Anda di halaman 1dari 11

VOCABULRIO DO ROTEIRISTA

Jorge Machado (org.) Janeiro de 1999

AO - Termo usado para descrever a funo do movimento que acontece frente cmara. AO DIRETA - Roteiro que obedece ordem cronolgica. AO DRAMTICA - Somatrio da vontade do personagem, da deciso e da mudana. ADAPTAO - Passagem de uma histria de uma linguagem para outra. Assim, um conto pode ser adaptado para ser filmado como um longa metragem ou um seriado para televiso. NGULO ALTO - Enquadramento da imagem com a cmara focalizando a pessoa ou o objeto de cima para baixo. NGULO BAIXO - Enquadramento da imagem com a cmara focalizando a pessoa ou o objeto de baixo para cima. NGULO PLANO - ngulo que apresenta as pessoas ou objetos filmados num plano horizontal em relao posio da cmara. ANTECIPAO - A capacidade que tem a platia de antecipar uma situao. Criao de uma expectativa. ANTIPATIA - Reao ao personagem. ARGUMENTO - Percurso da ao, resumo contendo as principais indicaes da histria, localizao, personagens. Defesa do desenrolar da histria. Tratando-se de telenovela, chama-se sinopse. No confundir com story-line que o resumo resumido. UDIO - A poro sonora de um filme ou programa de tv.

CMARA OBJETIVA - Posicionamento da cmara quando ela permite a filmagem de uma cena do ponto de vista de um pblico imaginrio. CMARA SUBJETIVA - Cmara que funciona como se fosse o olhar do ator. A cmara tratada como participante da ao, ou seja, a pessoa que est sendo filmada olha diretamente para a lente e a cmara representa o ponto de vista de uma outra personagem participando dessa mesma cena. CAPA - Folha do roteiro que contm o ttulo, nome do autor, etc. CENA - Unidade dramtica do roteiro, seo contnua de ao, dentro de uma mesma localizao. Seqncia dramtica com unidade de lugar e tempo, que pode ser coberta de vrios ngulos no momento da filmagem. Cada um desses ngulos pode ser chamado de plano ou tomada. CENA MASTER - a filmagem em um nico plano de toda a ao contnua dentro do cenrio. A cena master d ao Diretor a garantia dele ter coberto toda a ao numa s tomada. CENAS DO PRXIMO CAPTULO - Pistas, indcios do que est para acontecer, pequenas revelaes do encaminhamento da ao. Essas pequenas insinuaes constituem verdadeiro trunfo das emissoras de TV, pois servem para prender o
2

telespectador narrativa. O recurso foi ignorado na dcada de 60: o seu aproveitamento iniciou-se na dcada de 70, sendo novamente abandonado nos anos 90. Os antigos folhetins costumavam, tambm, insinuar o que estava para acontecer, ao suspenderem a narrao escrita. CENOGRAFIA - Arte e tcnica de criar, desenhar e supervisionar a construo dos cenrios de um filme. CHICOTE - Cmara corre lateralmente durante a filmagem de uma determinada cena, deslocando rapidamente a imagem. CLAQUETE - Quadro usado para marcar cenas e tomadas e cujo som, na montagem, serve como ponto para sincronizao de som e imagem. CLICH - Cacoetes verbais. Uso repetitivo e enfadonho de dilogos e solues cnicas em qualquer tipo de produo artstica. CLMAX - Ponto culminante da ao dramtica. CLOSE-UP - Plano que enfatiza um detalhe. Primeiro plano ou plano de pormenor. Tomando a figura humana como base, este plano enquadra apenas os ombros e a cabea de um ator, tornando bastante ntidas suas expresses faciais. COMPILAO - Tipo de montagem onde a imagem do filme passa a ser uma ilustrao da narrao. COMPOSIO - Caractersticas psicolgicas, fsicas e sociais que formam um personagem (composio da imagem/tipologia). CONFLITO - Embate de foras e personagens, atravs do qual a ao se desenvolve. CONSTRUO DRAMTICA - Realizao de uma estrutura dramtica. CONTINUIDADE - Seqncia lgica que deve haver entre as diversas cenas, sem a qual o filme torna-se apenas uma srie de imagens, com pulos de eixo, ao e tempo. H diversos tipos de continuidade: de tempo, de espao, direcional dinmica, direcional esttica, etc. CONTRACAMPO - Tomada efetuada com a cmara na direo oposta posio da tomada anterior. CONTRASTE - Criao de diferenas explcitas na iluminao de objetos ou reas. CORTE - Passagem direta de uma cena para outra dentro do filme. CORTE DE CONTINUIDADE - Corte no meio de uma cena, retomando logo a seguir a mesma cena em outro tempo. CRDITOS - Qualquer ttulo ou reconhecimento contribuio de pessoas ao filme. Relao de pessoas fsicas e jurdicas que participam da - ou contribuem para a realizao de um produto audiovisual. Geralmente, mostrada no final da produo. CRISE DRAMTICA - Ponto de grande intensidade e mudanas da ao dramtica. CURVA DRAMTICA - Variao da intensidade dramtica em relao ao tempo. CUT-AWAY CLOSE-UP - Este conceito s tem significado dentro do contexto da montagem. uma tomada em close-up de uma ao secundria que est desenvolvendo-se simultaneamente em outro lugar, mas que tem uma relao direta com a ao principal. O cut-away close-up deve ser montado entre duas tomadas da ao principal. CUT-IN CLOSE-UP - Como o item acima, este conceito s tem significado no contexto da montagem. uma tomada em close-up de uma parte importante da ao principal, e que deve ser montada entre duas tomadas normais dessa ao.

DECUPAGEM - Planificao do filme definida pelo diretor, incluindo todas as cenas, posies de cmara, lentes a serem usadas, movimentao de atores, dilogos e durao de cada cena. DESFOCAR - Cmara muda o foco de um objeto para outro. DILOGO - Corpo de comunicao do roteiro. Discurso entre personagens. DISSOLVE - Imagem se dissolve at o branco ou se funde com a outra. DIVISO DO QUADRO - Registro fotogrfico de duas ou mais imagens distintas em um mesmo fotograma. DOLLY - Veculo que transporta a cmara e o operador, para facilitar a movimentao durante as tomadas. DOLLY BACK - Cmara se afasta do objeto. Travelling ou grua de afastamento. DOLLY IN - Cmara se aproxima do objeto. Travelling ou grua de aproximao. DOLLY OUT - Cmara recua, abandona a cena. DOLLY SHOT - Movimento de cmara que se caracteriza por se aproximar e se afastar do objetivo, e tambm por movimentos verticais. DUBLAGEM - Incluso de dilogo, narrao, canto, etc. sobre a imagem filmada anteriormente.

EIXO DE AO - Linha imaginria traada exatamente no mesmo itinerrio de um ator, de um veculo ou de um animal em movimento. tambm a linha imaginria que interliga os olhares de duas ou mais pessoas paradas em cena. ELENCO - Conjunto de pessoas (atores, atrizes, figurantes) selecionados para uma produo, que representam as personagens e fazem a figurao de um filme. ELIPSE - Passagem muito rpida de tempo. EMISSOR - Quem transmite a mensagem no processo de comunicao. EMPATIA - Identificao do pblico com o personagem. ENCADEADO - Fuso de duas imagens, uma sobrepondo-se outra. ENQUADRAMENTO - Limites laterais, superior e inferior da cena filmada. a imagem que aparece no visor da cmara. ENTRECORTES - Tomadas da ao principal ou de uma ao secundria (ligada direta ou indiretamente ao principal), que permitem uma montagem mais flexvel em termos de continuidade. EPLOGO - Cenas de resoluo. EPSTOLA - Tcnica narrativa (narrativa epistolar), que consiste em abrir uma obra com uma carta em que o autor se dirige a um amigo seu, a fim de relatar uma histria pretensamente verdica. Este recurso foi largamente utilizado pelos autores romnticos (Jos de Alencar, por exemplo, entre ns) e, por sua vez, foi inspirado em narradores do sculo XVIII (Richardson, Goethe, Rousseau), que abusavam do estratagema, fazendo com que seus romances se constitussem inteiramente em troca de cartas entre as diversas personagens. ESFUMAR - A imagem dissolve-se na cor branca ou funde-se com outra.

ESPELHO - Pgina de roteiro, geralmente de abertura, contendo informaes como personagens, cenrios, locaes, etc. ESTRUTURA - Fragmentao do argumento em cenas, arcabouo da seqncia de cenas. ETHOS - tica, moral da histria. EXPOSIO DE MOTIVOS - Cenas de informaes, explicativas. EXTERNAS - Cenas filmadas nas praas, ruas, parques, campos, estdios, rodovias, enfim, ao ar livre. EXTRAS - So os figurantes de um filme: pessoas contratadas para desempenhar papis secundrios, como os componentes de uma multido.

FADE IN - O surgir da imagem a partir de uma tela escura ou clara, que gradualmente atinge a sua intensidade normal de luz.. FADE OUT - Escurecimento ou clareamento gradual da imagem partindo da sua intensidade normal de luz. FICO - Inventar, compor e imaginar. Recriao do real. FLASH-BACK - Cena que revela algo do passado, para lembr-lo, situar ou revelar enigmas. FLASH-FORWARD - Cena que revela parcialmente algo que acontecer aps o tempo presente. O mesmo que flash para frente. FOLHA DE ROSTO - Pgina de roteiro contendo informaes de ttulo, nome do autor, etc. FOLHETIM - Longa histria parcelada, desenrolando-se segundo vrios tranamentos dramticos, apresentados aos poucos. a origem histrica das telenovelas. O vocbulo vem do termo francs feuilleton e designava uma seo especfica dos jornais franceses da dcada de 1830 - o rodap -, introduzida pelo jornalista mile de Girardin, que aproveitou o gosto do pblico pelo romance como chamariz para vendas maiores. A peculiaridade do folhetim residia na explorao de histrias repletas de peripcias, com um sem-nmero de personagens, s voltas com temas que iam desde a orfandade, casamentos desfeitos por tramas diablicas, raptos, at vinganas altamente elaboradas, testamentos perdidos e recuperados, falsas identidades, etc. O mais famoso folhetim - e mais aproveitado posteriormente pelo cinema e pela televiso - foi O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. O mais extraordinrio e mais bem elaborado foi a obra-prima Os mistrios de Paris de Eugne Sue. FOLHETIM EXTICO - Diz-se do folhetim que, via de regra, tem sua ao situada em lugares distantes, exticos, suscitando uma atmosfera misteriosa. Caso, por exemplo de narrativas localizadas no Oriente, como a novela O sheik de Agadir. FOLHETIM MELODRAMTICO - Narrativa excessivamente maniquesta, em que os personagens encarnam o Bem, ou o Mal, no havendo meios-termos: caracterstica, enfim do melodrama, gnero teatral do incio do sculo XIX. O Mal, no melodrama, tem sempre forma concreta, personificando-se num indivduo propositadamente mau, o vilo. Do outro lado, encarnando o Bem, esto outros indivduos, sempre virtuosos, procurando provar, a qualquer custo, a verdade.
5

FOTONOVELA - Ver Novela. FREEZE - Manter uma mesma imagem por repetio de quadro. Congelar. FULL SHOT - Ver long shot. FUSO - Fuso de duas imagens, a 1 sobrepondo-se 2. Serve para mudar de cena ou enfatizar a relao entre elas

GANCHO - Momento de grande interesse que precede a um comercial. Pequenos ou grandes clmax, arranjados de modo tal que no permitam que o telespectador abandone a histria. Na exibio diria de telenovelas, h trs ganchos de menor grau - pausas para comerciais -, e um de maior grau, para o dia seguinte. Aos sbados, ocorre o gancho do dilogo ou grande break, pois haver a pausa de domingo, quando no se exibe as histrias. O grande break sempre ser um momento de alto suspense e pensado calculadamente para o retorno da segunda-feira. GIMMICK - Recurso usado para resolver uma situao problemtica. Reverso de expectativa. GUERRA DO PAPEL - Momento de discusso e anlise, depois da escrita do primeiro roteiro.

HALO DESFOCADO - Cmara desfoca as coisas em torno do objeto, mantendo-o em foco.

H I

IDIA - Semente da histria, idia primeira. INDICAES - Anotaes sobre a cena, o estado de nimo, etc. INSERT - Imagem breve, rpida e quase sempre inesperada que lembra momentaneamente o passado ou antecipa algum acontecimento. Os inserts podem ser variados ou repetidos, estes servindo, s vezes, de plot, o ncleo dramtico ou algo que o simbolize. INTENO - Vontade implcita ou explcita do personagem.

LOCALIZAO - Localizao de uma histria no espao. LOCUO EM OFF - Texto que acompanha a ao do filme, pronunciado por um locutor ou locutora que no aparecem em cena. O mesmo que off.
6

LOGOS - Palavra, discurso, estrutura verbal de um roteiro. LONG SHOT - Full shot, plano geral; plano que inclui todo o cenrio. usado para mostrar um grande ambiente. LOOP - Segmento de filme, cortado e separado para montagem. Fita ou aro de pelcula

MACROESTRUTURA - Estrutura geral do roteiro. MANIQUESMO - Princpio filosfico segundo o qual o universo foi criado e dominado por dois princpios antagnicos: Deus ou o Bem absoluto, e o Mal absoluto, ou o Diabo. A partir desse princpio, aplica-se o termo cosmoviso que enxerga o mundo luz dessa dualidade. MEIO - Instrumento de transmisso da mensagem. MENSAGEM - Sentido poltico, social, filosfico ou qualquer outro que uma histria pode conter. Quase a moral da histria, das fbulas. MICROESTRUTURA - Estrutura de cada cena. MINISSRIE - Obra fechada, com vrios plots que se desenrola durante um nmero de episdios, geralmente no superior a dez. MOVIOLA - Mquina usada para a edio e montagem de filmes ou vdeo. MUDANAS DE EXPECTATIVAS - Quando o curso da histria muda de repente. MULTIPLOT - Vrias linhas de ao, igualmente importantes, dentro de uma mesma histria.

NOITE AMERICANA - Tcnica de iluminao e filtragem utilizada utilizada para simular um efeito noturno numa imagem filmada durante o dia. NOVELA - Obra aberta, com multiplot. NOVELA DENTRO DA NOVELA - Simultaneidade narrativa superpondo tempos. O exemplo mais bem-acabado desta tcnica foi a telenovela O casaro, de Lauro Csar Muniz, enfocando cinco geraes de uma famlia estabelecida ao norte de So Paulo, na fase urea do caf. Um casaro de fazenda colonial foi o centro gerador da histria, desde que foi construdo, em 1900, at a modernidade, em 1976. Outro exemplo Espelho mgico, do mesmo autor, onde, alm da histria propriamente dita (a vida dos astros e estrelas no cotidiano), h ainda a gravao de uma novela, Coquetel de amor, encenada pelos astros da primeira histria, e a montagem da pea teatral Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand. NOVELO - Nome pejorativo, anlogo a dramalho, que conota a telenovela repleta de conflitos sentimentais, com muita recorrncia emoo fcil. O mesmo que telelgrima. NCLEO DRAMTICO - Reunio de personagens ligados entre si pela mesma ao dramtica, organizados num plot.

OBJETIVO DRAMTICO - A razo da existncia de uma cena. OBJETOS DE CENA - So todos os itens utilizados para decorao do cenrio: cinzeiros, vasos, telefones, objetos de arte, etc. OFF - Vozes ou sons presentes sem se mostrar a fonte emissora. OLIMPIANO - Adjetivo usado por Edgar Morin (Cultura de massas no sculo XX) para designar a categoria sagrada dos campees, prncipes, reis, astros de cinema, playboys, artistas clebres. Diz Morin: o olimpismo de uns nasce do imaginrio, isto , dos papis encarnados nos filmes (astros); o de outros nasce de sua funo sagrada (realeza, presidncia), de seus trabalhos hericos (campees, exploradores) ou erticos (playboys).

PANORMICA - (pan) Cmara que se move de um lado para outro, dando uma viso geral do ambiente, mostrando-o ou sondando-o. PASSAGEM DE TEMPO - Artifcio usado para mostrar que o tempo passou. PATHOS - Drama, conflito. PERCURSO DA AO - Conjunto de acontecimentos ligados entre si por conflitos que vo sendo solucionados atravs de uma histria. PERIPCIA - O mesmo que incidente, aventura. Excesso de ao, recurso marcadamente usado em telenovelas, em folhetins, no melodrama, na radionovela. O romance romntico abusou da peripcia: a alguns crticos apontam a causa maior de seu sucesso junto ao pblico feminino, no sculo XIX. PERSONAGEM - Quem vive a ao dramtica. PING-PONG - Tipo especfico de montagem onde duas imagens semelhantes, em termos de ngulo, tamanho e posicionamento dentro do quadro, se alternam regularmente; mantendo a unidade da cena. PLANO AMERICANO - Plano que enquadra a figura humana da altura dos joelhos para cima. PLANO DE CONJUNTO - Plano um pouco mais fechado do que o plano geral. PLANO DE DETALHE - Mostra apenas um detalhe, como, por exemplo, os olhos do ator, dominando praticamente todo o quadro. PLANO GERAL - Plano que mostra uma rea de ao relativamente ampla. PLANO MDIO - Plano que mostra uma pessoa enquadrada da cintura para cima. PLANO PRXIMO - Enquadramento da figura humana da metade do trax para cima. PLOT - Dorso dramtico do roteiro, ncleo central da ao dramtica e seu gerador. Segundo os tericos literrios, uma narrativa de acontecimentos, com a
8

nfase incidindo sobre a causalidade. Em linguagem televisual, todavia, o termo usado como sinnimo do enredo, trama ou fbula: uma cadeia de acontecimentos, organizada segundo um modo dramtico escolhido pelo autor. Em uma histria multiplot, o plot principal ser aquele que, num dado momento, se mostrar preferido pelo pblico telespectador. PONTES - Tomadas escolhidas para interligar duas cenas que no poderiam ser montadas seguidamente. As pontes ajudam a resolver problemas de continuidade do filme. PONTO DE IDENTIFICAO - Relao convergente entre platia e ao dramtica. PONTO DE PARTIDA - Conjunto de cenas iniciais que abre um espetculo. PONTO DE VISTA - Cmara situada na mesma altura do olho do ator, vendo o ambiente como este. No geral, intensifica a dramaticidade do roteiro. Durante o ataque de uma assassino o ponto de vista da vtima pode ver mos enluvadas avanando em sua direo. Isso mostrado com as mos avanando em direo lente da cmara. PREPARAO - Cenas que antecipam uma complicao (e/ou clmax). PRIMEIRO PLANO - Posio ocupada pelas pessoas ou objetos mais prximos cmara, frente dos demais elementos que compem o quadro. PROCESS SHOT - Truque usado para fingir movimento. Uma cena pr-filmada projetada atrs dos atores.

QUICK MOTION - Cmara rpida. Movimento acelerado.

Q R

RECEPTOR - Quem recebe uma mensagem no processo de comunicao. REPETIO - (usada em comdia) O roteiro repete situaes dramticas conhecidas da platia. RESOLUO - Final da ao dramtica. RETROPROJEO - Tcnica de filmagem onde se projeta uma determinada imagem em uma tela colocada frente do projetor, para que essa imagem possa servir de fundo para a cena que est desenvolvendo-se do outro lado da tela. REVERSO DE EXPECTATIVAS - Quando se transforma, com surpresa, o curso da histria. RITMO - Cadncia de um roteiro. Harmonia. ROTEIRO - Forma escrita de qualquer espetculo audiovisual. Descrio objetiva das cenas, seqncias, dilogos e indicaes tcnicas do filme. ROTEIRO FINAL - Roteiro aprovado para o incio da filmagem ou gravao. ROTEIRO LITERRIO - Roteiro que no contm indicaes tcnicas. ROTEIRO TCNICO - Roteiro contendo indicaes referentes a cmara, iluminao, som, etc.

RUBRICA - Indicao de cena, informaes de estado de nimo, gestos, etc. Observao entre parnteses nos dilogos, indicando a reao dos personagens, bem como mudanas de tom e pausas.

SCREENPLAY - Roteiro para cinema. SCRIPT - Roteiro quando entregue equipe de filmagem. Plano completo de um programa, tanto em cinema quanto em televiso. o instrumento bsico de apoio para a direo e produo, pois contm as falas, indicaes, marcas, posicionamentos e movimentao cnica, de forma genrica e detalhada. Expressa as idias principais do autor, do produtor e do diretor a serem desenvolvidas pela equipe que o realiza. SEQNCIA - (1) Uma srie de tomadas (cenas) ligadas por continuidade. (2) A denominao para cena em cinema. SRIE - Obra fechada, com personagens fixas, que vivem uma histria completa em cada captulo. SET - Local de filmagem. SHOOTING SCRIPT - Roteiro feito pelo diretor, a partir do roteiro final. usado pela produo. SHOT - Plano. Imagem gravada ou filmada. SIMPATIA - Solidariedade do pblico para com a personagem. SINOPSE - Vista de conjunto. Narrao breve que resume uma histria. No cinema, chamada de argumento. SITCOM - (Comdia de situao) - Srie fechada de humor, normalmente de um s plot. SOM DIRETO - Som correspondente ao que est sendo filmada. Em geral, gravado em aparelho de preciso, sincronizado com a cmara. SOM GUIA (OU PLAYBACK) - a reproduo do som j gravado anteriormente, durante a filmagem, permitindo um sincronismo entre as aes (falas e/ou movimentos) do elenco com a prpria gravao. SLOW MOTION - Cmara lenta. Movimento retardado. SPLIT SCREEN - Imagem partida na tela, mostrando dois acontecimentos separados ao mesmo tempo. Recurso muito usado em telefonemas. STORY-BOARD - Srie de desenhos em seqncia das principais cenas ou tomadas. STORY-LINE - Sntese de uma histria. SUBPLOT - Linha secundria de ao. SUBTEXTO - Sentido implcito nas entrelinhas. SUPERCLOSE - Plano muito prximo que mostra, por exemplo, somente a cabea de um ator, dominando praticamente toda a tela. SUSPENSE - Antecipao urgente. Dilogo ou ao que faz prever algo chocante, temvel, emocionante ou decisivo.

10

TAKE - Tomada; comea no momento em que se liga a cmara at que desligada. o pargrafo de uma cena. TELEGRAFAR - Breve informao que se d sobre alguma coisa que vai acontecer. TELEVISIONPLAY - Roteiro para televiso. TEMPO DRAMTICO - Tempo esttico, cadncia. TEMPORALIDADE - Localizao de uma histria no tempo. TILT - Movimentao da cmara no sentido vertical, sobre o seu eixo horizontal. TOMADA - Filmagem contnua de cada segmento especfico da ao do filme. TOTALIDADE - Princpio bsico da unidade. TRAVELLING - Cmara em movimento na dolly acompanhando, por exemplo, o andar dos atores, na mesma velocidade. Tambm, qualquer deslocamento horizontal da cmara.

VALORES DRAMTICOS - Pontos-chave de um roteiro. VARRIDO - A cmara corre, mudando a imagem de lugar rapidamente. O mesmo que chicote.

ZOOM - Efeito ptico de aproximao ou distanciamento repentino de personagens e detalhes. Serve para dramatizar ou esclarecer lances do roteiro. ZOOM-IN - Aumento na distncia focal da lente da cmara durante uma tomada, o que d ao espectador a impresso de aproximao do elemento que est sendo filmado. ZOOM-OUT - Diminuio da distncia focal da lente durante uma tomada, o que d ao espectador a impresso de que est se afastando do elemento que est sendo filmado

11

Anda mungkin juga menyukai