Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Pato Branco


Laboratrio de Fsica Professor Emir Baude

SUPERFCIES EQUIPOTENCIAIS

Laboratrio de Fsica III Curso: Engenharia Eltrica Cdigo: FI23NB Universidade Tecnolgica Federal do Paran Pato Branco

Acadmicos: Eduardo Zyger Turma (B) Gabriel Parizotto Turma (B) Pedro Henrique Turma (B) Viviani de Oliveira Turma (B)

Pato Branco, 25 de junho de 2013

Introduo
O experimento feito visamedir a diferena de potencial eltrico entre dois pontos, traar grficos dassuperfcies equipotenciais resultante do campo eltrico gerado pelos dipolos, bem como representaras linhas de fora decorrentes dessas superfcies. Ainda apresentado o valor calculado do referido campo eltrico e tambm o grfico da ddp.(V) em relao ao deslocamento (x). So utilizados os conceitos de campo eltrico gerado por dipolo eltrico, que vai provocar o aparecimento de um campo eltrico entre os dipolos, sendo que as linhas de campo saem do polo positivo e vo em direo ao negativo [1]. Sobre as linhas de fora, tem-se que tem mesma direo que o campo eltrico (portanto tangencial a ele) e ortogonal as superfcies equipotenciais [1].

Representao da posio dos vetores fora e campo eltrico em relao a uma dada superfcie equipotencial

Define-se superfcie equipotencial como: superfcie onde seus pontos tem o mesmo potencial eltrico [1]. Sejam A, B e C trs pontos distintos numa mesma superfcie equipotencial, ento Va=Vb=Vc. considerado que o mdulo do vetor campo eltrico dado atravs da seguinte demonstrao: F a fora que atua sobre uma carga eltrica q no deslocamento entre estes dois pontos. A fora eltrica realizar um trabalho dWque ser calculado de duas maneiras. Pela mecnica >>>dW = F.ds Pela eletricidade >>>dW = q.dV Igualando os valores obtidos teremos >>> F.ds = q.dV>>> F / q = dV / ds Como F / q = E ento:

E = dV / ds
Assim, E = dV/ds , o mdulo do vetor intensidade de campo eltrico igual taxa de variao dopotencial em relao distncia, ao longo da linha de fora. Quando afirmamos que num determinado ponto de um campo eltrico, onde a intensidade do campo 50V / m, queremos informar que a intensidade do campo a mesma que num campo uniforme ondeo potencial eltrico varia de 50V a cada metro ao longo da linha de fora e que neste ponto atuasobre a carga de 1C uma fora de 50N[1]. Finalizando, para a prtica ento foram usados os materiais indicados nesse relatrio e para linearizar o grfico da ddp. pelo deslocamento da carga usou-se o Mtodo dos Mnimos Quadrados.

Procedimento Experimental
Material Necessrio: . Cuba transparente . Voltmetro; . Soluo Eletroltica; . Fonte de Tenso; . Eletrodos; . Duas folhas de papel sulfite quadriculado 1. - Em uma folha de papel quadriculado, desenhou-se um plano cartesiano com 5 divises nos dois eixos (X,Y) e nos dois sentidos; 2. - Uma cuba de vidro foi colocada sobre o plano cartesiano; 3. - Com a cuba j posicionada sobre o plano, foi colocado dois eletrodos nos pontos 5 e -5 do eixo x; 4. - Fazendo a ligao da fonte de tenso aos eletrodos e um dos fios para medio do voltmetro no comum da fonte, e regulando a mesma para 4,0 V CC, foi colocada a soluo eletroltica na cuba; 5. - Com a ponteira livre do voltmetro foi medida a diferena de potencial entre os eletrodos em 9 pontos ao longo do eixo y=0, anotando os valores encontrados(tabela); 6. - Para a ordenada y = 1,0, foram localizados valores de x que correspondiam aos mesmos potenciais encontrados no item 5. Como o experimento simtrico em relao a y, Os pontos em que o potencial correspondente, foram rebatidos para coordenada negativa de y. Esse mesmo procedimento refeito at a coordenada y=4; 7. - Com os resultados obtidos dos potenciais e suas coordenadas correspondentes, foram unidos os pontos de mesmo potencial e assim formando as linhas equipotenciais. 8. - Sendo o campo eltrico perpendicular a linha equipotencial, foram desenhadas as linhas de campo. 9. - Utilizando a equao,

Foi calculado o campo eltrico sobre o eixo x.

10. - Para finalizar foi construdo um grfico V x X, para o eixo x, calculando a equao da reta, encontrando o coeficiente angular e discutindo o significado fsico do mesmo. Utilizamos a equao

Obs: m o coeficiente angular; y a posio na reta y do ponto escolhido (ponto B); yo a posio na reta y de outro ponto escolhido (ponto A); x a posio na reta x do ponto escolhido (ponto B); e xo a posio na reta x do ponto escolhido (ponto A).

Resultados e Discusso
O grfico que representa a tenso eltrica pela distncia, referente ao eixo x, foi feito manualmente, de acordo com as normas para a elaborao dos relatrios de Fsica, e segue mais frente na seo dos anexos. Os valores registrados no experimento, da tenso eltrica para o eixo x, que vai de -4 a +4, so os seguintes:

Grfico em anexo. Os pontos no grfico formam uma reta, assim como esperado. Mas para a obteno de uma reta mais confivel, que se aproxime ao mximo dos valores condizentes ao experimento, foi utilizado o Mtodo dos Mnimos Quadrados (MMQ) para a sua confeco. De forma mais sucinta, o MMQ consiste basicamente em fazer com que a funo adquira os valores mais prximos possveis dos pontos registrados. Isso faz com que a interpretao do fenmeno fsico se torne mais fcil e precisa.[2] O MMQ fornece algumas informaes, alm dos novos pontos ajustados para o grfico. Por meio deste mtodo, chegou-se equao reduzida da reta:

Onde o valor 2,039 se refere ao coeficiente linear, e a parcela 0,231x relacionada ao coeficiente angular da reta. Esse mtodo fornece tambm o chamado Coeficiente de Determinao, que indica o quanto preciso foi o ajuste da nova reta com relao ao conjunto de todos os pontos do grfico. O dito coeficiente varia entre 0 e 1, sendo menos preciso quando prximo de zero, e mais preciso quando aproximado de 1. [3] O Coeficiente de Determinao para os pontos obtidos para o grfico teve um valor de 0,9950; ou 99,5%, desta forma, sendo extremamente preciso. Por fim, os novos valores ajustados da tenso eltrica com relao ao eixo x, foram:

E assim, a reta de tendncia foi traada.

O coeficiente angular das funes pode indicar algumas caractersticas especficas sobre o assunto estudado. No que se refere ao grfico V x X, o coeficiente angular, tendo o valor de 0,231 est relacionado ao campo eltrico; pode-se chegar a essa concluso comparando o grfico com a relao existente entre o campo eltrico e a diferena de potencial.[4] ESCALA (V) 1,19 1,33 1,58 1,80 2,01 2,20 2,44 2,71 3,09 COORDENADAS (x; y) (-4;0) (-4,3;1) (-3;0) (-3,2;1) (-2;0) (-2;1) (-1;0) (-1;1) (0;0) (0;1) (1;0) (1;1) (2;0) (2,1;1) (3;0) (3,2;1) (4;0) (4,6;1)

(x;y) (x;y) (-4;3) (-4,9;4) (-2,5;3) (-2,9;4) (-1,2;3) (-1,4;4) (0;3) (0;4) (1,4;3) (1,6;4) (2,7;3) (3,2;4) (4;3) (4,9;4) (x;y) (x;y) Grfico em anexo. Por causa do tamanho limitado da cuba no achamos os valores de x, para y= 2;3 e 4, para o valor da ddp. igual a 1,19 V e igual a 3,09 V. Na tabela acima foram encontrados em outras coordenadas as ddps em que utilizamos anteriormente, assim para facilitar e obter as linhas de campo eletrico. Representamos os pontos obtidos e o grfico nos mostra que o as linhas equipotenciais so de forma esfrica para eletrodos de forma cilndrica.

(x;y) (-3,2;2) (-2,3;2) (-1;2) (0;2) (1;2) (2,4;2) (3,6;2) (x;y)

Concluso
Podemos definir superfcies equipotenciais como linhas de campo onde a diferena potencial igual. Com relao aos valores apresentados podemos notar a grande semelhana entre o experimento e o resultado esperado, isso levando em considerao a preciso do voltmetro e da escala quadriculada utilizada alm da soluo de sulfato de cobre na cuba de vidro que influenciam nos resultados finais. Notamos que quanto mais prximo do ponto x=0, mais perpendiculares as linhas ficavam comprovando assim a teoria e as linhas de fora depende do formato do eletrodo. Com esta experincia ns podemos comprovar a existncia de superfcies equipotenciais.

Referncias Bibliogrficas
[1] ALFACONNECTION. Disponibilizado por Lucien Silvano Alhanati. Disponvel em: <http://alfaconnection.net/pag_avsf/ele0901.htm#ELE090108>. Acesso 24 de jun. de 2013. [2] ESTATISTICA DESCRITIVA. Disponibilizado por Jos Neto. Disponvel em: <http://estatisticax.blogspot.com.br/2008/05/regresso-linear-simples-mtodo-dos.html>. Acesso em 23 jun 2013. [3] MTODO DOS MNIMOS QUADRADOS. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_dos_m%C3%ADnimos_quadrados#Coe ficiente_de_determina.C3.A7.C3.A3o_R.C2.B2>. Acesso em 23 jun 2013. [4] CAMPO ELTRICO. Disponibilizado por Max Murilo Rossete. Disponvel em:<http://www.ebah.com.br/content/ABAAABKp8AH/relat2-campo-eletrico>. Acesso em jun 2013.

Anda mungkin juga menyukai