Anda di halaman 1dari 5

Cronologia do Azulejo em Portugal

poca Dados Histricos Corrente esttica / Influncias Tcnicas / Paleta Cromtica

711 716

Conquista total da Pennsula Ibrica pelos muulmanos.

Alicatado: recorte a alicate de placas vidradas de barro, de cor lisa. Efeito de painel colorido com desenho geomtrico. Corda seca: gravao do desenho na placa de cermica ainda hmida. Obteno Azulejaria hispano-mourisca: motivos mouriscos (a estrela Islmica muito frequente) que se entrelaam e repetem em esquemas geomtricos radiais, formando um padro. de sulcos, preenchidos a mangans misturado com uma gordura, que garantem a separao dos esmaltes de vrias cores durante a cozedura. Aresta ou cuenca: ImpresMaior liberdade formal: inspirao em elementos decorativos gticos. Recorrncia ao tratamento naturalista de elementos vegetais. Sugestes arquitectnicas e efeitos dinmicos. so do desenho sobre o barro ainda cru atravs de um molde de madeira ou metal. As arestas / salincias conseguidas permitem a separao dos esmaltes durante a cozedura. Esgrafitado: utilizao de estilete ou prego para gravao dos motivos decorativos sobre azulejo de esmalte escuro. O corpo cermico fica a descoberto. Relevo: marcao de motivos na chacota com recorrncia de moldes de madeira ou metal.

Sc. XIIIXIV

Primeiras aplicaes de azulejo decorativo na Andaluzia a produo de azulejo na Pennsula Ibrica: Sevilha, Valncia, Mlaga e Toledo.

Sc. XV

Principais centros produtores de azulejo na Pennsula Ibrica: Sevilha, Valncia, Mlaga e Toledo.

Finais sc. XV / Incios sc. XVI

D. Manuel I contacta directamente com a azulejaria de Sevilha (1498) > decorao do Palcio da Vila de Sintra > a azulejaria de Sevilha amplamente utilizada em Portugal.

Sc. XVI (1 1/2)

Incio da produo de azulejos em Portugal. Importao de azulejos de caixilho (composio de xadrez e enxaquetadas) a Espanha.

Renascimento Italiano grotescos: pintura decorativa baseada em motivos da Roma Clssica, descobertos em runas subterrneas as grotte. A figura humanas, seres fantsticos, pssaros, flores, frutos, vasos, conchas, pilastras, volutas so dispostos em medalhes que se entrelaam, sem qualquer lgica aparente.

Majlica: cobertura do azulejo com um esmalte branco. Sobre a superfcie cermica lisa podem ser pintados os motivos sem que as cores se misturem. Tcnica introduzida em Sevilha por Francesco Niculoso (natural de Pisa), ceramista erudito que faz concorrer uma azulejaria figurativa e ornamental de feio renascentista com a tradio azulejaria hispanomourisca.

Instalao de ceramistas italianos em Anturpia, transformando-a num dos mais importantes centros de produo de majlica. Sc. XVI (2 1/2) Vinda de ceramistas e oleiros da Flandres, ento provncia espanhola, para a Pennsula Ibrica. Implantao definitiva das tcnicas da majlica. Grande actividade dos centros cermicos portugueses. ltimo quartel sc. XVI Sc. XVII (1. 1/2) Igreja Catlica Reformada. Aumento da produo nacional: Lisboa como maior centro cermico nacional. Painis com azulejos de registo e de padro feitos por artesos (ingenuidade formal e desenho sumrio).

Azulejaria Italo-flamenga: composies ornamentais de brutescos e ferroneries.

Abandono da herana mourisca Maneirismo: composies eruditas, Incio da padronagem de tapete: azulejos de padro com composies geomtrica ou vegetalista (destaque para a padronagem ponta de diamante). Painis com temticas religiosas.

Influncia oriental (fauna e flora exticas, figuraes da espiritualidade oriental). Frontais de altar; azulejos de padronagem (destaque para o padro dito de camlia); enxaquetados: painis emblemticos e hagiogrficos.

Cores mais usadas: azulcobalto e amarelo sobre branco. Tambm o castanhoalaranjado (xido frrico); verde azeitona e tons acastanhados e arroxeados (xido de mangans). Contornos a azul-cobalto.

Sc. XVII (2 1/2)

Fim da Guerra da Restaurao (1668) > reatar de relaes polticas e comerciais com Espanha, Frana e Pases Baixos > recuperao econmica e financeira > construo / renovao artstica de palcios pertencentes nobreza. Importao de azulejos holandeses historiados.

Renovao temtica a azulejaria como suporte de crtica social: representaes com inteno caricatural e irnica (destaque para as singeries ou macacarias); temticas profanas assentes na mitologia clssica; cenas de costume; albarradas; azulejos de figura avulsa. Barroco: movimentao, expressividade, dramatismo e complexidade. Aprendizagem das regras de representao em perspectiva: espao desmaterializado / ilusionismo. Azulejaria figurativa.

Paleta mais rica e variada: recurso a verdes (cobre e crmio) e pintura com mangans (tonalidade roxa, chamada cor de vinho). Substituio dos contornos a azulcobalto pelo negromangans. Azulejaria holandesa a azulcobalto e roxo-mangans. Grandes painis a azul e branco: influncia da porcelana chinesa de importao; necessidade de simplificar a mo-de-obra permitindo a especializao; aproveitamento das potencialidades pictricas do azul-cobalto > obteno de tons esbatidos e carregados para sugesto de volume. O linhearismo seguido pelos holandeses d lugar ao pictrico gradaes expressivas de azul, dramatismo e intensidade de cor. Pinceladas por aguadas, pincelada menos densa.

Finais sc. XVII / incios sc. XVIII

Pintura de azulejo confinada a mestres pintores (pintores de cavalete com formao erudita > aumenta a qualidade de execuo). Azulejaria de autor: Gabriel del Barco. Ciclo dos Mestres: Antnio Pereira; Manuel dos Santos; Antnio de Oliveira Bernardes; Policaroo de Oliveira Bernardes; mestre P.M.P.

c. 1725

Grande produo joanina sumptuosidade, extroverso e teatralidade da corte de D. Joo V Teotnio dos Santos; Valentim de Almeida; Bartolomeu Antunes; Nicolau de Freitas.

Simplificao das partes historiadas; celebrao decorativa de enquadramentos (cabeceiras recortadas); recorrncia a elementos decorativos como serafins, sanefas, franjas, pilastras Aparecimento das figuras de convite.

c. 1740

Ciclo pr-Terramoto

Transformao do universo bar-

Insinuao da cor: o amarelo

roco; incluso progressiva dos 1755 1780 Perodo ps-Terramoto. Crise econmica e necessidade de reconstruo de Lisboa. Fbrica em srie: Fbrica do Rato (1767). elementos rococ: diminuio da importncia dos enquadramentos nas composies; perda de densidade dos ornato; recorrncia a concheados assimtricos; asas de morcego; volutas; fitas; laarias; aves; vasos floridos; sanefas; cartelas Azulejaria pombalina painis historiados (registos de fachadas ou alminhas); composies ornamentais; incremento da padronagem. Simplificao da ornamentao. c 1770 Derradeira fase do rococ 1780 1808 Perodo D. Maria Ornatos flamejantes. Primeiros sintomas neoclssicos. Neoclassicismo: severidade de linhas e depurao decorativa. Recorrncia a elementos decorativos do universo neoclssico: pssaros; grinaldas floridas; laos; plumas Sc. XIX Utilizao de azulejos nas fachadas: criao de novas fbricas em trs ncleos: Lisboa, Porto e Aveiro responsveis pela produo intensiva do azulejo. Sculo XX (1. 1/2) Prtica de revestimento parietal com azulejos industriais: estaes de caminhos-de-ferro; mercados; lojas, habitaes Jorge Colao; Rafael Bodalo Pinheiro. Historicismo e Nacionalismo (cunho folclorizante). Naturalismo. Arte Nova (formas sinuosas de enorme plasticidade; explorao da cor). Art Dco (geometrizao das formas). Romantismo e revivalismo: painis historiados e padronagem diversa.

sugere o ouro de trajes e panejamentos da talha dourada. Exploso cromtica: recuperao total da paleta de cores.

Combinao de tcnicas industriais e artesanais. Estampilhagem: pintura trincha, atravs de recortes de papel encerado aplicado sobre o vidrado do azulejo. Estampagem mecnica: impresso do desenho por ponteados no vidrado, numa s cor. Alto-relevo: formas enchidas com argila, trabalhadas manualmente por presso directa dos dedos. Prensagem mecnica (meiorelevo): barro prensado atravs de molde e contramolde.

(2 1/2)

Novas propostas estticas: azulejo integrado em modernos projectos de arquitectura e de urbanismo. Jorge Barradas; Manuel Cargaleiro; Querubim Laoa; Maria Keil; Eduardo Nery.

Anda mungkin juga menyukai