Anda di halaman 1dari 2

Igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses, Portugal: Igreja de Santa Maria (Fornos) ou Igreja Paroquial de Fornos Fornos uma

a freguesia portuguesa do concelho de Marco de Canaveses, com 2,47 km de rea e 3 614 habitantes (2011). Densidade: 1 463,2 hab/km,sendo uma das freguesias abrangidas pela cidade de Marco. Na rea do ensino, funcionam dois bons estabelecimentos para o ensino prescolar, duas escolas para o ciclo do ensino bsico, uma escola E.B. 2-3 e uma escola secundria. A sade tem ao servio da populao um Hospital pertencente Santa Casa da Misericrdia e um Centro de Sade com vrias especialidades e a populao pode tambm recorrer aos servios mdicos particulares. O apoio e a solidariedade social prestada por um lar da terceira idade. Freguesia: o nome que tem, em Portugal e no antigo Imprio Portugus, a menor diviso administrativa, correspondente parquia civil de outros pases. Trata-se de subdivises dos concelhos e so obrigatrias, no sentido de que todos os concelhos tm pelo menos uma freguesia (cujo territrio, nesse caso, coincide com o do concelho), excepto o de Corvo onde, por fora do artigo 86 do Estatuto Poltico-Administrativo da Regio Autnoma dos Aores, essa diviso territorial no existe. Concelho: Em Portugal (e tambm em Cabo Verde) existe uma diferena entre os conceitos de concelho1 e municpio.2 Concelho uma diviso territorial, administrada por um municpio, enquanto que Municpio uma autarquia local, constituda por diferentes rgos3 . No Brasil, a antiga designao de concelho foi abandonada, e adotou-se a designao de municpio para ambos os conceitos.

O Concelho do Marco de Canaveses situa-se no Noroeste de Portugal, integrando-se no Douro Litoral, distrito do Porto. delimitado por dois dos mais importantes rios portugueses, o Douro e o Tmega. O Douro corre de Este para Oeste, e delimita o Concelho a Sul, separando-o de Cinfes e Castelo de Paiva. O Tmega corre de Norte para Sul, e separa o Marco em grande parte do Concelho de Penafiel, que se localiza a Oeste. A Norte encontra-se a Serra do Maro, no vizinho Concelho de Amarante. Nos limites com os Concelhos de Amarante e Baio, localiza-se a Serra da Aboboreira, que estende os seus dorsos granticos at ao rio Douro. Baio sita a Leste. Fica dentro das coordenadas geogrficas 59' de longitude Este do meridiano de Lisboa, 41 de latitude Norte e dominam reas com altitude compreendida entre 200 e os 600 m, atingindo valores mais elevados nas Serras da Aboboreira (960m) e de Montedeiras (638m). Dista a 51 Km da cidade Porto, a 19 Km da cidade de Penafiel, a 18 Km de Amarante, a 25 Km de Baio, a 30 Km de Cinfes, e a 22 Km de Entre-os-Rios.

O clima marcadamente atlntico, considerado rigoroso no Inverno e rido no Vero. Os ventos dominantes vm dos quadrantes Oeste e Sudoeste. So estes ventos que proporcionam fortes precipitaes nas reas mais altas e que diminuem medida que as vertentes baixam para os vales. A humidade relativa bastante elevada (75% 80%) e a nebulosidade frequente. O Concelho detm uma rea de 203 Km2 e, repartido por 31 freguesias, possuindo, actualmente, uma populao com mais de 54 000 habitantes. No Concelho apenas 865ha de solo so considerados frteis e produtivos. O milho o cereal mais cultivado, o pinheiro bravo a rvore que mais abunda e a vinha a que mais rendimento gera. O solo marcoense tipicamente grantico. A existncia de algumas vertentes com declive bastante acentuado e de vales encaixados, por onde correm rios e regatos devem-se a acidentes de origem tectnica. Abundam ainda colinas com altitudes mdias inferiores a 400m. Face construo da Barragem de Carrapatelo, no rio Douro, e do Torro, no Tmega, as terras ribeirinhas ficaram mais atractivas, proporcionando deste modo a prtica de desportos nuticos nas Albufeiras que a estas se encontram afectas. de salientar que a navegao fluvial e a pesca, so prticas j consideradas tradicionais. As guas medicinais tambm se encontram presentes neste Concelho (em Sobretmega), denominadas como Caldas de Canaveses. A gua destas termas classificada como sulfurosa, possuindo uma temperatura de 35 e est indicada para dermatoses, reumatismo, doenas respiratrias crnicas e certas afeces ginecolgicas. Em termos de indstria, a explorao e tratamento de granito, a txtil, a construo civil e a metalrgica que ocupam grande parte do sector. O comrcio tradicional o mais atractivo, assim como as feiras so uma tradio.

Anda mungkin juga menyukai