Anda di halaman 1dari 11

Os recursos plsticos na composio pictrica em movimento: um estudo da cenografia e figurino do curta metragem Nina.

Rodrigo Zerbetto1 Resumo: O presente artigo aborda o processo da construo plstica do curta metragem Nina tendo como foco principal as diretrizes dadas pela direo direo de arte para a concepo da cenografia e do figurino. feita uma introduo conceitual de cada personagem, passando para como estes conceitos foram abordados no figurino, interferiram e misturaram-se ao cenrio, finalizando com anlises de passagens especficas do filme a partir de fotogramas. Palavras-chave: Cinema; Cenografia; Figurino; Proposta Esttica; Direo.

Abstract: This article discusses the plastic construction process of the short film Nina, focusing mainly on the guidelines given by the direction to produce and design the scenery and costumes. It also makes a conceptual introduction of each character, going through how these concepts were discussed in costume, interfered and mixed in scene, ending with analyzes of specific passages from the film frames. Keywords: Cinema; Cenography; Costume; Aesthetic Proposal; Direction.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! "!Graduado em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi em 2013, aprimorou sua formao em direo
cinematogrfica, com o curta metragem Nina, filme que, com a temtica circense e a interseco de linguagens, marca a busca do diretor por exercer a poesia no cinema. !

Os recursos plsticos na composio pictrica em movimento: um estudo da cenografia e figurino do curta metragem Nina. Nina um curta metragem de quinze minutos que conta a estria do clown Tusto2, figura que , em sua essncia, um artista. No entanto, a vida o distanciou de si, fazendo com que nada mais tenha sentido. neste contexto em que suas angstias criam vida e transformam a jornada do personagem, na qual desfilam e interagem seus pensamentos personificados em Nina, uma bailarina de circo, e Quim, outro clown. Ele literalmente vive o momento da deciso que toma dentro de si. O curta uma espcie de poesia visual, em que a plasticidade teve importncia determinante desde a criao do roteiro at o produto final, nutrindo-se de muitas pesquisas imagticas. Trata-se de um filme sem dilogos que explora pictoricamente as aes e seus ritmos, o cenrio, o figurino, as cores e as formas na construo de sua narrativa. Falar de cenografia e figurino do ponto de vista da direo no curta metragem Nina uma tarefa instigante. Em produes cinematogrficas, estes dois aspectos, respectivamente, so muitas vezes construdos do ponto de vista da ambientao e da uma roupa verossmil, tendo, na camada mais abrangente, a ligao com o real, ou imitao deste, como objetivo. Esta observao no se restringe cenografia e ao figurino, sendo comumente derivada da proposta do projeto, que reserva um menor espao para a metfora. A confuso se d pelo cinema ser a arte em que seu signo pode mais se aproximar do real, quando a cmera colocada no lugar do olho. Em Nina, parte-se de outro ponto. A ambientao e contextualizao de tempo e lugar parte da premissa do cenrio como extenso do personagem principal, usa-se o universal e atemporal para chegar no indivduo, no humano; o espao, o circo, no caso, um espao mental, que pode existir na memria especfica de cada um, sem deixar de, ao mesmo tempo, qualificar-se como um espao que no existe palpavelmente em algum lugar, mas sim como um conceito, uma ideia. Cria-se um cenrio-personagem. Nesta construo, a contextualizao histrica propositalmente atemporal, uma vez que o circo e os personagens no pertencem a uma poca especfica. Durante a construo do roteiro, a pesquisa imagtica de clowns e circos foi determinante na construo dos personagens; a partir de fotografias e pinturas pde-se discutir !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! #!Apesar do filme no conter dilogos e, consequentemente, os personagens no terem seus nomes citados
durante filme, nomes foram dados durante o processo e ajudaro no andamento do artigo, sendo eles: Tusto, Nina e Quim.!

e assim direcionar o carter do trabalho em geral e, prinipalmente, na direo de arte3. Tusto, o personagem principal, se assemelha ao clown augusto, termo designado ao palhao tolo, desajeitado, aquele que ridicularizado. Fellini o define como o instinto, a liberdade do instinto, quando contraposto ao clown branco, o culto soberbo da razo (FELLINI, 2011, p.165). Sozinho em uma lona de circo, a ele resta o sonho enquanto v-se preso, emocionalmente, ao sentir que a vida no faz sentido. Age sem grandes pretenses e, quando reencontra a arte, passa a dialogar consigo, revelando um comportamento mais instintivo, no entanto, ainda inconsciente, de sua busca por conhecer a si mesmo. Tusto magro e alto. Usa roupas largas e um pouco surradas. Seu palet de nmero maior e a cala curta acentuam a ideia de que o personagem um homem que no enxerga seu tamanho, seu valor. Nos ps ele cala botas e na cabea usa uma boina enquanto a maquiagem simples; o branco predomina no rosto ressaltando os olhos redondos e escuros alm da sobrancelha que preta. A boca, pequena, destaca-se pela maquiagem preta. Para a construo deste personagem, imagens de clowns como Gelsomina4, Annie Fratellini5 e Bumpsy foram essenciais por sugerirem sensaes, ritmos, palavras, cores e formas, afetando at mesmo o roteiro e o trabalho com os atores.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! $!!A Direo de Arte, Cenografia e Figurino do curta metragem Nina so assinadas por Aline Leonello,
profissional que j atua no mercado e formada em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi em 2012. Gelsomina o personagem interpretado pela atriz Giulietta Masina em A Estrada da Vida (La Strada), 1954, de Federico Fellini. &!Da famlia tradicional de circo dos Irmos Fratellini, Annie faz parte da terceira gerao que comeou com Paul, Franois e Albert.
%

Imagens 01 e 02 Fotografias tiradas durante o processo de teste de maquiagem (esq.) Imagem 03 Fotografia de making of do personagem Tusto (dir.)6

O figurino de Tusto, conjuntamente com suas aes, postura e toda a composio cinematogrfica, acentua a ideia de algum que no cabe nos padres, que no sabe o que ser certo, alm de transparecer uma figura sonhadora. Suas sobrancelhas pretas e arqueadas acima da sobrancelha real do ator destacam os olhos e contribuem na construo da expresso de solido. A mscara branca preenche o rosto, mas deixa aparente a pele do pescoo e parte do peitoral, com o intuito de destacar a fronteira tnue entre o clown e aquele que o representa, entre o artista e o humano e question-la. Por outro lado, com o personagem Quim, o filme faz meno ao homem que preocupa-se com sua imagem, que quer projetar-se. Sendo uma projeo de Tusto, Quim a representao do ego. Sua apario est relacionada ao medo e insegurana de Tusto, que por momentos compartilha do desejo do sucesso, acreditando que, ao afirmar-se enquanto espetculo, encontrar conforto. Seu traje de cena especial, seja no tecido mais fino, usa cetim, ou nas cores: vermelha e amarela, que tomam proporo explosiva quando compostas com as aes do personagem e enquadramento; nas formas mais pomposas do traje, e nos desenhos triangulares (pontudos como suas atitudes, agudos como as notas que aparecem na trilha sonora em suas cenas). Os sapatos so delicados, de cor branca, acompanhando a meia justa. O chapu em formato de barco procura dar ao personagem um tom sarrista. Quim assemelha-se ao clown branco, um tipo de clown, oposto ao augusto, que representa a elegncia, a graa, a harmonia, a inteligncia, a lucidez, propostas de forma moralista, como as situaes ideais, as nicas, as divindades indiscutveis (FELLINI, 2011, p.165) e que por todas essas razes, possuem um tipo de figurino muito mais elegante e fino, comumente acompanhado de algum brilho.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! '!Foto: Laura Carvalho!

Imagem 04 Fotografia de making of do personagem Quim7

Nina, o personagem, representa a vontade de Tusto de ter algum ao seu lado, algum para dividir os sonhos. Tusto triste por isso, ele no se sente completo e parte desta sensao deve-se vida parecer ter perdido o sentido, alegria que, ento, distanciou-se do clown, uma alegria perdida. A bailarina surge como resposta este sentimento, com a alegria e a leveza como caractersticas principais de seu personagem. Sua figura se destaca do espao visual, pois a cor de seu figurino destaca a bailarina neste universo, sendo o verde a cor complementar ao vermelho, presente no plano de fundo. Seu cabelo ruivo volumoso e cacheado busca o tom de brincadeira, de menina, conjuntamente aos ps descalos. O fato da bailarina surgir de cima para baixo e manter-se pendurada no tecido em alguns momentos, trabalha a sua ideia de leveza e sugere que Nina tenha surgido como algo da mente de Tusto, de seu universo. interessante perceber que a bailarina , dentre os trs, o personagem que deixa a pele mais aparente, contribuindo com os signos de clareza e leveza.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (!Foto: Laura Carvalho!

Imagens 05, 06 (acima) e 07 Fotogramas do momento em que Nina surge

O tom geral que a direo buscava para o filme era o artesanal tanto em texturas imagticas quanto sonoras. Por isso a escolha de p-de-serra, por exemplo, e arquibancadas de madeira aparente, e no de metal, o envelhecimento dos materiais e objetos circenses, escolhas estas que vo de encontro ao circo tradicional e que criam uma atmosfera quente e aconchegante, sensaes trabalhadas tambm dentro da paleta de cores, importante no conjunto da cena. A textura do p-de-serra evidenciada pelo som hiper-realista que a longa sequncia inicial traz, alm de ocupar a metade inferior do plano com seu tom pastel. A textura das arquibancadas e sua forma, deixadas ao fundo, pouco iluminadas, salientam o momento de solido do personagem, junto com a iluminao difusa, de conjunto, que ilumina o picadeiro e parcialmente as arquibancadas.

Imagem 08 O circo e Tusto em fotograma do primeiro plano de Nina

Durante a sequncia, a ideia do circo como uma extenso de Tusto construda, na inteno de que a composio faa com que consideremos como materializao do protagonista, o corpo do ator somado a todo o espao circundante. O circo remete diretamente

ao estado emocional do personagem Tusto; uma estrutura grande, robusta, o picadeiro amplo e rodeado por luzes, as arquibancadas esto postas de maneira que qualquer espectador teria uma viso privilegiada, onde, no entanto, no h espetculo. Os tons fechados de vermelho acentuam uma lona de circo que guarda sua potncia por meio de toda a energia prpria da cor, mas que est enfraquecida, pois o tom fechado e intercalado pelo breu. O picadeiro foi esquecido, as luzes j no iluminam com tanta fora e as arquibancadas, no escuro, esto vazias. Ento, h o momento em que o protagonista caminha para fora de campo, sublinhando a ideia do circo como personagem, uma extenso do pensamento do clown, espao mental do qual ele se ausenta neste momento de crise, como nos momentos em que nos sentimos esvaziados de nossa prpria essncia. O espao mental de Tusto est vazio, sem ele mesmo.

Imagem 09 Fotograma do momento em que vemos apenas o circo

importante ressaltar que o personagem sai de campo e, no entanto, no o vemos sair do picadeiro; a ideia do picadeiro infinito estabelecida desde o incio com o intuito de criar a leitura de Tusto estar sempre envolvido por este espao, de formato circular estampado com as cores vermelha e amarela em tons fortes e formas triangulares, remetendo ao personagem Quim e levantando este embate dos personagens logo na primeira sequncia de maneira pictrica, atravs de cores e formas. Na sequncia, Nina surge surpreendendo o clown. Neste momento, Tusto desenha flores num papel que encontrou no ba do mgico e faz surgi-las no picadeiro. A ideia criar a transformao deste mundo a partir da vontade do protagonista. A quantidade de flores

intensifica o ato e torna-o grandioso, demonstrando o sentimento do clown pela bailarina. Neste plano, a imagem fala atravs da cenografia, a declarao de amor de Tusto.

Imagens 10 e 11 Fotogramas do plano sequncia que revela o picadeiro tomado por flores

Imagem 12 Fotograma do plano sequncia que revela o picadeiro tomado por flores

Em outro momento, na entrada de Quim, para compor o quadro, a marcao de cena foi pensada de maneira que tivesse como fundo a cortina do circo, objeto cnico perfeito para fazer relao com o personagem como signo de espetculo, ainda mais neste momento. A ideia veio a partir da escolha da cor, o vermelho. Usado como elemento de impacto, aqui, o vermelho trabalha a sensao de energia (que somada ao, atuao e ao enquadramento, assume uma caracterstica explosiva). Alm deste fator, o vermelho utilizado sublinha a elegncia, o charme e o refinamento do personagem que nos encara; olhar este que cria uma empatia e faz com que ele ganhe o espectador. Tudo o que visto contribui em seu impacto; a sobrancelha sinuosa e pontiaguda, o nariz com desenhos triangulares, a boca pequena e vermelha, os olhos estreitos e a leve inclinao da cabea, alm do rosto branco que por si s j se destaca, mas ainda mais explosivo quando deixa fora de quadro o resto do corpo, excedendo os limites do plano.

Imagem 13 Rascunho do diretor para o personagem Tusto em momento que o personagem Quim surge (esq.) Imagem 14 Fotograma do momento em que Quim surge (dir.)

Imagem 15 Fotograma de Quim

O tom fechado, mais escuro, est associado a um tecido rico, de veludo, tendo em suas beiradas um acabamento com franjas douradas. Ambas caractersticas se relacionam visualmente com o figurino e com a personalidade de Quim, que usa as cores vermelho e amarelo um elemento da cenografia ajudando na apresentao deste personagem no momento de sua apario. Toda essa escolha, que remete ao uso tradicional e icnico da cortina de circo, liga o personagem Quim ideia de espetculo. de conhecimento geral que no cinema no h uma verdade absoluta que limite sua funo enquanto linguagem e meio de expresso, mas sim propostas de cinema. Desde sua descoberta dividiu-se entre o registro do real, com os irmos Lumire, e o cinema ficcional, espetacular, com George Melis8. Por outro lado, hoje, cem anos depois, o cineasta Peter Greenaway, diz convicto: o cinema est morto9, argumentando que os filmes no passam de !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! )!Arlindo Machado aborda o assunto de forma mais detalhada em seu livro Pr-Cinemas & ps-Cinemas, mais
*!Peter

especificamente nos captulos Pr-Cinemas: as origens do cinema e Pr-Cinemas: o cinema das origens. Greenaway usa esta afirmao e seus argumentos em grande parte das entrevistas que concede. O link para duas delas esto no item Referncias Audiovisuais desta publicao, as quais o autor entrevistado pelo

textos (roteiros) ilustrados, que sua potncia pictrica e sonora est aqum da real capacidade da linguagem. Inserido neste contexto histrico, buscou-se, conscientemente neste curta metragem, a forma em funo do tema. Por meio da poesia da composio da imagem e do som, a partir de uma proposta esttica embasada da direo, Nina explora estes questionamentos da linguagem e volta toda sua ateno para a potencialidade de sua linguagem, onde o cenrio e o figurino so tomados como recursos plsticos de uma composio pictrica em movimento, e so pensados enquanto imagem.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
brasileiro Philippe Barcinski para a revista BRAVO!, e na outra concede entrevista Waaau.Tv, um canal cultural online.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AUMONT, Jacques. O Olho Interminvel Cinema e Pintura. So Paulo: Cosac Naify, 2011. EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. FELLINI, Federico. Fazer um Filme. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2011. KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte. So Paulo: Martins Fontes, 1996. MACHADO, Arlindo. Pr-cinemas e Ps-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. RIVERA, Tania. Cinema, Imagem e Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2008. MOURA, Carolina Bassi de. A Construo plstica dos personagens cinematogrficos uma investigao a partir da obra de Federico Fellini. Dissertao (Mestrado). So Paulo: ECA - USP. 2010. REFERNCIAS AUDIOVISUAIS CHAPLIN, Charles. O Circo. DVD (71min). Preto e Branco, 1928. Ttulo original: The Circus. FELLINI, Federico. A Estrada da Vida. DVD (108min.). Preto e Branco, 1974. Ttulo original: La Strada. FELLINI, Federico. Os Palhaos. DVD (92 min). Cor, 1970. Ttulo original: I Clowns. GREENAWAY, Peter. Entrevista concedida ao website Waaau.TV, disponvel em: https://vimeo.com/21298348, acessado no dia 22 de janeiro de 2013. GREENAWAY, Peter. Entrevista feita pelo cineasta Philippe Barcinski concedida para a revista BRAVO!, disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=FXnMsiUw2Pw, acessado no dia 22 de janeiro de 2013. LGER, Fernand. Bal Mecnico. VHS (19min). Preto e Branco, 1924. Ttulo original: Ballet mcanique.

Anda mungkin juga menyukai