Anda di halaman 1dari 23

X Semana de Pesquisa da FUNDACENTRO 21 a 23 de outubro de 2013

Trabalho, PrazerSofrimento, Sade-Doena dos Trabalhadores do Alumnio no Estado do Par


Laura Soares Martins Nogueira Doutora em Desenvolvimento Socioambiental Tecnologista do CEPA/FUNDACENTRO

Aproximao com o tema


- A partir da insero na equipe tcnica do CEPA/Fundacentro; Participao nas reunies da CIST-Bel; visitas tcnicas as empresas da cadeia produtiva do alumnio em decorrncia de projeto de pesquisa institucional.

- Discursos dissonantes: Queixas dos trabalhadores sobre processos de adoecimento relacionados ao trabalho na cadeia produtiva do alumnio, ao mesmo tempo que as empresas divulgam certificaes, premiaes e baixos ndices de acidentes e doenas laborais.

Questo:
Como ocorre a gesto da segurana e sade dos trabalhadores luz das transformaes decorrentes da reestruturao produtiva em uma empresa da cadeia produtiva do alumnio no Estado do Par e quais as possveis consequncias sade dos trabalhadores sob a perspectiva dos processos de subjetivao dos mesmos.

Mtodo:
- Visitas (empresa, sindicatos, ADRVDT, CEREST-PA). - Realizadas 44 entrevistas com trabalhadores, extrabalhadores diretos e terceirizados; seus familiares; sindicalistas; representantes de associao de trabalhadores; gestores e tcnicos da empresa.

- Anlise documental (jornais, cats, documentos mdicos de trabalhadores, publicaes, impressos da empresa, entre outros).

Localizao
- Estudo realizou-se nos municpios paraenses de Belm, Abaetetuba e Barcarena (Vila do Conde e Vila dos Cabanos).
Mapa 01

Mapa 02

Fonte: CDP/Secretaria de Portos

Fonte: IBGE

Processo Produtivo

Fotos: FUNDACENTRO/ 2006

A Reestruturao Produtiva
A implantao do programa de qualidade utilizando a metodologia do TQC Total Quality Control (modelo japons) / 1989; A implantao do programa CCQ Crculos de Controle de Qualidade / 1996; Certificaes ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000 para os Sistemas de Gesto da Qualidade, Gesto Ambiental, Gesto da Segurana e Sade Ocupacional e Responsabilidade Social respectivamente; Recordes de Produo / 2003-2004; Diminuio do quadro direto de trabalhadores ao mesmo tempo que aumenta o nmero de trabalhadores terceirizados; Da Greve de 1990 ao enfraquecimento da ao sindical; Discurso da gesto em prol da qualidade; Cooptao da subjetividade do trabalhador; Acidentes e adoecimento do trabalhador.
Foto: FUNDACENTRO/ 2011

Gesto da Segurana e Sade Ocupacional


- O modelo de Gesto em Segurana e Sade Ocupacional da empresa est calcado nos mesmos critrios da gesto de qualidade, cujos pilares de sustentao assumidos so: Liderana, Processos, Tecnologia e Pessoas.

A busca do comprometimento de todos os atores da empresa pela participao, caracterstica de Gesto que se pauta na qualidade, no mbito da Segurana e Sade no Trabalho(SST) se d pela execuo de diversas aes, das quais citamos: reunies gerenciais, reunies de Comit de Segurana, Crculos de Controle de Qualidade (CCQ), Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), Semana Interna de Preveno de Acidentes no Trabalho (SIPAT`S), Dilogos Dirios de Segurana (DDS) e o Programa Risco Zero.
No modelo de gesto adotado, a atribuio de responsabilidades dos atores mais diretamente envolvidos com a gesto da segurana e sade ocupacional revela ntida distino entre aqueles a quem cabe a definio de metas e objetivos, bem como a tomada de decises estratgicas (direo, gestores); aqueles que difundem conhecimentos e igualmente tomam decises estratgicas (tcnicos) e aos que cabem a implementao das estratgias definidas, onde ento aparece o empregado e demais atores envolvidos.

A Reduo como inferno


A tecnologia oportuniza melhorias: automao dos fornos e seu fechamento, tratamento de gases, entre outras. Entretanto, o calor, o rudo, a poluio ou poeira em referncia a utilizao de inmeros produtos qumicos, o campo eltrico e o esforo fsico necessrio para a execuo de diversas tarefas continuam a ser citados pelos trabalhadores como riscos das atividades que desenvolvem.

Levantamento de peso, movimento repetitivo, p, eu trabalhei muito com p limpando as britagens... s que essas coisas vo sobrecarregando o organismo (...) O transporte de metal e queda, queda de elevaes ou queda de material.(Francisco, operador) O esforo fsico e a temperatura, por estar prximo.(Rodrigo, operador) O campo magntico. O campo magntico muito prejudicial a sade tanto pelo esforo fsico porque as ferramentas so todas de ferro e ela aumenta o esforo como tambm a atuao do campo magntico no organismo do trabalhador tambm. (Fabrcio, ex-operador, sindicalista).

Trabalhadores terceirizados Diversidade de atividades, mas atuao no mesmo ambiente de trabalho. Tarefas de maior risco e esforo fsico. Ex: faxina. (Precarizao do trabalho).

Segurana e Sade do Trabalhador nos CCQs


(...) e o CCQ, que num primeiro momento tinha dado errado, passou a ser uma das maiores ferramentas que a gente tem a de preveno tambm. Porque a maioria dos trabalhos, eles to melhorando as condies. Inclusive, se voc pegar a lista dos trabalhos, voc vai ouvir falar de segurana quase sempre, porque o prprio pessoal de campo vendo onde ele poderia melhorar a segurana deles, e a empresa, claro, agradece, adota e age e apia imediatamente, n? As correes, os ajustes, a troca de equipamento, de condies... sem duvida que isso uma contribuio fantstica que os prprios empregados deram pra melhoria de condies de trabalho aqui, n? (Otvio, Gerente de rea) Trabalhos dos CCQS passam por triagem de tcnicos e gestores / Margem para o entendimento da pouca autonomia. Percepo dos trabalhadores sobre a participao dos CCQS oscila entre a crena de sua eficcia, contribuindo para a melhoria das condies de trabalho e a crtica que apontaria seus resultados como importantes para a empresa. Paulo, sindicalista, destaca o CCQ como uma ferramenta a servio do capital capaz de extrair a mais-valia da mais-valia, posto que o trabalhador no ganha hora-extra para sua realizao e algumas vezes nos seus momentos de folga est s voltas com as demandas da fbrica. Fernando, sindicalista, por sua vez, afirma que dentre suas consequncias est um conjunto de melhorias que culminaram com a reduo de postos de trabalho.

Por uma cultura de segurana


Segundo o olhar da gesto, h ausncia de uma cultura de segurana pela falta de tradio industrial na regio, de modo que a empresa considerada pioneira no fortalecimento de uma cultura de segurana.
A valorizao da segurana apresentada como um trao fundamental da cultura organizacional e que deve ser internalizado. (...) Eu tenho empregados que so antigos, eu tenho empregados novos chegando na fbrica... Ento essa cultura, pra essas geraes que esto entrando, a gente tem que o tempo todo t batendo, porque seno acaba no internalizando o conceito... o valor, e a no pratica... (...) (Patrcia, analista) nfase recai sobre a crena de que cada um faz a prpria segurana. Valorizao do comportamento individual do trabalhador e a necessidade de seu engajamento como aspecto fundamental mantenedor de sua segurana.

Acidente de Trabalho a outra face


Os acidentes de trabalho mais comumente relatados pelos entrevistados foram: respingos de metal, queimaduras, quedas, baques, prensamento de mos, atropelamentos em decorrncia do deslocamento de veculos.

Subnotificao no Brasil. Ao se analisar o relato dos entrevistados perceptvel a existncia de acidentes de trabalho ocorridos na empresa cuja CAT no foi emitida. A omisso dos acidentes, adoecimentos em que no se busca estabelecer relao com o trabalho e situaes em que os trabalhadores mesmo impossibilitados para desempenhar suas funes permanecem na empresa na condio de restrito tem colaborado para manuteno desse quadro.
Omisso do acidente pelo trabalhador / Culpabilizao do trabalhador.

Mecanismos sutis de controle utilizados pela Gesto, como atrelar o baixo nmero de acidentes de uma determinada equipe de trabalho ao critrio de maior resultado na participao dos lucros da empresa, visam o engajamento dos funcionrios no intuito de no zerar o placar, o que obtido a duras penas, atingindo a real segurana e sade dos trabalhadores.

Culpabilizao do trabalhador
Concepo do ato inseguro Paradigma da Sade Ocupacional / Ideologia da responsabilizao permite um desvio na responsabilizao pelo acidente de trabalho(Neves, 2009). Geralmente, 99%, dificilmente assumem que o acidente adveio de uma falha da empresa. Geralmente... passei muita anlise de acidente, os tcnicos j vo com essa idia. S acusar. (...) Mas geralmente isso, a falha, geralmente eles preferem atribuir ao funcionrio. (Antnio Carlos, operador). Olha o ltimo acidente que teve l na minha rea foi inclusive com um colega nosso da empresa que as contratadas a gente est mais de um ano l no Carbono sem acidente, mas ns tivemos no ms de maro um acidente l que faltou uma percia a mais do trabalhador. Ele se apoiou em cima de uma tubulao para fazer um corte com o maarico l e essa tubulao estava melada de leo, a j viu. O perigo t l ... o leo, a ele escorregou e bateu com a perna na cabea de um parafuso e feriu a perna. Foi um acidente leve, foi um corte bem leve, mas foi um acidente, primeiros socorros.(...) (Ednaldo, tc. de segurana)

Organizao do Trabalho, Prazer e Sofrimento


Reduo do quadro de trabalhadores / sobrecarga de trabalho aliada ao aumento da presso por produtividade. Isso porque em 98 foi desmembrada uma equipe e ficaram duas equipes em cada chumbamento, a isso da sobrecarregou a gente demais. Quer dizer, na minha equipe, quando eu entrei, ramos 26 pessoas, o gerente e o encarregado, n... lder de equipe, eram 26 pessoas, mecnico e tudo o mais. Depois ficamos em torno de 12, no apoio e tudo o mais. A, quer dizer, que sobrecarregou muito. (Francisco, operador).

Sim, teve uma reduo de pessoas. Mudou o qu? A cobrana, muita cobrana. (Srgio, operador).
Demanda por um trabalhador polivalente, multioperador.

Porque era aquele multioperador , faz tudo! Ento era eu. Era desentupir britador, se tinha problema na rea, grave, operao, verificao quando tinha limpeza, recuperao de uma rea que precisava de guardar... ai me chamavam. Eu fazia tudo, tudo que voc imagina dentro de uma rea, pintar, recuperar, projetar, mudava, melhorava ... (Francisco, operador).

Contedo das tarefas Observa-se no discurso dos trabalhadores, referncia a execuo de um maior nmero de tarefas, mas que no trazem por caracterstica a possibilidade de lanar mo do potencial que envolva criatividade e mesmo autonomia. Trabalho em turno e noturno Uma coisa... que o trabalhador que trabalha em turno nunca gosta, eu trabalhava meia-noite, ningum gosta, saa de casa meianoite e quem trabalha em regime de turnos tem que se acostumar, trabalhar em datas comemorativas, a gente ficava em turno. No est em aniversrio, Natal e Ano Novo, Semana Santa, e minha famlia sempre teve aquela unio, aniversrio da me, todos juntos, 10 filhos, aniversrio do pai. Eu me privei muito dessas coisas, durante esses anos que eu estive ali, isso que mais me deixa... menos gostar isso. (Maurcio, ex-operador).

Trabalho prescrito e trabalho real Diante de situaes imprevistas ou que haja necessidade de intensificar a produo, regras e normas do trabalho/segurana so mais facilmente colocadas em segundo plano com a anuncia velada de gestores e mesmo dos companheiros de trabalho. Momentos que colocam o trabalhador diante de um dilema tico, fazer ou no o prescrito, compreendido como o correto, ocasionando tomadas de deciso capazes de gerar sofrimento psquico. Eles passam a mensagem realmente para voc em um momento l que qualquer material, qualquer equipamento, qualquer problema que pode levar a risco de acidente, pode encostar. Isso funciona mesmo. Olha proibido sair com o veculo sem freio - Olha, est sem freio aqui - T, vou chamar o mecnico. Passa meia hora, uma hora - Olha, ele est em uma emergncia pra l vai demorar um pouco. A sabe que tu faz, tu vai fazer, porque se tu no faz vem um outro do teu turno com o mesmo problema e faz tudinho. A o que acontece, vo falar: Olha, o cara no quis fazer, ficou enrolando l, ele preguioso. A so umas coisas a que levam ... uma coisa puxa a outra. (...)Fica mal visto. A o prprio gerente vem, a gente percebe Olha, est sem freio a dois dias e o pessoal que estava nem trocou anodo, nem abasteceu , nem nada, no fez nada. Aquilo volta pra ti, a voc j fica ... um negcio meio complicado. s vezes voc no sabe o que tu faz. (Rodrigo, operador)

Relaes hierrquicas

Relaes hierarquizadas em que o poder do cargo ou do conhecimento tcnico se sobrepe ao conhecimento e experincia do trabalhador.
Os gestores esto ... eu acho que no era para ser gerente de indstria, era para ser gerente de banco que s pensa em ganhar dinheiro. Esto passando por cima da nossa vida, do trabalho, do lazer, no respeitam.(...) Esses gestores que entraram, mudaram totalmente o foco, apesar deles pensarem que vo conseguir, porque eles trataram as pessoas como, digo como empregados, porque funcionrio e auxiliar so respeitados, empregado no respeitado. E a gente passa a ser tratado como empregado. A gente ouvir que tem mil na frente querendo arrumar um emprego, eu j ouvi isso. A d uma certa insegurana. P, se eu reclamar esse cara me manda embora. E se me mandar embora ningum t nem a para mim. ( Rodrigo, operador)

Relaes entre os pares


Nas entrevistas com os trabalhadores, observou-se referncias a momentos de cooperao, mas por outro lado, situaes de conflito e rivalidade. A cooperao surge como estratgia para enfrentar as dificuldades impostas pela organizao do trabalho, especialmente aquelas que suscitam maior desgaste do operador. Pendncias geradoras de conflitos Porque geralmente uma pendncia gera um desconforto, um descontentamento de ambas as partes, quem deixou e de quem recebeu. (...) Eu no posso chegar aqui e tu ests trabalhando nessa quentura e eu achar que tu culpado e brigar contigo porque tu deixou alguma coisa para fazer. Eu tenho que tentar fazer e ver porque ficou. A depois se eu souber que tu no fez porque no quis a eu vou conversar contigo, mas a princpio eu no posso estar de cabea quente porque eu estou vendo que tu ests saindo agora, de uma rea quente, poluda, barulhenta. Chegar para brigar no adianta. Mas estava acontecendo isso, o pessoal ... at eu no sei como est agora, mas a gente via as pessoas brigando porque fulano deixou uma pendncia. Rapaz tu vai fazer tudo. No. Ento deixa a, vamos conversar, vamos fazer e pronto. Mas , por qu? Falta de gente, falta de estrutura de gerente para conversar. Porque o gerente no quer nem saber. Brigou l, discutiu, eles chamam l, do quinze dias de suspenso, cinco dias de suspenso e vai te embora. (Antnio Carlos, operador)

Prazer e Trabalho
Observamos entre os operadores entrevistados uma dificuldade em expressar situaes prazerosas nas suas atividades de trabalho. Em algumas entrevistas, perguntas que se direcionavam para esse tema eram seguidas de silncio. Nesse tipo de trabalho, o prazer estar trabalhando. Mas no te d prazer, eu no tinha prazer assim naquelas reas operacionais ali. Voc chega, trabalhando no extremo calor, poluio, rudo. Na realidade um dever do ser humano cumprir, executar aquilo que lhe foi outorgado, ou seja, lhe foi confiado. Mas no quero dizer que eu tinha prazer de sair de casa pra ir pra aquele calor extremo assim, para aquela poluio, para aquela radiao. Era isso. Eu acho que o prazer da gente como ser humano que tem dignidade, que tem carter, muitas vezes voc no gosta, mas voc no obrigado a gostar, mas voc obrigado a cumprir aquilo que lhe conferido. Mas, eu acho que trabalhar nisso no prazer. (Cludio, exoperador) O exerccio de responsabilidade que se expressa no trabalho cumprido, feito corretamente; a possibilidade de sugerir melhorias nas condies de trabalho quanto possvel; a colaborao, parceria e convvio com os colegas de trabalho foram citados como situaes geradoras de prazer no trabalho.

Sofrimento e Trabalho
Nos relatos dos trabalhadores, o sofrimento se revela nas recorrncias ao medo, estresse, sentimento de injustia, falta de reconhecimento, desamparo, sentimento de inutilidade, impotncia, tristeza que esto para alm das situaes explcitas de adoecimento, que por si s aludem ao sofrimento, mas que resultam de como est dada a organizao do trabalho. Defesas Coletivas Negao do risco Idealizao de que o cumprimento das regras resguarda o trabalhador / Mecanismos de defesa geram alienao. Fazendo a tarefa como ela tem que ser feita, direitinho. Se tiver que prestar ateno no painel, eu fico ali ... s vezes at o cara que tem o mesmo tempo que eu ou s vezes mais velho, com mais experincia, ele chega atentando... Ei, o painel ... Levo na brincadeira ali, mas fico ali. Se eu estou levantando ali, eu certifico no painel se a voltagem est correta, se no est subindo muito rpido ou no. A minha segurana essa ficar atento o tempo todo nisso, que justamente para no dar errado. (Rodrigo, operador) Defesas Individuais / Processos de adoecimento.

Concluses
O paradigma da sade ocupacional se coaduna ao modelo de gesto pautado na qualidade. Assim, a concepo de que a preveno se faz a partir do cumprimento de regras e prescries, definidas em ltima instncia pelo staff gerencial e pelo corpo tcnico, excluindo os trabalhadores das tomadas de deciso sobre questes referentes sua segurana e sade no trabalho, refletem tal assertiva. O acidente de trabalho frequentemente concebido como resultante de uma no conformidade, do no cumprimento do prescrito em termos de segurana. Concepo est que se aproxima da nfase na segurana como fruto do comportamento consciente do trabalhador, ao qual cabe cumprir com as regras que lhe foram transmitidas. Ao mesmo tempo em que reafirma a ideologia da culpabilizao que se expressa no entendimento de ato inseguro como causa do acidente. O emprego da tecnologia nos processos de trabalho que prescinda da ao humana entendido por gestores e tcnicos como ideal. Ento a projeo de metal hoje pra gente um, digamos assim, um dos riscos maiores que tem. Por qu? Porque t muito na mo do homem. A idia cada... se a gente conseguisse ... digamos assim, transformar isso, se fosse robotizado, seria timo. (tcnico do SESMT).

Frente a impossibilidade de se estabelecer a extino do risco ou sua conteno pelo emprego de barreiras, lana-se mo do engajamento do trabalhador, cuja tomada de conscincia sobre a importncia da segurana ocorre a partir da insero do indivduo em uma cultura de segurana. A Gesto da Segurana e Sade Ocupacional sob o pilar da qualidade total, ao se ater sobre o ambiente do trabalho e o controle de seus riscos, assim como, a conscincia e ao comportamento individual do trabalhador, desconsidera a organizao do trabalho no que ela apresenta como trao mais marcante resultar das relaes que os sujeitos estabelecem no e pelo trabalho. Relaes interpessoais perpassadas pelo poder, pelo conflito, pela competio, mas ao mesmo tempo capazes de ser expresso da cooperao e da solidariedade. Portanto, o discurso da gesto pela qualidade fortalece o paradigma da Sade Ocupacional, desconsiderando a dimenso das relaes sociais na compreenso e nas aes no campo da segurana e sade do trabalhador. Nessa medida, a Teoria da Psicodinmica do Trabalho traz contribuies ao focar a dimenso da subjetividade que se forja a partir das relaes sociais estabelecidas no trabalho.

A sobrecarga de trabalho gerada, aumento da presso por produo e prescries que no condizem com a realidade de trabalho levam o trabalhador a buscar superar as adversidades da sua atividade laboral, muitas das vezes passando por cima das normas e regras de segurana no intuito de atingir o que dele esperado. O no cumprimento do prescrito em termos de segurana ou a omisso de um acidente resultam em modalidades diversas de penalidades que se estendem desde advertncia verbal at nos casos mais extremos, a demisso. Aspecto gerador de sofrimento para o trabalhador que se v impossibilitado de lanar mo de sua expertise e assim vive a punio como no reconhecimento pelo seu trabalho e mais, do seu engajamento e envolvimento com a empresa. O acidente tpico e o adoecimento (distrbios osteomusculares, patologias mentais, polineuropatias) remetem ao sofrimento no somente por impossibilitar o trabalhador para a execuo de sua atividade, mas fundamentalmente por ser dotado pela organizao do trabalho de um sentido estranho ao trabalhador de ao estar adoecido no ser produtivo, de no mais ser trabalhador. O que tambm vivenciado pelo sujeito como falta de reconhecimento por sua dedicao e empenho. O trabalho no s suscita uma experincia ptica, o sofrimento pode ser o ponto de partida no intuito da ao sobre o mundo. Segundo Dejours (2004) (...) o sofrimento ao mesmo tempo, impresso subjetiva do mundo e origem do movimento de conquista do mundo. Forjar espaos pblicos de fala no interior da empresa seria o passo seguinte resultado da ao coletiva dos trabalhadores, espao este capaz de trazer a pauta de discusso, a organizao do trabalho e atravs da qual, mediaes fossem construdas em prol de um trabalho prazeroso. O momento de mudana vivido atualmente pela empresa a partir de sua compra pela Norsk Hydro pode se configurar como um momento oportuno para que os trabalhadores possam ser ouvidos.

Anda mungkin juga menyukai