Anda di halaman 1dari 11

A CRTICA E A LITERATURA BRASILEIRA: METAS, DESVIOS E HORIZONTES

Maria do Carmo Campos

RESUMO: Le texte envisage quelques aspects de la pense critique au Brsil, caracterise ds le dbut par une dualit de points de vue: dune part, le dsir d tre actualise par rapport aux modles littraires et aux discours tablis, d autre part, la constituition d un discours critique partir du dedans, capable d tablir la difrence et la nationalisation. Ce texte examine aussi quelque peculiarits des rapports forme littraire - histoire et indique quelques transformations produites au XX me sicle, c est dire, les dplacements evidnts de la notion, des fonctions de la littrature et de la critique, qui ont comme consquence la production des discours de diluition de la littrature, un affaiblissement critique et une saturation interpretative. Au Brsil, l intrincation des rseaux historiques, esthtiques et idologiques dmande des tudes adresses aux diffrences et la complxification actuelle du procs littraire face aux discours critiques. PALAVRAS-CHAVE: Literatura brasileira, crtica literria brasileira, crtica literria brasileira no sculo XX.

Em O animal como linguagem, George Steiner assinala que a crtica e a histria literria seriam artes menores: sofremos no momento uma inflao espria da crtica, que assumiu uma espcie de papel autnomo. O interesse desperdiado com a personalidade e as disputas dos crticos, a massa de crtica produzida sobre obras de literatura que apenas pequena parcela do pblico culto se preocupar em ler (...) estes so fenmenos do jornalismo e podem ser ndices de uma debilitao geral. Os crticos e os historiadores de literatura escrevem sobre escrever; oferecem livros sobre livros. insensato no ver essa deriva ontolgica, quanto mais exaltar o ato de comentrio sobre o de inveno: hoje h at mesmo um mtier acadmico na crtica da crtica . No se erguem muitas esttuas dedicadas a escritores, mas , ao contrrio do sombrio prognstico de Sainte-Beuve, talvez no demorem a ser erguidas esttuas para crticos. Em ensaio de 1979, Luiz Costa Lima aborda as funes da crtica num scuMaria do Carmo Campos professora de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS.

49

lo que j foi considerado o sculo da crtica (p.199-207). Aponta tendncias e movimentos histricos da crtica em suas funes e relaes , entre as quais a oscilao entre o descritivo e o judicativo, com as conseqentes implicaes de valor esttico, e a definio de um lugar face a outros discursos como o cientfico. Entre os aspectos analisados na prtica crtica, indica a existncia de normas, pressupostos e consensos, nem sempre elucidados. Estabelece distines entre o crtico e o analista e registra o cientificismo e a ficcionalizao da crtica, esta como uma maneira de apresentar a renncia da atividade judicativa ao mesmo tempo que se apresenta como julgamento. A HISTRIA E O OBJETO Sabe-se que , no Brasil, a constituio de um pensamento crtico sobre a literatura reveste de substancialidade histrica e de contributo constitutivo da nacionalidade, na medida em que se fazia necessrio que a literatura aqui produzida deixasse de ser apenas objeto de olhares longnquos, curiosos de assinalar exotismos, diferenas e legitimaes. A respeito, evoquem-se os nomes do alemo Friedrich Bouterwek e do suo Simonde de Sismondi, que incluram autores nascidos no Brasil em obras relativas histria da literatura europia, alm do francs Ferdinand Denis que, em 1826, distinguiu pela primeira vez a literatura brasileira da portuguesa, tratando-a como um todo autnomo.1 Dentro de uma tendncia romntica, correspondente s primeiras manifestaes crticas, predominavam sistematizaes cronolgicas e abordagens retrospectivas ao modo de esboos, bosquejos, parnasos e florilgios, ao lado de estudos sobre a histria crtica do processo de formao da literatura. Almeida Garrett, no conhecido Bosquejo da histria da poesia e lngua portuguesa, de 1826, j encontrava seus critrios de crtica e valorao da literatura que acontecia no Brasil: E agora comea a literatura portuguesa a avultar e enriquecer-se com as produes dos engenhos brasileiros. Certamente que as majestosas e novas cenas da natureza naquela vasta regio deviam ter dado a seus poetas mais originalidade, mais diferentes imagens, expresses e estilo, do que neles aparece: a educao europia apagou-lhes o esprito nacional: parece que receiam de se mostrar americanos; e da lhes vem uma afetao e impropriedade que d quebra em suas melhores qualidades. No bojo de um processo de colonizao, o que era brasileiro passava a receber, como certido de nascimento, modos de legitimao externa. Eram tambm adotados moldes europeus para o pensamento crtico. Tratava-se, ento, de abrasileirar, o que se efetuava em dois sentidos: traduzir em discurso brasileiro toda uma srie de interpretaes crticas e histricas que os estrangeiros vinham construindo sobre a nossa realidade sociocultural, e, na medida do possvel, constituir uma viso de dentro sobre a literatura que aqui se ia fazendo. Entre as abordagens feitas por brasileiros, podem ser destacadas, por exemplo, as de Janurio da
1

Cf. Historiadores e crticos do Romantismo: a contribuio europia e a crtica literria. Seleo e apresentao de Guilhermino Cesar, 1978.

50

Cunha Barbosa (Parnaso brasileiro, 1829-1831), Gonalves de Magalhes (Ensaio sobre a histria da literatura do Brasil, 1836), Joaquim Norberto de Sousa Silva (Bosquejo da histria da poesia brasileira, 1841 e Estudos sobre a literatura brasileira durante o sculo XVII, 1843), Francisco Adolfo de Varnhagen (Florilgio da poesia brasileira,v.1, 1850) e Jos de Alencar (1856), alm de Macedo Soares e Quintino Bocaiva.2 Maria Eunice Moreira salienta o papel desempenhado pela crtica tanto europia quanto brasileira no processo de desenvolvimento da literatura no Brasil:
as questes apresentadas e discutidas pelos estudiosos marcaram profundamente a gerao romntica que as conheceu, motivo pelo qual suas reflexes contriburam para determinar a natureza e o destino das letras no Brasil. (MOREIRA, 1991, p.14)

A autora tambm aponta para o entrelaamento entre o processo de formao do patrimnio histrico brasileiro e a histria do pensamento crtico, referindo os estudos posteriores de Otto Maria Carpeaux, Brito Broca, Jos Aderaldo Castelo e Guilhermino Cesar, que trazem luz indicativos dos pressupostos da crtica e dos tpicos em torno dos quais gravitavam as discusses. O exame de tais obras permitiria acompanhar tanto snteses crtico-histricas quanto a curva potica brasileira em seus movimentos de apogeu e decadncia e as linhas da literatura brasileira, alm das origens de um pensamento autonomista no Brasil. Ainda no mbito do Romantismo, o enlace entre pensamento crtico e processo de formao da literatura brasileira sugere uma inclinao aglutinadora entre os enfoques dos diferentes autores, que acabam por projetar-se para questes como constituio e desenvolvimento de um patrimnio literrio original, ao lado da prpria singularidade da sua evoluo (Ibidem, p. 15 16). As pesquisas de Guilhermino Cesar, por exemplo, voltamse para a recuperao de textos bsicos de autores europeus, como os primeiros comentrios crticos sobre as manifestaes literrias no Brasil: trata-se de um admirvel empreendimento de coleta, traduo e crtica que veio possibilitar a leitura dessa historiografia oitocentista, que afinal nos explicou a ns mesmos. Por outro lado, atravs do esforo crtico do autor, o leitor de lngua portuguesa teve acesso a fontes primrias raras ou de difcil obteno no Brasil, pela reunio de um conjunto de textos que iriam servir de alicerce a uma crtica literria nascente. Guilhermino Cesar ressalta a contribuio de Ferdinand Denis para despertar tendncias, aprofund-las, sugerir insubmisso aos modelos da Europa, enfatizar a necessidade de nos apegarmos um pouco mais afetivamente ao pas, por via de adeso (que apregoava indispensvel) temtica do Indianismo (CESAR, 1978, p. XXI). A partir de diferentes autores, percursos e peculiaridades da literatura brasileira e das vises crticas que ela ia propiciando, o autor reconhece tambm uma espcie de fosso cavado entre as literaturas portuguesa e brasileira, sobretudo a partir de Alencar. Na mesma perspectiva, traz um olhar do historiador portugus Fidelino de
2

Cf. a respeito: COUTINHO, 1974. v.1 e ZILBERMAN & MOREIRA, 1998.

51

Figueiredo voltado para uma crtica brasileira em formao: que a crtica brasileira tinha um pensamento crtico muito diverso do da crtica metropolitana; organizar uma tradio, como dissemos, e respirar todos os cunhos de nacionalismo diferenciador; fosse simples amor ao torro americano, fosse malevolncia contra a me ptria, fosse e era o exemplo mais feliz vibrao nova em matria de arte.3 Apuradas as diferenas e algumas incompreenses, Guilhermino considera que a consolidao da crtica romntica brasileira muito deve aos europeus. ENFOQUES E IMPASSES Em texto de 1986, Joo Alexandre Barbosa localiza na tradio crtica brasileira uma perspectiva centrada na busca de uma diferena com relao Europa, perspectiva em busca de uma identidade nacional. Tudo se passa como se coubesse ao intelectual empenhado ir atrs das marcas literrias, de um reflexo do desenvolvimento histrico, das diferenas em relao ao portugus: Na verdade, por fora mesmo da necessidade de marcar uma identidade em face do colonizador, sobretudo a partir da Independncia, os textos que se escrevem sobre a literatura brasileira buscam identificar a correlao entre literatura e histria sob o ngulo do traado da nacionalidade, em que a primeira aparece sempre como reflexo ou ilustrao da segunda.4 Nesse sentido, os traos definidores da histria da crtica literria brasileira teriam convergido para uma espcie de paixo interpretativa: desde o comeo das reflexes crticas no Brasil, mesmo as menos sistemticas, empreendidas pelos prprios criadores entre os sculos XVII e XIX, o debate converge para a busca de uma diferena com relao Europa e, portanto, pela identidade nacional. Nessa perspectiva, as obras eram lidas como reflexo do desenvolvimento histrico, atravs dos temas que interessavam interpretao da cultura pelo intelectual empenhado. O autor localiza uma continuidade do processo crtico interpretativo em relao literatura brasileira, sem praticamente haver rupturas com a passagem da Colnia Nao, tendo sido o historicismo romntico continuado pelos novos paradigmas da segunda metade do sculo XIX, o positivismo e o evolucionismo. 5 Os crticos desse segundo perodo teriam executado um movimento circular entre a interpretao da literatura como representao da histria e da histria como justificativa da literatura: Interpretar, deste modo, era, antes de mais nada, localizar na literatura os momentos de aproximao ou recuo quilo que se afirmava como fundamento da histria. 6
3 O texto foi publicado na Histria da literatura clssica . Lisboa, Portugalia, 1924. v.III. (apud CESAR, Guilhermino. Op.cit. p. LVII) 4 Paixo crtica; forma e histria na crtica brasileira. Introduo a Textos crticos: Augusto Meyer. Seleo e Introduo de Joo Alexandre Barbosa, 1986. O mesmo texto integra o livro do autor A leitura do intervalo, 1990, de onde so referidas as citaes do presente trabalho. 5 Em Literatura de dois gumes, texto de 1966, Antonio Candido j observara uma continuidade no processo crtico: ...a nossa crtica naturalista, prolongando sugestes romnticas, transmitiu por vezes a idia enganadora de que a literatura foi aqui produto do encontro de trs tradies culturais: a do portugus, a do ndio e a do africano. Ora, as influncias dos dois ltimos grupos s se exerceram ( e a intensamente) no plano folclrico (...) . In: A educao pela noite & outros ensaios, 1987, p.165. 6 Ibidem. (A leitura do intervalo) p.42.

52

Joo Alexandre Barbosa salienta a necessidade de que o pensamento crtico viesse a cobrir um hiato de certo modo j identificado por Leo Spitzer como um fosso entre a lingstica e a histria - pela instaurao de uma linguagem crtica capaz de dar conta da correlao entre literatura e histria sem perder os elementos de tenso que vinculam criao artstica e representao. Prope a crtica como leitura integradora da forma e da historicidade da obra literria, questionando tanto positivismos quanto individualismos exacerbados. Quanto aos mtodos estticos-sociolgicos dos anos 50, de Afrnio Coutinho e de Antonio Candido, reconhece entre eles diferenas de perspectiva, formao e gosto, embora ambos coincidam quanto preocupao com as origens e as marcas de nacionalidade. Em Instinto de nacionalidade, ensaio crtico de 1873, a agudeza machadiana postulava uma questo crucial quanto aos ditames crtico-interpretativos com que se enunciava at ento a brasilidade. Opondo-se ao carter absoluto e empobrecedor de certas doutrinas crticas, Machado aliviava a literatura brasileira de uma camisa de fora, a do uniforme localista, o qual, ao modo de um lacre, deveria servir para legitim-la , pelo cenrio ou pelo tema enfocado. 7 No mesmo texto Machado de Assis estaria tambm reposicionando a problemtica da passagem da histria ao texto literrio, passagem de recuperao igualmente complexa no inverso movimento da crtica, que vai do texto histria. 8 Embora identifique um processo de continuidade, Barbosa estabelece algumas distines entre os primeiros textos crticos escritos por brasileiros, que seguem modelos romnticos e adotam tons exaltados e patriticos, e a nossa crtica naturalista, to filosfica quanto determinista, representada sobretudo por Slvio Romero, Araripe Jnior e Jos Verssimo. Se mantivermos o foco nas relaes de historicidade e sua evoluo historicista na crtica brasileira, poderemos atribuir a Silvio Romero o endosso de uma diviso estanque entre forma e histria, por exemplo, pela separao adotada entre duas categorias, a dos padres estticos de uma obra e a de sua parte puramente narrativa, afeita ao trabalho do historiador (...). Pois justamente a fidelidade aos modelos de crtica naturalista seria responsvel por uma incompreenso das relaes entre literatura e histria, por uma viso pejorativa do Impressionismo e por uma posio de reducionismo mimtico e reflexolgico. 9
7 Inspirada em parte por autores franceses interessados pelo exotismo americano, a crtica literria estabeleceu ento que descrever a natureza e os costumes do Pas, sobretudo os das raas primitivas, era a verdadeira tarefa da literatura e o critrio para identificar, no passado, aqueles que tinham contribudo para cri-la. (CANDIDO, Op.cit. p. 175) 8 A paixo interpretativa pode ser associada defesa da objetividade do naturalismo crtico. Trata-se de duas tendncias que, pela excluso das mediaes do simblico e do imaginrio, limitavam o alcance das indagaes acerca do modo pelo qual a histria era transfigurada em literatura. O naturalismo crtico, e suas correlatas vises da literatura como reflexo da histria, seria revigorado no Brasil sobretudo a partir da Independncia, em funo mesmo da necessidade de estabelecer uma identidade em face do colonizador. (BARBOSA, Op.cit. p. 43/44). 9 Ibidem, p. 45 e 49 A exacerbao do impasse da crtica naturalista brasileira entre forma e histria poderia ser atribuda obra de Jos Verssimo que identifica uma duplicidade fundamental entre a literatura e a histria , sem que lhe tivesse sido possvel armar um esquema terico de integrao satisfatrio. Apud BARBOSA, (p.46)

53

Para o mesmo crtico, profundas metamorfoses relacionadas ao final do sculo XIX indiciam a necessidade de redefinio da noes de histria e da forma das criaes artsticas, estas visualizadas a partir de uma espcie de interiorizao cujo diagrama dado pelo movimento mesmo de construo das estruturas do imaginrio e do simblico; se, de um lado, questionavam-se os limites da representao pela obra, de outro, punha-se em xeque a possibilidade da prpria histria enquanto mecanismo de decifrao das representaes. Tem-se, por parte dos crticos, a fuga aos positivismos, a leis e sistemas e, por parte do escritor, a incorporao da reflexo sobre a prpria criao, (...) Assim se o crtico, mais livre, pode aproximar-se mais do criador, este, por sua vez, pode adensar o seu texto com indagaes relacionadas aos processos de representao pela literatura. A tendncia crtica estaria, para Joo Alexandre Barbosa, na direo de reconsiderar as relaes entre histria e texto, valorizando o aspecto construtivo - pardia, aluso, citao, ironia, traduo, intertextualidade - sem perder de vista o movimento entre inveno e historicidade. Se, em alguns casos, a perda dos critrios naturalistas esvaziava a crtica do sentido da histria (...) e firmava o domnio da pequena filologia, da gramatiquice, em que se tinha degradado a leitura da forma(...), o estilhaamento entre literatura e histria vai persistir, representado, via de regra, pela prevalncia de um sentido da histria sobre a literatura, sem dar espao passagem necessria e decisiva pela conscincia da literatura como construo da linguagem. 10 Assim, no intuito de nacionalizao do pensamento crtico e de constituio de uma viso de dentro em relao literatura brasileira, os paradigmas historicistas suscitavam interpretaes das obras em funo de uma idia geral do pas. Imbudo de um esprito de misso nacional, Slvio Romero foi o grande representante da crtica como interpretao da histria, a qual no devia descuidar da verificao nas obras da adequao temtica e da correo gramatical. Barbosa postula a importncia para a crtica brasileira de repensar as relaes entre esttica e ideologia, atravs de processos de leitura capazes de abranger relaes mais complexas entre forma e histria, categorias a serem tratadas no como estanques, mas como interdependentes nas obras. HORIZONTES MAIS PROBLEMTICOS: DESLOCAMENTOS E PODERES Em texto tambm de 1986, Flora Sssekind recorta elementos relacionados natureza e aos limites da crtica, identificando tendncias , impasses e querelas,

10

No mesmo ensaio, Barbosa v o modernismo brasileiro como ampliao do questionamento das tenses entre literatura e histria, quer pelo enfrentamento do que se chamou de crise da representao quer pelas reflexes crticas sobre a literatura como construo da linguagem. Apoiado em concepes de Mukarovsky, destaca na literatura a histria que, atravs da forma, faz-se tropolgica , no sentido de traduzir novos aspectos do real. (a passagem do topos, convenes j historicizadas, ao tropos).

54

entre os quais a habilitao da funo crtica entre os jornalistas e scholars, os profissionais da rea. Reconhecendo a nacionalidade como paradigma bsico de avaliao da crtica brasileira e expondo o lugar da crtica em suas implicaes de autoridade, a autora distingue lugares de enunciao crtica no Brasil, alguns dos quais sob exigncia rigorosa de especializao e atualizao metodolgica. Nos anos oitenta, o crescimento editorial teria provocado um desestmulo da reflexo crtica mais atenta, em favor de certo tratamento sobretudo comercial da literatura. Segundo a ensasta, alm do retorno da polmica entre scholars e jornalistas, estariam includos entre os contendores os veculos ou instituies : na era da indstria cultural, as contendas no seriam mais estabelecidas entre dois ou mais intelectuais, mas entre instituies , formas de produo e reproduo, disputas entre imprensa e universidades, entre duas mscaras da indstria da conscincia (SSSEKIND, 1993, p. 32). Em texto publicado em 1996, Leyla Perrone-Moiss identifica uma certa minimizao mais atual em relao ao lugar da crtica que, de certo modo, passou a ser vista como prtica e instncia cannica, alvo de desconfiana por parte de alguns setores. Do seu ponto de vista, o que constata uma certa anemia crtica, enquanto diminuio dos debates crticos11, relacionada a um aumento, ao menos no Brasil, dos estudos voltados para memria e identidades culturais. Na mesma perspectiva, a autora no v com bons olhos a ampliao diluidora das fronteiras do literrio, que tende atualmente, em ajuste vigncia das teorias do ps-moderno, a confundir-se nas latitudes mais vastas dos estudos culturais. O que restaria, ento, para a literatura assumida ela mesma como crtica, transformadora, inovadora, revolucionria, utpica? Concebida apenas como cultura, a literatura no estaria arriscada a perder a sua condio de ultrapassagem dos nveis de expresso, reflexo e sintoma, condio essa capaz de dar conta da histrica funo de ser ela mesma conhecimento, crtica ao real? Face ao estgio atual das perspectivas tericas dominantes no Brasil, a autora registra que grande parte das discusses na produo acadmica e em congressos, tem-se concentrado em torno de cnones, com propostas de reviso baseadas no em critrios estticos ou de gosto mas a partir de critrios extra-literrios. Tais revises do cnone teriam como objetivo a imediata incluso dos excludos e as excluses correlatas seriam exigidas em nome do politicamente correto: no enfoque assumido, tais reivindicaes estariam seguidamente associadas a demandas de poder institucional ou delimitao de territrios de reas do conhecimento (PERRONEMOISS, 1997, p.88). Leyla Perrone-Moiss reprope a questo do lugar da crtica hoje, fundamentada numa histrica associao entre um conceito mais exigente de literatura 12 e
11 A respeito, a autora refere a realizao de congresso italiano centralizado no questionamento do estado atual da crtica, que apresenta sinais de desagregao e pulverizao. 12 Para os modernos, a literatura no era mera depositria da tradio, conservadora de formas e idias peremptas , ou divertimento incuo capaz de concorrer com os CD-Rom e os vdeo-games: era forma de conhecimento, exerccio da liberdade, crtica do real, mito verdadeiro, utopia, projeto, E a crtica literria, sua correlata, era dilogo, ampliao da leitura, extenso do saber e ao da obra. Op. cit. p.88.

55

a evoluo do estatuto da crtica. Chama a ateno para a necessidade de rediscusso sobre o lugar do elemento esttico e de reviso de certos percursos e paradigmas em vigncia, estes associados muitas vezes a ditames da indstria cultural e da globalizao, com posturas de assumido desprezo pelos sentidos de tradio e valor: Deslocar-se no voltar atrs, para manter imutveis os valores e mtodos do passado, mas reavalilos, elaborar novos conceitos e novos discursos adequados situao presente. A partir do exame da matria literria atual, Alfredo Bosi distingue uma concepo de escrita como imediao, documento bruto ou entretenimento passageiro, voltada para uma literatura de apelo, de massas, ao lado de uma outra concepo, que seria a de uma literatura hipermimtica, conteudista e direcionada para um determinado pblico-alvo:
Surgiram, desde pelo menos os anos 70, uma literatura e uma crtica feminista, uma literatura e uma crtica de minorias tnicas (...), uma literatura e uma crtica homossexual, uma literatura e uma crtica de adolescentes, ou de terceira idade, ou ecolgica, ou terceiro mundista, ou de favelados, etc (BOSI, 1999, p.110-111).

O ensasta associa o plo dessa literatura hipermediadora aos fenmenos da cultura globalizada, verificveis em todas as artes. Avanando na anlise, verifica tambm uma espcie de acordo entre esse tipo de literatura, que pastiche de estilos alheios, e uma crtica para a qual
todo o texto uma rede de topoi ou clichs, de camadas de remisses diretas ou oblquas, concentradas ou disseminadas, voluntrias ou no, em suma, uma crtica que desenvolve e promove uma concepo cumulativa e paroxstica da intertextualidade (Ibidem, p. 112).

Levadas tais concepes s ltimas conseqncias, seria possvel praticamente abstrair-se a figura do autor e perceber a escrita como produto de uma aglutinao de subdiscursos que caberia retrica ou histria das mentalidades classificar. Relegada a um lugar de mal-estar, a crtica literria, dependendo do seu lugar de inscrio, hoje submetida a mais severos julgamentos ou formas de legitimao, caso esteja voltada para valorizar os processos de criao individual e tradio cultural: como se as relaes entre indivduo e sociedade, escrita e cultura, imaginao e memria social, j tivessem chegado a um ponto de saturao interpretativa, sem despertar maior interesse ao exame. Bosi avalia o lugar da literatura e da crtica na era dos extremos, situadas ambas entre as imposies de mercado e a voga de certos procedimentos de desfiagem retrica. Estes, muito ao gosto de algumas instituies no Brasil, constituiriam limites quase impeditivos construo mais ousada de um discurso crtico. A partir de diversas circunstncias atuais, Benedito Nunes assinala sintomas da ascenso de um novo tipo de mentalidade ou cultura, a correspondente ao avanado domnio planetrio da tcnica:
Pulsa, nesse domnio do produtivo e do rentvel, que tambm o da manipulao e da formalizao do pensamento, (...) um ethos do lucro e do

56

poder, a busca do fcil, do banal, do bvio, com a sua mentalidade calculadora, imediatista, hedonstica, espetaculosa, um tanto megalmana, pouco a pouco descentrada da reflexo, do prazer contemplativo, das inquietaes intelectuais e filosficas (NUNES, 1999, p. 133).

mister reconhecer uma paradoxal estranheza entre esse tipo de mentalidade e a prpria literatura, afeita a outra temporalidade e a uma srie de contingncias, entre as quais o silncio e a lentido, fundantes de poesia. Como se pode observar, algumas leituras revelam um constrangimento bastante atual em relao ao lugar e s funes da crtica literria e da prpria literatura: a partir de traos contingentes como mudanas nos lugares de enunciao crtica e deslocamentos evidentes em relao prpria noo do objeto literatura, esta vem sofrendo uma tendncia a ser diluda nas guas da cultura e das ideologias. Se Flora Sssekind menciona um desestmulo atividade da crtica, Leyla Perrone-Moiss identifica uma anemia crtica, revestida pelas cores saudveis do politicamente correto, um dos mais novos objeto de canonizao. Sem avanar mais, pode-se admitir que algumas marcas que cunharam a literatura brasileira em sua histria (ou formao) de algum modo tm sido representadas no pensamento crtico por aqui formulado. Entre tais marcas, evidencia-se aquilo que se pode chamar o critrio de nacionalidade ou a busca do genuinamente brasileiro, com o estabelecimento de uma diferena que deveria identificar tanto a produo literria quanto as tendncias ou paradigmas do discurso crtico. A partir da diferena , trao de identificao, ter-se-ia uma espcie de resistncia cultural, complexo movimento nem sempre elucidado em suas explicitaes e critrios. A diferena ou resistncia sustentava-se principalmente entre a oposio s influncias lusitanas e europias e a necessria legitimao da produo brasileira. Por outro lado e contraditoriamente, a literatura brasileira pautou-se, de certo modo, pelos padres das literaturas maiores, o que hoje seria assumido e descrito, por alguns discursos crticos, como uma relao cultural tensa e desigual entre centro e periferia. A identificao da diferena na produo literria potica e ficcional tem sido objeto de diversos inventrios e interpretaes, servindo de eixo de sustentao nacionalidade da literatura brasileira em suas particularidades. Por sua vez, a identificao de peculiaridades quanto ao pensamento crtico brasileiro passa por um certo nmero de questes e por um maior intrincamento histrico, esttico e ideolgico. Se George Steiner expressava o seu mal - estar sobre uma inflao da crtica europia nos anos sessenta deste sculo, temos registros de que ao menos no Brasil passadas algumas dcadas, poderia estar ocorrendo um movimento inverso. O sculo da crtica estaria atravessando o seu ocaso? A partir das colocaes inventariadas por alguns nomes do pensamento crtico brasileiro, pode-se perceber que o lugar e os processos da crtica literria passam por um movimento de complexificao, historicamente justificado por intrincadas relaes ideolgicas, estticas, tnicas e culturais. O lugar da crtica e de seus processos estaria hoje na direo de um descolamento de critrios de nacionalidade? A histria um solo seguro que tem sustentado parte considervel dos dis57

cursos sobre a literatura, vista enquanto reflexo, representao ou outro processo mimtico mais elaborado. Por outro lado podem no ter a mesma evidncia interpretativa certos traos de historicidade como os complexos movimentos mais atuais entre esttica, cultura e ideologia que, sobretudo na progresso para o final do sculo XX, circundam a literatura e os discursos a ela voltados. Andar ao encalo de tais pegadas, em trilha marcada por alguns deslocamentos e muitos desvios, parece ser considervel meta para a crtica nos nossos dias. 13

BIBLIOGRAFIA BARBOSA, Joo Alexandre. Paixo crtica; forma e histria na crtica brasileira. Introduo a Textos crticos: Augusto Meyer. Seleo e Introduo de. So Paulo, Perspectiva, Braslia, INL/ Fundao Nacional Pr-Memria, 1986. BARBOSA, Joo Alexandre. A leitura do intervalo. So Paulo, Iluminuras, 1990. BOSI, Alfredo. Os estudos literrios na era dos extremos. In: Antonio Candido, pensamento e militncia. Organizado por Flvio Aguiar. So Paulo, Fundao Perseu Abramo/Humanitas, FFLCH, 1999. CAMPOS, Maria do Carmo. A matria prismada: o Brasil de longe e de perto & outros ensaios. Porto Alegre, Mercado Aberto/ So Paulo, EDUSP, 1999. CANDIDO, Antonio. Literatura de dois gumes. In: A educao pela noite & outros ensaios. So Paulo, tica, 1987. CESAR, Guilhermino. Historiadores e crticos do Romantismo: a contribuio europia e a crtica literria. Introduo. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos; So Paulo, EDUSP,1978. COUTINHO, Afrnio. Caminhos do pensamento crtico. Rio de Janeiro, Americana, Prolivro, 1974. v.1. LIMA, Luiz Costa. Questionamento da crtica literria. Dispersa demanda . Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1981. MACHADO DE ASSIS. Notcia da atual literatura brasileira: Instinto de nacionalidade. Obra Completa. Organizao de Afrnio Coutinho. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992. v. III. MOREIRA, Maria Eunice. Nacionalismo literrio e crtica romntica. Porto Alegre, IEL, 1991. NUNES, Benedito. Ocaso da literatura ou falncia da crtica? In: Antonio Candido, pensamento e militncia. Organizado por Flvio Aguiar. So Paulo, Fundao Perseu Abramo/Humanitas, FFLCH, 1999. PERRONE-MOISS, Leyla. A crtica literria hoje. Anais do V Congresso da ABRALIC. Rio de Janeiro, 1997. v.1. p.88. SSSEKIND, Flora. Rodaps, tratados e ensaios. Papis colados. Rio de Janeiro,
3

Este texto corresponde verso escrita e ampliada de comunicao apresentada ao II Frum de Literatura Brasileira da UFRGS, realizado no Instituto Goethe, Porto Alegre, dezembro de 1998.

58

UFRJ, 1993. ZILBERMAN, Regina & MOREIRA, Maria Eunice, orgs. O bero do cnone. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1998.

59

Anda mungkin juga menyukai