Anda di halaman 1dari 55

Desenho Tcnico

Aula 06
Prof Paloma Alcantara 28/11/2013

Contedo
Vocabulrio; Cortes.

Vocabulrio
Adobe tijolo de barro seco ao ar e no cozido; Algeroz tubo de descida de guas pluviais, em geral embutido na parede; Alicerce base que serve de apoio s paredes de uma construo; Alizar pea de madeira que cobre a junta entre a esquadria e a parede; Amarrao disposio dos tijolos; Balano elemento com apoio e contrapeso numa extremidade e com a outra livre; Baldrame parte do embasamento entre o alicerce e a parede; Beiral parte saliente da cobertura; Boneca salincia de alvenaria onde fixada a grade de portas e de janelas; Caixilho quadro de madeira ou metal que serve de estrutura para vidro ou painel de vedao. Esquadria.

Alizar

Caixilhos

Amarrao

Vocabulrio
Calha conduto de guas pluviais; Capialo acabamento nos vos entre a grade (marco) e o paramento da parede; Chapisco primeira camada de revestimento de paredes e de tetos, destinada a dar maior aderncia ao revestimento final; Clarabia vos na cobertura, em geral protegido por vidros; Coluna suporte de seo cilndrica; Concreto aglomerado de cimento, areia, brita e gua; Concreto armado aglomerado de cimento, areia, brita e gua + ao; Condute conduto flexvel; Costela tbua colocada a cutelo para sustentao; Duplex apartamento com dois pisos superpostos; Edcula pequena casa. Dependncia para empregados.

Vocabulrio
Emboo segunda camada com que se reveste uma parede; Empena parede em forma de tringulo acima do p-direito; Esconso torto, no paralelo; Espelho face vertical de um degrau. Pea que cobre a fechadura ou interruptor, quando embutidos; Espera ferragem ou tijolos salientes para amarrar futuros aumentos da construo; Estaca pea de madeira, concreto ou ferro que se crava no terreno como base para uma construo; Estronca escora de madeira; Flecha distncia entre a posio reta e a fletida de uma viga ou pea; Folha parte mvel da esquadria; Forro vedao da parte superior dos compartimentos da construo. Forro falso forro que se coloca aps a construo de laje ou de coberta e independente dela.

Espera

Vocabulrio
Fundao conjunto de obras sobre as quais se apoia uma construo; Grade - elemento vazado que forma a esquadria; Jirau pequeno piso colocado a meia altura; Junta espao ou intervalo colocado entre dois elementos; Longarina o mesmo que viga; Mo francesa pea inclinada que serve de apoio e reduz o vo do balano; Osso sem revestimento; Pilar elemento de sustentao tendo seo poligonal.

Desenho Tcnico - Aula 07

18

Desenho Tcnico - Aula 07

19

Desenho Tcnico - Aula 07

20

Desenho Tcnico - Aula 07

21

Jirau

Mo francesa

Cortes
Cortes, em Desenho Arquitetnico, so representaes grficas constitudas por vistas ortogrficas seccionais do tipo corte, obtidas quando fazemos passar por uma edificao planos secantes, normalmente paralelos a um determinado conjunto de paredes em posicionamento estrategicamente definido.

Corte transversal

Corte longitudinal

Cortes
Detalhes internos
Elementos que se desenvolvem em altura;

Normalmente so feitos, no mnimo, dois cortes, um transversal e outro longitudinal ao objeto cortado, para melhor entendimento.

Corte transversal

Corte longitudinal

Cortes Orientao e Posicionamento


A orientao dos cortes feita na direo dos extremos mais significantes do espao cortado. Os cortes so elaborados na mesma escala da planta baixa. O sentido de visualizao dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localizao.

Tipos de Linhas em Desenho


Linha G Denominao Trao e ponto estreita Aplicao Geral G1 linhas de centro G2 linhas de simetrias G3 trajetrias H Trao e ponto estreita, H1 planos de cortes

larga nas extremidade e na mudana de direo J Trao e ponto largo J1 indicao das linhas ou superfcies especial com indicao

Note o tipo de linha! No CAD: Linha tipo DASHDOT; Cor no desenho: green (n 3); Cor na plotagem: black; Espessura na plotagem: 0.3mm.

Simbologia adequada da marcao do corte:

No CAD -> 1.2m

Cortes Composio do Desenho


Elementos grficos
Representao de todos os elementos construtivos seccionados; So representados nos cortes: fundaes, solos e aterros, pisos e contrapisos, paredes e elementos estruturais, portas e janelas, aparelhos sanitrios, forros, estrutura de coberta, telhados.

Informaes obrigatoriamente envolvem: cotas verticais dos elementos de um corte, nveis dos compartimentos, dados bsicos relativos cobertura e outras informaes complementares que forem necessrias para a compreenso do projeto.

Corte AA

Corte BB

Cortes - Elementos
Piso e contrapiso
Piso e contrapiso so representados atravs de linhas paralelas; O contrapiso com linhas grossas e, em geral, espessura de 10cm; O piso, com linha fina e, em geral, espessura de 5cm (correspondendo ao piso com sua argamassa de assentamento ou elemento de fixao).

Cortes - Elementos
Beirais
Prolongamento da cobertura alm das paredes externas da edificao. Os beirais podem ser de vrios tipos, formatos e materiais. Os mais comuns so os beirais de concreto e os de madeira, planos e inclinados.

Cortes - Elementos
Paredes
Nos cortes, as paredes podem a aparecer seccionadas ou em vista; No caso de paredes seccionadas (em corte), a representao semelhante ao desenho em planta baixa; Existindo paredes em vista (que no so cortadas), a representao similar aos pisos em planta.

Cortes - Elementos
Lajes e vigas
As lajes e vigas so representadas atravs de linhas paralelas em trao grosso, devendo ser hachuradas para indicar a diferena de material (concreto) em relao s paredes (geralmente alvenaria).

Assim como na planta baixa, as paredes seccionadas podem ser representadas preenchidas por uma hachura slida (tom de cinza), valendo as mesmas observaes feitas anteriormente (planta baixa) quanto s espessuras das linhas.

Cortes - Elementos
Esquadrias
Assim como na planta baixa, as esquadrias devem ser representadas com nvel de detalhamento compatvel com a escala do desenho; Em vista, portas devem ser representadas por suas guarnies (linhas paralelas com distanciamento de 5 a 7cm), e as janelas por suas guarnies e pelas folhas (caixilhos).

Porta e janela em vista

Janela e porta em corte

Cortes - Elementos
Equipamentos fixos
Tais como lavatrios, vasos, balces e outros podem aparecer tanto em vista como em corte. Devem ser representados pelos seus traos bsicos, sem maiores detalhamentos. Em geral, fazem parte da biblioteca de blocos.

Cortes - Elementos
Cotas e referncias de nveis
So representadas exclusivamente as cotas verticais, de todos os elementos de interesse em projeto; principalmente:
Ps-direitos; Cotas de peitoris, janelas; Cotas de portas, portes; Espessura das lajes; Espessura dos pisos e contrapisos; Alturas de patamares de escadas; Alturas de empenas e platibandas; Altura de cumeeiras; Altura de reservatrios (posio e dimenses).

Devem ser indicados todos os diferentes nveis presentes no corte.

Em corte Em planta baixa

Cortes Exemplos

Anda mungkin juga menyukai