Anda di halaman 1dari 14

2.

1 Sistema osteomuscular
2.1 Osteologia
A osteologia o ramo da morfologia que estuda os ossos do corpo humano. Os ossos so constitudos por tecido sseo, que considerado um tecido conjuntivo. Os ossos caracterizam-se por seus mecanismos de dureza, elasticidade, capacidade regenerativa e de crescimento. Antes de comear o estudo dos msculos do corpo, necessrio que o estudante tenha conhecimentos sobre posio, plano e linhas anatmicas, para melhor enquadramento dos conhecimentos de anatomia.

Posio anatmica
A posio anatmica uma posio de referncia, que d significado aos termos direccionais utilizados na descrio nas partes e regies do corpo. As discusses sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relao entre uma e outra rea assumem que o corpo como um todo est numa posio especfica chamada POSIO ANATMICA. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objecto de descrio considerando o indivduo como se estivesse sempre na posio padronizada. O corpo est numa postura erecta (em p, posio ortosttica ou bpede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mos voltadas para a frente. A cabea e ps tambm esto apontados para frente e o olhar para o horizonte.

Posio SUPINA e PRONA so expresses utilizadas na descrio da posio do corpo, quando este no se encontra na posio anatmica. POSIO SUPINA ou DECBITO DORSAL o corpo est deitado com a face voltada para cima.

POSIO PRONA ou DECBITO VENTRAL o corpo est deitado com a face voltada para baixo.

DECBITO LATERAL o corpo est deitado de lado.

POSIO DE LITOTOMIA o corpo est deitada com a face voltada para cima, com flexo de 90 de quadril e joelho, expondo o perneo.

POSIO DE TRENDELEMBURG O corpo est deitada com a face voltada para cima, com a cabea sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40.

Planos anatmicos

a) Planos Seccionais: quatro planos so fundamentais: 1) Plano Mediano: plano vertical que passa longitudinalmente atravs do corpo, dividindo-o em metades direitas e esquerda. Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas desnecessrio porque qualquer plano paralelo ao plano mediano sagital por definio. Um plano prximo do mediano um Plano Paramediano. 2) Planos Sagitais: so planos verticais que passam atravs do corpo, paralelos ao plano mediano.

3) Planos Frontais (Coronais): so planos verticais que passam atravs do corpo em ngulos rectos com o plano mediano, dividindo-o em parte anterior (frente) e posterior (de trs).

4) Planos Transversos (Horizontais): so planos que passam atravs do corpo em ngulos rectos com os planos Coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.

b) Planos Tangenciais: suponhamos, agora, que o indivduo, em posio anatmica, esteja dentro de um caixo de vidro. As seis paredes que constituem o caixo representariam os planos tangenciais: Plano Superior: seria a parede que est por cima da cabea Plano Inferior: o que se situa por baixo dos ps. Plano Anterior: o plano que passa pela frente do corpo. Plano Posterior: o que formaria o fundo do caixo, ou seja atrs das costas. Planos Laterais: so as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), do lado direito e esquerdo.

Linhas anatmicas

Termos anatmicos
Para melhor compreenso do estudo da anatomia necessrio que o estudante tenha o domnio de determinados termos que so usados com frequncia em anatomia ou durante a vida profissional de um tcnico de sade. OBS: so termos de domnio obrigatrio! Os termos anatmicos esto divididos em trs: a) Relao b) Comparao c) Movimento a) Termos de Relao:

* Anterior / Ventral / Frontal: na direco da frente do corpo. * Posterior / Dorsal: na direco das costas (traseiro). Exemplo: O osso esterno e as cartilagens costais encontram-se anteriormente em relao ao corao. J os grandes vasos e a coluna vertebral localizam-se posteriormente em relao ao corao. * Superior / Cranial: na direco da parte superior do corpo. * Inferior / Caudal: na direco da parte inferior do corpo. Exemplo: Os grandes vasos localizam-se superiormente ao corao enquanto o diafragma localiza-se inferiormente ao corao.

* Medial: mais prximo do plano sagital mediano (linha sagital mediana). * Lateral: mais afastado do plano sagital mediano (linha sagital mediana). Exemplo: Os ligamentos colaterais do joelho. O ligamento colateral fibular est localizado lateralmente enquanto que o ligamento colateral tibial est localizado medialmente, ou seja, mais prximo linha sagital mediana.

Mediano
Exactamente sobre o eixo sagital mediano.

Intermdio
Entre medial e lateral.

Mdio
Estrutura ou rgo interposto entre um superior e um inferior ou entre anterior e posterior.

b) Termos de Comparao:

* Proximal: prximo da raiz do membro. Na direco do tronco. * Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de insero. Exemplo: O brao considerado proximal quando comparado ao antebrao (distal), pois est mais prximo da raz de implantao do membro (cintura escapular). * Superficial: significa mais perto da superfcie do corpo. * Profundo: significa mais afastado da superfcie do corpo. Exemplo: A pele uma estrutura superficial comparada s arterias ou os ossos que esto localizados mais profundamente. No sistema venoso comum utilizarmos esses termos para diferenciar o sistema venoso superficial (mais prximo superfcie) do sistema venoso profundo (passa mais profundamente junto com o sistema arterial).

* Homolateral / Ipsilateral: do mesmo lado do corpo ou de outra estrutura. * Contralateral: do lado oposto do corpo ou de outra estrutura. Exemplo: Se considerarmos a mo direita como referncia, o membro inferior direito considerado homo/ipsilateral, pois est localizado do mesmo lado. J o membro inferior esquerdo considerado contralateral, pois est localizado no lado oposto mo de referncia (mo direita).

d) Termos de Movimento: * Flexo: curvatura ou diminuio do ngulo entre os ossos ou partes do corpo. * Extenso: endireitar ou aumentar o ngulo entre os ossos ou partes do corpo. * Aduo: movimento na direco do plano mediano em um plano coronal. * Abduo: afastar-se do plano mediano no plano coronal. * Rotao Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano. * Rotao Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano. * Retruso: movimento de retraco (para trs) como ocorre na retruso da mandbula e no ombro. * Protruso: movimento dianteiro (para frente) como ocorre na protruso da mandbula e no ombro. * Ocluso: movimento em que ocorre o contato da arcada dentrio superior com a arcada dentria inferior. * Abertura: movimento em que ocorre o afastamento dos dentes no sentido spero-inferior. * Rotao Inferior da Escpula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo inferior da escpula move-se medialmente e a cavidade glenide move-se caudalmente. * Rotao Superior da Escpula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo inferior da escpula move-se lateralmente e a cavidade glenide move-se cranialmente. * Elevao: elevar ou mover uma parte para cima, como elevar os ombros. * Abaixamento: abaixar ou mover uma parte para baixo, como baixar os ombros. * Retroverso: posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas ntero-superiores posterior ao plano vertical atravs da snfise pbica. * Anteroverso: posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas ntero-superiores anterior ao plano vertical atravs da snfise pbica.

* Pronao: movimento do antebrao e mo que gira o rdio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha posteriormente. e no ombro. * Supinao: movimento do antebrao e mo que gira o rdio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha anteriormente. e no ombro. * Inverso: movimento da sola do p em direo ao plano mediano. Quando o p est totalmente invertido, ele tambm est plantifletido. * Everso: movimento da sola do p para longe do plano mediano. Quando o p est totalmente evertido, ele tambm est dorsifletido. * Dorsi-flexo (flexo dorsal): movimento de flexo na articulao do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. * Planti-flexo (flexo plantar): dobra o p ou dedos em direo face plantar, quando se fica em p na ponta dos dedos.

Eixos anatmicos
Quando observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos so linhas imaginrias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos sero sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulaes diartrose). Existem trs tipos de eixo anatmicos: A. Eixo Ltero-Lateral B. Eixo ntero-Posterior C. Eixo Longitudinal A. Eixo Ltero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo tambm conhecido como Transversal ou Horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexo e extenso. Ex. Articulao do ombro, do cotovelo, etc.

B. Eixo ntero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo tambm chamado de sagital. Esse eixo possibilita os movimentos de abduo e aduo. Ex. Articulao do ombro, do quadril, etc.

C. Eixo Longitudinal: estende-se de cima para baixo (ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotao laterais e rotao medial. Ex. Articulao do ombro, do cotovelo, etc.

2.2 Sistema esqueltico


O sistema esqueltico composto de ossos e cartilagens.

2.2.1 Conceito de Ossos:


Ossos so rgos esbranquiados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermdio das junturas ou articulaes constituem o esqueleto.

O osso um tecido vivo, complexo e dinmico. O tecido sseo participa de um contnuo processo de remodelamento dinmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso formado por vrios tecidos diferentes que so: Tecido sseo Cartilaginoso Conjuntivo denso Epitelial Adiposo Nervoso Vrios tecidos formadores de sangue.

Quanto a irrigao do osso, temos: Canais de Volkman (vasos sanguneos maiores) Canais de Havers (vasos sanguneos menores).

Diviso do Esqueleto:
Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabea, pescoo e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores.

Classificao dos ossos


1) Ossos longos: so aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Exemplos: ossos dos membros, como o fmur (no membro inferior) e o mero (no membro superior). 2) Ossos curtos: so aqueles em que as trs dimenses se equivalem. Exemplos: tarsos, carpose calcneo. 3) Ossos planos ou chatos: so aqueles em que a espessura bem menor que o comprimento e a largura. Exemplos: escpula, esterno e os ossos da bacia. 4) Ossos alongados: so as costelas, que se diferenciam dos ossos longos pela ausncia de canal medular. 5) Ossos irregulares: so as vrtebras, que no apresentam forma definida. 6) Ossos pneumticos: so aqueles que apresentam cavidades com ar. Exemplos: ossos frontais.

Funes do Sistema Esqueltico:


Sustentao do organismo (apoio para o corpo) Proteco de estruturas vitais (corao, pulmes, crebro) Base mecnica para o movimento Armazenamento de sais (clcio, por exemplo) Hematopoitica (suprimento contnuo de clulas sanguneas novas)

Nmero de Ossos do Corpo Humano:


clssico admitir o nmero de 206 ossos. Cabea = 22 Crnio = 08 Face = 14 Pescoo = 8 Trax = 37 24 costelas 12 vrtebras 1 esterno Abdmen = 7 5 vrtebras lombares 1 sacro 1 cccix Ossculos do Ouvido Mdio = 3 Membro Inferior = 31 Cintura Plvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 P = 26

Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Brao = 1 Antebrao = 2 Mo = 27

Anda mungkin juga menyukai