Anda di halaman 1dari 34

O Bloco Il Aiy acaba de divulgar a apostila para o tema do carnaval de 2014, intitulado Do Il Ax Jitol para o mundo. Ah se no fosse o Il Aiy!.

Caro(a) Compositor(a):

Estamos lhe fornecendo o material de pesquisa do nosso tema para o Carnaval de 2014: Do Il Ax Jitolu para o mundo. A h! Se no fosse o Il Aiy.

A inteno do Il Aiy contar e cantar a histria do carnaval baiano antes da criao do bloco, os desdobramentos que ocorreram com a criao do bloco e os frutos advindos desse importante fato histrico. Vamos abordar o contexto histrico em que o bloco foi criado, os motivos que levaram a unio daqueles jovens do bairro da Liberdade a fundar o sucesso que hoje o Il Aiy. Um grupo de jovens que, imersos no mundo da cultura negra tradicional na Bahia os candombls e sambas moradores de um bairro popular e majoritariamente negro apropriadamente chamado Liberdade, seduzidos pela onda soul que atravessou o pas empolgando a juventude negra no final dos anos 70, inspirados pelas lutas globais de emancipao racial; resolvem formar um bloco s com negros, o Il Aiy, mundo negro numa traduo livre. Este ato inaugural o ponto de partida para o incio das interpretaes sobre as mudanas na identidade negra e nas relaes raciais. Como costumo dizer, antes os negros s serviam para carregar alegorias. O Il Aiy surge dentro do Il Ax Jitolu, com as bnos da Yalorix Hilda Jitolu, com a inteno de mudar o paradigma do carnaval de Salvador. Ao longo dos seus 40 anos, abordou vrios assuntos ligados temtica negra, nos seus temas de carnaval. Temticas que nunca estiveram contidas nos currculos escolares do Brasil. Assim, de 1976 a 1988 todos os temas do Il contaram parte da histria do continente negro, como por exemplos:

Watusi, em 1976; Zimbbue, em 1981; Angola, na comemorao dos seus 10 anos, em 1984 e Senegal, em 1988.

A partir do final da dcada de oitenta, o bloco comea a voltar-se para a questo educacional. Sobre influncia da Yalorix Hilda Jitolu, criado, dentro do seu Il Ax Jitolu, a Escola Me Hilda. As prticas educacionais existente na Escola Me Hilda, desde 1988 se torna o foco principal da Lei 10.639/03, promulgada pelo Presidente Lula e que obriga a incluso das histrias de lutas e resistncias povo negro no currculo escolar.

Em 1992 o bloco criou a Banda Er, a principal ao educativa voltada para as crianas e jovens do Il Aiy, no Curuzu-Liberdade. Este processo educativo comeou com aulas de percusso para meninos como forma de envolv-los em uma atividade ldica e, ao mesmo tempo, propiciar-lhes o acesso ao mundo da cultura negra produzido pelo Il Aiy.

Em 1997 foi criada a Escola Profissionalizante do Il Aiy que faz parte da estratgia da Entidade de consolidar o seu projeto de autossustentao. A Criao do Il Aiy, em meados da dcada de setenta, desencadeou a criao de outros blocos afro, o que mudou a configurao do carnaval de Salvador a partir da dcada de oitenta. O seu trabalho de fundamental importncia para o Il Aiy que desde a sua fundao tem como objetivo narrar histrias do povo negro, para que atravs da conscincia e educao conheamos a verdadeira histria. Desejamos a todos e todas boas msicas e mais um bom Festival de Msica Negra do Il Aiy que ocorrer nos meses de outubro, novembro e dezembro. Ax,

Antonio Carlos dos Santos Vov

IL AX JITOLU ME HILDA JITOLU IL AIY DO CURUZU


Breves Antecedentes para Relembrar Me Hilda Jitol Guardi da F e da Tradio Africana. Eterna guardi e lder espiritual do Il Aiy. Y Hilda Jitolu, Obalua

Meu candombl, meu trip Minha Me Hilda adup

Comando Doce, de Juracy Tavares e Ulisses Castro

Em 1923 nasce uma liderana scio-cultural-religiosa predestinada, a um especial lugar no mundo. Ela fez histria, preservou culturas, educou geraes: Hilda Dias dos Santos Jitolu, Me Hilda, senhora de saberes, senhora de Ils.

Em 1950, ela casou-se com Waldemar Benvindo dos Santos, dessa unio nasceram cinco filhos: Antonio Carlos Vov, Hildete Valdevina Dete Lima, Vivaldo Benvindo; Hildemaria Georgina, Hildelice Benta todos dos Santos, por nascimento e por escolha da regio do candombl.

Em 1942 Me Hilda se torna ya iniciada pelo seu Pai de Santo, o Babalorix Cassiano Manoel Lima, que lhe confere a sua digina de origem do Gge Mahi. Em 1952 nasce um novo Egb na Bahia: o IL AX JITOLU.

Da segui minha estrada Hilda Jitol

A famlia, o Egb, cresceu entre seus filhos e filhas biolgicos e espirituais, que seguem a religio da ento Iy, e pouco a pouco vo se tornando filhos e filhas de Santos Ogans e Ekedes, dando continuidade histria e memrias, de aes religiosas, culturais e educacionais que a se desenvolvem. Essa histria tem suas razes desde longos tempos, partindo do tradicional Terreiro Cacunda de Yay, de onde aps a partida do seu Babalorix Sr. Cassiano Manoel Lima, ela se torna filha religiosa da Yalorix Constncia, Me Tana. A ento Yalorix Hilda Jitolu, sempre foi uma filha e irm querida, trocando obrigaes, visitas, bnos, amizade, experincia e fundamentos religiosos entre mitos e rituais com sua famlia de origem. nesse contexto de sabedoria, acolhimento, lies de vida e religiosidade, que se fortalecem as interaes entre Me Hilda e seus antepassados e ancestrais. Me Preta, 30 anos de f

Dos quais destinados Ao culto do candombl

Me Preta, de Jailson e Apolnio

Filha de Obaluay e Oxum, ela vem do gege e do nag. Ela do Daom e da Nigria, com suas naes que aqui no Brasil e na Bahia interagem, entre nags, bantus, zulus, fulas, cabindas, mandingas, wolofs, serres, minas, ashantis, entre tantas outras naes, regies, culturas e civilizaes africanas, do Continente e da dispora.

A fora do Il Ax Jitolu ao Il Aiy Esta a origem do Il Ax Jitolu Uma fonte de Educao, Cultura, Religio e Cidadania; Uma mina de Ax que vai se preparando na luta cotidiana; Um nascente; Uma casa geradora, criadora; Uma casa de cultura negra; Um semeador de vidas, da palavra sagrada, de expresses de f, entre mitos e rituais, que por sua vez, alimentam, fortalecem, recriam processos educacionais, manifestaes culturais, e momentos de louvor a quem deve ser louvado, sob a beno e proteo, dos Orixs, Inquinces, Voduns e Caboclos.

Do Il Ax Jitolu nasce o Il Aiy e transcende para o mundo

Foi em 1974, se lembra pretinha

Ns dois ramos apenas namorados

Apaixonados, cheio de prazer

Quando vi o Il passar por mim Cantando assim, que bloco esse

Tentao Negra, de Caj Carlo e Suka

dessa fora e dessa energia vital do IL, AX JITOLU que nasce na Bahia, e transcende para mundo, o Il Aiy em 1974, por iniciativa e liderana de Antonio Carlos dos Santos Vov, e Apolnio de Jesus Pop, com o reconhecido grupo de jovens negros do Curuzu.

O Ax Jitolu e o Il Aiy sob o comando, inspirao e poderes espirituais de Me Hilda, crescem, se ampliam, revigoram esperanas, e ultrapassam horizontes, tornam-se um porto de abrigo, um verdadeiro ancoradouro para milhares de pessoas na Bahia, no pas e em alguns espaos no mundo, por onde o Il vai passando em diferentes continentes; Africano, Asitico, europeu, americano do norte, sul, central, Caribe e Antilhas;

Tudo comeou do Il Ax Jitolu para o Mundo. O Carnaval, desde 1975, parte do Terreiro de Me Hilda, o Il Ax Jitolu. Era um dia de domingo, eu mais Apolnio sentamos no largo, voltando de Itapu, ficamos conversando, a surgiu a idia de fazer um bloco e foi a primeira vez que surgiu esse termo afro, bloco-afro. Toda a influncia com a questo do black, da msica black, do movimento negro americano, da forma de se vestir e tudo isso. E ns descemos, eu desci, conversei com Me, ela achou a idia legal.

Era final de outubro, comeamos a espalhar a idia. A surgiu o nome. A j se voltou tudo para a frica, um nome africano. Fizemos uma enquete. O pessoal sempre votando Il Aiy A comeou a se pensar em ensaio, instrumento. Os ensaios l em cima na lavanderia, comearam a surgir as primeiras musicas. Lio fazia a msica na poca. Lio cantava tambm. Apolnio fez musica tambm. Buziga apareceu. Paulinho Camafeu quando soube do bloco, a veio aqui, e fez essa msica, uma das trs msicas (a gente fazia musica na hora) que esse clssico hoje, Que bloco esse?. (Falas do Presidente do Il Aiy Antonio Carlos dos Santos Vov)

Esse o bloco quente que voc parou pra ver

Ele o mundo negro, ele o Il Aiy

Bloco quente, de Apolnio

O diretor Vivaldo dos Santos narrou aos jornalistas sobre a presena ostensiva da polcia em 1975. Eles fizeram uma espcie de segurana particular. A fama do pessoal da linha 8, era de no agredir, mas tambm no levar desaforo para casa nesse carnaval. A primeira vez que se cantou Que bloco esse? Para que toda cidade soubesse, que era o Il Aiy, hoje sua passagem pelo circuito principal da maior festa da cidade ansiada, valorizada, elogiada. Salvador. 24.02.2001.

HISTRICO DA FUNDAO
Eu sou Il, sou Il Aiy

Um instrumento da raa Eu sou negro cultura, sou Il Aiy

Instrumento da Raa, de Aroldo Medeiros

Mas como era o Carnaval de Salvador antes da criao do Il Aiy?

O Trio Eltrico foi criado em 1949 por Osmar Macedo e Dod, desfilando em 1950. Esse fato histrico abriu caminho para o desenvolvimento do chamado carnaval participao moderno em Salvador. Nessa mesma poca, surgem outras organizaes no carnaval, a exemplo do Afox Filhos de Gandhi, fundado em 1949, que se tornou uma marca da resistncia negra no carnaval. Nesse perodo havia blocos de inspirao orientalista como o famoso Mercadores de Bagd e Cavaleiros de Bagd entre outros. Haviam ainda os chamados blocos de embalo de insero territorial em determinados bairros como o Barroquinha Zero Hora, Barrabas da Liberdade, os Miserveis da Cidade Baixa, etc. Alm disso, despontavam as escolas-de-samba, como os Ritmistas do Samba da rua da Preguia, A Juventude do Garcia, originria da antiga batucada Filhos do Garcia. Em 1963, surgem os Amigos do Politeama e os Filhos do Toror, descendentes do cordo carnavalesco Filhos do Toror. Todas estas organizaes seguiam convivendo com os tradicionais afoxs e mais uma infinidade de entidades carnavalescas. Sorrindo da vida mais linda

Vocs tem que ver Os crioulos felizes do bloco Il Aiy

Vida mais linda, de Buziga e Willians

A reentrada da elite baiana na cena do carnaval de rua enquadrou-se na esfera de lutas por redefinies de identidade de classe/raa, protagonizadas pelo surgimento dos chamados blocos de baro ou de classe mdia branca como Os Internacionais, Os Lords e Os Corujas. O primeiro destes blocos de baro teria sido Os Fantasmas fundado em 1957 por moradores do bairro do Barbalho. De dissidncias deste surgiram Os Internacionais, em 1961 e Os Corujas, em 1962, que se consolidaram como os principais blocos da elite at o surgimento dos blocos de trio nos anos 80.

Alm de toda esta variedade, a partir do final dos anos 60 passaram a existir tambm os blocos de ndio, que seriam fundamentais para a reafricanizao, agregando grande massa de jovens negros de origem popular. Estes blocos de ndio tinham uma filiao direta com as escolas de samba. Integrantes da Juventude do Garcia, por exemplo, passaram a constituir a partir de 1966 o Cacique do Garcia, primeiro bloco de ndio de Salvador, assim com os Filhos do Toror vieram a constituir os Apaches do Toror.

Nos anos 1970, os clubes carnavalescos no permitiam a entrada de jovens negros, no de maneira declaradamente racista, mas utilizando a barreira determinada pelos preos altos que os jovens negros pobres no podiam pagar. Quando comeam as mudanas na estrutura econmica e social com a construo do Centro Industrial de Camaari, isso resultou numa melhoria das condies de vida da populao. Ento, jovens com melhores condies procuravam estes clubes e a entrada lhes era negada. Um bom exemplo foi o de Fernando Andrade, que teve negada a sua entrada no Bloco Os Lords. O desenvolvimento dos grupos chamados blocos-afro tem sua origem no Bairro da Liberdade e adjacncias. Um grupo de jovens formou o chamado Zorra Produes, que organizava passeios, campeonatos de futebol e festas. O grupo comeou no Il Ax Jitolu influenciado pelo Movimento Afro Americano e pelos processos de independncia dos pases africanos.

Esses jovens negros elegem a arena do carnaval como espao de declinao de um discurso determinado que fez eco evidente s reivindicaes por justia presentes no manifesto do Embaixada Africana de 1897. O Bloco Carnavalesco Il Aiy surge na esteira da formao dos Estados Nacionais Africanos, da luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos, da onda do Black Rio e o responsvel por um novo renascimento negro-baiano. Investidos de um discurso eminentemente poltico contra a discriminao racial, eles saem s ruas no carnaval de 1975, com o propsito de mostrar a cultura negra de origem africana, atravs da lngua iorub, indumentrias, penteados, adornos e ritmos africanos fazendo poltica e cultura no carnaval, poltica de ensinar o que era ser negro. Kain os emim, vou descer de Il E para quem no se ligar mogba olorum bab

Kain os emim, de Heron

Em 1 de novembro de 1974, o Il fundado e tem como (espao fsico) o Terreiro de Candombl Il Ax Jitolu, casa de Me Hilda e Vov, dois dos fundadores, junto com Apolnio, Jailson, Dete, Lili, Macal, Ana Meira, Auxiliadora, Sergio Roberto, Aliomar, Vivaldo e Eliete.

O objetivo desses jovens negros, moradores do Curuzu/Liberdade e adjacncias, estudantes, trabalhadores, era se divertirem no carnaval, com uma proposta de bloco que valorizasse as suas culturas e exaltasse a me frica. Inicialmente o nome do bloco era PODER NEGRO, mas como o pas vivia na ocasio (1974) um regime de Ditadura Militar, a Polcia Federal, aps algumas horas de interrogatrio e presso psicolgica, obrigaram os jovens a trocar o nome, a fim de que o Bloco fosse inscrito registrado e liberado para sair no carnaval.

O Il Aiy fez a sua primeira apario em fevereiro de 1975, no tradicional circuito do Carnaval da Bahia (Campo Grande x Praa da S) sob olhares assustados, vaias, tmidos aplausos e um aparato policial. Os quase cento e cinqenta jovens negros cantavam uma lngua embolada, danavam uma dana at ento proibida (ijex) usavam tecidos estampados amarrados ao corpo e cabelos naturais com penteados assustadores!

Que bloco esse? Eu quero saber

o mundo negro,

que viemos mostrar para vocs. Somos crioulo doido, somos bem legal! Temos cabelo duro Somos Black Pau!

Que bloco esse, de Paulinho Camafeu

Mas, na Quarta-feira de Cinzas, o principal jornal da cidade, o jornal A Tarde, exibiu a seguinte manchete: Uma mancha negra no Carnaval da Bahia uma nota dissonante no carnaval.... A partir desta data, nunca mais Salvador pde esconder a sua populao majoritariamente negra no Carnaval. O vermelho, o amarelo, o preto e o branco passaram a fazer parte do figurino da blackitude baiana. O Il imps uma nova esttica, abraada por homens, mulheres e crianas.

Imprimiu um novo jeito de ser negro, mudou o ritmo, o tom e a cor dessa cidade de So Salvador. Ns conseguimos reunir uma mdia de cem pessoas fundadores do Il Aiy. Muita gente ficou com medo de sair por causa da Ditadura. Mas a musicalidade, desde o incio alavancou o Il, chamava-se samba de quadra. (Antonio Carlos Vov) Todo mundo se envolveu na idia. Lili vinha fazer inscrio, Auxiliadora, a namorada de Apolnio, Dete aqui do Curuzu, todo mundo se envolveu, comeou a vir gente de fora da Liberdade. Depois eu mais Apolnio partimos para convidar os Diretores. Lio mesmo, no andava com a gente, ele veio por causa do bloco, quem andava com a gente era Ademrio, o irmo dele. Ns chamamos Jailson, convidamos Macal, Ana Meire, Eliete, Vivaldo, Roberto. (Antonio Carlos Vov)

Os carros alegricos do Il Aiy

Visando dar um destaque especial ao Tema e a Rainha do Bloco, o Il Aiye criou carros alegricos que ficaram para sempre na memria dos folies. Quem no se lembra dos carros das Rainhas do Il nas dcadas de setenta e oitenta? Eram verdadeiras obras de arte feitas por Raimundo Carvalho conhecido como Mundinho e o saudoso Nilton, imbatveis nas suas criaes: O Navio Negreiro, A Cabaa e o Opaxor.

OS TEMAS DO IL

Saudando Sonho dos Palmares O Il Aiy se revelou.

Sonho de Palmares, de Ary e Evilsio

O primeiro ano de desfile do Il Aiy, fevereiro de 1975, uma das maiores preocupaes dos seus idealizadores, fundadores do Bloco, era a divulgao do nome, seu significado, sua mensagem, seus objetivos, sua afirmao, chamando ateno da populao para aderirem quele novo chamamento: __ O grito da raa! E o desejo de atrair adeptos e chamar a ateno era to grande que os prprios dirigentes se tornavam, naquele momento, grandes compositores a exemplo de Aliomar, Jailson e Apolnio. Atrair adeptos para essa grande causa tinha como apelo principal a MSICA. Aquela moa que t na praa t esperando, o bloco da raa quem ele vou lhe dizer

Aquela Moa, de Nego Tica

As msicas tema do Il Aiy obrigatoriamente tinham um refro em Yorub, uma marca registrada do bloco, indicativo de uma forte relao dos seus compositores com as religies de matriz africana. Afinal, a maior herana do Il Aiy era ser filho do Il Ax Jitolu de onde o Bloco as assimilou: valores, princpios, o toque, as cores, a indumentria, os adereos, o estilo e o respeito ao sagrado.

Anos depois da fundao do Il, criou-se uma nova categoria alm do samba tema, que foi o samba poesia, onde o compositor podia se expressar livremente, desenvolvendo contedos musicais de protesto, de elevao da estima de homens e mulheres, da cidadania, etc.

1975 IL AIY 1978 CONGO ZAIRE

1976 WATUTSI

1977 ALTO VOLTA

1979 RWANDA 1982 MALI DOGONS

1980 CAMERUN 1983 GHANA ASHANTI

1981 ZIMBABWE

1984 ANGOLA

1985 DAOM

1986 CONGO

1987 NIGRIA

1988 SENEGAL

1989 PALMARES

1990 COSTA DO MARFIM

1991 REVOLTA DOS BZIOS

1992 AZNIA

1993 AMRICA NEGRA O SONHO AFRICANO

1994 UMA NAO AFRICANA CHAMADA BAHIA

1995 ORGANIZAO DE RESISTNCIA NEGRA

1996 A CIVILIZAO BANTU

1997 PROLAS NEGRAS DO SABER

1998 GUIN CONAKRY

1999 A FORA DAS RAZES AFRICANAS

2000 TERRA DE QUILOMBO

2001 FRICA VENTRE FRTIL DO MUNDO 2002 MALS A REVOLUO

2003 A ROTA DOS TAMBORES NO MARANHO

2004 ME HILDA JITOLU GUARDI DA F E DA TRADIO AFRICANA

2005 MOAMBIQUE VUTLARE (o saber) 2006 O NEGRO E O PODER Se o PODER bom, eu tambm que o PODER

2007 ABIDJAN ABUJA HARARE DAKAR Ah! Salvador se voc fosse assim

2008 CANDACES - As Rainhas do Imprio Mroe

2009 ESMERALDAS A Prola Negra do Equador

2010 PERNAMBUCO UMA NAO AFRICANA 2011 MINAS GERAIS Smbolo de Resistncia Negra

2012 NEGROS DO SUL. L tambm tem! 2013 GUIN EQUATORIAL Da herana pr-colonial a gerao atual

Umas das aes mais fortes e concorridas do Il nos seus primeiros anos, alm dos ensaios no Barro Preto, eram os festivais de msicas, os quais estavam diretamente ligados aos temas daquele ano. Cada pedao de cho

Cada pedra fincada

Um pedao de mim Il Aiy, o povo bantu ajudou construir o Brasil

Heranas Bantu, de Paulo Vaz e Cissa

Os festivais representavam tudo para o bloco, pois nele alm da msica que conduziria os folies s ruas no Carnaval, reunia os compositores que tinham a oportunidade de expressar os seus sentimentos africanistas. Os intrpretes fizeram escola na rea, um jeito muito especial de cantar nunca antes visto; todos queriam que a sua msica fosse cantada, por isso os Festivais do Il eram muito concorridos e festejados com fogos de artifcio, panfletos com as letras das msicas e torcidas organizadas. Tudo isso produzido pelos prprios compositores e cantores das msicas concorrentes.

A importncia dos Compositores na histria do Il Aiy

Se me perguntar de que origem eu sou

Sou de origem africana Eu sou com muito orgulho, eu sou

Minha origem, Vicente de Paulo

Foram os compositores os maiores escritores, poetas e historiadores que fizeram educao de massa contando a nossa verdadeira histria e elevando a nossa estima, resgatando os nossos

valores, exaltando as religies de matriz africana, elegendo os nossos heris e heronas e lideranas do passado e da contemporaneidade. Para eles a nossa gratido, agradecimento profundo e reconhecimento pelo grande trabalho realizado em prol da afirmao da identidade do nosso povo. Expresses como Barro Preto, Coral Negro, dentre outras, foram criadas por Csar Maravilha. O Il Aiy homenageia todos os compositores na pessoa do grande Csar Maravilha, com o nome do trofu do Festival de Msica, o Pssaro Preto, o cantador, como prova da referncia e importncia que ele e todos os compositores tiveram na histria do bloco. Para aqueles que nos criticam por despeito

Faam como ns Procurem alguma coisa inventar

Il Ilimitado, de Edy Fran

A seguir uma relao com os nomes de alguns desses poetas do passado e do presente: Aliomar (Lio), Jailson, Apolnio, Jorjo Bafaf, Paulinho do Reco, Cesar Maravilha, Nilton Fernandes, Mundo, Geraldo Lima, Buziga, Ademrio, Ma do Catend, Beto Jamaica, Milto, Haroldo Medeiros, Valfredo Reluzente, Milton Boquinha, Julinho Leite, Valter Farias, Suka, Cuiba, Edifran, Edson Xuxu, Valmir Brito, Cissa, Nelson Rufino, Paulinho Laranjeiras, Guiguio, Marcos Boa Morte, Vicente de Paulo, Alberto Pita, Alosio Menezes, Tote Gira, Marito Lima, Nem Tatuagem, Itamar Tropiclia, Adailton Poesia, Genivaldo Evangelista, Cludio do Reggae,

Guza, Eloi Estrela, Gilson Nascimento, Zenilton Ferraz, Jose Carlos Cabelo, Guellwar, Od Rufino, De Neve, Reizinho, Gibi e Paulo Vaz.

OS ENSAIOS / A QUADRA
Meu filho onde voc estava

J passou da zero hora Voc vem chegando agora

Pai e Filho, Valfredo Reluzente

Vale um destaque muito especial, aos ensaios do Il Aiy. Era o espao de aglomerao da populao negra, espao de encontro de confraternizao. Era o espao da alegria pelo reencontro, do falar livre, dos falares e trocas de saberes, da exibio de modas, estticas, cabelos, roupas, danas, gingados, criatividades, coreografias. Era o espao da liberdade de criao. E era nesse clima que aconteciam os festivais onde compositores e cantores passavam a ter visibilidade, fama e respeito no miti da negrada.

Os diretores fundadores, amigos prximos, adeptos da causa eram os compositores. Surgem vrios cantores, que na verdade ficaram conhecidos como puxadores de bloco.

Eram personagens, verdadeiros atores que tinham a capacidade de cantar, conduzir o bloco com animao, conduzir a massa, a bateria, saudar a todos e incansavelmente sozinho, fizeram uma revoluo no Carnaval da Bahia. A msica de Gernimo, apesar de ser de uma poca posterior, retrata bem essa situao. Eu sou Nego, Meu corao a liberdade Sou do Curuzu.

O negrume da noite reluziu o dia O perfil azeviche que a negritude criou

Negrume da noite, Paulinho do Reco

Nos trs a cinco primeiros anos do surgimento do Il Aiy houve uma revoluo, as msicas produzidas pelo Il eram cantadas com o corpo, alma e o corao elas traduziam a nossa histria nosso canto era o grito de uma raa e o nosso corpo traduzia tudo isso atravs da dana e coreografias que surgiam a cada ano nas quadras dos blocos afro.

Miro, Csar Maravilha, Heron, Lazzo Matumbi, Bailado, Barabad, Beto Jamaica, Guiguio, Adelson, Graa Onashil, Altair (in memrian) e Reizinho so alguns dos maiores e melhores intrpretes, cantores e puxadores de bloco de estilo prprio de todos os tempos.

No incio, os ensaios aconteciam no Curuzu, no espao que ficou conhecido como senzala do Barro Preto, no meio da Ladeira do Curuzu. Em meados da dcada de oitenta, os ensaios passaram a acontecer no Forte Santo Antonio Alm do Carmo, foi l, em pleno ensaio do Il, que foi gravado o Canto Negro I, o primeiro LP de msica afro, em 1985. No final da dcada de 90, o Il Aiy volta para o Curuzu, realizando seus ensaios que eram considerados verdadeiras festas de largo. Em 27 de novembro de 2003, inaugurado o Centro Cultural Senzala do Barro Preto, local onde acontecem os ensaios do bloco atualmente.

RAINHA DO IL / FESTA DA BELEZA NEGRA


Minha crioula, vou cantar para voc

Que estais to linda, no meu bloco Il Aiy Com suas tranas e muita originalidade

Deusa do bano, Geraldo Lima

Quando do surgimento do Il Aiy na dcada de setenta, negro no era sinnimo de beleza, principalmente as mulheres negras que ocupavam o ltimo degrau de uma sociedade racista e machista. Em se tratando de mulher negra, a situao ainda era (e continua sendo) mais grave.

Contudo, desde o seu primeiro ano, o Il Aiy, j pensava em colocar uma rainha no bloco representando a raa, visto que at ento s se via e falava em Rainhas brancas, inclusive nos blocos Cruz Vermelha e Fantoches da Euterpe. Assim, em 1976, o Il tem a sua primeira Rainha que foi Mirinha, filha de Santo de Me Hilda, que muito bem representou a beleza das mulheres negras naquela ocasio.

No quinto ano de fundao do Bloco, Sergio Roberto, idealizou a Noite da Beleza Negra que seria uma noite especial somente para a escolha da Rainha. Este evento ocorreu em 1980, uma festa marcante que dentre vrias candidatas foi escolhida Sandra, uma referncia na dana afro, samba duro, samba de caboclo, uma performance que revolucionou a dana afro, sem ferir o sagrado. Todos se lembram at hoje desta Rainha que ficou como referencia para as Rainhas que vieram depois.

Oh minha beleza Negra

Oh minha Deusa do bano

Cultura negra Il Aiy, escrita no seu corpo n

Deusa do bano II, de Milto

Hoje, a festa da Beleza Negra faz parte do calendrio oficial das festas pr-carnavalescas, com repercusso nacional, atraes musicais locais e de outros estados e nos ltimos quatro anos, com transmisso direta da TVE. So trinta e cinco anos de Festa da Beleza Negra, um evento que tem como objetivo maior mostrar a beleza da mulher negra atravs da dana, indumentria, adereos, penteados, conhecimento da sua ancestralidade e da sua negritude.

Passados 35 anos, temos em vrios saldos positivo fruto deste Concurso de Beleza Negra. Hoje as nossas ex-Deusas do bano, dentro do entendimento do Il, ainda so majestades reconhecidas e prestigiadas. Algumas delas esto fora do pas Alemanha, Frana, Itlia. Outras em outros estados. Algumas se tornaram empresrias e empreendedoras bem sucedidas, professoras, outras j com mestrado, a caminho do doutorado.

Mas, o mais importante deste concurso que ele incentivou essas jovens para o estudo e a pesquisa e motivou as mulheres a conquistarem o seu espao no mercado de trabalho, na academia, na sociedade. Foi a maior poltica de ao afirmativa para as mulheres negras desta cidade. Esta festa geralmente acontece 15 dias antes do Carnaval.

OS MESTRES DE BATERIA
Imagina Il, tentaram lavar minha conscincia

Dizendo que nada tem a ver Com esse meu ser revolucionrio

Jeito de ser, Gibi

Bafo, Carneiro, Neguinho do Samba, Mestre Valter, Mestre Prego, Jac, Mestre Senac, alm dos mais novos Marivaldo Paim e Mario Pam Rafael Andrade (in memorian) e Carlos Kehind, fizeram histria e criaram fama com o apito na boca e a baqueta na mo, a frente dos batuqueiros dos blocos afro, especialmente do Il Aiy onde tudo comeou. Alm de ficarem famosos, se tornaram um marco, uma referncia na revoluo rtmica que ocorreu no Carnaval da Bahia reafricanizaram o Carnaval.

Qual seria a origem desses grandes Mestres? De onde eles vieram? Com certeza eles vieram dos Terreiros de Candombl, alabs, tocadores dos 3 tambores sagrados, escolas de samba, batucadas, afoxs. Oriundos dos Ritmistas do Samba, Vai Levando, Bafo de Ona, Apaches, Filhos da Liberdade, Cacique do Garcia, Comanches, etc. Esses velhos Mestres de Bateria so os verdadeiros inventores de uma batida nova, tirada do sagrado e recriada, sem ferir os princpios religiosos. Tudo que veio depois dos anos setenta, foi em consequncia, do que estes gnios de percusso reinventaram. Eles deixaram uma base pronta para a criao e novas batidas, inclusive a do samba-reggae, atribuda sua inveno ao Mestre Neguinho do Samba, que como vimos acima, tambm teve uma passagem pelo Il Aiy.

to hipnotizante, nego

O swing dessa banda

A minha beleza negra Aqui voc quem manda

Charme da Liberdade, de Adailton Poesia e Valter Farias

Dois percussionistas da velha guarda da BandAiy merecem destaque: Valdir Lascada, com passagem em vrias entidades, dentre elas Apache do Toror, Comanche, Secos e Molhados, Cacique do Garcia, Ritmistas, Calouros da barra, Filhos da Liberdade, Vai Levando, Lords, Corujas, Internacionais, Orquestra Vivaldo Conceio e Reginaldo de Xang. E o grande Deri do Il que ainda toca com a mesma maestria de outrora.

A riqueza e variedades rtmicas que ecoavam no Carnaval de Salvador, fazia com que, mesmo a distncia, pudssemos identificar as batidas do Muzenza, do Il Aiy, do Olodum, do Araketu, da Puxada Ax e do Badau, inconfundveis aos ouvidos de qualquer um. Ao longo desses 40 anos, muitas coisas mudaram batuqueiros, ritmistas ou percussionistas, seja qual for o nome, como os Mestres ou Maestro de Baterias (que um dia tambm foram batuqueiros), fizeram uma revoluo rtmica nesta cidade. A seguir uma relao com os nomes dos grandes ritmistas do incio da BandAiy: Deri do Il, Tico, Gamb, Anselmo, Jorge Ceguinho, Regi Nigrinha, Ari, Luizinho, Murumba, Val Caolo, Baiaco, Dinho Maluco, Bob Cabea, Eron, Joo Boco, Papito, Durico, Caveirinha, Cabea Branca, Virglio, Edinho

Porquinho, Tamanca, Deri Neguinho, Valdir Capenga, Valdir Duzentos, Estivador, Calemb Mario Tetet e muitos outros.

Outros personagens que fizeram parte da histria do Il Aiy

Jota Cunha, artista plstico que ao longo de 25 anos, foi o criador artstico-visual da identidade do Il Aiy, Waldeloir Rego, historiador, Radovan, belga que ajudou na escolha do nome do bloco e Edno, criador da Inebrs Som e responsvel pelos primeiros carros de som do Il, criador das orelhas dos trios, tendncia que comeou com o Il Aiy e hoje comum em todos os trios eltricos.

IL AIY MUITO MAIS QUE UM BLOCO AFRO

Te adoro Il, tenho orgulho Il

o mais pleno e invulgar respeito

A sua trajetria tornou-se um monumento Irreverente dessa nossa histria.

Il para somar, Valmir Brito, Armando ras e Lavis Meneses

Antnio Carlos dos Santos Vov, inmeras vezes afirma entre amigos, em palestras e entrevistas que o seu maior desejo ao fundar o Il Aiy, era ser apenas um carnavalesco, nada mais. Mas, com o decorrer do tempo, o Il Aiy se tornou um Centro de referncia da comunidade do Curuzu/Liberdade e adjacncias para soluo de vrios problemas, como por exemplo, providenciar emprego aos jovens, vagas nas escolas pblicas para as crianas, at as mais graves questes sociais. Por conta disso o Il Aiy tem hoje:

Escola Me Hilda A Escola Me Hilda nasce por iniciativa de Me Hilda dentro dos espaos do Il Ax Jitolu.

Em 1988, algumas crianas com dificuldade de aprendizado vieram filha de Me Hilda pedindo aulas de reforo escolar. O resultado alcanado fez com que outras mais viessem. Me Hilda, que sempre sonhou fazer de seu terreiro tambm um espao de educao formal, conseguiu, junto ao ento secretrio de educao, Dr. Edvaldo Boaventura, o mobilirio necessrio para atender s crianas, comeando, assim, o funcionamento da escola no barraco das festas sagradas.

A Escola Me Hilda, ao mesmo tempo homenageia a sua fundadora e incorpora Educao fundamental a cultura religiosidade negra, e a convivncia no interior de um Terreiro de Candombl, sob o comando de sua prpria diretora Ialorix, Me Hilda Jitolu, incorporando valores e prticas de Candombl no cotidiano da Escola.

Hoje a Escola Me Hilda oferece educao para os nveis Educao Infantil e Ensino Fundamental Ciclo I, ministrados em dois turnos, matutino e vespertino, para crianas na faixa etria de 07 a 12 anos de idade. Tem como objetivo principal formar cidados conscientes e

capazes, oferecendo contedos e habilidades necessrios insero no ambiente social de forma digna e adota como eixo temtico a equidade racial e de gnero.

Nos seus 25 anos de existncia, a Escola Me Hilda atendeu aproximadamente 2.000 crianas da comunidade do Curuzu e bairros vizinhos como IAPI, Pero Vaz, Caixa Dgua, So Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Largo do Tanque, dentre outros.

Escola de Percusso Banda Er Ei no, no, no me deixe aqui

Me leva com voc Menino da Banda Er

Encanta Er, Guiguio

A Banda Er a principal ao educativa voltada para as crianas e jovens do Il Aiy, no Curuzu-Liberdade, cidade de Salvador. Este processo educativo comeou em 1992 com aulas de percusso para meninos como forma de envolv-los em uma atividade ldica e, ao mesmo tempo, propiciar-lhes o acesso ao mundo da cultura negra produzido pelo Il Aiy.

A partir de 1995, com a criao do Projeto de Extenso Pedaggica do Il Aiy, a Banda Er passa a ministrar para seus alunos e alunas, contedos de cidadania, histria, literatura, sade corporal, percusso, dana, canto e coral. A Banda Er torna-se uma escola de arte e educao voltada para o resgate e expanso dos valores culturais de origem africana.

Alm de dar iniciao ao mundo da arte negra s crianas e jovens, a Banda Er a principal fonte de renovao do quadro artstico da BandAiy, a banda profissional do Il Aiy.

A Banda Er tem em seu currculo apresentaes em cidades brasileiras como Porto Alegre, So Paulo e Rio de Janeiro, alm de j ter realizado uma turn internacional na Alemanha e na Frana. Projeto de Extenso Pedaggica PEP

Foi criado em 1995 com o objetivo de sistematizar e ampliar as aes educacionais que o Il Aiy j realiza desde a sua fundao. Nas escolas da rede pblica so desenvolvidos cursos para professores, supervisores e orientadores educacionais, sobre histria e a cultura afro-brasileira com aprofundamento no estudo de questes tnicas e pluralidade cultural. A capacitao realizada por educadores do projeto citado.

Elevar a autoestima a sua misso

Conscincia negra a sua sina

Fabricando interlocutores de cidadania Mostrando pro mundo desigual, a covardia

Diferentes, mas iguais, de Mario Pam e Sandro Teles

Escola Profissionalizante do Il Aiy

Ao observar a crescente dificuldade dos jovens em capacitar-se para o mercado de trabalho, o Il Aiy resolveu ampliar suas atividades na rea pedaggica criando uma Escola que permitisse a estes jovens acesso a uma formao profissionalizante, de forma gratuita, e dessa forma aumentando suas possibilidades de realizao pessoal e profissional. Permitindo-lhes, inclusive, o exerccio profissional como autnomo. Exerccio este que os transforma, no decorrer do tempo, em fonte geradora de empregos.

E assim, em 1997 foi criada a Escola Profissionalizante do Il Aiy. Ela faz parte da estratgia da Entidade de consolidar o seu Projeto de auto-sustentao. Alm das aulas prticas dos cursos profissionalizantes e tericas de matemtica e portugus so ministradas aulas de cidadania onde a questo da histria do negro e do racismo visualizada. A escola oferece os cursos de Esttica Afro e Eletricidade Predial, tendo como pr-requisitos bsicos jovens na faixa etria entre 18 e 29 anos e que estejam cursando o ensino mdio ou t-lo concludo. As aulas so ministradas de segunda a sexta, na sede do Bloco o Centro Cultural Senzala do Barro Preto, na Rua do Curuzu. Outros cursos oferecidos so os de confeco de calados, bolsas e acessrios, informtica, corte e costura e ajudante de cozinha.

Os valores que orientam as lies de vida do Il Aiy A esperana do povo

Que vivesse num mundo melhor

Liberdade, igualdade e respeito Eu quero direitos, sem preconceito

Esperana de um povo, de Reizinho

Os valores que orientam a formao das pessoas no bloco so culturais-religiosos, a f na vida e nas pessoas, a confiana em si e nas outras pessoas, a f, sobretudo, na fora e proteo dos ancestrais, o respeito pelo ser humano, pelas pessoas mais velhas, pelos que precisam de incentivo coragem, disposio para as lutas, a partilha, a troca, a solidariedade, a vida em comunidade. Se no fosse Il Aiy

A onda onde mergulhamos e trocamos beijos O que seria de mim o que seria de voc

Romance do Il, de Tote Gira

AH! SE NO FOSSE O IL AIY


A fora de nossa cultura vai chegar a qualquer parte do mundo. Acredita o nosso Presidente Vov, para ele tempos de dificuldades renova resistncia.

E nessa perspectiva que estamos celebrando nossos 40 anos de resistncia no Il Aiy. Entre vida, resistncia, trabalho, muita luta de superao dos obstculos, sobretudo aqueles que do origem a filosofia do bloco: a preservao da cultura negra, o respeito e o crescimento das religies de origens africana e afro-brasileiras, a autoestima, a conscincia negra, e principalmente os alicerces que constituem a luta do combate ao racismo e as desigualdades raciais hoje continuadas atravs das Aes Afirmativas, inclusive a lei 10.639/2003. essa ancora de foras, que sustenta o Il Aiy, na crena a cada dia renovada nos Orixs, Inquinces, Voduns e Caboclos. Se escurecer

Pode dizer que o Il

to bonito demais Amanhecer com voc

Argeu Portela

O Il Aiy referncia para o povo negro na Bahia e no Brasil A semente foi semeada

No Barro Preto Curuzu Germinou nasceu Il Aiy

Nao Il, de Lucinha Ouro Preto.

Esta fase retrata as contribuies do Il para a Bahia e o Brasil a se enxergarem como naes negra e mestia: Reafricanizao do Carnaval da Bahia, msica dana, ritmo, toque, moda, esttica, colorido, adereos e figurino; Os Trios Eltricos aderiram aos atabaques; Abriu espao para o surgimento de mais de cinqenta blocos afros e afoxs nos anos 80; Valorizao e respeito atravs de seminrios, debates, campanhas, temas do bloco, msicas e homenagens: As religies de matriz africana Baianas do acaraj, feirantes As yalorixs e babalorixs Atravs das letras das msicas: Elevou a estima das mulheres e homens negros Descortinou os nossos heris e heronas negros Recontou a nossa verdadeira histria Louvou e ovacionou os verdadeiros heris e heronas da nossa histria de resistncia negra

Cantou a epopia de Zumbi dos Palmares e ajudou o governo reconhecer o 20 de novembro como data nacional de referncia da luta negra no Brasil Foi o primeiro Movimento Negro Organizado na Bahia aps o golpe da ditadura militar, na dcada de 60 e deu lastro para o surgimento de muitas outras instituies de carter scio-racial. Alm, de ser palco e plateia principais para o MNU difundir as suas diretrizes, objetivos e proposies; Encabeou o movimento para que a Bahia fosse o 1 Estado Brasileiro a incluir nos Currculos das escolas de 1 e 2 graus o ensino de Histria Africana e Afro Brasileira (1986); Responsvel e pioneiro na formao de percussionistas, compositores e maestros de blocos afro; Responsvel por uma escola de puxadores e cantores de bloco-afro, inimitveis nas suas formas de cantar e interpretar: Cesar Maravilha, Heron, Bailado, Barabad, Lazzo Matumbi, Guiguio; Primeiro bloco afro que oportunizou uma mulher na em sua ala de canto (Graa Onashil); Primeiro bloco afro a realizar capacitao para professores da rede pblica estadual e municipal na rea da temtica africana e afro-brasileira; Cadernos de Educao do Il, fruto dos Temas de Carnaval, foram os primeiros materiais didticos que chegaram s escolas para subsidiar os professores para o ensino da Histria e Cultura Africana e Afro-brasileira; Nossas identidades continuariam escondidas, manipuladas, escamoteadas, negadas, agredidas; Nossas vestimentas no teriam a nossa alegria de vestir vermelho, amarelo, preto; Nossas cores no seriam reconhecidas, respeitadas, vizibilizadas; Nossas lnguas ancestrais, de nossos antepassados continuaram dialetizadas, consideradas crioulos;

Nossas belezas continuariam a ser negadas, desrespeitadas, desmerecidas, zombadas, descaracterizadas; Nossa feminilidade continuaria a ser estuprada, explorada, escravizada; Nossa histria continuaria negada, distorcida, escondida, colonizadas. Mitos e preconceitos esconderam por muito tempo, o verdadeiro rosto da frica; Nossa cultura continuaria ser folclorizada, relegada a momentos de folguedos, pintada para motivos de divertimentos e zombaria; Nossa inteligncia continuaria a ser considerada menor, desvalorizada, reduzida, hierarquizada; Nosso ritmo ainda seria ocidentalizado, negando o nosso gosto pelo ijex que vem da frica; Os poderes pblicos continuariam a relegar a um plano inferior as manifestaes culturais e religiosas no ocidentais, no europeias; As gravaes de nossas msicas continuariam subjugadas s imposies dos que detm o poder da mdia, das gravadoras, das empresas que tratam da difuso da msica, da cultura e da religio no pas; Nossa religio continuaria a ser desconsiderada, desrespeitada, interpretada como feitiaria, magia, macumba; So Inmeras as contribuies que o Il proporcionou com o seu surgimento, teimosia insistncia e persistncia numa cidade to negra, contudo to racista. As demais contribuies, desdobramentos e avanos a partir do surgimento do Il e outras entidades, fica a critrio de cada um de ns que poder traar uma linha do tempo: antes do Il e depois do Il. Eu no tenho a fora s porque sou o primeiro simplesmente por ser il O quilombo dos negros de luz Negros de luz, Xuxu e Cuiba

Anda mungkin juga menyukai