Anda di halaman 1dari 4

MTODOS E TCNICAS DO TRABALHO CIENTFICO II ABNT NBR 15287:2011 INFORMAO E DOCUMENTAO PROJETO DE PESQUISAAPRESENTAO

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO ESTRUTURA ELEMENTO Parte Externa Capa (obrigatrio) Lombada (opcional) Parte Interna Elementos pr-textuais Folha de rosto (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Elementos Lista de tabelas (opcional) pr-textuais Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo Elementos Desenvolvimento textuais Concluso Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Elementos Apndice(s) (opcional) ps-textuais Anexo(s) (opcional) ndice(s) (opcional)

SEO 4.1 4.1.1 4.1.2 4.2 4.2.1 4.2.1.1 4.2.1.2 4.2.1.3 4.2.1.4 4.2.1.5 4.2.1.6 4.2.2 4.2.2 4.2.2 4.2.3.1 4.2.3.2 4.2.3.3 4.2.3.4 4.2.3.5

MTODOS E TCNICAS DO TRABALHO CIENTFICO II ABNT NBR 15287:2011 INFORMAO E DOCUMENTAO PROJETO DE PESQUISAAPRESENTAO FORMATO Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustraes. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm x 29,7 cm). As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm. ESPACEJAMENTO Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetido e rea de concentrao), que devem ser digitados ou datilografados em espao simples. As referncias, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espao simples em branco. NOTAS DE RODAP As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espao entre elas e com fonte menor. INDICATIVOS DE SEO O indicativo numrico, em algarismo arbico, de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. Os ttulos das sees primrias devem comear em pgina mpar (anverso), na parte superior da mancha grfica e ser separados do texto que os sucede por um espao entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os procede e que os sucede por um espao entre as linhas de 1,5. Ttulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do ttulo.

MTODOS E TCNICAS DO TRABALHO CIENTFICO II ABNT NBR 15287:2011 INFORMAO E DOCUMENTAO PROJETO DE PESQUISAAPRESENTAO TTULOS SEM INDICATIVO NUMRICO Os ttulos sem indicativo numrico errata, agradecimentos, lista de ilustraes, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos, resumos, sumrio, referncias, glossrio, apndice(s), anexo(s), e ndice(s) devem ser centralizados. PAGINAO As folhas ou pginas pr-textuais devem ser contadas, mas no numeradas. Para trabalhos digitados ou datilografados somente no anverso, todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso. A numerao deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Quando o trabalho for digitado ou datilografado em anverso e verso, a numerao das pginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo. NUMERAO PROGRESSIVA Elaborada conforme a ABNT NBR 6024. A numerao progressiva deve ser utilizada para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou sublinhado e outros, no sumrio e, de forma idntica, no texto. CITAES Apresentadas conforme a ABNT NBR 10520. SIGLAS A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parnteses, precedida do nome completo. EXEMPLO: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)

MTODOS E TCNICAS DO TRABALHO CIENTFICO II ABNT NBR 15287:2011 INFORMAO E DOCUMENTAO PROJETO DE PESQUISAAPRESENTAO EQUAES E FRMULAS Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessrio, numeradas com algarismos arbicos entre parnteses, alinhados direita. Na sequncia normal do texto, permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, ndices, entre outros). EXEMPLO: ILUSTRAES Qualquer que seja o tipo de ilustrao, sua identificao aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, grfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, travesso e do respectivo ttulo. Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatrio, mesmo que seja produo do prprio autor), legenda, notas e outras informaes necessrias sua compreenso (se houver). A ilustrao deve ser citada no texto e inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere. TABELAS Devem ser citadas no texto, inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem a padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. x2 + y2 =z2
(1)

Anda mungkin juga menyukai