Anda di halaman 1dari 30

O PENSAMENTO POLTICO DE ERRICO MALATESTA

Felipe Corra
Errico Malatesta continua vivo e integralmente presente em nossos espritos e memrias. Luigi Fabbri

1. Introduo Abordar o pensamento poltico de Errico Malatesta no constitui uma tarefa simples e constitui algo que deve ser levado a cabo com o devido cuidado. Considera-se relevante ter em mente trs questes fundamentais que atravessam qualquer anlise mais criteriosa de sua obra: 1.) Ele foi anarquista por mais de 60 anos de sua vida; 2.) Suas obras completas no esto disponveis, sequer em italiano; 3.) Ele nunca foi, e nem pretendeu ser, um grande terico; foi essencialmente propagandista e organizador. Isso significa que as leituras gerais, como a que agora se pretende realizar, devem considerar que no h uma uniformidade em relao s suas posies nesses 60 anos, algumas das quais variam significativamente. Devem tambm considerar que, como parte importante de sua obra no conhecida, no se podem apontar concluses demasiado definitivas. Finalmente, devem considerar que, mesmo que a maior parte de suas obras seja composta por escritos de divulgao e vulgarizao do anarquismo, e que, mesmo no tendo o autor a envergadura de outros pensadores libertrios, ele possui contribuies relevantes, que sero em seguida brevemente esposadas. O pensamento poltico de Malatesta ser retomado a seguir, tomando em conta essas precaues metodolgicas e visando expor continuidades e permanncias de seu pensamento nesse longo perodo de produo, que se estende dos anos 1870 aos anos 1930. Para tanto, o texto divide-se em quatro partes fundamentais: a.) breve exposio da vida do autor, do ambiente poltico em que ele esteve inserido e seus principais interlocutores; b.) discusso terico-epistemolgica, que distingue cincia de doutrina/ideologia e, assim, mtodos de anlise e teorias sociais do anarquismo, noo que ser aplicada prpria exposio do pensamento malatestiano; c.) elementos terico-metodolgicos para a anlise social; d.) concepo de anarquismo e posies estratgicas.

Editor ps-graduado pela Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo, mestre pela Universidade de So Paulo (EACH), no programa de Mudana Social e Participao Poltica, e doutorando do Programa de Ps-Graduao em Educao, rea de concentrao Cincias Sociais na Educao, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro da Comisso Editorial da Fasca Publicaes e do Instituto de Teoria e Histria Anarquista (ITHA). Militante da Organizao Anarquista Socialismo Libertrio (OASL) / Coordenao Anarquista Brasileira (CAB). E-mail: felipecorreapedro@gmail.com.

2 Com isso, espera-se dar ao leitor noes relativamente aprofundadas do pensamento poltico do autor; em caso de interesse, podem-se continuar os estudos, a partir da bibliografia ao final do texto.

2. Dados biogrficos e ambiente poltico Errico Malatesta (1853-1932) foi um importante anarquista italiano, que contribuiu, em teoria e prtica, com a trajetria do anarquismo em muitos pases; militou em distintas localidades na Europa, nas Amricas e na frica. Tomando por base alguns estudos sobre o autor (Fabbri, 2010; Nettlau, 2008, 2012; Richards, 2007a), podem-se delinear alguns de seus dados biogrficos e caracterizar brevemente o ambiente poltico em que ele viveu. Filho de uma famlia de comerciantes com algum recurso, estudou no Liceu de Santa Maria Capua Vetere, localidade de seu nascimento, ingressando posteriormente na Faculdade de Medicina, da Universidade de Npoles. Os contratempos, em parte de ordem poltica, fizeram-no abandonar o curso, viver, a partir de ento, de biscates, dentre eles os ofcios de mecnico e eletricista. Ainda jovem, acreditou por algum tempo no republicanismo de Giuseppe Mazzini, mas logo o abandonou, sendo convertido ao anarquismo entre 1871 e 1872 em cujo processo Mikhail Bakunin foi determinante , doutrina que defendeu at sua morte em Roma. Dos quase 80 anos de vida, mais de 60 deles Malatesta foi anarquista. Acompanhou, por isso, um perodo amplo da trajetria dessa ideologia em distintas localidades, os fluxos e refluxos dos movimentos populares e do prprio anarquismo, assim como diferentes ideias e prticas hegemnicas que se deram nesse perodo. Participou, com Bakunin, da Aliana da Democracia Socialista, em 1872, e de uma tentativa de rearticulao dessa organizao poltica em 1877, encabeada por Piotr Kropotkin; criou e animou o Partido Revolucionrio Socialista Anarquista, de 1891, o Partido Anarquista de Ancona, de 1913 e a Unio Comunista Anarquista Italiana / Unio Anarquista Italiana de 1919/20. Foi membro da seo italiana da Primeira Internacional, a partir de 1871; fundou os primeiros sindicatos revolucionrios na Argentina, no fim dos anos 1880; participou de greves na Blgica, em 1893 e de protestos contra o aumento do po na Itlia, em 1898; contribuiu com a Unio Sindical Italiana (USI); participou da greve geral e da Semana Vermelha de 1914, na Itlia; articulou a esquerda antifascista na Aliana do Trabalho, no incio dos anos 1920. Participou, de armas mo, das insurreies de Apulia, em 1874, de Benevento, em 1877, e foi preso mais de uma dezena de vezes. Luigi Fabbri, numa biografia sobre Malatesta, enfatiza algumas de suas caractersticas como anarquista, mostrando sua completude militante:

Sua vida ativa como anarquista foi um monlito de humanidade: unidade de pensamento e ao, balanceamento entre sentimentos e razo, coerncia entre pregar e fazer, conexo da energia inflexvel de luta com a bondade humana, fuso de uma atrativa doura com a firmeza mais rgida de carter, concordncia entre a mais completa fidelidade s suas bandeiras e uma celeridade mental que fugia de todo dogmatismo. [...] Ele foi um anarquista completo. (Fabbri, 2010) Essa qualidade de conciliar caractersticas fundamentais para a militncia anarquista envolveu, tambm, ainda segundo Fabbri, a permanente busca de conciliao entre meios e fins e as saudveis relaes estabelecidas com as massas oprimidas. A utilizao dos meios necessrios vitria permaneceram, naquilo que ele disse e fez, em constante relao com os fins libertadores aos quais se propunha chegar, o entusiasmo e a fria do momento nunca fizeram com que ele perdesse de vista as necessidades futuras, paixo e bom-senso, destruio e criao, sempre harmonizados em suas palavras e em seu exemplo; essa harmonia, to indispensvel para fertilizar resultados, impossvel de ser ditada de cima, ele levou a cabo em meio ao povo, confundindo-se com ele, sem se preocupar que isso pudesse fazer seu trabalho pessoal desaparecer no vasto e ondulado oceano das massas annimas. (Fabbri, 2010) Tais caractersticas foram demonstradas no amplo contexto, tanto em termos histricos como geogrficos, da militncia de Malatesta. Foram notadas em suas relaes com distintos interlocutores, anarquistas ou no, e em seu envolvimento nos mais diferentes debates. Parte significativa de seu pensamento poltico foi formulada em meio a essas interlocues e debates, num contexto marcado por episdios relevantes. Como em toda a trajetria do anarquismo, um senso comum insistiu em relacionar o anarquismo desordem, confuso e ao caos, e as disputas ideolgico-doutrinrias, em especial com as derivaes socialdemocratas e bolcheviques do marxismo, terminaram por reforar, por esforo desses adversrios polticos e sem qualquer fundamento histrico, vises de que o anarquismo seria pequeno-burgus, liberal, idealista, individualista, espontanesta, contrrio organizao e ligado essencialmente aos camponeses e artesos do mundo atrasado em declnio. (Corra e Silva, 2013a; Silva, 2013)

4 No socialismo em geral, fruto do debate da gerao precedente, houve um perodo de ampla aceitao, no que tange aos mtodos de anlise e teorias sociais, de teorias evolucionistas (teleolgicas), de determinismos de ordem econmica e/ou estrutural, de posies derivadas do positivismo e do cientificismo. Essas concepes, combatidas por Malatesta, enfatizavam, dentre outras coisas, que a sociedade caminharia necessariamente ao socialismo, que a estrutura da sociedade (principalmente de base econmica) determinaria seus aspectos polticos e culturais e que as cincias sociais deveriam ter como modelo as cincias naturais. O autor tambm combateu as posies que visavam fundir socialismo e cincia, por meio das noes de socialismo cientfico e mesmo de anarquismo cientfico. Dentre os debates que permearam o campo anarquista, alguns podem ser destacados. Primeiramente, os debates historicamente mais relevantes entre os anarquistas sobre organizao, reformas e violncia: necessidade ou no de organizao dos anarquistas e, em caso positivo, a melhor maneira de se organizar; possibilidade das lutas por reformas conduzirem a um processo revolucionrio; papel da violncia no processo revolucionrio. (Corra, 2012: 159-186) O contexto dos anos 1880 e 1890 na Europa, marcado pelo perodo posterior Comuna de Paris e de muita represso, contribuiu com as posies insurrecionalistas da chamada propaganda pelo fato, preponderantes nesse perodo no continente e corroboradas pelas resolues do Congresso de 1881, que conformou a pouco duradoura Internacional Negra. Por mais que Malatesta tenha defendido, na maior parte de sua vida, o dualismo organizacional, a luta pelas reformas como caminho para a revoluo e a violncia como suporte ao movimento organizado de trabalhadores as trs posies que, de acordo com Michael Schmidt e Lucien van der Walt (2009), caracterizam, desde uma perspectiva histrica, o anarquismo de massas houve um perodo, em especial nas duas dcadas mencionadas, em que ele foi influenciado por posies clssicas do anarquismo insurrecionalista, em especial ao investir nas insurreies sem base popular significativa, como a de Benevento, em 1887, e por acreditar que a violncia descolada dos movimentos organizados de trabalhadores poderia servir como gatilho de mobilizao. (Pernicone, 2009) Ainda assim, o autor combateu, durante toda a vida, o antiorganizacionismo anarquista que foi forte na Itlia, entre outros motivos, pelas posies de Luigi Galleani e as influncias burguesas no anarquismo, nos termos de Fabbri (2001), provindas do individualismo liberal, com o qual flertaram alguns anarquistas, em especial na Europa e nos Estados Unidos. A participao determinante dos anarquistas no sindicalismo de inteno revolucionria (sindicalismo revolucionrio e anarco-sindicalismo) tambm foi presenciada por Malatesta, tanto nas Amricas quanto na Europa; neste ltimo caso, a fundao da

5 Confdration Gnrale du Travail (CGT), na Frana, em 1895, terminou constituindo um marco, pois assinalou a passagem da hegemonia insurrecionalista para a o anarquismo de massas na regio. Na maioria dos casos, os anarquistas dissolveram-se dentro das organizaes sindicais; em muitos casos, defenderam a neutralidade sindical, no caso do sindicalismo revolucionrio; em outros, como na Federacin Obrera Regional Argentina (FORA), a partir de 1905, e na Confederacin Nacional del Trabajo (CNT), a partir de 1919, defenderam o anarco-sindicalismo, vinculando programaticamente os sindicatos ao anarquismo e fazendo deste sua doutrina oficial. Em ambos os casos, entretanto, esse modelo de sindicalismo demonstrou-se classista, combativo, autnomo/independente das classes e instituies inimigas, democrtico (com organizao pela base, autogerida e federada) e revolucionrio. Malatesta posicionou-se em distintas circunstncias sobre a relao entre anarquismo e sindicalismo, como no Congresso Anarquista de Amsterd, em 1907, quando polemizou com Pierre Monatte.1 No contexto da Segunda Internacional (1889-1916) houve, alm da expulso dos anarquistas logo no incio do processo, um fortalecimento do socialismo parlamentar/eleitoral e reformista, que tomou corpo na socialdemocracia e no possibilismo, assim como a perda de importantes anarquistas do primeiro perodo para esse campo, como foram os casos de Andrea Costa, Paul Brousse e Benoit Malon. O interregno entre a segunda e a terceira internacionais foi marcado, em todo o campo socialista, pelos conflitos entre aqueles que tomaram um lado na Primeira Guerra e os que se opunham guerra e entre os anarquistas isso no foi diferente. Um grupo restrito de 16 anarquistas dentre os quais, entretanto, se encontravam militantes de renome, como Kropotkin e Jean Grave terminaram, ao apoiar os aliados, distanciando-se da imensa maioria dos anarquistas, que permaneceu contrria guerra, como foi o caso de Malatesta. A Terceira Internacional (1919-1943) foi marcada pelo fortalecimento mundial do bolchevismo ps Revoluo Russa e do prprio bloco sovitico que, progressivamente, demonstrou que o socialismo de Estado nada mais era do que a ditadura de um partido sobre as classes oprimidas por meio do aparelhamento do Estado. Essa situao, a partir de 1921, tornou-se clara aos anarquistas do mundo todo, por razo das denncias de represso e supresso de todas as correntes socialistas e revolucionrias dos pases do bloco que se recusavam a se submeter aos ditames do Partido Comunista. Malatesta possui uma produo crtica significativa acerca dos socialistas e comunistas2 e alguns escritos sobre o apoio desse grupo anarquista aos aliados na guerra.3

1 2

Cf. Malatesta, 1998. Cf., por exemplo, Malatesta, 1989a. 3 Cf. Malatesta, 2007d, 2007e.

6 Nos fins de sua vida, o autor ainda presenciou, na Itlia, a ascenso do fascismo e a retomada da problemtica do nacionalismo, com a qual havia em alguma medida convivido, na ocasio dos movimentos de Garibaldi e Mazzini. Polemizou, tambm, com Nestor Makhno e Piotr Arshinov, autores de A Plataforma Organizacional da Unio Geral dos Anarquistas, sobre a melhor maneira de conceber a organizao especfica dos anarquistas.4

3. Cincia e doutrina/ideologia Para a distino dessas categorias, o ponto de partida de Malatesta a noo de socialismo/anarquismo cientfico que, surgida durante o sculo XIX, avanou pelo sculo XX, tanto no campo do marxismo como do anarquismo. Ainda que as concepes de socialismo cientfico e anarquismo cientfico tenham diferenas substantivas e se apoiem em elementos terico-metodolgicos distintos, elas possuem uma similaridade: pretendem dar doutrina poltico-ideolgica do socialismo, mesmo em diferentes correntes, um carter cientfico. Para Malatesta, esse vnculo socialismo-cincia equivocado: O cientificismo (no digo a cincia) que prevaleceu na segunda metade do sculo XIX produziu a tendncia de considerar verdades cientficas, ou seja, leis naturais e, portanto, necessrias e fatais, o que era somente o conceito, correspondente aos diversos interesses e s diversas aspiraes, que cada um tinha de justia, progresso etc., da qual nasceu o socialismo cientfico e, tambm, o anarquismo cientfico que, mesmo professados por nossos grandes representantes, sempre me pareceram concepes barrocas, que confundiam coisas e conceitos distintos por sua prpria natureza. (Malatesta, 2007a: 39-40) As noes de socialismo e anarquismo cientfico apresentam, segundo ele, uma confuso de categorias que so distintas e no podem ser tratadas como se fossem uma s. Em muitos casos, argumenta Malatesta (2007a: 39), a noo cientfica, fundida ao socialismo/anarquismo, seria somente o revestimento cientfico com o qual alguns gostam de encobrir seus desejos e vontades; a utilizao do adjetivo cientfico constituiria, na maior parte dos casos, to somente uma base para tentativas de autolegitimao. Partindo dessa crtica, o autor defende a necessidade de definir e distinguir duas categorias fundamentais que, ainda que se relacionem, no podem ser reduzidas a uma nica.

Cf. Malatesta, 2004a, 2004b.

7 A cincia a compilao e a sistematizao do que se sabe e do que se acredita saber; enuncia o fato e trata de descobrir sua lei, ou seja, as condies nas quais o fato ocorre e necessariamente se repete. [...] A misso da cincia descobrir e formular as condies nas quais o fato necessariamente se produz e se repete: ou seja, dizer o que e o que necessariamente deve ser. O anarquismo , distintamente, uma aspirao humana, que no se funda em nenhuma necessidade natural verdadeira ou supostamente verdadeira, mas que poder se realizar segundo a vontade humana. Aproveita os meios que a cincia proporciona ao homem na luta contra a natureza e contra as vontades contrastantes; pode tirar proveito dos progressos do pensamento filosfico quando eles servirem para ensinar aos homens raciocinar melhor e distinguir com maior preciso o real do fantstico; mas no se pode confundi-lo, sem cair no absurdo, nem com a cincia e nem com qualquer sistema filosfico. (Malatesta, 2007a: 4143) Quando reflete sobre o anarquismo, Malatesta, na realidade, aborda um elemento que faz parte de algo mais amplo, e pode ser definido pelas categorias doutrina e/ou ideologia, aqui abordadas por meio de uma categoria-sntese: doutrina/ideologia. Portanto, ao discutir cincia e anarquismo, Malatesta distingue mais amplamente as categorias cincia e doutrina/ideologia.5 A concepo malatestiana de cincia implica uma noo de que seu objeto est no passado e no presente; daquilo que foi e/ou que . Ela toma por base fenmenos que envolvem a vida natural e social, desde um ponto de vista terico e/ou histrico, estrutural e/ou conjuntural, e estabelece os marcos para uma explicao desses fenmenos. A capacidade de generalizao, ou seja, da explicao de um fenmeno ou conjunto de fenmenos, constitui um de seus aspectos centrais. A cincia nunca tem por objeto o futuro; ela pode, no mximo, realizar predies sobre aquilo que, baseado nas anlises do que foi e do que , necessariamente ser, como decorrncia dessa interpretao passada e presente. A doutrina/ideologia, distintamente, oferece um quadro de referncia pautado em um conjunto de valores e numa noo tica que proporciona um ferramental para a anlise da realidade passada e presente, estrutural e conjuntural, mas que tambm permite julgar essa realidade, oferecendo elementos para que se pense, a partir daquilo que foi e que , aquilo que deveria ser. Ou seja, a doutrina/ideologia oferece uma base valorativa que permite julgar e
5

Para um aprofundamento da conceituao/distino entre cincia e doutrina/ideologia em Malatesta, cf. Corra, 2013b.

8 orientar posies polticas, ideias e aes no sentido de manter ou modificar o status-quo, em um sentido normativo. Malatesta considera o anarquismo uma doutrina/ideologia que, pautada em aspiraes humanas, afirma aquilo que a sociedade deveria ser, posio tico-valorativa de um devir que est para alm do campo cientfico. Capitalismo e Estado devem ser destrudos, dando lugar a uma sociedade sem classes, explorao e dominao, no porque, por meio de uma anlise cientfica do atual sistema de dominao constata-se que esse o fim natural da evoluo da sociedade, rumo a um telos conhecido, mas porque, segundo valores e noes ticas e a partir de uma posio normativa, considera-se que a sociedade poderia ser melhor e mais justa do que atualmente , e que a ao humana, mesmo dentro dos limites estruturais, deveria ser utilizada para impulsionar uma transformao revolucionria dessa sociedade. Esse objetivo, que se poderia chamar finalista, no decorre de uma predio necessria daquilo que obrigatoriamente deve ser, e nem constitui uma necessidade verdadeira de uma decorrncia normal do desenvolvimento do atual sistema de dominao; trata-se de uma possibilidade desejada, de algo que se considera melhor e mais justo do que aquilo que est dado. A distino conceitual do autor entre as categorias cincia e doutrina/ideologia poderia subsidiar crticas de que ele defenderia uma ciso entre teoria e prtica, a neutralidade da cincia e/ou do cientista, entre outras crticas que so frequentemente endereadas a pensadores contrrios ao vnculo cincia-doutrina/ideologia. Malatesta foi um homem muito mais dedicado prtica poltica do que produo terico-cientfica. Criou e participou de organizaes anarquistas, movimentos de massas, insurreies e iniciativas que envolveram a propaganda escrita e oral. Preso diversas vezes, passou praticamente 10 anos de sua vida nas prises. No se pode dizer que, ao defender essa distino entre as categorias cincia e doutrina/ideologia, Malatesta estivesse pregando qualquer tipo de ciso entre teoria e prtica; suas posies foram elaboradas exatamente no sentido de proporcionar uma compreenso mais adequada da realidade para, a partir dela, conceber as melhores maneiras de intervir, promovendo o avano do programa anarquista, rumo aos objetivos por ele estabelecidos. Deve-se, ainda, adicionar que o autor tambm no sustentou a neutralidade da cincia ou qualquer posio que permita aproxim-lo do positivismo.6 Malatesta possui uma noo clara da relao entre cincia e doutrina/ideologia, e a demonstra em suas reflexes acerca do conhecimento cientfico da realidade social e do anarquismo. Para ele, mtodos de anlise e teorias sociais pertencem ao campo cientfico:
6

Para um aprofundamento das noes epistemolgicas de Malatesta, cf. Corra, 2014.

9 buscam subsidiar um conhecimento da realidade assim como ela ; o anarquismo, partindo dessas consideraes, estabelece seus objetivos finalistas, que o autor chama de anarquia, preconizando como a realidade deveria ser, e concebendo estratgias e tticas para transformar a realidade nesse sentido. Enfim, pode-se afirmar que a distino terico-conceitual proposta por Malatesta feita, em realidade, para potencializar a prtica poltica anarquista; tal a maneira encontrada por ele para conciliar teoria e prtica. Essa distino ser aqui aplicada exposio do pensamento poltico do prprio autor; apresentar-se-o em seguida suas noes bsicas de teoria social para a anlise da realidade e, depois, sua concepo de anarquismo e suas posies estratgicas.

4. Teoria social Conhecendo as posies cientficas vigentes em seu tempo e articulando parte delas com elaboraes prprias e originais, Malatesta terminou por constituir um ferramental relativamente inovador e eficaz para a anlise social que parece, ainda hoje, oferecer possibilidades.7 Malatesta (2008: 101) concebe o processo de socializao, a relao entre indivduo e sociedade, por meio de um vnculo indissocivel entre um e outra: O indivduo humano no um ser independente da sociedade, mas seu produto. O indivduo, dessa maneira, s pode ser concebido dentro e como parte da sociedade, no somente sofrendo seus efeitos, mas participando ativamente de sua conformao. Para Malatesta (2008: 202), entre o homem e o ambiente social h uma ao recproca. Os homens fazem a sociedade ser o que , assim como a sociedade faz os homens serem o que so. Trata -se, assim, de uma relao de interdependncia entre indivduo e sociedade, em que as partes se apoiam uma na outra e cujas trajetrias esto diretamente imbricadas. A ao humana na sociedade envolve indivduo e sociedade e relaciona, ao mesmo tempo, cada um e todos. Considera-se que a realidade social pode ser analiticamente dividida em trs esferas: econmica, poltica/jurdica/militar e cultural/ideolgica. A maneira como Malatesta concebe as relaes entre essas trs esferas pode ser interpretada na chave da Teoria da Interdependncia das Esferas, que sustenta ser o social uma totalidade constituda a partir do resultado da relao interdependente entre essas trs esferas. (Rocha, 2009; FAU-FAG, 2007) Essa interdependncia pode ser notada na obra malatestiana tanto em termos crticodestrutivos quanto propositivo-construtivos, demonstrando coerncia entre estratgia e anlise social.
7

Para um aprofundamento do mtodo de anlise e da teoria social de Malatesta, cf. Corra, 2014.

10 Ao analisar a sociedade de seu tempo, o autor criticou a dominao nas trs esferas. Os diferentes tipos de dominao explorao, dominao poltico-burocrtica, coero e alienao cultural do corpo a uma dominao generalizada, de carter sistmico, reforando-se uns aos outros. Essa conformao interdependente constitui um sistema de dominao em que as partes relacionam-se de maneira dinmica. Se a dominao articula-se e refora-se dessa maneira, os projetos emancipatrios, defende o autor, devem ser levados a cabo, tambm, de maneira interdependente: a emancipao moral, a emancipao poltica e a emancipao econmica so indissociveis. (Malatesta, 1989b: 141) Ao no estabelecer de antemo uma determinao obrigatria e necessria entre as trs esferas, Malatesta relativiza posies de outros socialistas, que sustentam, ainda que em bases e nveis diferenciados, uma determinao, mesmo que em ltima instncia, da esfera econmica em relao s outras. Para o autor, na dinmica social, a economia certamente tem possibilidade de influenciar as outras esferas, e, em muitos casos, de fato as influencia. Entretanto, no se pode considerar esse processo de maneira determinista ou mecnica na chave infra e superestrutura; as outras esferas possuem, tambm, e ao mesmo tempo, capacidade de influenciar a economia e, tambm, em muitos casos, a influenciam. Para Malatesta, o social constitui uma totalidade interdependente e assim deve ser avaliado. Tratase de sustentar uma multicausalidade que s pode ser compreendida em sua totalidade e segundo a noo de interdependncia, sem a adoo a priori de quadros de referncia monocausais. Se por um lado Malatesta rompe definitivamente com o idealismo que buscava explicar a sociedade sobre bases teolgicas e/ou metafsicas, ele rompe, tambm, de alguma forma, com a clssica distino dos socialistas do sculo XIX entre materialismo e idealismo, propondo, conforme colocado, uma conciliao entre a totalidade das trs esferas e reconhecendo, juntamente com a relevncia dos fatos em relao s ideias, a importncia das ideias em relao aos fatos. Ao criticar as posies extremadas e que priorizam de antemo a influncia e a determinao de uma esfera em relao s outras, Malatesta enfatiza: H alguns anos, todo mundo era materialista. Em nome de uma cincia que, definitivamente, erigia em dogmas os princpios gerais extrados de conhecimentos positivos muito incompletos, tinha-se a pretenso de explicar toda a psicologia humana e toda a histria atormentada da humanidade por simples necessidades materiais elementares. [...] Hoje, a moda mudou. Hoje, todo mundo idealista: todos [...] tratam o homem como se ele fosse um puro esprito, para quem comer, vestir-se,

11 satisfazer suas necessidades fisiolgicas fossem coisas negligenciveis. (Malatesta, 1989b: 138139) Alm de colocar em questo as generalizaes cientficas elaboradas sobre bases restritas, Malatesta critica as explicaes reducionistas, tanto que deduzem tudo das necessidades materiais, quanto que as ignoram completamente. Dever-se-ia, distintamente, tomar em conta a relao indissocivel entre as trs esferas, entre fatos e ideias, e as determinaes em distintos sentidos, de acordo com os variados contextos, dando corpo a totalidades de carter sistmico. Esses sistemas, mesmo que possam ser modificados ou transformados, possuem esse carter por relacionar permanente e dinamicamente suas partes e por aquilo que ocorre em cada uma de suas partes ter impacto no todo. Assim, a sociedade constitui um sistema e as esferas suas partes. Para Malatesta (2000a: 8), a sociedade caracteriza-se pelos distintos conflitos que a estruturam; a realidade social corresponde sempre a uma determinada posio das diversas foras que esto em jogo. Ele considera que a sociedade atual o resultado das lutas seculares que os homens empreenderam entre si; essas lutas, esses conflitos, so os traos mais determinantes na conformao da sociedade. Por isso, as posies malatestianas diferenciam-se sobremaneira daquelas que tendem a minimizar o papel dos conflitos na sociedade e no explicam adequadamente a mudana e a transformao social. Entretanto, para o autor, esses conflitos, que existem permanentemente em qualquer sociedade, no so sempre, necessariamente, conflitos de classes. Conflitos de interesses e de paixes existem e existiro sempre pois, ainda que se conseguisse eliminar aqueles existentes at o ponto de se chegar a um acordo automtico entre os homens, outros conflitos se apresentariam a cada nova ideia que germinasse em um crebro humano. (Malatesta, 2008: 102) Esses conflitos sociais que podem envolver classes, grupos e indivduos so protagonizados por foras sociais dinmicas, que se encontram permanentemente em movimento, em relao, em contraposio. Para Malatesta (2008: 72), a histria caminhar, como sempre, segundo a resultante das foras; ou seja, a histria a histria dos conflitos sociais, das relaes entre as diferentes foras sociais em jogo. Cumpre ressaltar que fora social, nessa acepo, extrapola a noo de fora bruta, coero, violncia, e abarca elementos das trs esferas.

12 So, portanto, os conflitos dinmicos entre vrias foras sociais que conformam uma determinada realidade; desde uma perspectiva histrica, so esses conflitos que estabelecem as relaes de poder, que conformam relaes dominadoras, hierrquicas, subservientes entre classes, grupos e indivduos. Aqueles que possuem a capacidade de mobilizar a maior fora social nesses conflitos conseguem se impor aos outros; trata-se de uma batalha permanente. (Malatesta, 2008: 52) Compreender a sociedade como esse conjunto dinmico e conflitivo de diferentes foras sociais implica, para Malatesta (2008: 30), um abandono do evolucionismo e do teleologismo, tambm bastante sustentados no sculo XIX entre os socialistas em geral: No h lei natural que obrigue a evoluo em um sentido progressivo em lugar do regressivo: na natureza, h progressos e regressos. A correlao de foras na sociedade permanentemente dinmica e, segundo avaliaes normativas, pode ser julgada como progresso ou regresso. Essa noo tambm subsidia a posio j comentada de que o capitalismo e o Estado no se destroem por si mesmos e que o socialismo no uma necessidade histrica gerada, automtica e obrigatoriamente, pelas contradies do prprio sistema capitalista/estatista. (Malatesta, 2008: 75) Sua posio acerca da interdependncia das esferas parece tambm nortear sua concepo sobre a relao entre estrutura social e ao/agncia humana. Malatesta ope-se s abordagens estruturalistas e mecanicistas, que no concedem espao vontade humana e segundo as quais a vontade potncia criadora cuja natureza e origem no podemos compreender [...] que contribui pouco ou muito com a determinao da conduta dos indivduos e da sociedade, no existe, no mais que uma iluso. Tudo aquilo que foi, e ser, desde o curso dos astros at o nascimento e a decadncia de uma civilizao, desde o perfume de uma rosa at o sorriso de uma me, desde um terremoto at o pensamento de Newton, desde a crueldade de um tirano at a bondade de um santo, tudo devia, deve e dever suceder por uma sequncia fatal de natureza mecnica, que no deixa qualquer possibilidade de variao. (Malatesta, 2007b: 256) Nessas abordagens, a ao humana seria completamente determinada pela estrutura social; o destino da sociedade estaria estabelecido de antemo e qualquer ao voluntria no seria mais do que uma iluso, de acordo com o exemplo de Spinoza citado por

13 Malatesta (2008: 68), no caso da pedra que ao cair, tivesse conscincia de sua queda e acreditasse que est caindo porque quer cair. Para o autor, distintamente, a vontade e a ao humana possuem significativo potencial na conformao da sociedade: a histria feita pelos homens, afirma. E a base da ao humana a vontade; necessrio admitir uma fora criadora, independente do mundo fsico e das leis mecnicas e esta fora se chama vontade. Elemento fundamental da esfera cultural/ideolgica, a vontade impulsiona a ao humana e pode subsidiar processos de mudana e transformao social. Ela pode ser, e em geral , influenciada pelas posies hegemnicas (econmicas, polticas etc.) vigentes, mas no completamente determinada por elas; h espao para a conscincia e para a ao no sentido da mudana e da transformao social. (Malatesta, 2008: 175, 29) Tais posies fizeram com que Malatesta fosse acusado, diversas vezes, de ser um completo voluntarista, um idealista, no sentido de defender uma transformao com base na mudana de conscincias. No entanto, essas posies parecem equivocadas. Ainda que reconhea a relevncia da esfera cultural/ideolgica em geral, tanto nos processos de dominao, quanto de emancipao, e ainda que defenda que, nesses processos, a vontade constitui um elemento central, Malatesta (2008: 29, 104) reconhece seus limites: certamente essa vontade no onipotente, visto que est condicionada. Um processo de transformao no depende apenas da vontade, mas dos limites estruturais estabelecidos, no somente nas esferas cultural/ideolgica e poltica/jurdica/militar, mas, principalmente, na esfera econmica: Todo anarquista, todo socialista compreende as fatalidades econmicas que hoje limitam o homem, e todo bom observador v que a rebelio individual impotente contra a fora preponderante no ambiente social. Entretanto, ele pontua que igualmente certo que, sem a rebelio do indivduo, que se associa com outros rebeldes para resistir ao ambiente e tratar de transform-lo, esse ambiente no mudaria nunca. A ao humana, portanto, explicaria, em grande medida, as mudanas e transformaes sociais. As posies de Malatesta propem uma conciliao entre ao humana e estrutura social. Subsidiam tanto suas anlises sociais quanto suas estratgias revolucionrias.8 Aplicando essas noes anlise da sociedade moderna, capitalista e estatista, o autor nota que o aspecto fundamental dessa sociedade a dominao nas trs esferas. Na esfera econmica, Malatesta (2000a: 17) aponta a explorao concretizada pelo trabalho assalariado: A opresso que hoje pesa de uma forma mais direta sobre os trabalhadores [...] a opresso econmica, ou seja, a explorao que os patres e os comerciantes exercem sobre o trabalho, graas ao aambarcamento de todos os grandes meios de produo e de
8

Cf. Malatesta, 2008: 75, 193; 2007c: 170-171; 2000a: 14.

14 troca. Na esfera poltica/jurdica/militar, Malatesta (2001: 15) nota a dominao polticoburocrtica e a coero, protagonizadas pelo Estado e que subtraem do povo a gesto de seus prprios negcios, a direo de sua prpria conduta, o cuidado de sua prpria segurana confiando-as a alguns indivduos que, por usurpao ou delegao, se encontram investidos do direito de fazer leis sobre tudo e para todos, de coagir o povo a se conformar com isso, servindo-se para essa finalidade da fora de todos. Na esfera cultural/ideolgica, ele critica a alienao cultural conformada pela religio, pela educao e sentimentos como o patriotismo, que reforam e legitimam interesses dominantes. Para alm da opresso econmica e poltica, enfatiza ele, pode-se oprimir os homens agindo sobre sua inteligncia e seus sentimentos, o que constitui o poder religioso ou universitrio (Malatesta, 2001: 23); o governo e as classes dominantes se servem do sentimento patritico [...] para fazer com que se aceite melhor pelo povo seu poder e para arrastar o povo a guerras e iniciativas coloniais realizadas para seu prprio proveito. (Malatesta, 2008: 129) Conforme apontado anteriormente, esses distintos tipos de dominao possuem relao, influenciam-se e sustentam-se mutuamente, fundamentando o sistema de dominao em questo na interdependncia de suas esferas. Nessa sociedade, caracterizada por conflitos e foras dinmicas em jogo, as classes sociais, ainda que no expliquem tudo, so muito relevantes. Para Malatesta, no se pode considerar, a priori, que, em todos os conflitos sociais que conformam uma sociedade, as classes sociais necessariamente constituem a categoria mais importante, ou mesmo a mais adequada, para as explicaes; no entanto, em muitos casos, elas so. Ou seja, trata-se, para ele, de considerar os conflitos sociais os aspectos mais relevantes da sociedade e enfatizar que, em muitos casos, as classes sociais constituem agentes de primeira ordem nesses conflitos, ainda que os conflitos de classe no devam ser tratados de maneira reducionista, esperando que, a partir deles, seja possvel deduzir todas as explicaes de outros conflitos. Deve-se, ainda assim, apontar que, em concordncia com a noo de interdependncia das esferas, as classes sociais, desde uma perspectiva malatestiana, no constituem uma categoria exclusivamente econmica: Atravs de uma rede complicada de lutas de todos os tipos, invases, guerras, rebelies, represses, concesses feitas e retomadas, associao dos vencidos, unidos para se defenderem, e dos vencedores, para atacarem, chegou-se ao estado atual da sociedade, em que alguns homens detm hereditariamente a terra e todas as riquezas sociais, enquanto a grande massa,

15 privada de tudo, frustrada e oprimida por um punhado de proprietrios. Disto depende o estado de misria em que se encontram geralmente os trabalhadores, e todos os males decorrentes: ignorncia, crime, prostituio, definhamento fsico, abjeo moral, morte prematura. Da a constituio de uma classe especial (o governo) que, provida dos meios materiais de represso, tem por misso legalizar e defender os proprietrios contra as reivindicaes do proletariado. Ele se serve, em seguida, da fora que possui para arrogar-se privilgios e submeter, se ela pode faz-lo, sua prpria supremacia, a classe dos proprietrios. Disso decorre a formao de outra classe especial (o clero), que por uma srie de fbulas relativas vontade de Deus, vida futura, etc., procura conduzir os oprimidos a suportarem docilmente o opressor, o governo, os interesses dos proprietrios e os seus prprios. (Malatesta, 2000a: 8-9) Dessa maneira, os critrios utilizados para o estabelecimento das classes sociais incluem a propriedade dos meios de produo e a explorao econmica, mas no se resumem a eles; a propriedade dos meios de administrao, de coero, de controle e de conhecimento e, assim, a dominao poltico-burocrtica, a coero e a alienao cultural so tambm critrios fundamentais. por esse motivo que ele insere entre as classes dominantes no somente os proprietrios (burguesia), mas tambm o governo e o clero. Entre as classes dominadas, ele inclui no somente os trabalhadores assalariados das indstrias urbanas, mas tambm os trabalhadores de outros setores das cidades, os trabalhadores do campo, os camponeses e os pobres em geral. Esses dois conjuntos de oprimidos e opressores, classes dominantes e classes dominadas, classes opressoras e classes oprimidas, protagonizam a permanente luta de classes na sociedade. A luta de classes constitui, de acordo com as posies anteriormente colocadas, um dos traos mais relevantes das sociedades contemporneas, ainda que, tambm conforme apontado, no seja possvel reduzir todos os conflitos sociais a conflitos entre classes. Para Malatesta (2008: 120-121), a totalidade de indivduos que habitam um territrio est dividida em distintas classes que tm interesses e sentimentos opostos e cujo antagonismo cresce medida que se desenvolve nas classes submetidas a conscincia da injustia da qual so vtimas. Entre os amplos conjuntos das classes dominantes e classes dominadas, as quais abarcam todo o conjunto das classes sociais concretas de cada contexto, h antagonismo constante e quanto mais se desenvolve a conscincia de classe, mais esse conflito se evidencia. A conscincia de classe , para Malatesta (2008: 197), um elemento

16 fundamental da luta de classes; ela potencializa os processos transformadores: a luta torna-se luta de classes, diz ele, quando uma moral superior, um ideal de justia e uma maior compreenso das vantagens que a solidariedade pode proporcionar a cada indivduo, vm fazer com que fraternizem todos aqueles que se encontram em uma posio anloga. Dessa maneira, os elementos culturais/ideolgicos vm somar-se aos econmicos e polticos, abrindo espao para a luta de classes que se desdobra nas trs esferas. Os processos de mudana e transformao, na perspectiva malatestiana, dependem das foras sociais que esses conjuntos conseguirem aplicar aos conflitos, tanto para mudanas, no caso das conquistas de reformas, quanto para transformaes, no caso da revoluo social, que chega socializao das trs esferas sociais.

5. Anarquismo e estratgia Para Malatesta, o anarquismo constitui uma doutrina/ideologia histrica e no uma filosofia ou uma cincia. Segundo sustenta, a dominao capitalista e estatista, desdobrada nas trs esferas, proporcionou um contexto que permitiu o surgimento do anarquismo no de maneira automtica, mas com a ao de um setor considervel dos oprimidos , como parte do movimento socialista, sustentando a necessidade de transformao da injustia, da explorao, da desigualdade, da coero, da alienao, do autoritarismo, num sistema justo, igualitrio e libertrio, chamado por ele de anarquia. Assim, o anarquismo surge em um contexto especfico, quando as classes oprimidas estabelecem relaes solidrias entre si, sustentando que as injustias so sociais, e no naturais ou divinas, que possvel modific-las por meio da ao humana e que as posies de outras correntes socialistas so insuficientes ou equivocadas. O anarquismo em suas origens, aspiraes, em seus mtodos de luta, no est necessariamente ligado a qualquer sistema filosfico. O anarquismo nasceu da revolta moral contra as injustias sociais. Quando apareceram homens que se sentiram sufocados pelo ambiente social em que eram obrigados a viver, que sentiram a dor dos demais como se ela fosse a sua prpria, e quando estes homens se convenceram de que boa parte do sofrimento humano no consequncia inevitvel das leis naturais ou sobrenaturais inexorveis, mas, ao contrrio, que deriva de realidades sociais dependentes da vontade humana e que podem ser eliminados pelo esforo humano, abria-se ento o caminho que deveria conduzir ao anarquismo. (Malatesta, 2009a: 4)

17

Por mais que os anarquistas tenham utilizado, desde uma perspectiva histrica, diferentes ferramentas terico-metodolgicas para a compreenso da realidade, pode-se dizer que o anarquismo forneceu a um setor das classes oprimidas um quadro de referncia para o julgamento da sociedade capitalista e estatista, particularmente durante o sculo XIX, para o estabelecimento de objetivos revolucionrios, socialistas e libertrios, e para a concepo de estratgias e tticas capazes de impulsionar uma transformao social nesse sentido. assim que se pode compreender a afirmao de Malatesta (2009a: 4), de que o anarquismo o mtodo para realizar a anarquia por meio da liberdade; ou seja, trata-se de uma doutrina/ideologia que oferece aos trabalhadores a possibilidade de chegar a uma sociedade futura distinta, de bases autogestionrias e federalistas, por meio de um mtodo coerente. O anarquismo , portanto, um tipo de socialismo; h, por isso, um vnculo parcial entre um e outro: Socialismo e anarquismo no so termos opostos e nem equivalentes, mas termos estritamente vinculados entre si, como est o fim com seu meio necessrio, e como est a substncia com a forma, em que se encarna. (Malatesta, 2007f: 142) O anarquismo, assim concebido, essencialmente social e no possui vnculos com o individualismo, que, segundo o autor, possui razes burguesas, pois, afirmando-se na ideia de liberdade individual, promove a mobilidade capitalista; em muitos casos, estimula indivduos do campo oprimido a se tornarem novos dominadores. Segundo o autor, os individualistas no recuam diante da ideia de ser, por sua vez, opressores; so indivduos que se sentem aprisionados na sociedade atual e chegam a desprezar e odiar qualquer tipo de sociedade. Constatando ser absurdo querer viver fora da coletividade humana, procuram submeter sua prpria vontade e satisfao de suas paixes todos os homens, a sociedade inteira; querem viver sua vida; ridicularizam a revoluo e qualquer aspirao futura: querem gozar sua vida aqui e agora, a qualquer preo e s custas de quem quer que seja; sacrificariam a humanidade inteira por uma nica hora de vida intensa. Para ele, esses individualistas so rebeldes, mas no anarquistas. Possuem a mentalidade e os sentimentos do burgus frustrado e, quando podem, transformam-se efetivamente em burgueses, e no menos perigosos. (Malatesta e Fabbri, 2003: 78) Dessa maneira, o anarquismo nada tem a ver com o individualismo, mas constitui a corrente libertria do socialismo. Esse socialismo anarquista malatestiano, em termos doutrinrios/ideolgicos e estratgicos, pode ser caracterizado por meio de trs eixos: crtica da sociedade capitalista e estatista, estabelecimento de objetivos revolucionrios e socialistas, promoo de uma estratgia coerente para substituir a sociedade de dominao pela liberdade e pela igualdade.

18 A crtica da sociedade capitalista e estatista foi abordada, quando o autor apresentou criticamente a dominao nas trs esferas explorao, a dominao polticoburocrtica, a coero, a alienao cultural , e enfatizou o papel fundamental da dominao de classe. Conforme apontado, nessa sociedade autoritria e desigual, classes dominantes e classes dominadas protagonizam a luta de classes em detrimento das ltimas. Em relao a essa crtica, Malatesta enfatiza: Somos inimigos do capitalismo, que obriga os trabalhadores, apoiando-se sobre a proteo policial-militar, a deixar-se explorar por proprietrios dos meios de produo e, inclusive, a permanecer ociosos, ou a sofrer de fome, quando os patres no tm interesse em explor-los. Por isso somos inimigos do Estado, que a organizao coercitiva, ou seja, violenta, da sociedade. (Malatesta, 2008: 51) Tal sociedade implica uma violncia sistmica de carter classista contra os trabalhadores, que so diariamente violentados; o sistema capitalista/estatista promove uma perptua violncia que mantm a escravido da grande massa dos homens. (Malatesta, 2007g: 55) Por meio do quadro de referncia anarquista, pode-se considerar essa sociedade ruim e injusta para a maioria das pessoas e que ela poderia ser melhor, desde que transformada por meio de uma revoluo social que modificasse seus prprios fundamentos. Isso implica abolir de forma radical a dominao e a explorao do homem pelo homem. (Malatesta, 2000a: 26) Conforme sustenta o autor, somente o anarquismo oferece objetivos e estratgias adequadas para essa transformao. Os objetivos revolucionrios e socialistas do anarquismo, conforme os concebe Malatesta, so atingidos quando h uma transformao das bases mais profundas da sociedade; trata-se de um processo protagonizado pelas massas que estabelece, por meio da violncia, a socializao econmica e poltica; pe fim ao capitalismo, ao Estado, s classes sociais e cria uma nova sociedade, de estruturas autogestionrias e federalistas, igualitrias e libertrias, e estabelece novas relaes sociais. Isso envolve modificar o modo de viver em sociedade, estabelecer relaes de amor e solidariedade entre os homens, conseguir a plenitude de desenvolvimento material, moral e intelectual, no para um indivduo, nem para os membros de uma determinada classe ou partido, mas para todos os seres humanos. (Malatesta, 2008: 93) Para que ocorra uma revoluo social, necessrio derrubar pela violncia, as instituies que as mantm [as massas] em escravido; para o autor: precisamos do

19 concurso das massas para constituir uma fora material suficiente para alcanar nosso objetivo especfico, que a mudana radical do organismo social graas ao direta das massas. Essa revoluo, portanto, no constitui obra de partido, mas de massas; para protagoniz-la, as massas devem se auto-organizar, com independncia e autonomia de instituies e indivduos que promovem outros objetivos. Sua fora acumula-se nas lutas e projetos emancipatrios das trs esferas sociais: greves sindicais, cooperativas, reivindicaes comunitrias, insurreies armadas, propaganda escrita e oral, projetos educativos etc. Por meio de uma radicalizao dessas lutas e do aumento da fora dos oprimidos, os trabalhadores podem derrotar seus inimigos e promover a expropriao dos detentores do solo e do capital em proveito de todos e abolio do governo. (Malatesta, 1989c: 55; 2000a: 26) Para Malatesta (2007h: 95), o prprio ato da revoluo deve levar a cabo a expropriao e a socializao de toda a riqueza existente para proceder, sem perda de tempo, organizao da distribuio, a reorganizao da produo segundo as necessidades e os desejos das diversas regies, das diversas comunas, dos diversos grupos. Os proprietrios dos meios de produo devem ser expropriados e a propriedade deve ser socializada, gerida coletivamente, em acordo com as necessidades das populaes. Queramos que os trabalhadores da terra [...] seguissem e intensificassem o trabalho por sua prpria conta, estabelecendo relaes diretas com os operrios das indstrias e dos transportes para a troca de seus produtos; que os operrios das indstrias [...] tomassem posse das fbricas e que continuassem e intensificassem o trabalho por conta prpria e da coletividade, transformando em seguida todas as fbricas [...] em produtoras de coisas que mais urgem para satisfazer as necessidades do pblico; que os ferrovirios continuassem a conduzir os trens, mas em servio da coletividade; que comits de voluntrios ou de pessoas eleitas pela populao tomassem posse, sob controle direto das massas, de todas as instalaes disponveis, para alojar da melhor maneira possvel no momento os mais necessitados; que outros comits, sempre sob controle direto das massas, pudessem prover aprovisionamento e distribuio dos artigos de consumo. (Malatesta, 2008: 152) Discutindo a melhor maneira de solucionar a questo da distribuio dos produtos do trabalho, Malatesta (2007k: 101-102) no adota estritamente o coletivismo ou o comunismo, mas prope uma conciliao: Provavelmente [...] todos os modos de repartio dos produtos sero experimentados juntamente [...] e se entrelaaro e combinaro de diversas

20 maneiras, at que a prtica ensine qual a melhor forma ou quais so as melhores formas. Isso significa permitir uma remunerao conforme o trabalho realizado (coletivismo) em algumas circunstncias, talvez no incio do processo de socializao ou em relao aos produtos em escassez, e uma remunerao em acordo com as necessidades (comunismo), quando o socialismo estiver bem estabelecido ou com a abundncia na produo. Entretanto, o princpio que no se deve transigir que todos tenham os instrumentos de produo, para poder trabalhar, sem submeter-se explorao capitalista, grande ou pequena. Posio semelhante adotada em relao coletivizao das propriedades do campo; desde que no haja propriedade privada e explorao, os camponeses devem poder escolher se trabalharo coletivamente ou com a gesto da prpria famlia em pequenas terras. O comunismo forado, diz o autor, seria a mais odiosa tirania que uma mente humana poderia conceber. Esse processo de socializao, conforme apontado, promove no somente uma transformao de bases econmicas, mas tambm polticas. Malatesta (2007i: 145) prev que ser necessrio, durante a prpria insurreio, se opor constituio de qualquer governo, de qualquer centro autoritrio e, assim, dar fim ao aparelho de dominao poltica, o Estado. As decises devem ser compartilhadas, tomadas e executadas pelos prprios interessados, que se coordenariam em instncias autogestionrias e se articulariam geograficamente de maneira federalista, com controle da base. Isso, diz ele, ser obra de voluntrios, de vrios tipos de comits, de congressos locais, intercomunais, regionais, nacionais, que proporcionariam a coordenao da vida social, tomando as decises necessrias, aconselhando e realizando aquilo que pensassem ser til, mas sem ter qualquer direito ou meio para impor sua vontade pela fora e confiando, para encontrar apoio, somente nos servios prestados e nas necessidades da situao reconhecidas pelos interessados. (Malatesta, 2007j: 159) Para substituir o capitalismo estatista pelo socialismo autogestionrio/federalista, necessria uma estratgia coerente, pois, conforme apontado, esses objetivos no decorrem da sociedade atual; a anarquia precisa ser conquistada pela ao de homens e mulheres. A estratgia geral malatestiana apoia-se na busca permanente de acmulo de fora popular e na coerncia entre meios e fins. Os anarquistas, segundo Malatesta (2008: 94), devem trabalhar para despertar nos oprimidos o desejo vivo de uma transformao social radical e persuadi-los que, unindose, eles tm a fora necessria para vencer. A fora social das classes oprimidas tem potencial para enfrentar e vencer as foras inimigas, mas, para tanto, precisa incidir nas trs

21 esferas. O autor continua, afirmando: devemos propagar nosso ideal e preparar as foras morais e materiais necessrias para vencer as foras inimigas e organizar a nova sociedade . Essa nova sociedade s pode ser construda com a vitria sobre as classes dominantes. Entretanto, os anarquistas no acreditam que para a obteno dessa fora e dessa vitria vale tudo; seus princpios, que estabelecem limites ticos nesse processo, exigem que, dentre outras coisas, os fins determinem os meios, ou seja, uma coerncia entre uns e outros. Essa questo marcante no anarquismo em geral, e em Malatesta em particular. Para ele, assim como para tericos da estratgia, as tticas esto subordinadas estratgia e esta ao objetivo, ou seja, os meios esto subordinados aos fins: estabelecido o fim que se deseja chegar, por vontade ou necessidade, o grande problema da vida consiste em encontrar o meio que, segundo as circunstncias, conduza com maior segurana e de modo mais econmico ao fim estabelecido. Dessa maneira, tticas e estratgias devem buscar a aproximao do objetivo da maneira mais eficaz possvel. Argumenta o autor nesse sentido: os fins e os meios esto intimamente ligados, sem dvida nenhuma, se bem que a cada fim corresponde, de preferncia, tal meio, ao invs de tal outro; assim, tambm, todo meio tende a realizar o fim que lhe natural, inclusive fora da vontade daqueles que empregam este meio, e contra ela. Ou seja, para ele, fins libertrios e igualitrios devem se apoiar em meios libertrios e igualitrios. A dominao mesmo que encarnada em novas formas de explorao e de opresso no constitui um caminho adequado para a revoluo social e o socialismo libertrio, ainda que aqueles que a empregam no concordem com isso. (Malatesta, 2007l: 69; 1989d: 6) A crtica malatestiana estratgia de tomada do Estado para o estabelecimento de uma nova sociedade, anticapitalista e antiestatista, promovida por socialistas reformistas e comunistas revolucionrios, apoia-se nessa noo. Para o autor, o Estado constitui uma instituio dominadora; alm de sustentar e promover o capitalismo, a dominao polticoburocrtica (monoplio das decises) e a coero (violncia fsica) so elementos constitutivos fundamentais. Mesmo que se nacionalizassem os meios de produo, a existncia de uma minoria no comando do Estado (burocracia) implicaria uma nova dominao de classe. O caso sovitico, ainda nos anos 1920, contribuiu para que essa noo se afirmasse em Malatesta. Foi com base nesse argumento que o autor criticou as estratgias socialistas de tomada do Estado, tanto por meio das eleies no modelo reformista, majoritrio na Segunda Internacional quanto por meio da revoluo no modelo revolucionrio, majoritrio na Terceira Internacional. Malatesta (1989e: 32) afirma: Somos firmemente contrrios a toda participao nas lutas eleitorais e a toda colaborao com a classe

22 dominante; queremos aprofundar o abismo que separa o proletariado do patronato e tornar a luta de classes cada vez mais aguda. A disputa poltica dos trabalhadores, segundo ele a concebe, deve se dar fora das instituies do Estado, essencialmente opressoras, e aprofundar a luta de classes, priorizando os espaos construdos pelos prprios oprimidos. Atuar no Estado seria, para ele, jogar em campo inimigo. Malatesta (1989f: 14) v no programa e na estratgia dos socialistas parlamentares o germe de uma nova opresso. Se algum dia triunfassem, argumenta, o princpio do governo que conservam destruiria o princpio da igualdade social e abriria uma nova era de luta de classes. Esse argumento poderia, da mesma maneira, ser utilizado com os comunistas revolucionrios, cuja noo de ditadura do proletariado, ainda segundo Malatesta (2007f: 139), mascara o fato de que uma ditadura [...] em nome do proletariado pe toda a fora e toda a vida dos trabalhadores nas mos de criaturas de um partido chamado de comunista, que se perpetuaro no poder e terminaro reconstruindo o capitalismo em benefcio prprio. Desde a perspectiva da necessidade de coerncia entre meios e fins, a tomada do Estado constitui uma incongruncia estratgica, visto que, por meio da dominao, busca promover a liberdade e a igualdade; esse caminho, tomado de maneira reformista ou revolucionria, desde um ponto de vista estratgico, s pode apontar para o reforo da dominao. A estratgia coerente para atingir os mencionados objetivos deve apoiar-se no protagonismo das massas; os sujeitos revolucionrios que tambm no esto dados a priori, como uma determinao estrutural precisam ser construdos nos processos de luta das classes oprimidas, entre trabalhadores da cidade e do campo, camponeses e pobres em geral. Como a revoluo deve ser obra das massas que abarcam esse conjunto amplo de sujeitos oprimidos, os anarquistas devem se aproximar delas, aceit-las como elas so e, como parte das massas, faz-las ir o mais longe possvel. O anarquismo, conforme aponta o autor, prope-se impulsionar processos classistas de transformao social, que garantam o protagonismo das massas; isso no significa, portanto, que os anarquistas devem emancipar os trabalhadores: No queremos emancipar o povo, afirma, queremos que o povo se emancipe. (Malatesta, 1989c: 55; 2000b: 40) Num dos debates mais relevantes entre os anarquistas, sobre a questo da organizao, Malatesta posiciona-se em favor do dualismo organizacional, ou seja, sustenta a necessidade de organizao dos anarquistas, concomitantemente, como trabalhadores, em seus movimentos populares de massas, e como anarquistas, em suas organizaes polticas especificamente anarquistas. Alm da organizao em geral, como princpio e condio da

23 vida social, hoje e na sociedade futura, Malatesta (2000d: 49) aponta essa necessidade: a organizao das foras populares e a organizao do partido anarquista. O autor ope-se ao antiorganizacionismo, uma posio que, apesar de historicamente minoritria entre os anarquistas, teve sua relevncia. Para ele, a organizao no somente fundamenta as bases da sociedade, mas embasa as prprias instncias capazes de catalisar a fora social para impulsionar um processo revolucionrio. Ns j o repetimos: sem organizao, livre ou imposta, no pode existir sociedade; sem organizao consciente e desejada, no pode haver nem liberdade, nem garantia de que os interesses daqueles que vivem em sociedade sejam respeitados. E quem no se organiza, quem no procura a cooperao dos outros e no oferece a sua, em condies de reciprocidade e de solidariedade, pese necessariamente em estado de inferioridade e permanece uma engrenagem inconsciente no mecanismo social que outros acionam a seu modo, e em sua vantagem. (Malatesta, 2000b: 39) Malatesta (2000c: 55) sustenta que a organizao no somente no contrria ao anarquismo, mas constitui um fundamento bsico para o acmulo de fora social; sem ela, modificar a sociedade torna-se tarefa invivel: Permanecer isolado, significa condenar-se fraqueza, desperdiar sua energia em pequenos atos ineficazes, perder rapidamente a f no objetivo e cair na completa inao. relevante, portanto, tomando como base esse princpio organizativo, conceber a melhor maneira de articular-se com outros para multiplicar as foras individuais e poder levar a cabo um processo coletivo de mudana radical da sociedade. Para tanto, Malatesta (2000b: 41) enfatiza: Favorecer as organizaes populares de todos os tipos a consequncia lgica de nossas ideias fundamentais e, assim, deveria fazer parte integrante de nosso programa. Conforme apontado, so essas organizaes populares de massas que devem ser as protagonistas da revoluo social; entretanto, os anarquistas no so somente trabalhadores, mas trabalhadores anarquistas. Conforme aponta Malatesta (1989g: 87): nos distinguimos da massa e somos homens de partido. Os anarquistas possuem objetivos em relao s massas: Queremos agir sobre ela, impeli-la ao caminho que acreditamos ser o melhor; mas como nosso objetivo libertar e no dominar, queremos habitu-la livre iniciativa e livre ao. O instrumento dos anarquistas para influenciar as massas, sem estabelecimento de qualquer hierarquia ou dominao em relao a

24 elas, promovendo meios libertrios e igualitrios, e buscando com elas uma relao de complementaridade, o partido anarquista.9 Conforme definido por Malatesta (2000d: 51), o partido anarquista uma associao com um objetivo determinado e com as formas e os meios necessrios para atingir este objetivo. Seu objetivo associar os anarquistas, pblica ou secretamente, promover o programa anarquista entre as massas e potencializar sua fora nesse processo. O partido anarquista rene membros em torno de alguns critrios, dentre os quais se encontram a construo pela base ou seja, os processos de tomada de deciso compartilhados de baixo para cima, autogestionrios e federalistas e a disciplina revolucionria: a disciplina revolucionria a coerncia com as ideias aceitas, a fidelidade aos compromissos assumidos, sentir-se obrigado a partilhar o trabalho e os riscos com os companheiros de luta. (Malatesta, 1989h: 24) Outro critrio relevante de unio uma certa unidade de posies entre os membros; a associao, portanto, no se pauta to somente no fato de uma pessoa reivindicar-se anarquista, mas na afinidade concreta de posies programticas, na concordncia real de posies: Gostaramos de poder estar, todos ns, de acordo, e reunir em um nico feixe poderoso todas as foras do anarquismo. Mas no acreditamos na solidez das organizaes feitas fora de concesses e de restries, onde no h entre os membros simpatia e concordncia real. A unio, portanto, deve se dar em bases slidas: melhor estarmos desunidos que mal unidos. (Malatesta, 2000c: 62) Dentre as funes do partido anarquista encontram-se as atividades de propaganda e educao. Malatesta (2007c: 170-172) afirma, em relao propaganda: Fazemos a propaganda para elevar o nvel moral das massas e induzi-las a conquistar por si mesmas sua emancipao; sobre a educao, enfatiza: trata-se, em suma, de educar para a liberdade, de elevar a conscincia de sua prpria fora e de sua capacidade dos homens que esto habituados obedincia e passividade. Deve-se notar, entretanto, que essas atividades devem ser feitas de maneira organizada, permanente e estratgica: O terreno demasiadamente ingrato para que sementes lanadas ao vento possam germinar e constituir razes. necessrio um trabalho contnuo, paciente, coordenado, adaptado aos diversos ambientes e s diversas circunstncias. Elas devem constituir parte de um programa e contribuir com seu avano.
9

A discusso sobre o partido anarquista em Malatesta, ou seja, a questo da organizao poltica anarquista, no apresenta uniformidade durante a vida do autor. Conforme apontamos em outro momento (Corra e Silva, 2013b), se em alguns momentos Malatesta defende um modelo mais programtico de organizao, que se aproxima em alguma medida das posies da Plataforma Organizacional da Unio Geral dos Anarquistas, em outros momentos, Malatesta defende posies mais flexveis, que se aproximam do modelo da Sntese Anarquista, elaborada por Volin e Sbastin Faure. Neste texto, priorizar -se-o as posies de Malatesta mais programticas.

25 Ainda assim, a propaganda e a educao no so suficientes: Enganaramos ao pensar que a propaganda suficiente para elev-los [os homens] ao patamar do desenvolvimento intelectual e moral necessrio realizao de nosso ideal; alm disso, a proposio dos educacionistas, segundo termo do prprio autor, tambm apresenta essa insuficincia, visto que ao propagarem a instruo, defenderem o livre pensamento, a cincia positiva, fundarem universidades populares e escolas modernas, no conseguem transformar a sociedade, visto que, conforme visto, isso no pode ser feito to somente por meio de uma mudana das conscincias. (Malatesta, 2000a: 14; 2008: 193) necessrio, segundo coloca o autor, juntamente com esse trabalho de propaganda e educao, investir no trabalho de base e organizativo: preciso, portanto, em tempos normais, realizar o trabalho amplo e paciente de preparao e organizao popular e no cair na iluso da revoluo em curto prazo, factvel somente pela iniciativa de poucos, sem participao suficiente das massas. A essa preparao, contanto que ela possa ser realizada em um ambiente adverso, h, entre outras coisas, a propaganda, a agitao e a organizao das massas, que nunca devem ser descuidadas. (Malatesta, 2008: 31) importante notar que, para o autor, no se trata de idolatrar as massas ou de segui-las a qualquer custo. Mesmo o movimento operrio e o sindicalismo, ainda que tenham potencialidades para o projeto anarquista, oferecem riscos, que devem ser devidamente ponderados. Malatesta (2011) aponta que, atuando nas organizaes fundadas para a defesa de seus interesses, os trabalhadores adquirem a conscincia da opresso em que se encontram e do antagonismo que os divide de seus patres, comeam a aspirar uma vida melhor, habituam-se luta coletiva e solidariedade. As classes oprimidas, por meio de sua participao no movimento operrio e no sindicalismo, elevam sua conscincia de classe e habituam-se s lutas de carter classista, podendo mesmo conquistar melhorias importantes em seu dia-a-dia. Ainda assim, as organizaes populares, em especial os sindicatos, tm uma certa propenso para transformar os meios em fins e para considerar as partes como sendo o todo, ou seja, tendem a considerar a lutas setoriais por conquistas e mesmo as melhorias do capitalismo como fins em si e no como caminhos possveis para uma emancipao generalizada. O reformismo e o corporativismo so riscos constantes que ameaam as organizaes operrias em geral e os sindicatos em particular. Tais riscos no significam que os anarquistas devem abandon-los; necessrio, pois, chegar a um meio termo: participar

26 desses movimentos criando-os e fortalecendo-os e promover, como anarquistas, determinados critrios e elementos programticos que contraponham essa tendncia e impulsionem os objetivos anarquistas. Afirma o autor: Lamentei, no passado, que os camaradas se isolassem do movimento operrio. Lamento hoje que, caindo no extremo oposto, muitos entre ns se deixem tragar pelo movimento. Se, por um lado, o afastamento dos anarquistas em relao aos movimentos populares parece um equvoco, dissolver-se nesses movimentos tambm no parece acertado. Dentro dos sindicatos, continua, preciso que permaneamos anarquistas; para ele, a organizao da classe operria, a greve, a ao direta, o boicote, a sabotagem e a prpria insurreio armada so apenas meios; a anarquia o fim. Deve-se, dessa maneira, considerar que os movimentos populares e suas aes constituem no os fins do anarquismo, mas meios possveis para que os anarquistas promovam seus objetivos. (Malatesta, 1998: 208, 212) Ao criar e fortalecer os movimentos de massas, segundo Malatesta, os anarquistas devem sustentar um conjunto de posies. Dentre elas encontra-se a ideia de que os movimentos populares no podem estar programaticamente vinculados a qualquer doutrina/ideologia, mesmo que seja o anarquismo. Pode-se dizer que, em sua estratgia para o nvel de massas, Malatesta (2011) defende posies que se aproximam mais do sindicalismo revolucionrio do que do anarcosindicalismo.10 Por esse motivo, ele critica os casos das organizaes anarco-sindicalistas como CNT espanhola e a FORA argentina, que terminaram, por meio de suas resolues, adotando o anarquismo como sua doutrina/ideologia oficial: Existem muitos companheiros que gostariam de unificar o movimento operrio e o movimento anarquista, pois, dessa forma, seria possvel dar s organizaes operrias um programa claramente anarquista, como acontece na Espanha e na Argentina. Tal posio inadequada, segundo o autor, pois esse vnculo sindicalismo-anarquismo cinde a organizao das classes oprimidas e enfraquece o movimento popular. Malatesta (1998: 208) enfatiza, corroborando essa tese: No estou exigindo sindicatos anarquistas, o que resultaria imediatamente no aparecimento de sindicatos social-democratas, republicanos, monarquistas e muitos outros, e acabaria por lanar, mais do que nunca, a classe operria contra si mesma. As organizaes populares devem, portanto, ter como fundamento a associao em torno de bandeiras concretas de luta, independente das posies doutrinrias e ideolgicas, ou mesmo religiosas, daqueles que as compem. Alm da necessidade dessa unidade nas lutas das classes oprimidas, o autor recomenda outras posies que devem ser sustentadas pelos anarquistas nos movimentos dos quais participam:
10

Para saber mais sobre essa diferenciao, cf. Corra, 2011, 2012.

27 Os anarquistas nos sindicatos deveriam lutar para que eles permanecessem abertos a todos os trabalhadores, qualquer que seja sua opinio e seu partido, com a nica condio de forjar a solidariedade na luta contra os patres; deveriam opor-se ao esprito corporativo e a qualquer pretenso de monoplio da organizao e do trabalho. Deveriam impedir que os sindicatos servissem de instrumento de politicagem para fins eleitorais ou para outros propsitos autoritrios, e praticar e defender a ao direta, a descentralizao, a autonomia, a livre iniciativa; deveriam esforar-se para que os organizados aprendam a participar diretamente da vida da organizao e a no criar a necessidade de chefes e de funcionrios permanentes. (Malatesta, 2011) Nessas afirmaes, aponta-se a necessidade de superao do

setorialismo/corporativismo das lutas; de atuao com independncia e autonomia em relao s classes dominantes, ao Estado, aos interesses poltico-partidrios e eleitorais; de promoo da prtica poltica fora do Estado e mesmo contra ele; de construo do movimento pela base com participao igualitria e horizontal de seus membros, dando corpo a formas autogestionrias de luta. Malatesta sustenta ainda ser fundamental a combatividade desses movimentos, nas lutas pelas reformas e pela revoluo. Mesmo defendendo a necessidade das lutas de curto prazo, por reformas, Malatesta no deixa, por isso, de ser um revolucionrio. Considera serem necessrias, para que os objetivos anarquistas sejam atingidos, a conquista de reformas e a pedagogia dessas lutas. Ele afirma, em defesa das lutas combativas por reformas: Tomaremos ou conquistaremos as eventuais reformas no mesmo esprito daquele que arranca pouco a pouco do inimigo o terreno que ele ocupa, para avanar cada vez mais. (Malatesta, 1989i: 146) Para ele, uma pequena melhoria, arrancada com a prpria fora, vale mais por seus efeitos morais, e mais amplamente, inclusive por seus efeitos materiais, que uma grande reforma concedida pelo governo ou pelos capitalistas com fins astutos, ou ainda pura e simplesmente como benevolncia. (Malatesta, 2008: 78) Ou seja, as reformas, sendo arrancadas de patres e governos, podem contribuir, dependendo da maneira como forem conquistadas, com o fortalecimento do projeto revolucionrio das classes oprimidas. Entretanto, as lutas por reformas no caminham obrigatoriamente s lutas revolucionrias; os anarquistas devem realizar suas intervenes no sentido de fortalecer esse processo. No caso da luta sindical, Malatesta (1998: 210) recomenda: O papel dos anarquistas despertar os sindicatos para

28 esse ideal, orientando-os gradualmente para a revoluo social, mesmo que, ao faz-lo, corram o risco de prejudicar as vantagens imediatas que tanto parecem agrad-los.

6. Bibliografia
CORRA, Felipe. Ideologia e Estratgia: anarquismo, movimentos sociais e poder popular. So Paulo: Fasca, 2011. _______________. Rediscutindo o Anarquismo: uma abordagem terica. (Mestrado em Mudana Social e Participao Poltica Interdisciplinar). Escola de Artes, Cincias e Humanidades, Universidade de So Paulo. So Paulo: USP, 2012. _______________. _______________. A Estratgia de Transformao teoria e Social estratgia em Malatesta. Anarkismo.net, ITHA, 2009. 2013a.
[http://www.anarkismo.net/article/14723]

Errico

Malatesta:

anarquista

(vdeo).

[http://ithanarquista.wordpress.com/2013/08/05/errico-malatesta-teoria-estrategia-anarquista/]

_______________. A Distino entre as Categorias Cincia e Doutrina/Ideologia na Obra de Errico Malatesta. ITHA, 2013b. [http://ithanarquista.wordpress.com/2013/11/22/felipe-correa-distincao-entre-as-categorias/] _______________. Epistemologia, Mtodo de Anlise e Teoria Social em Malatesta. ITHA, 2014.
[http://ithanarquista.wordpress.com/2013/08/20/felipe-correa-epistemologia-metodo-de-analise-e-teoria-social-emmalatesta]

CORRA,

Felipe;

SILVA,

Rafael

Viana

da.

Anarquismo,

Teoria

Histria.

ITHA,

2013a.

[http://ithanarquista.wordpress.com/2013/09/22/correa-silva-anarquismoteoriaehistoria/]

_____________________________________. Introduo Edio em Francs de Anarquismo Social e Organizao. Anarkismo.net, 2013b. [http://www.anarkismo.net/article/25910] FABBRI, Luigi. Bourgeois Influences on Anarchism. Tucson: See Sharp Press, 2001. ____________. Life of Malatesta. Libcom, 2010. [http://libcom.org/library/life-malatesta-luigi-fabbri] FAU (Federao Anarquista Uruguaia) / FAG (Federao Anarquista Gacha). Wellington Gallarza e Malvina Tavares: material de trabalho para a formao terica conjunta. Montevidu / Rio Grande do Sul, 2007.
[http://www.red-libertaria.net/pdfs/estructu-ras0507.pdf]

MALATESTA, Errico. Textos Escolhidos. Porto Alegre: LP&M, 1984. _________________. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989a. _________________. Idealismo e Materialismo. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989b. _________________. A Propsito de Revoluo. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989c. _________________. Socialismo e Anarquia. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989d. _________________. Os Anarquistas e os Socialistas: afinidades e oposies. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989e. _________________. Dever de Honra. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989f. _________________. Enfim! O que a ditadura do proletariado. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989g. _________________. Ao e Disciplina. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989h. _________________. Anarquismo e Reforma. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. So Paulo: Cortez, 1989i. _________________. Sindicalismo: a crtica de um anarquista. WOODCOCK, George (org.). Grandes Escritos Anarquistas. Porto Alegre: LP&M, 1998. _________________. Programa Anarquista. Escritos Revolucionrios. So Paulo: Imaginrio, 2000a. _________________. A Organizao das Massas Operrias Contra o Governo e os Patres. Escritos Revolucionrios. So Paulo: Imaginrio, 2000b.

29
_________________. A Organizao II. Escritos Revolucionrios. So Paulo: Imaginrio, 2000c. _________________. A Organizao I. Escritos Revolucionrios. So Paulo: Imaginrio, 2000d. _________________. A Anarquia. So Paulo: Imaginrio, 2001. _________________. Escritos. Madri: Fundao Anselmo Lorenzo, 2002. _________________. Anarquia e Organizao. Autoritarismo e Anarquismo. So Paulo: Imaginrio, 2004a. _________________. A Propsito da Plataforma. Autoritarismo e Anarquismo. So Paulo: Imaginrio, 2004b. _________________. Em Tempo de Eleies. So Paulo: Index, 2006. _________________. Anarquismo y Ciencia. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007a. _________________. Pedro Kropotkin: recuerdos y crticas de un viejo amigo. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007b. _________________. La Propaganda Anarquista. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007c. _________________. Apndice 1: Los anarquistas han olvidado sus principios. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007d. _________________. Apndice 2: Anarquistas progubernamentales. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007e. _________________. Anarquismo, Socialismo y Comunismo. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007f. _________________. Anarquismo y Violencia. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007g. _________________. Produccin y Distribucin. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007h. _________________. Los Anarquistas y los Lmites de la Coexistencia Poltica. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007i. _________________. La Insurreccin. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007j. _________________. La Prosperidad. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007k. _________________. Los Fines y los Medios. RICHARDS, Vernon (org.). Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007l. _________________. Ideologia Anarquista. Montevidu: Recortes, 2008. _________________. Anarquismo e Anarquia. So Paulo: Biblioteca Virtual Fasca, 2009a.
[http://www.alquimidia.org/faisca/arquivosSGC/malatesta_anarquismo.pdf]

_________________. Entre Camponeses. So Paulo: Hedra, 2009b. _________________. No Caf. Curitiba: L-Dopa, 2010. _________________. Os Anarquistas e os Movimentos Operrios. Anarkismo.net, 2011.
[http://www.anarkismo.net/article/21322]

_________________. Dois Textos da Maturidade. Rio de Janeiro: Achiam, s/d. MALATESTA, Errico; FABBRI, Luigi. Anarco-Comunismo Italiano. So Paulo: Luta Libertria, 2003. MALATESTA, Errico; MERLINO, Saverio. Democracia ou Anarquismo: a clebre polmica sobre as eleies, o parlamentarismo, a liberdade, o anarquismo e a ao revolucionria que apaixonou a Itlia rebelde. Faro: Sotavento, 2001. NETTLAU, Max. Introduo. MALATESTA, Errico. Escritos Revolucionrios. So Paulo: Hedra, 2008. _____________. Errico Malatesta: la vida de un anarquista. Rosrio: Pensamiento y Voluntad, 2012. PERNICONE, Nunzio. Italian Anarchism, 1864-1892. Oakland: AK Press, 2009.

30
RICHARDS, Vernon. Notas para una biografa. Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007a. _________________. (org.) Malatesta: pensamiento y accin revolucionarios. Buenos Aires: Anarres, 2007b. ROCHA, Bruno Lima. A Interdependncia Estrutural das Trs Esferas: uma anlise libertria da Organizao Poltica para o processo de radicalizao democrtica. (Doutorado em Cincia Poltica), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, UFRGS, 2009. SCHMIDT, Michael; VAN DER WALT, Lucien. Black Flame: the revolutionary class politics of anarchism and syndicalism. Oakland: AK Press, 2009. SILVA, Rafael Viana da. Os Revolucionrios Ineficazes de Hobsbawm: reflexes crticas de sua abordagem do anarquismo. ITHA, 2013. [http://ithanarquista.wordpress.com/2013/02/20/rafael-v-da-silva-os-revolucionariosineficazes-de-hobsbawm/]

** Texto produzido como contribuio ao curso de extenso Teoria Poltica Anarquista e Libertria, realizado em 2014, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e promovido pelo Observatrio do Trabalho na America Latina.

Anda mungkin juga menyukai