do geoprocessamento que, apesar de aumentar consideravelmente as vantagens 85

na pesquisa ambiental, acabam gerando uma valorizao excessiva do conhecimento estritamente tcnico, em detrimento do domnio dos conceitos e metodologias de investigao ambiental. Entretanto, essa situao difcil de ser percebida, pelo fato da qualidade da apresentao destes produtos tecnolgicos. Com isso, se tem colocado em segundo plano a importncia da presena de pesquisadores atuando no equacionamento e proposio de solues para problemas ambientais, dando preferncia para tcnicos, segundo o autor o referido (SILVA, 1998). Tm-se uma melhora significativa no licenciamento ambiental quando se trabalha com Sistemas de Informaes Georreferenciadas (SIGs), porm, estas tecnologias, no devem substituir os trabalhos dos pesquisadores no campo, pois s teremos um bom estudo sobre o determinado pedido de licena, se adequarmos as tecnologias com os tradicionais trabalhos empricos. Diante de uma gama tecnolgica to avanada, devemos ficar atentos para que estes equipamentos que auxiliam na proteo ambiental, no venham a ser instrumentos para uma futura explorao desenfreada dos territrios analisados. Outro problema enfrentado, conforme o referido autor a forma como a preocupao ambiental est sendo passada aos jovens, pois, esta juventude, devido ao consumismo desenfreado e uma progressiva alienao, inmeras vezes, no se atentam para os problemas ambientais por qual passamos. neste sentido, que a geografia tem um importante papel. As expresses a seguir, corroboram este pensamento,

Sem qualquer corporativismo estiolante, acreditamos que, ao mostrar de forma sistemtica as razes e os resultados da interferncia do homem sobre o ambiente, a geografia um veculo poderoso de conscientizao dos jovens quanto aos problemas de desequilbrio ambiental, de ocupaes desordenadas de novos territrios, de desperdcio de recursos disponveis e de poluio ambiental. (SILVA, 1998, p. 352)

Sem contar ainda com os problemas ambientais urbanos, decorrentes da urbanizao acelerada e desigual, que mostram a necessidade de polticas especificas para enfrentar este problema, h necessidade de uma ao 86

conjunta entre desenvolvimento urbano e polticas ambientais, em que gua, esgoto sanitrio e os resduos domsticos e industriais tenham origem e destino transparentes. (SANTOS et. al., 2002) Pois, no se deve levar em conta somente impactos ambientais com significativa degradao ambiental, pois problemas relacionados gua, esgoto sanitrio e resduos slidos esto presentes em todas as cidades, afetando diretamente a vida da populao, que deve cobrar do poder pblico solues imediatas para estes problemas to presentes na vida urbana e que afetam negativamente a qualidade ambiental das cidades.

5.5 Quadro Comparativo

Abaixo segue quadro VIII, que mostra um comparativo entre as Avaliaes de Impactos Ambientais no Brasil, Estados Unidos da Amrica e Frana.

Quadro VIII Comparao entre as situaes dos sistemas de AIA dos Estados Unidos, Frana e Brasil. Pas Itens Legislao EUA National Environmental Policy Act NEPA, 1970. Council on Environmental Quality (CEQ). Frana Loi Relative La Protection de La Nature (1976). Decreto de Aplicao (1977). Brasil Resoluo CONAMA 001/86. Lei 6.938/81 Poltica Nacional de Meio Ambiente. Constituio Brasileira 1988, Cap. 4 art. 225, 1 - inciso 4. Diretrizes dos estudos /manuais 1971 Matriz de Leopold 1977 JAN; Manuais do Ministrio do Ambiente e de 87 Termo de Referncia

URBAN: Stacey Center Estatsticas 1970-1974 (julho) 5.500 RIMAs. Fim 1976 (6 anos NEPA) 7.865 RIMAs. 1970-1980, 10.475 RIMAs. Estudos/ano 1.200

Qualidade de Vida, 1977, 1978. Nos 30 primeiros meses 10.000 EIAs. ?

5.000

? (no h estatstica em nvel nacional)

Monitoramento

Governo

Governo

? (Governo e automonitorao)

Instrumentaliza o Anlise

Planejamento

Licenciamento

Licenciamento

Locacional; Tecnolgica; Ambiental/ecolgica

Efeitos ambientais Medidas mitigadoras

Legislao Americana com prtica na abordagem francesa.

Principal executor dos EIAs

Governo

Iniciativa privada

Iniciativa privada

Fonte: ROHDE, 2002, p. 56.

Conforme podemos ver no quadro VIII, o Brasil apresenta algumas lacunas, no que se refere ao seu sistema de implantao da Avaliao de Impactos Ambientais, como a ausncia de estatsticas sobre o nmero de EIAs produzidos no pas, problemas no monitoramento ambiental, alm de que as diretrizes bsicas dadas pelo termo de referncia, muitas vezes so vagas e interpretativas.

88

Pois apesar destes termos de referncia serem de diferentes contedos para diferentes tipos de empreendimento, nem sempre este termo se adequa e atende a todas as reais necessidades do empreendimento. Alm das lacunas apresentadas, tem-se ainda, algumas limitaes no sistema de EIAs/RIMAs, como por exemplo, a inexistncia de um quadro jurdico originalmente brasileiro, o que gera um grande problema, pois a legislao brasileira se baseia na legislao dos Estados Unidos, que como podemos ver no quadro, utiliza o EIA/RIMA como instrumento de planejamento, e a prtica se baseia na aplicao Francesa, que utiliza o EIA/RIMA como documento do licenciamento ambiental, assinalou ROHDE (2002) Como tambm pode ser observada no quadro VIII, a legislao dos EUA, est fixada basicamente em uma Lei, que seria a National Environmental Policy Act NEPA, e num Conselho de Qualidade, o Council on Environmental Quality (CEQ), j a Frana, se baseia na Lei de proteo natureza, chamada Loi Relative La Protection de La Nature (1976), e diferentemente destes pases o Brasil se baseia em decretos e resolues, pois a nica Lei de referncia brasileira a Constituio Federal de 1988, o que faz com as questes ambientais sejam consideradas basicamente em segundo plano at mesmo pela legislao ambiental. Em relao ao nmero de EIA/RIMAs elaborados por ano no Brasil, em comparao com os EUA e com a Frana, que possuem um contagem sistemtica e atualizada do nmero de estudos realizados em seus territrios, os rgos ambientais brasileiros responsveis para tal, no possuem estas informaes, fazendo com que no se tenha acesso ao nmero de empreendimentos que necessitaram de EIA/RIMA, quantos foram aprovados, quais as principais atividades que tm passado por este processo entre outras informaes que deveriam ser obtidas para um melhor acompanhamento referente a estes estudos. Alm da falta de monitoramento do empreendimento por parte dos rgos ambientais brasileiros, pois o governo dos EUA e o governo francs so os responsveis por efetuar este monitoramento, e o fazem com preciso, o que no acontece no Brasil, pois no se tem uma fiscalizao governamental eficaz, e quando se tem estas fiscalizaes, elas s acontecem em nveis que no so compatveis com as dimenses nacionais e seus reais problemas. 89

Sem contar ainda com a falta de preparo da maioria dos rgos ambientais e de seus profissionais que, por falta de recursos, no tm informaes suficientes sobre os projetos, condies operativas de trabalho e estmulo ao crescimento intelectual. Como os interesses econmicos e polticos sempre esto presentes nas concluses dos EIAs/RIMAs, o resultado so documentos mal elaborados e no condizentes com a realidade. Podendo gerar tambm, como citado no decorrer do trabalho, a formulao de documentos sem qualquer contedo cientfico referente rea de implantao do empreendimento, o que chamamos de indstria do EIA/RIMA. Alm da elaborao de documentos com informaes insuficientes, que pode ser advindo da falta de integrao da equipe elaboradora, relatrios sem informaes precisas e objetivas, e tambm a possvel falta de recursos disponveis para a elaborao do EIA/RIMA. Nota-se tambm pelo Quadro VIII, que o principal executor dos EIAs nos EUA o governo, este fato faz com que este estudo seja muito mais completo e investigativo, pois no se tem a relao direta entre a empresa de consultoria e o proponente do projeto, ficando tudo a cargo do prprio rgo ambiental, o que infelizmente no acontece no Brasil e na Frana, nos quais os principais executores destes estudos so a iniciativa privada, fazendo com que a elaborao destes estudos se torne tendenciosa e menos crtica.

90

6 LISTA DE CHECAGEM PARA A ANLISE DE EIA/RIMA

Listas de checagem so ferramentas relativamente simples para analisar EIA/RIMA e possuem a grande vantagem de serem utilizadas por diversos interessados. Segundo Siqueira e Marques (2002), aps a elaborao do EIA/RIMA, necessrio que este estudo passe por uma lista de checagem, conforme quadro IX.

Quadro IX Lista de checagem para a anlise de EIA/RIMA ou de outros documentos tcnicos exigidos no licenciamento ambiental (PCA, RCA, PRAD, etc.) ITEMIZAO QUESTES A SEREM CONSIDERADAS AVALIA O 1. Mtodos e tcnicas utilizados para a realizao dos estudos ambientais 1.1 O Mtodo e as tcnicas escolhidos para a realizao do EIA/RIMA ou de outros documentos tcnicos semelhantes so adequados: - Ao objeto de estudo? - regio onde se insere o empreendimento? - s caractersticas e quantidades de dados disponveis e/ou possveis de serem levantados no tempo de realizao do estudo?

1.2 Foram definidos os passos metodolgicos que levem: - Ao diagnstico da situao existente? - Ao diagnstico dos efeitos ambientais potenciais do empreendimento proposto e de suas alternativas tecnolgicas e locacionais?

91

- identificao dos recursos tecnolgicos e financeiros para a mitigao dos efeitos negativos e de potencializao dos efeitos positivos? - s medidas de controle e monitoramento dos impactos? 2. reas de influncia do empreendimento 2.1. Foram definidos com clareza os critrios ecolgicos e socioeconmicos para a delimitao da rea de influncia do empreendimento?

2.2. Foi feita a delimitao da rea de influncia do empreendimento para cada fator natural (solos, guas superficiais, guas subterrneas, atmosfera, vegetao/flora)?

2.3 Foi feita a delimitao da rea de influncia do empreendimento para os componentes culturais, econmicos e scio-polticos da interveno proposta? 3. Espacializao 3.1 Foi definida a base cartogrfica da anlise e da apresentao dos resultados 3.2 Foi definida a escala adequada interpretao dos dados disponveis e pesquisados e ao registro das concluses/recomendaes? 4. Identificao, previso da magnitude e interpretao da importncia dos 4.1 Foram indicados com clareza os mtodos, tcnicas e critrios adotados para a identificao, quantificao e interpretao dos provveis impactos ambientais da implantao e operao das atividades do empreendimento? geograficamente referenciada para o registro dos resultados do estudo?

92

provveis impactos relevantes 4.2 Foram mostrados com transparncias os provveis efeitos da implantao e operao das atividades do empreendimento sobre: sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais?

4.3 Foi feita a caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia do empreendimento, comparando as diferentes situaes de adoo do projeto, plano ou programa e suas alternativas, bem como a hiptese de sua no realizao?

4.4 Foi feita a anlise dos impactos ambientais significativos do projeto, plano ou programa e de suas alternativas, com a discriminao dos efeitos ambientais potenciais? - Positivos e negativos (benficos e adversos)? - Diretos e indiretos (cadeia de efeitos)? - Imediatos e a mdio e longo prazo? - Temporrios e permanentes?

4.5 Foram feitas as definies das medidas de mitigao dos impactos negativos, dentre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, e a avaliao de eficincia de cada uma delas?

93

4.6 Foi elaborado o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos e indicados os fatores e parmetros a serem considerados?

4.7 Foram analisados: - O grau de reversibilidade dos impactos? - As propriedades cumulativas e sinergticas dos impactos? - A distribuio dos custos e dos benefcios sociais do empreendimento?

5. Alternativas econmicas e tecnolgicas para a mitigao dos danos potenciais sobre o ambiente

5.1 Foram indicadas as alternativas econmicas e tecnolgicas do empreendimento para a mitigao dos danos potenciais sobre os fatores naturais e sobre os ambientes econmicos, culturais e scio-polticos?

5.2 Foram identificados: - Os procedimentos de projeto que contribuem para a mitigao dos impactos negativos? - Os procedimentos do projeto que contribuem para a potencializao dos impactos positivos?

Fonte: Siqueira e Marques (2002).

Para facilitar o trabalho dos analistas de EIA/RIMA, foram criadas estas listas de checagem, que tem como funo orientar a anlise. Como pode ser observado no Quadro IX, estas listas contm um rol dos principais elementos que devem estar presentes em um EIA e podem ainda trazer algumas recomendaes para a sua avaliao, conforme Snches (2008).

94

A elaborao de uma lista de verificao dever refletir os requisitos da legislao e da regulamentao em vigor na jurisdio em que se d o processo de AIA, e tambm as prioridades do organismo que realiza a anlise dos estudos de impacto ambiental. Desse modo, no se pode pensar em uma lista universal, mas em listas adaptadas a cada jurisdio. (SNCHES, 2008, p. 396)

Entretanto, de nada adianta a lista ser bem elaborada se a anlise no for feita de maneira criteriosa e balanceada, e se a equipe responsvel pela anlise no tiver competncia tcnica na sua verificao, pois se tem diferentes maneiras de buscar a qualidade e objetividade nas anlises, mas nada substitui um profissional qualificado.

95

CONSIDERAES FINAIS

Desde a sua primeira institucionalizao em 1970, nos Estados Unidos, a Avaliao de Impacto Ambiental se tornou um importante instrumento de gesto ambiental em todo o mundo, pois esta uma forma de tratar o ambiente de maneira justa e racional por meio de instrumentos tcnicos. No Brasil, a Avaliao de Impacto Ambiental foi erigida categoria de instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente na dcada de 1980, e rapidamente se tornou um instrumento bsico no licenciamento ambiental brasileiro, ampliando as tcnicas e metodologias na otimizao da relao da sociedade com o ambiente construdo, e tambm com os cuidados necessrios questo ambiental, tanto na sua conservao, preservao ou recuperao ambiental. Com a Resoluo 001/86 do CONAMA, ficou regulamentada a obrigatoriedade da elaborao de EIA/RIMA para qualquer projeto que cause significativo impacto ambiental. Foi uma grande conquista na proteo e preservao do meio ambiente, e se tornou um importante instrumento de gesto, pois, aumenta a viabilidade a longo prazo, de empreendimentos e pode ajudar a evitar erros que trariam danos ambientais e econmicos expressivos ou de difcil recuperao posterior. No entanto, pode-se dizer que o EIA/RIMA ainda passa por processos de amadurecimento, necessitando de uma regulamentao por meio de uma lei ordinria, pois ele representa hoje um papel inestimvel no controle da qualidade ambiental, e no pode mais ser baseado e regulamentado por meio de resolues e decretos, limitando assim a sua rea de atuao e comprometimento por parte da prpria legislao. Ele desempenha um papel de suma importncia para possamos ter um ambiente mais equilibrado e saudvel, tornando-se um elemento de valor inestimvel, no uso ou controle da qualidade ambiental, avaliando as decises, tanto pblicas quanto privadas, que afetam diretamente o nosso ambiente. No se pode dizer que o EIA/RIMA apenas uma exigncia burocrtica, ou atualmente, um modismo, com o qual no se tem resultados concretos, pois por meio de mecanismos judiciais, como ao civil pblica e ao popular 96

constitucional, podem ser observados resultados palpveis na garantia de uma melhor qualidade ambiental, ao alcance de a toda populao. Outro aspecto muito importante diz respeito participao popular, por intermdio de audincias pblicas, pois por meio delas que os cidados interessados tm a oportunidade de questionar, criticar, apoiar, ou at mesmo condenar o projeto. Enfim, o cidado pode colocar em pauta a sua posio referente ao empreendimento pretendido, podendo a validade da licena ser cancelada, se no houver esta audincia pblica. No entanto, esta participao pblica, que um dos principais atributos da Avaliao de Impactos Ambientais, na maioria das vezes acontece de maneira formal, previsvel e at mesmo de maneira orientada. E quando nenhuma destas caractersticas de formalidade,

previsibilidade e orientao esto presentes na audincia pblica, a voz da populao geralmente no ouvida, pois, a sobreposio de interesses econmicos e polticos, perpassam os interesses de uma maioria de ser prejudicada em funo de um benefcio normalmente concentrado. Apesar dos grandes e inegveis benefcios que o EIA/RIMA proporciona, no s para o ambiente, mas tambm para a sociedade, est longe de ser o que realmente deveria, pois, a distncia a ser percorrida entre aquilo que prev a lei e o que de fato acontece na realidade brasileira, muito grande. Nota-se tambm que a elaborao deste documento enfrenta srios problemas que devem ser combatidos o mais rapidamente possvel, pois, projetos irregulares esto sendo aprovados e seus danos ambientais esto ficando s cegas diante de um interesse meramente econmico. Muitas vezes, devido ao compromisso da empresa de consultoria com o empreendedor, que a contrata, tm-se a formulao de documentos totalmente distorcidos, com o intuito de se defender ao mximo o proponente do projeto e seu referido empreendimento, fazendo com que estes documentos sejam viciados. Sem contar a ausncia de trabalhos em equipes multi, inter ou transdisciplinar, durante todo o processo de elaborao destes estudos, no h relaes entre os diversos profissionais responsveis pelas questes sociais, econmicas e ambientais, ou seja, estes pesquisadores no mantm relaes diretas com todas as questes envolvidas no processo, fazendo com que este 97

estudo se torne pouco discutido e com carncias na integrao entre os pesquisadores. Com a utilizao do geoprocessamento e do sensoriamento remoto, as licenas ambientais ficam mais completas, porm, devemos ficar atentos para o fato de que estes estudos tm recorrido muito a estas diversas tecnologias, o que acaba gerando uma valorizao excessiva do conhecimento estritamente tcnico, em detrimento do domnio dos conceitos e metodologias de investigao ambiental. Devemos nos ater tambm a toda essa evoluo temtica e conceitual por que passa o ambiente, a legislao brasileira deve se atentar a este fato, pois, estamos diante de um novo tempo, mais globalizado, mais complexo. Apesar de a legislao ambiental brasileira ser uma das mais modernas do mundo, ela anterior a esse processo, portanto, alguns conceitos mudaram, novos paradigmas surgiram e uma nova situao ambiental est diante de ns. Sem contar os pressupostos da globalizao, que impem modelos de desenvolvimento muitas vezes homogneos, ou seja, no compatveis com as caractersticas ambientais locais, de suma importncia compreender que a Avaliao de Impactos Ambientais e o EIA/RIMA so instrumentos essenciais na preveno aos danos ambientais. Cabe ento, aos nossos governantes fazer cumprir um controle mais eficiente e eficaz diante de todos estes problemas, pois, por um lado, as polticas pblicas tm contribudo para estabelecer um sistema de proteo ambiental no pas, por outro lado, o poder pblico incapaz de fazer os indivduos e as empresas cumprirem a legislao ambiental de maneira efetiva. Sabemos que todo e qualquer projeto de desenvolvimento

socioeconmico interfere direta ou indiretamente no meio ambiente, e da mesma forma, certo de que este crescimento inevitvel e cresce de forma acelerada, devemos ento, discutir os instrumentos e mecanismos que os conciliem, minimizando o quanto for possvel os impactos ecolgicos negativos e, conseqentemente, os custos econmicos e sociais. muito importante tambm que a sociedade civil participe mais ativamente das questes ambientais, pois esta importncia ambiental est bem estabelecida no nvel do discurso, apesar de os comportamentos individuais estarem muito aqum da conscincia ambiental presente neste discurso. 98

REFERNCIAS

AB`SABER, Aziz Nacib, MLLER-PLANTENBERG, Clarita (orgs.) Previso de Impactos: O estudo de impacto ambiental no Leste, Oeste e Sul. Experincias no Brasil, na Rssia e na Alemanha 2. ed. 1 reimpr. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2002.

ALVES, Alaor Caf, Anlise ambiental do ponto de vista jurdico. In: TAUK, Smia Maria (org.) Anlise Ambiental: uma viso multidisciplinar. 2 ed., So Paulo: Ed. UNESP, 1995. p. 65 71.

ASSUNO, Joo V. de. Critrios para estudo prvio de impacto ambiental. In: TAUK, Smia Maria (org.) Anlise Ambiental: uma viso multidisciplinar. 2 ed., So Paulo: Ed. UNESP, 1995. p. 73-88.

BASTOS, A. C.; ALMEIDA, J. R. Licenciamento ambiental brasileiro no contexto da Avaliao de Impactos Ambientais. In: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (org). Avaliao e percia ambiental. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1999.

CUSTDIO, Helita Barreira, Legislao brasileira do estudo de impacto ambiental. In: TAUK, Smia Maria (org.) Anlise Ambiental: uma viso multidisciplinar. 2 ed., So Paulo: Ed. UNESP, 1995. p. 45-71.

GROSSI, Suely Regina Del. Geografia e o conceito de natureza. In: Sociedade & Natureza, Uberlndia, 5 (9 e 10): 1993, p. 125-129.

MACHADO, P.A.L. Direito Ambiental Brasileiro. 10. Ed., revista, ampliada e atualizada. So Paulo: Malheiros, 2002.

99

MILAR, Edis. Direito do ambiente: doutrina, jurisprudncia, glossrio. 3 ed. rev. Atual. e ampliada. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2004. p. 428480.

MOREIRA, Iara Verocai Dias; Vocabulrio bsico de meio ambiente. Rio de Janeiro: Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, 1990. p 33.

MURATORI, Ana Maria. A natureza no final do sculo XX. In: Revista Paranaense de Geografia. Curitiba PR n. 03, 1998, p. 46-48.

RIBEIRO, Helena. Estudo de impacto ambiental como instrumento de planejamento. In: PHILLIPI JR., Arlindo, ROMERO, Marcelo de A., BRUNA, Gilda C. ( editores). Curso de Gesto Ambiental. Barueri SP: Manole, 2004 (Coleo Ambiental, 1) USP, p. 759-790.

RODRIGUES, Joo Roberto. Roteiro para apresentao de Estudo de Impacto Ambiental EIA e Relatrio de Impacto Ambiental RIMA. In: VERDUM, Roberto; MEDEIROS, Rosa M. V.(orgs) Rima, Relatrio de Impacto Ambiental: legislao, elaborao, e resultados. 2. ed, Porto Alegre; Ed. UFRGS, 1992. p. 83-99.

ROHDE, Geraldo M. Estudos de impacto ambiental: a situao brasileira. In: VERDUM, Roberto; MEDEIROS, Rosa M. V.(orgs) Rima, Relatrio de Impacto Ambiental: legislao, elaborao, e resultados. 2. ed, Porto Alegre; Ed. UFRGS, 1992. p. 23-42.

SNCHES, Luis Enrique, Avaliao de impacto ambiental: conceitos e mtodos, Luis Enrique Snches So Paulo: Oficina de Textos, 2008.

SIQUEIRA, Josio D. P.; MARQUES, Themis P. Curso EIA/RIMA Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental Novas tendncias profissionais. CREA-PR, 2002.

100

SILVA, Jorge X. da. A pesquisa ambiental na Brasil: uma viso crtica. In: CHISTOFOLETTI, Antnio, et all. (orgs).Geografia e meio ambiente no Brasil. 2 ed. , So Paulo; Ed. Hucitec, 1998. p. 346-370

SANTOS, C. R. dos; ULTRAMARINI, C.; DUTRA, C. M. Artigo-base sobre meio ambiente urbano In: CAMARGO, Aspsia, et all (orgs). Meio ambiente Brasil: avanos e obstculos ps-Rio-92. So Paulo; Ed. Estao Liberdade, 2002, p. 337-370.

VIOLA, Eduardo. A problemtica ambiental no Brasil (1971-1991): da proteo ambiental ao desenvolvimento sustentvel. In: GRIMBERG, E. (Coord.). Ambiente urbano e qualidade de vida. So Paulo: Polis, 1991. p. 4-14.

REFERNCIAS DE PORTAIS ELETRNICOS

BRASIL. Cdigo Florestal. Lei n. 4771, 15 de Set. de 1965. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4771compilado.htm> Acesso em: 18/08/2009

BRASIL. Constituio 1988. Constituio da Republica Federativa do Brasil. Braslia: Distrito Federal: Senado, 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: 25/09/2009

BRASIL, Ministrio de Minas e energia. Disponvel em: <http://www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/rcm_02.htm> Acesso em: 15/09/2009

BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Programa Nacional de Capacitao de gestores ambientais: licenciamento ambiental / Ministrio do Meio Ambiente. Braslia: MMA, 2009. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/sitio/> Acesso em: 10/05/2008

FEAM - Fundao Estadual do Meio Ambiente, Belo Horizonte. Disponvel em: <http://www.enge.com.br/eiarima_agua.pdf> Acesso em: 17/09/2009 101

FRANCO, Jos L. de A. Natureza no Brasil: idias, polticas, fronteiras (19301992). Disponvel em: <http://www.nethistoria.com/index.php?pagina=ver_texto&titulo_id=189> Acesso em: 02/05/2008

IBAMA, Avaliao de Impacto Ambiental: agentes sociais, procedimentos e ferramentas. Braslia: IBAMA, 1995. Disponvel em: http://www.tecnologiasambientais.com/documentos,1,2,14,0,1.html Acesso em: 26/09/2009

Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=313> Acesso em: 04/05/2008

Resoluo CONAMA 001/86. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html> Acesso em: 04/05/2008

Resoluo CONAMA 006/86 Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0686.html > Acesso em: 18/06/2009

Resoluo CONAMA 011/86. Disponvel em: <http://www.lei.adv.br/011-86.htm> Acesso em: 18/06/2009

Resoluo CONAMA 006/87. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res87/res0687.html > Acesso em: 18/06/2009

Resoluo CONAMA n. 009/87. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res87/res0987.html> Acesso em: 18/06/2009

102

Resoluo CONAMA 001/88 Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res88/res0188.html> Acesso em: 20/06/2009

Resoluo CONAMA 009/90. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res90/res0990.html> Acesso em: 06/10/2009

Resoluo CONAMA 010/90. Disponvel em: <http://www.lei.adv.br/010-90.htm> Acesso em: 06/10/2009

Resoluo CONAMA 237/97. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=237> Acesso em: 19/08/2009

RIO DE JANEIRO. Ministrio do Meio Ambiente. Decreto Lei Estadual n 134 de 16 de junho de 1975. Disponvel em: http://www.lei.adv.br/134-75.htm Acesso em: 12/08/2009.

PINTO, M. A. de B.; FERREIRA, Y. N. De volta natureza: condomnios horizontais fechados e a valorizao do verde. Londrina PR, 2006. Disponvel em: <http://www.sisgeenco.com.br/sistema/encontro_anppas/ivenanppas/ARQUIVO S/GT11-450-88320080510233228.pdf?PHPSESSID=cb49d298f236f5aca0d2d7fc418c0d59> Acesso em: 28/05/2008.

103

Anda mungkin juga menyukai