Anda di halaman 1dari 5

UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto NUGEO - Ncleo de Geotecnia Disciplina- GTA-135: Ensaios de Laboratrio e de Campo em Geotecnia Aluno:

Alberto Ivan Weinem Questionrio Ensaios Convencionais de Laboratrio 1. Enumere as diferenas entre a anlise granulomtrica de solos por peneiramento e por peneiramento e sedimentao. O ensaio granulomtrico, apenas por peneiramento mais expedito, ao passo que o mtodo que envolve a sedimentao (Mtodo de Stokes) necessrio maior tempo para se obter os resultados. Embora este resolva a percentagem que passa na peneira #200 (0,075 mm) o tcnico dever adaptar o formato da curva na transio dos gros finos. Alm disso, mais oneroso. Portanto, deve se ter critrio no momento de especificar este ensaio. 2. Quais informaes de interesse aos projetos de engenharia geotcnica podem ser obtidas a partir de dados sobre a umidade natural dos solos e de seus limites de consistncia? A umidade fornece o dado relativo quantidade de gua absorvida por determinado solo (peso dgua / peso do solo) em determinada condio. A partir desta informao o Engenheiro Geotcnico poder tomar vrias providncias, de acordo com o problema a ser resolvido. A partir do peso especfico natural do solo e de sua umidade tem-se a relao para a obteno do peso especfico seco. O ndice de consistncia em funo, tambm, da umidade ir fornecer propriedades do solo predominantemente constitudo por argila, o que definido pela capacidade da absoro de gua que funo das caractersticas dos argilominerais. A atividade coloidal das argilas fornecida pelo IP (LL-LP). Importante citar, que os limites de Atterberg proporcionaram a Casagrande elaborar o grfico de plasticidade de solos, ferramenta importante para a engenharia de fundaes, estradas, barragens, onde se obtm informaes fundamentais sobre permeabilidade e compressibilidade. So as curvas A e U as delimitadoras dessas categorias. Tanto s sistemas de classificao de solos da AASHTO, quanto SUCS se baseiam nestas propriedades. Importantes correlaes de LL fornecem boas pistas para os ndices de compressibilidade do solo Cc. 3. Qual o mecanismo que pode explicar a diferena observada em solos quanto ao seu comportamento expansivo e no expansivo quando submetido a inundao. As argilas formadas por lamelas produzem um ambiente decisivo para exponencializar as trocas catinicas. Dependendo do mineral argila as superfcies especficas podem atingir valores bastante elevados, o que causar toda a diferena. 4. Qual tipo de solo predominante em casos em que a curva de compactao obtida em laboratrio mais achatada? Em nos casos onde mais aguda? Atravs dos ensaios de compactao observado que os solos argilosos produzem curvas mais acentuadas, ao passo que nos solos granulares, as curvas de compactao tendem a ser mais planas. Isto se deve ao fato de que os solos argilosos iro variar acentuadamente o seu peso especfico com pouca variao da umidade introduzida,

ao passo, que a variao do peso especfico dos solos mais granulares ser pouco aumentada com a introduo de mais umidade. 5. Enumere algumas vantagens da realizao de ensaios miniatura dos tipos: mini Proctor, mini-Cbr e mini-Mcv. A coleta de amostras no campo ser bastante beneficiada, devido quantidade de solo reduzida, em torno de 20 Kg, que substancialmente menor do que a necessria para os ensaios tradicionais, em torno de 50 Kg. O ganho de tempo dos ensaios desses tipos tambm bastante significativo, inclusive o preparo das amostras. O menor esforo fsico para preparo da amostra mini-CBR. Outro ponto que se trata de ensaios voltados para os solos tropicais. 6. Explique a diferena entre ensaios de permeabilidade carga constante e carga varivel. Em quais casos, deve-se recomendar um ou outro ensaio, para a determinao do coeficiente de permeabilidade dos solos? Os ensaios de carga constante so apropriados para os solos mais permeveis, ou granulares. Quanto aos ensaios de carga variveis, estes so talhados para os solos menos permeveis, com preponderncia de argila.

Ensaios Especiais de Laboratrio 7. Enumere as vantagens e desvantagens da realizao de ensaio de cisalhamento direto quando comparada a execuo de ensaios tri-axiais. O primeiro mais rpido para sua realizao. Mais econmico. Menos sofisticado. Entretanto, o plano de cisalhamento definido pelo prprio mecanismo, ou seja, imposto pela caixa de cisalhamento. Quanto aos ensaios tri-axiais estes so mais sofisticados, podem simular diversas situaes no campo, quando se variam as tenses confinantes e desviadoras. Entretanto, sua realizao mais demorada, exigem equipamento mais sofisticado e mo de obra mais capacitada. Fornecem parmetros de resistncia de maneira mais acurada. 8. Qual a importncia da escolha da taxa de deslocamento longitudinal utilizada na fase de cisalhamento do ensaio de cisalhamento direto. Como deve ser feita a sua determinao? atravs de determinadas taxas de deslocamento que se obtm a condio ideal de drenagem durante os ensaios. Estas devem ser controladas por extensmetros. 9. Quais so as diferenas observadas nos grficos a) tenso x deslocamento, b) variao volumtrica x deslocamento e c) p x q entre solos argilosos normalmente adensados ou sobre adensados. E em areais fofas x areais densas? a) Os parmetros de resistncia sero mais elevados nos casos das Argilas Sobre Adensadas e Areias Compactas, comparados aos das Argilas Normalmente Adensadas e Areias Fofas. b) Haver um aumento do volume (expanso), tanto para as Argilas Sobre adensadas, quanto para as Areias Compactas. O contrrio, ou seja, a diminuio de volume (compresso) ocorrer nos casos de Argilas Normalmente Adensadas e Areias Fofas.

c) No caso das argilas Normalmente Adensadas a trajetria de tenses TT se volta para a esquerda. Ao passo que nas Argilas Sobre Adensadas as TT se orientam para a direita. Isto vale para Areias Fofas e Compactas, respectivamente. 10. No ensaio de adensamento, segundo a hiptese de Terzaghi, o que caracteriza o final do adensamento primrio? Quando a tenso efetiva passa a ser praticamente constante, ou seja, quando o excesso da tenso neutra houver se dissipado. 11. Faa uma comparao entre os mtodos grficos de ajuste das curvas de adensamento de acordo com Casagrande e Taylor. O mtodo do Professor Casagrande se serve do Percentual do Recalque (U%) em funo do logaritmo do Fator Tempo (T). Com o grfico Altura CP x Tempo, define-se o tempo inicial do adensamento primrio tomando-se um tempo t qualquer no incio da curva e o tempo 4t. Com essa diferena soma-se ordenada de t. Com t50, ou seja, o tempo relativo a 50% do recalque, obtm-se o coeficiente de adensamento Cv, cujo Fator Tempo = 0,197.

J o mtodo do Professor Taylor utiliza a relao entre a Porcentagem do Recalque (U%) em funo da Raiz Quadrada do Fator Tempo (T). O trecho inicial do grfico, Altura do CP x Raiz de t praticamente uma reta. Com o prolongamento a partir do primeiro ponto da curva, obtm-se a altura inicial do CP. Esta diferena representa a compresso inicial. Do incio do adensamento primrio escala-se 1,15 vezes da abscissa. A interseo dessa reta com a curva indica um grau de adensamento igual a 90%, da o Cv calculado. Dado que U=0,9 T=0,64 (raiz quadrada = 0,8) para a reta, e seu equivalente na parbola U=90 refere-se a T=0,848, cuja raiz quadrada 0,92, ou seja, 15% maior que 0,8.

Hd, se refere a metade da altura do corpo de prova (CP). 12. Explique o significado da tenso de pr-adensamento e a forma como feita a sua determinao em laboratrio. A tenso de pr-adensamento definida como a tenso correspondente ao maior carregamento que um solo esteve submetido na sua vida geolgica. Quando comparada a tenso efetiva experimentada pelo solo na atualidade, sua razo denominada RSA, ou seja, Razo de Sobre Adensamento. Portanto, tm-se RSA=1 para solos normalmente adensados e RSA>1 para solos sobre adensados. obtida em laboratrio atravs de ensaios edomtricos, com cargas, cuja variao de tenso , normalmente, vai dobrando em uma progresso e leitura dos deslocamentos em tempos pr-definidos de 1/8 de minuto at 1440 minutos, ou seja, 24 horas, conforme NBR-12007/90 para cada estgio de carregamento. 13. Qual o efeito da maior ou menor durao dos estgios de carregamento quando plotada a curva de ndice de vazios x log da tenso vertical?

Quanto maior a durao dos estgios de carregamento, mais o ensaio estar situado no domnio do adensamento secundrio. O mtodo B da norma ASTM 2435/04 EOP (End of Primary) garante resultados rpidos e com boa preciso. 14. Como deve ser considerada a importncia dos efeitos do adensamento secundrio observado em laboratrio em diferentes casos particulares de projetos de engenharia? O adensamento secundrio ocorre a partir do instante que o excesso de poro-presso tende a zero, ou seja, = . Entretanto, a deformao continua. atribuda a fenmenos ligados a viscosidade dos minerais de argila. Quantificar esse fenmeno prever a magnitude dos recalques e o tempo em que ir ocorrer. Estes casos esto relacionados principalmente presena de argilas orgnicas e marinhas, onde as obras se apiam nestes materiais de fundao. 15. Explique como feita a determinao do parmetro B de Skempton durante a fase de saturao do corpo de prova em ensaios tri-axial. Os ensaios triaxiais saturados necessitam obter graus de saturao da ordem de 95%, a saturao realizada por contrapresso no interior do corpo de prova, objetivando a retirada de partculas de ar (mais compressveis). A expresso de Skempton Quando 1 = 0 ento B = u / 3 O parmetro B semelhante saturao para S > 90%. Portanto, utiliza-se o estado isotrpico de tenses, para a obteno do parmetro B de Skempton. 16. Como possvel explicar o fato de que em solos arenosos, mais permeveis, obteno de valores elevados para o parmetro B mais difcil do que em solos argilosos? Devido ao fato que nesta estrutura h pouca cimentao entre as partculas, o que dificulta em demasia o procedimento de contra presso sem que afete a integridade do corpo de prova. Para a obteno do parmetro B necessrio um grau de saturao elevado, portanto a dificuldade em obter este parmetro reside no fato de manter a estrutura da amostra preservada. 17. Explique a diferena entre compresso isosttica e anisotrpica durante a fase de adensamento em um ensaio tri-axial. Qual seria a melhor opo entre estas quando se procura reproduzir em laboratrio as mesmas condies do estado de tenses de um solo natural. Por qu? Compresso isotrpica, significa que 1 = 3, ou seja Ko igual a 1. Portanto, a compresso anisotrpica 1 diferente de 3, ou seja, Ko assume um valor diferente de 1. Geralmente no campo, a poro de amostra a ser extrada, ainda se encontra em estado anisotrpico, tendo em vista as diferenas de tenses v e h, em funo da geologia, local e profundidade. A histria de tenses das amostras desde seu estado anisotrpico, in situ, passando pela cravao do amostrador, seu acondicionamento, transporte e extruso, at o estado de compresso isotrpico, at hoje motivo de estudo. Ladd e Lambe (1966) demonstraram que para se obter resultados mais realsticos devem-se adensar as amostras de modo anisotrpico, correspondente a um estado de tenses superior ao de campo.

Ladd e Foot (1974) introduziram o mtodo Shansep Stress History and Normalized Soil Engineering Properties embora, tem sido criticado em algumas situaes. Portanto, respondendo, entendo que a melhor opo a utilizao de amostradores que pouco interfiram com a amostra, ou seja, grandes dimetros com paredes finas, e ao mesmo tempo definir bem a relao das tenses, Ko no campo para que seja reproduzida em laboratrio. 18. Observam-se, basicamente, dois tipos de curvas para o grfico da trajetria de tenses efetivas de solos ensaiados em laboratrio: em solos arenosos, fofo x denso; em solos argilosos, normalmente adensados ou sobre adensados. Explique, em termos de tenses efetivas, o mecanismo fsico que pode explicar este fenmeno. A tenso desviadora cresce muito mais rapidamente com as deformaes no caso das areias compactas e material argiloso adensado. O contrrio observado nas areias fofas e argilas pouco adensadas, que apresentam a tenso desviadora crescendo lentamente com a progresso da deformao do corpo de prova. No primeiro caso, o ndice de vazios se encontra mnimo, existe maior resistncia da estrutura do solo, portanto, para promover a deformao do corpo de prova necessria a aplicao de maiores tenses. No segundo caso, o ndice de vazios se encontra mximo, ou prximo do mximo, requerendo tenses bem menores para deformar o corpo de prova. 19. Utilizando o grfico de tenses totais, explique a diferena entre ensaios de compresso e de extenso, por carregamento ou descarregamento. Associe cada um destes tipos de trajetria de tenses a casos prticos da engenharia geotcnica. No caso de compresso pode-se associar aplicao de uma sobrecarga produzida por aterro ou outra obra sobre o terreno de fundao. Para a descompresso pode-se citar exemplos de retirada de material para a passagem de uma estrada por um flanco da encosta, ou a eroso atuando em uma determinada camada, transportando-a ,tambm seria outra situao. Outro exemplo devido a elevao do lenol, produzindo m alvio das tenes efetivas, provocando um certo inchamento do solo.

Anda mungkin juga menyukai