Anda di halaman 1dari 70

GALERIA DOS LEES

MNEMOSINE

22 .FE V13.M A R.2012

MNEMOSINE
Francisco Laranjo Diretor da FBAUP

A investigao jovem na nossa Universidade, IJUP, vem justificar o atrevimento deste ttulo da mitologia grega. No s pelo que repre senta para ns a Grcia na cultura que herdamos, mas pelo que significa para ns o futuro da Europa e do Mundo. A viso e o testemunho de um jovem investigador e criador na Universidade Portuguesa hoje o de algum que tem plena conscincia do seu lugar no mundo e responsabilidade de sobre ele pensar e agir. Memria e conscincia assim, do plano que dessa divindade longnqua hoje ecoa em ns, ao plano metafsico que nos faz definir o tempo e a escolha da nossa ao, at realidade material do plano fsico que enunciamos em atitude de total exposio e juzo crtico sob aquilo a que tambm a esttica vem chamando matria sua, aqui esto estes objetos para serem olhados. Pela segunda oportunidade, na Galeria dos Lees, estudantes das Faculdades de Arquitetura e de Belas Artes, vm propor-nos uma reflexo onde arte e cincia se enunciam elas mesmas como ideias, conceitos e mbitos disciplinares, num mundo contemporneo onde a hegemonia da cincia e daquilo a que se chamam tecnologias, vem sobranceiramente olhando a atividade criativa. Por isso, o enunciado proposto por estes estudantes releva a investigao nas suas reas nucleares de trabalho que atravessam transdisciplinarmente espaos de estudo de ambas as Faculdades, sem os sobrepor e sem os desvirtuar. Fazendo assim expor quanto arte e cincia se devem confrontar como conceitos e investigao de modo idntico, aliceradas nos pr-enunciados princpios orientadores das diferentes estratgias de abordagem do mundo. Para que o mundo mude. Para que a memria valha para o futuro que construmos.

SOBRE A EXPOSIO MNEMOSINE


Joo Pedro Xavier Vice-Diretor da FAUP

A exposio Mnemosine assinala mais um reencontro de estudantes da Faculdade de Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, visando despertar a memria de uma histria conjunta ou o desejo manifesto de a reativar, tal como a designao do evento prenuncia. O facto, s por si, motivo bastante de regozijo, mas tambm de reflexo, e esto por isso de parabns os autores representados nesta mostra, bem como os comissrios Graciela Machado e Gonalo Furtado, docentes da FBAUP e da FAUP, respetivamente, aos quais muito agradeo. Do lugar escolhido e das obras, direi que a Galeria dos Lees se fez recinto justo e bem medido para albergar propostas diversas, onde difcil demarcar fronteiras disciplinares, que tero justamente a definio de geometrias como fio condutor e arte de transformar o espao como elo decisivo.

MNEMOSINE: UM CONTRIBUTO PARA O DEBATE DA INVESTIGAO JOVEM NA UP


Os comissrios Graciela Machado (FBAUP) Gonalo Furtado (FAUP)

No mbito do IJUP - Investigao Jovem na Universidade do Porto - foi definido organizar uma exposiao intitulada MNEMOSINE na Galeria dos Lees que pretende dinamizar o colquio deste ano. Esta exposio apresenta comunidade da UP, uma srie de obras desenvolvidas por estudantes ou elementos da UP, nomeadamente da Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Arquitectura. Os comissrios, respondendo ao apelo de um grupo de estudantes provenientes de ambas as Faculdades, e por eles apoiados, procuraram uma seleco que primasse pela diversidade e sobretudo capacidade de dilogo das obras expostas. Tal seleco inclui trabalhos desenvolvidos no mbito de disciplinas dos respectivos cursos ou projectos pluridisciplinares. atravs destes trabalhos que os estudantes envolvidos pretendem deixar um repto para futuras iniciativas conjuntas; trabalhos estes por agora materializadas nos formatos e suportes habituais - da Pintura, do Desenho, da Gravura, da Fotografia e das incurses na tridimensionalidade - e com o intuito de previligiar os modos de representao espeficicos a cada rea, seja ela a Arquitectura ou as Artes. Com esta iniciativa, pretende-se contribuir para o debate da relao entre Arte e Cincia assim como indagar o conceito de "investigao" em reas projectuais e artisticas. Enfatiza-se por isso a ideia de processo, criatividade e experimentao to caras s prticas acadmicas e de investigao em geral, e Arte e Arquitectura em particular. Promove-se assim uma abordagem que compreenda e potencie a colaborao, leituras partilhadas, cumplicidade e troca de ideias entre disciplinas.

MNEMOSINE
D.Monteiro1, G. Madeira 2 , J. Ferreira 1 and M. Carvalho 2
1 2

Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal. Faculty of Fine Arts, University of Porto, Portugal.

A denominao deste projeto surge da proximidade entre ambas as faculdades e da sua relao ao longo dos anos. A nostalgia presente no seguimento de uma poca em que as artes fruam em unssono, que foi levemente esquecida pelo tempo. Assim, resiste apenas a memria de um passado que deixa para trs os leves fragmentos da sua existncia. Pretende-se com este projeto criar espaos de encontro entre estudantes da Faculdade de Belas Artes e estudantes da Faculdade de Arquitetura, apresentando os trabalhos produzidos em ambos os estabelecimentos de ensino, como tambm promovendo a possibilidade do trabalho conjunto. O objetivo assenta na consciencializao dos estudantes para as potenciais preocupaes que surgem no decorrer da atividade projetual das duas diferentes reas e forma como estas podem ser inseridas na perspetiva de trabalho pessoal. Esta aproximao entre os estudantes seria realizada atravs de exposies temticas relacionadas com as faculdades, conferncias, e a realizao de um workshop, propondo um trabalho conjunto entre estes estudantes. No mbito desta iniciativa de Investigao Jovem da Universidade do Porto, o que vimos por este meio propor a realizao de uma exposio na Galeria dos Lees, no edifcio da reitoria da U.Porto, que contaria com a participao de at cinco estudantes de cada faculdade, tendo como comissrios por ambas as faculdades, a professora Doutora Graciela Machado (FBAUP) e o Professor Doutor Gonalo Furtado (FAUP). Esta exposio funcionaria como um prottipo que marcaria o incio do nosso projeto, primeiro contacto entre estudantes de ambas as faculdades, podendo estes ganhar um interesse que os leve a refletir em possibilidades de participao em projetos futuros.

A n d r C a rdos o C a rlos M e s q u it a C at a rin a M a rq ue s C h ri s t i a a n Flot m a n Dav id M o nte iro Fra n c i s c a M o u ra G il M a de ira G on a lo Fu r t a do J o a n a C o ut in h o J o o L op e s J o r ge L in o

J o s C a m p os M afa l d a L u c a s M a ri a n a C a r va l h o M a ri a n a M ora n d u z z o M a r t a Fe r re ira N u n o L op e s Pat rc i a C a r n e iro Sofia Cunha Ti a go C a s a n ova Ti a go Fe r re irin h o

ANDR CARDOSO

Andr Miguel Silva Cardoso (Braga, Portugal, 1989). Estudou artes plsticas em Braga at 2008, ano em que foi admitido na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Atualmente frequenta o 4 ano de Mestrado Integrado em Arquitetura. Tem participado em todas as edies da exposio anual dos melhores trabalhos da FAUP na categoria de Desenho e Figura Humana. A par da arquitetura e do desenho desenvolve trabalhos de pintura e graffiti desde 2005. Mais recentemente tem vindo a cultivar grande interesse pelo design grfico e desde 2011 que colabora com o departamento de comunicao e imagem da AEFAUP.

S/ TTULO

Dada a estratgia da exposio, de juntar trabalhos artsticos de alunos da FBAUP e da FAUP, achei oportuno selecionar este conjunto que representa o desenho de arquitetura. O desenho de arquitetura analtico, de procura de relaes, de medida e de descoberta. Aqui apresento um conjunto de nove desenhos, subdividido em trs temas que implicam uma espcie de gradao do pblico para o mais ntimo: espao exterior, figura humana a partir de escultura e figura humana de modelo vivo. Cada imagem provoca uma aproximao distinta sua representao pelo que h uma adequao da tcnica utilizada a dureza do meio riscador tanto menor quanto nos aproximamos do ambiente ntimo. Neste conjunto os desenhos deixam sempre algo em aberto, por detalhar ou descobrir. Variam entre o registo mais rpido, do confronto instantneo com a morfologia ou a identidade do observado, ou mais lento, que no pretendendo ser fotogrfico um exerccio de critrio sobre a realidade.

ANDR CARDOSO

S/ TTULO

Desenho A3 Grafite (3), Sangunea (3), Lpis de cor (1) e Carvo (2) 20092011

CARLOS MESQUITA

Carlos Azeredo Mesquita (Porto, 1988) licenciado em Design de Comunicao pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (2011), e entre 2009 e 2011 foi bolseiro na Moholy-Nagy Universidade de Arte e Design Budapeste. Trabalha essencialmente com fotografia, gravura e desenho. Em 2010 foi vencedor do prmio Bes Revelao; e em 2011, com a atribuio do Prmio em Design de Comunicao da FBAUP, viu o seu trabalho ser distinguido e adquirido pela Universidade do Por to. O mesmo ano valeu-lhe tambm uma nomeao da FBAUP para representar a escola na exposio StartPoint Prize, para artistas emergentes de toda a Europa. Contam-se entre as ocasies em que o seu trabalho foi exposto Bes Revelao 2010 (Museu de Serralves, Porto, 2010 e Galeria Bes Arte e Finana, Lisboa, 2011), The Urban Imaginarium (Marwen, Chicago, 2011), StartPoint (Wannaciek Gallery, Brno, Repblica Checa, 2011) e Close-up (Edifcio da ex-RDP, Porto, 2010 e 2011). Recebeu o Prmio de Aquisio da Reitoria da UP em 2011. Foi estagirio no Neville Brody Research Studios Berlin e coordenador do projeto Use-It no Porto, Guimares e Braga. Atualmente vive e trabalha em Berlim.

THE LUCID MEMORIES

O exerccio de imaginar cidades parece desde sempre ter excitado a mente de artistas, escritores, fotgrafos e arquitetos dadas as possibilidades narrativas dos espaos urbanos que me tenho vindo a dedicar a explorar. O resultado so trs imagens de grande formato que mostram trs construes imaginrias (ainda que de algum modo reminiscentes de espaos existentes) que claramente aludem a esses edifcios imensos e com um quanto de surreal desenhados para impressionar e oprimir que existem um pouco por toda a parte no que o ex espao sovitico. Seria possvel falar de uma outra aluso ainda: a que fao, no em termos estritamente formais, aos movimentos do realismo sovitico (geralmente pr regime) e do fotorrealismo do Leste (resposta crtica), que por razes e motivaes diversas e distintas se dedicaram em parte temtica das grandes glrias arquitetnicas. Neste trabalho a escala desempenha um papel relevante: com dimenses anormalmente grandes para gravura, estas imagens tentam absorver o espectador do mesmo modo que os edifcios o fariam; e a escolha da tcnica de gravura, com toda a densidade que permite obter e possibilidades de reproduo e a sua clara relao com a propaganda no foi tambm de todo inocente. Esta srie est terminada e funciona autonomamente, mas a srie maior a que pertence continuar a ser expandida e complexificada pela adio de mais desenhos a essa cidade mais ou menos imaginria que me tenho vindo a dedicar a construir e que comea a ser transver sal a todo o meu trabalho.

CARLOS MESQUITA

THE LUCID MEMORIES

Gravura 140 x 100 cm Gravura gua-forte, gua-tinta e monotipia sobre papel calcogrfico cinzento 2011

PROJECTO PLUR IDISCIPLINAR

CATARINA MARQUES

Catarina Marques licencia-se em arquitetura em 2007 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Dois anos antes estuda e trabalha l fora, primeiro em Milo, Itlia, e depois em Cambridge MA, USA, participando em mltiplos e criativos projetos. Atualmente encontra-se a desenvolver um trabalho profissional relacionado com a rea promocional em arquitetura, envolvendo projetos editoriais e aliando a isso os conhecimentos e prticas de impresso que adquiriu com a concluso do Mestrado em Desenho e Tcnicas de Impresso. Para o efeito realizou o projeto intitulado A Expressividade do Beto Aplicao de Tcnicas de Impresso, que desenvolveu e exps no Le Quai de la Batterie, em Arras, Frana, aquando da participao numa residncia de artistas com a durao aproximada de um ms. Graciela Machado gravadora e como docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto tem-se debruado sobre a criao de estruturas acadmicas adequadas criao nas prticas contemporneas da Gravura. Desde 2008 vem organizando vrios workshops, sesses de divulgao, e programas de artista em residncia dedicados edio de autor. Na mesma rea de actuao, tem encetado vrias colaboraes em regime de curadoria editorial com artistas, investigadores e indstria de edio independente. Supervisionou desde 2008 vrios projectos Lidera relacionados com obra grfica; assim como nos ltimos anos Projectos Pluridisciplinares envolvendo a aplicao de processos de impresso a suportes no convencionais. A sua actividade artstica est centrada sobre a prtica da impresso e questes de explorao do tempo, tecnologia e paisagem. Paralelamente desenvolve um reconhecimento de processos, metodologias e suportes especficos de outros contextos de geogrficos de produo da Gravura, e do seu relacionamento com outros suportes mediticos.

Lus P. Esteves (BSc, LIC, MSc, PhD em engenharia civil) neste momento investigador na Universidade Tcnica da Dinamarca. Nos ltimos 7 anos, desenvolveu actividade docente na qualidade de Assistente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto, tendo passado a Professor Adjunto em 2009. Desenvolve investigao desde 2006 em conjunto com a sua actividade docente, tendo finalizado o seu projecto de Doutoramento em 2009 sobre a aplicao de polmeros super-absorventes como agente de cura interna para betes de elevado desempenho. Tem experincia nacional e internacional em projectos de engenharia e construo civil desde 1998, tendo criado e administrado uma micro empresa durante perodo compreendido entre 2002 e 2005. Entre os projectos em que esteve envolvido, destaca-se a autoria do projecto de engenharia civil para a realizao de uma pirmide invertida nos Aores, projecto intitulado de Capela da Luz Eterna. membro de vrias organizaes nacionais e internacionais, com especial relevncia para a RILEM, onde participou e participa activamente em comits tcnicos na qualidade de especialista, em conjunto com elementos da comunidade cientfica internacional. autor e co-autor de cerca de 20 publicaes em conferncias internacionais, revistas internacionais com reviso por pares e livros.

PROJECTO PLUR IDISCIPLINAR

A EXPRESSIVIDADE DO BETO APLICAO DE TCNICAS DE IMPRESSO SENTE A MINHA PELE

O presente trabalho, intitulado A Expressividade do Beto Aplicao de Tcnicas de Impresso enquadra-se no projeto pluridisciplinar n. 136 (2010-2011). A sua equipa de investigao contou com a colaborao de Graciela Machado, Lus Esteves, Ndia Dias, Pedro Sousa, Miguel Matos e Rui Paiva, profissionais de vrias reas relacionados com a Universidade do Porto, ISEP, Sika e Secil. Tendo por objetivo testar a eficcia de uma srie de tcnicas de transferncia de imagens para o beto, partiu-se das prticas habituais levadas a cabo em ambiente oficinal universitrio, transportando as tcnicas de impresso rudimentares do papel para novos tipos de suporte, como materiais com base em cimento produzidos em contexto laboratorial de empresa. Assente numa investigao de cooperao que envolve a rea da arquitetura, engenharia e belas artes, o projeto desenvolveu-se a partir da sistematizao de uma produo contnua que explora variadas tcnicas: desde a calcografia, passando pela litografia at ao relevo. Nele se verifica um ajuste contnuo da mistura de beto, identificando-se alguns problemas que se vo procurando resolver com vista a obter um prottipo ajustado, de forma a garantir uma soluo mais reprodutvel e melhorada, do ponto de vista tcnico e esttico, com aplicao num contexto expositivo internacional. A partir de uma anlise funcional e esttica, tornou-se possvel nomear uma tcnica e uma mistura que melhor respondessem aos parmetros pretendidos transferncia da imagem, legibilidade e durabilidade alargando como tal, no s o campo de aplicao das tcnicas de impresso, como tambm a amplitude de aplicao de mtodos de transferncia de imagens para o beto.

Atravs da produo de um extenso e variado conjunto de imagens, autogrficas e fotogrficas, impressas em papel e beto, demonstra-se a existncia de processos tradicionais de gravura que permitem introduzir, de forma criativa, novas potencialidades expressivas e de acabamento na produo de beto. Os mtodos aqui empregues apoiaram-se na transferncia direta de uma matria para outra, ao invs dos demais conhecidos mtodos que atuam a partir de uma transferncia indireta da imagem para o beto, abrindo portas para novos caminhos de investigao. Colaboraram ainda de forma crucial para a concretizao e desenvolvimento do projecto, vrios profissionais das empresas Sika e SECIL, sendo de salientar o empenho e a dedicao de Ndia Dias, Pedro Sousa e Miguel Matos no primeiro caso, e de Rui Paiva no segundo.

PROJECTO PLUR IDISCIPLINAR

CATARINA MARQUES

SENTE A MINHA PELE

PROJECTO PLUR IDISCIPLINAR

CATARINA MARQUES SENTE A MINHA PELE

Gravura 20 x 46 x 160 cm Papel, beto e matriz Fotogravura com fotopolmero sobre papel Fabriano Rosa Spina e cimento branco com adio de pigmento 2011

GIL MADEIR A

Gil Madeira (1988, Lausanne, Suia) finalista do curso de Artes-Plsticas Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Trabalha temticas relativas ao espao, sua organizao e composio. Utiliza sobretudo a pintura optando tambm pela utilizao de outros meios quando trabalha diretamente com o espao. Participou recentemente nas exposies: Intocvel, Palcio das Artes, Porto, Objecto em estudo # sobre o espao, Galeria Cozinha na FBAUP, Porto, In Hoc Signo, Casa da Companhia, Porto, 15 minutos de fama, Galeria Exteril, Porto e Memria e Destruio, espao alternativo, Porto.

S/ TTULO

Prope-se com este trabalho a criao de um lugar ambguo entre a imagem e a abstrao, entre o tema e o contedo. A imagem, apesar de ser fotogrfica, no se completa, no sentido em que a informao que nos revela no esclarecedora, pois foca-se sobre a ausncia, naquilo que no . O plano mais dominante o recorte de cu, o vazio, o que preenche o enquadramento da pintura. Este encontra-se definido pelas superfcies que o limitam, o seu existir depende de um todo espacial que o envolve mas no se assume.

GIL MADEIR A

S/ TTULO

Pintura 100 x 150 cm Acrlico sobre tela 2011

JOANA COUTINHO

Frequenta o 4 ano do Mestrado Integrado em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Participou em vrios Cursos Livres e Workshops de Cinema e Arquitetura, tendo sido selecionada, em 2010, para participar no Workshop Cinemarchitecture, em Tallinn, Estnia. O interesse pela fotografia e pelo vdeo aliados Arquitetura so gerados pelo gosto da composio visual, esttica ou em movimento. Integra a equipa do Clube de Fotografia da AEFAUP desde 2010, fazendo atualmente parte da sua direo.

04.077.570/9

A fotografia o exerccio de uma vontade, a escolha de perpetuar um ponto de vista, um enquadramento especfico, que produza a qualidade do que se quer representar. Nestas imagens, a arquitetura pretende ser fotografada no na sua dimenso representativa de uma obra, onde se encena a tectnica, mas sim privilegianfo a composio pictrica, atravs da simbiose visual entre os planos, a cor e da textura dos materiais, palpveis por que inteligveis,limpos e despretensiosos. So a vontade de criar uma composio de franca simplicidade dos valores geomtricos e inocente beleza, que se despoja de qualquer valor conceptual transcendental para ser apenas uma representao de algo belo, conceito que dever valer por si s, em si mesmo.

JOANA COUTINHO

04.077.570/9

Fotografia 30 x 45 cm 2009

PROJETO PLUR IDISCIPLINAR

MAFALDA LUCAS GONALO FURTADO JORGE LINO NUNO LOPES JOO LOPES

Mafalda Lucas, Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Atualmente encontra-se a realizar o estgio para a Ordem dos Arquitetos. Realizou a sua formao acadmica na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade Tcnica de Lisboa (FAUTL). Participou em dois projetos acadmicos/pluridisciplinares na FAUP, PP97 e PP99, tendo apresentado o ltimo, como jovem investigadora, no 23rd International Conference on Systems Research, Informatics and Cybernatics, em Baden Baden e no IJUP/2011. Gonalo Furtado arquiteto, e escreve desde 1999 sobre teoria de arquitetura e novas tecnologias, sendo autor de mltiplos artigos e livros. Furtado ensina h 1 decada na FAUP, onde desde 2007 professor auxiliar. Desde 2001 vem organizando vrios encontros cientificos sobre a relao da Arquitetura com as TIC; supervisionou desde 2008 vrios projetos Lidera relacionados com CAD_CAM e PR; assim como nos ultimos anos Projetos Pluridisciplinares envolvendo CAD-CAM, Parametric Cad e Robtica.

Fernando Jorge Lino Alves, Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecnica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Investigador do INEGI e Coordenador da Unidade de Novas Tecnologias e Processos Avanados de Produo (includo no LAETA) da Fundao para a Cincia e Tecnologia. Doutorado em Cincias e Engenharia dos Materiais, tem realizado trabalho de investigao na rea de desenvolvimento de produto, utilizando as tecnologias de fabrico aditivo, processos de converso e fabrico rpido de ferramentas. Tem tambm estado ligado a diversos projetos e teses de mestrado na rea do design industrial, materiais cermicos, comportamento mecnico dos materiais e sua relao com a microestrutura. docente de diversas unidades curriculares na rea dos materiais e processos tecnolgicos e Diretor do Curso de Mestrado em Design Industrial e Cursos de Especializao e Estudos Avanados em Design e Desenvolvimento de Produto. Publicou em coautoria 1 livro sobre Prototipagem Rpida, organizou vrias conferncias, sesses de divulgao e workshops, e apresentou mais de 70 comunicaes em eventos nacionais e internacionais. Publicou mais de 93 artigos em revistas, captulos de livros e conferncias, 33 posters, 1 vdeo tcnico acerca de inovao tecnolgica e tem 4 prmios em concursos nacionais e internacionais. Nuno Vieira Lopes licenciado em Engenharia Eletrotcnica e de Computadores pela Universidade de Coimbra. Desde 2004 docente do departamento de Engenharia Eletrotcnica da Escola Superior de Tecnologia e Gesto-IPL. Durante este perodo lecionou Unidades Curriculares e participou na orientao de projetos relacionados com eletrnica, robtica e processamento de imagem. No mbito do seu programa de doutoramento desenvolveu e estudou a aplicabilidade de uma metodologia baseada em lgica difusa para seguimento de objetos em sequncias de imagens.

PROJETO PLUR IDISCIPLINAR

MAFALDA LUCAS GONALO FURTADO JORGE LINO NUNO LOPES JOO LOPES

Joo Lopes, Engenheiro Informtico, ocupa atualmente o cargo de Engenheiro de Software na empresa WIT Software com sede em Coimbra. A sua formao acadmica incide na rea da Informtica: de 2001 a 2003 frequentou e concluiu o Curso Tecnolgico de Informtica na Escola Secundria Avelar Brotero (ESAB) em Coimbra; de 2003 a 2010 frequentou e concluiu a Licenciatura em Engenharia Informtica na Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC); de 2010 a 2011 frequentou e concluiu o Mestrado em Engenharia Informtica na FCTUC. Durante o curso Tecnolgico teve a oportunidade de estagiar numa empresa na Holanda (cidade de Utrecht) no mbito do projeto Leonardo Da Vinci. No Mestrado fez estgio curricular na empresa WIT Software.

SUPERFCIES ARQUITECTNICAS INTER ACTIVAS MODELADAS EM MATERIAIS COMPSITOS

Este trabalho resulta do desenvolvimento do projeto pluridisciplinar n99 (2010-2011), que visou uma superficie arquitetnica modular com capacidade de interao com o usurio. A realizao do prottipo recorreu a CAD-CAM, assim como constituiu a primeira experincia na FAUP com robtica, visando uma tentativa de atinguir o hiper real e o multissensorial. A equipa de investigao usufruiu da colaborao de Mafalda Lucas, Gonalo Furtado, Jorge Lino, Nuno Lopes e Joo Lopes, profissionais de vrias reas relacionados com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Politcnico de Leiria.

PROJECTO PLUR IDISCIPLINAR

MAFALDA LUCAS GONALO FURTADO JORGE LINO NUNO LOPES JOO LOPES

SUPERFCIES ARQUITECTNICAS INTER ACTIVAS MODELADAS EM MATERIAIS COMPSITOS

Mdulo 60 x 60cm x 10cm Mdulo exterior Fibra de Vidro com polister e membrana em silicone. Mdulo Interior componentes electrnicos 2011

MARIANA CARVALHO

Mariana Carvalho nasceu, em 1979, no Porto, licenciada em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Por to, 2005, e em Artes Plsticas Pintura, pela Faculdade de Belas Artes, 2011. A par da sua prtica profissional como arquiteta desenvolve trabalhos de desenho, colagem e gravura. Exps recentemente na Galeria de Exposies Temporrias no Lugar do Desenho - Fundao Jlio Resende, Porto, na Galeria Cozinha na FBAUP, Porto, no Htel de Gunes - Quai de la Batterie, Arras e no Espao Gesto, Porto. Vive e trabalha no Porto.

URIACH, ROZES E LUQUE

Trs casas de Coderch foram analisadas atravs do desenho, estes desenhos foram realizados numa linha mais evocativa de uma imagem, de uma arquitetura que no se conhece, mas que se imagina. So desenhos em perspetiva que pretendem dar a conhecer metodologias e as opes de projeto. Estes desenhos so uma oportunidade de percorrer o espao que ficou escondido, e at esquecido, mas apesar disso no menos interessante. O processo de desenho inicia-se com um conjunto de linhas enquadradas numa folha de papel. E essa prpria folha que limita o espao de representao do campo observado. O seu formato, a sua forma e a sua orientao determinam a posio do observador. As linhas esto organizadas segundo os mtodos de perspetiva e estabelecem a organizao do espao no plano. Assim, comea a representao da imagem segundo a realidade apreendida, o processo de desenho o elo de ligao entre o real e o virtual. Os planos tridimensionais so preenchidos na folha atravs de fita-colas que, pela sua saturao, tentam aproximar-se da matria e da luz que se vive dentro do espao. Cada desenho informa sobre os espaos escolhidos, que so a entrada, a sala e o quarto principal, analisando a conceo arquitetnica de cada um. Esta opo grfica e plstica de representao foi uma opo metodolgica, de modo a aproximar da morfologia da arquitetura. So desenhos que, tal como as arquitetura de Coderch, buscam uma sntese, certos detalhes foram descurados, para que cada desenho tivesse uma maior capacidade expressiva e fosse eficaz na sua comunicao.

Uriach Colagem sobre papel 50 x 42cm 2011.

MARIANA CARVALHO URIACH, ROZES E LUQUE

Rozes Colagem sobre papel 42 x 28 cm 2011.

Luque Colagem sobre papel 41,5 x 42 cm 2011.

MARIANA MOR ANDUZZO

Mariana Moranduzzo nasceu, em 1986, no Porto. Frequentou o curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Por to e , atualmente, finalista do curso de Artes Plsticas da Faculdade de Belas Artes. Em 2011, participou na residncia artistica no Quai de La Batterie em Arras e na Casa Oficina Antnio Carneiro no Porto. Neste momento, estuda na Universidad Complutense de Madrid ao abrigo do programa de mobilidade erasmus. Recentemente, exps no Museu Abel Manta, em Gouveia, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, na Galeria Jup, no Porto, no Festival Internacional de Arte grfica, em Cuenca, no Water Tower International Contemporary art festival, em Sofia, no Festival International des Artes de la Scne dArtois e no International Print Biennale, Hatton Gallery em Newcastle.

EMBRYONIC

Observo a transmutao da forma numa outra extenso de si mesma. Observo o fenmeno que anima a matria no tempo entre a conceo de ser e o nada, que transforma o potencial em vestgio. A matria viva algo simultaneamente propenso ao crescimento e decadncia, com capacidade em se transformar em algo absolutamente oposto. Neste projeto, exploro a possibilidade de transmutao gradual como parte de uma estratgia artstica processual. A transformao e a volatilidade so conceitos centrais da pesquisa que contagiam o modo de pensar e repensar o objeto artistco como algo mutvel. A conscincia da passagem do tempo encontra materializao na sequncia no espao , dado que a organizao espacial a base percetiva da nossa conceo da ideia de tempo.

MARIANA MOR ANDUZZO

EMBRYONIC

Escultura Papel 350 x 50 x 350 cm 2011.

TIAGO CASANOVA

Tiago Casanova, Madeira, Portugal, 1988. Estuda Arquitetura na FAUP (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) desde 2006, quando comeou a ganhar interesse pela fotografia e arquitetura. Colabora com o CCRE desde 2007, e organizou o 1 e 2 Ciclos A Fotografia na Arquitetura em 2008 e 2009, e o Prmio FAUP de Fotografia de Arquitetura em 2009. Em 2010 colaborou na organizao to Seminrio Internacional Na Superfcie Imagens de Arquitetura e Espao Pblico em Debate. Colabora tambm com vrias revistas e participa regularmente em exposies. Atualmente o Diretor Assistente da Scopio International Photography Magazine, e faz parte do Projeto Internacional de Fotografia European Borderlines. Vive e trabalha no Porto.

SHANGHAI VISUAL SERIES

Todas as noites so milhares as pessoas que se renem na Praia de Shanghai (The Bund) para ver Pudong, no outro lado do rio. As luzes so usadas atravs da arquitetura para criar um espetculo noturno, cativando as pessoas e publicitando as suas empresas e hotis. Esta a China contempornea no seu melhor, enfatizando o seu poder econmico. As imagens criadas esto deliberadamente desfocadas de modo a fazer sobressair as cores das luzes, apagando qualquer detalhe ou vestgio de detalhes arquitetnicos, pois na verdade so as luzes que cativam estes milhares de espectadores para o espetculo noturno que movimenta a cidade. Aqui, a imagem fotogrfica aproxima-se da imagtica da pintura, e to abstrata que se afasta do objeto arquitetnico, aproximando a sua escala escultura, enganando e atraioando a nossa mente nesta perceo espacial. O resultado final a representao de objetos que pelas formas que adotam, mostram que a cidade recria atravs da arquitetura formas bastante imaginativas com o objetivo de captar a ateno do pblico.

TIAGO CASANOVA

SHANGHAI VISUAL SERIES

Fotografia 8 fotografias 15 x 15 cm Impresso Inkjet em papel de arquivo Hahnemuhle Fine Art. Edio Limitada de 3 exemplares + 1 Prova de Autor 2010

DAVID MONTEIRO CHRISTIAAN FLOTMAN FR ANCISCA MOUR A TIAGO FERREIRINHO

CPULA PAR AMTRICA

Este trabalho foi desenvolvido na unidade curricular de Geometria Construtiva, no programa do Mestrado Integrado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. O objetivo passava pela realizao de um exerccio cuja base assenta sobre uma cpula e consequente distoro desta segundo a aplicao de diferentes parmetros. Desta forma o resultado assume-se uma primeira fase pelo espelhar da forma da cpula seguido da deslocao desta segundo um eixo obliquo sua base. Por fim a segmentao da superfcie desta efetuada mediante a definio da seco a retirar em termos dimenso, sendo que esta varia de face para face do objeto. O resultado ento uma cpula que se duplica a si prpria num movimento constante que definido pelo retirar da massa vai compondo a forma.

DAVID MONTEIRO CHRISTIAAN FLOTMAN FR ANCISCA MOUR A TIAGO FERREIRINHO

CPULA PAR AMTRICA

Maqueta 50 x 50 x 35 cm Execuo da maqueta foi efectuada em PVC 2010

SOFIA CUNHA MARTA FERREIR A PATRCIA CARNEIRO JOS CAMPOS

CPULA PAR AMTRICA, FOR MA E ESTRUTUR A

Partindo do estudo e problematizao de conceitos arquitetnicos, nomeadamente, de cpula, construo e pele, este trabalho surge a partir do desejo da criao de um objeto que atravs do seu desenho, desenhe a o percurso e experincia da arquitetura. A forma o resultado do desenho dos limites que conformam o espao. O modelo parte do estudo do projeto de Serpentine Gallery Pavilion onde o sistema de encaixes despertou grande interesse no seio do grupo. Comeou-se por estudar um padro que permitisse incluir a variao de alguns dos seus componentes. Criou-se um padro que partiu de quadrados sobrepostos. Optou-se por parametrizar os encaixes cujo vazio representa, por sua vez, um novo quadrado na composio do padro. Para uma leitura clara do padro optou-se por uma forma exterior plasticamente simples, que contrasta com as possibilidades do espao interior. O projeto permite uma considervel plasticidade em contraste com a rigidez da estrutura. Sendo construda, esta poderia ainda ser reforada com elementos que amarrassem o encontro dos quatro encaixes. O percurso interior sugere o uso desta estrutura como uma ideia de galeria de exposio.

SOFIA CUNHA MARTA FERREIR A PATRCIA CARNEIRO JOS CAMPOS

CPULA PAR AMTRICA, FOR MA E ESTRUTUR A

Modelo / Maqueta PVC espumado 1 mm 80 x 80 cm 2011.

P R O J E T O D E M O N TAG E M
David Monteiro Gil Madeira Joana Ferreira Mariana Carvalho

9,60 0,30 0,15 1,08 0,59 1,17

0,41

1,06

0,60 1,63
A. CARDOSO CARLOS MESQUITA J. COUTINHO

1,40

PAREDE ESQUERDA

M. LUCAS

0,80

PAREDE FRENTE GIL MADEIRA

2,47

1,00

SO

FIA

CU

NH A

1,0 0
M. MORAND UZZO

2,20

0,46

0,40

C. MARQUES

0,25

0,28 0,20 2,30 0,04 2,30

0,20 0,40

1,50

M. CARVALHO

M. CARVALHO

T. CASANOVA

D. MONTEIRO

0,50

2,86
PAREDE DIREITA M. CARVALHO

PAREDE FRENTE

0,42

0,42

0,42 1,78

1,35 3,50
PAREDE FRENTE

PAREDE FRENTE

1,35

2,64
1,50

0,25 2,83

0,22 1,60 0,20

1,35

4,26 PAREDE DIREITA

1,07

1,50

1,35

0,11

1,35

1,35

0,86

2,59

0,17

0,94

2,41

1,98

0,90

0,42

1,20

1,35

1,35

0,80

0,75

PAREDE ESQUERDA
1,35

2,35

MNEMOSINE, exposio integrada no programa IJUP 12, programa de jovem investigao, Inaugurada no dia 22 de fevereiro, na Galeria dos Lees, anexa loja UP, no edifcio da Reitoria da Universidade do Porto

ORGANIZAO Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto COMISSARIADO Graciela Machado Gonalo Furtado CUR ADORIA Projecto Mnemosine: David Monteiro, Gil Madeira, Joana Ferreira, Mariana Car valho MONTAGEM Projecto Mnemosine Equipa Tcnica da FAUP TEXTOS Francisco Laranjo Joo Pedro Xavier Graciela Machado Gonalo Furtado Projecto Mnemosine FOTOGR AFIA Autores Joo Lima DESIGN DE COMUNICAO Gabinete de Comunicao FBAUP Edio de cartaz em serigrafia nas oficinas de grav ura da FBAUP numa edio limitada de 20 exemplares a 1 cor.

Anda mungkin juga menyukai