Anda di halaman 1dari 4

P R O J E T O M E C N I C O E FA B R I C A O

D E U M A F R E S A D O R A C N C P A R A USINAGEM DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO


Raimundo Ricardo Matos da Cunha, D. Eng. Mec. Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Santa Catarina - IF-SC Av. Mauro Ramos, 950, Florianpolis/SC. CEP 88020-300 E-mail: rcunha@ifsc.edu.br

Resumo: O objetivo desse artigo fazer o relato sucinto sobre o desenvolvimento e descrio do projeto mecnico de uma mquina fresadora para a usinagem de placas de circuito impresso, desenvolvido como projeto integrador do curso de Mecnica Industrial do DAMM IF-SC, no semestre letivo de 2007-1, pela turma do mdulo II, do perodo noturno. Palavras Chave: fabricao, fresadora, placa de circuito impresso, projeto mecnico

1 Introduo
O projeto integrador um instrumento pedaggico que busca a utilizao de bases tecnolgicas trabalhadas em diferentes unidades curriculares no desenvolvimento de um projeto prtico que envolva os alunos na demonstrao das competncias e habilidades apreendidas no mdulo em anlise. No Curso Tcnico de Mecnica Industrial, esta metodologia comeou a ser utilizada no ano de 2001, a partir da reforma da Educao Prossional empreendida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 9.394/96) e do decreto 2.208/97 que regulamenta e estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Estas novas regulamentaes procuraram tornar o ensino tcnico mais dinmico e procuraram reduzir o tempo de permanncia do aluno nas instituies de ensino tcnico prossionalizante a partir de alunos que j tivessem concludo o ensino mdio ou equivalente.

Tabela 1. Eixos temticos e carga horria do ProIn II do curso de Mecnica Industrial do DAMM - IF-SC.

CDIGO MCAD PFB


(Usinagem, CNC, Soldagem)

EIXO TEMTICO
Desenho Mecnico Auxiliado por Computador Processos de Fabricao Processos de Fabricao Sistemas Hidrulicos e Pneumticos Tecnologia dos Materiais Segurana do Trabalho Relatrio Instrumento Gerador

CARGA HORRIA (h/a)

68 52, 48, 40 40 68 40 10 4 30

PFB SHP TMT SHT REL ISG

Entretanto, reduzir o tempo de permanncia numa instituio de ensino sem perder a qualidade deste ensino apresentou-se como um desao para o corpo docente dos cursos tcnicos. Isto porque, devido reduo da carga horria imposta por restries do prprio governo apresentouse como um novo paradigma educacional. Desta forma, estava posta a necessidade de um novo conceito de educao prossional, e caberia aos docentes dos cursos tcnicos criar formas de desenvolver este novo conceito

sem perder a qualidade dos cursos desenvolvidos pelo Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC). Assim, o objetivo deste trabalho apresentar a aplicao de um novo instrumento pedaggico desenvolvido pelos setores pedaggicos e professores do Departamento Acadmico de Metal Mecnica (DAMM) do IF-SC para o Curso Tcnico de Mecnica Industrial, sendo que ser abordada, neste artigo, a experincia apenas no primeiro mdulo do curso chamado de Projeto Integrador I (ProIn I).

116

CADERNO DE PUBLICAES ACADMICAS

2 O fresamento de placas de circuito impresso


O processo de fresamento consiste na retirada do cobre por uma fresa mecnica, a qual apenas separa as trilhas e ilhas, deixando o restante do cobre. As mquinas que utilizam esse processo tm vrias fresas de diferentes tamanhos, para os diversos dimetros de furos e espessuras de trilhas. Este processo, por ser de custo elevado e lento quando se trata de produo seriada, no empregado na indstria. Ele mais recomendado para a fabricao de pequenos lotes de placas; e sendo por isso, muito utilizado por laboratrios e centros de pesquisa. Nesses casos, o fator mais decisivo para a escolha do processo o custo unitrio de fabricao. No processo de fresamento, geralmente, so utilizados 4 (quatro) tipos de ferramentas, a saber: Brocas: para furos pequenos. Fresa de topo: para o fresamento das reas de cobre. Fresa de ponta cnica: para abrir pequenos rasgos no cobre, a primeira ferramenta que separa o cobre das trilhas e ilhas do resto da placa. Dependendo da profundidade de corte, o rasgo pode se tornar mais ou menos largo. Fresa de corte: fresa de topo maior, utilizada para abrir grandes furos e fazer o contorno externo da placa. Algumas fresadoras tm a exibilidade de troca de ferramenta automtica, porem comum que esta troca seja feita manualmente. Para facilitar este trabalho todas as ferramentas tm o corpo de 1/8 pol evitando a troca de pinas de xao. Um anel na haste da ferramenta tem a funo de garantir que a ponta de todas ferramentas quem na mesma altura eliminando o passo de obteno da zeragem de cada ferramenta.

3 O projeto mecnico auxiliado por computador


No eixo temtico de MCAD, os alunos puderam utilizar o sistema CAD de modelagem tridimensional SolidWorks1 para o projeto auxiliado por computador. Nesse sistema foram gerados todos os modelos digitais de peas, montagens e desenhos tcnicos da mquina fresadora. Como exemplo, mostrado na Fig. (1), o modelo de conjunto da montagem da mquina apresentado no relatrio de atividades do projeto integrador.

Figura 1. Modelo 3D digital do conjunto da montagem da mquina fresadora.

PROJETO MECNICO E FABRICAO DE UMA FRESADORA CNC

117

4 A estrutura mecnica da fresadora


A maioria das fresadoras do mercado tem um sistema mecnico de eixos cartesianos, com um atuador em cada eixo, x, y e z. Esta a congurao adotada na mquina fresadora projetada. A mquina consiste de uma base, onde est montado o eixo X. Sobre a base, foi montada uma estrutura de portal, onde est o eixo Y, e sobre este, o eixo Z. Todos os eixos so fusos ao temperado, de rosca quadrada com passo 4 mm. Vale salientar que os fusos utilizados na mquina do foram adaptados no projeto, visto que os mesmos foram reaproveitados. Os eixos deslizam sobre trilhos, por meio de rolamentos. A base foi fabricada por placas de alumnio e pers estruturais, que facilitaram em muito a montagem da mquina. Todos esses elementos esto ilustrados nas guras: Fig. (2), Fig. (3), e Fig. (4). Na Fig. (4), mostrada a mesa da fresadora, que tambm foi construda por pers de alumnio.

2
Figura 2. Perl de alumnio.

3
Figura 3. Trilho e rolamentos.

4
Figura 4. A mquina fresadora.

5 A fabricao da mquina
Aps todo o projeto da mquina realizada no sistema CAD, foram denidas as operaes de usinagem e os processos de fabricao. Essas etapas foram realizadas nos eixos temticos de processos de fabricao e instrumento gerador, e foram implementadas no Laboratrio de Mquinas Operatrizes (MOP) do DAMM.

6 Consideraes nais
Para nalizar o projeto integrador, os alunos do mdulo redigiram um relatrio descritivo do projeto e apresentaram a mquina para os professores. A apresentao consiste numa demonstrao do funcionamento da mquina. Importante salientar o fator de integrao dos projetos entre cursos. No semestre de 2007-2, o projeto mecnico realizado pelos alunos do curso ps-mdio de Mecnica Industrial est sendo continuado como projeto integrador do Mdulo VI do Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial (CSTAI DAMM IF-SC), com o objetivo agora de automatizar a mquina. E posteriormente, essa mquina, aps a sua automao, ser utilizada como parte do projeto de pesquisa da bolsa PIBITI/CNPq do IF-SC, sob a coordenao do autor desse artigo, juntamente com um aluno de graduao do curso de Automao Industrial.

118

CADERNO DE PUBLICAES ACADMICAS

7 Referncias
PCBprototyping. An Overview of PCB Milling Machines and the Process of Creating Mechanically Milled Boards. http://www. pcbprototyping.com/udocs/e_g1.pdf. Acessado em Agosto/2007. Projeto Integrador do Mdulo II. Relatrio de Atividades. Florianpolis, Julho-2007, 80 p.

Responsabilidade de autoria
As informaes contidas neste artigo so de inteira responsabilidade de seus autores. As opinies nele emitidas no representam, necessariamente, pontos de vista da Instituio.

PROJETO MECNICO E FABRICAO DE UMA FRESADORA CNC

119

Anda mungkin juga menyukai