Anda di halaman 1dari 10

1

1. TEMA Anlise microbiolgica em escovas dentais acondicionadas em

banheiros residenciais.

2. PROBLEMA O acondicionamento incorreto das escovas dentais juntamente com uma m higiene e mau cuidado com o banheiro residencial, proporciona uma contaminao termotolerantes. das escovais, podendo apresentar at coliformes

3. JUSTIFICATIVA

A escova dental, por estar em contato direto com a cavidade bucal das pessoas, pode se tornar um dos principais vetores de doenas infecciosas em uma residncia. Alm da transmisso via oral, os microrganismos podem ser transmitidos de escova para escova quando essas esto armazenadas juntas. A recomendao dos dentistas a de que as escovas sejam utilizadas no tempo mximo de trs meses, pois aps esse perodo as escovas possuem um acmulo muito grande de microrganismos. Porm, alguns estudos indicam que no tempo de um ms as escovas j devem ser trocadas. A justificativa desse projeto de pesquisa se d pela necessidade de verificao do acmulo de microrganismos nas escovas dentais.

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivos gerais

Verificar a proliferao de possveis microrganismos, no tempo de utilizao de um ms, em escovas dentais acondicionadas em banheiros residenciais.

4.2. Objetivos especficos

Realizar reviso bibliogrfica para parmetros de comparao entre os resultados obtidos com o experimento no tempo de um ms e escovas dentais utilizadas no tempo mximo de trs meses, como diz a recomendao dos dentistas.

5. REVISO BIBLIOGRFICA Apesar de a higienizao bucal ser um ponto fundamental para a sade das pessoas, grande parte da populao no possui essa conscincia.
Apesar de milhes de escovas dentais serem vendidas a cada ano, existe um pequeno nmero de pessoas com conscincia de que suas escovas podem estar contaminadas por microrganismos devido ao uso (COUTINHO, 2007).

De acordo com Oliveira (2009),


As escovas dentais podem ser contaminadas por diferentes tipos de bactrias, inclusive das causadoras da doena crie, vrus, leveduras e parasitas intestinais, que entram em contato com a escova de dentes atravs do contato com a cavidade bucal e meio ambiente.

Tambm existe a possibilidade de haver contato entre escovas de diferentes membros da famlia nos recipientes sobre a pia ou nos armrios do banheiro. Alguns estudos apontam que at mesmo coliformes termotolerantes j foram encontrados na anlise microbiolgica de escovas dentais. Porm, esses no so os nicos microrganismos passveis de ser encontrados na anlise microbiolgica das escovas dentais.
Estes microrganismos, que provm da cavidade bucal, podem ter potencial patognico, sendo capazes de crescer em partculas de alimentos e resduos de dentifrcio que ficam entre as cerdas da escova aps o uso (MOREIRA, 2008).

Ainda em se tratando dos possveis microrganismos infecciosos presentes nas escovas dentais,
Os microrganismos presentes em uma escova dental infectada so capazes de originar afeces comuns e de simples tratamento, como herpes simples ou dor de garganta, at complicaes srias e potencialmente fatais, como endocardite infecciosa (CHIBINSKI,

2011). Alm do acmulo de microrganismos devido ao uso, o acondicionamento das escovas dentais tambm pode alterar a composio microbiolgica presente nelas.
5

Muitas famlias armazenam suas escovas em um recipiente comum e com umidade, no banheiro, o que pode facilitar o crescimento bacteriano e a contaminao cruzada (COUTINHO, 2007).

Quando um indivduo coloca uma escova dental dentro de sua cavidade bucal, o risco de contaminao j grande, existe ainda a possibilidade de esse indivduo possuir algum tipo de leso bucal, o que agrava ainda mais a transmisso de alguma doena infecciosa.
Uma vez que, atualmente, a Odontologia enfatiza os conceitos de biossegurana, as escovas dentais deveriam ser sanitizadas/desinfetadas e trocadas em perodos de tempo regulares

(LIMA, 2007). A recomendao dos dentistas, de acordo com Oliveira (2009), de que as escovas dentais devem ser trocadas a cada trs meses.
No caso de pessoas sadias, e quando os indivduos esto doentes ou passam por algum tipo de tratamento o perodo de troca deve ser reduzido (OLIVEIRA, 2009).

De acordo com Teitelbaum (2008),


As escovas devem ser substitudas quando suas cerdas perderem a flexibilidade e o alinhamento, e que aps o uso devem ser limpas e secas para sua conservao

Porm, alguns estudos apontam que no tempo de um ms o acmulo de microrganismos j grande o suficiente para que as escovas sejam trocadas. Essa troca se d devido ao aumento progressivo do risco de transmisso de microrganismos e a perda da eficcia das escovas dentais com o uso.

6. MATERIAL E MTODOS Os materiais utilizados no experimento sero os seguintes: Material Placa de Petri descartvel Escova de dente Pasta de dente Haste de algodo Flexvel Caldo de carne gar Vela lcool Quantidade 12 unidades 1 unidade 1 tubo 1 caixa 1 tablete 15 g 1 unidade 1 frasco Marca Colgate Close Up Jhonson & Jhonson Knorr Santa Cruz

Para a realizao desse experimento sero utilizadas escovas dentais novas e estreis. Duas escovaes sero realizadas diariamente, e as amostras sero colhidas uma vez por semana, sendo feita sempre no ltimo dia (stimo dia) da mesma. Portanto, ao final do ms em que ser realizado o experimento sero colhidas quatro amostras. A cada semana, dois meios de cultura sero inoculados, e um meio de controle ser utilizado para comparao da iseno de contaminao. As amostras sero colhidas atravs do mtodo de raspagem, ou seja, com uma haste de algodo flexvel umedecida em gua previamente fervida, ser raspada a parte da escova dental que entra em contato com a cavidade bucal das pessoas e que est mais suscetvel ao recebimento de microrganismos. A primeira amostra colhida ser com a escova ainda sem utilizao. Aps a coleta, os microrganismos sero inoculados em placas de petri preparadas com meio de cultura slido, que nesse caso ser composto por gua fervida, gar e tabletes de caldo de carne. As placas sero incubadas em um cmodo fechado onde no aja grande fluxo de ar e temperatura ambiente. Ser utilizado o mtodo de espalhamento para inocular as amostras.
7

Durante a inoculao das amostras a bancada em que os materiais estaro apoiados ser previamente esterilizada com lcool etlico hidratado de uso domstico, o ambiente, por sua vez, ser esterilizado com o auxlio de uma vela. Todo o procedimento ser realizado nessa rea estril para se evitar ao mximo qualquer tipo de contaminao nos meios de cultura. O perodo de incubao de cada placa ser de uma semana, e ao fim de cada perodo sero tiradas fotos das amostras para futuras comparaes. A pasta de dente utilizada durante o processo ser sempre a mesma para evitar possveis variaes no contedo das amostras.

7. CRONOGRAMA

Tempo 1 semana Etapa Preparao dos meios de cultura Coleta de material da escova dental nova Inoculao do material coletado Coleta de material da escova dental usada X X X X X X X 2 semana 3 semana 4 semana 5 semana 6 semana

Inoculao do material coletado X X X X

Reviso bibliogrfica

8. REFERNCIAS

CHIBINSKI, A. C. R., GRANDO. K., FRANCHIN, P. T., CAMPAGNOLI, E., SANTOS, F. A., WAMBIER, D. S. Descontaminao de escovas dentais utilizadas por crianas portadoras de necessidades especiais: anlise microbiolgica. Revista Sul-Brasileira de Odontologia - RSBO. p.145-52. 2011 COUTINHO, P. G., BITTAR, P., DITTERICH, R. G., RASTELLI, M. C., ROMANELI, M. V., WAMBIER, D. S. Anlise do acondicionamento e condies de escovas dentais utilizadas por pr-escolares. Rev. Odonto Cinc., Porto Alegre, v. 22, n. 58, p. 335-339, out./dez. 2007 GLASS, R. T.; LARE, M. M. Toothbrush contamination: a potential health risk? Quintessense Int., v. 17, p. 39-42, 1986.

LIMA, M. V. V., WATANABE, E., FARIA, G., NASCIMENTO., A. P., VERRI, M. P., ITO, I. Y. Biofilme: Avaliao do Nvel de Contaminao de Escovas Dentais Monobloc em Funo do Dentifrcio. Revista Odonto Cincia Fac. Odonto/PUCRS, v. 22, n. 57, p. 269. Jul./set. 2007.

MOREIRA, A. C. S.; CAVALCANTE, G. M. Influncia da higienizao na contaminao de escovas dentais. Arq. Cinc. Sade Unipar, Umuarama, v. 12, n. 1, p. 99-103, maio/ago. 2008. OLIVEIRA, A. C. S., Contaminao de Escovas Dentais. Disponvel em: <http://www.portaldenoticias.com.br/jornal/218/14.pdf> Acesso em: 05/06/2011. TEITELBAUM, A. P., THOMASSEWSKI, M. H., MANSUR, M. E. C., SABBAGH-HADDAD, A., WAMBIER, D. S., CZLUSNIAK, G. D., SANTOS. E. B. Contaminao de escovas dentais usadas em crianas com autismo. Rev Inst Cinc Sade. 2008

10

Anda mungkin juga menyukai