Anda di halaman 1dari 19

Interculturalidade: apontamentos conceituais e alternativa para a educao bilngue Interculturalidad: Notas conceptuales y alternativas a la educacin bilinge

Andr Marques do Nascimento 1

Resumo: O objetivo deste trabalho apresentar uma reviso do conceito de interculturalidade como desenvolvido e implementado no contexto latino-americano e as alternativas que se abrem desde esta concepo para a educao escolar direcionada a povos racialmente marginalizados, desde uma perspectiva crtica, para a descolonizao do ser e do saber. Palavras-Chave: Interculturalidade; educao bilngue intercultural; decolonialidade Abstract: The objective of this study is to review the concept of interculturality as developed and implemented in the context of Latin America and the alternatives that are open from this conception for school education directed at people racially marginalized, from a critical perspective, for the decolonization of being and knowing. Key words: Interculturality; intercultural bilingual education; decoloniality Resumen: El objetivo de este estudio es revisar el concepto de interculturalidad como desarrollado e implementado en el contexto de Amrica Latina y las alternativas que se abren desde esa concepcin para la educacin escolar dirigida a la gente racialmente marginada, desde una perspectiva crtica, por la descolonizacin del ser y del saber .

Palabras clave: Interculturalidad; educacin Bilnge intercultural; decolonialidad

Introduo Em dcadas recentes, o Brasil, como outros pases da Amrica Latina reconheceram constitucionalmente o carter multicultural de sua populao, garantindo direitos aos grupos historicamente marginalizados pela experincia colonial e, posteriormente, pelo ideal de nao homognea e unitria fundado nas bases de um colonialismo interno2. Este reconhecimento impactou diferentes dimenses polticas das relaes entre os diferentes grupos culturais com o Estado, sendo a educao escolar uma das mais proeminentes.

Doutor em Letras e Lingustica pela Universidade Federal de Gois; Professor Adjunto do curso de Educao Intercultural da UFG. E-mail: marquesandre@yahoo.com.br 2 Colonialismo interno, conforme Mignolo (2011: 135-136) busca caracterizar a continuidade de uma matriz colonial de poder que, mesmo aps a descolonizao de territrios, manteve as mesmas estruturas de controle e administrao institudas no perodo inicial de colonizao europeia, nas quais a racializao hierrquica mantm-se como um dos pilares principais. Nestes contextos ps-independncia, o poder passa ser exercido por elites locais que no se desvinculam, contudo, da experincia eurocntrica.

No caso do Brasil, especificamente, ao assegurar aos povos indgenas, no captulo intitulado Da Educao, a utilizao, no Ensino Fundamental, de lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem, a Constituio de 1988 assume, depois de cinco sculos, o carter pluricultural e multilngue do pas e renuncia, ao menos em discurso, as polticas assimilatrias e integracionistas, que visaram, com diversos propsitos, eliminao de diferenas culturais e sociolingusticas. Estas mudanas paradigmticas, segundo Freire (2004: 26-27) redesenharam uma nova funo social para a escola indgena, detalhando o direito de suas comunidades a uma educao bilngue, intercultural, comunitria, especfica e diferenciada. Neste contexto, viu-se emergir o conceito de interculturalidade que, melhor compreendido como uma concepo, visa no campo educacional trazer tona os conflitos histricos perpassados pela hierarquizao racial e suas consequncias, produtos do colonialismo, ao mesmo tempo em que prope relaes ontolgicas, filosficas, epistemolgicas, econmicas e polticas menos assimtricas entre as sociedades nacionais hegemnicas e os grupos racialmente marginalizados. Nesta direo, o propsito deste trabalho apresentar uma reviso do conceito de interculturalidade, desde enfoques latino-americanos, e como este conceito tem sido abordado no campo da educao escolar destinada a povos indgenas. Estas reflexes de carter conceitual e propositivo originam-se no contexto de trabalho com professores e professoras em formao superior especfica e buscam destacar a importncia da compreenso do que seja a interculturalidade desde uma perspectiva crtica e como esta concepo pode colaborar com polticas e prticas educacionais mais coerentes com a realidade multifacetada das relaes entre diferentes grupos culturais em contextos assimtricos de poder.

Interculturalidade: conceito e concepo No contexto de formao de professores e professoras indgenas, assim como no contexto mais amplo da prpria educao escolar indgena atual, a noo de interculturalidade assume grande relevncia, pois representa uma forma de conceber a diversidade cultural que no apenas reconhece a coexistncia de grupos tnicos e culturalmente distintos, como tambm traz tona as diferentes formas de interaes histricas, de conflitos e de dilogos entre esses grupos.

Alm disso, considerando-se uma concepo de educao bilngue intercultural, conquista relativamente recente dos movimentos indgenas em diferentes regies da Amrica Latina, a elucidao do conceito de interculturalidade se impe como prvia e necessria, pois, diferentemente das concepes de educao bilngue subjacentes s propostas educacionais destinadas aos povos indgenas durante toda a histria brasileira (cf. NASCIMENTO, 2012, para maior aprofundamento), a concepo intercultural traz tona diferentes e importantes aspectos das dimenses scio-histrica, cultural, poltica e econmica, nas quais se do os contatos entre diferentes culturas em situao de assimetria, como o caso das relaes estabelecidas entre os povos indgenas com a sociedade no-indgena no Brasil. Na busca por maior preciso quanto ao conceito de interculturalidade, uma primeira distino necessria refere-se s diferentes formas de se conceptualizar a diversidade cultural e as prticas polticas a ela relacionadas nas sociedades em geral. Nesse sentido, Walsh (2001:4) destaca que o primeiro passo para que se compreenda o significado da interculturalidade distingui-lo de outros conceitos, como

multiculturalidade e pluriculturalidade que, segundo a autora, so muitas vezes usados, equivocadamente, como sinnimos. Conforme apresenta Walsh (2001:5) a multiculturalidade um termo principalmente descritivo e que se refere, normalmente, multiplicidade de culturas existentes em um determinado espao, seja local, regional, nacional ou internacional, sem que haja, necessariamente, relaes entre essas culturas. A autora enfatiza que a concepo multicultural da diversidade pode ser entendida como uma forma de relativismo cultural, ou seja, a multiculturalidade pressupe a separao, ou a segregao, entre as culturas, que permanecem delimitadas e fechadas em si mesmas, sem o aspecto relacional. De acordo com Walsh, esta concepo se constri em contextos polticos especficos, se dirigindo s demandas de grupos culturais subordinados dentro da nao e fundado sob o lema da justia e da igualdade atravs da incluso. Como prtica poltica e social, num contexto concebido pela tica multicultural, a tolerncia para com a outra cultura vista como suficiente para permitir que um Estado nacional funcione sem conflitos ou resistncia. Para Walsh, no entanto, alm de manter intocada a dimenso relacional e conflituosa entre os diferentes grupos, a ateno tolerncia oculta a permanncia das desigualdades sociais e reproduz as estruturas e instituies que privilegiam uns em detrimento de outros.

No mbito das lutas pelos direitos polticos e sociais dos povos indgenas da Amrica Latina, a noo de tolerncia, advinda de uma concepo multiculturalista, no encontrou eco, conforme destaca Moya (2007:243) pois sugere um tipo de benevolncia do que tolera, i.e. a sociedade no-indgena, e a passividade do outro que tolerado, i.e. os indgenas. Assim, conforme a autora, os movimentos indgenas tm invocado as noes de equidade e incluso, que implicam o papel ativo dos povos indgenas em favor da legitimao de suas particularidades culturais e de seus direitos.3 Para Azibeiro (2003:93), o reconhecimento das diferenas faz com que essas no sejam entendidas como dados ou evidncias que se manifestam naturalmente como antagonismos, mas como construes histrico-culturais decorrentes de relaes de poder. Segundo a autora, a compreenso e a explicitao dessas construes culturais possibilitam que os diferentes grupos sociais, particularmente os subalternizados, reconstruam o valor positivo de suas culturas e experincias especficas ressignificandoas, uma vez que tais processos pem em xeque a pretensa neutralidade e universalidade das normas, tornando cada vez mais difcil utiliz-las para legitimar os jogos de sujeio e dominao. O conceito de pluriculturalidade sugere, por sua vez, conforme Walsh (2001:6), uma pluralidade histrica e atual, em que vrias culturas convivem em um espao territorial e, juntas, fazem uma totalidade nacional. Para esta autora, a sutil diferena entre os significados de multiculturalidade e pluriculturalidade est no fato de que o primeiro indica uma coleo de culturas discretas e organizadas de forma justaposta, enquanto o segundo destaca a pluralidade entre e dentro das prprias culturas em um mesmo espao territorial, mesmo que sem uma interao equitativa. Pode-se interpretar, conforme Mignolo ( 2011: 243; 249-250), que subjacente s concepes de multiculuralismo e pluriculturalismo como implementadas desde uma tica neo-liberal em territrios marcados pela experincia colonial existiria uma 'tica discursiva' que argumenta em favor do reconhecimento da diferena e da incluso do outro, mas tambm que "o reconhecimento benevolente e a incluso pressupem que aqueles/as a serem includos/as no tm muito a dizer sobre a forma como so reconhecidos/as e includos/as" (MIGNOLO, 2011:243). Neste sentido, a 'tica discursiva' prope um espao abstrato e universal desde o qual se reconhecem as diferenas e onde precisamente estas so ou podem ser includas. Trata-se, na verdade,

Esta e todas as outras tradues de citaes neste texto so de minha autoria.

da tolerncia da diversidade que, de forma alguma, restitui a secular histria de usurpaes imputadas aos grupos hierarquicamente posicionados em condio de inferioridade. Alm disto, destaca o autor (MIGNOLO, 2012:213), as diferenas entre as concepes de muliculturalismo e interculturalidade nas Amricas so histricas, uma vez que o primeiro se refere s transformaes sociais geradas pela migrao massiva do Terceiro ao Primeiro Mundo (i.e. para os EUA), assim como pelas transformaes internas geradas por movimentos de Direitos Civis, enquanto a genealogia do segundo encontra-se inextricavelmente nas relaes intertnicas entre povos indgenas, africanos e afrodescendentes e europeus e seus descendentes, fundadas desde o colonialismo. Nesta direo, conforme Fleuri (2004: 15), o adjetivo intercultural, por sua vez, utilizado em diferentes contextos para indicar realidades e perspectivas muitas vezes incongruentes entre si, como, por exemplo, reduzindo-o ao significado de relao entre grupos folclricos; ampliando-o de modo a compreender o diferente que caracteriza a singularidade e a irrepetibilidade de cada sujeito humano; ou mesmo como sinnimo de mestiagem. O autor destaca, no entanto, que a noo deve ser inserida no contexto de movimentos sociais e educacionais que propem a convivncia democrtica entre diferentes grupos e culturas, em mbito nacional e internacional, na busca de referenciais epistemolgicos pertinentes. Assim, o trabalho intercultural busca contribuir com a superao de atitudes de medo e de indiferente tolerncia frente ao outro, construindo atitudes positivas frente pluralidade social e cultural. Conforme o autor, "trata-se na realidade, de um novo ponto de vista baseado no respeito diferena, que se concretiza no reconhecimento da paridade de direitos" (FLEURI, 2004: 14). Neste sentido, a noo de interculturalidade se distingue das de

multiculturalidade e pluriculturalidade, no s pela forma como concebe a diversidade cultural como tambm ao estabelecer uma forma de nela atuar. Vallescar Palanca (2001: 121) destaca que, apesar das inequvocas relaes entre essas noes, ideia de interculturalidade subjaz a relao entre culturas histricas, originrias e comunicveis entre si, bem como s consequncias e repercusses dessas relaes. Desta forma, para Walsh (2001: 6), a interculturalidade diferente pois se refere s complexas relaes entre grupos humanos, conhecimentos e prticas culturais diferentes, partindo do reconhecimento das assimetrias sociais, econmicas, polticas e de poder e das condies institucionais que limitam o 'outro' em se tornar sujeito com identidade, diferena e agncia. A autora enfatiza que a interculturalidade busca se constituir como uma forma de relao e articulao social entre pessoas e grupos culturais diferentes, articulao essa que no deve supervalorizar ou erradicar as diferenas culturais, nem criar necessariamente identidades mescladas ou mestias, mas
5

propiciar uma interao dialgica entre pertencimento e diferena, passado e presente, incluso e excluso e controle e resistncia, pois nestes encontros entre pessoas e culturas, as assimetrias sociais, econmicas e polticas no desaparecem (WALSH, 2001: 8-9). Vallescar Palanca (2001: 116) destaca o contexto internacional de emergncia da noo de interculturalidade. Segundo a autora, entre os aspectos confluentes que impem a compreenso da interculturalidade como um imperativo e signo da contemporaneidade destacam-se a constatao crescente da integrao dos pases a partir da diversidade dos grupos culturais, lingusticos, tnicos e religiosos; uma maior conscincia e sensibilizao quanto pluralidade cultural; os movimentos de descolonizao; a globalizao neoliberal; o repdio social e jurdico do racismo e da xenofobia; o reconhecimento internacional dos direitos humanos, que incluem os direitos sociais e culturais de todos os povos; as grandes migraes e as mudanas por elas produzidas; a reativao dos nacionalismos; a organizao dos Estados em unidades supranacionais e os efeitos culturais produzidos pelo fluxo constante de informao, dos meios de comunicao e do transporte. Para a autora, inerente concepo o rechao a toda inteno de definio especulativa e restritiva e tendncia globalizadora e unificadora e prope que
[a] interculturalidade representa um avano em relao ao multiculturalismo no sentido de que este, no geral, se refere presena, em um mesmo lugar, de culturas distintas, que no esto, necessariamente, em relao, ou estariam em relaes conflitivas. Como o multiculturalismo pretende defender a liberdade e a igualdade das culturas, exige unicamente uma atitude de respeito e tolerncia, reivindicando, como atitude complementar, a necessidade de reconhecimento. A interculturalidade, por sua vez, independentemente da forma de governo que se prefira, exige no s o respeito ou o reconhecimento, como tambm o direito de cada membro de oferecer sua contribuio particular (VALLESCAR PALANCA, 2001: 121).

Dentre os descritores apresentados por Vallescar Palanca (2001: 124-125) para a definio de interculturalidade, trs destacam-se como particularmente relevantes. Segundo a autora, a interculturalidade se apresenta como um avano na forma de conceber a diversidade cultural e de nela atuar devido s dimenses dialgica, conflitiva e libertadora a que se prope. Assim, conforme a autora, a interculturalidade faz uma clara aposta pelo dilogo e se funda em dois princpios, o da coexistncia dialgica, relacional, do ser humano, que se irradia para outros aspectos, a partir da qual todo ato de perceber, pensar, sentir e atuar se realizam em relao a algo ou algum, o que significa assumir a centralidade do dilogo para ascender a uma determinada relao, inter ou
6

intracultural e o da originalidade de cada cultura, o que implica a negao de atitudes de dominao, converso e imposio de modos de ser e pensar. Desta forma, a interculturalidade deve ser compreendida como o nome de uma atitude ou enfoque filosfico que apesar de reconhecer seus centros, busca ir alm de todo centrismo (VALLESCAR PALANCA, 2001: 22). Tendo como referncia a Amrica Latina, Moya (2007: 247) destaca que a noo de interculturalidade emerge nos anos de 1970 e se desenvolve com novas nuances a partir dos anos 1980. Conforme a autora, a noo de interculturalidade surge ligada ao desenvolvimento da educao escolar indgena, para qualificar as novas modalidades educativas bilngues. Em decorrncia, os movimentos indgenas se apropriam dessa noo e a ampliam para demandarem outros direitos como o de sade, de um meio ambiente saudvel e seguro, alimentao adequada, proteo e desenvolvimento de seus conhecimentos e gerncia de seus recursos naturais e sociais, entre outros. A autora situa como antecedentes do conceito de interculturalidade as noes de biculturalidade ou biculturalismo, que, por sua vez, tambm surgiram juntamente com propostas de educao indgena. Neste contexto, a ideia de biculturalismo era vista como a contraparte do bilinguismo, implicando o manejo de dois sistemas culturais. A autora adverte, no entanto, que a proposio do biculturalismo, na prtica, esteve intrinsecamente relacionada polticas de transio e assimilao cultural. A adoo da concepo de interculturalidade, em detrimento de biculturalidade, ganhou fora no contexto latino-americano, conforme informa Aikman (1999: 19), em encontro sobre educao na Amrica Latina e Caribe, realizado pela UNESCO, em 1983, em que considerou-se mais apropriado o conceito de interculturalidade, por referir-se a situaes nas quais as pessoas pertencem a uma cultura e podem adquirir habilidades para atuarem em outros contextos culturais, ao passo que o conceito de biculturalidade, foi criticado por implicar a atuao em dois sistemas culturais distintos simultaneamente e num mesmo nvel, o que seria "particularmente inapropriado no caso dos povos indgenas, para quem as duas culturas no so apenas fundamentalmente diferentes, como tambm antagnicas" (AIKMAN, 1999: 19). Conforme informa Moya (2007: 247), na Amrica Latina, o conceito de interculturalidade como desenvolvido por pensadores e pelos movimentos sociais, especialmente a partir dos anos de 1980, fez parte de um debate mais amplo sobre as relaes entre etnia e classe, entre etnia, classe e nao, etnodesenvolvimento e desenvolvimento endgeno e envolve, inevitavelmente, as relaes estabelecidas entre
7

os povos indgenas, como povos originrios e historicamente usurpados de seus direitos, e a sociedade no-indgena, cujos valores e atitudes frente diversidade sociocultural sempre estiveram marcados pela ideologia colonizadora. Neste sentido Moya (2004 apud MOYA, 2007: 247) assume que, desde a Amrica Latina, o conceito de interculturalidade
nos remete diversidade tnica, aos particularismos culturais e s formas em que essas relaes atuam na convivncia social. Todavia, as prticas sociais que se fundamentam nesta noo devem ter uma orientao teleolgica, destinada consecuo de uma maior equidade entre os povos que coexistem num mesmo cenrio.

Alb (2005: 47-48), um dos pensadores referenciais das relaes interculturais na Amrica Latina, define a interculturalidade como qualquer relao entre pessoas ou grupos sociais de culturas diferentes e, por extenso, as atitudes de pessoas e grupos de uma cultura referentes s pessoas e aos elementos de outra cultura. De acordo com o autor, as relaes interculturais so negativas quando levam destruio, assimilao ou diminuio do que diferente e positivas quando levam ao respeito e ao enriquecimento mtuo, a partir de um intercmbio enriquecedor. Tubino (2004), tambm a partir do contexto latino-americano, adverte que o conceito de interculturalidade deve ser tomado desde uma perspectiva crtica, especialmente num contexto de luta por direitos historicamente negados, como o caso nas relaes estabelecidas entre os diversos povos indgenas brasileiros com a sociedade no-indgena. Esta postura crtica em relao ao reconhecimento das relaes entre diferentes culturas necessria, em suas palavras, porque
as diferenas entre o interculturalismo funcional e o interculturalismo crtico so substantivas. O ponto de partida e a intencionalidade do interculturalismo crtico radicalmente diferente. Enquanto o interculturalismo neoliberal busca promover o dilogo sem tocar nas causas da assimetria cultural, o interculturalismo crtico busca suprimilas. [...] Para tornar o dilogo real, h que se comear por visibilizar as causas do no dilogo. Em outras palavras, h que se comear por identificar e tomar conscincia das causas contextuais de sua inoperncia. H que se comear por recuperar a memria dos excludos, por visibilizar os conflitos interculturais do presente como expresso de uma violncia estrutural mais profunda, gestada ao longo de uma histria de desencontros e postergaes injustas (TUBINO, 2004).

Aikman (1999: 20) tambm destaca a possibilidade de a concepo intercultural encobrir conflitos gerados por relaes desiguais de poder entre culturas distintas ao reconhecer a distino entre o interculturalismo assimtrico e o interculturalismo igualitrio. Conforme a autora, o primeiro perpetua a estrutura de poder baseada nas
8

relaes hierrquicas entre os diferentes grupos culturais, gerando, na melhor das hipteses, a assimilao forada, enquanto o segundo implica a prpria transformao das relaes verticais de poder e a construo de novos sistemas polticos baseados na participao significativa e consensual como oposio ao autoritarismo, ao dogmatismo e ao etno(anglo-euro)centrismo. Fornet (2000 apud TUBINO, 2004) reconhece ainda que quando se busca o estabelecimento de relaes interculturais igualitrias, uma primeira e fundamental atitude localizar o dilogo entre diferentes grupos culturais num contexto sciohistrico e poltico mais amplo. Segundo o autor,
[n]o h, por isso, que se comear pelo dilogo, mas com a pergunta sobre as condies do dilogo. Ou, dito com maior exatido, h que se exigir que o dilogo entre as culturas seja, de incio, um dilogo sobre os fatores econmicos, polticos, militares, etc., que condicionam atualmente o intercmbio franco entre as culturas da humanidade. Esta exigncia imprescindvel atualmente para que no se caia na ideologia de um dilogo descontextualizado, que favoreceria apenas aos interesses da civilizao dominante ao no considerar a assimetria de poder que reina hoje no mundo.

Considerando a concepo de interculturalidade apresentada, na seo seguinte busca-se delinear pontos importantes quanto sua implementao na educao, com especial nfase na educao bilngue destinada aos povos indgenas brasileiros. No contexto dos pases da Amrica Latina, alguns pontos convergentes de propostas de educao bilngue intercultural podem ser delineados, especialmente no que se refere interseo das concepes de cultura, diversidade cultural e educao, para a busca por relaes tnicas mais igualitrias, desestabilizao de relaes coloniais de poder que se manifestam tanto no mbito do ser como no do saber (QUIJANO, 2000) e, de maneira geral, possibilidade de melhores condies de vida. Enfatiza-se, no entanto, que o apontamento que se segue de aspectos que caracterizam propostas de educao bilngue intercultural se pauta na sua maior parte em proposies e expectativas, ou seja, no que se acredita que deva compor tais propostas, com base no que se fez/faz em pases da Amrica Latina e tambm no Brasil j que, conforme Walsh (2010), a implementao de propostas pautadas na interculturalidade crtica ainda um devir necessrio.

2. A interculturalidade na educao: nova dimenso para o ensino escolar bilngue destinado aos povos indgenas Conforme informa Azibeiro (2003: 91-92), as primeiras formulaes sobre educao intercultural encontram-se ligadas ao documento da UNESCO, Declarao sobre raa e sobre preconceitos raciais, de 1978, em que compreendida como uma condio estrutural necessria para as relaes entre as diferentes culturas nas sociedades multiculturais. Desde ento, em diferentes regies do mundo, surgiram diversas iniciativas, tanto governamentais como no governamentais, com distintas orientaes poltico-ideolgicas para a educao intercultural. Assim, da mesma forma como a noo de interculturalidade concebida localmente de maneira distinta, ou seja, atrelada a fatores scio-histricos, polticos, econmicos e culturais especficos, tambm sua implementao na educao adquire diferentes nuances a depender de suas especificidades situadas. Segundo Azibeiro (2003), na Amrica do Norte a educao intercultural enfatiza a convivncia entre mltiplas culturas; na Europa o debate constitui-se a partir da insero de imigrantes estrangeiros nos sistemas de ensino e no mercado de trabalho e, na Amrica Latina, de maneira geral, associa-se formulao de propostas de educao bilngue, buscando valorizar as relaes intertnicas, especialmente entre populaes indgenas e no-indgenas. Nos pases da Amrica Latina, de acordo com Fleuri (2003: 21), as propostas de trabalho intercultural surgiram principalmente a partir da emergncia das identidades indgenas na luta pela defesa de seus direitos polticos e culturais, especialmente no que se refere aos territrios ancestrais e revalorizao de suas lnguas atravs de programas educativos adequados. Essas propostas visaram substituir a tendncia bicultural da educao destinada aos povos indgenas, pautada em um carter compensatrio com finalidade homogeneizante. De acordo com Lpez (2009: 11), esta mudana de orientao nas polticas educativas dos pases latino-americanos em finais dos anos 1970 e incio dos 1980 ocorreu, principalmente, como o resultado das crescentes demandas e da participao poltica ativa de lideranas indgenas, intelectuais, professores e professoras, visando novos objetivos e metas para a educao bilngue destinada aos povos indgenas. Neste contexto, segundo o autor, lideranas indgenas, muitas das quais alunos e alunas dos primeiros projetos de educao bilngue de transio de cunho assimilacionista, passaram a exigir mais e melhor ateno s suas lnguas e culturas e, estrategicamente, a situar a cultura indgena como um recurso poltico para obterem mais visibilidade e
10

participao em seus pases, desafiando, assim, a concepo clssica de Estado-nao unitrio e homogneo, buscando sua transformao atravs de relaes intertnicas mais igualitrias. Para Lpez (2009: 12), a adoo de uma orientao de manuteno e desenvolvimento para polticas pblicas, dentre elas as educativas, para os povos indgenas, assim como a adoo de uma aspirao intercultural so resultados dessa mudana ideolgica. Salinas e Nez (2001: 239) destacam que, no contexto latino-americano, as concepes sobre cultura, diversidade cultural e educao, cuja interseo fundamenta a educao bilngue intercultural, passaram a embasar modelos e prxis educacionais distintos e a abrir um verdadeiro leque de possibilidades, com matizes e caractersticas prprios provenientes dos contextos especficos em que so desenvolvidos. Segundo os autores, muito embora se reconhea a variedade de situaes em que a educao bilngue intercultural implementada, pode-se afirmar que nas diversas experincias os seguintes aspectos so enfatizados em maior ou menor grau:
1. O mecanismo da negociao entre a cultura particular e a educao para assegurar a sobrevivncia dos grupos culturais em um contexto no qual a sociedade envolvente promove a assimilao cultural; 2. O mecanismo da resistncia cultural e a assuno do conflito social para a redefinio contnua do poder tnico social dos diferentes povos, em uma trama de interesses sociais diferenciados, na qual a concretizao dos seus direitos civis e culturais corresponde utilizao de distintas estratgias que pem em prova as possibilidades de poder; 3. O mecanismo que, partindo da resistncia e do conflito, afirma a identidade diversa na perspectiva de construir um poder alternativo distinto ao gerado pelos setores dominantes da sociedade especfica na qual est identidade se processa (SALINAS & NEZ, 2001: 239, destaques no original).

Outra caracterstica compartilhada pelos diferentes projetos educativos especficos para populaes indgenas latino-americanas que, a partir da concepo intercultural, ao aspecto lingustico aditivo da educao bilngue soma-se o fortalecimento da identidade prpria e da cultura de referncia imediata da populao indgena, que passa a ser a base das propostas de educao bilngue intercultural. Esta mudana amplia e aprofunda o escopo da educao bilngue, pois passa a ter como fundamento o valor particular de cada cultura como um todo e a buscar no mais a assimilao ou integrao indgena sociedade nacional, mas a afirmao e a valorizao das diferentes culturas para relaes de poder menos assimtricas e
11

cooperativas com as sociedades no-indgenas. Nesta direo, a adoo de uma atitude intercultural na educao bilngue assume dimenses e implicaes polticas e deve se refletir em todos os mbitos referentes a programas de ensino escolar e de formao docente destinados aos povos indgenas. Como sintetizam Lpez e Sichra (2006: 138, destaque no original),
[d]entro das variadas interpretaes de interculturalidade, a que queremos resgatar como opo de poltica educativa a que transforma as relaes entre sociedades, culturas e lnguas a partir de uma perspectiva de equidade, de pertencimento e de relevncia curricular. Enquanto estratgia pedaggica, a educao intercultural bilngue um recurso para a construo de uma pedagogia diferente e significativa em sociedades pluriculturais e multilinguais. A respeito de seu enfoque metodolgico, a educao intercultural bilngue enfatiza a necessidade de se repensar a relao entre conhecimento, lngua e cultura, na sala de aula e na comunidade, para considerar os valores, saberes, conhecimentos, lngua e outras expresses culturais como recursos que no s respeitem a diversidade, mas que assegurem uma igualdade de oportunidades para esses mundos postergados, ignorados e espoliados em nome da liberdade de mercado.

Para Lpez (2009: 11), torna-se, assim, fundamental que a educao seja enraizada na cultura, na lngua, nos valores e vises de mundo, assim como nos sistemas de conhecimentos prprios de cada grupo, mas que seja receptiva a outros valores e conhecimentos. O objetivo maior da educao bilngue intercultural seria, ento, "aprender a viver junto, desde que os sistemas de conhecimentos, padres de civilizao, culturas e lnguas sejam vistos em complementaridade recproca e no de uma perspectiva de segregao ou oposio". Tambm a incorporao dos conhecimentos indgenas como base fundamental do currculo bilngue intercultural se impe, neste contexto, como uma das principais formas de enfrentamento dos processos scio-histricos, polticos e culturais que, ao longo de sculos e, especialmente atravs da educao escolar, resultou e ainda tem resultado num verdadeiro epistemicdio, pautado na afirmao dos mitos da superioridade e da universalidade epistemolgica do pensamento anglo-europeu moderno/colonial e na desqualificao e no extermnio de formas diferenciadas de conhecimentos (MIGNOLO, 2011). No que se refere ao conhecimento indgena como base para o currculo bilngue intercultural, Aikman (1996) destaca a necessidade de se considerarem as particularidades culturais e epistemolgicas de cada grupo indgena, a fim de que se evite a tendncia homogeneizao ou que o currculo bilngue intercultural torne-se apenas
12

uma adaptao do currculo nacional oficial, atravs da incorporao de aspectos isolados de suas culturas materiais. Assim, segundo a autora,
importante destacar que no h um nico corpo coerente de conhecimento indgena. Os povos indgenas no apresentam uma nica alternativa epistemolgica e ontolgica homognea ao paradigma educacional ocidental encontrado nas escolas. Pelo contrrio, apresentam um panorama diverso de filosofias e vises de mundo. Mesmo que os povos indgenas apresentem pontos de contato entre si em termos de demandar reconhecimento pelos direitos aos territrios ancestrais, por liberdade cultural e autodeterminao (porque compartilham padres comuns de colonizao e se juntam para resistir a eles), cada povo tem um corpo de conhecimento e epistemologia que formam a base de suas identidades distintas (AIKMAN, 1996: 158).

O currculo bilngue intercultural deve buscar, ainda, incorporar conhecimentos produzidos pela sociedade no-indgena que, sob deciso dos diferentes povos e comunidades indgenas, sejam importantes para sua sobrevivncia em arenas de interao intercultural. Walsh (2000: 17) destaca que, diante da necessidade de fazer dialogar conhecimentos provenientes de culturas e de posies de poder diferentes, o currculo bilngue intercultural, assim como todos os processos e aes a ele relacionados, deve buscar traduzir-se e afirmar-se em espaos intermedirios de encontro e confronto, de identidade e alteridade, e no, simplesmente, se reduzirem-se polaridade entre o prprio e o alheio. Nesta direo, Santos (2008: 152) enfatiza que a perspectiva intercultural permite o reconhecimento da existncia de sistemas de saberes plurais, alternativos cincia moderna ou que com ela se articulam em novas configuraes de conhecimentos, fenmeno que o autor concebe como uma ecologia de saberes (op. cit.: 154), definida como
um conjunto de epistemologias que partem da diversidade e da globalizao contra-hegemnicas e pretendem contribuir para as credibilizar e fortalecer. Assentam em dois pressupostos: 1) no h epistemologias neutras e as que clamam s-lo so as menos neutras; 2) a reflexo epistemolgica deve incidir no nos conhecimentos em abstracto, mas nas prticas de conhecimento e seus impactos noutras prticas sociais. Quando falo de ecologia de saberes, entendo-a como ecologia de prticas de saberes.

13

De maneira geral, acredita-se, o currculo bilngue intercultural das escolas indgenas deve promover meios de abarcar a ecologia de saberes provenientes das relaes interculturais nas quais atuam os povos indgenas brasileiros contemporneos, para que se construa
um modo verdadeiramente dialgico de engajamento permanente, articulando as estruturas do saber moderno/cientfico/ocidental s formaes nativas/locais/tradicionais de conhecimento. O desafio , pois, de luta contra uma monocultura do saber, no apenas na teoria, mas como uma prtica constante do processo de estudo, de pesquisaao (SANTOS, 2008: 154).

Precisamente no que se refere ecologia de saberes, a concepo de interculturalidade se converte em projeto decolonial, pois, conforme Mignolo (2010, 2011) e Tlostanova e Mignolo (2012), o dilogo intercultural deve ser concebido como dilogo inter-epistmico, refutando qualquer pretenso de universalidade e totalidade e mesmo se desligando da matriz colonial de poder que, ao hierarquizar raas, posicionou assimetricamente os diferentes conhecimentos e modos de pensar dos povos colonizados. O dilogo inter-epistmico decolonial porque pe em relevo formas outras de pensamento e conhecimento, no como algo antigo ou folclrico, mas como formas vlidas de conceber, compreender e atuar no mundo presente. Como se pode perceber, a educao bilngue intercultural busca ir muito alm dos aspectos lingusticos que se impem educao escolar em contextos nos quais grupos humanos pertencentes a ao menos duas culturas com diferentes lnguas esto em

interao. No entanto, faz-se importante destacar que as relaes entre as lnguas indgenas e as lnguas no-indgenas, bem como seus diferentes papis sociais, continuam sendo um dos pontos fundantes desta concepo de educao. No que se refere especificamente ao papel e s relaes das/entre as lnguas na educao escolar, Lpez (2009: 13) informa que a dimenso intercultural propicia, ou mesmo impele, aos modelos de educao escolar bilngue a possibilidade de mudana da orientao bilngue de transio para o ensino bilngue de manuteno e deste para o bilinguismo de enriquecimento, concepes que, por sua vez, pressupem a valorizao e a afirmao das lnguas indgenas como fonte de conhecimento e como meio de instruo e no mais como uma ponte necessria para a aquisio da lngua e de aspectos culturais no-indgenas hegemnicos. Como explica o autor, (LPEZ, 2009:14) na educao bilngue intercultural orientada para a manuteno e desenvolvimento, as lnguas indgenas so abordadas a
14

partir de uma dupla perspectiva, como um meio de instruo e como um fim em si mesmo, ou seja, a lngua indgena usada em todas as reas do currculo, implicando muito mais do que o ensino de lnguas. Ao mesmo tempo, as lnguas so ensinadas como reas de conhecimento, visando o bilinguismo aditivo. A partir desta orientao, as lnguas so (ou devem ser) abordadas durante todos os nveis de ensino e o resultado esperado o bilinguismo social sustentvel. Os projetos educativos que assumem esta orientao so direcionados especificamente para as populaes indgenas. A educao intercultural orientada pelo bilinguismo de enriquecimento, apesar de os princpios e objetivos serem basicamente os mesmos da educao bilngue intercultural de manuteno e desenvolvimento, prope que as lnguas indgenas sejam abordadas, como meio de instruo e como rea de conhecimento especfico, no s em escolas indgenas, mas em todo o sistema educativo escolar oficial, incluindo populaes indgenas urbanas e mesmo a populao no-indgena. Neste caso, visa-se ao bilinguismo para toda a populao de um territrio multicultural e multilngue e a interculturalidade fomentada numa via de mo dupla. No contexto latino-americano, a proposio legal e a implementao de programas orientados pelo bilinguismo de enriquecimento seria uma etapa necessria, porm ainda em devir. Nesta direo, posturas crticas tm destacado a necessidade da implementao do que vem sendo chamado na Amrica Latina de interculturalidade para todos/as, pautadas no argumento bsico de que, conforme destaca Kaltmeier (2010:7) s se podem iniciar processos interculturais se a sociedade dominante tambm mudar. Nesta mesma linha argumenta o lder mapuche Adolfo Millabur:
Outra coisa de que sempre se fala e que ultimamente tem tambm se transformado em uma moda, para que se tenha presente, a educao intercultural. Quem tem de aprender ou quem tem de fazer educao intercultural? Quem, acreditam vocs? Acredito que aos mapuches j os obrigaram h muito a fazer educao intercultural [...]. Porque de nada serve que ns estejamos muito convencidos do que somos, do que fazemos, se a contraparte est ignorante, distante e indiferente sobre o que a realidade de nosso povo. Sinto que a educao intercultural tem de ir em direo no apenas das comunidades, ou aos mapuches, como tambm ao outro lado (apud KALTMEIER, 2010: 7).

Desde o contexto brasileiro, Maher (2007) enfatiza o cuidado necessrio ao planejamento de programas educacionais pautados no respeito s especificidades lingustico-culturais de grupos minoritrios, com especial nfase aos indgenas brasileiros. A autora pe em debate a medida em que tais programas, bem como as
15

pesquisas acadmicas e assessorias a eles relacionados, colaboram efetivamente com grupos minorizados, visto que o empoderamento desses grupos depende no apenas de seu fortalecimento poltico ou da existncia de legislaes a eles favorveis, mas tambm da educao do seu entorno (op. cit. 255). Segundo a autora,
[...] no basta as minorias brasileiras [...] terem conscincia de seus direitos para que o cenrio de opresso lingustico-cultural em que vivem seja, na prtica, no varejo, no cotidiano, modificado. Da o meu desconforto com o modo como o termo empoderamento vem sendo, em muitas situaes, utilizado. Creio que os termos politizao ou fortalecimento poltico dos grupos sociais destitudos de poder traduzem melhor o que buscamos com nossas pesquisas e aes educativas. Porque o empoderamento de grupos minoritrios , pareceme, decorrncia de trs cursos de ao: (1) de sua politizao; (2) do estabelecimento de legislaes a eles favorveis; e (3) da educao do seu entorno para o respeito diferena. A politizao apenas um dos alicerces um alicerce absolutamente necessrio, mas no suficiente , quando se pensa a arquitetura de projetos emancipatrios para eles voltados. Sem que o entorno aprenda a respeitar e a conviver com diferentes manifestaes lingusticas e culturais, mesmo que fortalecidos politicamente e amparados legalmente, estou convencida de que os grupos que esto margem do mainstream no conseguiro exercer, de forma plena, sua cidadania (MAHER, 2007: 257-258).

Na esteira de suas consideraes, Maher (2007) enfatiza ainda o fato de que, sendo a escola indgena uma decorrncia do contato com a sociedade envolvente, a concepo intercultural deve ser entendida como esteio, como sua prpria razo de ser, pois, conforme a autora, neste contexto a interculturalidade no pode ser compreendida "como plus, como um enriquecimento, como um bnus, porque o investimento no estabelecimento do dilogo, na capacidade de resoluo do conflito intercultural, o alicerce, o que justifica mesmo a existncia desta escola" (MAHER, 2007: 258). 3. Consideraes finais O objetivo principal desta reviso sobre o conceito de interculturalidade e das proposies acerca de sua implementao na arena educacional , para alm de colaborar com sua compreenso e difuso, o de ressaltar a importncia da mudana de enfoque sobre as relaes que se estabelecem entre grupos culturais diferentes em contextos de assimetria poltica, social e econmica. Precisamente por terem sido posicionados numa escala racial inferiorizante, os povos indgenas foram usurpados de todos os seus direitos bsicos sob a retrica colonial da salvao e da civilizao e impedidos durante sculos de exercerem suas cosmovises,
16

nelas includas suas lnguas e seus conhecimentos. A implementao da concepo intercultural na educao escolar, desde uma perspectiva crtica e 'para todos/as', assume um carter decolonial urgente para que sejam repensadas as bases sobre as quais se do as relaes entre grupos culturais diferentes estabelecidas desde a colonizao, pois como prope Walsh (2009: 89),
ao partir do problema estrutural-colonial-racial e dirigir-se transformao de estruturas, instituies e relaes sociais e construo de condies radicalmente distintas, a interculturalidade crtica - como prtica poltica desenha um caminho muito diferente, que no se limita s esferas polticas, sociais e culturais, mas tambm ao cruzamento com as do saber, do ser e da prpria vida. Ou seja, se preocupa tambm por/com a excluso, negao e subalternizao ontolgica e epistmico-cognitiva dos grupos e sujeitos racializados pelas prticas - de desumanizao e subordinao de conhecimentos - que privilegiam uns sobre outros, 'naturalizando' a diferena e ocultando as desigualdades que se estruturam e se mantm em seu interior. Alm disso, se preocupa com os seres e saberes de resistncia, insurgncia e oposio que persistem apesar da desumanizao e da subordinao.

De forma geral, como se percebe, a concepo de interculturalidade, no s na arena educacional, mas nas prprias relaes cotidianas que se estabelecem entre grupos culturalmente diferentes, pe em relevo a necessidade de se vivenciar um princpio bsico da convivncia humana, a da predisposio franca ao respeito mtuo e ativo por formas de vida, de pensar e de conhecer historicamente subjugadas e silenciadas e, principalmente, com elas aprender.

Referncias Bibliogrficas AIKMAN, S. The globalisation of intercultural education and an indigenous Venezuelan response. In: Compare: a journal of Comparative Education, vol. 26, issue 2, jun., 1996, p. 153-168. AIKMAN, S. Intercultural education and literacy: an ethnographic study of indigenous knowledge and learning in the Peruvian Amazon. Philadelphia: John Benjamins Publishing Co., 1999. ALB, X. Cultura, interculturalidade, inculturao. Traduo: Yvonne Mantoanelli. So Paulo: Edies Loyola, 2005. AZIBEIRO, N. E. Educao intercultural e complexidade: desafios emergentes a partir das relaes em comunidades populares. In: FLEURI, R. M. (org.). Educao intercultural: mediaes necessrias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 85-107.
17

FLEURI, R. M. Prefcio: O desafio da transversalidade e da reciprocidade entre culturas na escola. In: PADILHA, P. R. Currculo intertranscultural: novos itinerrios para a educao. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004, p. 13-18. FLEURI, R. M. Intercultura e educao. In: Revista Brasileira de Educao, n. 23, mai/ago, 2003, p.16-35. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a02.pdf, acesso em fevereiro de 2011. FREIRE, J. R. B. Trajetria de muitas perdas e poucos ganhos. In: Educao escolar indgena em terra Brasilis: tempo de novo descobrimento. Rio de Janeiro: IBASE, julho de 2004, p. 11-31. KALTMEIER, O. Educacin intercultural y polticas de identidad. In: STRBELEGREGOR, J.; KALTMEIER, O.; GIEBELER, C. (comps.). Construyendo

interculturalidad: Pueblos indgenas, educacin y polticas de identidad na Amrica Latina. Eschborn: GTZ/ZIF, 2010, p. 03-08. Disponvel em:

http://www.gtz.de/de/dokumente/sp-pueblos-indigenas-construyendointerculturalidad.pdf, acesso em fevereiro de 2011. LPEZ, L. E. Reaching the unreached: indigenous intercultural bilingual education in Latin America. Background study for Education For All Global Monitoring Report. Paris: UNESCO, 2009. Disponvel em:

http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001866/186620e.pdf, acesso em fevereiro de 2011. LPEZ, L. E.; SICHRA, I. Educao em reas indgenas da Amrica Latina: balanos e perspectivas. In: HERNAIZ, I. (org.). Educao na diversidade: experincias e desafios na educao intercultural bilngue. Braslia: Unesco, Secad/MEC; Buenos Aires: IIPE, 2006. p. 126-152. MAHER, T. M. A educao do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN, A. B.; CAVALCANTI, M. C. (orgas.). Lingustica aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007, p. 255-270. MIGNOLO, W. D. Desobediencia epistmica: retrica de la modernidad, lgica de la colonialidad y gramtica de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del signo, 2010. MIGNOLO, W. D. The darker side of Western Modernity: global futures, decolonial options. Durham/London: Duke University Press, 2011. MOYA, R. Formacin de maestros e interculturalidad. In: CUENCA, R.; NUCINKIS, N.; ZAVALA, V. (comps.). Nuevos maestros para Amrica Latina. Madrid: Morata, 2007, p. 229-258.
18

NASCIMENTO, A. M. Portugus Intercultural: Fundamentos para a educao lingustica de professores e professoras indgenas em formao superior especfica numa perspectiva intercultural. Mnchen: Lincom Academic Publishers, 2012. QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y Amrica Latina. In: LANDER, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000a, p. 193-238. SALINAS, S. C.; NEZ, J. M. J. Diversidad cultural, educacin y democracia: etapas en la construccin de la educacin indgena en Amrica Latina. In: Educao & Sociedade, ano XXII, n 75, ago., 2001, p. 235-274. SANTOS, B. S. Agramtica do tempo: para uma nova cultura poltica. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2008. TLOSTANOVA, M. V.; MIGNOLO, W. D. Learning to unlearn: decolonial reflections from Eurasia and the Americas. Columbus: The Ohio State University Press, 2012. TUBINO, F. Del interculturalismo funcional al interculturalismo crtico. In: SAMANIEGO, M.; GARBARINI, C. G. (Comps.). Rostros y fronteras de la identidad. Temuco: Universidad Catlica de Temuco , 2004, pp.151-164. Disponvel em: http://www.pucp.edu.pe/ridei/pdfs/inter_funcional.pdf, acesso em maro de 2010. VALLESCAR PALANCA, D. Consideraciones sobre la interculturalidad y la educacin. En: HEISE, M. Interculturalidad, Creacin de un concepto y desarrollo de una actitud. Artculo editado y compilado, en el marco del Programa FORTE-PE - MINEDUC, Convenio PER/B7 Lima - 2001. Lima, Per: Inversiones Hatuey S.A.C., 2001. pp. 115136. Disponvel em: http://interculturalidad.org/numero03/2_03.htm, acesso em dezembro de 2008. WALSH, C. Propuesta para el tratamiento de la interculturalidad en la educacin. Documento Base. Lima, Per, 2000. Disponvel em:

http://red.pucp.edu.pe/ridei/buscador/files/inter63.PDF, acesso em fevereiro de 2011. WALSH, C. Interculturalidad en la educacin. Programa FORTE-PE. Ministrio de Educacin. Lima. 2001, p.3-11. Disponvel em:

http://www.cepis.org.pe/tutorialin/e/lecturas/walsh.pdf, acesso em novembro de 2010. WALSH, C. Interculturalidad crtica y educacin intercultural. In: VIAA, J.; TAPIA, L.; WALSH, C. Construyendo Interculturalidad Crtica. La Paz: III-CAB, 2010, p. 7596.

19

Anda mungkin juga menyukai