Anda di halaman 1dari 20

Traduo Jos Paulo de Bem

Enric Batlle (Barcelona, 1956) doutor arquiteto e professor de Urbanismo e Paisagem na Escola Tcnica Superior de Arquitetura de Valls e mster de Arquitetura da Paisagem da Universidade Politcnica da Catalunha (UPC). Em 1981 fundou, junto a Joan Roig, Batlle i Roig arquitectes, um estdio que desenvolveu numerosos projetos de edificao, planejamento e paisagismo. Sua obra ganhou diferentes prmios e foi objeto de diversas publicaes.

memria de Josep Batlle Gras. Este livro o resultado das reflexes realizado a partir de compatibilizar o ensino de arquitetura da paisagem com a prtica profissional entorno da arquitetura, o urbanismo e a paisagem. Para o desenvolvimento do trabalho foram fundamentais os estmulos iniciais que recebi de meu magnfico professor Elias Torres, que me ofereceu uma acertada apresentao, e a continuada colaborao de meu scio Joan Roig. Assim mesmo, tenho que agradecer os comentrios do orientador de minha tese de doutoramento, Antonio Font Arellano, que supervisionou o trabalho que deu lugar a este livro, e o suporte incondicional e constante de minha esposa Mercedes Blay.

O jardim da metrpole pretende ser uma opo global para a cidade, mas tambm uma atitude pessoal que pode persistir em todas as aes que realizamos. O jardim da metrpole uma fuga romntica sem final. Este discreto manifesto uma sequncia ordenada de algumas idias que se desenvolvem nesse livro, e o reflexo de uma utopia que trata de imaginar um novo modelo de espao livre para nossas metrpoles, uma utopia alimentada de todos aqueles exemplos que tratam de construir uma projeo de futuro otimista e possvel.
1

No manifesto se utilizam muitas palavras que respondem s diversas idias utilizadas no livro, e sua procedncia est referenciada nos diversos captulos do mesmo

Um novo espao livre Do paraso da metrpole ao espao livre para uma cidade sustentvel O jardim da metrpole um jardim O jardim da metrpole um parque O jardim da metrpole um sistema O jardim da metrpole um hbrido

1. Devesa de Girona, Espanha, 1813-1830 Maximilien Lamarque et AL.

Um novo espao livre Do paraso da metrpole ao espao livre para uma cidade sustentvel
A do paraso perdido e recuperado foi uma das emoes primordiais e constitutivas do homem. O estabelecimento da idia de paraso jardim na mente de nosso primeiro antepassado Pode coincidir com a primeira manifestao da Divindade por ele recebida. Espao limitado e mesmo cercado, foi o paraso terrestre. Paraso, ou pairidaeza em persa, assim quer significar jardim como espao cercado. As razes indo-germnicas de palavra jardim gards, geard, garde, significam tambm cerrado, espao cercado. Aquele homem no se sentia, como seus irmos nrdicos, oprimido por um clima invernal nem por uma intensa vegetao e, por isso, quase inimiga; ao contrrio, o primitivo cameleiro do deserto, como o atual, sofria da falta e escassez de vegetao, da secura espantosa do solo, de uma espcie de vero dominante a que estava, e est, submetido. A cena paradisaca, para ele, se transforma: J no aspira um claro no bosque ou uma suspenso do inverno, mas deseja um Oasis, verde e primaveril, situado no meio das areias e das pedras, que interrompa o clima canicular. O osis o paraso do nmade meridional, do beduno, do homem das rotas terrveis, entre um sol branco e a areia trrida. A emoo paradisaca do paleoltico subsiste, mas com uma 2 mudana de sistema de referncias que revoluciona seu ser.

O novo espao livre tem que ser necessariamente complexo porque tem que incluir os valores tradicionais da utilizao pblica e beleza e, ao mesmo tempo, tem que ser coerente com as leis ecolgicas e as problemticas meio-ambientais. A dimenso e a escala crescente desses espaos nos planejamentos territoriais abrem novas possibilidades antes inimaginveis:
2

Rubi i Tudur, Nicolau Maria, Del paraso al jardin latino, Tusquets, Barcelona, 1981

Um espao livre, pblico, metropolitano, ecolgico, vertebrador da nova cidade, integrador das novas tcnicas meio-ambientais, sujeito a processos naturais e/ou agro-florestais, formalizado desde a modernidade. Ao aceitar os problemas e as dvidas, aceitamos a complexidade e a contradio do novo modelo de cidade. O novo modelo de espao livre simultaneamente o jardim ideal, um parque pblico, um sistema de espaos exteriores e um hbrido de diversas paisagens. O jardim da metrpole este novo espao livre que recupera a tradio do jardim como domesticao da natureza e que tambm um jardim urbano fruto de umas novas relaes entre natureza e cidade. Um novo espao livre que se inserta em um novo modelo de cidade: Aquela que pretende organizar-se como um sistema capaz de desenhar uma nova geografia de si mesma. Um jardim que renuncia s novas complexidades, um jardim que busca a sustentabilidade. O jardim da metrpole recupera a idia de paraso que se associava habitualmente ao jardim na utilizao dos processos naturais e agro-florestais. O jardim da metrpole um jardim cheio de significados urbanos, ecolgicos e estticos. O jardim da metrpole um parque. A imagem da paisagem desejada no contexto da nova cidade dispersa. O produto da simbiose ecolgica entre o ser humano e a natureza. Um parque til e de utilizao pblica. O jardim da metrpole um sistema de espaos exteriores, resultado das novas vinculaes entre cidade e territrio; um conjunto de novas tipologias de espaos livres, organizados desde novas lgicas e que pretende obter novas continuidades. O jardim da metrpole um hbrido, o produto do uso no convencional dos espaos agro-florestais, o resultado da formalizao das decises ecolgicas; um hbrido de cidade e infraestruturas, de espao livre e ecologia, de agricultura e meio ambiente.

O jardim da metrpole um jardim


Os jardins existem antes dos jardineiros e s umas horas anteriores terra. Sir Thomas Browne, The Garden of Cyrus

A histria do jardim est ligada a histria da domesticao da natureza. Lugar seguro, limitado, cerrado, o jardim quer reencontrar a ideia de paraso perdido atravs da proteo de seu mbito. Entre a natureza que o rodeia e o jardim deve existir certo grau de diferenciao, e em muitas ocasies o desenho desta diferena uma das caractersticas mais determinantes de cada um dos modelos de jardim. A concepo do jardim como natureza controlada pelo ser humano, como espao ligado aos valores simblicos e sociais de cada poca, deu lugar ao longo da histria a cada um dos modelos de jardim que conhecemos. O Jardim da metrpole quer ser o modelo de espao livre que corresponde a uma cidade que pretende ser sustentvel. O desejo do ser humano de controlar a natureza, tanto quanto com fins alimentares, medicinal ou contemplativo, produziu o desenvolvimento de uma multitude de tcnicas agrcolas e elementos de servio, que posteriormente evoluram desde a agricultura at os elementos decorativos ou de uso para o cio; desde os sistemas de rega s fontes monumentais, desde os tabuleiros agrcolas aos terraos dos jardins, desde os sistemas de proteo s valas, desde as podas para melhorar a produo topiaria decorativa. Se a agricultura uma das origens do jardim, lgico que, depois de um largo perodo de mxima artificialidade e perda das origens, se pense que o jardim pode regressar agricultura, pode ser agricultura. A variedade de solues nos limites, nos traados, nas formas de modelar a topografia, no uso da gua, na domesticao da vegetao e na introduo de elementos arquitetnicos produziu diferentes estilos de parques e jardins que, ao longo da histria, foram se debatendo entre a imitao da natureza e a imitao da arquitetura, exemplificados ambos extremos pelo jardim paisagstico ingls do sculo XVIII e o jardim barroco francs do sculo XVII.

Sir Thomas Browne, citado em Clifford, Derek, Los Jardines. Historia, trazado, arte..., Instituto de Estudios de Administracin Local, Madrid, 1970.

2. 3. Vaux de Vicomte, Frana 1656 1661 Andr Le Ntre Jardins Stowe, Buckinghamshire, Reino Unido, 1740 1751. Capability Brown

Entre o osis das civilizaes meridionais e a clareira no bosque das civilizaes septentrionais, a busca do paraso perdido atravs do jardim variou segundo o momento histrico, as solues adotadas e as influncias recebidas. Se o osis deu lugar aos primeiros jardins cerrados, onde a sombra e a gua tinham um papel principal, como nos jardins rabes e, posteriormente, nos jardins do Renascimento italiano, a clareira no bosque est presente nos primeiros jardins paisagsticos ingleses, mais tarde nos romnticos e, por ltimo, um dos fundamentos bsicos dos primeiros parques pblicos produzidos no sculo XIX. Se o traado geomtrico dos primeiros jardins cerrados evoluiu desde os jardins da antiguidade at o jardim barroco francs, paradigma do controle absoluto do ser humano sobre a natureza, a imitao da paisagem prxima est presente nos jardins paisagsticos japoneses e ingleses, autnticas clareiras no bosque, que requerem a ajuda de valas complexas para poder ser simultaneamente um lugar seguro e um lugar que se confunde com a paisagem circundante. O jardim barroco francs, produto final das geometrias que provem das culturas do Oasis, um jardim aberto paisagem e que no requer valas, j que no um osis, mas uma grande clareira que se forma a partir do recorte geomtrico de uns bosques que tambm esto organizados desde a lgica do jardim. Nos jardins de Versalles, obra de Andr Le Ntre, a geometria do palcio e do jardim organiza tambm a cidade e a paisagem, para converter-se finalmente em um cruzamento de todas as tradies. O romantismo, e em especial sua representao pictrica, definiram uma nova forma de compreender a natureza. O homem romntico tinha um grande desejo de voltar ao esprito da natureza, mas ao mesmo tempo se sentia impotente diante dela. A conscincia da ciso entre a natureza e o ser humano se torna irremedivel. O desejo de volta ao esprito da natureza e a conscincia de aniquilao fatal que coadjuva este desejo resultam inseparveis. Podemos exemplificar muito claramente esta compreenso da natureza com os quadros de Caspar David Friedrich: Viajero contemplando um mar de nuvens e mulher olhando pela janela, que comparamos atravs das imagens com dois espaos exteriores exemplares, o jardim de Ermenonville e Central Park. A atrao pelo abismo do viajante de Friedrich nos recorda os escassos exemplos de jardins romnticos, como a runa de um templo clssico no meio do bosque de Ermenonville e o enquadramento da natureza da mulher que olha pela janela aos primeiros parques pblicos como o Central Park encaixado na quadrcula urbana de Manhattan.

4. 5. Jardim de Ermenonville, Frana, 1762-1778. Central Park, Nova York, Estados Unidos, 1858. Frederick Law Olmsted

No Jardim da metrpole se recupera parte do esprito dos jardins e, especialmente, do esprito romntico quando o habitante da cidade expressa seu desejo de regresso a uma natureza que lhe parece demasiadamente distante. Como acontecia ento, a expresso deste desejo por meio do jardim se vincula aos elementos que exercem a mxima fascinao sobre o ser humano consciente dessa ciso: A fora da natureza e a beleza das runas das arquiteturas clssicas durante o romantismo, e as possibilidades dos processos naturais e a beleza das intervenes agrcolas no novo esprito dos jardins da metrpole. No jardim da metrpole, as lgicas dos processos naturais e agro-florestais podem servir para definir sua formalizao e sua vinculao com a cidade na qual se insertam. A natureza e a agricultura se convertem outra vez nos instrumentos principais para recuperar espaos que a cidade esqueceu, ou para integrar atividades que habitualmente se desenvolvem de forma autnoma. As imagens da natureza e da agricultura voltam a ser as

melhores imagens possveis, e assim vemos como um magnfico bosque se converte na imagem onipresente para uma biblioteca que quer representar a condensao de todos os conhecimentos, ou como Giles Clment pe em prtica no Parc Andr Citron (Paris, 1992) suas teorias sobre os jardins em movimento e consegue que a beleza dos jardins involuntrios possa ser utilizada em um parque de uso pblico. No projeto de Michel Desvigne e Christine Dalnoky para um parque urbano em Issoudun (1994), a antiga estrutura agrcola do lugar se converte no instrumento bsico para a recuperao de uns espaos degradados nos arredores da cidade. Em vez de eliminar o obsoleto e criar uma nova estrutura, o projeto aproveita o traado existente para estabelecer uma nova relao entre a cidade e os espaos naturais das margens do rio Indre. O carter agrcola das antigas hortas se conserva na nova imagem desses jardins urbanos.

6. Parque Urbano em Issoudun, Indre, Frana, 1994. Christine Dalnoky e Michel Desvigne.

Durante as ltimas dcadas do sculo XX, o espao pblico no marco dos novos projetos de cidade produziu exemplos notveis. A experincia de Barcelona foi extraordinria e chegou a ser uma referncia para outras muitas cidades. Agora, no incio do sculo XXI, comea a ser patente a influncia de um novo efeito que invade a 4 Europa e impregna muitos dos novos projetos de espao livre: Os jardins voltam nossas cidades. Este retorno no se efetua com as formas com as quais se iniciou o sculo XIX, mas prximas do estilo paisagstico, mas com caractersticas contemporneas prximas arte, agricultura e ecologia. Como poderamos explicar este revival de uma arte que dvamos por moribunda ou complementria? Poderamos encontrar uma explicao na versatilidade das modas e na importncia cada vez maior que se outorga s preocupaes ecolgicas. No obstante, no fundo, na origem desse regresso podemos encontrar uma insatisfao. Depois de muitos anos de domnio da racionalidade, das explicaes em termos quantitativos o das intervenes de autor sensivelmente alheias das preocupaes dos cidados, se produz uma nova demanda de espaos de qualidade, uns espaos mais prximos, mais ntimos e mais vivos, que refletem o passar do tempo, que expliquem que nossas paisagens esto subordinadas s singularidades topolgicas, climticas e fisiolgicas dos elementos que as compem. E em seu regresso, estes jardins modernos impregnam a cidade e cada um dos cenrios nos quais se desenvolvem as novas atuaes, desde as intervenes em escala geogrfica s pequenas aes individuais; desde os novos sistemas de parque em reas abandonadas recuperao de espaos degradados; desde o retorno dos espaos temticos criao de novos espaos pblicos que reutilizam ou reinventam as agriculturas; desde os projetos que tratam de integrar as grandes infraestruturas na paisagem s pequenas intervenes que querem aproximar do cidado esta sensibilidade; e, por ltimo, desde os jardins em movimento que seduzem os novos paisagistas s novas arquiteturas que se explicam como paisagens.

O jardim da metrpole um parque


A rea aberta de uso pblico no uma idia recente a praa urbana provavelmente to antiga como o prprio assentamento, e comeou como um simples espao entre as vivendas at a se utilizar como um lugar de encontros , pois inclusive na poca romana encontramos jardins, como o Porticus Liviae, que foram desenhados para o uso pblico. No sentido de uma grande extenso de terreno reservada para a caa ou outras atividades ao ar livre, tambm se conhecia o parque, pelo menos entre os assrios, que inclusive em Khorsabad contava com um pequeno monte artificial com um templo e canal de gua, antecipando-se vrios sculos a Capability Brown e seus seguidores. No obstante, foi no sculo XIX que encontramos um parque pblico tal como o conhecemos, uma extenso de terreno desenhado 5 principalmente para o uso pblico e situado em um entorno fundamentalmente urbano.

Corajoud, Michel, Faire Le jardin pour mieux faire La ville, em Coen, Lorente, Lausanne jardins. Une envie de ville heureuse, cole National Suprieure Du Paysage, Versailles, 1998. Chadwick, George F., The Park and the Town, Frederick A. Praeger, Nueva York, 1966

Conceitualmente, se considera que os parques so um fragmento limitado de natureza introduzido na cidade, uma natureza que no pode ser a mesma natureza de onde foi tirado devido aos evidentes inconvenientes do translado, da mudana de escala ou da necessria abstrao da fonte de inspirao. O encaixe desta natureza nostlgica deu lugar aos diversos exemplos de espao pblico que comearam a ser produzidos no sculo XIX e que se conhecem como parques urbanos. Produto da complexidade de reproduzir modelos naturais para uso dos cidados o resultado da contradio evidente entre umas imagens naturais idlicas e uns usos urbanos que cada vez eram mais intensos e sofisticados. Tradicionalmente existem dois modelos de relao entre a natureza e a cidade: O uso de elementos naturais na cidade e as intervenes para uso dos cidados fora da cidade. O primeiro herdeiro da tradio vitoriana em que os parques eram criados para resolver os conflitos derivados do desmesurado crescimento das cidades, como os primeiros parques londrinos instalados nas antigas propriedades reais, que eram cedidas para o uso pblico e ofereciam a oportunidade de remodelar determinados setores da cidade, ou como os primeiros parques pblicos em nova planta, resultado da aplicao das leis do Parlamento ingls (1833-1848) para o fomento das condies higinicas dos novos bairros das cidades. O segundo modelo responde necessidade por parte dos cidados de utilizar as paisagens mais prximas, como as tradies anglo-saxnicas de visitar os cemitrios o de realizar trajetos entre o interior e o exterior da cidade. O Jardim da metrpole intenta buscar um novo modelo de espao livre que suporte esta dicotomia entre interior e exterior, e desta forma intentar recuperar aspectos positivos de cada uma das duas situaes: Por um lado, uma maior vinculao entre os cidados e os elementos naturais e, por outro, uma melhor relao entre a cidade e as paisagens que engloba. Os primeiros parques pblicos construram paisagens muito parecidas com as criadas pelo movimento paisagista do sculo XVIII, com jardins integrados no entorno como um pedao de natureza idealizada, selecionada e melhorada. Os jardins de Capability Brown de beleza suave e mansa, assptica e uniforme, que produzia ligeiras ondulaes contratadas e que s dava lugar variedade e surpresa para conseguir perspectivas idlicas se converteram em um modelo que podia ser transladado cidade. No obstante, as condies urbanas eram muito diferentes das do campo, e se Capability Brown tinha conseguido a integrao do jardim no entorno com o desenho do h-h, os jardineiros que trabalharam na cidade trataram de conseguir a integrao do parque em seu entorno urbano; se Capability Brown havia desenhado um caminho que servia exclusivamente para o passeio do latifundirio pela sua propriedade, nos parques foi necessrio estabelecer uma nova maneira de conceber os percursos para tratar de favorecer o uso destes espaos por parte dos cidados. A nova relao que se estabelece entre a cidade e seus parques se concretizou nos limites e percursos, os primeiros como expresso das interaes que se produziam entre o parque e sua periferia urbana, os segundos como elementos que permitiam uma correta experincia do lugar. Os limites dos parques nos mostram as relaes entre a cidade e esse pedao limitado de natureza que se introduz em seu interior. Quando o movimento paisagista chegou cidade como no Circus e no Royal Crescent de Bath em 1767 foi para criar novas paisagens para o cio privado dos novos edifcios que estavam sendo construdos.

7. The Royal Crescent, Bath, Reino Unido, 1767-1775. John Wood II.

Mecanismos como o h-h se transladaram cidade, mas com um uso diferente; j no se tratava de separar o jardim do latifundirio dos campos onde pastavam os animais, mas para separar o parque dos ricos do dos pobres; ainda que ambos os parques tivessem as mesmas caractersticas e tendiam a confundir-se voluntariamente. No Central Park de Nova York, Frederick Law Olmsted condensou tudo o que havia apreendido dos parques ingleses para desenhar um que se relacionava de um modo unitrio e homogneo com todo seu entorno.

O projeto de Olmsted e Calvert Vaux apresentado ao concurso para a construo do parque em 1858 tinha como 6 lema Greensward (prado de um jardim). Pode se considerar que o termo era muito adequado em vista das caractersticas substanciais do parque, um imenso prado insertado em pleno centro de Manhattan. A vala perimetral do Central Park expressava uma relao democrtica de todos os cidados com o parque. Seu traado e a disposio regular dos diferentes acessos se relacionavam com a lgica da trama urbana. A monotonia da 7 vala s ficava alterada pela fora da paisagem, que emergia, logo detrs dela.

8. Central Park, Nova York, Estados Unidos, 1858-1873. Cerca perimetral. Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux.

Os percursos explicam a organizao dos parques desde sua funo mais bsica: O passeio. O jardim paisagstico ingls se articulava desde uma srie de percursos, em geral bem traados, mas voluntariamente tortuosos, pelos quais o usurio era introduzido a experimentar uma srie de sensaes visuais e emocionais, similares as que suscitavam um quadro ou uma cenografia teatral: Os trs grupos de rvores que tantas vezes utilizou Capability Brown eram similares decorao de uma cenografia. Alguns lugares do percurso se abriam de repente a um sugestivo panorama ou revelava a presena inesperada de uma ponte, um pavilho de jardim ou uma runa.

9. Sistema de percursos do Central Park, Nova York, Estados Unidos

A partir das sucessivas evolues dos jardins durante o sculo XIX como espaos de uso pblico no interior das cidades, supe-se uma transformao do modelo, j que a nova situao requeria tambm uma nova maneira de conceber o percurso, por umas paisagens que queriam lembrar a natureza, mas que estavam rodeadas por edifcios. Nas praas das cidades britnicas e norte-americanas, os caminhos so a expresso dos percursos mais diretos entre os distintos edifcios que as rodeiam. O resultado final se compe de um tapete verde com rvores, que poderia remeter a um idlico fragmento de natureza, e uma srie de caminhos retilneos que atravessam toda a praa, de porta a porta dos edifcios. O sistema de percursos do Central Park criado por Olmsted se converte na melhor interpretao do modelo original de Capability Brown aplicado aos espaos urbanos. A estrutura de diferentes caminhos com usos especficos lembra a que estabeleceu Joseph Paxton em Birkenhead Park (pennsula de Wirral, Inglaterra 1847), mas no Central Park adquire a categoria de sublime ao construir um conjunto de redes homogneas desenhadas em funo de seus destinos. Devido proporo alargada do parque, Olmsted disps que diferentes ruas da
6 7

Zapatka, Christian, Larchitettura Del paesaggio americano, Ltus Quaderni, nm. 21, Milan, 1995. Kelly, Bruce; Guillet, Gail Traveis y Hern, Mary Ellen W., Art of the \Olmsted Landscape, The Arts \Publisher, Nova York, 1981.

cidade o atravessariam e facilitar assim a comunicao entre ambos os lados. Por outro lado, se estabeleceram trs maneiras diferentes de passear pelo parque: As avenidas para carruagens, os caminhos para pedestres, que podem chegar aos pontos mais singulares do parque, e um caminho especfico para montar a cavalo. Para que esses percursos fossem exclusivos e no seriam interrompidos, e tambm para transmitir a sensao de que o parque todavia era muito maior, os caminhos se cruzam em diferentes nveis por meio de pontes. O resultado foi que podamos qualificar como uma rede moderna de vias, com diviso de circulaes e um amplssimo catlogo 8 de mais de cem pontes de todos os tipos e caractersticas. Os quatro sistemas de percursos, situados em um entorno natural em pleno centro da cidade, completavam a imagem idlica que os cidados esperavam de um parque. No obstante, o cidado estava acostumado a utilizar a rua para suas festas e celebraes, para passear, ver e ser visto, o que provocou Olmsted a incluir outro elemento no parque, o Mall, que como uma rua da cidade mas disposta no centro do parque. O Mall do Central Park equivalente s ruas arborizadas do permetro do St. Jamess Park de Londres, uma rua de passeio retilnea e rotunda, cuja geometria contrasta com a naturalidade do resto do parque. Olmsted conseguia assim um quinto sistema de percursos e uma magnfica sistematizao das possibilidades de um parque urbano.

10. 11. Rua que cruza o Central Park, Nova York, Estados Unidos. Cruzamento de caminhos, Central Park, Nova York, Estados Unidos

O jardim da metrpole quer aproveitar o j aprendido dos modelos tradicionais de relao entre cidade e natureza, para intentar superar os discursos sobre os espaos singularizados no interior das cidades, ou sobre as intervenes pontuais no exterior da mesma, e poder estabelecer, assim, a possibilidade de estudar vises mais globais que entendam a cidade e seus espaos exteriores a partir de uma idia comum. A utilizao dos parques por parte dos cidados marcou a segunda evoluo dos espaos pblicos nas cidades: Se os primeiros parques compatibilizaram a imagem das paisagens desejadas com a funo de espaos de estar, admirar ou passear, a introduo de novos usos transformou o modelo at chegar a uns parques com uma estrutura capaz de acolher funes especficas. Deste modo apareceram parques organizados desde a lgica dessas novas funes, que se converteram em espaos temticos dedicados a um tema concreto. A imagem da clareira no bosque, paraso das civilizaes septentrionais que Capability Brown elevou categoria de obra de arte e que os primeiros parques pblicos utilizaram como um recurso infalvel exemplifica a perfeio a evoluo desde a imagem de um suposto paraso perdido at a incluso de espaos teis em nossos espaos livres pblicos. A clareira no bosque, que compatibilizava sua funo pastoril com a pblica, foi capaz, nos parques pblicos de Olmsted, de suportar usos to especficos como os esportivos.

Olmsted, Frederick Law Jr., Forty Years of Landscape Architecture: Central Park (1928), The MIT Press, Cambridge (Mass.), 1973.

12. Uma clareira no bosque, Central Park, Nova York, Estados Unidos.

Em seu momento, nas quadras de tnis que ocupam temporariamente uma clareira no bosque em Prospect Park (Brooklin, Nova York, dcada de 1860), obra tambm de Olmsted, na paisagem idlica as funes modernas todavia eram compatveis; mais tarde se desfigurou completamente o modelo original com a incorporao de reas especficas. Ao incluir usos especficos, a evoluo dos parques pblicos tambm encontrou outras respostas que tratavam de fazer compatveis a criao de espaos de caractersticas basicamente naturais com a possibilidade de receber funes concretas. No Bos Park (Amesterdam 1937) se compatibilizou um cuidadoso e sofisticado processo de construo de um grande bosque numas terras baixas com o estudo sociolgico sobre o uso dos espaos recreativos populares, tal e qual j se havia ensaiado nos parques alemes. O uso recreativo das clareiras nos bosques esportes, teatro, tomar sol e das zonas de gua canal de remo, banhos, passeio de barco assim como a dimenso ambiental dos espaos destinados aos animais e ao estudo da natureza, se desenvolvem sobre um espao projetado desde a mxima artificialidade, com o objetivo de tornar 9 real um dos lemas do parque: Natureza em liberdade. Os jardins de flores do Vasa Park (Estocolmo, 1947), obra de Erik Glemme, estabelecem outra maneira de resolver a problemtica antes exposta. Os jardins de uso concreto e especfico se traam com o tamanho correto e com a formalidade requerida, confrontando sua estrita geometria com as formas naturais de um parque situado sobre unas escarpas existentes, A cerca de pedra dos jardins acrescenta dramatismo situao e estabelece um limite claro entre ambos os mbitos: O da paisagem natural sujeita a seus processos e o dos pequenos jardins que esperam a chegada da primavera para converter-se em um paraso de cor que ser visitado por todos os cidados.

13. 14. Vasa Park, Estocolmo, Sucia, 1947. Erik Glemme. Parc de La Villette, Paris, Frana, 1982-1996. Bernard Tschumi.

O Parc de La Villette (Paris, 1984-1987), obra de Bernard Tschumi, trata de sistematizar estas preocupaes e deu lugar a uma estratgia que podia ser ilimitada, e que se explicava didaticamente com os trs estratos de definiam o projeto. A superfcie verde e plana que se estende por todo o territrio disponvel e que vincula o parque a sua imagem idlica, um pedao de natureza; as linhas retas que cruzam o parque de um lado a outro e oferecem ao visitante a funo mais genuna de todo espao pblico: Passear; e, por ltimo, unas follies que, dispostas de forma homognea pelo parque, tratam de prepar-lo para que possa receber todas aquelas funes que um parque do sculo XXI dever suportar. O jardim da metrpole no s aspira a ser de uso pblico, seno tambm, um parque til, resultado da aplicao das consideraes ecolgicas sobre os espaos livres e da recuperao da agricultura como sistema capaz de ordenar lugares. A publicidade apresentou o Parc da La Villette como o parque do sculo XXI, e para justific-lo se fez uso das imagens das follies dispostas a resolver nossas necessidades complexas. No obstante, podemos dizer que as leituras ecolgicas sero muito mais representativas deste novo sculo. O Parc de Sausset, em um banlieue de Paris um exemplo brilhante de parque til construdo a partir da recuperao dos sistemas agro-florestais, como sistemas urbanos suscetveis de empregar-se nos espaos pblicos de um novo contexto metropolitano. O parque, desenhado por uma equipe encabeada por Michel Corajoud, no trata de definir uma imagem final, mas estabelece um processo contnuo de construo do parque. No parque de Sausset a agricultura no algo alojado na memria romntica do designer, mas o motor do parque que d lugar a um sistema de bosques metropolitanos, no estabelece a conservao de algum valor natural existente, mas fabrica uma nova natureza. A gua no se utiliza como um artifcio esttico, mas que se converte na resposta aos novos problemas meio-ambientais e d origem criao de novos ecossistemas midos. A 10 geometria no se utiliza para estabelecer novos elementos arquitetnicos, mas para criar uma nova paisagem .
9

10

Balk, J. Th., Eenkruiwagen vol bomen het amsterdamse bos, Stadsdrukkerij van Amsterdam, Amsterdam 1979 Ver: Battle, Enric, De La banlieu de Paris a La periferia de Madrid, em AA VV, La reconquesta dEuropa. Espai public urb 1980-1999 (catlogo de La exposicin homnima), CCCB, Barcelona, 1999.

10

15. Parc de Sausset, Villepinte (Paris), Frana, 1979-1992. Jacques Coulon e Claire e Michel Corajoud.

O jardim da metrpole um sistema


Um parque bem administrado perto de uma grande cidade se converter sem dvida em um seu novo centro. A determinao da localizao, o tamanho e os limites deveriam estar associados, portanto, com o dever de dispor novos percursos troncais de comunicao entre o parque e as partes afastadas da cidade 11 existente e futura. Frederick Law Olmsted, Public Parks and the Enlargement of towns Os jardins domesticaram a natureza para o cio, os parques a introduziram nas grandes cidades, os sistemas verdes tratam de organiz-la com a finalidade de conseguir uma melhor ordenao de nossas paisagens urbanas. Os sistemas de parques das cidades compactas do sculo XIX pretendiam obter uma maior circulao entre as cidades e seus parques pblicos. O jardim da metrpole aspira a ser um sistema de espaos exteriores capaz de resolver as disfunes evidentes entre a nova cidade dispersa e seus espaos livres Os sistemas de parques superaram e ampliaram os conceitos de espao livre desenvolvidos nos primeiros parques pblicos e incorporaram em sua definio inicial uma maior integrao urbana, uma melhor definio de usos e uma sistematizao mais esmerada de todos os elementos e solues empregados em sua construo. Alguns dos primeiros exemplos de espaos pblicos desenvolvidos nas cidades europias e norte-americanas durante o sculo XIX se converteram na prtica de um sistema de parques. o caso do conjunto de parques de Londres, ainda que nunca se tratasse de um projeto unitrio preconcebido. O exemplo de Paris, que foi impulsionado a partir do baro Haussmann de 1853, se converteu em um modelo de organizao tipolgica de todos os espaos livres de uma cidade e pode ser considerado como um autntico sistema. O estudo Les Promenades de Paris nos mostra o esplndido e rigoroso trabalho de Jean-Charles Adolphe Alphand na organizao dos diferentes espaos pblicos do novo Paris, desde as ruas e avenidas, desde os jardins s praas, desde os parques de bairro aos grandes parques da cidade. Neles, sistematizava todos os elementos que os constituam, desde a rede de esgotos e gua pluvial iluminao, desde os pavimentos ao mobilirio urbano, desde as valas aos monumentos, desde a topografia vegetao. A transformao de Paris executada entre 1853 e 1870, durante o reinado de Napoleo III e sob a direo do prefeito Georges-Eugne Haussmann, implicou na passagem de uma cidade medieval a uma moderna. O plano foi impulsionado por razes econmicas, humanitrias e polticas: Os grandes bulevares permitiram construir novos edifcios, novos sistemas de transporte, a circulao do ar puro, o estabelecimento dos servios necessrios e o movimento fcil das tropas para controlar as revoltas de um povo descontente. Os resultados, por outro lado, tiveram uma vertente artstica: As novas fachadas dos bulevares, a nfase nas perspectivas barrocas sobre os principais pontos de interesse e o inigualvel conjunto de espaos pblicos fizeram de Paris uma das cidades mais belas do mundo.
12

11 12

Olmsted, Frederick Law, citado em Chadwick, George F., op. Cit. Alphand, Jean-Charles Adolphe, Les Promenades de Paris, I. Rothschild diteur, Paris, 1867-1873.

11

16. Ilustrao do livro Les Promenades de Paris (1853-1870) Adolphe Alphand

O trabalho de Alphand compreendeu, em um curto perodo de tempo, a transformao do Bois de Boulogne e do Bois de Vincennes, a construo dos parques Buttes-Chaumont, Montsouris e Monceau, e a reordenao de 24 praas e outros espaos livres, produto dos espaos residuais que o plano de Haussmann havia deixado ao cortar a cidade.

17. Parc de Buttes-Chaumont, Paris, Frana, Adolphe Alphand

Qualificado como um sistema de parques romnticos ou como o resultado da transformao de uma cidade dura 14 em uma metrpole verde, Les Promenades de Paris influenciou durante a segunda metade do sculo XIX no desenho dos espaos pblicos de cidades to diversas como Berlim, Barcelona, Viena ou Washington. Ainda hoje em dia, o alcance desta operao nos parece fascinante. Uma das maiores contribuies ao planejamento urbano, efetuado desde as experincias de desenho dos espaos pblicos, foi o completo sistema de parques da cidade de Boston, realizado por Olmsted a partir de 1877. As informaes de Olmsted e Vaux sobre as relaes entre os parques e a cidade haviam sido decisivas para a definio desse novo modelo. Havia-se constatado que, tanto o Brooklyn Park, o Central Park como toda uma srie de pequenos parques e outros espaos recreativos dispersos pela rea metropolitana de Nova York, podiam ser unidos por um sistema de vias denominadas parkways com uma largura, uma capacidade e uma qualidade cnica suficientes que expressaram simultaneamente a condio de rua da cidade e de passeio de unio entre 15 dois espaos livres. Talvez este conceito de sistema de parques seja a melhor contribuio norte-americana ao modelo de parque urbano que se estava desenvolvendo durante o sculo XIX a partir dos exemplos ingleses, que promoviam parques pblicos com limites bem definidos e sem relao entre eles. Os parkways norte-americanos so as ruas que cruzam um parque, ou ruas com muitas alias de rvores, e podem ser um passeio que bordeja uma paisagem urbana ou uma via panormica que atravesse uma paisagem natural. A diferena principal entre um parkway e uma via convencional consiste em que a primeira desenhada 16 desde sua relao com a paisagem e a segunda desde sua capacidade de resolver o trnsito.
13

13

Jellicoe, Geoffrey e Susan, The Landscape of Man: Shaping the Environment from Prehistory to the Present Day, Thames & Hudson, Londres, 1975 (verso espanhol: El paisaje del hombre: la conformacin del entorno desde la prehistoria hasta nuestros dias, Editorial Gustavo Gili, Barcelona. 1995). 14 Von Joest, Thomas, Parigi, metropoli verde? La poltica di Haussmann em Mosser, Monique e Teyssot, Georges, Larchitettura del giardini dOccidente, Electa, Milo, 1990. 15 Chadwick, Georges F., op. Cit. 16 Zapatka, Christian, The American Parkways, Lotus, n 56, Milo, 1987

12

Em 1868, dez anos depois de ganhar o concurso do Central Park, Olmsted e Vaux que nessa poca estavam construindo o Prospect Park no Brooklyn propuseram a construo do Eastern Parkway com a finalidade de melhorar a acessibilidade ao bairro e conseguir o prolongamento do parque pelas zonas residenciais mais 17 distantes. O Eastern Parkway lembra modelos anteriores, como a Avenida da Imperatriz de Paris, que unia um palcio com um parque no interior da cidade, ou a Unter den Linden de Berlim, que unia um palcio com um parque no exterior da cidade, mas a proposta de Olmsted e Vaux resulta muito mais moderna e democrtica, e constitui o embrio dos primeiros sistemas de parques. O sistema de parques de Boston um dos conjuntos de parques urbanos mais completos dos Estados Unidos. Foi sistematizado por Olmsted em 1887, sob o lema Park System the Common to Franklin Park (Sistema de parques desde o Common Park at o Franklin Park, a partir de varias realizaes anteriores e de certas previses que terminaram em 1902. Tambm denominado O parkway de Olmsted o Emerald Necklace, se compe de uma sucesso de espaos livres conectados mediante parkways. Estes espaos incluem desde o velho parque do centro da cidade, novos passeios, parques lineares, um arboretum e um grande parque situado na periferia da 18 cidade. O projeto no pretende planificar toda a cidade, seno aproveitar o que j existe, recolhe todos os espaos disponveis e transforma toda uma srie de barrancos em parque pblico que aproveita um pequeno afluente do rio Charles. Este projeto melhora o modelo de parque urbano ensaiado em Nova York por meio de potenciar a continuidade dos percursos atravs dos diferentes espaos pblicos e por conservar os valores ecolgicos de determinados lugares. Esta concepo ecolgica e social da proposta geral se complementa com uma definio mais ajustada dos usos, que em Arnold Arboretum chegam a ser muito especficos j que baseia sua estrutura na organizao cientfica do parque. A histria iniciada pelos paisagistas ingleses, sublimada pelos bosquinhos de Capability Brown ou pelos esfumados de Humphry Repton, sistematizada pro Joseph Paxton em Birkenhead Park e transladada aos Estados Unidos graas ao Central Park de Olmsted, chega essncia mais genuna de um novo modelo de espao urbano no percurso que vai do Common Park ao Franklin Park.

18. Sistema de parques de Boston, Estados Unidos, 1887. Frederick Law Olmsted

O exemplo de Boston foi seguido rapidamente pelo resto das grandes cidades norte-americanas que aproveitaram o crescimento para remodelar seus centros, conseguir uma nova imagem e obter um sistema de parques. O plano de Chicago de 1908, de Daniel Burnham e Edward H. Bennett, foi pioneiro ao propor simultaneamente o 19 planejamento metropolitano e um novo sistema de parques urbanos. O plano promovia a interao entre os parques existentes e os novos, as reservas naturais e a frente do lago Michigan, que se convertia no centro da 20 cidade e em uma localizao extraordinria para um parque urbano. O replanejamento do Mall de Washington, realizado em 1901 a partir das informaes da comisso Macmillan pela equipe formada por Daniel Burnham, Charles McKim e Frederick Law Olmsted (filho), tratou de completar o projeto de 1791 de Pierre Charles LEnfant com a melhora da relao com o rio Potomac por meio de umas perspectivas mais trabalhadas e um aumento da escala monumental do conjunto. A proposta inicial estabelecia um mall um espao livre como centro da nova capital do pas. A nova tratava de acentuar a grandiosidade da capital conservando as qualidades do Mall como pea central na cidade. O desenvolvimento do plano se completou com a proposta do System Park (1939) que enlaava o Mall com as margens do Potomac e com o resto dos espaos livres da cidade.

17 18

Zatka, Christian, LArchitettura del paesaggio Americano, op. cit. Fein, Albert, Frederick Law Olmsted, George Braziller, Nova York, 1972. 19 Chadwick, George F., op. cit. 20 Zapatka, Christian, Larchitettura Del paesaggio americano, op. Cit.

13

19. The Mall, Washington, Estados Unidos, 1901. Daniel Burnham, Charles McKim e Frederico Law Olmsted, filho.

O desenvolvimento dos parkways por todo o pas prosseguiu at a dcada de 1930, quando os requerimentos que exigia o automvel comearam a converter-se no fator principal de projeto. Nos anos prvios a esta transformao transcendental, os parkways norte-americanos permitiam uma relao esplndida entre as cidades, suas periferias e as paisagens naturais prximas. O System Park de Nova York (1928) se baseia no traado de numerosos 21 parkways e bulevares que unem diferentes bairros da cidade com as paisagens prximas. Parque e estrada eram uma s coisa, de modo que paisagem e vias pblicas podiam projetar-se simultaneamente. Tal como se desprende dos exemplos anteriores, no podemos dizer que os sistemas de parques sejam uma idia atual, mas que se pode afirmar que se trata de uma idia presente em muitas das propostas de espaos livres dos ltimos sculos. A reviso das propostas dos system parks norte-americanos nos faz pensar em conceitos que foram esquecidos ou que creramos impossveis dadas as condies atuais de nossas cidades. Os paradigmas que Olmsted desenvolve encaixam perfeitamente com nossas preocupaes atuais sobre como tem que ser os espaos livres de nossas metrpoles. A partir destas propostas redescobrimos a possibilidade de pensar a cidade tambm pode planejar-se desde a paisagem, que as infraestruturas e os espaos livres so os nicos sistemas com continuidade e que poderiam projetar-se de forma simultnea; que os sistemas de espaos livres poderiam servir para resolver algumas problemticas meio-ambientais e entende-los como sistemas ecolgicos vitais. A evoluo posterior dos sistemas de parques se pode interpretar desde a busca do equilbrio ideal entre o espao construdo e o espao livre. Nesse sentido, encontram respostas muito diversas segundo as quais sejam os objetivos para obter uma melhor relao entre as cidades e seus territrios, desde as diferentes propostas de cidade jardim que tratam de melhorar a dialtica campo-cidade com solues que pretendem resolver a mescla 22 dos sistemas urbanos e naturais que tinham nascidos autnomos at os projetos de novas cidades que permitem desenvolver os novos assentamentos urbanos segundo modelos tericos sobre uns territrios ainda virgens. O movimento de cidades jardim formulado por Ebenezer Howard em1898 se desenvolveu de muitas formas, e todas elas perseguiam a escala ideal para as diferentes funes urbanas em um entorno de equilbrio entre o campo e a cidade. As novas cidades, em especial os projetos para novas capitais, desenvolveram modelos onde o espao livre organiza o centro da cidade, mas no s para obter o equilbrio adequado entre o espao construdo e o espao livre, mas tambm pela capacidade monumental de um grande vazio no qual se dispe os edifcios mais emblemticos. Como antes havia sucedido em Washington, os projetos de cidades como a Delhi imperial, realizado por sir Edwin Lutyens em princpios do sculo XX, com uns espaos livres que 23 recordam as experincias inglesas do mesmo Lutyens com a paisagista Gertrude Jekyll, ou como o plano de Braslia, realizado por Lucio Costa no final de dcada de 1950 sob a influncia de Le Corbusier e com espaos livres projetados por Roberto Burle Marx, estabelecem a organizao de umas cidades perfeitas e finitas que organizam uns centros mais pensados para exaltar a glria nacional que para o uso de todos os seus cidados. Tanto as cidades jardim como as novas cidades buscavam a organizao ideal, a relao adequada entre o vazio e o cheio, mas a complexidade dos processos de urbanizao fez com que a cidade tendesse a se estender e a por em prova os diferentes tecidos que a compunham. Como resultado, as cidades jardim perderam seu equilbrio entre campo e cidade, e as novas cidades transbordaram para suas periferias. A falta de um modelo homogneo e extensivo que permitisse resolver corretamente o estabelecimento de uma cidade sobre o territrio havia liquidado os modelos ideais. Ainda assim, interessante ver como, durante o sculo XX, o movimento moderno havia tratado de conseguir esta quimera. Nos textos sobre parques e jardins habitual afirmar que o movimento moderno no deu lugar a um novo modelo de espao livre, e que a partir daquele momento o jardim encontrou grandes dificuldades para definir sua correspondncia com uma arquitetura determinada. No nos parece suficiente recordar a magnfica contribuio de Roberto Burle Marx, que combinava as pinturas cubistas com os
21

Jellicoe, Geoffrey e Susan, The Landscape of Man: Shaping the Environment from Prehistory to the Present Day, Thames & Hudson, Londres, 1975 (verso espanhol: El paisaje del hombre: la conformacin del entorno desde la prehistoria hasta nuestros dias, Editorial Gustavo Gili, Barcelona. 1995). 22 Acebillo, Jos Antonio e Folch, Ramon, Atles ambiental de lrea de Barcelona, Ariel Cincia, Barcelona, 2000 23 Chadwick, George F., op. Cit.

14

traados de seus jardins plantados com a flora autctone das selvas do Brasil. Tampouco nos satisfaz a utilizao habitual de alguns exemplos pontuais que mantinham uma intensa relao com as correntes artsticas do momento. Em seu artigo E o resto verde, Elias Torres o explicava da seguinte maneira: A abstrao e o radicalismo do mundo figurativo moderno e o carter exemplificador e purificador de seus elementos formais em apoio da expresso de uma teoria que no acolhe as formas do mundo vegetal, o que explica o abandono do tema do jardim por parte de qualquer um dos protagonistas desse perodo da arquitetura. Se a isto somamos a impossibilidade de introduzir a idia de funcionalidade em um jardim desde a viso maquinista e a defasagem entre o tempo de crescimento dos vegetais e a sucesso febril de experincias plsticas a partir da dcada de 1910, resulta menos paradoxo que precisamente quando na obra arquitetnica o traado da planta adquire maior liberdade como geradora da forma, a funo do jardim fique relegada a uma presena indefinida e complementria pelo seu valor ambiental e higinico e, em muitos casos, servir para reforar o carter artificial e abstrato da 24 arquitetura. Mas o movimento moderno realizou um esforo por recolocar todos os parmetros que intervm na construo de uma cidade, desde a definio da habitao mnima ideal, s novas frmulas de arranjos que permitiram uma menor ocupao do terreno; desde a organizao dos grupos de habitao para obter melhores condies, definio de modelos mais racionais para as novas cidades; desde a otimizao dos sistemas construtivos, formulao de novos conceitos que permitiram uma melhor relao dos cidados com seu entorno. Nos marcos tericos, a nova habitao se situava sobre uma natureza ideal no desenhada, e os pilotis sobre os quais descansava o edifcio permitia que o verde se passasse por baixo, e que tambm a cobertura plana oferecia a possibilidade de recuperar este espao como um lugar til. As Siedlungen alems chegaram a sistematizar todos os elementos necessrios para a construo de um bairro, e trataram de encontrar o equilbrio adequado, entre as edificaes e seus espaos livres. A Siedlung Britz (Berlim, 1925-1927) de Bruno Taut um bom exemplo de adaptao dos princpios do movimento moderno s peculiaridades de um lugar concreto, uma brilhante justaposio de duas idias diferentes: A necessidade de sistematizar todos os espaos de interveno na construo da cidade e a possibilidade de valorizar as caractersticas naturais das paisagens que utilizamos. As Units dHabitation de Le Corbusier podem ser consideradas como uma sntese de toda a produo do mestre 25 suo, tanto desde a perspectiva urbanstica como desde a arquitetnica. As Units dHabitation, uma proposta de cidade vertical construda sobre um solo previamente desenhado para poder suport-las, unam as caractersticas tipolgicas experimentadas por Le Corbusier em sua produo arquitetnica com suas propostas organizativas ideais, desde a Cidade Contempornea de Trs Milhes de Habitantes (1922) proposta para a Ville Radieuse, desde os Immeubles-Villas (1922) ao Modulor (1942-1946). N o texto intitulado Urbanisme et La rgle ds 7V (Vois de circulation), Le Corbusier trata de recolher os aspectos mais importantes dessa disciplina. Pode ser considerado um resumo de todo seu pensamento desde que desenvolvera seu primeiro grande projeto urbanstico para a Cidade Contempornea de Trs Milhes de Habitantes, onde se recolhem aspectos como o papel da geografia, suas propostas para o territrio europeu, a formulao dos Trs estabelecimentos humanos e a Regra das sete vias.
26

20 Ilustrao do texto Le Corbusier Urbanismo e a regra das 7V, 1948.

Esta ltima foi apresentada em 1948, a pedido da UNESCO, e pretendia ser um modelo ideal de ordenao da cidade; estabelecia uma organizao homognea e adaptvel que podia se desenvolver em todas as escalas, desde a local geogrfica. Diferente de seus anteriores modelos, no se apresenta com um desenho preciso,
24 25

Torres, Elias, E o resto verde, Arquitetura Bis, n 28-29, Barcelona, 1979. Ver: Monteys, Xavier, La gran mquina de Le Corbusier, Ediciones Del Serbal, Barcelona, 1996. 26 Le Corbusier, Urbanisme et La rgle des 7V (Voies de circulation), em Woesinger, Willy, Le Corbusier, Oeuvre complete (vol. 5, 1946-1952), Les Editions dArchitecture, Zurique, 1985, p. 90-94.

15

mas como uma regra que poder ser aplicada sobre territrios diversos. O resultado a superposio de diferentes redes que do lugar a um bairro moderno e democrtico. A aplicao da Regra das sete vias deu origem ao apoio territorial que as Units dHabitation necessitavam. Pese a infinidade de propostas de Le Corbusier para muitas cidades do mundo, em muito poucas ocasies chegou a desenvolv-las at a fase de realizao. Mesmo assim, existe uma cidade que se urbanizou por completo a partir do modelo terico da Regra das sete vias: Chandigard. As caractersticas deste projeto e o fato de que realmente se construra realmente permitem identific-la com o marco terico. A isso podemos acrescentar que se tratava de um terreno plano, quase sem acidentes, e que o encargo fora para a fundao de uma nova 27 capital. Chandigar recolhe em seu nico traado a homogeneidade urbana das sete vias e a necessidade de estabelecer um centro administrativo. Seu traado mostra a capacidade da regra de manter a ordem desejada e de adaptar-se geografia do lugar. A sequncia das sete vias nos mostra como se converteriam em pequenos corredores verdes que atravessariam a cidade e que inclusive aproveitariam os acidentes naturais existentes; tal o caso do riacho que observamos em uma delas. As sete vias de Chandigard conformam um verdadeiro sistema de parques homogneo, flexvel e democrtico. Em uma anlise superficial dos projetos urbansticos de Le Corbusier, no geral existe uma idia de um urbanismo 28 imposto, com muito pouca relao com os elementos preexistentes, devido seguramente ao contraste entre o tecido da cidade tradicional e aquele que Le Corbusier prope de uma maneira sistemtica, mas no s caractersticas geogrficas prvias, que em algumas propostas adquirem um papel relevante. As propostas de Le Corbusier, quer seja com os princpios da Ville Radieuse ou com a Regra das sete vias, se opem concepo tradicional da cidade, mas no rechaam nenhum territrio determinado. Em geral, todos os projetos realizados a partir do modelo da Ville Radieuse podem ser considerados como o desenvolvimento do esquema ideal sobre um territrio concreto, onde os acidentes geogrficos mais significativos o mar, o rio, as montanhas acabam determinando a ordenao bsica da proposta de cidade. As consideraes sobre a mobilidade atravs dos territrios e a vontade de encontrar modelos que pudessem reduzir a superfcie de ocupao das cidades sobre a paisagem deram lugar s propostas mais geogrficas de Le Corbusier, como a urbanizao do Rio de Janeiro (1929) ou o Plano Obus de Argel (1930), onde os traados da mobilidade se superpem com a topografia artificial das Units dHabitation, seguem a forma do territrio e configuram a nova forma da cidade uma cidade que busca uma nova maneira de ocupar o territrio que permita liberar a maior quantidade de solo , dando origem a um novo hbrido que simultaneamente autopista e habitao, edifcio e cidade em um s elemento. A busca de modelos de cidade que estabeleceram uma correta relao com a natureza esteve presente em muitas das propostas urbanas da segunda metade do sculo XX. A partir das influncias do movimento moderno se desenvolveram uma grande quantidade de experincias que tratavam de conseguir uma implantao tima sobre a paisagem, tanto desde os modelos prximos s Units dHabitation como desde as ordenaes que recuperavam as cidades jardim. Sobre as generosas paisagens do norte, e com modelos de baixa densidade, encontramos exemplos que, desde marcos diferentes, buscavam a organizao perfeita da cidade sobre uma natureza controlada. A cidade de Tapiola, sobre os frondosos bosques finlandeses, um dos melhores exemplos da cidade na natureza, resultado da aplicao dos princpios do movimento moderno relativo diviso das 29 funes urbanas habitao, trabalho, lazer e circulao em reas separadas por espaos livres. Em 1965, 30 Christopher Alexander publicou um artigo em duas partes intitulado The city is not a Tree, no qual se colocava em crtica o modelo Tapiola por ser considerado elitista e pouco adequado para os conceitos coletivos da dcada de 1960, mais prximos de recuperar as complexidades da cidade ou as verdadeiras vantagens do campo. O novo assentamento holands de Nagele ocupa as terras ganhadas de um novo polder e ordena todas as funes urbanas ao redor de um espao pblico central, que tambm se vincula explorao agrcola de todo o entorno. A cidade jardim de Brondby, situada na periferia de Copenhague, estabelece uma ordem perfeita e equitativa que fomenta o valor dos interstcios verdes vinculados natureza contnua que rodeia a cidade. A new town inglesa de Milton Keynes se planejou desde a premissa de que a paisagem e as infraestruturas seriam os elementos unificadores da vida urbana. O projeto conjunto da rede viria e os sistemas de espaos livres estabelecem a estrutura unificadora da cidade que permite todos os tipos de comunicao. A consistncia e a qualidade de Milton Keynes se explicam desde a homogeneidade das continuidades destes sistemas e das infraestruturas virias e de 31 espaos livres. Muitas cidades europias desenvolveram planos para intentar dominar sua dimenso metropolitana e incidiam nas relaes entre o espao urbanizado e os espaos livres: Londres com seu famoso Green Belt (cinturo verde) de \Patrick Abercrombie, e Paris com seu esquema de cidades novas. Mas, para reforar o que estamos tratando de explicar aqui, podem ser de muita utilidade dois exemplos de escala diversa: Estocolmo e Copenhague.

27 28

Monteys, Xavier, op. Cit. Ibid. 29 AA VV, Tapiola, Espoo City Museum, Jyvskyl, 1992. 30 Alexander, Christopher, The City is not a Tree. Part I, Architectural Forum, vol. 122, n1, abril de 1965, p. 58-62; The City is not a Tree. Part II, Architectural Forum, vol. 122, n 2, maio de 1965, p. 58-62 (verso espanhol: La ciudad no es un rbol, Cuadernos Summa, n 9, Buenos Aires, 1968, p. 29-30). 31 Ver: Walker, Derek, The Architecture and Panning of Milton Keynes, The Architecture Press, Londres, 1982.

16

O sistema de parques de Estocolmo trata de conseguir uma harmonia perfeita entre os cidados e os espaos livres da cidade. Desde os pequenos parques de bairro, como o Vasa Park, at os parques lineares como o Rlambshovsparken e Norr Mlars-trand, se tratava de vincular a cidade com a paisagem do seu entorno.

21. Sistema de parques de Estocolmo, Sucia, 1936-1953. Erick Glemme.

As propostas de Oswald Almqvist, Holger Blom e Erik Glemme prope uns espaos para a natureza e para a cultura, para uma natureza que exalta os valores da paisagem sueca bosques e gua e para umas atividades cidads de cultura e cio que podem desenvolver-se nesses lugares. O parque linear de Rlambshovsparken e Norr Mlars-trand (1941-1943), obra de Erik Glemme, um passeio de mais de quatro quilmetros que comea no terrao neoclssico da magnfica Cmara Municipal da cidade, bordeia o lago Mlaren, enlaa toda uma srie de espaos intersticiais cruzados por novas autopistas e estabelece diferentes pontos de contato com a gua onipresente em todo o entorno. Este parque linear resolve brilhantemente alguns dos tpicos deste tipo de espaos: Por uma parte, consegue dar continuidade ao percurso com independncia do cruzamento de vrias infraestruturas; por outra, define uma paisagem constante e homognea que se conecta bem com as margens da cidade e com a lmina dgua do lago. O passeio contnuo sobre esta magnfica paisagem natural interior cidade se complementa com os espaos de uso; quer dizer, com uns lugares concretos desenhados para uso especfico. Como em El Vasa Park, Erik Glemme desenhou numerosos pequenos jardins de com identidades prprias, espaos geralmente quadrados e bem limitados que se situam sobre a natureza prado ou gua para ser utilizados como lugares de estar, jardins de flores, jardins de jogos infantis, embarcadouros, de vistas sobre o lago ou pequenos quiosques para tomar caf. Desta maneira, o sistema de parques de Estocolmo conseguia um domnio de todas as escalas: por uma parte, a vinculao com a escala geogrfica da paisagem sueca unindo a cidade com seu magnfico entorno; por outro lado, a vinculao escala individual do cidado, oferecendo-lhe espaos prximos, ntimos, ajustados a suas necessidades cotidianas. O Finger Plan (1947) para o planejamento do entorno metropolitano de Copenhague estudou o crescimento da cidade sobre as vias de comunicao. Estabelecia umas penetraes urbanas que se fundiam no verde e conseguiam a mxima superfcie de constato entre o construdo e a natureza. O Store Vejladalen with 32 Kongsholmsparken um parque linear construdo em um dos interstcios de Finger Plan.

22. Finger Plan, Copenhagen, Dinamarca, 1947. Peter Bredsdorff.

32

Ver: Lund, Annemarie, Danish Landscape Architecture, Arkitektens Forlag, Copenhague, 1997.

17

23. Store Vejladalen with Kongsholmsparken, Copenhagen, Dinamarca, 1963-1979. Edith e Ole Norgrd.

O projeto de seus bosques, na tradio do paisagista C. Th. Sorensen, determina a forma do lugar. Os diferentes crculos clareiras no bosque, pequenos bosques em clareira, reservatrios de gua, colina se convertem em operaes de land art desenhadas desde as consideraes florestais, agrcolas e ecolgicas. O parque garante todas as continuidades, desde as novas autopistas camufladas no interior do bosque at a iniludvel continuidade do riacho que drena este territrio, passando pelas projetadas continuidades para os cidados que visitam ou atravessam esse espao e pelas continuidades biolgicas que tratam de conservar a biodiversidade no interior da metrpole. O jardim da metrpole quer recuperar algo de todas estas solues, para enfrentar os problemas atuais de nossas cidades. No momento em que promovemos a proteo dos aspectos naturais mais singulares, no qual duvidamos sobre a conservao dos espaos agrcolas tradicionais, ou nos dedicamos a especular sobre o equilbrio instvel entre a cidade e o territrio prximo que desaparece, se requer sistemas de espaos exteriores capazes de aglutinar as velhas idias dos sistemas de parque e de novas necessidades que fazemos recair nesses lugares: desde as continuidades que Olmsted explorou no Brooklin ou em Boston, at as que a ecologia nos atesta agora como indispensveis; desde as estruturas territoriais ideais que Le Corbusier definiu na Regra das sete vias e depois mais tarde comprovaria em Chandigard, at os exemplos de sistemas de parques que esto construdos e em funcionamento nas cidades de Estocolmo e Copenhague. Os sistemas esto vivos, e o novo esprito que nos invade todavia lhes d mais fora; cada dia aparecem novas propostas para possveis sistemas de espaos exteriores, de medida e concepo diversa, mas produto das mesmas preocupaes. Desde os sistemas que tratam de estabelecer um modelo de ordenao territorial global que se entende por todo um pas como o Ranstad holands, at os que obtm um imenso corredor verde do Emscher Park, construdo na bacia do Ruhr motivado pela Internationale Bauausstellung (IBA) 99, a partir da reconverso de uma antiga regio industrial. Desde as cidade que tratam de compensar o processo de especulao feroz a que esto submetidas, com operaes que resolvam simultaneamente seus problemas de infraestrutura e suas necessidades de espaos livres, como o Cinturo Verde de Xangai, s cidades que querem estabelecer estratgias para melhorar sua rede de espaos livres e buscam o equilbrio entre o crescimento e uma correta relao com o territrio de seu entorno.

33

O jardim da metrpole um hbrido


Defendo a riqueza de significados em vez da claridade de significados; a funo implcita em vez do que a explica. Prefiro isto e o outro a ou este ou o outro, o branco e o preto, e algumas vezes o cinza, ao preto ou ao branco. Uma arquitetura vlida evoca muitos nveis de significados e se centra em muitos pontos: Seu espao e seus elementos se lem e funcionam de vrias maneiras de uma vez. Mas uma arquitetura da complexidade a contradio tem que servir especialmente ao conjunto; sua verdade deve estar em sua totalidade ou em suas implicaes. Deve incorporar a unidade difcil da incluso em vez da unidade fcil 34 da excluso. Mais no menos. Robert Venturi, Complejidad y contradiccin em la arquitectura Este novo espao livre que estamos tratando de definir no responde a um nico significado, mas o resultado de consideraes muito diversas. Os jardins voltam a nossas cidades, e com esse regresso recuperamos suas qualidades para uns jardins urbanos que se pode entender de maneiras muito diferentes. Os parques querem ser teis e de uso pblico e, para consegu-lo, recuperamos os valores do mundo agro-florestal para construir parques como bosques ou agriculturas urbanas que so parques pblicos. Tratamos de voltar a organizar a forma da cidade desde os sistemas de espaos exteriores e, para faz-lo, utilizamos as lgicas das grandes infraestruturas que necessitamos, as recomendaes da ecologia para conseguir territrios sustentveis ou a vontade de recuperar os signos geogrficos mais destacados de nossas paisagens.

33 34

Ver: Anderson, Sven-Ingvar, C. Th. Sorensen, Arkitektens Forlag, Copenhague, 1993. Venturi, Robert, Complexity and Contradiction in Architecture, Museum of Modern Art, Nova York, 1966 (verso espanhol: Complejidad y contradiccin en arquitectura, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 1974, p. 26).

18

So habituais os projetos de parques pblicos no interior da cidade ou em sua periferia prxima, situados entre os novos crescimentos e uma paisagem prxima que vai se deteriorando paulatinamente. Muitas vezes, estes projetos servem para acondicionar ou ordenar espaos exteriores das cidades que, por suas qualidades naturais ou paisagsticas, poderiam permitir que se compatibilizassem seu uso como espaos livres e sua conservao como espaos naturais. A definio destes projetos se tem produzido, em geral, desde a utilizao de parmetros tradicionais do espao pblico e do jardim, com a inteno de conseguir espaos nos quais se pode estar ou passear. Sem dvida, esta concepo tradicional dos espaos livres cria cada vez mais controvrsia pela diversidade de demandas que se deve atender. A multiplicidade de usos e a singularidade de situaes esto dando lugar a umas cidade cheias de lugares especficos, mal relacionados com seu entorno, isolados do resto da paisagem e que compe um mundo homogneo, cheio dos mesmos produtos, inundado pelas mesmas imagens. Frente a esta ubiquidade do no 35 lugar universal, redescobrimos as vantagens dos hbridos, dos espaos que atendem simultaneamente diversos requerimentos e que podemos exemplificar como dois modelos bem diferenciados: O dos fenmenos de paisagens polivalentes e o das estruturas complexas. O primeiro nos permite pensar em espaos suficientemente flexveis para permitir que sua configurao e utilizao possam variar com o tempo, mas bastante claros e potentes para impedir a perda de suas caracterstica bsicas. O segundo nos aproxima dos artefatos que nascem para integrar atividades especficas, mas que tambm se definem desde suas possibilidades de uso como espao livre, desde sua vertebrao com a cidade e a compreenso desde a paisagem. Os fenmenos de paisagem polivalente so espaos livres desenhados a partir das caractersticas dos processos naturais e agro-florestais que tambm podem ser utilizados para receber programas complexos. Trata-se de espaos cambiantes pelas caractersticas que lhe so prprias, ligadas s variaes sazonais e aos ciclos de vida em evoluo, mas tambm porque todo programa complexo um processo, continuamente cambiante, que tem que se reconhecer como essencial na escala de ordenao territorial. H que se pensar na oportunidade de eleio e improvisao dos espaos livres: quer dizer, de poder usar os mesmos espaos de maneiras diferentes, 36 includas aquelas para as quais no foram explicitamente desenhados.

As estruturas complexas na paisagem so tambm fenmenos de paisagens polivalentes que se constroem simultaneamente como edifcio e como espao livre. As arquiteturas como paisagem nos permitem pensar nos hbridos de infraestrutura e paisagem, de arquitetura e parque ou de arquitetura e paisagem, como expresso de que a potenciao da mobilidade territorial no tem por que interferir na conservao da vida, 37 e a aceitao de todos os espaos pode ser espao livre. Nesse contexto, podemos encontrar uma infinidade de intervenes possveis que, priori, no se afrontam como espaos livres, mas sim como atividades concretas que requerem stios concretos e programas detalhados. As solues habituais destas intervenes se colocam exclusivamente desde a especificidade do tema concreto e renunciando a outras possibilidades. Sem dvida, em muitos desses projetos podemos encontrar sempre um componente de espao exterior, de espao para o ser humano, de espao que se relaciona com seu entrono, que nos permite a possibilidade de que tambm adquirem a dimenso de jardins. Explorar as possibilidades desta dimenso converte estes projetos em algo mais que um programa sobre um lugar. Estes outros jardins podem apreender dos anteriores o modo de adquirir esta dimenso sem renunciar ao funcionamento correto de programa proposto. Dos jardins, a capacidade para domesticar a natureza e transform-la, como na agricultura, para novos objetivos. Dos parques jardins urbanos , a dimenso de espao livre, de como se relacionar com a cidade e a paisagem que a rodeia, de como estabelecer percursos que permitam uma correta experincia do conjunto. Dos sistemas jardins geogrficos , a possibilidade de redescobrir ou inventar novos fenmenos de paisagem que permitam resolver as problemticas estabelecidas, tornando compatvel sua definio como espaos exteriores com a integrao de usos complexos. Jardins, parques e sistemas. Jardins urbanos e jardins geogrficos. Agricultura, ecologia e arte. Cidade e espao livre, arquitetura e paisagem. Infraestruturas verdes e espaos da sustentabilidade. Paisagens artificiais ou suportes de paisagens cambiantes. Simples ou complexas, estas paisagens hbridas que iremos visualizando atravs dos diversos exemplos tm muitos nveis de significado e um s objetivo: Tratar de explicar as caractersticas que h de ter o espao livre de uma cidade que se pretende sustentvel.
35 36

Ver: Virilo, Paul, La Machine de vision, Galile, Paris, 1992 (verso espanhol: La mquina de La visin, Ctedra, Madrid, 1989). Venturi, Robert, op. Cit. 37 Ver: Moneo, Rafael, Paradigmas fin de siglo (fragmentacin y compacidade em la arquitectura reciente), El Croquis, n 98 (Rafel Moneo 1995-2000), Madri, 1999, p. 198-202.

19

A imagem do arvoredo que se apresenta para finalizar este captulo exemplifica perfeio os fenmenos de paisagem que podem estabelecer-se sobre um stio, atendendo a requerimentos to diversos como a agricultura, a necessidade de resolver problemticas meio-ambientais ou a vontade de dispor de espaos livres para o cio.

24. Chopera, Girona, Espanha.

Trata-se da evoluo de uma imagem, da utilizao de um sistema agrcola como jardim da metrpole. Esta arborizao um hbrido de agricultura, ecologia e paisagem, que com este novo esprito que nos seduz valorizamos artisticamente, como na imagem da Devesa de Girona, que serve para encabear este percurso na busca do paraso da metrpole.

20

Anda mungkin juga menyukai