Anda di halaman 1dari 4

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

QUESTES CORRIGIDAS SOM


1. (UFVJM 2006) Um estudante de Fsica se encontra a certa distncia de uma parede, de onde ouve o eco de suas palmas. Desejando calcular a que distncia se encontra da parede ele ajusta, gradativamente, o ritmo de suas palmas at deixar de ouvir o eco, pois este chega ao mesmo tempo em que ele bate as mos. Considerando que o ritmo de trinta palmas por minuto e a velocidade do som de aproximadamente 330 m/s, CORRETO afirmar que a distncia em que ele se encontra da parede, em metros, de A) 165 B) 360 C) 300 D) 330

CORREO
Eis um problema numrico, mas interessante, que merece comentrios! Trata-se da Cinemtica, particularmente, um MRU, afinal, num mesmo meio, a onda (sonora) se propaga em linha reta e com a velocidade constante. O estudante produz o som, este reflete na parede, volta e ecoa, mas ao chegar aos seus ouvidos, neste exato instante ele estar batendo outra palma, de modo que o eco some! Esquema:

fornecida a freqncia: 30 palmas / min = 30 / 60 s = Hz. O perodo o inverso da 1 freqncia ( T = ) e vale 2s. O som deve chegar no momento em que um ciclo termina e outro inicia. f Veja que esta coincidncia pode ocorrer para vrias distncias diferentes at a parede! Lembra-me uma interferncia construtiva... O tempo de ida e volta (a distncia at a parede contada quando a onda vai e quando vem!) deve ser percorrida no tempo exato de 2s, quando a prxima palma ser batida! d = v . t d = 330 . 2 = 660m ida e volta, 330 para ir at a parede e o mesmo para voltar. A distncias menores, opes A e C, o eco chega dessincronizado, antes da prxima palma, e para 360m chega pouco depois que ela foi batida! Porm, supondo que o som conseguisse percorrer distncias maiores e ser audvel na volta, com 660m, 990m, mltiplos de 330m (at a parede), o som chegaria no momento de outra palma: 4s, 6s, mltiplos de 2s depois... Mas a questo no traz estas opes.

OPO: D. 2. (UFMG/98) O som um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada um exemplo de uma onda transversal. O que difere ondas mecnicas longitudinais de ondas mecnicas transversais
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

A) a freqncia. B) a direo de vibrao do meio de propagao. C) o comprimento de onda. D) a direo de propagao.

CORREO Por definio, o que diferencia uma onda transversal de uma longitudinal a direo da vibrao. OPO: B.
3. Uma pessoa fala, emitindo um som cujo eco ouvido pela mesma pessoa num intervalo de tempo igual a 0,4 s depois. Sabendo que a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, CALCULE a distncia entre a pessoa e o obstculo que refletiu o som, provocando o eco. CORREO Temos d = v.t d = 340.0,4 = 136 m. Esta foi a distncia percorrida pelo som, mas o eco envolve sua ida at o obstculo e sua volta, de forma que at o obstculo a distncia era de 136/2 ou 68 m . 4. (Fuvest-2002-modificado) O som de um apito analisado com o uso de um medidor que, em sua tela, visualiza o padro apresentado na figura a seguir. O grfico representa a variao da presso que a onda sonora exerce sobre o medidor, em funo do tempo, em s (1 s = 10 - 6 s). Observe que este tempo corresponde a meio perodo da onda. De acordo com a tabela a seguir, que mostra a faixa audvel para alguns animais, diga qual(ais) dos animais abaixo consegue ouvir este apito.

CORREO

Vemos do grfico que 10 s corresponde a meio perodo, o que quer dizer que o perodo completo so 20 s. A freqncia o inverso do perodo:

f =

1 1 = = 50.000 Hz ou 50 KHz 6 T 20.10


www.fisicanovestibular.com.br

Logo, pela tabela, audvel para gatos e morcegos. OPO: D.

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

5. (UFMG/90) Uma pessoa toca, no piano, uma tecla correspondente nota mi e, em seguida, a que corresponde nota sol. Pode-se afirmar que sero ouvidos dois sons diferentes, porque as ondas sonoras correspondentes a essas notas tm A) amplitudes diferentes. B) freqncias diferentes. C) intensidades diferentes. D) timbres diferentes.

CORREO Cada nota musical corresponde a uma freqncia distinta. OPO: B.


6. (UFOP) Sobre as ondas sonoras afirmamos que: I. A intensidade do som uma propriedade relacionada com a amplitude de vibrao da onda sonora. Quanto maior a amplitude de vibrao maior a intensidade do som produzido. II. A altura de um som a propriedade usada para classific-lo como grave ou agudo e est relacionada com a freqncia. Assim, um som grave tem freqncia baixa e um som agudo tem freqncia alta. III. O timbre a propriedade do som relacionada com a forma das ondas sonoras e depende da fonte que emite o som. Marque: a) Se e somente se (I) for correta. b) S e somente se (II) for carreta. c) Se e (II) e (III) forem corretas. d) Se e (I), (II) e (III) forem corretas.

CORREO
Todas as alternativas descrevem, de forma correta, as propriedades do som. A primeira o volume intensidade; a segunda a altura, que de fato a frequncia; e a terceira o timbre, que no deixa de ser a voz...

OPO: D.
(UFMG/90) (CF C1 H1) Uma pessoa toca, no piano, uma tecla correspondente nota mi e, em seguida, a que corresponde nota sol. Pode-se afirmar que sero ouvidos dois sons diferentes, porque as ondas sonoras correspondentes a essas notas tm A) amplitudes diferentes. B) freqncias diferentes. C) intensidades diferentes. D) timbres diferentes. 7.

CORREO As notas musicais so ondas de diferentes frequncias! As mais graves de baixa e as mais aguda de altas frequncias. Considerando as notas da mesma escala, d-r-mif-sol-...

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

mi

sol

OPO: B.

www.fisicanovestibular.com.br

Anda mungkin juga menyukai