Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERID-CERES DEPARTAMENTO DE HISTRIA COMPONENTECURRICULAR: LABORATRIO DE HISTRIA II DOCENTE:

DIEGO MARINHO DE GOIS COMPONENTES: GERNEGRAN, JARDELLY LHUANA, LIZ COUTINHO, RANDSON CARNEIRO HOJE DIA DE FESTA... Por muito tempo falar em festa era algo reservado somente para folcloristas e etnlogos. Historicizar a arte de festejar estava restrita somente a comemoraes cvicas e datas consideradas importantes para a nao. Por muito tempo, aquelas festas onde realmente se tinha uma maior performance da tradio e da cultura ficaram relegadas a um segundo plano, sendo ameaadas inclusive de desaparecimento em nome de um progresso caracterizado pela modernizao. No entanto, como aconteceu como vrios outros temas, as festas comeam a emergir entre as folhas brancas dos letrados e essas comeam a fazer parte do mundo acadmico ao lado dos conceitos como cultura e tradio. Voltando-se para os clssicos da historiografia brasileira, de maneira

marginal, as festas e festejos esto presentes nos clssicos de Gilberto Freyre. fato comum na historiografia brasileira tratar as Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras como associaes depositrias de uma cultura religiosa Barroca, atingindo, portanto, o seu perodo ureo no sculo XVIII, onde se beneficiaram do sistema de Padroado, inerente a administrao lusitana nos trpicos. Recorreram a essas associaes de carter religioso no sculo XIX, subordinando-se ora ao Placet Imperial, ora ao movimento de reforma catlica denominada romanizao, que, atuante em vrias dioceses do pas, teria supostamente vencido suas aspiraes por uma questo de imposio hegemnica. Reconhecendo que simples argumentos no esgotam o conhecimento histrico, nem invalidam novas abordagens. O espao situado pelo autor o serto nordestino, mais especificamente algumas reas rurais dos municpios de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, no estado do Cear. Refazendo o caminho daqueles que atuavam nas Irmandades, estabelece-se um corte temporal, retrocedendo Fortaleza provincial do sculo XIX. Quanto s fontes, lana-se mo, no primeiro momento, de uma srie de reportagens especiais do jornal O Povo, situando a discusso na questo de um dilema histrico acerca das

inquietaes a respeito do devir humano. Logo em seguida, Rodrigues analisa o tempo das Irmandades, procurando vestgios dessas associaes em memorialistas, romancistas, documentos, documentos oficiais e atos compromissais. Assim, tentaremos abordar as manifestaes festivas no decorrer da histria e como estas configuram-se como lugar de sociabilidade, onde tudo diverso, tudo movimento. Lugar de encruzilhadas culturais, da diversidade e do protagonismo sincretizado. Por isso, convido a todos a tomar posse de seus trajes de gala, afinal... HOJE DIA DE FESTA!

BIBLIOGRAFIA: DIAS, Paulo. Negros de Coroa. In.: Projeto Histria. So Paulo: EDUC, 2004, p. 123130. RODRIGUES, Carlos Moiss Silva. O tempo das irmandades: cultura, celebrao e religiosidade na encruzilhada da histria. . In.: Projeto Histria. So Paulo: EDUC, 2004, p. 339-360. Leitura complementar: ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Festa para que ti quero: por uma historiografia do festejar. UNESP FCLAs CEDAP, v.7, n.1, p. 134150, jun. 2011.

Anda mungkin juga menyukai