Anda di halaman 1dari 10

Concursos

O conectivo se...ento..e a condicional MATEMTICA MDULO 2 Prof. FBIO SOARES(PIAU) NOES DE LGICA Princpios Fundamentais da Lgica Princpio da contradio: uma proposio no pode ser falsa e verdadeira, simultaneamente. Princpio do terceiro excludo: qualquer proposio ou verdadeira ou falsa. verdade (V) falsa (F) representada pelo smbolo p q e tem a seguinte tabelaverdade: p q pq V V V V F F F V V F F V As seguintes expresses podem se empregar como equivalentes de "Se A, ento B": Se A, B. B, se A. Quando A, B. Todo A B. A implica B. A suficiente para B. B necessrio para A. A somente se B. Teorema contra-recproco p q equivalente a (~q) (~p) Exemplo: Se um nmero inteiro par ento o seu quadrado tambm par o mesmo que se o quadrado de um nmero inteiro no par ento o nmero inteiro no par. se e somente se e a Bicondicional representada pelo smbolo p q e tem a seguinte tabelaverdade: p q p q V V V V F F F V F F F V Podem-se empregar tambm como equivalentes de "A se e somente se B" as seguintes expresses: A se e s se B. Todo A B e todo B A. Todo A B e reciprocamente. Se A ento B e se B ento A. A somente se B e B somente se A. A suficiente para B e B suficiente para A. B necessrio para A e A necessrio para B. Equivalncia lgica Definio A proposio P equivalente proposio Q se, e somente se, a bicondicional P Q for uma tautologia ou que P e Q tem a mesma tabela-verdade. Representa-se por P Q e l-se P equivalente a Q Exemplo: Dizer: No vai no , equivalente a dizer : vai

Valor Lgico:

Conectivos lgicos Os usuais so: no, e, ou, se...ento..., e se e somente se... O conectivo NO e a NEGAO A negao de uma proposio p uma nova proposio cujo valo lgico V quando p falsa e F quando p verdadeira. A negao de p representada pelo smbolo ~ p que se l no p e tem a seguinte tabela-verdade: p ~p V F F V Obs: A negao de O menino honesto O menino no honesto ou no verdade que o menino honesto. O CONECTIVO e E A CONJUNO A conjuno representada pelo smbolo p ^ q que se l p e q e tem a seguinte tabela-verdade: p q p^q V V V V F F F V F F F F Conceito ou e a DISJUNO A disjuno de duas proposies p e q seguinte tabelaverdade: p V V F F q V F V F Pvq V V V F

Observao: O conectivo ou, representado pelo smbolo v, inclusivo e significa pelo menos um. Pode-se, entretanto atribuir ao conectivo ou o sentido de excluso. Neste caso o smbolo utilizado v e significa um s.

TJ - 2006

Concursos

Exemplo: Hoje choveu ento fiquei em casa equivalente a hoje no choveu ou fiquei em casa. Propriedades p^q pvq p ^ (q ^ r) p v (q v r) p ^ (q v r) p v (q ^ r) ~ ( p ^ q) ~ (~p) (p q) q^p qvp (p ^ q) ^ r (p v q) v r (p ^ q) v (p ^ r) (p v q) ^ (p v r) (~p) v (~q) P (~q) (~p)

2.

P1: Todos os apaixonados gostam de flores. P2: Mriam gosta de flores. C : Mriam uma apaixonada.

Argumento Vlido Dizemos que um argumento vlido quando a sua concluso uma conseqncia obrigatria do seu conjunto de premissas. importante observar que ao discutir a validade de um argumento irrelevante o valor de verdade de cada uma de suas premissas. Em Lgica, o estudo dos argumentos no leva em conta a verdade ou a falsidade das proposies que compem os argumentos, mas to-somente a validade destes. Exemplo: O silogismo: "Todos os pardais adoram jogar xadrez Nenhum enxadrista gosta de peras. Portanto, nenhum pardal gosta de peras." est perfeitamente bem construdo, sendo, portanto, um argumento vlido, muito embora a validade das premissas seja questionvel. Argumento Invlido Dizemos que um argumento invlido, sofisma ou falacioso, quando a verdade das premissas no suficiente para garantir a verdade da concluso. Exemplo: O silogismo: "Todos os alunos do curso passaram. Maria no aluna do curso. Portanto, Maria no passou." um argumento invlido, falacioso, pois as premissas no garantem a verdade da concluso. Maria pode ter passado mesmo sem ser aluna do curso, pois a primeira premissa no afirmou que somente os alunos do curso haviam passado. Exerccios de fixao 01. Assinale a assertiva incorreta. a) A negao de "2 par e 3 mpar" "2 no par ou 3 no mpar" . b) A negao de "5 primo ou 7 par" "5 no primo e 7 no par'. c) A negao de 2 5 2 5. d) A negao de "existe um nmero primo par" "qualquer nmero primo no par". 02. Se correr o bicho pega . Assim sendo: a) Correr condio necessria para o bicho pegar. b) O bicho pegar condio suficiente para correr. c) Correr condio necessria e suficiente para o bicho pegar. d) Correr condio suficiente para o bicho pegar. e) O bicho pegar condio necessria e suficiente para correr. 03. Andr vai missa se, e somente se, Ricardo vai ao cinema. Sabe-se que Andr no vai missa, logo: I. Ricardo vai ao cinema.

PROPOSIES CATEGRICAS Alguns argumentos vlidos nem sempre dependem unicamente das operaes lgicas com os conectivos antes lembrados para provar a sua validade. Tais argumentos no podem ser justificados somente atravs da lgica proposicional. Quantificadores Todo, Algum, e Nenhum As proposies categricas podem apresentar-se de quatro formas distintas: Todo S P Nenhum S P Algum S P Algum S no P Proposio universal afirmativa Proposio universal negativa Proposio particular afirmativa Proposio particular negativa

Exemplo: Todo baiano gosta de ax music. Sendo assim: Todo aquele que no gosta de ax music no baiano. Obs: Para negar todos, basta um. Ex: Pedro e Fbio olham para um grupo de mulheres. Pedro diz: Todas so loiras. Fbio diz: Pedro voc est errado, pois uma no . Obs: Uma boa maneira de resolver os problemas de proposies categricas com o uso do diagrama de Euler/Venn nas relaes entre conjuntos. ARGUMENTO Denomina-se argumento a relao que associa um conjunto de proposies P1, P2, ... Pn , chamadas premissas do argumento, a uma proposio C a qual chamamos de concluso do argumento. No lugar dos termos premissa e concluso podem ser usados os correspondentes hiptese e tese, respectivamente. Os argumentos que tm somente duas premissas so denominados silogismos. Assim, so exemplos de silogismos os seguintes argumentos: 1. P1: Todos os artistas so apaixonados. P2: Todos os apaixonados gostam de flores. C : Todos os artistas gostam de flores.

TJ - 2006

Concursos

II. Nada se pode afirmar sobre Ricardo. III. Ricardo no vai ao cinema. a) Apenas I verdadeira b) Apenas II verdadeira c) Apenas III verdadeira d) I e II so verdadeiras I e III so verdadeiras 04. Joo atleta ou Maria estudante. Ento: a) b) c) d) Se Maria no estudante ento Joo no atleta. Se Joo no atleta ento Maria no estudante. Joo atleta e Maria estudante. Se Maria no estudante ento Joo atleta.

b) no vejo Carlos, e estou deprimida, e chove, e faz calor. c) vejo Carlos, e no estou deprimida, e no chove, e faz calor. d) no vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e no faz calor. e) vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e faz calor. 10.Sabe-se que nenhum amigo meu amigo seu e que alguns amigos dele so seus amigos. Assim, pode-se afirmar, corretamente: a) alguns de meus amigos so amigos dele b) alguns amigos dele so meus amigos c) nenhum amigo meu amigo dele d) alguns amigos dele no so meus amigos e) nenhum amigo dele meu amigo 11.Considerando todo livro instrutivo como uma proposio verdadeira, correto inferir que: a) Nenhum livro instrutivo uma proposio necessariamente verdadeira. b) Algum livro instrutivo uma proposio necessariamente verdadeira. c) Algum livro no instrutivo uma proposio verdadeira ou falsa. d) Algum livro instrutivo uma proposio verdadeira ou falsa. e) Algum livro no instrutivo uma proposio necessariamente verdadeira. 12. Todos os aprovados foram alunos do SUPER LGICO, todos os alunos do SUPER LGICO so inteligentes, pessoas inteligentes no ficam desempregadas, logo: a) Pelo menos uma pessoa que fez o SUPER LOGICO est desempregada. b) Alguns desempregados estudaram no SUPER LGICO. c) As pessoas empregadas foram aprovadas. d) Pessoas aprovadas no esto desempregadas e) Nem todos os inteligentes esto empregados 13.(BNB 2002 FCC) Considerando-se que todos os Gringles so Jirnes e que nenhum Jirnes Trumps, a afirmao de que nenhum Trumps pode ser Gringles : a) Necessariamente verdadeira. b) Verdadeira, mas no necessariamente. c) Necessariamente falsa. d) Falsa, mas no necessariamente. e) Indeterminada. 14. Considere as premissas: P1. Os bebs so ilgicos. P2. Pessoas ilgicas so desprezadas. P3. Quem sabe amestrar um crocodilo no desprezado. Assinale a nica alternativa que no uma conseqncia lgica das trs premissas apresentadas. a) Bebs no sabem amestrar crocodilos.

05. Chama-se tautologia a toda proposio que sempre verdadeira, independentemente da verdade dos termos que a compem. Um exemplo de tautologia : a) b) c) d) se Pedro bonito, ento Pedro bonito e o cu azul se Pedro bonito, ento Pedro bonito ou o cu azul se Pedro bonito ou o cu azul, ento o cu azul se Pedro bonito ou o cu azul, ento Pedro bonito e o cu azul

06. Se Ana for escola, ento, Ptrus ser tenista. Ou Carla brasileira, ou Rafaela ser mdica, ou Ptrus ser tenista Se Rafaela mdica, ento, Ana ir escola. Ora, Ptrus no ser tenista. Ento: a) Carla brasileira e Rafaela no ser mdica b) Carla no brasileira e Ana no ir escola c) Rafaela no mdica e Ana ir escola d) Rafaela mdica ou Ana ir escola e) Rafaela mdica e Ptrus no ser tenista 07.Se Fbio professor, ento Caio no rico. Maria linda ou Bento grego. Se Bento grego, ento Caio rico. Ora, Fbio professor. Logo: a) b) c) d) e) Maria no linda e Bento grego. Maria linda e Bento no grego. Bento grego ou Caio rico. Fbio professor e Caio rico . Caio rico e Maria linda.

08. A mar alta condio necessria e suficiente para o surfista festejar e condio necessria para o cachorro latir. O cu estar nublado condio necessria para o gato ficar em casa, e condio suficiente para o cachorro latir. O surfista no festejou, Logo: a) b) c) d) e) O cu estar nublado e o cachorro no latiu. O cachorro latiu ou a mar est alta. O gato ficou em casa e o cu no est nublado Se o gato no ficou em casa, ento a mar est alta O cu no est nublado e a mar no est alta.

09. (MPU - 2004) Quando no vejo Carlos, no passeio ou fico deprimida. Quando chove, no passeio e fico deprimida. Quando no faz calor e passeio, no vejo Carlos. Quando no chove e estou deprimida, no passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje a) vejo Carlos, e no estou deprimida, e chove, e faz calor.

TJ - 2006

Concursos

b) Pessoas desprezadas so ilgicas. c)Pessoas desprezadas no sabem amestrar crocodilos. d) Pessoas ilgicas no sabem amestrar crocodilos. e) Bebs so desprezados. 15. Uma prova era constituda de dois problemas, 300 alunos acertaram somente um dos problemas. 260 acertaram o segundo, 100 alunos acertaram os dois e 210 erram o primeiro. Quantos alunos fizeram a prova ? a) b) c) d) e) 610 400 450 350 870

se tambm que, dos 100.000 torcedores, 85.000 eram corintianos, 84.000 eram paulistas e que apenas 4.000 paulistas torciam para o Flamengo. Pergunta-se: Quantos torcedores eram no-paulistas ou noflamenguistas ? a) 64000 b) 55000 c) 96000 d) 16000 e) 15000 PROBLEMAS DE NEGAO, AFIRMAO, NMERO MNIMO E NMERO MXIMO DE EVENTOS Obs: I Organizar as informaes em esquemas lgicos II - Deve-se verificar as premissas uma, por uma, se no houver contradio a afirmao vlida. Exerccios 19. As seguintes afirmaes, todas elas verdadeiras, foram feitas sobre a ordem de arrumao dos 5 livros, que possuo, numa estante. I. A bblia est no centro e imediatamente antes do maior de todos. II. O dicionrio est antes do livro de lgebra e menor do que ele, este est imediatamente antes do menor de todos. III. O livro de raciocnio lgico est imediatamente depois do livro de geometria. Logo: a) O menor livro o de Geometria . b) Os dois primeiros so respectivamente Geometria e Raciocnio lgico. c) O maior o de lgebra e o menor a Bblia d) O Dicionrio o primeiro e a Bblia o menor. e) lgebra o maior e Raciocnio lgico o ltimo. 20.Os cinco netos de dona Maria esto passando frias na sua casa. Um certo dia a tv apareceu quebrada. Dona Maria perguntou aos cinco: Quem quebrou a tv? Cada um deles respondeu: Andr: ''Sou inocente'' Daniel: ''Andr disse a verdade Ccero: ''Beto o culpado'' Beto: ''Fernando o culpado'' Fernando: ''Beto mentiu'' Sabendo-se que apenas um dos garotos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado : a) b) c) d) e) Andr Fernando Ccero Beto Daniel

16. Com um grupo de 100 pessoas, foi feita uma pesquisa de opinio para determinar o nvel de aprovao popular a trs diferentes propostas de polticas governamentais para reduo da criminalidade. As propostas ( referidas como A, B e C) no eram mutuamente excludentes. Dos entrevistados, 78 so favorveis a pelo menos uma delas. 50 so favorveis proposta A, 30 proposta B e 20 proposta C. sabe-se, ainda, que 5 do total dos entrevistados so favorveis as trs propostas. Assim, a o nmero de entrevistados que so favorveis a pelo menos duas das propostas igual a: a) b) c) d) e) 12 17 15 22 5

17.Considere os pacientes de AIDS classificados em trs grupos de risco: hemoflicos, homossexuais e toxicmanos. Num certo pas, de 75 pacientes, verificou-se que:

41 so homossexuais; 9 so homossexuais e hemoflicos, e no so toxicmanos; 7 so homossexuais e toxicmanos, e no so hemoflicos; 2 so hemoflicos e toxicmanos, e no so homossexuais; 6 pertencem apenas ao grupo de risco dos toxicmanos; o nmero de pacientes que so apenas hemoflicos igual ao
nmero de pacientes que so apenas homossexuais;

o nmero de pacientes que pertencem simultaneamente aos trs


grupos de risco a metade do nmero de pacientes que no pertencem a nenhum dos grupos de risco.

Quantos pacientes pertencem simultaneamente aos trs grupos de risco? a) b) c) d) e) 2 3 1 0 1

18. No ltimo clssico Corinthians x Flamengo, realizado em So Paulo, verificou-se que s foram ao estdio paulistas e cariocas e que todos eles eram s corintianos ou s flamenguistas.Verificou-

21. Cinco amigas, Ana, Bia, Cati, Dida e Elisa, so tias ou irms de Zilda. As tias de Zilda sempre contam a verdade e as irms de

TJ - 2006

Concursos

Zilda sempre mentem. Ana diz que Bia tia de Zilda. Bia diz que Cati irm de Zilda. Cati diz que Dida irm de Zilda. Dida diz que Bia e Elisa tm diferentes graus de parentescos com Zilda, isto : se uma tia a outra irm. Elisa diz que Ana tia de Zilda. Assim, o nmero de irms de Zilda neste conjunto de cinco amigas dado por: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

Testemunha 4: Ele alto, olhos negros, cabelos crespos e no usa bigode. Cada testemunha descreveu corretamente uma e apenas uma das caractersticas do assaltante, e cada caracterstica foi corretamente descrita por uma das testemunhas. Assim, o assaltante : a) baixo, olhos azuis, cabelos lisos e usa bigode. b) alto, olhos azuis, cabelos lisos e usa bigode. c) baixo, olhos verdes, cabelos lisos e no usa bigode. d) estatura mediana, olhos verdes, cabelos crespos e no usa bigode. e) estatura mediana, olhos negros, cabelos crespos e no usa bigode. 26.(Fiscal Trabalho ) Trs amigos Lus, Marcos e Nestor so casados com Teresa, Regina e Sandra (no necessariamente nesta ordem). Perguntados sobre os nomes das respectivas esposas, os trs fizeram as seguintes declaraes: Nestor: "Marcos casado com Teresa" Lus: "Nestor est mentindo, pois a esposa de Marcos Regina" Marcos: "Nestor e Lus mentiram, pois a minha esposa Sandra" Sabendo-se que o marido de Sandra mentiu e que o marido de Teresa disse a verdade, segue-se que as esposas de Lus, Marcos e Nestor so, respectivamente: a) b) c) d) e) Sandra, Teresa, Regina Sandra, Regina, Teresa Regina, Sandra, Teresa Teresa, Regina, Sandra Teresa, Sandra, Regina

22. Um cavalo e um boi, para fugirem da fazenda, vestiram-se de elefante. Num certo ponto da estrada foram parados pelos capangas do fazendeiro. Os dois foram enfileirados e obrigados a falar. Sou um cavalo, disse o que tinha tromba amarela e orelha preta, sou um boi, disse o que tinha tromba vermelha e orelha verde. Sabe-se que um deles est mentindo ento: a) b) c) d) e) O cavalo est mentindo e o boi disse a verdade. O boi est de tromba vermelha e orelha verde. O cavalo est de tromba amarela e orelha preta. O cavalo disse a verdade e o boi est mentindo. O cavalo est de tromba vermelha e orelha verde.

23. Trs irmos, Carlos, Henrique e Pedro, esto viajando de avio pela primeira vez, e para se sentirem mais seguros e confiantes, esto sentados um do lado do outro. Carlos sempre fala a verdade; Henrique s vazes mente, s vezes fala a verdade; Pedro sempre mente. O que est esquerda diz: Carlos quem est sentado no meio. O que est no meio diz: Eu sou Henrique. Finalmente quem est direita diz: Pedro quem est sentado no meio. A seqncia correta, da esquerda para direita : a) b) c) d) e) Carlos, Henrique e Pedro. Henrique, Carlos e Pedro. Pedro, Carlos e Henrique. Henrique, Pedro e Carlos. Pedro, Henrique e Carlos

24.(Anal. Oramento ) Numa ilha h apenas dois tipos de pessoas: as que sempre falam a verdade e as que sempre mentem. Um explorador contrata um ilhu chamado X para servir-lhe de intrprete. Ambos encontram outro ilhu, chamado Y, e o explorador lhe pergunta se ele fala a verdade. Ele responde na sua lngua e o intrprete diz Ele disse que sim, mas ele pertence ao grupo dos mentirosos. Dessa situao correto concluir que a) Y fala a verdade. b) a resposta de Y foi NO. c) ambos falam a verdade. d) ambos mentem. e) X fala a verdade. 25.(Tcnico - SERPRO ) Depois de um assalto a um banco, quatro testemunhas deram quatro diferentes descries do assaltante segundo quatro caractersticas, a saber: estatura, cor de olhos, tipo de cabelos e usar ou no bigode. Testemunha 1: Ele alto, olhos verdes, cabelos crespos e usa bigode. Testemunha 2: Ele baixo, olhos azuis, cabelos crespos e usa bigode. Testemunha 3: Ele de estatura mediana, olhos castanhos, cabelos lisos e usa bigode.

27.Pedro guarda seus carrinhos em uma nica caixa em seu quarto. Nela encontra-se seis fuscas, nove Mercedes , duas camionetes , cinco BMW . quatro Ferraris. Uma noite, no escuro, Pedro abre a caixa e pega alguns carrinhos . O nmero mnimo de carrinhos que Pedro deve pegar para ter certeza de ter pegado ao menos dois carrinhos de tipos diferentes : a) b) c) d) e) 5 7 9 10 5

28. Messias reuniu-se com seus 12 irmos na ceia de Natal. Sobre as pessoas reunidas Pode-se afirmar que: a) b) c) d) e) Pelo menos duas delas nasceram no mesmo ano. Duas delas so mulheres. Pelo menos duas delas nasceram no mesmo ms. Uma delas nasceu num dia par. Pelo menos uma delas tem 1 filho. OPERAES ARITMTICAS E ALGBRICAS DA MATEMTICA BSICA

29. O triplo do nmero 1abcde abcde1. Determine a soma dos algarismos de qualquer um dos nmeros: a) 25 b) 26 c) 21 d) 23 e) 27

TJ - 2006

Concursos

30. Sabendo que 22222222n divisvel por 6. Os valores possveis para n so: a) 1e2 b) 2 e 3 c) 2 e 8 d) 0 e 2 e) 2 e 7

38. Uma pessoa saiu de casa para o trabalho decorrido 5/18 de um dia e retornou sua casa decorridos 13/16 do mesmo dia. Permaneceu fora de casa durante um perodo de a) b) c) d) e) 14 horas e 10 minutos 13 horas e 50 minutos 13 horas e 30 minutos 13 horas e 10 minutos 12 horas e 50 minutos

31.O MENOR nmero inteiro positivo que, ao ser dividido por qualquer um dos nmeros, dois, trs, cinco ou sete, deixa RESTO UM, : a) 106 b) 210 c) 211 d) 420 e) 421

32. Uma enfermeira recebeu um lote de medicamentos com 132 comprimidos de analgsico e 156 comprimidos de antibitico. Dever distribu-los em recipientes iguais, contendo, cada um, a maior quantidade possvel de um nico tipo de medicamento. Considerando que todos os recipientes devero receber a mesma quantidade de medicamento, o nmero de recipientes necessrios para essa distribuio . a) 24 b)16 c) 12 d) 8 e) 4 33.Dois sinais luminosos fecham juntos num determinado instante. Um deles permanece 10 segundos fechado e 40 segundos aberto, enquanto o outro permanece 10 segundos fechado e 30 segundos aberto. O nmero mnimo de segundos necessrios, a partir daquele instante, para que os dois sinais voltem a fechar juntos outra vez de: a) 150 b) 160 c) 190 d) 200 34. No nosso calendrio os anos tm 365 dias com exceo dos anos bissextos que tm 366 dias. Um ano bissexto quando mltiplo de 4, mas no mltiplo de 100, a menos que tambm seja mltiplo de 400. Quantas semanas completas possuem 400 anos consecutivos? a) b) c) d) e) 20.871 20.870 20.869 20.868 20.867

39.Renata digitou um trabalho de 100 pginas numerados de 1 a 100 e o imprimiu. Ao folhear o trabalho, percebeu que sua impressora estava com defeito, pois trocava o zero pelo um e o um pelo zero na numerao das pginas. Depois de consertar a impressora, quantas pginas teve que reimprimir, no mnimo ? a) 18 b) 20 c) 22 d) 30 e) 28

40.A soma de todos os nmeros mpares de dois algarismos menos a soma de todos os nmeros pares de dois algarismos : a) 50 b) 46 c) 45 d) 49 e) 48 EQUAO DO 1O GRAU 41.Um gavio diz a um bando de pombas: "Bom dia, minhas cem pombas". Uma delas lhe responde: 100 pombas! no somos ns. Se fssemos as que somos, mais a metade, mais a tera parte e mais o amigo gavio, ento sim, seramos 100". Quantas pombas eram? a) 72 b) 66 c) 54 d) 42 e) 36

42.Um certo brim perde, ao ser molhado, 1/11 do comprimento e 1/12 da largura. A largura primitiva era de 1,5 m. Quantos metros desse brim devemos comprar para, depois de molhado, obter 75 m2 ? a) 50m b) 54m c) 60m d) 65m e) 70m

35.O nmero N tem trs algarismos. O produto dos algarismos de N 126 e a soma dos dois ltimos algarismos de N 11. O algarismo das centenas de N : a) 2 b) 3 c) 6 d) 7 e) 9 36.Joozinho brinca de formar quadrados com palitos de fsforo como na figura a seguir.

43. A capacidade total de dois reservatrios juntos de 2000l. O primeiro contm gua at 3/4 de sua capacidade e o segundo, at a metade. Se colocamos a gua do primeiro no segundo, este ficar cheio. Qual a capacidade total do segundo, em metros cbicos ? a) 12 b) 1,2 c) 8 d) 0,8 e) 120 44.Pedro saiu de casa e fez compras em quatro lojas, cada uma num bairro diferente. Em cada gastou a metade do que possua e, ao sair de cada uma das lojas pagou R$ 2,00 de estacionamento. Se no final ainda tinha R$ 8,00, que quantia tinha Pedro ao sair de casa? a) R$ 220,00 b) R$ 204,00 c) R$ 196,00 d) R$ 188,00 e) R$ 180,00 45.Rafael tem 2 da idade de Roberto e 2 anos mais jovem que 3 4 da idade de Reinaldo. Reinaldo. A idade de Roberto representa 3 Em anos, a soma das idades dos trs :

A quantidade de palitos necessria para fazer 100 quadrados : a) 296 b) 293 c) 297 d) 301 e) 280 37. A fortuna de Joo foi dividida da seguinte forma. Um quinto para seu irmo mais velho, um sexto do restante para seu irmo mais novo e partes iguais do restante para cada um de seus 12 filhos. Que frao da fortuna cada filho recebeu? a)

1 20

b)

1 18

c)

1 16

d)

1 15

e)

1 14
TJ - 2006

Concursos

a) 48

b) 72

c) 58

d) 60

e) 34

46.A minha filha Pietra propus 20 problemas. Disse-lhe que para cada problema que acertasse dar-lhe-ia R$ 10,00, contudo, para cada problema que errasse ou no resolvesse, cobrar-lhe-ia uma multa de R$ 7,00. Pietra aceitou a proposta e quando concluiu a tarefa recebeu R$ 149,00. Quantos problemas acertou ? a) 15 b) 10 c) 17 d) 16

feita na razo inversa de seus respectivos tempos de servio no Tribunal. Se A, B e C trabalham no Tribunal h 3, 5 e 6 anos, respectivamente, o numero de formulrios que B devera conferir . a) 100 b) 120 c) 200 d) 240 e) 250 56. Uma herana ser dividida entre dois herdeiros em partes inversamente proporcionais s fortunas acumuladas por cada um deles at o momento da partilha. Inicialmente, as fortunas so de 10 milhes e 15 milhes e crescem a uma taxa de 10% (cumulativos) ao ano. Se a partilha ser consumada em 10 anos, que frao da herana caber ao herdeiro que possua inicialmente 15 milhes? a) 3/10 b) 2/5 c) d) 3/5 e) 7/10 REGRA DE TRS SIMPLES E COMPOSTA 57.Uma indstria produz 30.000 automveis por ms, funcionando 12 horas por dia. Quantos automveis seriam fabricados num ms, se a indstria funcionasse 16 horas diariamente ? a) 50.000 b) 45.000 c) 40.000 d) 38.000 e) 35.000 58. Numa competio de ciclismo, Carlinhos d uma volta completa na pista em 30 segundos, enquanto que Paulinho leva 32 segundos para completar uma volta. Quando Carlinhos completar a volta nmero 80, Paulinho estar completando a volta nmero: a) 79 b) 78 c) 76 d) 77 e) 75 59. Uma mquina que, trabalhando sem interrupo, fazia 90 fotocpias por minuto foi substituda por outra com eficincia de 1,5 da anterior. Suponha que a nova mquina tenha que fazer o mesmo nmero de cpias que a antiga, em uma hora de trabalho ininterrupto. Para isso, a nova mquina vai gastar um tempo mnimo, em minutos, de: 25 b) 30 c) 35 d) 40 60.Uma lebre est a 90m na frente de um cachorro que a persegue. Enquanto a lebre percorre 16m, o cachorro percorre 20m. Quantos metros dever percorrer o cachorro para alcanar a lebre? a) 360 b) 450 c) 90 d) 180 e) 300 61.Um automvel viajou 6 dias, rodando 6 horas por dia, a uma velocidade mdia de 80km/h. Em quantos dias ele faria a mesma viagem, se rodasse 8 horas por dia, a uma velocidade mdia de 90 km/h ? a) 8 b) 4 c) 5 d) 9 e) 3 62.Num parque de diverses, algumas crianas formavam fila para passear na montanha russa. Cada carrinho levava 5 crianas, e as partidas ocorriam a cada 40 segundos. A fila acabou em 12 minutos. Em quantos minutos a fila acabaria, se em cada carrinho fossem 6 crianas, e as partidas ocorressem de 28 em 28 segundos ? a) 7 b) 10 c) 9 d) 12 e) 15 63.Suponha que x2 macacos comem x3 bananas em x minutos (onde x um nmero natural dado). Em quanto tempo espera-se que 5 destes macacos comam 90 bananas? a) 11 minutos b) 18 minutos c) 16 minutos

47. A mdia aritmtica de seis nmeros 4. Quando acrescentamos um stimo nmero, a nova mdia 5. O nmero que foi acrescentado : a) 5 b) 6 c) 8 d) 10 e) 11 48.Antnio comprou 100 prendas para a festa que d sempre no fim do ano. As prendas de 3 espcies diferentes custaram R$ 10,00, R$ 3,00 e R$ 0,50, respectivamente. Sabendo que no total gastou R$ 100,00, podemos afirmar que a quantidade de prendas de R$ 10,00 que adquiriu igual a: a) 3 b) 2 c) 5 d) 1 e) 8 49. Meu pai me contou que, em 1938, conversava com o av dele e observam que a idade de cada um era expressa pelo nmero formado pelos dois ltimos algarismos dos anos em que haviam nascido. Assim, quando meu pai nasceu, a idade em anos de seu av era: a) 50 b) 55 c) 60 d) 65 e) 70 RAZO E PROPORO 50. Um aluno recebeu 36 problemas para resolver e um outro recebeu 45. O primeiro acerta 24 e o segundo 30. Qual dos alunos apresenta o melhor resultado? 51. sabe-se que p inversamente proporcional a q + 2 e que p = 1 quando q = 4. Quando q for igual a 1, teremos p igual a: a) 2 b) 0 c) d) 2 e) 3

52. Duas jarras iguais contm misturas de lcool e gua nas propores de 3 : 7 na primeira jarra e 3 : 5 na segunda jarra. Juntando-se os contedos das duas jarras obteremos uma mistura de lcool e gua na proporo de: a) 9 : 35 b) 3 : 5 c) 7 : 13 d) 21 : 35 e) 27 : 53 53.Da populao adulta de uma pequena cidade, 5/6 dos homens so casados com 7/8 das mulheres (casamento monogmico e entre pessoas de sexos diferentes). Qual a razo entre o nmero de pessoas no casadas e o total de pessoas ? a) 2/14 b) 3/16 c) 6/41 d) 7/24 e) 1 54. Deseja-se dividir um fio de 30m em duas partes, de acordo com a razo 2:3. Determine o valor, em metros, da parte menor: a) 18 b) 14 c) 15 d) 10 e) 12 55. Trs funcionrios, A, B e C, decidem dividir entre si a tarefa de conferir o preenchimento de 420 formulrios. A diviso devera ser

TJ - 2006

Concursos

d) e)

13 minutos 15 minutos

64. Dois guindastes, trabalhando juntos, descarregam um navio em 6 horas. Trabalhando em separado, sabendo-se que um deles pode descarregar o navio em 5 horas menos que o outro, quantas horas levaria cada um? a) 5 e 10 b) 11 e 16 c) 10 e 15 d) 3 e 8 e) 6 e 11

a) b) c) d) e)

94,2% x 95% x 95,13% x 95,24% x 95,5% x

PORCENTAGEM 65.Uma empresa concedeu aumento de 8% a seus funcionrios. Aps o aumento, um dos funcionrios passou a receber R$ 237,60. Qual era o salrio deste funcionrio ? a) b) c) d) e) R$ 200,00 R$ 220,00 R$ 196,00 R$ 162,00 R$ 212,00

70.Uma pra tem cerca de 90% de gua e 10% de matria slida. Um produtor coloca 100 quilogramas de pra para desidratar at o ponto em que a gua represente 60% da massa total. Quantos litros de gua sero evaporados? (lembre-se: 1 litro de gua tem massa de 1 quilograma). a) 15 litros b) 45 litros c) 75 litros d) 80 litros e) 30 litros 71..Um empregado recebe um salrio mensal para trabalhar 8 horas dirias. Trabalhando 2 horas extras todo dia, ele tem um acrscimo de 50% em seu salrio. Quanto ele ganha a mais por hora extra? a) 50 % b) 60 % c) 80 % d) 100 % e) 120 %

66. Um concurso, desenvolvido em trs etapas sucessivas e eliminatrias, eliminou 30% dos k candidatos iniciais na 1a etapa, 20% dos remanescentes na 2a etapa e 25% dos que ainda permaneceram na 3a etapa. Assim, cumpridas as 3 etapas, a porcentagem de k que permaneceu : a) b) c) d) e) 56% 25% 35% 42% 58%

72.Uma loja oferece a seguinte promoo: Pague x reais e leve mercadorias no valor de (x+x/3) reais. Qual o desconto sobre o valor da mercadoria que se leva? a) 21% b) 22% c) 23% d) 24% e) 25%

67.Uma pessoa pagou 20% de uma dvida. Se R$ 4.368,00 correspondem a 35% do restante a ser pago, ento a dvida total inicial era de: a) b) c) d) e) R$ 15.600 R$ 16.500 R$12.000 R$12.600 R$18.500

73. As bebidas L, V, R, possuem teor alcolico de 24%, 44% e 36% respectivamente. Qual o teor alcolico de um coctel constitudo de 50ml de L, 25ml de V, 25ml de R e 100ml de gua? a) 15% b) 20% c) 16% d) 17% e) 19% 74. Num lote de 100 computadores, 99% esto em perfeito estado. Quantos computadores, em perfeito estado, devem ser retirados deste lote, de forma que o percentual de computadores em perfeito estado em relao a este novo lote assim formado, seja 98%? a) 98 b) 1 c) 49 d) 50 e) 99 75. Um comerciante de Miami importa produtos similares de dois pases diferentes: o produto que vem do pas A, cuja moeda o Leve, chega ao porto de Miami a um custo de L$ 15,00; o do pas B, com moeda Presidencial, chega ao mesmo porto a um custo de P$ 24,00. sabendo-se que a taxa de cmbio destas moedas US$1,00 = L$1,00 e US$1,00 = P$1,20, aproximadamente de quanto a moeda do pas B deve ser desvalorizada para que os dois produtos cheguem ao porto de Miami com o mesmo valor? a) b) c) d) 50% 25% 33,3..% 40%

68.Desejo comprar uma televiso vista, mas a quantia Q que possuo corresponde a 80% do preo P do aparelho. O vendedor ofereceu-me um abatimento de 5% no preo, mas, mesmo assim, faltam R$ 84,00 para realizar a compra. Os valores de P e Q so, respectivamente: a) R$ 600,00 e R$ 480,00 b) R$ 560,00 e R$ 448,00 c) R$ 480,00 e R$ 360,00 d) R$ 500,00 e R$ 400,00 e) R$ 660,00 e R$ 528,00 69.Numa microempresa, consomem-se atualmente x litros de combustvel por dia. Para a prxima semana, haver um amento de 5% no preo do combustvel. Com o objetivo de manter a mesma despesa, ser feita uma reduo no consumo. O novo consumo dirio de combustvel dever ser de, aproximadamente:

TJ - 2006

Concursos

e)

66,6% JUROS SIMPLES E COMPOSTO

segundo ano, o valor do montante seja de R$ 242,00. No regime de juros compostos. a taxa de rentabilidade anual desse investimento e de: a) b) c) d) e) 5% 7,5% 10% 12,5% 15%

76. Um eletrodomstico custa R$ 250,00, a vista, mas pode ser pago em duas vezes: R$150,00 de entrada e R$ 150,00, em 30 dias. O juro que a loja est cobrando ao cliente que paga em duas vezes e de uma taxa mensal: a) 45% b) 50%. c) 55%. d) 60%.

77. O prazo de aplicao de um capital de R$ 14.400,00 que produziu R$ 360,00 a taxa de 20% ao ano foi de: a) b) c) d) e) 45 dias 15 dias 2 meses 1 ms 1/4 de ano

83.Uma pessoa aplicou R$ 10.000 a juros compostos de 15% a.a., pelo prazo de 3 anos e 8 meses. Admitindo-se a conveno linear, o montante da aplicao ao final do prazo era de Obs: (1,15)3 = 1.5209 a) b) c) d) e) R$ 16.590 R$ 16.602 R$16.698 R$ 16.705 R$ 16.730 PRINCPIO FUNDAMENTAL DE CONTAGEM O texto refere-se as questes 84, 85 e 86. Em geral, empresas pblicas ou privadas utilizam cdigos para protocolar a entrada ou a sada de documentos e processos. Considere que se deseja gerar cdigos cujos caracteres pertencem ao conjunto das 26 letras de um alfabeto, que possui apenas 5 vogais. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem. 84. Se os protocolos de uma empresa devem conter 4 letras, sendo a ltima uma vogal, ento podem ser gerados mais de 400.000 protocolos distintos. 85. Se uma empresa decide no usar as 5 vogais em seus cdigos, que podero ter 1, 2 ou 3 letras, sendo permitida a repetio de caracteres, ento possvel obter mais de 11.000 cdigos distintos. 86. O nmero total de cdigos diferentes formados por 3 letras distintas superior a 15.000. 87.Para responder a certo questionrio, preenche-se o carto apresentado abaixo, colocando-se um X em uma s resposta para cada questo. De quantas maneiras distintas pode-se responder a esse questionrio?

78. Um capital no valor de 50, aplicado a juros simples a uma taxa de 3,6% ao ms, atinge, em 20 dias, um montante de: a) b) c) d) e) 51 51,2 52 53.6 68

79. Carlos aplicou 1/4 de seu capital a juros simples comerciais de 18% a.a., pelo prazo de 1 ano, e o restante do dinheiro a uma taxa de 24% a.a., pelo mesmo prazo e regime de capitalizao. Sabendo-se que uma das aplicaes rendeu R$ 594,00 de juros a mais do que a outra, o capital inicial era de (em R$) a) b) c) d) e) 4.600.00 4.400.00 4.200,00 4.800.00 4.900.00

80.Uma pessoa depositou num fundo de investimento R$ 100,00 mensalmente, durante trs meses. Seu capital, no final do primeiro ms, foi acrescido de 10% no final do segundo ms, acrescido de 15% e no final do terceiro ms, acrescido de 20%. No final dos trs meses, seu capital acumulado foi de: a) b) c) d) e) R$ 345,00 R$ 352,30 R$ 409,80 R$ 420,50 R$ 435,00

81.Um certo tipo de aplicao duplica o valor da aplicao a cada dois meses. Essa aplicao render 700% de juros em: a) b) c) d) e) 5 meses e meio 6 meses 3 meses e meio 5 meses 3 meses a) 3125 b) 120 c) 32 d) 25 e) 10

82.Uma pessoa recebe uma proposta de investimento para hoje, quando uma quantia de R$ 200.00 far com que, no final do

88. O mapa abaixo representa a diviso do Brasil em suas regies. O mapa deve ser colorido de maneira que regies com uma fronteira em comum sejam coloridas com cores distintas. Determine o nmero mximo (n) de maneiras de se colorir o mapa, usando-se 5 cores

TJ - 2006

Concursos

a) 600

b) 360

c) 1200

d) 480

e) 120

nibus a probabilidade de chegar atrasado de 26%. Em um dado dia, escolhido aleatoriamente, verificou-se que Pedro chegou atrasado na escola. A probabilidade dele ter ido de bicicleta nesse dia : a) b) c) d) e) 11% 13,35% 0,275 21,6% 0,238

89.O nmero de maneiras diferentes que 4 rapazes e 3 moas podem sentar-se em uma mesma fila de modo que as pessoas de mesmo sexo fiquem sempre juntas igual a: a) 36 b) 72 c) 144 d) 216 e) 288

90. O total de nmeros inteiros, com todos os algarismos distintos, compreendidos entre 11 e 1000, : a) 576 b) 648 c) 728 d) 738 e) 741 PROBABILIDADE 91. Considere todos os nmeros de cinco algarismos distintos obtidos pela permutao dos algarismos 3, 4, 5, 6 e 7. Escolhendo-se um desses nmeros, ao acaso, a probabilidade de ele ser um mltiplo de cinco : a) 1/3 b) 25% c) 0.45 d) 0.20 e) 30%

96. Feita uma pesquisa com um grupo de alunos, sobre a preferncia entre as matrias de portugus e matemtica, sabe-se que; a probabilidade de escolher um que goste de portugus de 5/9, a probabilidade de escolher um que goste de matemtica de 2/3 e probabilidade de escolher um que goste das duas matrias de 2/9. Uma pessoa foi escolhida para representar o grupo, sabe-se que ela gosta de portugus, qual a probabilidade de ela tambm gostar de matemtica? a) 51% b) 0,25 c) 40% d) 0,08 e) 3/5 97.Trs dados perfeitos A, B e C tm suas faces numeradas da seguinte forma: Dado A: Duas faces numeradas com 1 e quatro com 5; Dado B: Seis faces numeradas com 4; Dado C: Quatro faces numeradas com 2 e duas com 6. Lanando-se dois destes dados, diremos que ganhador aquele que apresenta o maior nmero na face voltada para cima. De posse destas informaes, analise as afirmativas abaixo: 1. O dado A ganha do dado B com probabilidade 2/3. 2. O dado B ganha do dado C com probabilidade 2/3. 3. O dado C ganha do dado A com probabilidade 5/9. Est(o) correta(s): a) 1 e 2 apenas b) 1 apenas c) 1, 2 e 3 d) 1 e 3 apenas e) 2 e 3 apenas

92. Os 64 funcionrios de uma empresa respondem um questionrio sobre os dois cursos opcionais oferecidos por ela. Os resultados foram os seguintes: 44 funcionrios freqentam o curso de computao. 32 funcionrios freqentam o curso de espanhol. 20 funcionrios freqentam os dois cursos. Escolhendo ao acaso um funcionrio da empresa, qual a probabilidade de que ele no tenha freqentado o curso de computao? a) 31,25% b) 22/64 c) 0,325 d) 0,125 e) 12.5% 93.Sobre a populao 200 pessoas de certo povoado sabe-se o seguinte: 60% so mulheres, 20% so destras e 65% dos homens so canhotos. Escolhendo-se uma pessoa ao acaso nessa populao, qual a probabilidade de que ela seja uma mulher destra ? a) 24% b) 28% c) 12% d) 6% e) 8%

94. Num certo pas, 10% das declaraes de imposto de renda so suspeitos e submetidos a uma anlise detalhada; entre estas verificou-se que 20% so fraudulentas. Entre as no suspeitas, 2% so fraudulentas. Se uma declarao fraudulenta, qual a probabilidade dela ter sido suspeita? a) 20% b) 90% c) 32,5% d) 10/19 e) 0,562 95.H apenas dois modos, mutuamente excludentes, de Pedro ir para a escola: ou de bicicleta ou de nibus. A probabilidade de Pedro ir de bicicleta de 40%. Quando ele vai de bicicleta, a probabilidade de chegar atrasado de 15%. Quando ele vai de

TJ - 2006

10

Anda mungkin juga menyukai