Anda di halaman 1dari 5

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

DEN UE N! "#AS$%
Dengue, doena infecciosa tropical e subtropical, caracterizada por febre e dor intensa nas articulaes e msculos, inflamao dos gnglios linfticos e erupo da pele. O agente causador um vrus transmitido de pessoa a pessoa pelos mos uitos do g!nero Aedes, principalmente o Aedes aegypti. " uatro tipos de vrus causadores da dengue. O nome da doena se deve ao fato de ue, ao atacar as articulaes, faz o paciente mover#se com um andar re uebrado $%dengoso% ou %c&eio de dengues%'. O mos uito se infecta ao picar uma pessoa contaminada e, ap(s oito a )) dias incubando o vrus, pode transmiti#lo a outra pessoa. * forma mais grave da doena a dengue &emorrgica, ue causa &emorragia gastrintestinal e das mucosas e pode provocar c&o ue e at a morte. O vrus responsvel pela forma &emorrgica c&egou ao +rasil em meados da dcada de ),-., depois de ter provocado uma epidemia em /uba. * guerra e as migraes provocaram um aumento dos casos de leis&maniose visceral. O comportamento &umano est associado 0 e1ploso das doenas se1ualmente transmissveis. O grande avano nos transportes possibilita tambm maior intercmbio de microorganismos e de seus transmissores, como os insetos ue transmitem dengue e malria. * construo de represas vem sendo associada ao aumento de casos de es uistossomose e a surtos de febre do vale do 2ift. O crescimento populacional, associado a um processo de urbanizao descontrolada, contribuiu para a disseminao da dengue e da c(lera. *lteraes no clima parecem ter sido responsveis por surtos de sndrome pulmonar por &antavrus. Aedes aeg&'ti, principal transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Oriundo do 3el&o 4undo, esse mos uito acompan&ou o &omem em sua migrao pelos continentes. *tualmente considerado um mos uito cosmopolita, encontrado nas regies tropicais e subtropicais, principalmente em locais de grande concentrao &umana. 5o +rasil, o Aedes aegypti foi introduzido no perodo colonial e causou srias epidemias de febre amarela urbana. 6m ),77, foi erradicado do pas. /ontudo, como outros pases do continente no tiveram a mesma preocupao, o mos uito foi reintroduzido em ),89, iniciando logo depois uma alarmante propagao da dengue. "o:e, ocorre nos estados litorneos, no /entro#Oeste, em 4inas ;erais e em <ocantins.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br (ebres )emorrgicas, grupo de doenas agudas, de origem viral. =o as mais preocupantes molstias emergentes, por provocarem e1tensas epidemias e apresentarem ndices altos de mortalidade. *s mais con&ecidas no +rasil so a febre amarela, &o:e restrita 0 sua forma silvestre, e a sndrome &emorrgica da dengue, ou dengue &emorrgica. Outras tr!s famlias de vrus tambm causam essas doenas> arenavrus, bun?avrus e filovrus. 6ntre os primeiros, figuram os vrus @unin, 4ac&upo e =abi, responsveis pelas febres &emorrgicas argentina, boliviana e brasileira. 6ntre os segundos, destacam#se os &antavrus, ue causam sndrome pulmonar e febre &emorrgica com sndrome renal, ambas : registradas no pas. Aos filovrus, o mais con&ecido o 6bola, ue provocou surtos na Bfrica.

3e:a o <e1to a seguir>

! vetor do dengue O dengue transmitido pela f!mea do mos uito *edes aeg?pti, ue tambm vetor da febre amarela. Cual uer epidemia das duas doenas est diretamente ligada 0 concentrao do mos uito, ou se:a, uanto mais desses insetos, mais elas se faro presentes. O *e. aeg?pti surgiu na Bfrica $provavelmente na regio nordeste' e de l espal&ou#se para Bsia e *mricas, principalmente atravs do trfego martimo. 5o +rasil, c&egou no sculo D3EEE com as embarcaes ue transportavam escravos, : ue os ovos do mos uito podem resistir, sem estar em contato com a gua, por at um ano. 6m ),77, uma grande campan&a realizada pela Organizao Fan#*mericana de =ade c&egou a erradicar o *e. aeg?pti do +rasil e de diversos outros pases americanos. 5o entanto, a campan&a no foi completa e o mos uito permaneceu presente em vrias il&as do /aribe, ;uianas, =uriname, 3enezuela e sul dos 6stados Gnidos, de onde voltou a espal&ar#se. 5o fim da dcada de 9., o +rasil novamente contava com a presena do vetor em suas principais metr(poles. "o:e em dia, considera#se a erradicao do *e. aeg?pti praticamente impossvel devido ao crescimento da populao, ocupao desordenada do ambiente e 0 falta de infra#estrutura dos grandes centros urbanos. * industrializao tambm dificulta o enfrentamento desse tipo de inseto, : ue os novos produtos descartveis por ela produzidos $tais como copos e garrafas de plstico' so eliminados de forma incorreta e acabam por transformar#se em possveis focos para a multiplicao do *e. aeg?pti. *ssim, o m1imo ue se pode fazer controlar a presena do mos uito.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br O *e. aeg?pti tem se caracterizado como um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservat(rios de gua nas matas. 4esmo assim, mac&o e f!mea alimentam#se da seiva das plantas, presentes, sobretudo, no interior das casas, apesar de s( ela picar o &omem em busca de sangue para maturar os ovos. 6m mdia, cada *e. aeg?pti vive em torno de H. dias e a f!mea c&ega a colocar entre )7. e I.. ovos de cada vez. 6la capaz de realizar inmeras posturas no decorrer de sua vida, : ue copula com o mac&o uma nica vez, armazenando os espermatoz(ides em suas espermatecas $reservat(rios presentes dentro do aparel&o reprodutor'. Gma vez com o vrus da dengue, a f!mea torna#se vetor permanente da doena e calcula#se ue &a:a uma probabilidade entre H. e J.K de c&ances de suas crias : nascerem tambm infectadas. Os ovos no so postos na gua, e sim milmetros acima de sua superfcie, em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, cal&as, cai1as dLgua descobertas, pratos de vasos de plantas ou ual uer outro ue possa armazenar gua de c&uva. Cuando c&ove, o nvel da gua sobe, entra em contato com os ovos ue eclodem em pouco mais de H. minutos. 6m um perodo ue varia entre cinco e sete dias, a larva passa por uatro fases at dar origem a um novo mos uito. 61peri!ncias demonstram ue a mel&or oportunidade para enfrentar o *e. aeg?pti se d na fase larval, pois o mos uito tem apresentado resist!ncia aos inseticidas. * presena dos mos uitos depende muito das condies climticas $mais c&uvas, mais mos uitos' e de polticas pblicas. 6specialistas ainda consideram os guardas sanitrios a mel&or maneira de controlar a presena do *e. aeg?pti, pois somente visitas peri(dicas feitas de casa em casa so eficientes para combater o mos uito e ensinar a populao a enfrentar o inseto. *lm disso, faz#se necessrio um constante monitoramento de terrenos baldios, casas abandonadas e uais uer outros logradouros ue possam servir de possveis focos para a procriao do vetor do dengue. Ferguntas mais fre Mentes $respondidas por *nt&on? ;uimares'> )' For ue o AA< e a utilizao de avies e &elic(pteros $como : ocorreu nos 6G*' eficiente para outros mos uitos e ineficiente para combater o *e. aeg?ptiN 2> 5os 6G*, e em outros lugares, o uso de avies para pulverizar inseticida destina#se ao controle de insetos, inclusive mos uitos, ue fre Mentam rotineiramente ambientes e1tradomiciliares $fora das casas'. O *e. aeg?pti permanece uase ue e1clusivamente dentro das casas, onde inseticidas pulverizados de avio no atingem. 5os 6G* o controle visava o transmissor da Oebre do 5ilo, um mos uito do g!nero /ule1 e ue no vive dentro das casas. I' Cual o ambiente preferido pela f!mea. 6m uais condies $temperatura, ventos' ela no sobrevive ou no se torna ativaN Onde elas so mais comumente

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br encontradasN 2> *s f!meas e os mac&os $ ue geralmente acompan&am as f!meas' ficam dentro das casas $sob mesas, cadeiras, armrios etc.'. * temperatura ideal fica em torno dos IJ e I- o/. <emperaturas acima dos HI o/ e abai1o dos )- o/ costumam inibir a atividade do *e. aeg?pti e uando ficam acima dos J. o/ e abai1o dos 7 o/ so letais. H' " possibilidade de outra espcie de *edes transmitir dengueN =e e1iste, at a ui, o ue impede isso de acontecerN 2> =im. O *e. albopictus tambm pode transmitir dengue. * transmisso no comum por ue o *e. albopictus no costuma fre Mentar o domiclio como o *e. aeg?pti. J' Aas formas de preveno $comple1o +, borra de caf, gua sanitria, levedo de cerve:a, vela de andiroba, repelentes, inseticida caseiro etc', uais so realmente eficientesN 2> Pevedo de cerve:a e comple1o + no devem ser utilizados, pois, nas dosagens capazes de afugentar os mos uitos, podem ser pre:udiciais 0 sade. +orra de caf pode ser eficiente dentro de uma rotina peri(dica a cada dois dias. Bgua =anitria no tem se mostrado eficaz nas dosagens preconizadas $uma col&er de c& para um litro dLgua', em altas concentraes pode matar a larva em IJ&. 3ela de andiroba tem eficcia parcial e pode ser usada em ambientes fec&ados com no m1imo )I metros uadrados. 2epelentes e inseticidas caseiros podem ser usados seguindo as recomendaes da embalagem ou recomendao mdica no caso de crianas e pessoas sensveis. 7' 61iste algum meio natural para combater o *e. aeg?ptiN <ais como vermes ue parasitam as larvas, predadores naturais etc. 2> O mecanismo natural mais eficaz para o *e. aeg?pti o bioinseticida +<E $+acillus t&uringiensis israelensis', ue ataca a larva do *e. aeg?pti e pode ser utilizado em reservat(rios domsticos, inclusive cai1a dLgua. Fredadores naturais $larvas e ninfas de insetos, nemat(deos, pe uenos vertebrados', ue tambm atacam as larvas de mos uitos, no se criam em reservat(rios domsticos, onde esto as larvas do *e. aeg?pti. 8' *t ue ponto a utilizao de venenos, como o AA< e os larvicidas podem afetar o meio ambienteN Cuais $se e1istirem' seus efeitos colateraisN 2> Cual uer inseticida usado indiscriminadamente traz danos ao meio ambiente. O contato direto e permanente com produtos umicos pode ocasionar dese uilbrio ambiental e problemas a sade do &omem. For esse motivo o uso desses inseticidas restrito aos (rgos governamentais ou credenciados, ue possuem e uipes de tcnicos capazes de eleger a dosagem e o inseticida a ser utilizado. 9' O vrus causa problemas ao mos uitoN

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br 2> 5o. -' /omo o ciclo do vrus dentro do mos uitoN 2> Fara se tornar infeccioso ao &omem o vrus passa por um perodo de incubao no mos uito de ). dias. *p(s essa fase o mos uito estar infectado para o resto da vida e transmitir o vrus em todas as picadas ue realizar. ,' Cuais as principais lin&as de pes uisa desenvolvidas na Oiocruz em relao ao *edesN 2> O *e. aeg?pti talvez se:a o mos uito mais bem estudado at &o:e. O seu controle est diretamente relacionado 0 eliminao dos criadouros domsticos, considerando#se os con&ecimentos e1istentes sobre a sua biologia. 5o campo da entomologia $parte da ci!ncia ue estuda os insetos', a Oiocruz vem desenvolvendo vrias lin&as de pes uisa sobre a biologia e ecologia de mos uitos vetores de doenas no +rasil> ). Fotencialidade de espcies silvestres transmissoras de arboviroses e malria conviverem com o &omem em reas peri#urbanas, rurais e tursticas. I. O impacto causado pela construo de &idreltricas, atividades de minerao $inclusive garimpos clandestinos' e assentamento de novos colonos $%sem terra%' em reas com alto risco de doenas transmitidas por mos uitos $malria, febre amarela silvestre e outras arboviroses'. H. 6studos sobre a biologia e ecologia de mos uitos em ambiente silvestre $Far ues 5acionais e 6staduais', visando fornecer subsdios para o controle da ueles ue eventualmente ven&am a transmitir doenas ao &omem. Oonte> *nt&on? Qrico ;uimares, entomologista da Oiocruz

Anda mungkin juga menyukai